News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 10/08/10

Started by david, 10 de August de 2010, 07:11

Previous topic - Next topic

david

Aguiar e dupla brasileira inscritos na Champions
domingos não teve dúvidas em contar com os últimos reforços
03:55
terça-feira, 10 agosto de 2010
Autor:  RICARDO VASCONCELOS

Foi chegar, ver e serem inscritos. Os nomes de Felipe e Elton, os mais recentes reforços do Sp. Braga, seguiram por fax para a sede da UEFA, onde até ontem tinha de chegar a lista de jogadores para o "playoff" da Champions. O guarda-redes e o avançado brasileiro são duas das três novidades, sendo a última, e mais previsível, a inclusão do médio uruguaio Luís Aguiar.

A treinar-se há vários dias em Braga, o jogador emprestado pelo Dínamo de Moscovo reúne todas as condições de lutar por um lutar no onze, até porque conhece e é conhecido do grupo de trabalho das últimas duas temporadas. Já Felipe e Elton não conhecem ninguém, nem sequer o treinador. Os dois brasileiros só hoje vão fazer o primeiro treino, mas as indicações vindas do Brasil são tão boas que Domingos não hesitou em incluí-los no lote de opções.

A oficialização dos 23 nomes será apenas conhecida nos próximos dias, altura em que se confirmará quem é que o treinador deixou de fora. Artur, Eduardo e Guilherme são as mais fortes hipóteses, sendo que a exclusão de Keita não espantaria ninguém pelo facto de, agora, o treinador contar com Lima, Meyong e Elton para o centro da área e ainda de Matheus, que tão bem desempenha essa função.

Escolhas

Recorde-se que para o embate com o Celtic a grande ausência tinha sido George Lucas, lateral contratado para substituir Filipe Oliveira. Marcos, Léo Fortunato, Mossoró (devido a lesão) e Collado foram os outros riscados da pré-eliminatória da Champions e que, desta vez, também devem ficar de fora.

O próximo adversário chama-se Sevilha e nos próximos dias os três últimos reforços irão tentar provar que já podem ser solução para ajudar a equipa a alcançar um sonho chamado fase de grupos da Liga mais milionária do planeta. A 1.ª mão é dentro de uma semana, em Braga.

(Futebol, Liga dos Campeões, Futebol Nacional, Sp. Braga, Liga)
Record

JotaCC

Elton e Felipe são reforços do Sp. Braga


Elton e Felipe já estão confirmados, oficialmente, como reforços do plantel do Sp. Braga, tendo em vista o ataque à temporada 2010/2011. Com estes dois jogadores e contando com Mário Felgueiras, Pizzi e Diego Silva, que estiveram emprestados na época passada, são 19 os atletas que o Sp. Braga já contratou para esta época, praticamente um plantel novo. A lesão de Quim obrigou a direcção arsenalista a correr o mercado de transferências para assegurar novo guarda-redes. Chegou Marcos, Artur Moraes e, agora, Felipe.

Três atletas brasileiros, sendo que o último, que agora chega a Braga, se apresentou ambicioso e com vontade de brilhar no clube arsenalista. Apesar de ter rescindido contrato com o seu anterior clube, o Corinthians, o guarda-redes Felipe chega a Braga por empréstimo do grupo de empresários detentores do seu passe e, apesar de ter outras propostas, aceitou o convite do Sp. Braga por ter gostado do projecto que lhe foi apresentado.

Também a possibilidade de poder vir a disputar a Liga dos Campeões teve influência directa na escolha de Felipe que se mostra com vontade de ser opção para Domingos Paciência já no próximo encontro da prova, frente ao Sevilha, no play-off da 'Champions'.

A nível financeiro, a chegada de Felipe não comporta, como tem vindo a ser política do clube, grandes despesas para os Guerreiros do Minho, uma vez que a imprensa brasileira tem adiantado que os arsenalistas vão suportar apenas 40 por cento do salário do antigo número um do "Timão", ficando o resto do pagamento do ordenado a cargo do fundo de investidores que viabilizou a transferência do guarda-redes para o vice-campeão nacional.

Quanto ao outro reforço assegurado, Elton, o avançado que vem por empréstimo do Vasco da Gama mostrou-se cheio de ambição afirmando que chega com vontade de ajudar o Sp. Braga a ser campeão. O brasileiro mostra-se radiante com a oportunidade de abraçar este novo desafio e promete muito trabalho para ajudar o clube. Habitualmente, Elton é o 'matador' das equipas por onde passa.

