News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 30/07

Started by JotaCC, 30 de July de 2010, 07:32

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Milhões à vista

Três milhões e meio. É quanto vale, no mínimo, o triunfo do Sp. Braga em Glasgow, frente aos escoceses do Celtic. O triunfo caseiro no jogo da primeira 'mão' abriu enormes perspectivas aos arsenalistas para o apuramento para o 'play-off' da Liga dos Campeões, vantagem que faz saltar à vista os milhões caso a equipa minhota siga em frente na prova.

Se ultrapassar os escoceses no duelo em Celtic Park, o Sp. Braga confirma não só a presença no 'play-off' de acesso à fase de grupos da liga milionária, mas também um encaixe financeiro de dois milhões de euros. A esta verba junta-se um milhão e 500 mil euros desde logo também assegurado, uma vez que a entrada no 'play-off' da 'Champions' confirma - na pior das hipóteses - o acesso garantido à fase de grupos da Liga Europa.

Feitas as contas, o sonho europeu tem tons de ouro para uma equipa estreante nestes palcos. São no mínimo 3.5 milhões de euros que podem rechear os cofres arsenalistas, se a equipa minhota aniquilar de novo, em Glasgow, o experiente Celtic.

Vandinho: "Estamos preparados para o ambiente em Glasgow"

A vantagem é confortável para o jogo da segunda 'mão', mas nem por isso o discurso é já de vitória. Com os pés bem assentes no chão, Vandinho lembra que o Sp. Braga fez um "grande jogo" frente ao Ce ltic. Contudo, deixa bem claro que a eliminatória ainda não está decidida.
"Não está nada ainda decidido, temos ainda mais 90 minutos pela frente. Vamos ter de estar concentrados durante a semana para trabalhar e chegar lá no dia do jogo e conseguir um grande objectivo, é um grande sonho de todos", frisou o capitão.

Para o brasileiro, "a união do grupo dentro de campo" foi a arma para superar os escoceses: "a vontade de todos superou, foi um passo importante, mas ainda faltam 90 minutos de jogo. Acredito que, da mesma maneira que jogámos em casa, com a mesma garra e mesma ambição, vamos realizar um grande sonho".

Pela frente, os arsenalistas vão encontrar em Celtic Park um ambiente conhecido como terrível, pelo forte apoio de 60 mil adeptos. Mas Vandinho não teme o fanatismo escocês.
"Sabemos o ambiente que vamos enfrentar, mas estamos preparados. Para disputar uma competição como esta da Liga dos Campeões o grupo preparou-se bastante. Lá vai ser um jogo difícil, mas sabemos a importância que o desafio tem para a equipa", revelou o médio, lembrando ainda a luta e o percurso da equipa ao longo da época transacta. "Para estarmos hoje a realizar este grande sonho tivemos de trabalhar muito a época passada. Temos mais 90 minutos para esse sonho se realizar e vamos trabalhar e lutar para isso", garantiu Vandinho.



CORREIO DO MINHO

JotaCC

Andrés Rodales dado como alvo
URUGUAIO DE 22 ANOS


Com o mercado aberto até ao final de agosto, o Sp. Braga vai continuar como "alvo" apetecível. Ontem, o uruguaio Andrés Rodales surgiu na órbita dos arsenalistas.

Rodales já foi referenciado como estando na mira do FC Porto e há ligações compreensíveis, pois é do Liverpool de Montevideo, clube de origem de Fucile e de Luís Aguiar.

O problema é que este uruguaio de 22 anos é defesa-direito e essa é uma posição que em Braga está já ocupada. Há Miguel Garcia, Lucas e ainda Sílvio.



De Felgueiras a Madrid
DOMINGOS GANHOU MAIS DO QUE UM JOGO

Domingos Paciência não apenas ganhou um jogo muito importante, como garantiu desde já uma equipa, afastando o fantasma de há um ano quando começou a época oficial sem um onze definido e caiu de forma precoce na Liga Europa aos pés de uns desconhecidos suecos do Elfsborg.

Agora tudo segue no rumo ditado no dia da apresentação: o treinador queria ter pouca gente para rotinar da melhor forma os candidatos a titulares e respetivos automatismos. Ainda conseguiu resolver, para todos os efeitos, a grande problemática da baliza.

