News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

TAÇA EHF: IRUN - ABC

Started by Pé Ligeiro, 04 de November de 2006, 10:46

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

É HOJE ÀS 15H45 (hora portuguesa),  QUE O ABC VAI ENTRAR EM CAMPO PARA DEFRONTRAR OS ESPANHÓIS DO IRUN.



Um osso duro de roer
Primeira mão da terceira ronda da Taça EHF. ABC defronta Bidasoa com o objectivo de ganhar vantagem para resolver eliminatória em Braga
PAULA CAPELA MARTINS, enviada especial em Irún, Espanha

"Um Braga que dá medo é o primeiro obstáculo no caminho europeu dos 'irundarras'". É assim o título da crónica de um jornal basco, que ao longo de quase uma página descreve a história e as armas do ABC, a equipa que mais alegrias já deu às gentes de Braga. O académico, como dizem os bracarenses, é um clube impregnado de história, que há 20 anos milita na divisão principal portuguesa e que, em 1994/95, se sagrou vice-campeão europeu. Perdeu força nos últimos anos, fruto de uma crise financeira, mas recupera aos poucos sem nunca ter perdido a chama. Este é um percurso no qual os "irundarras" se revêem, porque o Bidasoa faz parte de um lote restrito que há 30 anos integra a divisão máxima espanhola, já foi duas vezes campeão europeu e, na última década, porque perdeu o seu principal patrocinador, virou equipa do meio da tabela.

Bidasoa e ABC são velhos conhecidos. Já se encontraram por seis vezes, sem que os portugueses tenham ganho uma única vez . No ano passado, defrontaram-se nos oitavos-de-final da Taça EHF, este ano voltam a medir forças, mas na terceira ronda da prova e, desta vez, os minhotos não estão pelos ajustes: querem eliminar os "irundarras". A estratégia já a tem o treinador Jorge Rito: "O Bidasoa é forte nos contactos de um contra um e assenta numa defesa 6:0 com uma zona central muito alta. Não podemos permitir essas situações de contacto. Temos de evitar a vantagem física, sob pena de sofrermos exclusões. Pensámos em manter o nosso 5:1, frente ao qual eles iriam conduzir o jogo muito pela zona central; pensámos também utilizar o 3:2:1 para lhes reduzir o poder de primeira linha, mas é um sistema arriscado, pelo que será, sobretudo, uma situação de recurso".

Se no ano passado o Bidasoa esperava facilidades, enganou-se. Agora que o adversário está melhor informado, Jorge Rito avisa: "Sabem que não vão ter vida fácil e vão empenhar-se mais". Há, para já, um dado estatístico que Rito reteve: o Bidasoa é a equipa da Liga Asobal com mais golos marcados da primeira linha. Temível? "Estaremos de olho no central", garantiu o técnico.



Hugo Rocha não estará a cem por cento, mas vai jogar
"O que mais quero é ajudar a equipa"


Há pouco mais de uma semana, quando se encontrava ao serviço da Selecção Nacional, no estágio que antecedeu o Torneio da Polónia, o lateral-esquerdo Hugo Rocha lesionou-se na mão esquerda e já não seguiu viagem. Regressou a casa para, ao longo de uma semana, o clube se aplicar numa recuperação que pelo menos fosse capaz de o tornar apto para o jogo de hoje, visto ser uma peça importante na estratégia de Jorge Rito. O jovem de 23 anos, que se notabilizou no Águas Santas, chegou este ano ao ABC e já se tornou um elemento-chave no sistema defensivo de Rito, bem como na organização da primeira linha. Ontem, depois do treino, o meia-distância irradiava confiança: "O que mais quero é ajudar a equipa. Tem sido muito difícil ficar de fora a ver jogar. As lesões, por vezes, tornam o jogador mais receoso, mas comigo isso está ultrapassado. Estou optimista".

Não estava na equipa na época passada, por isso não defrontou o Bidasoa, mas o seu treinador já lhe passou todas as informações e a lição parece estudada: "Só com uma excelente defesa conseguiremos um resultado que nos permita decidir tudo em Braga".



Julián Ruíz de pé atrás
"ABC é o pior que nos podia ter acontecido"


O treinador do Bidasoa deitou as mãos à cabeça, mal soube do resultado do sorteio. Nem queria acreditar que o ABC estava de novo na rota dos bascos. "O ABC é o pior que nos podia ter acontecido", desabafou o técnico ao jornal El Diário Vasco. "É um rival tremendamente competitivo. No ano passado, sentimos muitas dificuldades e, seguramente, que voltaremos a senti-las", frisou Ruíz.

