News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 29/08

Started by Bruno3429, 29 de August de 2010, 08:30

Previous topic - Next topic

Bruno3429


Factor casa manda

Se a história tiver influência, então o Braga já pode festejar a vitória. Nos 30 confrontos entre os arsenalistas e o Marítimo até hoje em Braga, a contar para o campeonato, os locais obtiveram 17 vitórias, nove empates e apenas quatro derrotas. A última vitória dos madeirenses aconteceu em 2006/07, época em que venceram por expressivos 4-1. Desde então, o melhor que conseguiram foi um empate (1-1) em 2008/09, temporada em que Braga era orientado por Jorge Jesus. Na época passada, os bracarenses ganharam por 2-1, repetindo o resultado de 2007/08. O golo da vitória foi apontado por Luis Aguiar (81 minutos), depois de tentos de Meyong (50') e Djalma (60').


Estreia de Roberge

A chamada do central francês Valentin Roberge foi a principal novidade da convocatória de Mitchell van der Gaag para o jogo de hoje em Braga. O jovem defesa, de 23 anos, que jogava no Aris (Grécia), nunca tinha sido chamado e hoje vai estar no banco, já que a dupla de centrais continuará a ser formada por João Guilherme e Robson. De resto, o treinador holandês já poderá contar com Ricardo Esteves, que não defrontou o BATE Borisov por estar castigado. O lateral-direito será, ao que tudo indica, o único português do onze inicial do Marítimo, que, nesse aspecto, empatará com o Braga, cujo único jogador nacional apontado ao onze também é lateral-direito: Sílvio ou Miguel Garcia.


Mais um reforço pode estar a caminho

Domingos Paciência adiantou ontem que o plantel não está fechado. "Há posições em que ainda poderá estar em equação uma possível entrada. São situações que estão com o presidente, o Fernando Couto e eu, para quanto antes defini-las. Até ao dia 31 podemos resolver essas situações", revelou o técnico, justificando ainda a contratação de Hugo Viana: "Acrescenta competitividade no grupo e valor. Estamos em quatro provas e temos de ter soluções. Quanto maior for a qualidade por posição neste plantel, acho que só temos a ganhar. Já conhecemos bem o Hugo Viana, e ele vem acrescentar qualidade onde ela já existe", disse.

"O que está para trás não pode interferir"
B.C.

Sempre que o Braga regressa ao campeonato depois de um jogo europeu, Domingos Paciência preocupa-se especialmente com o factor psicológico dos seus jogadores. Tal como antes da deslocação a Setúbal, o treinador arsenalista solicitou pensamento exclusivo na recepção ao Marítimo.

"Este jogo vem na sequência de um jogo de grande intensidade, como foi o de Sevilha, antecede uma paragem, e por isso digo aos meus jogadores que o que está para trás não pode ter interferência no jogo de amanhã [hoje]", afirmou Domingos Paciência, que só pensa em dar continuidade à senda de vitórias. "Depois de um resultado bom, temos de ter a consciência de que o que está para trás faz parte do passado. Foi bom, foi comemorado, mas agora temos um jogo pela frente que é para ganhar. Se encontrámos um caminho que está a dar resultado, queremos continuar, e é importante manter o nível competitivo que é necessário", avisou, nada preocupado com os três golos sofridos em Sevilha. "Se fossem erros colectivos, ficaria preocupado, mas vejo-os como erros individuais, talvez pelo deslumbramento que se criou em determinado período do jogo, e perdeu-se algum rigor individual a partir do momento em que a equipa pensou que o jogo estaria ganho."

O Marítimo vai chegar ao AXA após duas derrotas no campeonato e a eliminação da Liga Europa, mas isso, para Domingos, não é sinónimo de facilidades; antes pelo contrário. "É um jogo difícil por duas razões: pelo valor do Marítimo e pelo momento que atravessa. É natural que vamos encontrar um Marítimo nos limites e muito forte, na sequência dos últimos resultados obtidos", projectou.


