News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 15/08

Started by JotaCC, 15 de August de 2010, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

A metamorfose europeia
Domingos tem táticas distintas para cada prova

O sistema tático que o técnico Domingos Paciência utilizou no desafio de abertura do campeonato, frente ao Portimonense, confirmou que o Sp. Braga tem dois modelos de jogo ensaiados para esta temporada.

Ideias aproximadas no desenho, mas distintas na dinâmica e cuja aplicabilidade, embora sempre sujeita ao critério do responsável, ficou bem patenteada nos três jogos oficiais já disputados, já que um estilo está exclusivamente definido para os jogos na Liga dos Campeões e o outro para a Liga portuguesa.

Com efeito, uma análise aos encontros realizados com os escoceses do Celtic, e tendo em vista a eliminatória com o Sevilha, deixa explícita a vontade de coesão que Domingos pretende ver nas competições europeias. Uma prova na qual o gabarito dos adversários obriga a mais atenções nas denominadas transições e sustenta um miolo com dois atletas de características defensivas, como são os casos de Vandinho e Madrid.

Já o favoritismo de que os arsenalistas usufruem na competição nacional obriga o treinador a imprimir mais pendor ofensivo e justifica os dois homens na linha da frente e a razão de apenas utilizar Vandinho como vértice mais recuado do meio-campo.

Contudo, os conceitos de jogo utilizados neste arranque de temporada não se diluem apenas na disposição dos atletas em campo, uma vez que as características individuais abrem janelas de oportunidade para várias soluções e podem permitir a desejada rotatividade que um grupo com mais de duas dezenas de atletas necessita para manter os índices de motivação elevados.

Alternativas

Embora a equipa seja delineada segundo o rendimento de um esqueleto-base, há soluções que ainda não estão consolidadas. É o caso do que sucede com Salino, Aguiar ou Mossoró. Três alternativas para fazer companhia a Vandinho no miolo. O mesmo sucede na linha da frente com Lima e Matheus, embora a eficácia que Matheus tem vindo a patentear com dinâmica esteja a justificar a preferência de Domingos.

RECORD

JotaCC

Elton: Chegou, viu... e promete muita luta


Foi uma das novidades na convocatória de Domingos Paciência para o jogo contra o Portimonense e, apesar de ter chegado a Braga há muito pouco tempo, teve oportunidade de se estrear com as cores dos Guerreiros do Minho.
Elton foi um dos últimos reforços confirmados pelo Sp. Braga e, no jogo com o Portimonense, teve oportunidade de jogar cerca de dez minutos, sendo que esteve muito perto de marcar o seu primeiro golo pelos arsenalistas logo na estreia.
"A estreia foi boa. É sempre bom começar com uma vitória. A equipa fez um bom jogo e é sempre bom começar a ganhar alguns jogos para moralizar e dar mais confiança e, felizmente, conseguimos realizar uma boa exibição e conquistamos os três pontos. Tive uma boa oportunidade, quase marquei o que seria bom. Não deu agora, mas vai aparecer depois", referiu o avançado brasileiro.
Quanto ao jogo contra o Sevilha, o atleta considera que é importante descansar um pouco e depois avançar para a preparação do jogo porque o Sp. Braga vai ter pela frente uma equipa muito difícil.
"Temos um jogo muito difícil a chegar, mas agora o importante é descansar um pouco e, a partir de amanhã (Domingo) começar a pensar no próximo jogo, frente ao Sevilha. Acho que esta vitória traz mais confiança para esse jogo. Vamos ter que estar concentrados para podermos fazer uma boa partida e conseguirmos chegar ao nosso objectivo que é a vitória", declarou.
Elton chegou a Braga há pouco tempo, tendo apenas realizado algumas sessões de treino, mas já se sente bem integrado no plantel e considera que encontrou em Braga um ambiente muito bom para trabalhar.
"O ambiente é muito bom. Chegamos à pouco tempo, mas encontramos um ambiente muito bom, com toda a gente a tentar garantir um lugar e uma competição sadia. Mas o ambiente é tranquilo e dá para desenvolver o melhor trabalho possível. Vai ser uma boa luta entre os candidatos ao mesmo lugar. O Braga tem muitos bons jogadores e vai ser complicado, mas isso é bom porque nos motiva para fazermos o melhor. Isso é bom para o clube. Há jogadores com qualidade para fazer as diferentes posições", finalizou.

