News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/07

Started by JotaCC, 24 de July de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Artur Moraes acelera preparação para jogar

Faltam cinco dias para o jogo Sporting de Braga - Celtic de Glasgow. Iniciou a contagem decrescente para um dos compromissos mais importantes da temporada e Artur Moraes — o novo guarda-redes dos arsenalistas — acelera a adaptação e preparação individual, para assumir a titularidade na baliza do Sporting de Braga.

Ontem completou o primeiro treino, juntando-se a Marcos, Mário Felgueiras e ainda Diego. Mostrou-se à vontade, fruto da experiência que acumula, não se inibiu em dar indicações aos companheiros e até teve oportunidade de corresponder às solicitações dos adeptos no final do apronto.
Moraes tenta empenhar-se ao máximo, acelerando a preparação, dado que o tempo é escasso tendo em vista o compromisso com os escoceses.

Internacional belga no plantel dos juniores

O ponta-de-lança Emre Sahin, 18 anos, chegou ontem a Braga e firmou contrato com o emblema arsenalista, sendo definido como uma autêntica promessa. Trata-se de um ponta-de-lança, internacional em todos os escalões de formação na Bélgica e na época passada já jogava na equipa principal do Westerlo, clube da I divisão belga.

Esta aposta vem sustentar a atenção que o departamento de formação detém para os jovens talentos, independentemente das nacionalidades. Aliás, no discurso de apresentação dos juniores, Carlos Mangas, o novo coordenador da formação do Sporting de Braga, salientou que "a nacionalidade dos jogadores não é importante, logo que tenham qualidade para servir o clube".

Emre Sahin apresenta-se como uma "mais-valia" para o treina-dor, Artur Jorge. O técnico passa a contar com quatro estrangeiros no plantel. À margem de Emre Sahin, nos juniores do Braga já constavam os brasileiros Kanu, Carlos Eduardo e ainda Edmilsson.

Fernando "promovido"

O júnior Fernando, entretanto, participou ontem no treino da equipa principal, sob a atenção de Domingos Paciência.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Artur em prova de fogo
deve estrear-se diante do varzim

Chegou ao fim a rábula dos guarda-redes no Sp. Braga e a quatro dias do tão aguardado confronto com o Celtic, Domingos Paciência vai ter o último teste para preparar a primeira equipa oficial da nova temporada. Frente ao Varzim, Artur Moraes deve começar de início, já perspetivando a titularidade na pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

O antigo jogador da Roma (era a 4.ª opção...) treinou-se ontem com os novos companheiros, mostrando-se em forma e com reflexos apurados. A experiência adquirida no campeonato italiano é um trunfo que o treinador valoriza e as informações recolhidas (pelas análises vídeo e também de Fernando Couto junto dos responsáveis italianos) ajudaram a ditar o veredicto.

Confirmando-se a aposta em Artur Morais, Marcos perde terreno na luta pela baliza, apesar de ter sido ele o escolhido mal o azar bateu à porta de Quim, tendo chegado ainda no decorrer do estágio de Melgaço. A verdade é que os tempos áureos em que o brasileiro deu nas vistas ao serviço do Marítimo já lá vão (em 2004/2005 foi mesmo considerado o melhor guarda-redes da Liga) e as passagens por divisões secundárias nos dois últimos anos (3.ª italiana e 2.ª brasileira), para além das amostras nos primeiros dias de trabalho, não encheram as medidas da equipa técnica.

Fracassos

Daí novo recurso ao mercado. Felipe (Corinthians) revelou-se demasiado caro, o português Daniel Fernandes também recusou o convite e acabou por vir Artur Moraes, além de Mário Felgueiras, que corre sérios riscos de ir para o banco nas eliminatórias frente ao Celtic.


RECORD

JotaCC

Felgueiras à prova na Champions

Após o jogo de apresentação com o Atlético de Bilbau, Domingos Paciência foi claro em relação à questão dos guarda-redes. "Desde que o Quim se lesionou, não tem sido fácil nem para mim nem para a estrutura directiva", reconheceu o treinador, que depois da escassez de opções se depara com a abundância.

António Salvador e Fernando Couto não perderam tempo. Contrataram rapidamente Marcos, recuperaram Mário Felgueiras ao Rio Ave e, por fim, asseguraram Artur Moraes. Estes juntaram-se ao jovem Diego, elevando para cinco o número de guarda-redes no plantel, porque ainda há Quim, que recupera da grave lesão que sofreu em Melgaço. Domingos tem agora a batata quente na mão e até quarta-feira pensará pormenorizadamente na decisão que irá tomar na escolha do titular para um autêntico teste de fogo: a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Champions, frente ao Celtic, no AXA, onde será fundamental, a priori, ganhar sem sofrer golos.