A ANÁLISE DE COROADO

Duarte Gomes
AF Lisboa

37 anos

internacional Sim

nº de jogos 145


MUITO DIFÍCIL

Difícil

MÉDIO

Normal


Jogos anteriores 3,50

personalidade 3

controlo disciplinar 3

interpretação das leis e regulamentos 3

condição física 4


média 3,30


O filiado designado não se pode queixar da objectividade da nomeação, conhecida no entremeio dos jogos europeus de ambos os contendores. No primeiro jogo em casa, curiosamente sucedido após êxito em pré-eliminatória europeia, os anfitriões revelaram-se excessivamente aguerridos, plenos de autoridade e mando diante dos adversários na ocasião. Os forasteiros pretenderão aproveitar a positividade do adversário para pregarem uma partida e mostrarem ter sido acidente de percurso a eliminação prematura da Liga Europa. Porque possui capacidades e competência suficientes para dirigir qualquer jogo, necessita apenas de ser mais afirmativo na vertente disciplinar.


Venâncio Tomé (AF Setúbal)

Pedro Garcia (AF Lisboa)


Em alternância com José Lima, colaboram com chefe de equipa de forma solidária. Utilizam sinalética esclarecida e colocam-se apropriadamente, nem sempre com recolocações rápidas. Tomé e Garcia não são muito parecidos quanto ao "desalinhamento" com penúltimos defensores.


O Jogo

Bruno3429

De regresso da Europa em extremos opostos
B.C.

Num final de tarde de tempo agradável em Braga, é de esperar um Estádio AXA muito bem composto para receber com pompa e circunstância os heróis de Sevilha. Depois da vitória no Sánchez Pizjuán por 4-3 e consequente apuramento histórico para a fase de grupos da Liga dos Campeões, a equipa de Domingos Paciência regressa ao campeonato envolta em euforia e confiança, reunindo um conjunto de condições que lhe dão total favoritismo para a recepção ao Marítimo.

Além de mais forte do que o adversário e a apresentar registos impressionantes em casa - nunca perdeu para o campeonato na condição de visitado na era de Domingos -, o Braga vive um estado de espírito completamente contrário ao do adversário de hoje. Também proveniente de uma eliminatória internacional, o Marítimo volta à Liga Zon Sagres na mó de baixo depois de ter sido afastado com duas derrotas, pelos bielorrussos do BATE Borisov, da Liga Europa. A contestação dos adeptos a Mitchell van der Gaag tem vindo a aumentar, uma vez que a equipa tarda em obter resultados positivos.

Enquanto o Braga tem juntado, ao desempenho europeu, resultados bem aceitáveis no campeonato - vitória sobre o Portimonense (3-1) e empate em Setúbal (0-0) -, os insulares também têm somado desaires dentro de portas. Em dois jogos, averbaram outras tantas derrotas - primeiro com o Setúbal e depois com o Sporting, ambas por 1-0 -, pelo que estão no extremo inferior da tabela, sem qualquer golo marcado. Os bracarenses estão noutro campeonato e só lhes passa pela cabeça arrancar mais uma vitória esta tarde para permanecerem na luta objectiva pelo primeiro lugar da tabela classificativa.

Depois de ter feito algumas poupanças na jornada anterior, já que o jogo com o Setúbal surgiu no intervalo da eliminatória com o Sevilha, Domingos Paciência deverá hoje apostar no seu onze mais forte, primeiro porque teve, desta feita, mais tempo para recuperar os jogadores e, depois, porque se seguem duas semanas sem jogos oficiais. Ainda assim, há dúvidas a ter em conta. No lado direito da defesa, há dois fortes candidatos ao lugar depois de Sílvio ter jogado contra o Sevilha devido ao castigo de Miguel Garcia. O JOGO aposta no mais ofensivo, tendência que a equipa pode ganhar também mais à frente com a entrada de Lima para o lugar de Luis Aguiar.


BRAGA

MARÍTIMO

18h00

sporttv 1

Estádio

Axa

Árbitro

Duarte Gomes

[AF Lisboa]


Assistentes

Venâncio ToméPedro Garcia


Treinador

Domingos

84 Felipe GR

28 Sílvio LD

5 Moisés DC

2 Rodriguez DC

20 Elderson LE

88 Vandinho MD

25 Leandro Salino MD

30 Alan AD

9 Paulo César AE

18 Lima AV

99 Matheus AV

1 Artur GR

15 Miguel Garcia LD

3 Paulão DC

22 Luis Aguiar MO

10 Hélder Barbosa AE

85 Elton AV

19 Meyong AV

11 Keita AV


Marítimo

Treinador

Van der Gaag

1 Marcelo GR 6 Ricardo Esteves LD

44 João Guilherme DC 3 Robson DC

2 Alonso LE

8 Roberto Sousa MD

25 Rafael Miranda MD 30 Danilo Dias AD

22 Cherrad AV

9 Baba AV

17 Djalma AE

12 Marafona GR

21 Briguel LD

27 Luciano Amaral LE

16 Roberge DC

7 Marquinho AE

23 Tchô MO

11 Kanu AD


Valência, Sevilha e Atlético de olho em Rodriguez
M.C.

