News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 16/08

Started by Bruno3429, 16 de August de 2010, 08:37

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sevilha é osso duro de roer para o Sp. Braga

Aviso à navegação... Na noite de sábado passado o Sevilha venceu, de forma clara, o super poderoso Barcelona, em jogo da primeira-mão da Supertaça de Espanha.
Um encontro que terminou com a vitória dos sevilhanos por 3-1, depois de terem estado a perder. Luís Fabiano, que ainda não sabe se permanece em Sevilha ou segue para França, para o Marselha, marcou o golo do empate e Kanouté completou a reviravolta no marcador ao bisar na partida e dando uma vitória que garante ao Sevilha mais alguma tranquilidade para o encontro da segunda-mão da competição, a disputar em Barcelona.
Esta partida entre espanhóis, que toda a gente esperava que fosse ganha pelos catalães do Barcelona, serve de aviso para o Sp. Braga que teve, desta forma, a confirmação (de algo que toda a gente já sabia) de que o Sevilha não é uma equipa qualquer e, se pode fazer frente a uma superpotência do futebol mundial como o "Barça", certamente que vai dificultar muito a tarefa aos Guerreiros do Minho.
Neste encontro, os sevilhanos alinharam de início com Palop, Konko, Fazio, Escudé, Dabo, Navas, Zokora, Romaric, Perotti; Renato e Luís Fabiano, num onze base que não deve sofrer muitas alterações para o jogo de quarta-feira. Luís Fabiano marcou o primeiro e saiu aos 72 minutos para a entrada de Negredo, enquanto Kanouté, relegado para o banco de suplentes, foi chamado para substituir Renato aos 64 minutos e ainda teve tempo para destroçar o reduto mais defensivo do Barcelona, marcando por duas vezes.
Domingos Paciência assistiu a essa partida e, certamente, tirou diversas anotações e ilações relativamente ao estilo de jogo do Sevilha, ao ritmo que costuma tentar impor nos jogos que disputa e aos jogadores (de grande qual idade) que o treinador Antonio Álvarez tem à sua disposição.
Ficou o aviso para os arsenalistas que, na quarta-feira, a partir das 19.45 horas, vão ter que fazer bem melhor do que o Barcelona, para conseguirem um resultado positivo - com alguns golos marcados e nenhum sofrido, de preferência -, e que ajude a tranquilizar um pouco mais a equipa para enfrentar o jogo da segunda-mão do "play-off" da Liga dos Campeões.
Os Guerreiros do Minho sabem o que os espera e resta agora trabalhar para tentar contrariar e anular algum favoritismo que o Sevilha possa ter.

Programa das duas equipas antes do encontro de quarta-feira

Tendo em vista o jogo da próxima quarta-feira, as duas equipas realizam ainda uma série de etapas de preparação para a partida.
Num encontro deste calibre, todos os pormenores podem ser decisivos e certamente que os técnicos não querem deixar de analisar e treinar, até à perfeição, todos esses pormenores, de maneira a que a sua equipa se apresente na melhor forma e consiga um resultado positivo para enfrentar a segunda-mão da eliminatória.
Assim, o programa das equipas para os próximos dias é o seguinte:
Hoje
- 10 horas - Treino do Sp. Braga à porta fechada;
Amanhã
- Chegada do Sevilha a Braga;
- 10 horas - Treino do Sp. Braga - 15 min. aberto à comunicação social;
- 12.30 horas - Conferência de Imprensa Braga - Domingos e um jogador;
- 18.30 horas - Conferência de Imprensa Sevilha;
- 19 horas - Treino do Sevilha - 15 min. aberto à comunicação social;
Quarta-feira
- 19.45 horas - Jogo da primeira-mão do "play-off" da Liga dos Campeões
Sp. Braga - Sevilha

Correio Minho

Bruno3429



Liga ZON Sagres » Braga
Domingos volta hoje a orientar o treino

Afinal, só hoje é que Domingos Paciência vai voltar a orientar um treino do Braga e com novidades em relação ao Sevilha. O treinador esteve na noite de sábado no "Ramón Sanchez Pizjuan" a seguir as incidências do Sevilha-Barcelona, mas o voo de regresso a Portugal não chegou a tempo da sessão de trabalho, que foi mais uma vez orientada pelos adjuntos Miguel Cardoso, João Carlos e Rui Santos. Alan, Moisés e os restantes jogadores que alinharam de início contra o Portimonense, e que sábado limitaram-se a realizar corrida e a jogar um animado futevólei, voltaram a treinar normalmente.

