News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 26/07

Started by JotaCC, 26 de July de 2010, 07:33

Previous topic - Next topic

JotaCC

Na expectativa por Luís Aguiar


É o grande desejo de Domingos Paciência. O técnico já deixou claro o interesse no regresso do médio Luís Aguiar e mantém-se na expectativa pelo desenrolar das negociações com o Dínamo de Moscovo.
Resolvido o problema na baliza arsenalista - com a chegada de Artur e Mário Felgueiras - as atenções estão agora centradas na aquisição de um médio de características ofensivas, um 'maestro' para o meio-campo.

Para vestir o papel ninguém melhor do que o uruguaio, uma das peças-chave da brilhante caminhada do Sp. Braga na época passada.
Com apenas Salino no lugar de distribuidor de jogo (ou Guilherme), a urgência passa agora por garantir o regresso de Luís Aguiar ou de Hugo Viana, aliás, os dois jogadores no topo das preferências de Domingos.

A presença do médio uruguaio no jogo de apresentação da passada quarta-feira deixou no ar a ideia de que estaria para breve a confirmação do regresso, mas a verdade é que Luís Aguiar já regressou à Rússia para tentar junto do Dínamo um novo empréstimo.

A hipótese tem sido rejeitada pelos russos, já que o interesse é a venda do passe do atleta (após os três milhões de euros pagos ao Sp. Braga). Aguiar quer voltar para a cidade dos arcebispos e, nos próximos dias, irá tentar o segundo empréstimo ou a rescisão de contrato.

Em contagem decrescente para a estreia na Liga dos Campeões

Em contagem decrescente para a estreia na Liga dos Campeões. O hino da 'Champions' está já no ouvido d os adeptos e sócios, num arranque de época com contornos de ouro para a equipa arsenalista. Pela primeira vez na história, o Sp. Braga entra em campo para disputar a milionária liga, depois do inédito segundo lugar no campeonato nacional, na temporada passada.

Pela frente, a equipa de Domingos Paciência encontra um dos 'gigantes' da Escócia - o Celtic de Glasgow - clube bem mais habituado a estes palcos da 'Champions', onde soma 26 presenças e um título, em 1967.

O forte apoio dos adeptos é uma das armas para este encontro decisivo, agendado para quarta-feira, às 20 horas, já que a equipa arsenalista pretende alcançar uma vantagem confortável para a viagem a Glasgow, na segunda 'mão'. Do lado escocês, vão ser quatro mil adeptos a torcer pelo Celtic.

Caso consiga ultrapassar nesta terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Sp. Braga encaixa um prémio de dois milhões de euros e irá disputar um 'play-off' final, onde medirá forças com um dos terceiros ou quartos classificados das ligas mais poderosas.

Apesar da derrota nos últimos dois testes (frente ao Atlético de Bilbao e Varzim), Domingos Paciência garante que a equipa está preparada para atacar a 'Champions', isto depois de já estar solucionado o problema na baliza. Quanto à formação escocesa, os 'guerreiros' vão ter de aniquilar a principal arma do Celtic: o ataque directo com jogadores de elevado renome, como Samaras, Fortune ou McGown.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Direita chama Sílvio
volta às origens se domingos quiser ousadia

Para além do tão badalado problema da baliza, Domingos Paciência tem outra grande dúvida para a receção ao Celtic: o lado direito da defesa. O treinador tem trabalhado com Miguel Garcia e George Lucas desde os primeiros dias, intercalou-os nos diversos encontros de preparação, mas até poderá apostar numa cara nova chamada Sílvio.

O destro contratado ao Rio Ave, no dia da apresentação oficial da equipa e que se mostrou curiosamente ao país no lado esquerdo, foi testado pela primeira vez frente ao Varzim e passou com distinção nos 45 minutos à direita.

A favor de Sílvio jogam diversos fatores. O rigor tático, grande parte dele devido à formação que fez no Benfica, o ritmo competitivo acumulado nas temporadas passadas, a acutilância ofensiva, as rotinas do futebol nacional e, por último mas muito importante, as prestações menos conseguidas dos rivais de posição.