Rodriguez está muito bem cotado em Espanha, depois das boas exibições que realizou no play-off da Liga dos Campeões, e consta mesmo da lista de possíveis reforços de três dos maiores clubes do país vizinho, como o são Valência, Sevilha e Atlético de Madrid. O interesse deste trio colocou em sobressalto o presidente do Braga, António Salvador, que teme a perda de um dos jogadores mais importantes da equipa e fica com pouco tempo para encontrar uma alternativa ao central, uma vez que o mercado fecha já na próxima terça-feira. No entanto, os três clubes referidos torceram o nariz quando souberam que Rodriguez é extracomunitário, factor que pode dificultar uma possível transferência. Seja como for, a confirmar-se, o Braga faria mais um excelente encaixe financeiro com a venda de um jogador neste defeso, depois de Evaldo para o Sporting, por três milhões de euros, e Eduardo para o Génova, por 4,5 milhões.


Factor casa manda

Se a história tiver influência, então o Braga já pode festejar a vitória. Nos 30 confrontos entre os arsenalistas e o Marítimo até hoje em Braga, a contar para o campeonato, os locais obtiveram 17 vitórias, nove empates e apenas quatro derrotas. A última vitória dos madeirenses aconteceu em 2006/07, época em que venceram por expressivos 4-1. Desde então, o melhor que conseguiram foi um empate (1-1) em 2008/09, temporada em que Braga era orientado por Jorge Jesus. Na época passada, os bracarenses ganharam por 2-1, repetindo o resultado de 2007/08. O golo da vitória foi apontado por Luis Aguiar (81 minutos), depois de tentos de Meyong (50') e Djalma (60').

O Jogo

Bruno3429

Sílvio na calha para a Selecção
Por António Casanova e Pedro Manuel Couto

Lateral-direito com estreia à vista na Selecção A. Bracarense está pré-convocado e deve ser uma das surpresas. Anúncio é hoje.

Esta noite é divulgada, através do site oficial da Federação Portuguesa de Futebol, a primeira convocatória da Selecção Nacional para a fase de qualificação rumo ao Euro-2012. Uma das maiores surpresas da lista, precisamente a primeira após o Campeonato do Mundo de África do Sul, poderá ser Sílvio.

O lateral-direito iniciou a época no Rio Ave e foi um dos grandes destaques na heróica conquista do Sp. Braga na Champions League. Depois de ter actuado 45 minutos na primeira mão frente ao Sevilha (substituiu, ao intervalo, Miguel Garcia), o defesa foi totalista na Andaluzia e o seu comportamento mereceu elogios de todos, inclusive da exigente Imprensa espanhola.

Em Portugal, a excelência da sua exibição, combinada com uma fortíssima personalidade (nem Fabiano, nem Kanouté, nem Navas ou Perroti o atemorizaram) e uma eficiência tremenda a fechar o corredor direito da defesa do Sp. Braga, não passou despercebida à equipa técnica da Selecção Nacional.

A prova esteve na pré-convocatória recebida, esta semana, pelo clube arsenalista: Sílvio consta dessa lista alargada e A BOLA sabe que Carlos Queiroz está a pensar seriamente em promover a estreia do jovem jogador na equipa das quinas.

Sim, porque, apesar de suspenso da sua actividade, num processo pouco claro, tremendamente polémico e que ameaça arrastar-se por muitíssimos mais dias, Carlos Queiroz, que não tem autorização para orientar os treinos ou sentar-se no banco, nem tão-pouco para ficar instalado nos hotéis da comitiva nacional, continua a ser soberano.

