News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/07

Started by JotaCC, 21 de July de 2010, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Bascos do Bilbao no grande teste
DOMINGOS só pensa no celtic

A apresentação do plantel que decorre esta noite, com programa bem preenchido, tem o prato forte no jogo frente ao Atl. Bilbao e há um objetivo bem definido no meio da festa.

Domingos Paciência já só pensa obviamente no confronto com o Celtic que vai decidir o futuro da equipa na milionária Champions, e o treinador quer aproveitar o confronto com os bascos como o grande teste à capacidade atual da equipa, precisamente a uma semana de distância do jogo da 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Uma questão que está em aberto é a do sistema, mas Domingos tem testado mais o 4x4x2 durante a pré-época porque o 4x4x3 já está bem rotinado na maioria dos elementos do plantel. Hoje devem alinhar duas equipas diferentes nos dois modelos.


Alan: «Mais estabilidade»
ADMITE ACABAR EM BRAGA COM O NOVO CONTRATO

Alan confirmou a prorrogação do seu vínculo com o Sp. Braga até junho de 2014. A assinatura formal do contrato decorreu na tarde de anteontem, tal como Record revelou, e Alan mostra-se aliviado por ver terminado um período de grande especulação sobre o seu futuro. Dado como alvo preferencial do Sporting, o brasileiro desmentiu que alguma vez tivesse conhecido uma proposta concreta oriunda de Alvalade.

Alan apenas admitiu o interesse do Al-Sharjah, clube que chegou a uma base de entendimento com a SAD arsenalista, mas depois não houve acordo total. "Surgiram propostas, mas o presidente achou que seria melhor eu continuar e chegámos a acordo para renovar. Este contrato é bom para mim, para a minha família e para o Sp. Braga. Dá-me mais estabilidade", reagiu ontem o jogador ao MaisFutebol, revelando a existência de "outras propostas sem ser do Al-Sharjah", mas agora a prioridade chama-se Sp. Braga: "Só penso em fazer uma grande época. Ficarei contente se acabar a carreira neste clube."



Lista para a UEFA está... fechada
MAIS ALGUÉM VAI TER DE SAIR

Independentemente das contratações de última hora para a baliza, a lista que o Sp. Braga tem de enviar, amanhã, para a UEFA está fechada a mais entradas. Ou seja, alguém terá de sair para entrar um novo elemento, isto porque o atual plantel (para todos os efeitos o que é... oficial) contempla 25 elementos, já todos com número atribuído.

Domingos Paciência não conta por agora com os lesionados Quim e Mossoró nem com José Collado, o avançado espanhol que será emprestado, provavelmente ao satélite Vizela, ficando mais perto da casa-mãe. Assim, sobram 22 nomes, sendo que quatro deles (Miguel Garcia, Pizzi, Hélder Barbosa e Diego) entram nas listas de "jogadores formados localmente" e restam 18 para a denominada parte dos "free players" que só permite... 17!

Ou seja, mesmo só com estes, pelo menos um dos 18 estrangeiros que sobram terá de sair. Com os reforços que estão aí à porta, haverá mais saídas para o Celtic.


RECORD

JotaCC

Sobe o pano no palco das paixões

A emoção e espectáculo estão de volta ao palco das paixões. O pano sobe esta noite no Estádio Municipal de Braga para a recepção à nova equipa e plantel versão 2010/11, numa festa que contará com grande animação e surpresas reservadas aos sócios e adeptos arsenalistas.
A expectativa está em alta depois da brilhante caminhada da última temporada e do segundo lugar da Liga, a uma semana da estreia inédita da equipa na Liga dos Campeões.

Domingos Paciência conta com algumas caras novas no plantel, num grupo de trabalho que será dado a conhecer esta noite durante o jogo amigável com o Atlético de Bilbao, encontro que servirá t ambém de teste para o ataque à 'Champions', na próxima quarta-feira, frente ao Celtic de Glasgow. Os espanhóis serão o sétimo adversário dos arsenalistas nesta fase de pré-época.

