News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 27/07

Started by JotaCC, 27 de July de 2010, 07:33

Previous topic - Next topic

JotaCC

Lucas e Léo ficam de fora da lista da UEFA

George Lucas e Léo Fortunato ficaram de fora da lista enviada à UEFA. O lateral direito e o defesa brasileiro saltam, assim, do leque de opções do técnico Domingos Paciência, tal como o guarda-redes Marcos e o avançado Collado, dois jogadores cuja ausência já era previsível.

O Sp. Braga enviou uma lista composta por 23 atletas para o desafio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente aos escoceses do Celtic de Glasgow. Com essas duas surpresas e ainda uma novidade: a inscrição de Aníbal, jovem defesa central que irá rodar no FC Vizela, mas que foi um dos eleitos do técnico para 'engrossar' a lista de jogadores portugueses obrigatórios com formação em Portugal.

A inclusão de Aníbal abre as portas à inclusão de mais um joga dor, até 24 horas antes do desafio com o Celtic. Luís Aguiar está na Rússia a tentar o último 'forcing' para novo empréstimo ou rescisão de contrato e poderá ser o nome a entrar na lista à última da hora.

A chegada de Sílvio relegou Lucas para segundo plano, não só pelo facto de ser um jogador português, mas também por encaixar no lado esquerdo ou direito da defesa, lugar já testado no último jogo-treino. De fora ficam também os lesionados Quim e Mossoró.

Assim, na baliza, as opções são três: Artur, Mário Felgueiras e Diego; na defesa Miguel Garcia; Rodriguez, Moisés, Paulão, Aníbal, Edu, Elderson e Sílvio; no meio-campo Vandinho, Madrid, Salino, Guilherme, Pizzi e Hélder Barbosa; no ataque Alan, Paulo César, Keita, Lima, Matheus e Meyong.



CORREIO DO MINHO

JotaCC

Lucas sem Champions
NÃO ESTÁ NA LISTA QUE SEGUIU PARA A UEFA

Surpresa das grandes na lista que o Sp. Braga enviou para a UEFA: George Lucas não está inscrito e é carta fora do baralho, pelo menos, para a 3.ª pré-eliminatória da Champions. Contratado ao Santos, o defesa-direito acabou por sentir grandes dificuldades de integração no plano tático e pagou a fatura da confirmação da contratação de Sílvio.

O lateral que veio do Vila do Conde está entre os 23 eleitos, sendo que é também opção para a direita. Só falta saber se será já aposta de Domingos Paciência para o jogo de amanhã, frente ao Celtic, sendo que Miguel Garcia tem sido o defesa-direito mais utilizado durante a pré-época.

George Lucas começa então com o pé esquerdo a sua segunda experiência no futebol europeu. O defesa-direito de 26 anos, recorde-se, esteve três anos ao serviço do Celta de Vigo e chegou a Braga com a clara intenção de vingar na nova aposta. Durante a pré-época, Lucas ainda procurou fazer a diferença com aquela que é a sua grande especialidade, mas também não esteve inspirado na marcação das bolas paradas.

Sem Marcos

A lista que a UEFA divulgou ontem, de resto, não tem também o nome de Marcos, tal como já se esperava. O guarda-redes foi contratado na sequência da grave lesão de Quim, que naturalmente também está ausente. Artur Moraes, Mário Felgueiras e Diego foram o trio de guardiões e neste momento ainda permanece a dúvida sobre quem será o titular. Artur Moraes tem mais experiência, mas só apresenta no pecúlio 4 jogos europeus, enquanto Mário Felgueiras pode ter a grande oportunidade da sua carreira aos 23 anos.


RECORD

JotaCC

Pedro Moutinho
"Tive muita facilidade contra aqueles centrais"

Pedro Moutinho é dos portugueses que melhor conhecem o Celtic. O avançado que agora se transferiu para o AEP, de Chipre, jogou na Escócia quatro das últimas cinco épocas e na última até marcou aos católicos. "Cheguei ao Falkirk fora de forma. Não jogava há quatro meses e marquei logo um golo num jogo que empatámos 3-3", recordou como forma de explicar que o eixo da defesa deve ser explorado pela equipa de Domingos Paciência. "Tive muita facilidade com aqueles centrais. Eles perderam em Dezembro o capitão e jogaram seis meses com uma dupla de miúdos. São bons, mas não tinham andamento para atacar o título. Depois foram buscar um dinamarquês [Rogne], mas também muito inexperiente", recorda. "Isto foi o ano passado, mas nos últimos três anos foram sempre frágeis nesse capítulo", completa.