Défice

A começar por Lucas. Dispensado do Santos, após uma arreliadora lesão contraída no final de 2009, é reconhecido do outro lado do Atlântico pela capacidade técnica – cruza bem e até tem sido o homem das bolas paradas durante os jogos de pré-temporada. O pior é quando é preciso defender...

Como ainda anteontem, frente ao Varzim, se provou, o brasileiro tem sérias dificuldades em fechar o corredor e estranha muito mais os momentos em que se vê obrigado a ocupar posições centrais. Os 2 golos dos poveiros nasceram de falhas de marcação de Lucas e, já na semana anterior, Yazalde (adaptado a extremo) lhe tinha feito a cabeça em água.

Claro que Domingos pode optar por uma solução mais conservadora e dar oportunidade a Miguel Garcia: contratado em janeiro ao Olhanense, para substituir João Pereira, o famoso herói de Alkmaar nunca se afirmou na época passada perante a concorrência de Filipe Oliveira, agora no Parma. É um defesa que não se aventura muito no ataque e na última aparição, diante do Atlético Bilbao, esteve longe de ser brilhante.

Dilema

O treinador dos arsenalistas ainda tem mais de 48 horas para decidir o primeiro onze oficial da nova temporada. Se na esquerda o possante Elderson tem evoluído de uma forma interessante e dá sinais claros de que pode ser uma opção à altura do coletivo, o lado direito da defesa deverá ser um tabu até bem perto da hora do jogo. George Lucas seria a aposta de maior risco; Miguel Garcia era o mais provável até há poucos dias, embora se saiba que a equipa poderá ficar órfã da habitual acutilância de um dos seus laterais; e, agora, Sílvio "arrisca-se", mesmo sem muitos treinos, a figurar entre os titulares.

Os dados estão lançados e cabe ao treinador escolher bem. As explicações chegam no final da 1.ª mão.



RECORD

JotaCC

Lenda do Celtic torce pelo Braga

Quando levantava o braço e girava o seu indicador direito bem alto, na atmosfera, o Celtic Park, também conhecido como Parkhead, com capacidade para 60 832 espectadores, explodia de alegria. Era assim que Jorge Cadete festejava os seus golos pelo Celtic, o tal "monstro" que o Braga terá de ultrapassar para conseguir entrar, de vez, na fase de grupos da Liga dos Campeões. Transformou-se praticamente numa divindade para os fervorosos "católicos" de Glasgow e não foi propriamente por obra do acaso. Os 38 golos que marcou em 47 jogos da Scottish Premier League, distribuídos por apenas uma época e meia (entre 1996 e 1997), chegaram e sobraram para Cadete se transformar numa relíquia. É por isso que o antigo avançado, de caracóis aloirados, depressa é lembrado entre os adeptos sempre que se atravessam equipas portuguesas no caminho do Celtic. "Tem um potencial enorme na Europa. Não fez um grande campeonato, mas uma nova época é sempre uma nova vida", alerta, confirmando que os adeptos da equipa escocesa são realmente o diabo. "São fantásticos, estão sempre a puxar pelo Celtic e, à excepção do grande rival Glasgow Rangers, até são capazes de aplaudir as equipas adversárias", destaca. Desde que se despediu do Celtic, passaram 13 anos, muito tempo em futebol, pelo que deixou de ser um "expert" em identificar os jogadores mais perigosos. "Restam lá muito poucos do meu tempo, mas tenho a certeza de que continuam fortes. É o mínimo que se pode dizer de uma equipa que luta pelo título e que normalmente anda na Champions", lembra.