Paulo César: "Estamos cheios de confiança"

No rescaldo da partida inaugural da I Liga, o avançado Paulo César, um dos marcadores de serviço, mostrou-se satisfeito com o resultado, apesar de admitir que a equipa entrou mal na segunda parte.
"Foi um jogo difícil, mas já sabíamos o que íamos encontrar. O Portimonense é uma equipa boa, que defende bem e procura o erro do adversário para depois sair para o contra-ataque, mas fomos felizes e conseguimos ganhar o jogo. Pensamos jogo a jogo. Na segunda parte não entramos bem no jogo, mas depois demos a volta por cima e vencemos", disse Paulo César.
Quanto ao jogo da próxima quarta-feira, frente ao Sevilha, a contar para o "play-off" da Liga dos Campeões, o avançado mostrou-se confiante e com vontade de repetir o que a equipa fez frente ao Celtic de Glasgow.
"Estou muito confiante para o jogo e acho que se conseguirmos fazer um bom resultado em casa depois será mais fácil para nós", declarou Paulo César.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Pizzi renova até 2013

As boas exibições de Pizzi nos jogos de pré-temporada, e que levaram os adeptos a pensar que poderia ser uma excelente opção para ambas as alas, valeram-lhe a renovação do contrato até 2013. O extremo está de saída do plantel, tendo Paços de Ferreira como destino mais do que provável, mas antes os responsáveis do Braga fizeram questão de o "prender" por mais alguns anos, pois acreditam bastante nas suas qualidades e não o querem perder a custo zero. De resto, o motivo que levou os arsenalistas a aceitarem a sua cedência é muito semelhante ao que originou o regresso de Mário Felgueiras ao Rio Ave: a vontade de não travar a evolução do jovem brigantino como jogador, já que na Cidade dos Arcebispos teria poucas hipóteses de jogar com regularidade face à concorrência dos intocáveis Alan e Paulo César, e ainda de Hélder Barbosa.

Apesar de só ontem ter sido oficialmente anunciado no sítio do clube, o acordo entre as duas partes já estava alinhavado há algum tempo e deixou Pizzi naturalmente satisfeito. "Estou muito feliz. É um voto de confiança muito importante por parte dos responsáveis do clube e tudo farei para corresponder às expectativas", declarou ao sítio do vice-campeão nacional o talentoso extremo, que começou a dar nas vistas nos juniores do Bragança e, um ano depois, iniciou a ligação ao Braga.

Mesmo com um potencial acima da média para um jogador acabadinho de sair dos juniores, Pizzi só se estreou a trabalhar no plantel principal do Braga esta temporada. A oportunidade surgiu na sequência das boas indicações dadas em 2009/10, quer no Covilhã, no qual jogou até Janeiro, quer no Paços de Ferreira, onde foi um dos melhores da equipa, e que despertaram um enorme interesse nos seus serviços. Aliás, foram muitos os clubes que solicitaram o seu empréstimo a António Salvador, mas a persistência dos pacenses acabou por levar a melhor.

FACTOS

- A alcunha de Pizzi foi dada pelos amigos, pelo facto de jogar sempre com a camisola do Barcelona. O verdadeiro nome é Luís

- Avançado foi a primeira posição em que alinhou. A partir dos juvenis, porém, começou a jogar a extremo

- A estreia nas selecções surgiu depois de ter ingressado no Braga, com a chamada aos sub-19



Paulo César
"Ganhar sem sofrer golos"

O que é que o Sevilha tem de diferente em relação ao Celtic? Para Paulo César, praticamente tudo. No entanto, isso não significa que não acredite nas possibilidades do Braga avançar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Antes pelo contrário. "Estou confiante que podemos passar à próxima fase. Temos é de fazer um bom jogo em casa, de preferência vencendo e não sofrendo golos", explicou o brasileiro, que entrou em 2010/11 da mesma forma que Luís Fabiano terminou a anterior: com a pontaria afinada. O Fabuloso pode até nem jogar a eliminatória, já que está a ser negociado para o Marselha, mas, mesmo que o venha a fazer, não mete medo ao avançado. "Espero que ele [Luís Fabiano] não jogue e que saia. De qualquer maneira, nós temos bons centrais, como o Moisés e o Alberto [Rodriguez], que dão conta do recado perfeitamente se ele vier a jogar", expressou Paulo César, alertando para a necessidade de "trabalhar muito até quarta-feira", pois sabe que "o Sevilha é uma equipa que gosta de ter a bola e precisa de ser neutralizada".