Pedro Moutinho não tem dúvidas que o Braga venceria se o jogo fosse na época passada. "Não sei como está o Braga este ano, mas no ano passado era mais forte. O Celtic só melhorou quando entrou o Neil Lennon para treinador. É uma lenda do clube, os adeptos apoiam-nos, e a equipa mudou muito", prosseguiu. "Agora, para apurar, o Braga tem de ganhar em casa. Lá, não sei o que se passa. Com os adeptos, eles ganham uma força extra", sublinha.

Em casa ou fora, é em Brown e McGeady que os escoceses concentram o seu futebol. "Jogam num 4x4x2 clássico. O Brown é um dos médios-centro. Luta muito, joga de área a área e é bom tecnicamente. E o McGeady é mesmo muito, muito, bom. É um extremo-esquerdo muito perigoso", destaca. "Também há o Fortune, mas é de engate. Pode fazer dois hat tricks seguidos e estar dez jogos sem marcar", finaliza.




Champions sem Lucas


Está desfeita a dúvida a propósito da lista de jogadores inscritos pelo Braga na UEFA para disputar a Liga dos Campeões. E com uma dupla surpresa: George Lucas e Léo Fortunato ficaram fora do grupo de 23, que inclui Guilherme, Aníbal e Eduardo. A exclusão de Fortunato só surpreende na medida em que eleva para quatro o número de disponíveis excluídos, quando só era obrigatório deixar três de fora. Marcos e Collado já eram esperados, mas Lucas não, de todo.

Da exclusão de Lucas retiram-se duas conclusões. A primeira é que Domingos não está convencido da utilidade imediata do lateral brasileiro. A qualidade técnica do substituto de Filipe Oliveira é inegável, e a capacidade na cobrança de bolas paradas também. Mas Lucas tem mostrado algumas limitações defensivas, próprias de quem jogou muitos anos no Brasil, mas menos normais para quem esteve três anos a jogar de forma regular no Celta de Vigo. A segunda é que Sílvio, que começou a ser negociado com o Rio Ave para jogar à esquerda, entra no AXA como lateral-direito. Contra o Varzim, na estreia pelo novo clube, jogou 45 minutos em cada um dos flancos. Apesar de ser destro e, no passado, já ter jogado à direita, Sílvio nunca o fez nas últimas duas épocas. Está agora a readquirir rotinas, mas dificilmente a tempo de se incluir na primeira equipa oficial da época. Miguel Garcia leva vantagem: conhece o resto da defesa e conta com seis semanas de uma boa pré-época, contra as duas de Sílvio. No futuro, as coisas poderão ser diferentes.

George Lucas fica a saber que está na sombra destes dois e que a titularidade está bastante mais longe. Domingos Paciência pode argumentar que até hoje, às 20h00, pode fazer uma alteração na convocatória, mas a primeira exclusão é sintomática e revela que a decisão sobre titular e suplente para aquela posição está nesta fase tomada. A altura (1,75 m) de Lucas também prejudicou, uma vez que o Celtic abusa dos cruzamentos e quer Sílvio quer, principalmente, Garcia são bem melhores a fechar o espaço interior.

Quanto a Léo Fortunato, a única explicação para a ausência do grupo de 23 é o facto de estar inabilitado para jogar muito tempo por ter recuperado de lesão grave há apenas alguns dias. Moisés, Rodriguez e Paulão conferem segurança, e Eduardo também pode, em último recurso, jogar no eixo.

Esta lista pode ser alterada na próxima eliminatória, seja ainda na Champions, como esperam os bracarenses, seja na Liga Europa. O que significa que nem Lucas nem Léo Fortunato devem desanimar - o sonho fica apenas adiado.

Oito testes

> Melgacense

Contra um adversário da III Divisão, George Lucas só teve de atacar. Fê-lo bem e esteve em muitos lances perigosos. Mas o teste era fácil.