Em Braga, o jogador de 25 anos não fugiu à questão dos golos e deixou no ar a promessa de que quer fazer a bola entrar na baliza dos adversários por diversas vezes, apesar de prometer também que se vai dedicar a trabalhar para a equipa sempre com o intuito de ajudar o clube na busca pelos seus objectivos.

Certamente que a adaptação destes dois novos atletas não vai ser complicada, uma vez que em Braga podem contar com a presença de mais 15 jogadores de nacionalidade brasileira, sendo que muitos deles já jogam em Portugal há alguns anos. Resta agora saber se com a chegada de mais estes dois jogadores, o plantel do Sp. Braga está fechado para a nova temporada, sendo certo que vão ter ainda que ser "despachados" vários atletas.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Há perigo de fuga?
elton e felipe PODEM voltar ao brasil já em dezembro


Do outro lado do Atlântico continuam a chegar ecos da dupla que tanta fama deixou por terras de Vera Cruz. E se o Sp. Braga anunciou que Felipe e Elton tinham assinado até junho de 2011, o diretor-executivo do Vasco da Gama afirmou que o ponta-de-lança pode regressar em finais de Dezembro se o emblema do Rio de Janeiro o quiser de volta.

"Existe uma cláusula no contrato que diz que ele pode voltar. Se agradar por lá, pode ser reemprestado, desta vez, com dinheiro envolvido", assumiu Rodrigo Caetano. Trabzonspor (Turquia), Monaco (França) e Getafe (Espanha) também estiveram interessados no goleador.

Curiosas foram as declarações do guarda-redes Felipe à imprensa do seu país, também ele abrindo a porta de saída já no final do ano: "Quis fazer um contrato rápido para, quem sabe, voltar em dezembro [ao Brasil]. Tive convites do Hamburgo e Galatasaray." Ontem, os dois reforços realizaram exames médicos e apenas hoje se dão a conhecer ao novo treinador e aos restantes companheiros de equipa.


Peña: «Brilhem na Europa mas percam sexta»

peña vai a braga defrontar ex-companheiros

O médio venezuelano Peña, de 20 anos, cedido pelo Sp. Braga ao Portimonense, apresenta-se esta sexta-feira na capital do Minho como adversário. "Vou reencontrar muitos amigos, será bonito... Espera-nos uma estreia difícil, perante um adversário com o ânimo em alta, mas queremos conquistar pontos", diz o jogador.

Peña não esconde "alguma ansiedade" em Portimão, face ao regresso do clube ao escalão maior. "Foram muitos anos de ausência e vamos viver um momento histórico para o Portimonense. Queremos estar à altura das responsabilidades."

O Sp. Braga vai na próxima semana discutir o acesso à Liga dos Campeões e Peña deseja "a maior sorte" aos antigos companheiros: "Seria bonito para o clube e para os jogadores. A concretização de um sonho merecido, depois do que sofremos na época passada."

Se, quanto à eliminatória diante do Sevilha, o jogador deseja "que o Sp. Braga brilhe nos dois jogos e siga em frente", já no duelo de sexta-feira tudo se perspetiva diferente: "Espero que percam. Visto agora a camisola do Portimonense e, naturalmente, outra não poderá ser a minha ambição, embora queira ver o Sp. Braga o mais acima possível no final do campeonato."

Sem Lito (seleção de Cabo Verde), André Pinto e Candeias (nos Sub-21), o técnico Litos também não contou ontem com Ruben, que foi pai. Os certificados internacionais de Calvin Kadi, Jumisse e Hélder Pelembe são esperados hoje.


RECORD

JotaCC

Reforços directos ao Sevilha

Felipe e Élton passaram com distinção a bateria de exames médicos a que foram sujeitos ontem de manhã e ao início da tarde foram oficializados por uma época de empréstimo. Felipe chega cedido por um grupo de empresários. Élton mantém contrato com o Vasco da Gama. Para hoje está reservado o primeiro treino da dupla que aumentou os sonhos dos adeptos. Mas, por serem jogadores de reconhecida capacidade, Domingos Paciência nem hesitou e incluiu-os na lista para a eliminatória com o Sevilha, entregue ontem na UEFA tal como mandam os regulamentos. Mesmo sem qualquer treino realizado, o treinador está certo de que a forma física que trazem - estavam a treinar no Brasil - é suficiente para que possam ser decisivos neste play-off histórico e fundamental para o clube. O caso do guarda-redes é mais delicado, uma vez que trabalhava isolado no Corinthians há largas semanas. Élton estava em competição e jogou pela última vez a 24 de Julho, na vitória do Vasco contra o Atlético Goianense.