Andrés Sanchez volta a atacar Felipe

Já lá vai mais de uma semana desde que Felipe deixou o Corinthians, mas Andrés Sanchez não esquece o diferendo que teve com o guardião e continua a criticá-lo. "Felipe desrespeitou uma instituição muito forte, pois, se tem algo na vida hoje, é por causa do Corinthians. Errei bastante com ele, principalmente em dar aumento todo ano. Não vi nenhum jogador reclamar quando foi embora e nenhum pedir para ficar", acusou o presidente do "Timão" em entrevista à TV Record.

Marselha desiste de Fabiano

Reviravolta no processo que deveria levar Luís Fabiano para o Marselha. O clube francês apresentou uma proposta para a compra do avançado, mas a contraproposta efectuada pelo Sevilha fê-lo desistir. A revelação partiu da boca do próprio presidente. "O preço que pedem [18 milhões de euros] não está ajustado ao mercado. Se não é o Luís Fabiano, será outro", adiantou Jean-Claude Dassier em entrevista à RTL. Assim sendo, crescem as possibilidades de o internacional brasileiro, que em 2006 fez um dos golos que derrotaram o Braga no "Ramón Sanchez Pizjuan" - o outro foi da autoria de Chevantón -, jogar na quarta-feira. Quem também tem luz verde para viajar para Portugal são Navarro e Acosta, que estão recuperados dos problemas físicos que os apoquentaram nos últimos dias. O lateral-direito Konko é nesta altura um dos poucos utentes do departamento clínico dos andaluzes, muito por culpa das dores que tem sentido na perna direita. A sua chamada, porém, não está colocada de parte.


Ingressos para a Champions voaram no fim-de-semana
BRUNO FILIPE MONTEIRO

Há uma enorme expectativa entre os adeptos do Braga para o jogo da primeira mão do play-off da Liga dos Campeões, contra o Sevilha, na quarta-feira. Depois de uma primeira fase em que a procura de ingressos não foi tão intensa quanto a importância do encontro exige, os arsenalistas acorreram em massa às bilheteiras durante o fim-de-semana para garantir o seu lugar no estádio. Por isso, os responsáveis do clube acreditam que é bem possível que o AXA venha a registar uma moldura humana superior à verificada no embate com o Celtic (12 295 espectadores), referente à terceira pré-eliminatória da Champions, e também no da estreia na Liga, contra o Portimonense, no qual estiveram 13 179 pessoas.

Apesar da intensa procura, principalmente na loja do clube no Braga Parque, ainda há ingressos disponíveis. Aliás, o número de bilhetes vendidos deve aumentar nos próximos dois dias, já que são muitos os adeptos que optam por comprá-los nas horas que antecedem os jogos. E este, contra o "vizinho" Sevilha, poderá entrar para a história do clube, já que um triunfo deixará entreaberta a porta de entrada na fase de grupos da liga milionária à equipa de Domingos Paciência.

Jorge Regadas
"Pode ter ano explosivo"


Analisando as épocas que Matheus realizou em Portugal, facilmente se percebe que o brasileiro não é de fazer muitos golos na Liga. O seu melhor registo foram cinco tentos, tanto pelo Braga (2009/10) como pelo Setúbal (2007/08). No entanto, Jorge Regadas diz que o avançado poderá fazer melhor esta temporada. "Se der continuidade ao que tem vindo a fazer e lhe forem dados minutos, acho que o Matheus pode ter um ano explosivo", garante a O JOGO o treinador a quem o empresário António Campos fez chegar o jogador do Itabaiana, embora as qualidades que este vem revelando não sejam "novidade". Nem mesmo o jogo de cabeça, que se manifestou pela primeira vez contra o Portimonense. "Fisicamente não é muito parecido com um ponta-de-lança, mas tem uma boa impulsão e cabeceia muito bem. Depois o factor surpresa faz o resto", destaca Regadas, que compreende o facto de os arsenalistas por vezes perderem a paciência com Matheus. "Todos os grandes jogadores têm uma relação de amor-ódio com os adeptos, pois gostam de fantasiar o jogo. Mas acredito que com o tempo, e pelo que tem feito, o Matheus merece todo o carinho", sustenta.