Recorde-se que o Sp. Braga venceu os seis amigáveis disputados até ao momento: Melgacense, Marítimo, Leixões, Moreirense, Gil Vicente e Rio Ave.
Assim, o programa da festa começa às 20 horas, mas as portas vão abrir-se às 19.30 horas. Segue-se animação, um espectáculo musical e a entrada dos jogadores no relvado, naquele que será o ponto alto da noite. O pontapé de saída no jogo é dado às 21 horas. A festa encerra com fogo-de-artifício.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Daniel Fernandes decide

Artur Moraes foi descartado pela SAD minhota. Apesar do acordo ter sido estabelecido em Itália por Fernando Couto, uma reflexão mais profunda fez o Braga virar as agulhetas para Daniel Fernandes. O terceiro guarda-redes de Portugal no Mundial da África do Sul apresenta algumas vantagens: esteve em competição até há bem pouco tempo, soma anos de formação em Portugal que lhe permitem ser inscrito na UEFA como jogador formado localmente e, em matéria de qualidade e não é tido como inferior a Artur Moraes. O interesse é concreto e já foi apresentado formalmente. Com uma obrigatoriedade: Daniel Fernandes tem de decidir até hoje. Caso contrário, fica descartado.

Ontem à noite, a surpresa de Carlos Queiroz para o Mundial africano ainda jantava em Atenas, capital da Grécia onde passou os últimos seis meses da carreira. No Iraklis recuperou a alegria de jogar, depois de meia época sem oportunidades no Bochum. Dito assim, até parece que Daniel Fernandes não tem qualidade para o vice-campeão português. Mas, no passado, jogou no Celta de Vigo e pelo PAOK somou 70 jogos, num registo que chegou a incluir um recorde grego de imbatibilidade. Foi nessa fase que a Federação Portuguesa de Futebol reparou nele e o resgatou para a Selecção nNacional. Por ter mãe checa e ter nascido no Canadá, poderia representar qualquer uma dessas nações.

O ataque a Daniel Fernandes é recente, mas o seu nome já consta de uma lista de jogadores referenciados desde os tempos de Carlos Freitas. Talvez por isso seja do Panathinaikos a outra proposta que o guardião de 1,95 metros tem em mãos. Com uma diferença em relação ao Braga: não tem de responder imediatamente.

De resto, está muito dividido. Escolher o Minho permitia-lhe mostrar-se pela primeira vez em alto nível no país que escolheu para pátria, estar mais perto de Carlos Queiroz e regressar às origens familiares que tanto gosta. De tal forma que recentemente esteve a passar férias em Arcos de Valdevez, vila do alto Minho que visita amiúde. Mas a Grécia é um país que Daniel Fernandes também adora e o Panathinaikos um crónico candidato ao título e habitual presença na Liga dos Campeões que o Braga ataca pela primeira vez. Quanto às possibilidades de jogar, serão obviamente mais altas no Braga.

Na resposta que Daniel Fernandes terá de dar pode estar a solução aos problemas arsenalistas. Ou o agravamento dos mesmos, sendo certo que Artur Moraes não virá.


Felgueiras escolheu regressar à Pedreira

Mário Felgueiras vai mesmo, tal como O JOGO avançou em primeira mão, voltar a Braga. O guardião não forçou o processo, mas na tarde de ontem já não escondia ser essa a preferência. Quando a SAD o contactou para explicar que iria tentar, junto do Rio Ave, um regresso imediato, o guarda-redes sorriu. "Trabalho sempre para regressar a Braga. É lá que quero jogar. Se for agora, óptimo. Mas se ficar no Rio Ave também é bom", esclareceu na altura. "Eu só tenho de esperar. A direcção do Braga falou comigo. Do Rio Ave ainda ninguém disse nada", acrescentou, ele cuja vontade também foi decisiva para acelerar o processo.

A espera não foi longa e, à noite, Mário Felgueiras ficou a saber que já não tinha de jogar hoje à tarde contra o Trofense, jogo para o qual estava convocado por Carlos Brito. O guardião passará pelos Arcos, mas apenas para recolher pertences e se despedir. Seguirá de imediato para Braga, pois às 20h será apresentado no AXA juntamente com os restantes futuros colegas, a maioria deles conhecidos de 2008/09. E mais, deve até jogar contra o Atlético de Bilbau, uma vez que Marcos está lesionado e Diego Silva não será opção contra o Celtic. Felgueiras treina há 15 dias e no último fim-de-semana até defrontou o Braga em Fão, mostrando estar em boa forma.

O regresso não podia ser mais oportuno, mas com o decorrer da época terá muito mais dificuldades para jogar em Braga do que no Rio Ave, onde só teria Paulo Santos para ultrapassar. "Com estes problemas, pode ser uma boa oportunidade", limitou-se a dizer, ainda antes de ver confirmado o desejo.