A matriz de jogo do Celtic também merece atenções. "Há muito que acabou o kick and rush. Jogam rápido, com poucos toques na bola e sempre com o claro objectivo de fazer golos, muitos golos. Procuram normalmente as faixas laterais para desenvolverem os ataques e praticamente abdicam de chegar à linha de fundo para cruzar para a área. Preferem fazê-lo no enfiamento do bico da área, de modo a explorarem as costas dos defesas. Tentam sempre tirar partido das chamadas zonas mortas da área, onde se registam erros dos guarda-redes e até autogolos dos defesas", explica. Convicto da "excelência" do Braga, Cadete confia, porém, num bom resultado já na quarta-feira. "Só terão de colocar em prática o seu jogo habitual", aconselha, colocando ao mesmo tempo a razão à frente do coração. "O Celtic diz-me mais, mas ficarei muito contente se o Braga seguir em frente na Liga dos Campeões".


Médios e alas transformam-se em avançados quando é preciso

Para a frente, perdão, para a baliza, é que é o caminho quando o Celtic entra em campo. Em nome do espectáculo, será quase pecado renunciar a este desígnio e, nessa medida, a figura do ponta-de-lança assume contornos sagrados. "Todos trabalham para chegar ao golo, o que passa necessariamente por servir bem quem joga na frente. É um trabalho colectivo, mas são capazes de meter três ou quatro na área, ou então de converter médios e alas em avançados", expõe Cadete, alertando para uma curiosa realidade na Escócia. "Por lá, raramente há avançados com menos de oito golos marcados", destaca. Tanto pendor ofensivo poderá, todavia, esbarrar na "consistência defensiva" do Braga. Palavra de ex-avançado


Rival e companheiro de Domingos

Um ano mais velho do que Domingos Paciência, Jorge Cadete nunca duvidou da competência do actual treinador do Braga. Quem joga "ao mais alto nível" durante 15 anos, dificilmente escapa à chamada "lei natural do futebol" e Domingos soube aproveitar "a oportunidade" que lhe foi dada. "Tem mostrado toda a sua qualidade", certifica, contornando diplomaticamente os duelos, "sempre de alta tensão", que teve contra o portista Domingos. "Fora dos relvados e na Selecção Nacional éramos amigos", conta. À pergunta sobre quem era o melhor, Cadete responde com factos: "Marquei 25 golos em 1992/93 e 19 na época seguinte, ganhando a bota de ouro". Outro aspecto que distinguia um do outro era a experiência (ou a falta dela). "O Domingos sempre foi ponta-de-lança, eu cheguei a ser médio-ala no Setúbal e no Sporting. Após a saída do Fernando Gomes do Sporting, o Marinho Peres resolveu experimentar-me nessa posição e deu resultado"



Canção perdura em Glasgow


Poucos jogadores portugueses serão alvo, actualmente, de homenagens tão poderosas. Com Cadete no Celtic, cada golo era comemorado de forma especial, a cantar, em tons vulcânicos, por milhares de adeptos. "There's only one Jorge Cadete. He puts the ball in the net. He's portuguese and he scores with ease. Walking in Cadete wonderland". Traduzido para português, seria o equivalente a isto: "Só há um Jorge Cadete, ele mete a bola na baliza; ele é português e marca facilmente: este é o mundo fantástico do Cadete". Colocado o ponto final na carreira, não morreu a música, muito menos o contacto com os adeptos do Celtic. Basta consultar a página de Cadete no Facebook, onde tem para cima de 4000 amigos. Para o futuro, projecta ser "treinador de avançados" em clubes ou selecções.



Hugo Viana livre será para apanhar

Estão praticamente reunidas as condições necessárias para o Braga avançar na direcção de Hugo Viana. É mais um caso de um "emprestado" de sucesso na época anterior e o seu lugar, comum ao de Luis Aguiar, mantém-se vago no plantel arsenalista. Querido entre os adeptos e de máxima utilidade para Domingos Paciência, o internacional português chegou a ser encarado como um alvo impossível enquanto durou o assédio do Sporting, mas as negociações não resultaram num acordo, devido às exigências salariais impostas pelo jogador, e o cenário mudou significativamente.