> Marítimo

Uma assistência brilhante para Lima marcar na segunda parte de um jogo em que o Braga não saiu de cima do adversário.

> Leixões

O jogo foi à porta fechada e resultou em goleada por 3-0, numa exibição globalmente apagada, mas sem erros individuais.

> Moreirense

Foi dos piores elementos da segunda equipa, que afinal era a que mais gente da primeira tinha. Nem a atacar se destacou.

> Gil Vicente

Mais uma assistência para golo (agora de Moisés) noutro jogo à sua medida. Contra um adversário que não criou perigo, jogou sempre depois do meio-campo.

> Rio Ave

No primeiro teste verdadeiramente a sério, jogou 90 minutos sempre ao lado de potenciais titulares e desiludiu. Yazalde deu-lhe nós cegos vezes sem conta, e aqui se começaram a revelar fragilidades até então desconhecidas.

> Bilbau

Beneficiou do facto de os espanhóis terem escolhido o outro lado para atacar. Por isso não destoou no plano defensivo.

> Varzim

O seu mau posicionamento esteve na origem do primeiro golo varzinista. Ficou perdido e repetiu erros.



Matheus luta contra o tempo


Resta o dia de hoje para que Matheus seja dado como clinicamente apto e possa defrontar o Celtic, provavelmente no lugar em que mais vezes foi ensaiado na pré-temporada: como titular, ao lado de Lima, no eixo do ataque. Ontem, o brasileiro treinou à parte do grupo por estar com problemas musculares na coxa direita. Matheus não sentiu dores, mas não esforçou. Hoje terá de o fazer para que Domingos confirme a sua disponibilidade, que, pelo evoluir da lesão, até é o cenário mais provável.

De qualquer forma, e ainda que Matheus possa mesmo jogar, resta saber se Domingos lhe confia a titularidade depois de alguns dias de baixa. Meyong tem sido testado, e o penálti falhado contra o Varzim não o fez deixar de ser solução emergente. Keita está num horizonte mais longínquo, isto se Domingos quiser mesmo jogar em 4x4x2. Há também a possibilidade de Madrid entrar na equipa e de o Braga se dispor em 4x3x3.

Paulo César também se mantém num quadro de indisponibilidade, mas está mais avançado e é praticamente certo que recupera do traumatismo no pé direito a tempo de ser o extremo-esquerdo da equipa, posição que ocupou com furor durante a época anterior. Hélder Barbosa está de prevenção.



Aníbal Capela entre inscritos para reforçar eixo da defesa


A pré-época de Aníbal Capela, ex-júnior do Braga, não poderia ser mais agitada. Começou com o plantel principal para suprimir a ausência de Rodriguez e a lesão de Léo Fortunato. Entretanto rumou ao Campeonato da Europa de sub-19, onde fui um indiscutível de Portugal. De regresso, achou que assentaria no Vizela, onde jogará emprestado, mas soube agora que treinará nos dois clubes, pois também foi inscrito na UEFA. Aníbal é central e ocupa o lugar de Léo Fortunato numa vaga para jogadores formados localmente.



Adeptos prometem viajar se a primeira mão for boa


Não serão sequer um décimo dos 4000 escoceses previstos em Braga, mas há um grupo de bracarenses disposto a viajar com a equipa se esta fizer um bom resultado na primeira mão. Já se estuda uma viagem para o jogo de 4 de Agosto, arbitrado pelo croata Ivan Bebek.



Árbitro belga como na eliminação com o Bremen

Serge Gumiendy, da Bélgica, foi o árbitro designado pela UEFA para apitar o primeiro jogo contra o Celtic. Gumiendy já uma vez arbitrou o Braga: foi em 2007/08, também no AXA, e contra o Werder Bremen. A derrota por 1-0 valeu a eliminação à equipa portuguesa.



O JOGO

JotaCC

Braga corre pelos milhões da Champions

António Salvador lançou o repto a toda a equipa e salientou a importância para o clube de conseguir a classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Tal terá de acontecer derrotando o Celtic de Glasgow já amanhã, quarta-feira, em Braga.

"Estamos concentrados em chegar à fase de grupos da Champions League. O dinheiro envolvido é fundamental para que o nosso clube continue a crescer, na tentativa de repetir, ou mesmo ultrapassar, o sucesso da última temporada", afirmou, em declarações ao site da UEFA.