Uma época de vermelho com 10 minutos de Dragão

A história de Mário Felgueiras no Braga conta-se em poucas linhas. Contratado em 2008/09 para terceiro guarda-redes, subiu a suplente com o empréstimo de Kieszek, ao Setúbal, a meio da mesma temporada. Como Eduardo nunca vacilou, Felgueiras só teve oportunidade de alinhar na última jornada, quando o Braga já sabia que não passava da quinta posição na Liga. Fez 10 minutos no Dragão, mas efectuou um punhado de boas defesas e despertou o interesse do Setúbal, onde jogou emprestado o ano passado.



Felipe precisa de mais tempo

Até ontem, Felipe continuava a ser o preferido do Braga para reforçar a baliza. Não era Artur Moraes, tal como O JOGO escreveu ontem, o principal desejo de Domingos Paciência. Por isso, depois da primeira nega do Corinthians em avalizar o negócio que permitiria ao brasileiro chegar ao Minho por empréstimo, o empresário do mesmo voltou à carga.

Marcelo Robalinho esteve reunido com o presidente do Sindicato de Atletas Profissionais e denunciou o Corinthians por não deixar Felipe trabalhar com o grupo sem motivo legal para tal. Escutada a acusação, o órgão brasileiro prometeu ajuda a Felipe na rescisão de contrato que o Corinthians também lhe nega, porque, em determinado momento, o jogador quis sair para Itália. "Está a ser vítima de assédio moral", lê-se no comunicado difundido pelo agente, que está certo que em poucas semanas conseguirá a rescisão unilateral do contrato. Se o Braga quiser esperar, o acordo mantém-se. O problema é que a Liga dos Campeões começa a disputar-se a 28 de Julho e as inscrições na UEFA para tal eliminatória acabam amanhã.

Assim sendo, Felipe só voltará à agenda se até lá nenhum outro guardião for conseguido. Ou se hoje acontecer uma reviravolta altamente improvável.


Tiago Pinto cedido ao Rio Ave, Sílvio perto de assinar

Primeiro, a certeza absoluta: Tiago Pinto voltará a ser emprestado, desta feita ao Rio Ave, tendo as condições da cedência ficado acertadas ainda ontem. Em segundo, um negócio muito perto de ficar acordado e para o qual apenas faltam limar algumas arestas: Sílvio, o indiscutível lateral-esquerdo do Rio Ave na época passada fará o percurso inverso de Tiago Pinto, ingressando no Braga, clube ao qual ficará ligado com um contrato que terá a duração de quatro anos. A troca é lógica, até porque a equipa vila-condense não poderia ficar sem lateral-esquerdo agora que a nova temporada se aproxima e o mercado acessível ao Rio Ave não é assim tão vasto. Sílvio, conforme O JOGO revelou, era desde há muito um jogador referenciado pelos minhotos. A conversa pelo regresso de Mário Felgueiras (ver texto na página ao lado) reavivou o interesse, a pré-temporada tornou evidente que o Braga necessita de um lateral-esquerdo.



Matheus apto para apresentação sem Moisés

É hoje que o Braga se apresenta aos sócios. Com surpresas garantidas na baliza, é com tristeza que os adeptos vão ter de guardar os aplausos para Moisés. O jogador ainda está no Brasil e deve faltar, por se manter de luto pela morte do pai. Matheus já treinou ontem e pode jogar contra o Atlético de Bilbao, no momento alto da noite.

Jogo com Atlético de Bilbau promovido nas praias

O charme das meninas que distribuíram nas praias da região os flyers alusivos ao jogo com o Bilbau é um claro convite a não faltar. O departamento de marketing arsenalista optou por uma estratégia rara de promoção ao jogo e fez publicidade durante o fim-de-semana nos sítios mais requisitados pelo universo arsenalista: as praias da zona, como a Apúlia ou Ofir.

Bilhetes para o Celtic à venda a partir de 15 euros

Já se encontram à venda nos locais habituais (galerias do bingo, secretaria do clube e loja no Bragaparque) os bilhetes para o jogo contra o Celtic, da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Assim, os sócios pagarão 15 euros, sendo que os acompanhantes dos mesmos conseguem adquirir ingressos por 25. Público em geral paga 50 euros e cativos custam 60 euros. Sócios com lugar anual não pagam, mas isso já se sabia.



