News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/07

Started by JotaCC, 02 de July de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Lima e um tal de Elderson
REFORÇOS A MEIO DO JOGO E O NIGERIANO DEIXA O ECHIEJILE

Lima e Echiejile já estão integrados no estágio dos minhotos. É a confirmação que faltava no caso do avançado brasileiro que jogou na época passada ao serviço do Belenenses. Lima só não foi confirmado antes por uma questão temporal, já que o seu contrato com os azuis de Belém, para todos os efeitos, principalmente os que dizem respeito ao seguro desportivo, só terminou anteontem. Ou seja, Lima só podia "dar a cara" no seu novo clube precisamente no dia de ontem, o primeiro do mês de julho. Assinou por três anos.

Já no que respeita ao defesa-esquerdo, agora Elderson a seu pedido, não havia essa questão, uma vez que o internacional nigeriano foi há cerca de um mês confirmado de forma oficial pelos bracarenses, com contrato firmado de quatro anos. Echiejile, perdão Elderson, esteve ao serviço da sua seleção no Mundial da África do Sul e depois disso ainda foi naturalmente gozar um curto período de férias antes de se juntar ao novo clube. O brasileiro Eduardo passa a ter na concentração aquele que é o seu concorrente para o lugar que foi de Evaldo.

Lima e Elderson, de resto, ainda trabalharam ontem, correndo em redor do relvado na companhia de João Carlos, novo adjunto de Domingos, enquanto decorria a 2.ª parte do jogo.


RECORD

JotaCC

Sporting de Braga goleou Melgacense (7-0)



Primeira jogo da pré-temporada, uma partida amigável frente ao Melgacense, formação que su-biu, na temporada passada, à III divisão nacional e, perante a diferença de qualidade das duas equipas, o Sp. Braga impos o seu futebol e conseguiu construir uma normal goleada por 7-0.

Num jogo em que Domingos começou por colocar os jogadores em campo na táctica 4x1x3x2, apenas dois reforços começaram de início, com Keita a assumir o ataque ao lado de Meyong e Eduardo a ocupar o lado esquerdo da defesa. Apesar de estarem perto da saída, Alan e Rodriguez também começaram a partida a titulares e o brasileiro fez mesmo o passe para os dois primeiros golos.

Ao intervalo, o resultado fixava-se no 20, com golos de Meyong e Rafael Bastos, após cruzamento na esquerda do ataque do inevitável Alan. O Braga prometia e, no reatar da segunda parte e após várias alterações realizadas por Domingos, que só manteve Rodriguez e Paulão da equipa inicial.

A segunda parte começou com os jogadores do Braga a tentarem encontrar o seu lugar em campo e só após algum tempo os golos voltaram a aparecer.

Os restantes reforços também deram, na segunda parte, um ar da sua graça, com Lucas a assumir a lateral direita. Collado e Tales também entraram para a frente de ataque e o brasileiro contribuiu mesmo para o sexto golo, ao fazer a assistência para Leandro Salino marcar de cabeça.

O 7-0 sobre o Melgacense foi uma pequena amostra daquilo que o Sp. Braga poderá fazer este ano e, apesar de ainda estarmos no início da pré-época e do adversário ser de um escalão inferior, já foi possível observar algumas movimentações interessantes por parte da equipa arsenalista. Os reforços estão ainda a adaptar-se e a conhecer os novos companheiros, mas já deram sinal de que Domingos pode contar com eles.



H.C. Braga: Encerramento em clima de enorme festa


As escolinhas do Hóquei Clube de Braga encerraram a temporada, com uma festa memorável. Num grande ambiente, os jovens atletas tiveram uma enorme onda de apoio nas bancadas do Pavilhão das Goladas, perante uma presença massiva dos pais e dos familiares, que não se cansaram de aplaudir ao longo da realização das actividades.

A festa deste ano coincidiu igualmente com o último dia das Victoriadas 2010, festa da Junta de Freguesia que marcou os últimos fim-de-semanas com imenso desporto e muitas actividades de lazer. Nesse prisma, Firmino Marques, presidente da junta, presenteou o Hóquei Clube de Braga com uma lembrança, que foi recebida pelos elementos da direcção Luís Botelho e Pedro Machado.

Na festa de encerramento marcaram presença ainda os escalões de competição escolares, infantis e iniciados, que deram maior colorido a um grande momento do emblema bracarense.
Vítor Silva já assumiu ao Correio do Minho que pretende ver a médio prazo o Hóquei Clube de Braga como um clube de "referência", para além disso aposta em incutir "um sentimento forte de conquista e ambição", de modo a manter o nível de crescimento no Hóquei Clube de Braga.

Nesse prisma, os infantis e os iniciados exibiram ainda taças conquistadas no torneio de abertura da Associação de Patinagem do Minho, como forma de conviver com a conquista de troféus.
Para além disso, foram entregues diversas medalhas, num ambiente recheado de música, luz e também onde não faltou o champanhe como forma de celebração.