Até lá, todas as indicações serão relevantes, a começar já pelas de hoje, dado que o Braga vai realizar na Póvoa de Varzim, às 10h30, o último ensaio antes do compromisso europeu diante dos escoceses. Contudo, há um guarda-redes que neste momento leva vantagem sobre a concorrência. Mário Felgueiras é o que reúne o maior número de condições para assumir já a titularidade e, ao que tudo indica, será ele o dono da baliza bracarense na quarta-feira. O jovem guardião está ligado ao Braga desde 2008, conhece bem a dupla de centrais (Moisés e Rodriguez) e jogou com assiduidade na temporada passada no Setúbal, pelo que os bracarenses entendem que será a opção mais coerente nesta altura. Assim, Mário Felgueiras poderá ter a oportunidade que procura há dois anos e, se corresponder à altura, é crível que fique no plantel. Senão, o regresso ao Rio Ave é uma possibilidade para jogar com a regularidade desejada. No treino de ontem, enquanto os colegas de posto participavam num jogo com três balizas, Mário Felgueiras fazia trabalho específico com o técnico de guarda-redes, Jorge Vital. Sintomático.

Uma vez que Marcos não foi inscrito na Liga dos Campeões, sobram duas alternativas: Artur Moraes e Diego. Contudo, o gigante brasileiro chegou ao AXA na quarta-feira - só ontem fez o primeiro treino - e ainda procura entrosar-se no grupo e ganhar a melhor forma, depois de, na época passada, só ter feito um jogo oficial pelo Roma, na longínqua primeira jornada do campeonato italiano (vitória por 3-2 sobre o Génova). Já o jovem português é ainda inexperiente e não será aposta imediata para a baliza arsenalista como facilmente se compreende.



Cinco guarda-redes, cinco histórias


Mário Felgueiras

Emprestado ao Rio Ave, o Braga solicitou o seu regresso para fazer face aos problemas que tinha na baliza e tirar benefícios, na lista de jogadores que apresentou na UEFA para a Champions, do facto de o guarda-redes ter sido formado localmente. Na terça-feira, cumpriu o primeiro dia no novo Braga e foi logo titular contra o Atlético de Bilbau.

Artur Moraes

Além de Mário Felgueiras e Marcos, o Braga pretendia outro guarda-redes. Felipe, do Corinthians, era a prioridade, mas não foi possível contratá-lo, assim como Daniel Fernandes, que preferiu o Panathinaikos. Artur Moraes estava de prevenção e acabou por assinar por um ano. Apresentado na terça-feira, estreou-se ontem a treinar.

Marcos

Depois de Quim se ter lesionado no estágio em Melgaço, foi a primeira solução encontrada pelos bracarenses. No entanto, após um ano de paragem, chegou em défice físico e, mais tarde, sofreu uma lesão num treino que atrasou a sua evolução. Agora sabe-se que não foi inscrito na Champions, mas tem o crédito de sete boas épocas no Marítimo.

Quim


Dada a anunciada saída de Eduardo, a sucessão foi feita de forma simples e previsível: findo o contrato com o Benfica, Quim regressou ao Braga, onde tudo indicava que seria titular indiscutível. Só que ao quarto dia de trabalho a solução virou problema. O guardião rompeu o tendão de Aquiles quando aquecia no ginásio e foi operado, precisando de meio ano para recuperar. De repente, o Braga só tinha Diego e Cristiano.

Diego

Dos cinco guarda-redes que fazem parte do plantel de Domingos Paciência, é o único que está a treinar com a equipa desde o primeiro dia da pré-temporada. É tido como um jovem promissor, mas ainda terá de esperar e trabalhar para um dia chegar a sua oportunidade. Internacional sub-21 por Portugal, esteve emprestado na época passada ao Covilhã, onde começou a titular mas a meio perdeu o lugar para Igor Araújo.


Começou o despique entre Sílvio e Elderson


Num só treino, três caras novas: Mário Felgueiras, Artur Moraes e Sílvio. Os três jogadores começaram ontem a trabalhar no Braga, se bem que o primeiro já havia jogado com o Atlético de Bilbau sem antes ter feito um único treino. Os outros dois também foram apresentados na terça-feira, mas não alinharam, pelo que só ontem de manhã puderam mostrar-se pela primeira vez em acção aos adeptos arsenalistas.