Primeiro entrar na Champions depois tratar da renovação

Apesar de Matheus estar a iniciar a última temporada de contrato com o Braga, não há pressa para tratar da renovação. Há vontade de ambas as partes em prolongar a ligação por mais algum tempo, mas o assunto só será tratado com maior rigor depois dos encontros do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, contra o Sevilha. Por agora, a atenção está concentrada em ultrapassar os espanhóis, já que a entrada na fase seguinte da liga milionária trará bastantes benefícios aos cofres do clube arsenalista e poderá ser uma excelente montra para todos os jogadores.

Matheus acende o rastilho...
BRUNO FILIPE MONTEIRO

Se na época transacta os números sustentavam a decisão de Domingos Paciência em utilizar Matheus a partir do banco, numa espécie de arma secreta da qual o treinador tirou bastantes dividendos, os deste começo de temporada parecem dar razão aos que advogam que o brasileiro deveria ter mais oportunidades como titular. A sua veia goleadora está mais saliente do que nunca e os primeiros jogos parecem ter acendido o rastilho para o que poderá ser um ano explosivo por parte do atacante. Tudo o que precisou foi de mais minutos, algo que não teve no arranque de 2009/10, até porque Meyong começou com a pontaria afinada. Aliás, só ao nono jogo da Liga é que o "Furacão do Sergipe" ultrapassou a barreira dos 150'. Em 2010/11 já leva 171' e só precisou de três encontros - dois da Liga dos Campeões e um no campeonato - para os somar.

A subida do número de minutos também fez disparar a influência de Matheus no rendimento da equipa. Além de semear o pânico junto à baliza adversária com a sua forma acutilante de jogar, o brasileiro também tem feito golos, e bem importantes por sinal. Se contra o Celtic, num jogo em que, curiosamente, até começou no banco, disparou um míssil para reduzir drasticamente as hipóteses dos escoceses em avançarem para o play-off da Champions, contra o Portimonense, na sexta-feira, abriu caminho a um triunfo que colocou o Braga no topo da Liga, fruto da diferença entre tentos marcados e sofridos. E tudo isto actuando numa zona do terreno em que poucos acreditariam que pudesse ter sucesso: no centro do ataque. A verdade é que foi precisamente aí que deu nas vistas no Itabaiana, pelo qual "facturou" 14 vezes e se sagrou campeão sergipano em 2005, levando o Marco a dar-lhe a oportunidade de entrar no futebol europeu.

Antes de um encontro em que Domingos deve optar pela inclusão de mais um médio em detrimento de um atacante, de forma a neutralizar o futebol entusiasmante do Sevilha, Matheus ganhou pontos importantes que podem valer-lhe a titularidade contra os andaluzes. Lima é o seu principal concorrente, mas as dificuldades que o ex-Belenenses tem sentido para fugir à marcação dos defesas, e que, de resto, levaram o treinador a trocá-lo por Luis Aguiar contra o Portimonense, podem atirá-lo para o banco de suplentes, tal como sucedeu em Celtic Park. Se assim for, perspectivam-se inúmeros problemas para os centrais da equipa espanhola.

O Jogo

Bruno3429

Sevilha só com 800 adeptos anula desejo do Braga de casa cheia
JOÃO FARIA

O Sevilha solicitou apenas 800 bilhetes à SAD do Sporting de Braga, para o primeiro jogo do play-off de acesso à Liga dos Campeões, marcado para depois de amanhã (19.45 horas, RTP1), no Estádio AXA. A relativamente reduzida mobilização dos adeptos do clube espanhol anula o desejo de casa cheia no recinto bracarense.