Luís Botelho espera ainda títulos no torneio de encerramento de infantis e iniciados


A festa de encerramento "correu muito bem", "tivemos um ambiente fantástico e foi mais uma etapa no crescimento do clube", começou por referir Luís Botelho.
O director do Hóquei Clube de Braga destaca que o emblema minhoto "trabalha para ser uma referência no hóquei em patins" e "se tivéssemos outro tipo de condições no nosso pavilhão seria com facilidade que conseguíamos ter o dobro dos atletas nas escolinhas". "Neste momento temos cerca de sete dezenas de atletas a trabalhar nas escolinhas e é claro que gostaríamos de ter mais, todavia isso não é possível", acrescentou ainda.

Luís Botelho destaca que "na próxima época temos como objectivo participar nos campeonatos nacionais e conquistar alguns títulos nas provas realiza- das pela Associação de Patinagem do Minho. Aliás, este ano ainda podemos conquistar dois troféus, no torneio de encerramento em infantis e iniciados, algo que seria fantástico para terminar a época da melhor forma", atesta ainda.

Plantel sénior

Noutro âmbito, a SAD do HC Braga está a preparar o plantel sénior para a nova temporada. O grosso do plantel deixa o emblema minhoto e foram apenas garantidas três renovações. O guarda-redes Guilherme Silva, o avançado Nuno Teixeira 'Fellini' e ainda Rodrigo Sousa. A formação da cidade dos arcebispos garantiu Viti (ex-Sporting de Espinho) como o primeiro reforço da temporada.



CORREIO DO MINHO

JotaCC

Eduardo hoje em Génova

O futuro de Eduardo vai decidir-se nas próximas horas, com o Génova, da Serie A italiana, muito próximo de assegurar o seu concurso. Ontem, à hora do fecho desta edição, o acordo entre as partes estava muito próximo e, se nada falhou entretanto, o guarda-redes do Braga viajará esta manhã para Itália para acordar os últimos pormenores de um contrato de quatro anos. O Braga deve encaixar os quatro milhões de euros previstos na cláusula de rescisão.

O Génova interessou-se por Eduardo há um mês, quando deixou partir Marco Amelia para o Milan. Nessa fase, a proposta não agradou ao guardião português, inclinado para aceitar o Hoffenheim, da Alemanha, ou uma equipa espanhola. Mas o Mundial e a saída de Robinho mudaram tudo. O Génova ficou sem titular nem suplente e Eduardo voltou à baila. As exibições na África do Sul foram fantásticas e após o jogo com o Brasil surgiu a proposta que agora o transmontano deve aceitar.

Ontem, Bayern de Munique, Manchester United e Arsenal foram lançados na órbita de clubes interessados no português. O Génova não quer correr mais riscos e é muito provável que hoje não deixe o guardião regressar a Portugal sem contrato assinado. Do ponto de vista desportivo, os italianos não querem voltar a falhar as competições europeias e apontam à Liga dos Campeões no próximo ano.


Alan como se nada fosse

Se Alan já está com a cabeça noutras paragens [ver peça à parte], então disfarçou muito bem. O encontro com o Melgacense, recém-promovido à III Divisão na condição de campeão da AF Viana do Castelo, nunca se perspectivou difícil, mas foi a qualidade do extremo que o resolveu. Os dois primeiros golos (Meyong e Rafael Bastos só tiveram de encostar) resultam de excelentes iniciativas suas, com cruzamentos de pé... esquerdo, precisamente o pior. Antes já havia visto um golo anulado e no restante tempo que esteve em campo portou-se sempre como em toda a época passada: fantástico sentido colectivo e refinado brilho individual.

Deste embate entre David e Golias, devemos retirar a ideia de que Domingos perspectiva este Braga em 4x4x2, com dois homens bem abertos nas pontas e dois avançados no complemento, um pouco à imagem do modelo com que terminou 2009/10. Por conhecê-los há mais tempo, o treinador preferiu apostar nos jogadores antigos. Seria fácil concluir, pela diferença de golos marcados (dois contra cinco), que a juventude da segunda parte foi mais espectacular. Seguramente que sim. O que se deve também dizer é que foi nessa fase que o Melgacense usou meia equipa de juniores e acusou o cansaço normal de quem não tem um único treino realizado. Mais pujante e entrosado, o Braga deixou que a qualidade fizesse o resto. Ganhou por sete, mas até podiam ter sido mais. O livre directo anulado a Guilherme parece o golo invalidado a Lampard, contra a Alemanha, no Mundial. As restantes oportunidades desperdiçadas são típicas de quem entra em facilitismos normais nestas ocasiões. Peña e Matheus, por exemplo, que o digam.

Apesar de pouco significativo, o teste deixou indicações positivas. Foram somente 80 minutos, os suficientes para olear a máquina que, dentro de quatro dias, terá um teste bem mais exigente, contra o europeu Marítimo.


Transferência de Alan para o Al-Sharjah acertada

Alan tem o futuro definido e, tal como era inevitável, a saída do Braga vai consumar-se. O jogador que entrava no último ano do vínculo com os bracarenses e procurava assinar o contrato da sua carreira, numa altura em que passa a curva dos 30, viu satisfeitas as suas pretensões e deve chegar, ainda hoje, a acordo com o Al-Sharjah de Manuel Cajuda.