O guarda-redes brasileiro impressionou pelo tamanho, ao passo que o lateral-esquerdo não foi propriamente uma novidade para quem acompanha o futebol nacional. Sereno, Sílvio demonstrou que não precisará de muito tempo para se ambientar por completo à nova realidade, actuando de forma simples e eficaz no jogo com três balizas levado a cabo por Domingos Paciência. Na defesa oposta, estava o nigeriano Elderson, com quem Sílvio lutará pela posse da lateral-esquerda. Bem atrás na corrida segue o brasileiro Eduardo, que ontem foi utilizado como ala-esquerdo. Depois de na véspera se ter deslocado ao Estádio dos Arcos para se despedir dos antigos colegas e esvaziar o cacifo, Sílvio, que assinou pelo Braga por quatro épocas, foi bem recebido pelos adeptos arsenalistas, que no final do treino lhe solicitaram autógrafos e fotografias, pedidos aos quais correspondeu simpaticamente.



Problemas na esquerda

No regresso aos treinos, após um dia de folga, os dois extremos-esquerdos trabalharam à parte. Paulo César por causa do traumatismo no pé direito que sofreu contra o Atlético de Bilbau - foi substituído ao intervalo - e Matheus a contas com uma mialgia na face posterior da coxa direita.


O JOGO[/]

rfg_mlk

Braga joga em Varzim amanhã

O Sporting de Braga continua a preparar o "ataque" à Liga dos Campeões, prova onde é estreante esta temporada. Esta manhã decorreu mais um treino à porta aberta ao público, onde as caras novas suscitaram a curiosidade. Os recém-chegados treinaram pela primeira vez.

Ainda à espera de poder contar com Luís Aguiar, Domingos continua a afinar a equipa com alguns ausentes. Quim está a iniciar a recuperação, tendo os outros jogadores situações clínicas mais favoráveis. Mossoró prepara-se para voltar à competição, enquanto Leo Fortunato trabalho condicionado devido a uma lesão que já viajou com ele do Brasil. Restam ainda Paulo César e Matheus, que não completaram o treino matinal antes do fim-de-semana, prosseguindo com trabalho de ginásio.

Em matéria de reforços, há uma situação pendente. Kevin Constant já teria tudo acordado para poder ingressar no clube e encontra-se à espera de uma luz verde da SAD arsenalista, que neste momento ***** completamente no dossiê Luis Aguiar.

Entretanto, a manhã de sábado vai ser de jogo para os arsenalistas. O Braga desloca-se à Póvoa de Varzim para jogar com o Varzim, em teste que deverá ser o último antes do embate com o Celtic. Domingos deverá aproveitar esta partida para ultimar estratégias, definir alguns pormenores e testar algumas soluções na equipa, bem como desfazer algumas possíveis dúvidas referentes à equipa titular e ao sistema táctico a ser utilizado.

MAISMINHO.PT

Pé Ligeiro

Aguiar é mais que um desejo

Não está fácil resgatar o jogador ao Dínamo de Moscovo. Médio tem tudo para encaixar na perfeição no novo Sp. Braga. Estrutura da equipa precisa de uma opção como o uruguaio.

A tentativa de resgate do uruguaio Luís Aguiar ainda não resultou no casamento desejado pelo jogador e os arsenalistas.

O médio pertence ao Dínamo de Moscovo, mas torceu há muito o nariz a uma carreira no clube russo e esta semana viajou para Portugal, inclinado a regressar ao plantel minhoto, tendo, inclusivamente, assistido na quarta-feira à festa da apresentação do novo plantel dos bracarenses, entusiasmando fortemente a plateia do Axa com a sua presença na tribuna VIP do estádio.

Aguiar está em cima da mesa das negociações da SAD dos minhotos, só que estacionado num plano de dificuldades, sabendo-se que o Sp. Braga não pensa entrar em loucuras e que, naturalmente, o Dínamo também não pretende sair a perder numa nova cedência do jogador.

É um nó complicado de desatar e uma adversidade que se reflecte sobre a preparação dos arsenalistas, quando se eleva no horizonte a discussão pelo acesso à Champions e, também, o mês em que o futebol volta a encher os relvados da I Liga, onde os bracarenses têm a defender a imagem de vice-campeões.

Leia mais na edição impressa de A BOLA
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Vice-campeões perdem (2-0) com Varzim

O Sp. Braga foi à Póvoa de Varzim perder por 2-0, este sábado de manhã. O Varzim, da Liga Orangina, conseguiu levar a melhor com dois golos marcada na segunda parte do jogo-treino, quando os arsenalistas mostraram grande desconcerto.