O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga

Alan renovou até 2014

Alan prolongou o contrato que o ligava ao Sporting de Braga até Junho de 2014. O acordo foi consumado e assinado ontem e o jogador brasileiro mostrou-se satisfeito com o desfecho. 'Este contrato é bom para mim, para a minha família e para o Sp. Braga. Dá-me mais estabilidade', disse Alan, adiantando que teve várias propostas para sair



1.ª jornada do campeonato

Sporting de Braga na estreia

A I Liga vai arrancar no dia 13 de Agosto (sexta-feira), com o vice-campeão, Sporting de Braga, a receber o Portimonense. No dia seguinte entram em campo FC Porto e Sporting, sendo que os «dragões» defrontam a Naval às 19h15, enquanto os «leões» jogam na Mata Real, com o Paços de Ferreira) duas horas depois. O Benfica-Académica é domingo, às 20h15.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Daniel Fernandes ganha vantagem para a baliza

Daniel Fernandes, terceiro guarda-redes de Portugal no Mundial da África do Sul, entrou no restrito lote de eleitos para a baliza do Sp. Braga e tem fortes possibilidades de ser a escolha final da SAD.

O assunto será ainda discutido durante esta tarde pela cúpula directiva do clube, antes, portanto, do jogo de apresentação oficial aos associados, frente ao Atlético de Bilbau, que se disputa às 21 horas, no Estádio Axa.

A BOLA sabe que neste momento apenas três guardiões estão na mesa de António Salvador. Daniel Fernandes, Artur Moraes, da Roma e escolha pessoal do manager Fernando Couto, e Felipe, do Corinthians. Este último, o mais cotado, não conseguiu ontem rescindir contrato com o emblema paulista e apresentou uma queixa no Sindicato de Jogadores brasileiros para exigir a sua reintegração no plantel do Corinthians, pelo que é um alvo muito difícil. Mas, como se sabe, Salvador consegue por vezes operar autênticos milagres.


A BOLA

JotaCC

A equipa do Sp. Braga apresenta-se esta noite frente ao Atlético de Bibao, em jogo com o início marcado para as 21h00, no estádio Axa.
Minhotos apresentam-se com o Atl. Bilbao

A noite é de festa na cidade dos arcebispos e começa às 19h30 com a abertura das portas. Às 20h00 começa a animação e 10 minutos mais tarde, às 20h10 começará a apresentação do plantel. Às 21h00 começa o desafio. No intervalo do desafio continuará a animação e às 22h45 decorrerá um espectáculo de luzes e laser.

Nesta altura o plantel é constituído por 25 elementos. Entre outros, destaque para as caras novas mais conhecidas: Léo Fortunato, Leandro Salino, Hélder Barbosa, Keita e Lima.

Continua a falar-se que o guarda-redes Daniel Fernandes, um dos guardiões de Portugal na África do Sul, chega para concorrer a n.º 1 da baliza minhota.


RTP

Pé Ligeiro

Daniel Fernandes vem com Artur em questão
A RÁBULA DOS GUARDA-REDES PARECE MESMO QUE VAI TER HOJE UM FIM


É uma rábula que terá hoje um fim, mas que conheceu ontem, durante todo o dia, desenvolvimentos no mínimo interessantes para quem tem a tarefa de informar. E à hora do fecho desta edição, o "sumo" era demasiado suculento para poder ser ignorado com o nome de Daniel Fernandes, guarda-redes que esteve com Portugal no Mundial da África do Sul, a surgir no topo das conversas.

O internacional luso é esperado esta manhã no Porto, seguindo de imediato para Braga. A sua apresentação à noite depende do acordo total – os alemães do Bochum são ainda os detentores do passe do guarda-redes de 26 anos, mas a SAD bracarense terá já a certeza de que o vai segurar.

Daniel Fernandes chega para concorrer a n.º 1 da baliza e ficou convencido com esse objetivo, isto apesar do reconhecido interesse do Panathinaikos, onde teria muito menos hipóteses de jogar com regularidade. De qualquer maneira, a concorrência até pode ser de peso, já que Artur Moraes (ex-Roma) tinha chegado a acordo e ontem havia mesmo a garantia de que fez testes médicos no Minho.