A imprensa local tem sido implacável com o Bidasoa, acusando a equipa de falta de competitividade, precisamente a maior qualidade apontada ao ABC por Julián Ruiz. Os bascos acabaram de perder, em casa, com o Valladolid para a Liga Asobal, ocupando, neste momento, a 12ª posição, numa tabela composta por 16 equipas.



Confrontos directos
2005/06

Taça EHF – 1/8 final
Bidasoa-ABC 31-30
ABC-Bidasoa 25-25
 

1995/96

Liga dos Campeões – Grupo A
ABC-Bidasoa 18-27
Bidasoa-ABC 27-16
 

1990/91

Taça das Taças
Bidasoa-ABC 28-18
ABC-Bidasoa 21-30
 

Percurso europeu do ABC em 2005/06
Taça EHF

1/8 final
Bidasoa (ESP)-ABC 31-30
ABC-Bidasoa (ESP) 25-25

3ª ronda
ABC-Ivry (FRA) 26-21
Ivry (FRA)-ABC 23-21

2ª ronda
ABC-Filippos Verias (GRE) 27-28
Filippos Verias (GRE)-ABC 21-25

1ª ronda
ABC-Union Beynoise (BEL) 24-19
Union Beynoise-ABC 24-31
 

Percurso europeu do Bidasoa em 2005/06

¼ final
Bidasoa-Gummersbach (ALE) 30-26
Gummersbach (ALE)-ABC 35-26

1/8 final
Bidasoa (ESP)-ABC 31-30
ABC-Bidasoa (ESP) 25-25

3ª ronda
Bidasoa-Tongeren (BEL) 36-20
Tongeren (BEL)-Bidasoa 20-26
 

ABC: os 14 convocados

Guarda-redes
Carlos Ferreira
Ivo Silva

Laterais
Vladimir Zelenovic
Luís Bogas
Hugo Rocha
Fábio Magalhães

Extremos
Dario Andrade
Rui Lourenço
Mário Peixoto
Eduardo Gaifém

Centrais
Carlos Matos
José Vieira

Pivôs
José Costa
João Ferreira

IN O JOGO


FORA ABC!
BRAGA SEMPRE MAIS!

aurelio

#1
E dá em directo no canal regional basco ETB, às 15h45 portuguesas!

Como ver este canal? Muito fácil. Para quem tem uma parabólica da TVCabo basta usar um receptor digital qq pq esse canal é livre, todos podem ver (tirar a box da tvcabo e meter essa outra box, dá em canal aberto, ver http://www.cdbidasoa.com/caste/competicion/proximo.asp?id=5 )

Eu vou ver, até nem me importava de levar a box para o bar do abc, assim mais povo poderia ver o jogo ao mesmo tempo do abc-caminha, em juvenis. Interessados há?

Upsss, acho q o pessoal do bar n se importa? Que dizem?

Um abraço e viva Braga, scbraga, abc, hoquei, etc...

Anabela


BrAgÃo

Força ABC!!! Vamos a isso...

Quando alguem souber o resultado avise...  :)

Zezinho 3005

A cerca de 10 minutos d final o abc perde por 24-22

aurelio

#5
Perdemos por 30-27.
Sábado todos ao Flávio Sá Leite para dar a volta!!!

O resultado n foi mau de todo!!!

BRAGA FOREVER

Quote from: aurelio on 04 de November de 2006, 17:45
Perdemos por 30-27.
Sábado todos ao Flávio Sá Leite para dar a volta!!!

O resultado n foi mau de todo!!!

Resultado negativo,mas não muito dificil de recuperar,basta no jogo da 2ª mão jogar á ABC! ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

El_Gavion

Resultado recuperável!!!Mas para isso terá que haver INFERNO!!

FORÇA ABC!!
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!

TRINCADO

Quote from: El_Gavion on 04 de November de 2006, 20:23
Resultado recuperável!!!Mas para isso terá que haver INFERNO!!

FORÇA ABC!!


Lá estaremos!!!

Anabela

Está ao nosso alcance passarmos esta eliminatória!
Força ABC!