Como que a dar respaldo à necessidade identificada pelo presidente, o treinador, Domingos Paciência, prepara a recepção aos escoceses com confiança. "A nossa maior preocupação neste momento é o Celtic, e acredito que a minha equipa se encontra fisicamente muito forte e pronta para a difícil tarefa que tem pela frente", explicou.

Os guerreiros efectuam hoje a derradeira sessão de treino antes do duelo europeu. O Celtic chega hoje a Braga, à hora de almoço, treinando no Estádio AXA, às 19 horas. Neil Lennon abordará o encontro às 15.30.

O belga Serge Gumiendy e o croata Ivan Bebek vão dirigir os encontros das duas mãos. Apesar do Celtic já dominar totalmente a concentração, a SAD continua em campo para tentar garantir o empréstimo de Luís Aguiar. A bola está no campo do médio, que tentará convencer o Dínamo de Moscovo a libertá-lo, cenário que se afigura complicado.


JN

JotaCC

Celtic elege Alan como o 'alvo a abater'


Técnico Domingos Paciência tem algumas  indefinições na equipa  para o jogo de amanhã  com o Celtic de Glasgow.

Os escoceses do Celtic de Glasgow, que amanhã jogam no Minho frente ao Sporting de Braga a primeira mão da terceira eliminatória da Liga dos Campeões, já elegeram o "alvo a abater" na equipa treinada por Domingos Paciência: Alan, extremo brasileiro, visto pelos britânicos como o elemento mais forte da formação minhota.

O treinador do Celtic, Neil Lennon, estudou o conjunto português ao pormenor, enviando inclusive um emissário ao jogo particular que os bracarenses fizeram no passado sábado, com o Varzim.

Após a análise das características do Sporting de Braga, Neil Lennon não hesitou em partilhar, com a imprensa escocesa, a sua ideia sobre o vice-campeão português.

"É uma equipa que marca muitos golos fora, e em casa, e que tem alguns jogadores especiais. O extremo Alan cria muitos problemas aos adversário. Teremos de estar muito atentos a ele, assim como também a alguns elementos de qualidade no meio campo", sublinhou o treinador do Celtic, acrescentando: "Têm também algumas deficiências que vamos tentar aproveitar.".

Entretanto, no capítulo desportivo, subsistem ainda duas dúvidas nas escolhas que Domingos Paciência fará para o jogo de amanhã. O reforço Artur Moraes (ex--Roma) ou o "regressado" Mário Felgueiras lutam pela titularidade na baliza, enquanto no ataque ainda permanece a incógnita sobre a recuperação de Matheus a tempo do encontro com os escoceses. A boa notícia para os minhotos é a operacionalidade do avançado Paulo César.

Hoje, dia em que o Celtic chega a Portugal, Domingos poderá tirar dúvidas sobre a equipa titular a apresentar na antevisão da partida, às 16.00.


DN

JotaCC

Sporting de Braga

Luís Aguiar só por empréstimo

Os responsáveis do Sporting de Braga continuam a insistir junto do Dínamo de Moscovo para a contratação do médio Luís Aguiar. Depois de gorada a hipótese de passar a contar com o jogador em definitivo, a Direção bracarense tenta agora garantir um novo empréstimo do jogador uruguaio.
Luís Aguiar é visto por Domingos Paciência como um jogador que pode trazer mais qualidade e experiência a um plantel muito diferente da época passada e os responsáveis bracarenses estão a tentar de tudo para fazer a vontade ao treinador que conduziu o clube à melhor classificação de sempre no campeonato português. O acordo com o jogador não parece difícil de concretizar, ao contrário do acordo entre clubes. Ao que tudo indica, o Dínamo de Moscovo não se mostra disponível para negociar nos moldes do ano passado em que suportou grande parte do salário do jogador.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Sílvio atirou Lucas para fora da lista da Champions

Ex-defesa do Santos não convenceu Domingos. Léo Fortunato e Marcos também riscados. A novidade é Aníbal, internacional sub-19.

A UEFA divulgou ontem a lista oficial dos jogadores do Sp. Braga inscritos para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. A surpresa é a exclusão de Lucas, lateral-direito cedido pelo Santos.