O brasileiro está, de facto, em Portugal, onde chegou pela mão de Fernando Couto, que tratou de todos os detalhes junto de Aldaír, antigo central do Benfica e agora empresário. Mas com a súbita entrada em cena de Daniel Fernandes não parece lógico que Artur Moraes também seja confirmado, até porque ainda há que contar com o ex-Marítimo Marcos, lesionado para duas semanas...

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Árbitro belga apita Sp. Braga-Celtic

O belga Serge Gumienny foi o escolhido pela UEFA para arbitrar a partida entre Sp. Braga e Celtic de Glasgow.

Os minhotos recebem no estádio AXA a formação escocesa no próximo dia 28 de Julho, num encontro referente à primeira-mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Gumienny já é conhecido das equipas portugueses, tendo «ajuizado» na época passada o Sporting-Hertha Berlim, partida vencida pelos leões (1-0) em Alvalade, referente à Fase de Grupos da Liga Europa.

A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga apresenta-se hoje aos sócios... os guarda-redes Artur Moraes e Daniel Fernandes podem ser a surpresa desta noite.     

A apresentação oficial do Sporting e Braga aos associados acontece esta noite, num jogo particular com o Atlético de Bilbao.

O jogo está agendado para as 21 horas, mas antes disso desenrola-se um programa festivo para a apresentação dos Guerreiros do Minho. O guarda-redes Artur Moraes, que jogava no Roma, será oficializado como novo reforço....

Além do guarda-redes Artur Moraes, também o guarda-redes Daniel Fernandes, internacional português, foi o terceiro guarda-redes de Portugal no Mundial, pode também ser uma das surpresas desta noite

As portas do Estádio Municipal de Braga abrem-se às 19.30... Segue-se um período de animação e apresentação dos jogadores. às 21 horas tem início o jogo Sporting de Braga - Atlético de Bilbao.


ANTENA MINHO

Pé Ligeiro

Daniel Fernandes rejeitou e Artur avança
VAI HAVER NOVIDADES NO JOGO DE APRESENTAÇÃO


O Sp. Braga falhou a contratação de Daniel Fernandes, o guarda-redes desejado por António Salvador. Não houve acordo de verbas entre as partes e, desta forma, quem avança é o brasileiro Artur Moraes, que está no Minho desde ontem, tal como Record noticiou em primeira mão. O ex-Roma vai ser apresentado esta noite, antes do particular com o Atlético Bilbao. Novidade será também o lateral-esquerdo Sílvio, contratado ao Rio Ave. De Vila do Conde chega ainda Mário Felgueiras, guarda-redes que compõe o grupo para as eliminatórias da Liga dos Campeões, mas que até pode regressar aos Arcos. A festa de apresentação aos associados tem início marcado para as 20 horas, no Estádio Axa.

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Luís Aguiar chega para assinar


O Sp. Braga está prestes a garantir de novo a contratação de Luís Aguiar. O médio uruguaio do Dínamo Moscovo está nas bancadas e deve mesmo reforçar os vice-campeões.

O médio Luís Aguiar era um dos alvos prioritários do Sp. Braga para o plantel comandado por Domingos Paciência, mas era, também, um namoro difícil de chegar a bom porto.

Apesar de o jogador não ter sido apresentado como reforço do plantel bracarense, está na tribuna. Em breve devem ser anunciadas as condições em que Aguiar reforçará o Sp. Braga.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Manuel Cajuda lamenta 'não' de Alan

Manuel Cajuda, treinador do Al Sharjah lamenta que o extremo brasileiro Alan não tenha aceitado abandonar o Sporting de Braga e rumar aos Emirados Árabes Unidos.

"Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para contratar o Alan, mas não foi possível. O jogador é que ficou a perder porque vinha ganhar mais e teria uma qualidade de vida muito superior à que tem em Portugal. Escolhi o Alan pelo excelente rendimento que ele alcançou no Sp. Braga, na época passada. Foi, para mim, o melhor jogador do campeonato", afirmou Manuel Cajuda.

O ex-treinador do Vitória de Guimarães diz ter-se disponibilizado para deixar o jogador participar nos jogos da pré-eliminatória da Liga dos Campeões: "Disponibilizei-me para aceitar o jogador apenas em Setembro, permitindo que o Alan jogasse a pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Sou sócio do Sp. Braga e tinha o maior interesse em ver o clube na 'Champions'. Espero que não lhes aconteça o mesmo que aconteceu a mim e ao Vitória de Guimarães e encontrem duas arbitragens justas, porque o Sp. Braga tem qualidade para eliminar o Celtic."