De regresso ao Valência, Hugo Viana percebeu que não conta para o treinador Unai Emery, que nem sequer o convocou para o estágio de pré-época, e a saída do clube espanhol estará mesmo para breve, atendendo a que só tem mais um ano de contrato. O Valência já terá proposto a rescisão, mas o jogador só avançará para esse passo na condição de receber a totalidade dos seus salários - aufere perto de 120 mil euros por mês. Ultrapassada essa questão, Viana ficará então livre para assinar, de vez, pelo Braga, onde sempre foi feliz.


Dínamo só admite vender Luis Aguiar

Continua difícil o (segundo) empréstimo de Luis Aguiar. O Dínamo de Moscovo pretende recuperar os três milhões de euros que teve de desembolsar para contratar a pérola uruguaia, e só admite negociar a sua saída num contexto de venda, o que contraria totalmente as pretensões do Braga, interessado somente na sua cedência. O médio-ofensivo terá viajado anteontem para a Rússia na tentativa de acelerar a libertação e, para já, ninguém avança com palpites.



Paulo César regressou à porta fechada

Pelo menos uma boa notícia marcou o treino do Braga, realizado à porta fechada. Recuperado de um traumatismo no pé direito, o avançado Paulo César foi visto a trabalhar sem restrições com o grupo e estará em condições de alinhar, quarta-feira, contra o Celtic.


Celtic escalpelizado em sessão vídeo matinal

Antes do trabalho na relva, Domingos juntou o plantel para estudar, em conjunto, o adversário na Champions. O meio escolhido foi o visionamento de um filme com diferentes momentos do Celtic em jogos da época anterior e também no particular com o Sporting.



O JOGO

JotaCC

Paulo César e Matheus vão a jogo
recuperação à vista


Matheus e Paulo César devem recuperar a tempo de alinhar depois de amanhã. Os avançados têm trabalhado de forma condicionada, mas ontem já apresentaram melhorias e até devem ser reintegrados esta manhã sem quaisquer condicionalismos. Matheus, recorde-se, falhou os dois últimos encontros de preparação devido a uma mialgia na coxa direita, enquanto Paulo César contraiu um traumatismo no pé direito diante do Athletic Bilbao.

Fora de combate estão Quim, Mossoró e, muito provavelmente, Leo Fortunato. O central brasileiro tem um problema antigo nos ligamentos do joelho esquerdo e tem alternado treinos com bola com exercícios específicos de reabilitação.

Hoje, o plantel volta a juntar-se de manhã, mais uma vez à porta fechada, sessão que se repete amanhã, com o treinador a fazer a habitual antevisão do jogo.

Invasão


O Celtic também chega amanhã e com a comitiva devem viajar cerca de 4 mil adeptos. Foi esse o número de bilhetes pedidos e a SAD arsenalista não se fez rogada a tão boa receita


RECORD

JotaCC

Quem deita a luva à baliza?

Apresentados no mesmo dia como reforços para a baliza do Sp. Braga, Artur e Mário Felgueiras caminham na mesma direcção. Mas vão a velocidades diferentes. Falta saber quem cortará primeiro a meta, depois de amanhã, quando Domingos Paciência anunciar o onze que irá defrontar o Celtic, na 3ª pré-eliminatória da Champions.

Artur e Mário Felgueiras são os homens das redes. Há uma semana nem sonhavam com a Champions. Dentro de dois dias, um deles mergulhará a fundo na prova. Para Mário Felgueiras pode ser a estreia absoluta em competições europeias; para o brasileiro Artur, será o primeiro jogo na Liga milionária. Especula-se que o português está em vantagem, por conhecer melhor a defesa. Será? Talvez Domingos Paciência desfaça a dúvida na véspera do jogo. Ou talvez não o faça... Às vezes, há segredos que vale a pena guardar.

A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga estreia-se depois de amanhã na Liga dos milhões com receção a gigante escocês     


Na contagem decrescente para o grande jogo, Sporting de Braga estreia-se depois de amanhã na Liga dos Campeões em futebol, ao receber, na primeira mão da terceira pré-eliminatória o Celtic de Glasgow, clube que conta 26 presenças na competição e um título, em 1967.

