News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/07

Started by JotaCC, 16 de July de 2010, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga conhece hoje o destino na Europa



É o grande sonho de todas as equipas que ainda não tiveram a sua oportunidade. A verdade é que muitas delas nunca a terão.
O Sp. Braga, no entanto, está a um passo de conseguir disputar, pela primeira vez na história, a Liga dos Campeões. Para isso, tem que ultrapassar um primeiro adversário na terceira pré-eliminatória de acesso à competição.
O destino dos Guerreiros do Minho fica hoje traçado.
A partir das 12 horas de hoje começa a ser sorteado o destino das equipas que vão participar na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões deste ano sendo que muitas delas acarretam esse sonho de poderem vir a jogar a fase de grupos da prova.
No sorteio, que se realiza na sede da UEFA, em Nyon, Suíça, os arsenalistas, por terem o quinto melhor ranking são cabeças de série nesta fase da prova e sabem, por isso, que vão evitar alguns dos 'grandes' da competição, nomeadamente o Zenit S. Petersburgo, Ajax, Fenerbahçe e Dinamo Kiev.
Desta forma, os possíveis opositores do Sp. Braga neste momento são o Celtic FC (Escócia), o Unirea Uzicerni (Roménia), o Paok Salónica (Grécia), o Young Boys (Suíça) e o KAA Gent (Bélgica).
Caso consiga ultrapassar esta pré-eliminatória, que se disputa a duas mãos, o Sp. Braga passa para o play-off da prova, fase em que entram também em acção as equipas do Sevilha (Espanha), Werder Bremen (Alemanha), Tottenham (Inglaterra), Sampdoria (Itália) e Auxerre (França). Só passando esse play-off é que o Sp. Braga garante, então, uma das cinco vagas na fase de grupos da Liga dos Campeões reservadas a clubes que não foram campeões nacionais.
A primeira "mão" da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões disputa-se já nos próximos dias 27 e 28, ficando a eliminatória completa nos dias 3 e 4 de Agosto.

Liga Europa também conhece sorteio

Na Liga Europa, o FC Porto tem o ranking mais elevado e só entra no play-off de acesso à fase de grupos, em que também poderá estar o Sporting, detentor do terceiro melhor ranking desta terceira pré-eliminatória.
Melhor que os leões neste campo, só Liverpool e Juventus, dois dos adversários que os lisboetas já sabem que evitam, assim como o Galatasaray, Estugarda, Az Alkmaar e Timisoara.
Se vencer a eliminatória contra o Sporting Fingal, o Marítimo terá depois de jogar contra uma equipa mais forte.

Fernando Couto presente no sorteio

No sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Sp. Braga vai ser representado em Nyon, na Suíça, pelo novo 'manager' do clube, o ex-internacional português Fernando Couto que cumpre, desta forma, a primeira presença num sorteio oficial em representação dos Guerreiros do Minho.

Emissão especial na 'Antena Minho'

O sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, em que participa o Sporting de Braga vai ser transmitido em directo na Rádio de Braga - Antena Minho, numa emissão especial que decorre a partir das 12 horas. Em estúdio para os comentários ao sorteio estão os convidados Barroso (antigo jogador do Sporting de Braga) e ainda Pedro Machado (ex-presidente da direcção do Sp. Braga).

Pré-eliminatória da Liga dos Campeões
Equipas presentes no sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões:

AFC Ajax
RSC Anderlecht
FC Basel 1893
SC Braga
Celtic FC
FC Dynamo Kyiv
Fenerbahçe SK
KAA Gent
FC København
PAOK FC
FC Unirea Urziceni
BSC Young Boys
FC Zenit St. Petersburg

Destas 13 equipas apenas cinco vão ter a possibilidade de participar na fase de grupos da Liga dos Campeões, pelo que os jogos que vão disputar nesta pré-eliminatória são decisivos.
As vagas são muito limitadas e, para muitos destes clubes, esta é mesmo uma oportunidade soberana, e em alguns casos talvez única, para poderem inscrever nas suas páginas de história uma participação na Liga dos Campeões. Por isso mesmo e apesar das teorias, não há clubes mais fáceis ou menos fáceis entre estes candidatos.



Acertos para fazer


O guarda-redes Stojkovic é uma carta fora do baralho do Sporting de Braga. Mas o clube continua no mercado, para fechar com mais um guarda-redes. O meio-campo também apresenta lacunas e aí está a prioridade de Domingos Paciência. É certo que vão chegar mais dois/três reforços, mas oficialmente não há informações sobre a matéria.
O plantel retomou ontem os trabalhos, depois do jogo com o Gil Vicente , sem novidades a registar.
O espanhol José Collado treinou à margem do grupo, a contas com problemas físicos, mas também deverá ser dispensado. O lateral-esquerdo Edu revelou igualmente mazelas e trabalhou condicionado.
Na parte final, o guarda-redes Marcos assim como Rodriguez deixaram o relvado e regressaram mais cedo aos balneários. Para hoje está agendado um treino (10 h) à porta fechada.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sp. Braga e Sporting sem tremideiras
PORTUGUESES NO SORTEIO DA CHAMPIONS E LIGA EUROPA