De facto, a vitória sobre o Celtic vai muito além dos marcadores dos golos Alan, Elderson e Matheus. Pode também seguir um eixo de cidades tão díspares como Felgueiras e Madrid, começando na baliza, onde o guarda-redes passou incólume na noite da sua estreia europeia. É verdade que Mário Felgueiras só teve de defender um remate enquadrado com a sua baliza. Viu outros três sair ao lado e saiu a dois cruzamentos em que sofreu falta. O ataque do Celtic foi quase nulo para poder implicar serviço.

O verdadeiro exame

O grande teste de Mário Felgueiras será, de facto, no Celtic Park, mas compreendem-se os sorrisos rasgados no final do jogo daquele que começou a época no Rio Ave e foi resgatado para resolver a urgência que afetou a baliza bracarense. Mário Felgueiras está a cumprir o plano traçado, mas até pode acabar por ficar em Braga durante toda a época.

Quando encetaram as negociações entre Rio Ave e Sp. Braga para o seu regresso do empréstimo que nem um mês durou, a ideia era o guarda-redes regressar a Vila do Conde antes do final de agosto. Ou seja, já com a questão europeia resolvida e com tempo útil para poder ser inscrito na Liga pelo Rio Ave. O problema foi o que António Salvador deixou bem claro logo nessa primeira reunião: se Mário Felgueiras for importante nesta questão europeia, não faz sentido, nem há moral para isso, ordenar-lhe que volte a Vila do Conde...

Compatibilidade

Essa será uma questão para resolver mais tarde. Entretanto, Domingos tratou de esclarecer outra no imediato: Vandinho e Madrid são perfeitamente compatíveis na equipa. Os dois médios-defensivos complementam-se e o papel do argentino foi preponderante no primeiro confronto com os escoceses, subindo no terreno, ocupando os espaços, roubando bolas e, enfim, ajudando Vandinho na tarefa de ser o prolongamento do treinador em campo. É um caso resolvido, enquanto Salino conseguir "fazer" de Mossoró!

Entretanto, Matheus entrou para somar no jogo de anteontem e abriu a nova questão para a 2.ª mão, em Glasgow. O brasileiro rendeu o seu compatriota Lima, mas a realidade é que aproveitou muito bem o que seu companheiro semeou. Com a defesa do Celtic já desgastada, sobressaiu o futebol explosivo de Matheus. Falta saber se será suficiente para ganhar já o seu lugar no onze. Ou não será melhor continuar a vestir esta pele de arma secreta? Eis a questão que fica em aberto até à Escócia.



Al-Sharjah para conceder ritmo
ENSAIO AMANHÃ ÀS 10.30

A ressaca da estrondosa vitória sobre o Celtic foi vivida em sossego. Domingos avisou logo no fim do jogo que ainda havia outro e preferiu resguardar de imediato o grupo de possíveis euforias no dia seguinte.

O treino de ontem foi fechado, hoje será igual e amanhã prossegue-se o plano de jogos-treino da pré-época com o Al-Sharjah de Manuel Cajuda a subir ao Estádio Axa para um particular que começa às 10.30.

Naturalmente, Domingos deve dar mais minutos de rodagem a quem não jogou com o Celtic.


RECORD

JotaCC

Aguiar já treina nos relvados do clube

Menos de 24 horas depois de ter estado no Estádio AXA para ver o Braga-Celtic, Luis Aguiar voltou às instalações do clube para treinar. O uruguaio realizou algumas corridas no relvado, embora num horário completamente diferente dos suplentes e não utilizados no jogo com os escoceses - os titulares tiveram direito a folga -, que trabalharam de manhã. O acordo entre os arsenalistas e o Dínamo de Moscovo para o empréstimo do médio está, tal como O JOGO avançou, fechado desde o dia da apresentação da equipa e só falta mesmo o anúncio no sítio do clube para que se torne oficial.


Redondo das ruas de Benin

Finais da década de 90, Nigéria. No meio dos muitos miúdos que alimentam o sonho de um dia se tornarem futebolistas, um começa a dar nas vistas nas ruas de Benin City. Esquerdino desde que aos cinco anos deu os primeiros pontapés na bola, aproveita todos os pormenores técnicos para se auto-denominar de Redondo, antiga estrela do Real Madrid. O nome, contudo, é Uwa Elderson Echiejile, mais conhecido no planeta do futebol por Echiejile, embora em Portugal seja tratado pelo prenome mais fácil de pronunciar (Elderson).