Uma surpresa relativa, diga-se, pois as últimas exibições do brasileiro nos jogos de preparação deixaram perceber que o seu processo de adaptação ao modelo de Domingos está ainda muito atrasado. Contudo, foi a chegada de Sílvio à Pedreira que deitou definitivamente por terra as expectativas de Lucas de se estrear na Liga dos Campeões com a camisola do Sp. Braga.

O lateral contratado ao Rio Ave tem a facilidade de jogar nas duas alas. É um jogador com rotina e conhecimento dos terrenos que pisa e apesar de ter chegado há menos de uma semana assumiu-se rapidamente como opção válida para a resolução de alguns problemas defensivos do Sp. Braga.

LIMITAÇÕES

Por limitações relacionadas com o número elevado de atletas extracomunitários no plantel, o Sp. Braga só preencheu 23 das 25 vagas permitidas pela UEFA. E para chegar a esse número chamou à lista Aníbal, central que participou no Campeonato da Europa de sub-19 e que esta temporada vai jogar no Vizela, satélite dos bracarenses. Aníbal e o guardião Diego entram na lista B, reservada a atletas formados pelo clube.

Os 23 para a Champions:

Guarda-redes: Artur, Mário Felgueiras e Diego.

Defesas: Rodriguez, Paulão, Moisés, Eduardo, Elderson, Sílvio e Aníbal.

Médios: Hélder Barbosa, Madrid, Leandro Salino, Guilherme e Vandinho.

Avançados: Pizzi, Paulo César, Keita, Lima, Meyong, Alan e Matheus.


A BOLA

JotaCC

Paulo Sérgio, antigo jogador do Braga, acredita na vitória dos minhotos sobre o Celtic de Glasgow    


Paulo Sérgio, antigo jogador do Sporting de Braga, acredita que o clube minhoto tem as armas necessárias para ultrapassar o Celtic de Glasgow nesta eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Paulo Sérgio, actualmente a jogar no Atlético, ficou na história do Sporting de Braga ao apontar o primeiro golo do clube a adversários escoceses. Aconteceu em 2004, quando o Braga defrontou a formação do Hearts, na Escócia e perdeu por 3-1.

Paulo Sérgio destaca o valor dos adversários escoceses, mas garante que o Braga tem condições para bater o pé ao Celtic.


Paulo Sérgio, antigo jogador do Sporting de Braga, marcou o golo ao Hearts, da Escócia, em 2004. E agora está a torcer por uma nova vitória dos arsenalistas sobre o adversário escocês.




Equipa do Celtic de Glasgow chega hoje a Braga... com cerca de três mil adeptos     

A comitiva do Celtic de Glasgow chega esta tarde a Braga. O clube escocês conta com o apoio de quase três mil adeptos para o jogo de amanhã com o Sporting de Braga.

A chegada ao aeroporto está agendada para o início da tarde.

O treinador Neil Lennon marca presença na sala de imprensa do estádio Municipal de Braga, para fazer a antevisão do jogo pelas 15.30 horas.

Logo de seguida, pelas 16 horas, será a vez de Domingos Paciência abordar esta partida para a comunicação social.

O plantel do Sporting de Braga efectua o último treino antes do jogo com o Celtic às 17 horas. A sessão decorre à porta fechada, apenas os primeiros 15 minutos serão abertos às comunicação social.


ANTENA MINHO

rfg_mlk

Lucas fora das contas da 'Champions'

O Sporting de Braga já enviou à Uefa a lista de jogadores que irão entrar em campo na competição. Os minhotos vão entrar em campo já depois de amanhã, jogando a 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, onde irão ter pela frente o Celtic, no estádio Axa.

Da lista enviada à Uefa, na qual têm de ser preenchidos alguns requisitos, Lucas é a surpresa, entre os ausentes. De fora ficam ainda Leo Fortunato, Marcos, Collado e os lesionados Quim e Mossoró. A novidade da lista de 23 jogadores é o defesa Anibal, que integra a mesma devido à obrigação em contar com um mínimo de jogadores formados em Portugal. Por outro lado, a lista pode ser sujeita a adições de jogadores até 24 horas antes da partida, o que poderá acontecer no caso de os vice-campeões nacionais contratarem algum jogador entretanto. Luis Aguiar continua na expectativa.