Sp. Braga e Sporting conhecem hoje os primeiros adversários nas competições europeias 2010/11. Os bracarenses, que se estreiam na Liga dos Campeões, têm pela frente desafios de risco elevado. A equipa de Domingos Paciência, que tem a dificuldade suplementar da pouca experiência internacional, já sabe que evita Zenit São Petersburgo (Rússia), Ajax (Holanda), Fenerbahçe (Turquia) e Dínamo Kiev (Ucrânia). De entre os possíveis opositores, só o Celtic Glasgow parece pouco acessível, porque os restantes quatro são perfeitamente ao alcance do potencial coletivo e do talento dos jogadores bracarenses: Unirea (Roménia), Paok Salónica (Grécia), Young Boys (Suíça) e Gent (Bélgica).

Leões tranquilos

Mais facilitada parece a tarefa do Sporting na Liga Europa. Com efeito, aos leões depara-se um cenário mais favorável, ideia que resulta do nível dos antagonistas possíveis. Para se ver o grau de dificuldade da missão que espera a equipa de Paulo Sérgio, diremos que os sportinguistas apresentam nas contas europeias um coeficiente de 57.659 e irão defrontar equipa que integra lote no qual as mais fortes assentam em números incomparavelmente mais baixos: 5.838 para os suecos do Kalmaar; 5.675 para os suíços do FC Lucerna e do Lausanne; 5.580 do Cercle Brugge (Bélgica); 5.470 do Nordsjaelland (Dinamarca) e 5.275 do Bnei Yehuda (Israel).

Cabeça-de-série

Quanto ao futuro, o do Sp. Braga está mais definido, porque a Champions concentra muito menos equipas. Deste modo, se os minhotos (que apresentam, coeficiente de 39.659) passarem ao playoff de acesso aos grupos, já sabem que aos vencedores da 3.ª pré-eliminatória se juntam cinco que só então fazem a estreia nas competições: Sevilha (Espanha), Werder Bremen (Alemanha), Tottenham (Inglaterra), Sampdoria (Itália) e Auxerre (França). As duas últimas são, de entre as mais cotadas neste lote, as que têm números inferiores aos portugueses pelo que é extremamente difícil, para não dizer mesmo impossível, que o Sp. Braga possa garantir o estatuto de cabeça-de-série.



Stojkovic quer sair
via a hipótese sp. Braga com interesse

Stojkovic não se apresentará hoje na Academia, ao contrário dos restantes jogadores que estiveram no Campeonato do Mundo e está praticamente descartada a sua inclusão no plantel do Sporting. O jogador pretende ser cedido a outro emblema e confessou ontem a Record que o Sp. Braga seria uma excelente oportunidade para prosseguir a sua carreira.

"Sei que existe interesse do Sp. Braga, o que seria uma excelente opção para mim, mas não sei mais nada sobre esse assunto. Apenas admito que era uma hipótese que me agradava", sublinhou o internacional sérvio que ainda se encontra a gozar um período de férias.

Ligado contratualmente ao Sporting até 2012, Stojkovic já foi cedido pelos leões ao Getafe (2008/09) e Wigan (2009/10), voltando a colocar-se a hipótese de o jogador ser cedido a título definitivo, caso surja uma proposta que agrade a ambas as partes, ou emprestado, com o Sp. Braga a cotar-se apenas como um dos clubes interessados. O jogador fez questão de sublinhar que o projeto bracarense lhe interessava, faltando porém encontrar uma plataforma de entendimento entre os clubes para que o desejo do jogador se concretize. Garantido é que Stojkovic admite rumar à Pedreira...



Revolução de Paciência na ausência de um 10

treinador preparou sistema alternativo


É já esta hoje que o Sp. Braga conhece o adversário da pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas, independentemente do desfecho do sorteio, Domingos Paciência já sabe como vai atacar os milhões da mais importante prova da UEFA. O treinador não esquece o desaire do verão passado, diante do Elfsborg, e cedo começou a preparar a equipa para chegar à fase de grupos da Champions, jogando por antecipação e organizando os atletas que tem ao seu dispor num sistema alternativo e sem esperar por reforços de última hora. Nomeadamente um médio criativo...

Luís Aguiar foi embora, Rafael Bastos rescindiu, Mossoró permanece lesionado e Kevin Constant ainda não aterrou no Minho. Por isso, Domingos optou pelo clássico 4x4x2, devolvendo Vandinho ao onze e juntando-lhe Leandro Salino, numa missão de maior transporte de bola.

Nas alas os nomes mantêm-se só que com funções diferentes: Alan e Paulo César jogam bem mais recuados, podendo perder acutilância ofensiva, mas garantindo ao coletivo a segurança que davam os três médios que na época passada coabitavam bastante próximos.