Assim começa a história de um dos mais sonantes reforços do Braga esta época, que teve na quarta-feira, contra o Celtic, uma estreia gloriosa pelos arsenalistas. Poucos - ou nenhuns - se lembraram de Evaldo, que nas últimas duas temporadas foi dono e senhor do lugar no lado esquerdo da defesa. Elderson esteve impecável no capítulo defensivo e ainda marcou um golo, provando que ainda mantém aquele instinto matador que o levou a jogar como segundo avançado na juventude, embora na altura este fosse claramente mais evidente. Aliás, foi isso que o fez dar o salto da Academia de Futebol da Pepsi, onde mostrou qualidades acima da média para alguém tão jovem, para o Wikki Tourists, no qual fez parte da formação antes de voltar a casa para representar o maior clube da sua cidade natal: o Bendel Insurence.

A partir daí foi sempre a subir patamares. Primeiro para o Rennes, que lhe escancarou as portas da Europa após as boas exibições realizadas no Mundial de sub-20 em 2007, e agora para o Braga, na sequência da estreia em Campeonatos do Mundo como sénior. Onde estará o nigeriano no futuro é difícil de prever, mas uma coisa é certa: de certeza que estará de "auscultadores" nos ouvidos, pois a música e o cinema são as suas maiores paixões fora do relvado, onde não costuma levantar muitas ondas. Afinal, nem só de velocidade e técnica se faz um jogador de futebol de qualidade.


Imprensa

Sport Bild


O sonho de entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões parece já estar a terminar para alguns. Que o diga o Celtic, que foi derrotado 3-0 pelo Braga. Só um milagre impedirá os escoceses de serem eliminados pela equipa portuguesa.

SKY SPORTS

O primeiro jogo oficial de Neil Lennon como treinador do Celtic revelou-se uma catástrofe, com os "católicos" a serem arrasados pelo Braga. As suas hipóteses de seguir em frente são extremamente reduzidas.

Uefa.com

O estreante Braga tem um pé nos play-offs da Liga dos Campeões depois de uma vitória por 3-0 contra o Celtic. A equipa de Domingos Paciência arrasa os campeões de 1967 graças a golos de Alan, Elderson e Matheus.

The Herald

Num terreno situado numa pedreira, Neil Lennon esperava criar as bases para um campanha de sucesso na Europa. Mas o 3-0 reflecte bem a diferença abismal entre o Braga e o Celtic nesta fase.


Hugo Viana
"Acompanhei o jogo e senti saudades"


Há um lugar semi-reservado para Hugo Viana em Braga. O regresso ao Valência revelou-se uma desilusão, pois o internacional português não conta para o treinador Unai Emery, não seguindo por isso com a equipa para o estágio na Eslovénia, e a saída do clube espanhol (ao qual está ligado por apenas uma época) é um cenário praticamente iminente, pelo que o clube minhoto afigura-se como um dos destinos mais prováveis. Até lá, em nome da prudência, o centro-campista evita tecer quaisquer comentários sobre o renovado interesse do Braga. "Peço desculpa, mas não vou dizer nada sobre o meu futuro no Valência e Braga", reagiu.

As reservas de Hugo Viana, que desde o dia 12 de Julho tem treinado sozinho, só não abrangem a estreia auspiciosa da equipa arsenalista na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. "Não fiquei nada surpreendido com aquela vitória sobre o Celtic. Tinha muitas esperanças num grande jogo. Fui assistindo ao jogo pela internet e, obviamente, senti saudades. O Braga foi o clube que mais fez pela minha vinda e fizemos realmente uma época muito boa. Ficou essa gratidão", deixou escapar, concentrando-se de seguida no último brilharete do Braga. "Uma vitória por 3-0 dá grande segurança para o desfecho da eliminatória", sentenciou.

Como "simpatizante" e "português", e também pelos "amigos" que deixou; Hugo Viana torceu intensamente pelo Braga e, só pela vitória sobre o Celtic, até já consegue adivinhar uma "grande campanha europeia". O segredo de tanto sucesso é o mesmo de sempre: "o colectivo". "Já a permanência de Domingos Paciência como treinador foi muito importante", acrescentou, rotulando de "excelente" o actual plantel, mesmo sem Luis Aguiar, Hugo Viana, Eduardo, Evaldo, entre outros. "Saíram bons jogadores, mas até podem tornar-se melhores do que na época anterior. Não acredito que sobre ou falte nada", observou.