É ele quem escolhe e elege os jogadores que vão participar na dupla jornada que Portugal realizará no início do próximo mês: a 3 de Setembro, a Selecção Nacional defronta o Chipre, em Guimarães, e, quatro dias depois, actua em Oslo, diante da Noruega

A Bola

Bruno3429

Sporting de Braga recebe Maritimo: Domingos não quer euforias


A euforia já faz parte do passado. O Sporting de Braga viveu e festejou o triunfo de Sevilha, e consequente apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Mas a realidade, agora, é outra. Nesse contexto, apenas, Domingos Paciência admitiu a "maior preocupação" perante a gestão das emoções vividas pelo grupo de trabalho.

O técnico alerta para a realidade, mediante um adversário que, ao invés, advém de uma jornada negativa nas competições europeias e "vai fazer tudo" para inverter a situação.
"É um jogo difícil, por duas razões: em primeiro, pelo valor que tem a equipa do Marítimo e pelo momento que atravessa, não é um momento bom e é natural que vamos encontrar um Marítimo nos limites na sequência dos últimos resultados obtidos", avisou o técnico do Sporting de Braga.

Por outro lado, faz questão de limpar da cabeça dos jogadores a euforia que entrou no balneário esta semana. "Temos de ter a consciência que o que está para trás faz parte do passad o", vincou a voz da experiência. O caminho faz-se caminhando, logo "se encontramos um caminho que está a dar resultados, queremos continuar, e é importante manter o nível competitivo que é necessário ao jogo", afirmou o treinador.

Domingos Paciência centrou o seu discurso, na abordagem ao jogo com o Marítimo, na necessidade de concentrar as atenções para um novo jogo, numa competição distinta daquela que o clube participou a meio da semana. "A minha preocupação é a minha equipa e a abordagem feita ao jogo. Há resultados que dão confiança e moralizam um grupo de trabalho, mas há um jogo em que é muito importante para nós, na medida em que queremos continuar a ganhar. Mas sabemos que encontramos um adversário que atravessa alguma dificuldade e vai tentar sair da situação em que está. Vamos encontrar um Marítimo muito forte", insistiu o técnico do Sporting de Braga.

Para Domingos Paciência "o que está para trás não pode ter qualquer interferência no jogo" desta tarde.

Correio Minho

Bruno3429

Domingos não quer euforia na recepção ao Marítimo

O treinador do Sp. Braga disse ontem estar mais preocupado com uma eventual euforia dos jogadores após o apuramento para a Liga dos Campeões de futebol do que com o Marítimo, adversário de hoje em jogo da terceira jornada da liga. Também hoje entram em campo Gil Vicente, que defronta o Trofense, e Moreirense, que recebe o Estoril, no arranque da Liga de Honra.

Diario Minho

Bruno3429

Sp. Braga-Marítimo: hora de descer à terra (antevisão)
Vice-campeão recebe uma equipa em contramão e está avisada para os perigos

Por Sérgio Pereira

O Sp. Braga recebe este domingo, a partir das 18 horas, o Marítimo, em mais um jogo da terceira jornada da Liga. É o reencontro da formação de Domingos Paciência com o público de Braga, depois da confirmação de entrada na Liga dos Campeões. Ora por isso, e depois de um dia histórico, é hora de descer à terra.

Domingos chamou a atenção para isso mesmo. «O que me preocupa é a minha equipa», referiu em relação ao jogo desde domingo. «Foi um resultado bom em Sevilha, mas temos de ter consciência de que já passou, já foi vivido e comemorado. Agora é outro jogo, muito importante porque queremos continuar a ganhar.»

Domingos «mais preocupado» com o Braga

O alerta de Domingos serve, de resto, para toda a gente: para os jogadores e para o público. O Sp. Braga precisa de colocar os pés no chão, perante um adversário que o treinador considera «difícil». Mais difícil porque atravessa um momento conturbado, ainda não pontuou na Liga e perdeu duas vezes na Liga Europa.

Um adversário, portanto, que chega precisamente num estado de ânimo oposto ao do Sp. Braga. O que pode dar uma falsa sensação de facilidades. «O Marítimo tem valor e vai apresentar-se muito forte, no máximo dos limites». Van der Gaag dá razão a Domingos. «Em Braga vai ser um jogo perfeito para dar a volta.»