No ataque, Lima tem dado perfume e golos nos primeiros ensaios e deverá ter Matheus como companheiro alternativo até que surja o tal 10, função que o esquerdino bem conhece das últimas jornadas da histórica temporada transata.

Por fim, a defesa onde, naturalmente, permanecem quatro unidades. O mercado deixou, por enquanto, Moisés e Rodríguez em Braga e o eixo está formado, devendo Miguel Garcia ganhar o duelo com Lucas à direita e Elderson aparecer na esquerda.



Tiago assinou e vai jogar pelos juniores

proveniente do são carlos


As informações são escassas, mas o conteúdo é claro: o Sp. Braga contratou Tiago, jovem jogador que passou pelo Palmeiras e que na temporada passada atuou nos juniores do São Carlos.

O contrato é válido por duas temporadas e o Bagaço, como é carinhosamente tratado do outro lado do Atlântico, vai estar às ordens do treinador Artur Jorge e deverá ser chamado várias vezes para trabalhar ao lado dos seniores para que Domingos Paciência o conheça melhor. Com 1,86 metros e 79 kg, Tiago nasceu na Serrinha, interior da Bahia, e até já abordou a transferência: "Estou feliz e espero corresponder."


RECORD

JotaCC

Acordo quase feito com Sílvio

Sílvio, lateral-esquerdo de 22 anos, está muito próximo de assinar pelo Sp. Braga. O jogador, formado no Benfica, destacou-se nas últimas duas épocas no Rio Ave e está na mira dos bracarenses há já alguns meses. O acordo está praticamente feito e nos próximos dias deve ser confirmada a transferência.

A saída de Evaldo para Alvalade gerou uma vaga no lado esquerdo da defesa. O Sp. Braga contratou o brasileiro Eduardo e o nigeriano Elderson, mas Sílvio surge como uma opção muito interessante para Domingos.

Guarda-redes é prioridade

O Sp.Braga deverá resolver a questão do novo guarda-redes até ao início da próxima semana. Depois de ter falhado a solução Stojkovic, a SAD ainda não tomou uma decisão final, mas tem já uma shortlist de opções que passam por guardiões com experiência.

Ao que A BOLA apurou, uma das hipóteses mais fortes pode vir da Grécia. Com a terceira pré-eliminatória da Champions a aproximar-se no calendário, Domingos pede prioridade máxima a um assunto que tem sido a maior dor de cabeça desta pré-temporada. Por enquanto, Marcos, mantém-se como primeira escolha. Diego é o suplente, Cristiano continua por Braga mas será cedido ao Vizela e ontem até foi destacado para o treino o júnior João Martins.


A BOLA

JotaCC

Negociações por Sílvio e Vítor Gomes

O Braga continua no mercado para apetrechar o plantel e, nesse sentido, tem debaixo de olho dois jovens jogadores que nas últimas temporadas se destacaram ao serviço do Rio Ave: Sílvio e Vítor Gomes. O interesse no lateral-esquerdo não é novo e até começou a ser falado com alguma insistência no fim da época passada, como, aliás, O JOGO noticiou oportunamente. Contudo, a possibilidade tem vindo a recuperar força nos últimos dias, e a contratação está mesmo bem encaminhada.

Por agora, o Braga conta com dois laterais-esquerdos e ambos contratados no actual defeso, Eduardo e Elderson, mas curiosamente é naquela posição que reside a dúvida principal de Domingos Paciência no que diz respeito ao onze inicial. Algo desenquadrado com o modelo da equipa e com rotinas de defesa-central, lugar em que jogou várias vezes no Brasil, Eduardo ainda não agradou totalmente, pelo que os arsenalistas pretendem assegurar uma outra alternativa para aquela posição.

Vítor Gomes pode acompanhar o colega. Ainda com necessidade de reforçar o meio-campo, o Braga procura soluções para fazer face às várias saídas que o plantel registou naquele sector em relação à época passada. Os arsenalistas admiram as características do jovem vila-condense e estão empenhados em contratá-lo. Por isso, estão dispostos a compensar financeiramente o Rio Ave pela aquisição de Sílvio e Vítor Gomes, e ainda emprestar um jogador. Situação que se coloca nos mesmos termos, caso se concretize a contratação de apenas um deles.

Com Sílvio e Vítor Gomes, o Braga aumentaria para seis o número de jogadores formados em Portugal, precisando de oito para poder incluir 25 atletas na lista A para a terceira pré-eliminatória da Liga dos campeões, a ser sorteada hoje.

Sílvio ( Lateral-esquerdo)

Formado no Benfica, o Rio Ave foi buscá-lo ao Odivelas após 2007/08. O lateral, de 22 anos, fez 18 jogos na época de estreia e, na temporada passada, foi titular indiscutível. Destro, pode também jogar na direita.