Pé Ligeiro

ABC perdeu em Espanha, mas tudo se decidirá em Braga
"Operação Braga" em marcha
Campeões nacionais não baixaram os braços na defesa, foram inteligentes no ataque, mas pequenos detalhes negaram-lhes a vitória



PAULA CAPELA MARTINS, enviada especial em Irún (Espanha)

Com três golos de desvantagem no regresso a casa, o ABC tem uma semana para dar a volta à eliminatória e seguir em frente até aos oitavos-de-final da Taça EHF. Está tudo aberto, mas os minhotos sabem bem que, frente ao Bidasoa, nada será fácil, sendo que a seu favor terão, contudo, o factor casa e para tal contam com o apoio do fiel público bracarense.

Ontem, o ABC não desiludiu os bascos, que o têm em conta de uma equipa competitiva, aguerrida. Lutou até ao último segundo, seguindo as instruções de Jorge Rito, que no banco foi um técnico atento e nervoso. A habitual defesa 5:1 levou o central Carlos Matos, na primeira parte, a uma dupla tarefa: conduzir o ataque e travar os remates na frente. Fê-lo de forma convincente, complicando a vida à meia-distância basca, que, de resto, basca tem muito pouco, se dissermos que no Bidasoa jogam nove estrangeiros, o limite permitido pela Liga Asobal.

No início da partida, uma série de falhas técnicas apontadas pela dupla de arbitragem checa levou o ABC a perder terreno, mas aos 20 minutos apareceu Carlos Ferreira para ajudar os seus companheiros. Aliás, o guardião foi determinante nos momentos em que os academistas se aproximaram dos "irundarras", donos de um ataque muito rápido e apoiados num guarda-redes com grande sobriedade que negou alguns golos aos portugueses, os quais, precisamente, por culpa do norueguês Olé Erevik, não conseguiram passar para frente depois do empate a 21 golos (aos 49 minutos).

A perder ao intervalo por apenas um golo, o ABC, que muito perto do descanso viu Hugo Rocha entrar para o ataque – até aí tinha ajudado na defesa -, acreditava que podia vencer um adversário que nunca dobrou. E, na segunda parte, lá apareceu a defesa 3:2:1 que Jorge Rito tinha prometido como situação de recurso. A primeira linha basca enfraqueceu, mas algumas decisões da arbitragem colocaram o ABC em inferioridade numérica e corrigiram pequenos detalhes que estavam a faltar aos anfitriões.
 

Bidasoa 30 - ABC 27

Árbitro | Vaclav Horacek| Jiri Novotny (R. Checa)
Local | Pavilhão Polidesportivo Artaleku (Irún)

Ole Erevik Gr
Arnaud Taraband Gr
Marco Oneto 5
Unai Arrieta -
José Moriñigo 1
Ivan Stankovic 4
David Nilsson 6
Alexander Tioumentsev 1
Ionut Giorgescu 5
Nenad Biblija -
Sdran Trivundzac 3
Cyril Viudes 1
Asier Aramburu 4
Julen Ventura nj

Gr Carlos Ferreira
Gr Ivo Silva
2 José Vieira
5 Vladimir Zelenovic
1 Rui Lourenço
6 Dario Andrade
1 Mário Peixoto
2 Carlos Matos
3 José Costa
4 Luís Bogas
1 Hugo Rocha
2 Eduardo Gaifém
- Fábio Magalhães
nj João Ferreira

Intervalo | 15-14
 

A FIGURA: CARLOS FERREIRA
Como manda a tradição


Em campo, todos foram exemplares. Colocaram o espírito de grupo acima de tudo. Carlos Matos foi um central inteligente, na primeira parte, no seu lugar entrou José Vieira e o rendimento não baixou, mas na baliza esteve o senhor do costume: Carlos Ferreira. Na sua conta pessoal, estes são os números: 15 defesas e uma delas negou um livre de sete metros ao romeno Ionut Georgescu. A ele se devem as aproximações ao Bidasoa: como o 10-9 e o 21-21.

IN O JOGO



BRAGA SEMPRE MAIS!

gurka

Quote from: TRINCADO on 04 de November de 2006, 21:01
Quote from: El_Gavion on 04 de November de 2006, 20:23
Resultado recuperável!!!Mas para isso terá que haver INFERNO!!

FORÇA ABC!!


Lá estaremos!!!

Todos seremos poucos, por isso, TODOS AO SÁ LEITE, que estes meninos merecem
Gurka
Viva o Braga

Aquiles

La estarei com raça e determinação!