No entanto, os responsáveis do clube arsenalista esperam uma boa adesão por parte dos seus sócios e simpatizantes, tendo estabelecido preços para os ingressos que variam entre os 5 e os 15 euros, enquanto os acompanhantes de sócio têm de pagar 20 euros. Há ainda bilhetes a 40 euros (público) e a 60 (cativo).

O Braga, que ontem se treinou à porta fechada, volta a fazê-lo hoje, também em privado. Amanhã (10 horas) decorrerá o último treino, com os 15 minutos iniciais abertos à imprensa, seguido de conferência de imprensa (12.30 horas) do treinador bracarense.

Já o Sevilha chega amanhã ao Minho e faz a sessão de ambientação ao Estádio Axa pelas 19 horas. Meia hora antes, terá lugar a conferência de imprensa da turma andaluz.

O Sevilha, quarto classificado da última Liga de Espanha, vem a Braga depois de anteontem se ter adiantado (3-1) na disputa com o Barcelona pela conquista da Supertaça espanhola. O lateral esquerdo Fernando Navarro e o avançado argentino Lautaro Acosta treinaram ontem sem limitações e são opções para o jogo no Minho. Refira-se que ambos não defrontaram a formação catalã. De fora do jogo parece estar o defesa direito francês Abdoulay Kondo, com uma lesão na perna direita.

JN

Bruno3429

Matheus cobra juros ao banco
Por Pascoal Sousa

Foi o suplente mais utilizado na última Liga. Esta época contornou a concorrência e saltou para titular. Matheus está em final de contrato.

Não parece, mas Matheus está há quase cinco anos no Sp. Braga. Mais precisamente quatro anos, sete meses e 17 dias. Num percurso sinuoso que meteu dois empréstimos pelo meio - ao Beira-Mar e ao V. Setúbal - o camisola 99 começou a mostrar argumentos para singrar no Minho durante o consulado de Jorge Jesus, ainda como extremo, mantendo-se como aposta regular no reinado de Domingos Paciência, sobretudo como arma secreta e jogador de área.

Na época passada, saltou 22 vezes do banco para fazer aquilo que todos os treinadores esperam de um bom suplente: renovar a alma da equipa quando a força do colectivo ameaça falhar. O espírito com que entra nos jogos, a perseverança que coloca no seu jogo e a contagiante entrega na discussão da bola tornaram-no numa referência para os adeptos. Mas não foi amor à primeira vista. Nos primeiros anos, Matheus cativou poucas paixões no Municipal de Braga e só quando explodiu em Setúbal é que as massas pediram o seu regresso.


O brasileiro entra no último ano de contrato com o Sp. Braga. Com a Champions como pano de fundo, o que é interessante para um jogador que nunca escondeu o desejo de se atirar de cabeça na piscina de um grande. Será esta a época de afirmação pessoal? É provável que sim.

Nunca como esta temporada o Sp. Braga investiu tanto no ataque. Chegaram Lima, Keita, Collado e, mais recentemente, Elton. Meyong renovou. E o que acontece? Matheus salta fulgurante para a titularidade!

O suplente inconformado com o seu destino surge com toda a força e dinâmica no epicentro da estratégia ofensiva de Domingos e cala as críticas residuais daqueles que duvidavam ter perfil para ser um predador de área.

Os golos ao Celtic e ao Portimonense revelam, afinal, o que Domingos também sabia: mais tarde ou mais cedo, Matheus ia atinar com as balizas e deixar de ser tão perdulário. Esteve este tempo todo guardado no cofre. Chegou agora o momento de reclamar juros ao banco.