Vítor Gomes (Médio-ofensivo)

Natural de Vila do Conde e produto das escolas do Rio Ave, chegou bastante novo à equipa principal, tendo apenas conhecido outro clube, o Cagliari, onde jogou por empréstimo em 2007/08. O internacional Sub-21 efectuou 22 jogos na Liga Sagres da época passada.


Eduardo homenageado

Assinou recentemente pelo Génova e já deixa saudades em Braga. Depois de ter brilhado no Mundial, Eduardo será homenageado hoje (20h30), na Escola EB 2/3 de Gualtar, por um grupo de adeptos bracarenses, que assim vão despedir-se com pompa e circunstância do guarda-redes. O internacional português confirmou a presença na festa.


Mossoró acelera

Mossoró continua a recuperar consideravelmente da grave lesão que sofreu na Luz, na época passada, e ontem já correu lado a lado com os companheiros de equipa, o que aconteceu pela primeira vez nesta pré-temporada. No treino de ontem, Marcos, em gestão de esforço, saiu mais cedo e o jovem guardião júnior João Martins marcou presença.


Léo Fortunato encantado

Emprestado pelo Cruzeiro, Léo Fortunato está feliz pelas "excelentes condições" que encontrou no Braga. "É um clube que 'briga' com os grandes e só tenho que agradecer por estar aqui", declarou o central, que se sente "cada vez melhor" a nível físico e "entrosado" na equipa, pois "os companheiros têm ajudado bastante". "Temos grandes jogadores", concluiu.



Alan vai renovar hoje por quatro temporadas

Estava previsto que fosse ontem que Alan e o Braga assinassem a renovação do contrato que os liga, mas a reunião ficou adiada para hoje. Ainda faltam limar algumas arestas, mas tudo indica que o extremo brasileiro vai assinar hoje um vínculo de quatro temporadas, fazendo as delícias dos adeptos bracarenses, que vêem nele um dos jogadores mais importantes da equipa.



O JOGO

JotaCC


Sorteio da Champions e Liga Europa
Sporting de Braga e Sporting conhecem hoje adversários


Duas equipas portuguesas conhecem hoje o seu destino imediato nas competições europeias. No sorteio que se realiza hoje na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, o Sporting de Braga vai ficar a saber qual será o seu adversário na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, enquanto o Sporting conhece o seu adversário da Liga Europa, também na terceira pré-eliminatória.

Ambos os clubes são cabeças de série nos respectivos sorteios, algo que já não acontece com o Marítimo, que também ficará a conhecer o seu oponente para a ronda seguinte da Liga Europa, caso consiga eliminar os irlandeses do Sporting Fingal - a primeira mão disputou-se ontem no Funchal, a segunda será na próxima quinta-feira (ver texto na página seguinte).

Quanto às outras equipas portuguesas que disputam as competições europeias esta temporada (Benfica e FC Porto) não estarão presentes neste sorteio. Os "encarnados" já têm garantido lugar na fase de grupos da Champions por serem os campeões portugueses, enquanto os portistas apenas entrarão em competição no play-off que antecede a fase de da Liga Europa.

A formação minhota, vice-campeã na última temporada, é a quinta equipa do sorteio com melhor coeficiente da UEFA e não irá apanhar algumas das equipas teoricamente mais fortes, como os russos do Zenit São Petersburgo, os holandeses do Ajax, ou os turcos do Fenerbahçe, embora possa vir a ter no seu caminho formações como o Celtic de Glasgow (Escócia), o Paok Salónica (Grécia), o Young Boys (Suíça), ou o Gent (Bélgica).

Caso ultrapasse esta ronda, a formação orientada por Domingos Paciência terá ainda de disputar um play-off final para garantir uma das cinco vagas reservadas aos clubes não-campeões nacionais, podendo nessa fase vir a defrontar o Werder Bremen, o Tottenham ou a Sampdória. Os jogos da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões serão a 27/28 de Julho e a 3/4 de Agosto.

Em relação ao Sporting, apenas duas equipas têm um ranking superior: a Juventus (Itália) e os ingleses do Liverpool (agora orientados por Roy Hodgson, que treinou o Fulham, finalista vencido na competição na temporada passada). Para além deste duo também não poderão calhar aos "leões" o Galatasaray (Turquia), Estugarda (Alemanha), AZ Alkmaar (Holanda) e Timisoara (Roménia). Depois, a formação orientada por Paulo Sérgio terá ainda de enfrentar, tal como o FC Porto, o tal play-off.



PUBLICO

JotaCC

Sorteio da terceira pré-eliminatória das competições europeias é hoje

Sp. Braga e Sporting conhecem adversários

As duas equipas portuguesas são «cabeças-de-série» e por isso terão pela frente equipas teoricamente mais fracas.