Amanhã, terça-feira, Domingos Paciência irá dar uma conferência de imprensa , às 16 horas, onde fará a antevisão do jogo no dia seguinte, na prova onde também ele se estreia como treinador.

Eis a lista enviada à Uefa:
Artur Moraes, Mário Felgueiras, Diego.
Rodriguez, Paulão, Moisés, Eduardo, Miguel Garcia, Elderson, Sílvio, Aníbal;
Andrés Madrid, Salino, Guilherme, Vandinho;
Pizzi, Paulo César, Hélder Barbosa, Keita, Lima, Meyong, Alan e Matheus.

MAISMINHO.PT

JotaCC

ABC defronta equipa sérvia do Radnicki na Chalenge Cup    

O Radnicki da Sérvia é o adversário do ABC na terceira ronda da Challenge Cup.

O sorteio realizaou-se esta manhã, sendo que o ABC não integrava o grupo de cabeças-de-série. Por isso mesmo, Jorge Rito, treinador da formação bracarense destaca que é necessário algumas cautelas em relação a este adversário.

O primeiro jogo é fora de portas a 20 ou 21 de Novembro.

Na Taça das Taças, o Xico Andebol vai defrontar o Lovcen, de Montenegro.


ANTENA MINHO

JotaCC

Treinador do Celtic destaca união e consistência do Sp. Braga

Na antevisão ao encontro desta quarta-feira, para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o técnico do Celtic deixou perceber que está ciente das dificuldades que o Sp. Braga poderá causar. Ainda assim, espera por um bom resultado para a sua equipa.

«O Sp. Braga é uma equipa muito consistente, com forte espírito ofensivo e capaz de fazer uma grande equipa, mesmo sem grandes estrelas», afirmou Neil Lennon, que não arrisca apontar favoritos para a eliminatória.

Ainda assim, garante que a sua equipa «está preparada para fazer tudo para entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões». «Sabemos qual a qualidade do Braga, mas também temos confiança nas nossas aptidões. Esta é a nossa hipótese e queremos começar a ganhar jogos», atirou.

O Celtic aproveitou para apresentar um novo jogador nesta conferência de Imprensa (o avançado Gary Hooper).


A BOLA

Pé Ligeiro

Matheus e Paulo César convocados para defrontar o Celtic na quarta-feira 


Matheus e Paulo César foram incluídos pelo treinador do Sp. Braga entre os 19 convocados para a receção ao Celtic, na quarta-feira, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

A inclusão de Matheus é a principal surpresa porque consta ainda do boletim clínico hoje divulgado pelo clube bracarense.

O extremo brasileiro, a contas com uma mialgia na face posterior da coxa direita que o tem obrigado a fazer tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado, não deve, contudo, ser opção para o "onze" inicial gizado por Domingos Paciência.

Já Paulo César recuperou totalmente de um traumatismo no pé direito e foi chamado pelo técnico, merecendo ainda destaque a convocatória do jovem defesa central Aníbal.

O jogo tem início às 20 horas, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado pelo belga Serge Gumienny.


Lista dos 19 convocados:
Guarda-redes: Mário Felgueiras e Artur.
Defesas: Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez, Elderson, Sílvio, Aníbal.
Médios: Vandinho, Madrid, Leandro Salino, Guilherme. Avançados: Alan, Hélder Barbosa, Paulo César, Matheus, Keita, Lima e Meyong.

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Paulão falha recepção ao Celtic; Matheus chamado  

A ausência de Paulão é o principal destaque da lista de convocados do Sp. Braga para a recepção ao Celtic, jogo da primeira-mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

O central contraiu um traumatismo no pé direito, tendo ficado em tratamento e a trabalhar de forma condicionada no ginásio e no relvado durante o treino desta terça-feira dos minhotos.

Domingos Paciência optou por chamar o jovem central Aníbal, que esta época foi promovido ao plantel principal dos arsenalistas.

De realçar ainda a chamada de Matheus. O avançado tem uma mialgia na face posterior da coxa direita. Realizou tratamento e treinou condicionado no ginásio e relvado, mas deverá ser recuperável para a partida com a formação escocesa.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Mário Felgueiras,

Defesas: Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez, Aníbal, Elderson e Sílvio;

Médios: Vandinho, Salino, Madrid, Guilherme e Hélder Barbosa;

Avançados: Alan, Paulo César, Matheus, Keita, Lima e Meyong.