Al Sharjah joga-se amanhã

O jogo com o Al Sharjah, do técnico português Manuel Cajuda, inicialmente marcado para hoje, foi adiado para amanhã, às 10h30, e será disputado no Estádio AXA. Antes do particular, Silveira Ramos, presidente da Associação Nacional de Treinadores, entregará a Manuel Cajuda os prémios Fernando Vaz e José Maria Pedroto pelas épocas 2006/07 e 2007/08.


O JOGO


Bruno3429

Já se avistam os tubarões
Por Carlos Vara

Passando o Celtic, o Sp. Braga europeu tem de jogar um 'play-off'. Dificilmente será cabeça-de-série Sevilha, Werder Bremen ou Tottenham são alguns dos adversários possíveis, mas há ainda Zenit e Ajax...

Isto já não é como era dantes: agora, mesmo passando o Celtic na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Sp. Braga ainda leva com um play-off seguramente complicadíssimo antes de poder celebrar a entrada na fase de grupos da mais importante prova europeia de clubes e o encaixe de alguns bons milhões de euros (dois no play-off, mais de sete na fase regular).

Para já, deve salientar-se que Sevilha, Werder Bremen, Tottenham, Ajax ou Zenit são nesta altura adversários possíveis dos bracarenses, o que dá ideia clara das tremendas dificuldades que vêm a seguir a esta eliminatória com o Celtic. Ou seja: quando se prevê que o Sp. Braga chegue ao cimo de uma montanha (afastando um histórico do futebol britânico), logo outra, teoricamente ainda mais alta, se depara no horizonte.

Muitas dificuldades
Dificilmente o Sp. Braga será cabeça-de-série no seu sector. Para isso, teriam de se ver eliminadas nesta 3.ª pré-eliminatória as equipas do Zenit (que leva para a Rússia um empate 1-1 na Roménia) e Ajax (em piores lençóis após empate 1-1 em casa com o PAOK do português Vieirinha), e ainda Fenerbahçe (que empatou 2-2 na Suíça com o Young Boys) ou Dínamo de Kiev (que venceu 3-0 em casa os belgas do Gent), tudo formações com melhor pontuação no ranking que os portugueses.

Cabeças-de-série garantidos são Sevilha (4.º classificado de Espanha), Werder Bremen (3.º da Alemanha) e Tottenham (4.º de Inglaterra). Já Sampdoria (4.ª de Itália) e Auxerre (3.º de França) têm pior ranking que o Sp. Braga e também não serão, por isso, cabeças-de-série.

Leia mais na edição impressa de A BOLA

Pé Ligeiro

JOGO-TREINO COM O AL-SHARJAH SÁBADO ÀS 10H30 NO ESTÁDIO AXA 

Os Gverreiros do Minho irão realizar sábado, dia 31 de Julho, às 10h30, um jogo-treino com o Al-Sharjah, no Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e jornalistas.

In scbraga.pt

BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

BOLETIM CLÍNICO

Quim

Sequelas de rotura total do tendão de Aquiles direito. O atleta cumpre processo de reabilitação.

Léo Fortunato

Ligamentoplastia do cruzado anterior do joelho esquerdo. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Paulão

Traumatismo do pé direito. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Mossoró

Cirurgia de fractura do perónio direito e rotura ligamentar do tornozelo direito. O atleta cumpre processo de reabilitação.

Paulo César

Mialgia na região posterior da coxa direita. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Braga, 30 de Julho de 2010


Mais se informa que semanalmente, à terça e sexta-feira, será publicado no sítio oficial do SC Braga o Boletim Clínico.


S.C.BRAGA.PT

Pé Ligeiro

Paulo César com mialgia

O médio Paulo César está a contas com uma mialgia na coxa direita e, por isso, não participou no treino do Sporting de Braga. A sessão decorreu esta sexta-feira à porta fechada no estádio do clube minhoto.

Paulo César efectuou tratamento e trabalho condicionado no ginásio e no relvado, devendo recuperar a tempo de defrontar o Celtic, na quarta-feira, na segunda "mão" da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Condicionados continuam igualmente Léo Fortunato (joelho esquerdo) e Paulão (pé direito). Ambos alternaram os trabalhos entre o ginásio e o relvado.

Quim (rotura total do tendão de Aquiles direito) e Mossoró (fractura do perónio direito e rotura ligamentar do tornozelo direito) prosseguem os respectivos processos de reabilitação.

Amanhã os arsenalistas realizam, às 10.30 horas, um jogo-treino com o Al-Sharjah, de Manuel Cajuda.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!