A Bola

Bruno3429

Repita-se a proeza assim como a história
Domingos pretende aproveitar o fator casa

RICARDO VASCONCELOS

O poderio ofensivo do Sevilha, demonstrado com toda a classe diante do Barcelona na 1.ª mão da Supertaça espanhola, anteontem, vai exigir empenho redobrado do Sp. Braga para que o sonho milionário da Champions não termine mais cedo do que o universo bracarense deseja. Domingos Paciência já falou com os jogadores e pediu-lhes para aproveitarem ao máximo o fator "c"... de casa. É já depois de amanhã que os andaluzes se deslocam à Pedreira e o treinador quer voltar a surpreender a Europa, como já fez frente ao Celtic – vitória por 3-0.

Na época passada, a nível interno, a teia arsenalista foi forte de mais para as ambições de Benfica, FC Porto e Sporting nas viagens ao Minho e na última década há vários exemplos da força dos guerreiros no seu reduto. Com Jorge Jesus, o Artmedia saiu goleado por 4-0, enquanto Portsmouth e Standard de Liège fizeram as respetivas viagens de regresso com três bolas no saco sem resposta. Já antes, e sem ser preciso recuar muito na história, Hammarby, Slovan Liberec e Metalurgs também sentiram na pele a frieza (e pontaria!) do Sp. Braga quando atua perante os seus adeptos.

Claro que o Sevilha tem outro estatuto e argumentos bem mais válidos do que alguns destes adversários. Por isso, Domingos nem hesita em voltar a chamar Madrid para dar consistência ao meio-campo e o ataque ficará entregue a "apenas" três unidades rápidas e móveis. Defender bem é outro dos trunfos da formação portuguesa que, nos tempos mais recentes, somou somente duas grandes contrariedades a jogar primeiro em casa para a Europa: Elfsborg (0-1, 2009/10) e Tottenham (2-3, em 2006-07).

Além da estatística, ninguém esquece as referências dos artistas ao apoio, sempre importante, dos adeptos no final de cada jogo.

Record

Bruno3429

Salvador forçado a abrir cordões à bolsa
Luís Aguiar, Felipe e Elton eram reforços caros de mais

Sp. Braga começou cedo a atacar o mercado de transferências, mas os nomes dos novos jogadores levantaram dúvidas a adeptos e meros amantes do futebol. Keita, Leo Fortunato, George Lucas, Eduardo e Collado pareciam não dar grandes garantias, quer pelo currículo quer em alguns dos casos pelo passado recente de lesões e escassa utilização.

Atacar o título de campeão nacional e os milhões da Champions era desde o primeiro momento um desafio arrojado, numa época em que parecia inevitável perder alguns dos principais ativos que se notabilizaram em 2009/10.

Evaldo e Eduardo até acabaram por dar o salto, mas António Salvador empenhou-se em segurar elementos como Alan, Meyong e a dupla Moisés-Rodríguez. A espinha dorsal da equipa do ano passado seria a base com que Domingos Paciência iria começar a trabalhar e o mercado serviria para colmatar lacunas e dar maior profundidade ao plantel. Quim, Lima e Leandro Salino já pareciam encaixar no perfil desejado.

Com os primeiros dias de trabalho chegaram os primeiros contratempos, casos da lesão do guarda-redes vindo do Benfica e a desilusão com alguns dos reforços. Treinador e SAD voltaram a sentar-se à mesa e prepararam uma segunda investida: Luís Aguiar, Felipe e Elton há muito estavam identificados, mas, desde a primeira hora, eram caros de mais.

Os cordões à bolsa tiveram, então, de ser abrir, não só para continuar a sonhar com os 9 milhões de euros resultantes do apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, mas também para encarar a o campeonato português com a mesma coragem da temporada passada. Os brasileiros chegaram a custo zero e o clube só paga parte dos seus salários, enquanto que, no caso do médio uruguaio, o Dínamo de Moscovo já pediu uma verba significativa pela cedência temporária.

Record

Bruno3429

Sevilha viaja para Braga sem Konko mas com Navarro
Perotti recuperou para o «playoff» da Liga dos Campeões

Antonio Álvarez, treinador do Sevilha, não conta com Abdoulay Konko para a visita ao Sporting de Braga. O jogador francês lesionou-se frente ao Barcelona, na primeira mão da Supertaça espanhola, e não integra a lista de convocados para o encontro do «playoff» de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Nem tudo são más notícias para a equipa espanhola, ainda assim. Fernando Navarro estava em dúvida, mas integra a lista de 19 elementos. A outra novidade é o jovem médio Cala. O argentino Diego Perotti esteve igualmente em dúvida, mas integra a viagem para Portugal, marcada para as 11 horas desta terça-feira (10 horas em Portugal Continental).