ABOLA


BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Aníbal substitui Paulão na convocatória

O Sp. Braga já divulgou a sua convocatória para a primeira partida frente ao Celtic, a contar para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Uma vez que Paulão se encontra lesionado, Domingos Paciência colocou Aníbal na convocatória. O jovem foi promovido ao plantel principal da equipa esta época, uma vez que alinhava nos juniores.


A convocatória é a seguinte:

Guarda-redes: Artur Moraes e Mário Felgueiras;

Defesas: Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez, Aníbal, Elderson e Sílvio;

Médios: Vandinho, Salino, Madrid, Guilherme e Hélder Barbosa;

Avançados: Alan, Paulo César, Matheus, Keita, Lima e Meyong.

OJOGO
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

«Só pensamos em ganhar ao Celtic» - Domingos

Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga, mostrou-se realista ao assumir que o Celtic é superior aos minhotos, mas garante que só a vitória interessa ao grupo que orienta.

«É natural que seja uma equipa que ambiciona muito mais, está acima do Sp. Braga em vários aspectos. No orçamento, prestígio e normalmente está nas competições europeias, mas dentro do campo vamos trabalhar para que essa superioridade não se note», vincou o técnico dos arsenalistas, na conferência de imprensa de antevisão da partida da terceira pré-eliminatória da Champions.

Domingos reconheceu, no entanto, que «é natural que haja ansiedade» no seio da equipa, que fez «tudo para ter esta oportunidade» e tudo fará, com «a vontade, o querer e o acreditar», para eliminar os escoceses. «São os aspectos que mais têm sido trabalhados porque num jogo de futebol tudo é possível», sublinhou.

«Um bom resultado seria ganhar: jogamos em casa e não pensamos noutra coisa que não seja ganhar. No segundo jogo logo se verá», vincou o treinador bracarense, acrescentando que já analisou o adversário, que é uma «equipa forte, agressiva, a procurar o contacto e muito pressionante sobre o portador da bolsa» «Tem jogadores de qualidade e de selecção», reforçou..

A questão da baliza está, durante as duas mãos com o Celtic, resolvida. Caberá a Mário Felgueiras guardar as redes arsenalistas, pelo maior entrosamento com a restante equipa, mas depois voltará ao Rio Ave, por empréstimo. Paulo César e Matheus são as principais dúvidas.


A BOLA

JotaCC

«Tudo é possível»
DOMINGOS QUER VENCER O "SUPERIOR" CELTIC


O treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, disse hoje que a equipa escocesa do Celtic é superior, mas avisou que a quer vencer, quarta-feira, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

"É natural que seja uma equipa que ambiciona muito mais, está acima do Braga em vários aspetos, no orçamento, prestígio, normalmente está nas competições europeias, mas dentro do campo vamos trabalhar no sentido que essa superioridade não se note", disse.

Domingos Paciência disse ainda que jogadores e responsáveis têm "consciência" do que têm pela frente - uma eliminatória da Liga dos Campeões - "e é natural que haja ansiedade de querer fazer este jogo" porque fizeram "tudo para ter esta oportunidade", lembrou.

Domingos Paciência considerou que o Celtic é um "obstáculo" difícil, mas revelou que "a vontade, o querer e o acreditar são os aspetos que mais têm sido trabalhados porque num jogo de futebol tudo é possível".

O técnico mantém, contudo, o otimismo: "Agora há um jogo para fazer e uma possibilidade que queremos agarrar. Sabemos que é importante para o clube por ser a primeira vez em 89 anos de história que participa na Liga dos Campeões e pelo aspeto financeiro".

Para Domingos, "um bom resultado seria ganhar: jogamos em casa e não pensamos noutra coisa que não seja ganhar. No segundo jogo logo se verá", disse.

Quanto ao adversário, considerou-o uma "equipa forte, agressiva, a procurar o contacto e muito pressionante sobre o portador da bolsa, que tem jogadores de qualidade e de seleção".

Domingos Paciência disse ter visto vários jogos do Celtic, tendo gostado "muito" da equipa escocesa ante o Sporting, no recente torneio disputado nos Estados Unidos, e destacado os jogadores Samaras e Fortune.