Ao terem sido inscritos, podem ser opções já na próxima quarta-feira. Não é de crer que o treinador arsenalista faça alterações profundas em relação à equipa que eliminou o Celtic, embora a partida intermédia contra o Portimonense, para a Liga Zon Sagres, possa condicionar essas opções. De qualquer forma, Élton e Felipe estarão muito atrasados em relação aos colegas no plano do entrosamento e, por isso, partem atrás na luta pela titularidade. Para o jogo na Andaluzia as coisas são bem distintas. Faltam ainda 14 dias de trabalho, tempo suficiente para apurar forma e processar a integração, que todos desejam célere.

Na lista que ontem seguiu foi ainda incluído, sem surpresa, Luis Aguiar, este sim já a caminho da perfeição e sério candidato ao onze. O médio dispensa apresentações no seio do plantel e conhece os colegas como poucos. Por isso, está habilitado a recuperar imediatamente o lugar à frente de Vandinho, que nas duas últimas épocas foi seu.


Trio na frente pela exclusão

Para que Felipe, Élton e Luis Aguiar fossem inscritos, Domingos teve de excluir pelo menos três jogadores da lista enviada para a UEFA para a eliminatória com o Celtic. Isto se, como é provável, não promoveu a entrada de Lucas e Léo Fortunato, excluídos nessa altura e agora num quadro semelhante no que respeita a opções. Lucas porque há dois laterais-direitos em quem o técnico confia mais. Léo Fortunato porque atravessa problemas físicos que o impedem de ser quarta opção para o eixo da defesa.

Assim, os nomes mais prováveis para terem ficado de fora da lista enviada ontem são Artur Moraes, Guilherme e Keita. O primeiro porque Mário Felgueiras e Diego ocupam vagas para jogadores formados localmente e, por isso, para Felipe entrar o sacrificado terá de ser um guardião estrangeiro. Guilherme porque Aguiar joga na mesma posição e finalmente Keita porque passa para quinta opção ofensiva num esquema táctico com apenas um ponta-de-lança. Eduardo também é candidato, mas beneficia da polivalência.

Recordamos que o Braga não divulga os inscritos nem de forma interna, para os jogadores trabalharem tranquilamente. E, até 24 horas antes do primeiro jogo, pode efectuar uma alteração.



Sílvio pode falhar Portimonense para não comprometer Champions

O lateral polivalente Sílvio está em dúvida para a estreia do Braga no campeonato contra o Portimonense. O ex-Rio Ave não tem qualquer lesão grave e, num quadro de necessidade, Domingos poderá convocá-lo. Mas, pelo facto de a Champions estar à porta, a sua utilização só será autorizada pelo departamento médico se o jogador estiver a 100 por cento e sem qualquer risco de uma recaída. Apesar da estreia no campeonato ser importante, o nível de exigência dos algarvios é claramente inferior ao do Sevilha. E, na Liga, todos os jogadores estão inscritos, ao passo que as opções para a Champions são mais reduzidas e Sílvio será, ao que tudo indica, um suplente de luxo que previne problemas em qualquer um dos lados. Ontem, o jogador fez corrida e exercícios complementares com a companhia do fisioterapeuta Francisco Miranda.



Rapid passa a ser aliado

O Braga vai fechar, em breve, um acordo de cooperação com o Rapid de Bucareste, histórico da capital da Roménia e onde alinham vários jogadores que já passaram por Portugal, como Rui Duarte, Ezequias, Marcos António, Juliano, Cássio e Cesinha, este vendido pelos bracarenses em 2004.

António Salvador irá este mês à Roménia, ou o mais tardar no início do próximo, para acordar os termos do protocolo com Dinu Gheorge e Gheorge Copos, presidente e director-desportivo do Rapid. Na prática, ainda não se conhecem todas as vantagens que as duas equipas podem extrair desta parceria, mas a troca de jogadores será, com certeza, uma delas. "O Braga está na Liga dos Campeões e pode precisar de jogadores nossos. No futuro, o Rapid pode estar na Liga dos Campeões e precisar de jogadores do Braga. Podemos emprestar jogadores um ao outro", confirmou Gheorge Copos a O JOGO.