Bola da Champions já rola na Pedreira

Começou ontem o processo de adaptação à bola com que o Braga vai jogar na quarta-feira, contra o Sevilha. Por se tratar do play-off da Liga dos Campeões, os encontros já serão disputados com a "Adidas Finale", que se destaca pela forma em estrela dos gomos.



Adjuntos assumiram o comando do treino

Tal como previsto, foram os adjuntos Miguel Cardoso, João Carlos e Rui Santos que ontem orientaram o treino matinal do Braga, no qual os titulares do jogo com o Portimonense trabalharam de forma ligeira. Domingos viajou para Sevilha, mas hoje já estará na Pedreira.


O JOGO

JotaCC

Promessa Pizzi segura até 2013

No dia a seguir à sua primeira vitória na Liga, o Braga anunciou a renovação de contrato com Pizzi, avançado de 20 anos, considerado uma promessa do futebol português. O clube minhoto segura assim, até 2013, um jovem talentoso, prevenindo abordagens alheias.

Mesmo com o primeiro jogo do play-off de acesso à Liga dos Campeões já no horizonte, o Braga não deixa de trabalhar em várias frentes, tendo ontem anunciado a renovação de contrato com Pizzi, futebolista de 20 anos, que pertence ao plantel principal, embora possa vir a ser emprestado.

Pizzi é nome de guerra do transmontano Luís Fernandes, que em miúdo andava sempre com uma camisola do Barcelona, com o nome do ex-jogador hispano-argentino nas contas. Deu nas vistas nos juniores do Braga, ao apontar 21 golos numa época, mas entretanto foi sucessivamente emprestado a Ribeirão, Covilhã e Paços de Ferreira, onde se estreou na Liga. De resto, os pacenses estão novamente na corrida, espreitando nova cedência, mas, para já, a SAD acautelou os seus interesses, renovando o vínculo com o atleta até 2013, dado que o anterior contrato acabava no fim da época de 2010/11. "Estou muito feliz. É um voto de confiança muito importante por parte dos responsáveis do clube e tudo farei para corresponder às expectativas", disse Pizzi, ao site do clube.

Numa semana marcada pela sensacional transferência de Bebé, do vizinho Guimarães para o Manchester United, por 9 milhões de euros, o Braga prolongou a ligação ao internacional sub-19, apontado com largo futuro.

Adjuntos na condução do treino


Após a vitória (3-1), sobre o Portimonense, no jogo de arranque da Liga, o Braga retomou ontem a preparação, já a pensar no jogo da próxima quarta-feira (19.45 horas, RTP1), em casa, com o Sevilha, de Espanha, da primeira mão do play-off de acesso à Champions.

Com Domingos Paciência em missão de espionagem ao adversário europeu - que ontem defrontou em casa o Barcelona, para a Supertaça espanhola - a sessão foi dirigida pelos adjuntos Miguel Cardoso, João Carlos e Rui Santos.

Hoje (10 horas), o Braga volta a treinar, numa sessão à porta fechada. A estratégia para o jogo europeu começará a ser traçada...


JN

JotaCC

Pizzi: Renova pelo Braga

Pizzi prolongou o seu vínculo ao Sp. Braga até 2013. "É um voto de confiança muito importante. Tudo farei para corresponder às expectativas", disse o avançado, de 21 anos.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Avançado acredita na Champions


Paulo César

jogador do sp. braga


Após a vitória na jornada inaugural da Liga portuguesa, frente ao Portimonense, os minhotos têm já os olhos postos na primeira mão (4.ª-feira, em Braga) da eliminatória com os espanhóis do Sevilha, que vale o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. "Acreditamos que podemos chegar à fase de grupos. Temos de conseguir, já neste jogo em casa, um bom resultado, de preferência uma vitória sem sofrer golos, para ficarmos mais confortáveis", considera o avançado Paulo César.