A formação árabe encontra-se a estagiar desde ontem, terça-feira, na Cidade dos Arcebispos, onde realizará um encontro particular com o Sp. Braga a 30 de Julho. "A equipa está construída e a base de jogadores mantém-se. Vamos reforçar-nos com mais um jogador estrangeiro. Seremos mais fortes esta época e vamos apontar para um lugar entre os quatro primeiros", disse Cajuda.

OJOGO
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Artur Moraes reforça «arsenalistas»

O guardião Artur Moraes, ex-Roma, foi o escolhido pela direcção do Sp. Braga para defender as redes do clube «arsenalista».

O guarda-redes brasileiro chegou a acordo com o Sp. Braga, cumpriu com sucesso os habituais testes médicos e vai ser agora apresentado.

O lateral esquerdo Sílvio, ex-Rio Ave, também está fechado e está entre as novidades na apresentação do Sp. Braga.

O guardião Mário Felgueiras foi repescado, para colmatar os diversos problemas nesse sector, e também será inscrito na Liga dos Campeões.
O Sp. Braga defronta o Athletico Bilbau, esta quarta-feira, às 21 horas, no Estádio AXA.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Sp. Braga: conheça o plantel arsenalista com Moraes na baliza

Guarda-redes e Sílvio foram as caras novas na apresentação


O Sp. Braga deu a conhecer, ao início da noite desta quarta-feira, o seu plantel para atacar a temporada 2010/11. Artur Moraes chega da AS Roma para completar o leque de guarda-redes. Mário Felgueiras estava cedido ao Rio Ave mas regressa para compensar as lesões.

Artur Moraes é brasileiro, tem 29 anos e fez 12 jogos pela AS Roma, nas duas últimas épocas. Com a intervenção do novo manager Fernando Couto, o guarda-redes chega para procurar agarrar a titularidade.

Sílvio, lateral esquerdo do Rio Ave, também faz parte do grupo arsenalista para a nova época. Luís Aguiar assiste à apresentação desde um camarote do Estádio AXA, com o Sp. Braga a tentar novo acordo com o Dínamo de Moscovo para a continuidade do médio.

Confira as novidades e as permanências. Segue-se um encontro particular com o At. Bilbao.

Plantel do Sp. Braga para 2010/11:

Guarda-redes: Artur Moraes (nº 1), Quim (12), Mário Felgueiras (24), Marcos (26), Diego (90)
Defesas: Rodriguez (2), Paulão (3), Lucas (4), Moisés (5), Miguel Garcia (15), Léo Fortunato (16), Elderson (20), Sílvio (28)
Médios: Eduardo (13), Madrid (23), Mossoró (8), Leandro Salino (25), Guilherme (40), Vandinho (88)
Avançados: Alan (30), Pizzi (7), Paulo César (9), Hélder Barbosa (10), Keita (11), Lima (18), Meyong (19), Collado (21), Matheus (99)

MaisFutebol
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Sp. Braga derrotado pelo At. Bilbau na apresentação


Os «arsenalistas» foram derrotados, esta quarta-feira, pelos espanhóis do Athletic Bilbau, por 3-1, no jogo de apresentação ao sócios e adeptos do Sp. Braga.

Os vice-campeões chegaram a estar em vantagem após o golo de Meyong, aos 40 minutos. O avançado aproveitou a grande penalidade cometida por Gurpegi para colocar a sua equipa em vantagem.

Na segunda parte, o Sp. Braga teve oportunidades para dilatar a vantagem, mas não esteve bem na finalização. Essa situação foi fatal nas suas aspirações.

O Athletic empatou aos 60 minutos, após o remate de Susaeta. Quatro minutos depois passou para a frente do marcador, com Igor Martinez isolado a não desperdiçar. Aos 78 minutos, a equipa espanhola estabeleceu o resultado final (3-1), com Susaeta a apontar o livre e San Jose a desviar a bola com sucesso.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Sp. Braga-At Bilbao (1-3): uma derrota entre novas promessas
Domingos Paciência com muitas caras novas e algumas preocupações

O encontro particular frente ao At. Bilbao (1-3) terminou com a primeira derrota da pré-época, antes da estreia europeia frente ao Celtic de Glasgow. A formação arsenalista tem uma semana para preparar a primeira mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. A defesa é a principal preocupação.