Foi, aliás, na relação de amizade entre Salvador e Copos que se começou a desenhar esta possibilidade. O presidente bracarense tem investimentos naquele país e assim conheceu o director do dito clube. O Rapid está à procura de um avançado, mas Gheorge Copos não confirma o nome de Keita: "Não nos foi proposto. E, se fosse, teria de falar com o treinador."


O JOGO

JotaCC

Renteria pode seguir emprestado para... o Marítimo

Renteria esteve no Porto nos últimos dias para confirmar a recuperação de um problema de saúde que inviabilizou a cedência anterior a outro clube. O jogador esteve, por exemplo, na órbitra de regresso a Braga, mas o tal problema foi adiando o que agora pouca força tem para se concretizar. Entre as várias hipóteses que tem para dar sequência à carreira, ao que O JOGO apurou, é o Marítimo a mais forte. O FC Porto estaria disposto a emprestá-lo e os madeirenses bastante interessados em recebê-lo. A confirmar-se, o negócio poderia significar nova aproximação entre partes que, ainda que de forma indirecta, se opuseram a propósito de Kléber, o ponta-de-lança que André Villas-Boas quer para concorrer com Falcao e Walter. Contactado por O JOGO, Carlos Pereira não confirmou o interesse no avançado colombiano, garantindo também que o dossiê Kléber não sofrera qualquer evolução nos últimos dias.


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga

Felipe e Elton garantidos por uma época

O Sporting de Braga oficializou ontem os empréstimos por uma temporada dos futebolistas brasileiros, Elton (ponta de lança, ex-Vasco da Gama) e Felipe (guarda-redes, ex-Corinthians). Os dois jogadores, que chegaram no domingo a Portugal, começam hoje a trabalhar sob as ordens de Domingos Paciência e poderão ser opção para o jogo inaugural do campeonato e para a eliminatória de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, frente ao Sevilha.
Com a contratação destes dois jogadores, o plantel do Sporting de Braga deverá estar fechado no que a entradas diz respeito. O resto do mês ficará reservado para tratar dos jogadores que não fazem parte dos planos do técnico e que serão dispensados.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Luís Aguiar na lista para a UEFA

Opções que valeram para o Celtic não se repetem em absoluto no "play-off" da Champions.

O "play-off" da Liga dos Campeões está a ser preparado pela equipa técnica do Sp. Braga, mas ainda não foi transmitida qualquer mensagem sobre o Sevilha aos jogadores, para já, concentrados na recepção ao Portimonense. Mesmo assim, ontem, o Sp. Braga teve de cumprir formalidades e fez seguir para a UEFA a lista de jogadores para a eliminatória da Champions.

O quadro de escolhas não vai ser o mesmo que valeu para os encontros com o Celtic, porque desta vez, o médio Luís Aguiar está à disposição. O uruguaio é uma novidade esperada na grelha de escolhas de Domingos, tal como os brasileiros Élton e Felipe. A exemplo do que tem vindo a ser noticiado, o guardião Diego, o defesa Eduardo, o médio Guilherme e o avançado Keita poderão ter perdido espaço numa lista, por enquanto, desconhecida até pelos jogadores. Foi assim, também, na inscrição das opções para os encontros com o Celtic.

No sábado, o Sevilha recebe o Barcelona (Supertaça de Espanha). Domingos Paciência vai deslocar-se a Espanha para observar o jogo.

A BOLA

JotaCC


Benfica, Braga, FC Porto e Sporting valem 500 milhões de euros


Os quatro "grandes" do futebol português valem, em conjunto, perto de 500 milhões de euros, segundo os empresários Artur Fernandes e Jorge Manuel Mendes que apontam o FC Porto como tendo o plantel mais valioso.

Segundo aqueles agentes, os actuais 27 jogadores do FC Porto valem 175,5 milhões de euros, os 26 do Benfica 160,7, os 28 do Sporting 86,75 e os 30 do Sporting de Braga "apenas" 44,25, totalizando 467,20 milhões de euros.

Estes números atribuem claramente maior favoritismo ao campeão Benfica e ao aspirante FC Porto na luta pelo título, mas já na época passada não foram os euros a decidir, como comprova o surpreendente segundo lugar dos minhotos, que discutiram o título até à ultima jornada.

Dos 111 futebolistas avaliados, o portista Hulk é o que tem a mais alta cotação com 27,5 milhões de euros, batendo os benfiquistas David Luiz (25) e Fábio Coentrão (23,5) e o seu colega de equipa Falcao (20).