A primeira parte, que os vice-campeões nacionais disputaram com mais regularidade, serviu para ver em acção o novo guarda-redes da equipa, Artur Moraes, que fez uma boa defesa e se mostrou a bom nível.

O treino serviu sobretudo para ver jogar os novos reforços ao serviço de Domingos Paciência. Sílvio também esteve muito bem, na primeira metade, no lado direito da defesa. Na segunda, passou para esquerda e não esteve ao mesmo nível.

Os golos só chegaram aos 48 minutos, por Tito Silva, e aos 54', por Bruno Moreira, já Mário Felgueiras estava à frente das redes. Meyong ainda falhou uma grande penalidade, rematando ao lado, o que não é comum no jogador, que acabou por ser o espelho do desacerto da equipa.

O Sp. Braga apresentou-se com duas equipas distintas para cada parte do jogo. Na primeira alinharam Artur Moraes, Sílvio, Moisés, Fernando, Eduardo, Madrid, Pizzi, Guilherme, Hélder Barbosa, Keita e Colado. Na segunda, Mário Felgueiras, Lucas, Moisés (Fernando, 61'), Paulão, Sílvio, Salino, Madrid, Pizzi, Hélder Barbosa (Keita, 63'), Eduardo (Guilherme, 56') e Meyong.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Andrés Madrid desvaloriza derrota em jogo-treino com Varzim

O Sp. Braga perdeu, este sábado de manhã, um jogo-treino com o Varzim, por 2-0. Andrés Madrid desvaloriza o resultado, diz que este era mais uma sessão de preparação para a época que se avizinha e considera que a equipa está no bom caminho.

«O mais importante foi ganhar ritmo. Foi bom ter mais 90 minutos nas pernas», disse, no final da partida. «Temos coisa a melhorar, muitos jogadores novos a integrar, mas também há outros aspectos em que melhorámos muito», acrescentou.

Quanto ao Celtic, o adversário dos arsenalistas na Liga dos Campeões, o médio argentino apontou para a «atitude muito forte» dos escoceses. «Se o Sp. Braga se apresentar ao nível em agressividade e atitude, pode fazer um grande jogo», antecipou.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Andrés Madrid (Sp. Braga): «Não há ansiedade no balneário»
Arsenalistas perderam dois últimos particulares antes da Champions


Andrés Madrid, médio do Sp. Braga, garante que a equipa está preparada para receber o Celtic de Gasglow, no primeiro jogo oficial da temporada. Os arsenalistas perderam os dois últimos particulares.

«Obrigatoriamente que estes jogos servem para alguma coisa. Servem para aprender. Não fizemos um bom desafio e temos coisas a melhorar. Mas estamos preparados para o jogo com o Celtic. Não há ansiedade no balneário, apesar de sabermos que é um jogo muito importante e decisivo», disse o médio após o desaire frente ao Varzim (2-0), segundo as declarações reproduzidas pela Agência Lusa.

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Sp. Braga: segunda derrota consecutiva antes da Champions
Varzim venceu por 2-0 num teste em que Domingos poupou jogadores



O Sp. Braga sofreu a segunda derrota consecutiva nesta pré-época, num teste em que Domingos Paciência poupou alguns jogadores que serão titulares no apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Recorde-se que os arsenalistas foram surpreendidos pelo At. Bilbao no jogo de apresentação.

Neste sábado, o Varzim foi mais forte que um Sp. Braga repleto de caras novas, merecendo o triunfo por 2-0. A formação arsenalista recebe o Celtic de Glasgow na próxima quarta-feira, no primeiro jogo oficial da temporada.

Tito e Bruno Moreira marcaram os golos da vitória para a equipa da Liga de Honra, beneficiando da falta de ritmo do lateral direito George Lucas, que entrou ao intervalo. Artur Moraes estreou-se na baliza do Sp. Braga mas seria Mário Felgueiras a sofrer os dois tentos, no início da segunda parte.

Meyong ainda falhou uma grande penalidade, na recta final do encontro particular realizado na Póvoa de Varzim.

Eis o onze inicial do Sp. Braga: Artur Moraes; Edu, Fernando, Moisés e Silvio; Andrés Madrid e Guilherme; Pizzi Collado e Hélder Barbosa; Keita. Jogaram ainda: Mário Felgueiras, George Lucas, Paulão, Salino, Eduardo e Meyong.

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!