Sporting de Braga e Sporting conhecem os seus adversários das pré-eliminatórias da Liga dos Campeões e da Liga Europa, respetivamente, sabendo de antemão que evitam os clubes teoricamente mais difíceis. No mesmo sorteio também fica a saber-se com quem jogará o vencedor do embate entre o Marítimo e os irlandeses do Sporting Fingal. No sorteio da terceira pré-eliminatória de ambas as competições, que se realiza em Nyon, na sede da UEFA, tanto os «arsenalistas» como os «leões» serão cabeças de série, o que lhes permite evitar os adversários mais complicados.
Na «Champions», o Benfica é um dos 22 clubes que já garantiu a fase de grupos, enquanto o Sporting de Braga procura uma das cinco vagas reservadas aos clubes não campeões nacionais. A terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões coloca frente a frente 10 equipas desse grupo, sendo os minhotos os que têm quinto melhor ranking, facto que os impede de defrontar Zenit São Petersburgo (Rússia), Ajax (Holanda), Fenerbahçe (Turquia) e Dinamo Kiev (Ucrânia). Nos possíveis opositores está um ex-campeão, o Celtic (Escócia), e emblemas teoricamente mais acessíveis, como Unirea Urziceni (Roménia), PAOK Salónica (Grécia), Young Boys (Suíça) e Gent (Bélgica). Os vencedores desta terceira pré-eliminatória ainda terão de disputar, depois, um «playoff», fase em que entram em cena Sevilha (Espanha), Werder Bremen (Alemanha), Tottenham (Inglaterra), Sampdoria (Itália) e Auxerre (França).
Na Liga Europa, o FC Porto tem o «ranking» mais elevado e por isso só entra no «playoff» de acesso à fase de grupos, em que também poderá estar o Sporting, detentor do terceiro melhor «ranking» desta terceira pré-eliminatória. Melhor que a equipa «leonina» só Liverpool (Inglaterra) e Juventus (Itália), dois dos adversários que os lisboetas já sabem que não lhe vão calhar. Também evitam outras equipas como Galatasaray (Turquia), Estugarda (Alemanha), AZ Alkmaar (Holanda) e Timisoara (Roménia). Já o Marítimo, se passar à próxima eliminatória, terá de jogar contra uma equipa mais forte.
Os jogos desta eliminatória da Liga Europa serão a 29 de julho e 5 de agosto, enquanto os jogos da Liga dos Campeões estão marcados para 27/28 de julho e 3/4 de agosto.

Luta pela «Champions». Celtic, Unirea, PAOK, Young Boys e Gent são os possíveis adversários do Sporting de Braga



PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Braga. Um campeonato à grande; um defeso ao nível

Eduardo parte amanhã para Génova. No último ano o clube de António Salvador fez 17,9 milhões de euros

Regatear no Minho não é fácil, muito menos quando se trata do negócio Eduardo, o guarda-redes do Sporting de Braga promovido a herói no Mundial da África do Sul. Assim, o Genoa armou-se e enviou a Portugal uma delegação de pesos-pesados - o presidente Fabrizio Preziosi e o director desportivo Stefano Capozucca - para garantir a transferência do internacional nascido em Mirandela. O problema é que o objectivo acabou por esbarrar em António Salvador, não houve paulada mas o braço-de-ferro só acabou lá para as 5h00 da manhã, com o presidente arsenalista a fechar a mais cara transferência de sempre para o clube, um encaixe de 4,5 milhões de euros. "Para ser sincero devo dizer que fiquei chocado com a forma como negoceiam", disse depois à imprensa o presidente dos italianos.

É assim. Comprar em Braga não está fácil e talvez seja por isso que o segundo classificado da época passada segue no ano mais rico da sua história, a encaixar um total de 17,9 milhões de euros. São números impressionantes, uma contabilidade à clube grande numa casa que nem sempre é levada a sério pela concorrência. Tudo começou no Verão passado com as vendas de Orlando Sá (3,2 milhões para o FC Porto), Luís Aguiar (três milhões para o Dínamo de Moscovo), César Peixoto (400 mil euros para o Benfica) e Frechaut (100 mil euros para o Metz). Ah, claro, e Jorge Jesus - 700 mil euros para o Benfica, porque um treinador também se vende. Na temporada passada, quando o Sporting e o FC Porto acordaram já só conseguiram perceber que o segundo lugar na Liga era uma miragem; neste defeso podem mais uma vez ser batidos no campeonato das transferências. O Sporting lá encontrou onze preciosos milhões de euros para equilibrar as contas (nem que para isso tivesse de ceder o capitão João Moutinho ao FC Porto) mas esse valor pode ser ultrapassado caso o Sporting de Braga ainda receba alguma proposta irrecusável que obrigue à saída do extremo Alan ou do central Rodríguez. Ao contrário do ano passado (euromilhões com Lucho, Lisandro e Cissokho), o FC Porto ainda não fez um grande negócio, está praticamente a zero; e o Benfica segue de peito feito à custa da valorização que os seus jogadores conseguiram com o título de 2009/10 (Di María no Real Madrid por 25 milhões).