Os bracarenses conseguiram um inédito segundo lugar na Liga portuguesa em 2009/10 e, por mérito, asseguraram presença na prova dos "milhões", embora para acederem à fase de grupos tenham primeiro de ultrapassar dois adversários.

Caso consiga ultrapassar nesta terceira pré-eliminatória um dos gigantes de Glasgow, o Braga enfrenta ainda o play-off final, onde medirá forças com um dos terceiros ou quartos classificados das ligas mais poderosas.

O Sporting de Braga perdeu nos dois últimos testes, tanto com o Atlético de Bilbau, como com o Varzim, mas Domingos Paciência, o treinador dos bracarenses, já garantiu que a equipa está preparada para lutar pela fase de grupos.

A equipa portuguesa resolveu o problema da baliza, com o resgate do brasileiro André Moraes à AS Roma, e isto depois da saída de Eduardo para o Génova e da prolongada lesão de Quim.

Ainda assim, sobretudo no encontro de quarta feira com o Bilbau, foi possível perceber alguns problemas defensivos na equipa de Domingos, sobretudo no lado esquerdo: Evaldo saiu para o Sporting e o lateral direito João Pereira já tinha saído em dezembro para o mesmo clube.

O Celtic jogou recentemente com o Sporting e venceu no desempate por grandes penalidades, depois de 1-1 no tempo regulamentar.

A formação escocesa, que recebe o Sporting de Braga a 4 de agosto, faz do ataque direto a sua principal arma e conta com jogadores de elevado renome, como Samaras, Fortune ou McGown.

O Ajax (quatro vezes vencedor da Taça dos Clubes Campeões Europeus) vai medir forças com os gregos do PAOK, antiga equipa orientada pelo português Fernando Santos e na qual alinha o extremo português Vieirinha.

O Zenit São Petersburgo (dos portugueses Fernando Meira e Danny e vencedor da Taça UEFA em 2008) tem pela frente um embate ante os romenos do FC Unirea Urziceni, conjunto que conta com o avançado António Semedo.

Programa da primeira mão da terceira pré-eliminatória:

- 27 de julho:

Omonia (Chp) - Salzburgo (Aut).

Litex Lovech (Bul) - Zilina (Svq).

Dínamo Kiev (Ucr) - Gent (Bel).

Unirea Urziceni (Rom) - Zenit (Rus).

Sparta Praga (Che) - Lech Poznan (Pol).

The New Saints (Gal) - Anderlecht (Bel).

- 28 de julho:


Aktobe (Caz) - Hapoel Telavive (Isr).

BATE Borisov (Bul) - FC Copenhaga (Din).

Sheriff (Mol) - Dínamo Zagreb (Cro).

Debrecen (Hun) - FC Basileia (Sui).

Young Boys (Sui) - Fenerbahce (Tur).

AIK Solna (Sue) - Rosenborg (Nor).

Partizan Belgrado (Ser) - HJK Helsínquia (Fin).

Ajax (Hol) - PAOK (Gre).

Sporting Braga (Por) - Celtic (Esc).


ANTENA MINHO

JotaCC

Matheus e Paulo César devem recuperar a tempo do embate com o Celtic

Matheus e Paulo César devem recuperar a tempo de jogar depois de amanhã. Os jogadores têm treinado de forma condicionada, mas ontem já apresentaram progressos e até devem ser reintegrados esta manhã.

Matheus falhou os dois últimos treinos de preparação devido a uma mialgia na coxa direita, já Paulo César contraiu um traumatismo no pé direito no jogo frente ao Athletic Bilbao.

Fora das opções estão Quim, Mossoró e, muito provavelmente, Leo Fortunato. Esta segunda-feira o plantel volta a juntar-se, à porta fechada.

O Celtic de Glasgow chega amanhã e com a comitiva devem viajar cerca de quatro mil adeptos.