O plantel apresentado oferece garantias mas não está fechado. Esperam-se ajustes, cortes num grupo com excesso de gente. Chegaram reforços para todos os gostos, de todos os feitos, com selo de qualidade. O resultado deste particular não deve servir de referência. É cedo para avaliar o verdadeiro potencial deste Sp. Braga.

Sinal mais para nomes como Lima (ex-Belenenses), Leandro Salino (ex-Nacional) ou Hélder Barbosa (ex-V. Setúbal). Os dois primeiros foram titulares, enquanto o extremo entrou bem na segunda metade do encontro.

Elderson, lateral nigeriano que esteve no Mundial, veio do Rennes e é precoce tirar ilações. Atacou bem mas tremeu a defender. Na baliza, a maior indefinição. Mário Felgueiras regressou do Rio Ave, Marcos procura ultrapassar problemas físicos e Artur Moraes é a aposta forte, com passado na AS Roma.

Voltando ao início da abordagem, importa referir que o Sp. Braga garantiu os melhores reforços dentro de portas. Cada vez mais, assume-se como um patamar superior para jogadores que se destacam em equipas da nossa Liga. Keita foi contratado, Pizzi deu cartas no P. Ferreira e regressa. Tremenda qualidade num ataque onde continuam Meyong e Alan, ambos com contratos renovados.

Domingos Paciência continuará a inclinar o seu Sp. Braga para a frente, assente num punhado de mais-valias. Lá atrás, alguma preocupação pelas saídas de Eduardo e Evaldo. João Pereira partira em Janeiro e Filipe Oliveira, sucessor natural, saiu neste defeso. Incógnita nas latreias e na baliza.

Voltando ao jogo, de importância relativa neste contexto, importa sublinhar essa disparidade qualitativa entre ataque e defesa. O golo arsenalista surgiu de forma involuntária, com Meyong a cobrar um castigo máximo após mão na bola de Gurpegui, enquanto os tentos espanhóis resultaram de falhas colectivas do último reduto.

Meyong marcou perto do intervalo, após uma primeira parte interessante do Sp. Braga, apesar do ritmo baixo. Hélder Barbosa entrou no reatamento para provar que merece o onze, mas a equipa da casa adormeceu e permitiu a reviravolta. Em dois minutos, em igual número de erros defensivos, o At. Bilbao passou para a frente. Aos 77, desta vez num lance de bola parada, chegou o terceiro golo visitante. Aspectos para corrigir. Numa semana.

Ficha de jogo:

Jogo no Estádio AXA, em Braga
Cerca de 15 mil espectadores
Árbitro: Rui Costa (AF Porto)

SP. BRAGA: Mário Felgueiras; Miguel Garcia, Paulão, Rodriguez e Elderson; Vandinho; Alan, Leandro Salino e Paulo César; Lima e Meyong.
Jogaram ainda: Hélder Barbosa, Pizzi, Guilherme, Moisés, Marcos, George Lucas, Edu e Keita

AT. BILBAO: Iraizoz; Iraola, Aurtenetxe, Ustaritz e San Jose; Gurpegui, Irratuaspe, Orbaiz e Gabilondo; Susaeta e De Marcos.
Jogaram ainda: Ion Velez, Igor Martinez, Koikili

GOLOS: por Meyong (41m g.p.), Susaeta (60m), Igor Martinez (62m), San Jose (77m)

Plantel do Sp. Braga para 2010/11:

Guarda-redes: Artur Moraes (ex-AS Roma), Quim (ex-Benfica), Mário Felgueiras (regressa de empréstimo), Marcos (ex-Paraná) e Diego (ex-júnior);
Defesas: Albert Rodriguez, Paulão, George Lucas (ex-Santos), Moisés, Miguel Garcia, Léo Fortunato (ex-Cruzeiro), Elderson (ex-Rennes), Sílvio (ex-Rio Ave);
Médios: Eduardo (ex-Botafogo), Madrid, Mossoró, Leandro Salino (ex-Nacional), Guilherme ex-júnior) e Vandinho;
Avançados: Alan, Pizzi (regressa após empréstimo), Paulo César, Hélder Barbosa (ex-V. Setúbal), Keita (ex-V. Setúbal), Lima (ex-Belenenses), Meyong, Collado (ex-Gimnástica Torrelavega) e Matheus.

maisfutebol
BRAGA SEMPRE MAIS!