Há duas formas de envergonhar um clube grande: ganhar-lhe um jogo ou ensiná-lo a fazer dinheiro. E neste defeso o fenómeno do Sporting de Braga continua em alta, ao mesmo tempo que Domingos Paciência monta uma equipa para atacar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Em sete jogos de pré-temporada os minhotos ainda não sabem o que é uma derrota. Uma goleada 4-1 ao Gil Vicente foi o último passo antes do teste de fogo no jogo de apresentação aos sócios, na próxima quarta-feira, frente ao Atlético de Bilbao. Hoje será conhecido o adversário que cai em sorte na milionária Liga dos Campeões.

iINFORMAÇÃO

JotaCC

Vem aí a primeira barreira que separa Braga da Liga milionária

Começa hoje o maior sonho europeu da história do Sporting de Braga, a Liga dos Campeões. Os milhões ainda estão longe de estar garantidos, pois para chegar a eles é fundamental ultrapassar duas eliminatórias que prometem ser bem duras. O sorteio da 3.ª pré-eliminatória tem início às 12.30 e Domingos Paciência já sabe que terá pela frente uma das seguintes equipas: Celtic (Escócia), Unirea Urziceni (Roménia), PAOK Salónica (Grécia), Young Boys (Suíça) e Gent (Bélgica).

Curiosamente, nunca os bracarenses defrontaram uma destas equipas nas provas europeias, mas ainda assim, o treinador do vice- -campeão nacional sabe que nenhum deles será fácil. O Celtic, por exemplo, tem um longo historial na Europa e conta com um plantel de respeito que, no entanto, perdeu o guarda-redes polaco Artur Boruc e o médio McManus, tendo contratado o defesa coreano Du-Ri Cha. Os bracarenses não têm no entanto boas recordações da Escócia, pois em 2004 foram afastados da Taça UEFA pelo Hearts.

O Unirea, que na época passada chegou à fase de grupos, con-ta com o português Semedo no ataque, tendo perdido o veterano Daniel Munteanu. O PAOK, por sua vez, tem Vieirinha, mas também o ex-bracarense Pablo Contreras e a estrela grega Salpingi- dis, sendo por isso um adversário de respeito, embora os minhotos costumem dar-se bem com os gregos.

Teoricamente mais acessíveis serão os belgas do Gent e os suíços do Young Boys, que nesta pré-temporada perdeu com o Sporting por 1-0.



DN

JotaCC

Collin entre Braga e França
Por Paulo Veríssimo

A novela Collin promete prolongar-se mais algum tempo. Agora que o Vitória está em Celorico da Beira em estágio, as notícias sobre uma possível saída do defesa intensificam-se. Primeiro era o Estugarda (Alemanha) a querer levá-lo, depois o Cluj(Roménia), agora é o provável interesse do Sp. Braga e de alguns emblemas gauleses da Ligue 1. Mas uma coisa é certa: Collin ainda se treina com o plantel.

Ontem, a imprensa francesa dava conta do desejo do jogador em abandonar o Bonfim e de uma hipotética hesitação na escolha do destino em 2010/11. Ou Sp. Braga, ou alguns clubes de França. E até o nome do FC Porto foi colocado ao barulho, apesar de haver alguma incongruência da informação sobre um possível interesse do Dragão.

«Desejo regressar a França e concretizar o meu sonho: vestir a camisola da selecção. Há muitos clubes que estão interessados em mim», disse Collin à imprensa francesa, respondendo igualmente ao desejo de seguir o caminho do compatriota Aly Cissokho, que foi transferido do Vitória para o FC Porto e, posteriormente, vendido por 15 milhões de euros ao Lyon (França).

Mas entre tantos clubes que pretendem contar com Collin na próxima época, não existe um que avance com uma proposta concreta para o levar. Pelo menos, enquanto isso não acontece, o defesa vai continuar a treinar-se com o plantel.

A BOLA

JotaCC

Celtic de Glasgow no caminho do Braga para os milhões da Liga dos Campeões

O Sporting de Braga vai defrontar os escoceses do Celtic de Glasgow na terceira pré-elimiantória da Liga dos Campeões.

O sorteio, esta manhã, em Nyon, na Suíça, determinou que o Brga joga primeiro em casa, a 27 ou a 28 de Julho. O caminho de acesso aos milhões da UEFA ficará decidido em Glasgow, a 3 ou a 4 de Agosto.

Os bracarenses, cabeças-de-série no sorteio, podem queixar-se da sorte. Além do Celtic tinha como potenciais adversários os gregos do PAOK, os suíços dos Young Boys e os belgas do Gent.


JN

JotaCC

Celtic no caminho do Sp. Braga

O Sporting de Braga vai defrontar os escoceses do Celtic na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado hoje na sede da UEFA em Nyon.

Os minhotos começam por receber o Celtic a 27/28 de Julho, na primeira "mão", deslocando-se depois a Glasgow para decidir a eliminatória a 3/4 de Agosto.