O  JOGO

JotaCC

Gumiendy e Bebek na estreia do Sp. Braga na Liga dos Campeões

Na segunda mão, Ivan Bebek volta a arbitrar uma partida de uma formação portuguesa. O croata já dirigiu sete jogos com equipas lusas, entre os quais a vitória da selecção nacional de futebol no Azerbeijão, por 2-0, na qualificação para o Euro2008.
Esta semana entram nas competições europeias outras duas equipas portuguesas. O Sporting visita na quinta-feira os dinamarqueses do Nordsjaelland, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa. O jogo vai ter arbitragem do russo Stanislav Sukhina. Na segunda mão, em Alvalade, o árbitro vai ser o croata Marijo Strahonja.

No apuramento para o 'play-off' da Liga Europa, o Marítimo joga na quinta-feira frente ao Bangor City. Na Madeira o árbitro vai ser o austríaco Oliver Drachta, e no País de Gales vai ser o húngaro Mihaly Fabian.

RTP

Pé Ligeiro

Sp. Braga: árbitro de má memória para a recepção ao Celtic

Um belga e um croata para os dois jogos da pré-eliminatória


Não traz boas recordações para o Sp. Braga o árbitro escolhido pela UEFA para dirigir o encontro da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Celtic de Glasgow.

Trata-se do belga Serge Gumiendy, que, na temporada 2007/08, arbitrou a derrota caseira com o Werder Bremen (1-0), na Taça UEFA. Para a segunda mão, o escolhido foi o croata Ivan Bebek, que vai dirigir o seu oitavo jogo com equipas portuguesas.

Um russo e...outro croata, para o Sporting

Quanto ao Sporting, que na quinta-feira joga na casa do Nordsjaelland, encontrará o árbitro russo Stanislav Sukhina. Na única vez que o juiz dirigiu um jogo que envolvia uma equipa portuguesa, a selecção sub-21 perdeu por 2-1, com a Grécia, no apuramento para o Euro 2011.

Para o encontro da segunda mão, em Alvalade, a UEFA nomeou Marijo Strahonja, croata, que já arbitrou a vitória do Sporting de Braga sobre o Artmedia, por 2-0, na Taça UEFA de 2008/09, e o empate da seleção portuguesa de sub-19 com a Bulgária (1-1).

Por fim, na eliminatória com o Bangor City, o Marítimo encontrará dois árbitros que nunca cruzaram com equipas lusas. Na Madeira estará o austríaco Oliver Drachta e em Gales será a vez do húngaro Mahaly Fabian dirigir o jogo.

MaisFutebol
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE DOMINGOS PACIÊNCIA TERÇA-FEIRA ÀS 16H00

O treinador do SC Braga, Domingos Paciência, estará na sala de imprensa do Estádio AXA terça-feira, dia 27 de Julho, às 16h00, para projectar o encontro com o Celtic, a contar para a 3ª Pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Os Gverreiros do Minho treinam depois, às 17h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta para a comunicação social durante os primeiros 15 minutos.

scbraga.pt
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

Léo Fortunato e Lucas ficam de fora da lista de jogadores do Sp. Braga para as competições europeias

Os brasileiros Lucas e Léo Fortunato ficaram de fora da lista de jogadores que o Sporting de Braga enviou para a UEFA, tendo em vista o jogo da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Tal como se esperava, o guarda-redes Marcos também não consta nas opções do treinador. A grande novidade é a chamada do central Aníbal.

Os 23 jogadores inscritos pelo Sporting de Braga na UEFA são:

Guarda-redes: Artur Moraes, Mário Felgueiras e Diego.
Defesas: Rodriguez, Paulão, Eduardo, Miguel Garcia, Moisés, Elderson, Sílvio e Aníbal.
Médios: Andrés Madrid, Vandinho, Salino e Guilherme.
Avançados: Hélder Barbosa, Pizzi, Paulo César, Keita, Lima, Meyong, Alan e Matheus.

Antena Minho