DN

Bruno3429

Domingos assistiu ao triunfo do Sevilha sobre o Barcelona

O técnico do Sporting de Braga foi ontem um espectador atento no estádio Sanchéz Pizjáun, onde viu o Sevilha dar a volta ao FC Barcelona na disputa da primeira-mão da Supertaça de Espanha, com um triunfo por 3-1. O jogo entre Sp. Braga e Sevilha, a contar para a primeira-mão do play-off da Liga dos Campeões, é já na próxima quarta-feira, às 19h45.

Diario Minho

Bruno3429

Atenção Sp. Braga: Sevilha vence Barça na 1ª mão da Supertaça
Vitória por 3-1 depois de Ibrahimovic ter aberto o marcador


O Sevilha recebeu o Barcelona na primeira mão da Supertaça espanhola. O adversário do Sp. Braga no «play-off» da Liga dos Campeões esteve a perder por 1-0, mas deu a volta ao campeão espanhol, que apresentou um onze com quatro jogadores da formação: Miño, Sergi Gómez, Oriol Romeu e Jonathan dos Santos. Messi foi suplente.

Havia uma ocasião para cada lado quando Ibrahimovic fez o 1-0 para o Barça. Maxwell descobriu o sueco na área e o avançado não perdoou. Até ao intervalo, os catalães foram melhores e eram justos vencedores.

O segundo tempo alterou tudo. Romaric deu o lugar a Cigarini e Perotti começou a aparecer ainda mais no encontro. Pouco depois da hora de jogo, o «Fabuloso» Luís Fabiano igualou a partida. Cigarini serviu o brasileiro que bateu Miño com um remate cruzado.

Kanouté entrou pouco depois e, dez minutos após ter pisado o relvado, desfez o empate, com um golaço a passe de Negredo. O maliano iria bisar no encontro. Aos 83 minutos, Navas deu de calcanhar para Perotti, o argentino cruzou e Kanouté, de cabeça, fez o 3-1.

Messi estava em campo desde o minuto 53, mas não chegou para que o Barcelona saísse com, pelo menos, uma derrota mais «amena». O astro argentino teve um golo anulado por fora-de-jogo e os catalães têm agora de recuperar da desvantagem em Camp Nou.

Eis o onze do Sevilha:
Palop; Konko, Fazio, Escudé e Dabo; Navas, Zokora, Romaric (Cigarini, 46) e Perotti; Renato (Kanouté, 64) e Luís Fabiano (Negredo, 72)

Maisfutebol

Bruno3429



Banco que assusta
B.V.

Foi meia-hora à Champions. A julgar pelos últimos 30 minutos desta primeira mão da Supertaça espanhola, o Sevilha será um osso muito duro de roer para o Braga. Se se apresentar na Cidade dos Arcebispos com a mesma atitude com que entrou nesta partida, aí o caso já muda de figura.

Mesmo sem contar com os oito campeões do mundo pela Espanha que fazem parte do plantel e Guardiola decidiu poupar, e com Messi no banco - o Barça, de resto, apresentou um onze onde para além de Dani Alves nenhum outro jogador poderá ser considerado titular indiscutível -, o Barcelona entrou totalmente dominador, chegando ao golo aos 20 minutos, quando um passe magistral de Maxwell rasgou por completo a defesa andaluza e descobriu o "proscrito" Ibrahimovic. O sueco não desperdiçou a oportunidade e adiantou o Barça no marcador.

O cenário não mudaria até ao intervalo, o que levou o técnico do Sevilha a mexer na equipa, retirando um dos médios-defensivos (Romaric) para colocar o reforço Cigarini. Uma alteração que deu resultado, pois o médio italiano haveria de assistir Luís Fabiano para o golo do empate. Antonio Álvarez, de resto, revelou ter olho para substituições: os outros dois homens que saíram do banco (Kanouté e Negredo) viraram o jogo, com o espanhol a assistir o maliano para o golo da reviravolta. Kanouté viria mesmo a bisar, respondendo a um cruzamento de Perotti.