O Celtic é o clube escocês com mais troféus conquistados, porém, tem estado arredado dos títulos desde 2008, ano em que conquistou a última Liga escocesa, perdendo as duas últimas edições para os rivais do Rangers.

Na última edição da Liga dos Campeões, o Celtic foi eliminado pelo Arsenal (5-1 no conjunto das duas "mãos") nos play-offs, tendo seguido para a Liga Europa onde não conseguiu passar a fase de grupos.

Já o Sporting de Braga, recorde-se, participou na Liga Europa na época passada, tendo sido afastado pelos suecos do Elfsborg (1-4) na 3.ª pré-eliminatória.

Em relação aos restantes jogos, destaque para o embate entre Ajax e PAOK, de Vieirinha, enquanto o Zenit, de Fernando Meira e Danny, terá como adversário o Unirea Urziceni.

Jogos da 3.ª pré-eliminatória:
Ajax (HOL) – PAOK (GRE)
Dínamo Kiev (UCR) – Gent (BEL)
Young Boys (SUI) – Fenerbahçe (TUR)
Sp. Braga (POR) – Celtic (ESC)
Unirea Urziceni (ROM) - Zenti S. Petersburgo (RUS)


A BOLA

JotaCC

Sp. Braga enfrenta Celtic na 3.ª pré-eliminatória
SORTEIO POUCO FAVORÁVEL AO SP. BRAGA

O Sporting de Braga ficou a conhecer, esta sexta-feira, o adversário na terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. Os bracarenses irão defrontar o Celtic de Glasgow, segundo classificado do último campeonato escocês.

A primeira partida irá realizar-se no Estádio Axa, em Braga, no dia 27 ou 28 de julho enquanto que o embate no Celtic Park irá realizar-se no dia três ou quatro de agosto.

Caso o Braga elimine os escoceses, ficará apenas a uma eliminatória da fase de grupos da prova milionária da UEFA. Nessa última ronda, os bracarenses poderão enfrentar Sevilha, Werder Bremen, Totenham, Sampdoria ou Auxerre.



Sorteio completo da 3.ª Pré-eliminatória:



Caminho dos Campeões (Grupo 1)

Liepajas Metalurgs/Sparta Praga vs Inter Baki/Lech

Aktobe/ Olimpi Rustavi vs H. Tel-Aviv/ Zeljeznicar

Sheriff/Dínamo Tirana vs Dinamo Zagreb/Koper

Litex/Rudar vs Birkirkara/Zilina

Levadia/Debrecen vs Basel



Caminho dos Campeões (Grupo 2)

AIK/Jeunesse Esch vs Linfield/Rosenborg

Partizan/Pyunik vs Ekranas/HJK

BATE/FH vs Kobenhavn

Bohemian/TNS vs Anderlecht

Omonia/Renova vs Salzburg/HB



Caminho dos Não-campeões

Ajax vs PAOK

Dínamo de Kiev vs Gent

Young Boys vs Fenerbahçe

Braga vs Celtic

Unirea Urziceni vs Zenit


RECORD

JotaCC

Fernando Couto sobre o Celtic: «Temos as nossas armas»

O director desportivo do Sporting de Braga acredita que os arsenalistas têm possibilidades de passar os escoceses do Celtic na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

«É um adversário complicado, dos possíveis era o mais difícil. Mas estamos num nível muito superior e todas as que estão nesta fase são grandes equipas. É um óptimo adversário de um campeonato muito complicado, mas temos as nossas armas e vamos dar continuidade ao trabalho que temos desenvolvido até aqui. Se queremos entre os melhores, temos que ultrapassar estas equipas. Vamos jogar num campo complicado mas penso que temos possibilidades de passar este adversário», disse Fernando Couto, recordando que os objectivos passam por superar esta fase «para ter acesso directo à Liga Europa e depois tentar chegar à Liga dos Campeões».


A BOLA

JotaCC

Fernando Couto: «Temos possibilidades de superar o Celtic»
DIRETOR DESPORTIVO COMENTA SORTEIO DA CHAMPIONS


O diretor desportivo do Sp. Braga, Fernando Couto, considerou esta sexta-feira, em Nyon, na Suíça, que os escoceses do Celtic Glasgow são um adversário "complicado", comentando o sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

"A este nível competitivo todos os adversários são complicados, mas nós temos as nossas armas e pretendemos dar continuidade ao trabalho realizado na última época", referiu o dirigente, de 40 anos.

O objetivo dos bracarenses é "entrar na elite da Liga dos Campeões", mas para tal será necessário passar esta eliminatória e disputar ainda um playoff de acesso à fase de grupos.

"Este adversário é ótimo e temos possibilidades de o superar", reconheceu Fernando Couto, relativizando o facto de o Celtic ser o adversário, à partida, mais credenciado dos que integravam o sorteio.

RECORD

JotaCC

Fernando Couto analisa Celtic: «Este adversário é óptimo»
Director desportivo do Sp. Braga acredita na passagem à fase seguinte da Champions


O Sp. Braga vai defrontar o Celtic na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, adversário de peso que não intimida o clube português.