Roberto, que custou ao campeão nacional 8,5 milhões de euros, é o guarda-redes mais cotado (6,25), o seu companheiro David Luiz o defesa mais valioso, o ex-sportinguista e agora reforço portista João Moutinho (11) o médio que mais dinheiro poderá dar, tal como o avançado Hulk.

Benfica tem quatro futebolistas acima dos 10 milhões de euros, sendo que Cardozo (13,5) e Luisão (10) se juntam a David Luiz e Fábio Coentrão: 11 outros valem mais de cinco milhões.

Em teoria, o FC Porto tem apenas Hulk, Falcao e João Moutinho (11) a poder render mais de 10 milhões, enquanto outros 11 estão avaliados em mais de cinco milhões.  

O fosso de "águias" e "dragões" para os rivais é enorme -- cada um dos plantéis valerá mais do que os de Sporting e Sporting de Braga juntos -- com os "leões" a apresentar apenas três futebolistas com mercado acima dos cinco milhões.

A média dos valores apresentados por Artur Fernandes e Jorge Manuel Mendes torna Daniel Carriço (7,5 milhões) o mais valioso do plantel, à frente de Liedson (6) e Matias Fernández (5,25).

O Sporting de Braga volta a surgir como "outsider" nestas contas: Luís Aguiar (4,0 milhões), Rodriguez (3,5), Andrés Madrid (3,25) e Moisés e Alan (ambos 2,75) são os mais valiosos do grupo que ainda é o mais extenso entre os "grandes".


RTP

JotaCC

Alterações à segunda jornada

A Liga de Clubes anunciou, esta terça-feira, as alterações à segunda jornada do principal campeonato, que iniciará na sexta-feira, dia 20, com o Académica-Olhanense.

O Benfica joga no sábado, dia 21, deslocando-se à madeira para defrontar o Nacional. No mesmo dia estará também em acção o Sp. Braga, de visita a Setúbal. Para domingo, dia 22, o Sporting recebe em Alvalade o Marítimo, enquanto o FC Porto recebe o Beira-Mar.

A ronda encerra na segunda-feira, dia 23, com o V. Guimarães – Rio Ave.

Eis o programa completo:
Académica – Olhanense, 20/8 às 20.15 horas
V. Setúbal - Sp. Braga, 21/8 às 19.15 horas
Nacional – Benfica, 21/8 às 21.15 horas
Portimonense – Naval, 22/8 às 17 horas
U. Leiria - P. Ferreira, 22/8 às 18 horas
Sporting – Marítimo, 22/8 às 18 horas
FC Porto - Beira-Mar, 22/8 às 20.15 horas
V. Guimarães - Rio Ave, 23/8 às 20.15 horas

A BOLA

JotaCC

Sílvio recuperado na estreia de Élton e Felipe nos treinos

Os dois novos reforços do Sp. Braga, o avançado Élton e o guarda-redes Felipe, já estiveram a trabalhar às ordens do treinador Domingos Paciência, que também contou com Sílvio.

Élton e Felipe chegaram domingo à cidade dos Arcebispos, mas só foram oficializados na última segunda-feira. Ambos assinaram por uma época.

Na mesma sessão de trabalho, o lateral Sílvio apresentou-se recuperado do problema muscular que trabalhou à margem do plantel no treino da véspera.

O guarda-redes Quim continua a cumprir o programa de reabilitação à delicada cirurgia ao tendão de Aquiles direito.

Léo Fortunato e Mossoró estiveram no relvado, mas ainda a evoluir de forma progressiva no treino.

A BOLA

JotaCC

Mário Felgueiras regressa ao Rio Ave
Emprestado pelo Sp. Braga

O guarda-redes Mário Felgueiras, que o Sporting de Braga emprestou ao Rio Ave, voltou, esta terça-feira, a treinar-se com o plantel vila-condense, depois de ter sido resgatado pelo Braga para os jogos da Liga dos Campeões. Chegada de Felipe ao Minho permitiu saída de Felgueiras.

Mário Felguerias foi, no início desta temporada, confirmado no Rio Ave, por empréstimo do vice-campeão nacional, mas a onda de lesões que assolou o plantel bracarense fez Felgueiras regressar ao clube de origem. Depois da titularidade nos dois jogos contra o Celtic, e da chegada de Felipe, Mário Felgueiras está de novo às ordens de Carlos Brito.

O jovem guarda-redes, de 23 anos, é apreciado pela equipa técnica do Braga. A saída por empréstimo visa dar mais tempo de competição ao jogador, tapado na "pedreira" por guarda-redes de renome como Quim, Felipe ou Marcos.

RECORD