Lista de convocados:
Guarda-redes: Palop e Javi Varas;
Defesas: Squillaci, Escudé, Navarro, Fazio, Dabo;
Médios: Alfaro, Zokora, Romaric, Renato, Cigarini, Navas, Capel, Perotti, Cala;
Avançados: Luis Fabiano, Kanouté e Negredo

Maisfutebol

Bruno3429

Jornada 3: Benfica joga sábado, Sporting fecha ronda
F.C. Porto e Sp. Braga jogam domingo

Por Redacção com LPF

Na terceira jornada da Liga portuguesa, o campeão Benfica joga antes dos rivais directos. Os encarnados recebem o Vitória de Setúbal no sábado, dia 28, às 21h15, pouco depois de o Nacional receber o V. Guimarães.

Sem jogos na sexta-feira, a jornada acontece quase toda no domingo. Beira Mar-Académica, P. Ferreira-Portimonense, Sp. Braga-Marítimo e Rio Ave-F.C. Porto são os encontros de dia 29.

Assim, para dia 30, segunda-feira, está marcado o Naval-Sporting, que fecha a jornada.

Eis os horários:

Sábado, 28
Nacional-V. Guimarães, 19h15 (Sport Tv)
Benfica-V. Setúbal, 21h15 (TVI)

Domingo, 29
Beira Mar-Académica, 16H00
P. Ferreira-Portimonense, 16H00
Sp. Braga-Marítimo, 18H00
Rio Ave-F.C. Porto, 20H15

Segunda-feira, 30
Naval-Sporting, 20h15 (Sport Tv)

Maisfutebol

Bruno3429

Sp. Braga-Sevilha vai ter árbitro alemão

Wolfgang Stark, árbitro alemão de 40 anos, foi nomeado pela UEFA para dirigir o encontro entre Sp. Braga e Sevilha, da primeira mão do «playoff» de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Stark já dirigiu três jogos em Portugal, sendo que as duas últimas visitas foram ao Estádio da Luz. Em 2008 esteve na vitória do Benfica sobre o Nápoles (2-0), para a Taça UEFA. Um ano antes não tinha dad tanta sorte, pois o Shakhtar venceu pela diferença mínima, em jogo da Liga dos Campeões.

O árbitro alemão também já dirigiu dois jogos do F.C. Porto na Liga dos Campeões: em 2007/08 esteve no Estádio do Dragão para a vitória sobre o Marselha (2-1), e em 2001/02 acompanhou de perto a derrota na visita ao Sparta Praga (2-0).

Wolfgang Stark não costuma dar sorte às selecções portuguesas. Foi com este árbitro alemão que a selecção principal perdeu na Polónia (2-1), no apuramento para o Euro 2008, e esteve ainda na humilhante derrota com a Gâmbia, no Mundial de sub-20 do Canadá.


«Sp. Braga pode ser perigoso», diz defesa do Sevilha
Navarro antevê dificuldades no play-off de acesso à Liga dos Campeões
Por Redacção com MC

Fernando Navarro antevê dificuldades diante do Sp. Braga, no «play-off» de acesso à Liga dos Campeões. A primeira mão está agendada para quarta-feira (19h45) na cidade minhota, mas o defesa garante que a equipa espanhola vai bem preparada para o desafio.

«Talvez o Sp. Braga seja uma equipa pouco conhecida para o futebol espanhol, mas estivemos a estudá-lo e já vimos que pode ser perigoso», afirmou Navarro.

Por reconhecer qualidades ao Sp. Braga, Navarro divide a hipótese de vitória. «Aqui ninguém é favorito, os encontros têm de ser jogados e não acredito que as coisas sejam fáceis», concluiu o jogador.

Maisfutebol