Van der Gaag quer dar a volta em Braga

O treinador do Marítimo quer por isso capitalizar toda a falta de favoritismo. «Eles estão eufóricos e vamos lá para aparecer na festa mas prefiro ser eu a fazer a nossa festa. Conheço a minha equipa e sei que nos vamos levantar e fazer um bom jogo contra o Sp. Braga, é esse o nosso objectivo e a nossa obrigação», adiantou.

As duas equipas, de resto, ainda não contam com os últimos reforços. O Sp. Braga não tem Hugo Viana, o Marítimo espera que Júlio César ganhe ritmo de competição. Para além disso, Van der Gaag não tem Peçanha, Fernando e André Vilas Boas, Domingos não conta com Quim, Mossoró, Madrid e Collado.

Equipas prováveis.

SP. BRAGA: Felipe; Sílvio, Moisés, Rodriguez e Elderson, Salino, Vandinho e Luís Aguiar; Alan, Matheus e Paulo César.
Suplentes: Artur, Paulão, Miguel Garcia, Hélder Barbosa, Keita, Lima, Meyong e Elton.

MARÍTIMO: Marcelo; Briguel, João Guilherme, Robson e Alonso; Roberto Sousa e Rafael Miranda, Marquinho, Danilo Dias e Kanu; Cherrad.
Suplentes: Marafona, Ricardo Esteves, Valentin Roberge, Luciano Amaral, Tchô, Djalma e Baba.


Maisfutebol

Pé Ligeiro

Vai entrar mais um reforço

Ainda há espaço para a mais um reforço no plantel do Sporting de Braga. Domingos Paciência deu a entendê-lo na conferência de Imprensa de ontem. Quando questionado, há três dias, sobre a possibilidade de Hugo Viana assinar, o manager Fernando Couto deixou escapar que o clube podia autorizar a entrada «de um ou dois reforços».

Serão dois, depois de Hugo Viana ter acertado os termos de um contrato até 2013. Domingos não esclareceu a posição do alvo, mas deverá ser um 'número 6', já identificado e que por esta altura estará praticamente fechado. Como é hábito nos clube minhoto - pelo menos desde que António Salvador é presidente - há sempre uma novidade reservada para o último dia de inscrições.

Isso tanto é válido para a pré-época como para o mercado de Inverno. Mesmo num plantel recheado de bons valores, que terá, inclusive, de emagrecer, existem insuficiências. No caso concreto do meio-campo defensivo, Domingos terá detectado a necessidade de ter uma unidade capaz de se bater com Vandinho pela posição de trinco.

Há, naturalmente, Madrid, mas a verdade é que no último jogo com o V. Setúbal o treinador foi colocado perante um quadro de escassez, em que não tinha nenhum trinco de raiz. Por força da lesão de Madrid (traumatismo no joelho esquerdo) e das limitações físicas de Vandinho, poucas horas antes do desafio com o Sevilha, Domingos teve de improvisar. Quando se aproxima um ciclo muito exigente de jogos, com dois compromissos da Liga dos Campeões em Setembro, frente ao Arsenal e o Shakhtar, o Sp. Braga não pode dar-se ao luxo de viver neste sobressalto.

António Salvador e Fernando Couto já estão em campo para atacar a última contratação de 2010.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

HUGO VIANA É REFORÇO POR TRÊS TEMPORADAS

O SC Braga chegou a acordo com o médio Hugo Viana, que rubricou com os Gverreiros do Minho um contrato válido pelas próximas três temporadas – até ao final da época desportiva de 2012/13.
"Desde o final da época passada que tenho conversado com os responsáveis do SC Braga para voltar para este grande Clube, mas sabíamos que não seria um desfecho fácil. Ainda assim, com o enorme empenho do Clube, e com a minha total disponibilidade e vontade de voltar, foi possível este final feliz que todos desejávamos", sublinha Hugo Viana.
O médio que no ano passado ajudou a equipa a conquistar o segundo lugar no Campeonato Nacional encontra agora no regresso um "plantel ainda com mais qualidade" e a demonstrar uma "coesão e crescimento" que conduzem o SC Braga para um patamar competitivo ainda maior.

BILHETE DE IDENTIDADE
Nome: HUGO Miguel Ferreira Gomes VIANA
Nacionalidade: Portuguesa

Naturalidade: Barcelos

Data de Nascimento: 01/15/1983

Altura: 1,78m

Peso: 74kg

Posição: Médio


scbraga.pt
BRAGA SEMPRE MAIS!