Este resultado confere alguma segurança ao Sevilha para o encontro da segunda mão, que se disputará no dia 21, apenas três dias depois da visita da equipa andaluza a Braga.


Sevilha 3-1 Barcelona

Kanouté, Que rico suplente!


Kanouté mostrou ontem como um jogador saído do banco pode decidir um encontro. O internacional maliano entrou em campo apenas aos 65 minutos mas ainda foi a tempo de marcar dois golos reveladores da sua apetência pelas balizas adversárias: no primeiro, desviou com o pé esquerdo o passe de Negredo; no segundo, respondeu de cabeça ao cruzamento de Perotti.
"Vitória boa para dar moral"

Antonio Álvarez, treinador do Sevilha, reconheceu que o resultado foi "bom", mas ainda não está tranquilo. "O Barcelona é capaz de tudo", ressalvou, embora tenha salientado que esta vitória "é boa para o moral" da equipa tendo em vista o encontro de terça-feira com o Braga e a segunda mão da Supertaça, três dias depois. Álvarez assegurou ainda estar a contar com Luís Fabiano para esses dois encontros, afastando assim a possibilidade de o avançado abandonar a equipa.


"Ganhar ritmo e confiança para a champions"

Kanouté, o herói do encontro, está confiante de que o Sevilha vai conseguir superar o Braga e chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões. "O importante hoje era ganhar ritmo e confiança para o jogo da Champions e conseguimos fazê-lo da melhor forma possível", revelou o avançado no final da partida. Sobre o triunfo perante o Barça, Kanouté lembra a necessidade de "marcar o máximo de golos possíveis", mas ainda assim não tem a certeza se esta vantagem irá chegar ao Sevilha. "Com o Barcelona nunca se sabe", assumiu o internacional maliano.

O Jogo

JotaCC

Paulo César torce por saída de Fabiano do Sevilha

«Podes ir, "fabuloso"!». Quase se adivinha o desejo dos bracarenses para o desfecho do folhetim de Sevilha que capta as atenções do balneário do Sp. Braga, a provável venda de passe de Luís Fabiano ao Marselha.

No Minho todos puxam pelo sucesso do negócio. O tempo não apagou da memória colectiva o golo que o fabuloso apontou ao Sp. Braga, a 23 de Novembro de 2006, na Taça UEFA. O Sevilha venceu então por 2-0.

Fabiano está inscrito no 'play-off' mas Paulo César espera «que não jogue». «Que vá já para o Marselha», sugere, com boa disposição.

A verdade é que o internacional brasileiro não lhe rouba o sono. Nem a ele nem à equipa. «Temos centrais de qualidade, capazes de dar conta do recado tranquilamente», resume.

É claro que ver a dupla Kanouté/Fabiano desfeita é um dado que corre a favor dos bracarenses, numa eliminatória em que o Sevilha parte como favorito na bolsa de apostas.

Paulo César recupera a fórmula que permitiu ao Sp. Braga eliminar o Celtic. «Temos de fazer bom resultado em casa, de preferência ganhar o jogo e não sofrer golos», resumiu, destacando, no entanto, que Sevilha e Celtic «têm estilos» muito diferentes: «O Sevilha gosta de ter a bola, o Celtic tem um futebol mais directo.»

A BOLA

Bruno3429

Sevilha recupera dois jogadores para Braga
Fernando Navarro e Lautaro Acosta já treinaram este domingo

O Sevilha ganhou, este domingo, mais duas opções para o encontro da próxima quarta-feira, frente ao Sp. Braga,a contar para o «playoff» de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Depois de terem sido baixa frente ao Barcelona, no jogo da Supertaça, o defesa esquerdo Fernando Navarro e o avançado Lautaro Acosta treinaram normalmente este domingo e estão recuperados das respectivas lesões.

Em sentido contrário, o defesa francês Abdoulay Konko é ausência quase certa para o jogo de Braga, devido a problemas na perna direita. Diego Perotti também se encontra lesionado e não treinou este domingo, devido a uma forte contusão, mas deve recuperar a tempo do encontro.

Maisfutebol