Confirmou que, neste momento, as dúvidas são Paulo César e Matheus, a recuperar de lesões, e revelou que será Mário Felgueiras, que regressará ao Rio Ave, por empréstimo, depois destes dois jogos com os escoceses, a defender a baliza minhota por estar mais entrosado com a equipa e ter mais dias de preparação que o recente reforço, o brasileiro Artur Moraes.


RECORD

JotaCC

Domingos Paciência: "Não pensamos noutra coisa que não seja ganhar"

Domingos Paciência assumiu que o Celtic é uma equipa superior ao seu Sp. Braga. O técnico dos minhotos referiu que "é natural que seja uma equipa que ambiciona muito mais, está acima Sp. Braga em vários aspectos. No orçamento, prestígio e normalmente está nas competições europeias, mas dentro do campo vamos trabalhar para que essa superioridade não se note".

O técnico afirma que "um bom resultado seria ganhar: jogamos em casa e não pensamos noutra coisa que não seja ganhar. No segundo jogo logo se verá".

Relativamente à postura do adversário, Domingos Paciência acredita que o Celtic é uma "equipa forte, agressiva, a procurar o contacto e muito pressionante sobre o portador da bola", até porque "tem jogadores de qualidade e de selecção".

O técnico diz ser "natural que haja ansiedade" na equipa bracarense, mas diz que o seu plantel fez "tudo para ter esta oportunidade" e que, por isso mesmo, contará com "a vontade, o querer e o acreditar", sendo que esses "são os aspectos que mais têm sido trabalhados porque num jogo de futebol tudo é possível".


O JOGO

Pé Ligeiro

«Vontade, querer e acreditar» do Braga contra o Celtic
Liga dos Campeões, Sp. Braga, Celtic


O Braga abre oficialmente a época esta quarta-feira, frente ao Celtic, depois de na época passada ter terminado a temporada em segundo lugar da tabela e garantido, pela primeira vez, o acesso à Liga dos Campeões. A primeira mão desta terceira pré-eliminatória da Champions está marcada para Braga e pode ser acompanhada, em directo, aqui.

O Sporting de Braga tem expectativas altas para a próxima época mas também um desafio inédito pela frente. É a primeira vez que os arsenalistas chegam à Liga dos Campeões e a passagem da terceira pré-eliminatória é quase uma questão de orgulho para a turma do Minho. A pré-época começou há quase um mês, no dia 1 de Julho, e para trás ficam seis vitórias e duas derrotas, 22 golos marcados e nove sofridos.

Domingos Paciência, na antevisão da partida, referiu-se à superioridade do Celtic em termos de orçamento, prestígio e palmarés mas salienta a vontade da sua equipa: «Há muita ansiedade de querer fazer este jogo, fizemos tudo para conseguir ter esta oportunidade. Sabemos perfeitamente que temos um obstáculo pela frente e tudo faremos para o ultrapassar. Vontade, querer e acreditar são os aspectos que mais temos trabalhado porque num jogo de futebol tudo é possível».

O treinador do Celtic fez também a antevisão da partida diante do Sporting de Braga. Neil Lennon espera um bom resultado para a sua equipa mas sabe que os arsenalistas são capazes de criar muitas dificuldades: «O Sp. Braga é uma equipa muito consistente, com forte espírito ofensivo e capaz de fazer uma grande equipa, mesmo sem grandes estrelas», afirmou, salientando que a sua equipa tem confiança nas suas capacidades: «Esta é a nossa hipótese e queremos começar a ganhar jogos», rematou.

O Celtic é o clube da Escócia que tem mais troféus conquistados, apesar de não vencer títulos desde 2008. Na época passada, na Liga dos Campeões, os escoceses foram eliminados pelo Arsenal nos play-offs, seguindo para a Liga Europa, mas não conseguiu passar da fase de grupos.

Serge Gumiendy, da Bélgica é o árbitro designado pela UEFA para apitar o jogo entre Braga e Celtic. Gumiendy arbitrou o Braga em 2007/08, também em casa, contra o Werder Bremen, num jogo que acabou por ditar a eliminação dos minhotos, que perderam por 1-0.

ZEROZERO.PT
BRAGA SEMPRE MAIS!