«A este nível competitivo, todos os adversários são complicados, mas nós temos as nossas armas e pretendemos dar continuidade ao trabalho realizado na última época», considerou o director desportivo Fernando Couto, nesta sexta-feira, em Nyon, Suíça, após o sorteio das competições europeias.

Mesmo depois de reconhecer que o Celtic é «um bocadinho complicado e difícil», até porque era a equipa melhor cotada dos não cabeças-de-série, Fernando Couto acredita que o Sp. Braga pode brilhar na prova.

«Este adversário é óptimo e temos possibilidades de o superar. O nosso objectivo é entrar na elite da Liga dos Campeões», defendeu Fernando
Couto.

O Sp. Braga recebe o Celtic a 27 ou 28 de Julho, jogando a segunda mão em Glasgow a 3 ou 4 de Agosto.


MAIS FUTEBOL

Pé Ligeiro

Leões ainda devem Evaldo ao Braga
JOGADOR PODE REGRESSAR AO MINHO


Evaldo, defesa esquerdo de 28 anos contratado pelo Sporting esta época ao Braga, pode regressar às origens.

Segundo a "Antena 1" e a "Rádio Renascença", os leões ainda não pagaram a primeira tranche do passe do jogador e falharam agora o prazo limite para o fazer.

A tranferência e inscrição do jogador apenas se tornam efetivas depois do primeiro pagamento e se tal não acontecer o Braga dará ordens para o atleta regressar ao Minho.

O presidente dos bracarenses, António Salvador, já se terá pronunciado sobre o assunto, revelando-se profundamente irritado com a situação, de acordo com os relatos avançados pelas rádios.

O agente do jogador, Renato Moura, colocou-se à margem dos acontecimentos e disse estar tranquilo dizendo: "o Sporting é um clube sério e tenho a certeza que vai cumprir."
RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Costinha assegura que Evaldo não regressa a Braga

O director desportivo do Sporting, Costinha, garantiu esta sexta-feira em Nyon que não há qualquer problema com a transferência do lateral Evaldo do Sp. Braga para Alvalade, contrariando a notícia avançada pela "antena1".

«Evaldo é jogador do Sporting. Não tenho conhecimento. De acordo com o que sei, está tudo em ordem», vincou o dirigente leonino.

A antena1 adiantou que o defesa estaria perto de regressar à cidade dos Arcebispos, porque os leões não teriam ainda pago a primeira tranche pela transferência de Evaldo e que o prazo já teria expirado.

Ainda de acordo com esta rádio, numa das cláusulas que salvaguarda o incumprimento de pagamento, está previsto o retorno do esquerdino a Braga.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

JOGO-TREINO COM O RIO AVE SÁBADO ÀS 10H30 EM FÃO


Os Gverreiros do Minho irão realizar sábado, dia 17 de Julho, às 10h30, um jogo-treino com o Rio Ave, no Complexo Desportivo de Fão. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e jornalistas.


scbraga.pt
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

Último ensaio antes da apresentação
Por Redacção

O Sporting de Braga realiza amanhã (10.30 horas), em Fão, diante o Rio Ave, o último teste antes do jogo de apresentação aos sócios.

Os minhotos, que até agora venceram todos os jogos-treino da pré-época, defrontam o Rio Ave naquele que será igualmente o último ensaio do estágio dos vila-condenses.

O jogo de apresentação do Sporting de Braga aos sócios está agendado para a próxima quarta-feira (21 horas) diante os espanhóis do Athletic Bilbao.

Entretanto, o plantel arsenalista realizou hoje dois treinos que decorreram no Estádio AXA à porta fechada.

No boletim médico continuam a aparecer os nomes de Quim (reabilitação após rotura total do tendão de Aquiles), Mossoró (reabilitação devido a fractura do perónio direito e rotura do tornozelo direito) e Léo Fortunato (tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado).

A Bola

monica-sousa

«Não confundam o Braga com algumas pessoas» – EduardoPor Redacção

O internacional português Eduardo, do Génova, durante a homenagem dos adeptos do Sp. Braga, pediu para não «confundirem» o clube com «algumas pessoas».

«As pessoas entendem aquilo que devem fazer. Sempre dei tudo pelo clube, mas também acho que é importante não confundir o clube com algumas pessoas», afirmou Eduardo.

O guarda-redes abordou a possibilidade de Rúben Amorim e Miguel Veloso também seguirem para o Génova e reconheceu que gostava que acontecesse: «Sim. Acima de tudo pelas pessoas que são e pela qualidade que têm. São jogadores que acrescentam mais à equipa e este ano o Génova tem objectivos altos.»

Eduardo também lamentou a grave lesão que Quim sofreu: «Tive muita pena por aquilo que aconteceu ao Quim, pelo excelente guarda-redes e pessoa que é.»

ABola.pt