A carga tributária vigente em Portugal deixou o Sporting, disposto a oferecer 900 mil euros anuais a Alan e chegara já a um princípio de acordo com o presidente dos arsenalistas, António Salvador, em clara desvantagem face ao clube dos Emirados Árabes Unidos. Salvador acedeu às pretensões de Alan, renegociou a proposta do Al-Sharjah e acertou a transferência, que se faz por 1,5 milhões de dólares (cerca de M€ 1,2): Alan assinará por dois anos. Decisiva foi ainda a disponibilidade dos árabes em ceder o extremo para disputar a pré-eliminatória da Champions.



Como jogaram os novos do Braga

Diego

Único dos guarda-redes chamado à prova. Fez boa defesa após livre.

Eduardo

Inibido. Jogou muito para o lado e para trás. Está desenquadrado e, por isso, tem margem para melhorar.

Keita

Tanto se esforçou para fazer as coisas bem que decidiu quase sempre mal. Mas esforçou-se imenso.

Quim

Aplaudido pelo regresso a casa, quase não tocou na bola.

Lucas

Confirmou que é bom nas bolas paradas. Cruza bem e joga a todo o comprimento do campo.

Salino

O melhor dos reforços. Jogou de área a área, fez um golo, uma assistência e encheu o campo.

Pizzi

Movimentado e rematador. Vinte minutos plenos de energia.

Mendes

Um golo e podiam ter sido dois. Bem a cruzar e a agitar o ataque, entendeu-se bem com Tales e Lucas.

Collado

Falhou um golo de cabeça, mas foi esperto a deixar Madrid marcar. Também ele precisa de se entrosar com os colegas.

Tales

Bons pés. Cruzamento para golo e uma irreverência que promete.



Echiéjilé e Lima já correram em Melgaço

Ao quarto dia de estágio em Melgaço, Domingos Paciência recebeu mais dois reforços para a próxima temporada: Echiéjilé, que abdicou das férias a que tinha direito após a participação no campeonato do mundo a fim de lutar pela titularidade com Eduardo, e Lima, que, tal como O JOGO avançou, assinou um contrato válido para as próximas três épocas. A dupla chegou a Melgaço ao fim da tarde de ontem e, após uma curta passagem pela unidade hoteleira onde a equipa se encontra instalada, dirigiu-se ao Complexo de Estágio para realizar corrida. Para hoje está previsto o primeiro treino de conjunto.



Kieszek ausente do primeiro teste

Se mais provas fossem necessárias para se perceber que a saída de Kieszek para o FC Porto está iminente, ontem ficaram dissipadas. Apesar de estar clinicamente apto, o guarda-redes polaco não alinhou no jogo com o Melgacense, prova de que Domingos Paciência já não conta com ele para a próxima época. Explicação diferente teve a ausência de Moisés, a quem foi diagnosticada uma amigdalite e, por isso, ficou no hotel, ao qual chegou ontem o "manager" Fernando Couto.


O JOGO

JotaCC

Guarda-redes deixa o Sp. Braga nesta semana
Eduardo esvazia o cacifo



A transferência é uma questão de dias. Ou horas. Mas Eduardo já esvaziou o cacifo no balneário do Sp. Braga. O guarda-redes está a ser cobiçado por vários clubes europeus e só aguarda um sinal do presidente do Sp. Braga para rumar ao estrangeiro.

O CM soube que António Salvador não tem mãos a medir para gerir convites e telefonemas que chegam à SAD por Eduardo. O valor da cláusula de rescisão do internacional português estava fixado em quatro milhões de euros antes do Mundial, mas a campanha brilhante de Eduardo – só sofreu um golo – levou os minhotos a duplicar os valores [oito milhões de euros], com o aval do jogador.

O Bayern de Munique mostrou interesse, seguiu-se Nápoles e, agora, estão abertas as portas da Premier League. Eduardo já confirma o salto para outro clube. "É quase garantido que não fico em Braga", assumiu ontem.



Extremo brasileiro pretende ordenado semelhante ao de Maniche
Alan quer mais

Alan exigiu ganhar no Sporting um salário semelhante ao que Maniche e Liedson auferem, ou seja, pouco mais de 100 mil euros mensais, segundo apurou o CM.

O jogador de 30 anos recusou uma proposta dos leões, que ofereceram 90 mil euros/mês, o dobro daquilo que Alan recebe em Braga, onde é o mais bem pago (45 mil euros/mês).

A verba oferecida pelos leões está, ainda assim, abaixo do que é proposto pelo Al-Sharjah, clube da Arábia Saudita, treinado pelo português Manuel Cajuda, que subiu a parada e dispôs-se a pagar 1 milhão e 400 mil euros/ano ao ainda jogador do Sp. Braga, qualquer coisa como 140 mil euros/mês.

A insistência do Sporting em Alan prende-se com o facto de o brasileiro ser um atleta adaptado ao futebol português, experiente e relativamente barato (valor de transferência) face às alternativas existentes no mercado estrangeiro.

Além disso, Paulo Sérgio é um grande apreciador das qualidades do extremo, vendo nele as características ideais para o 4x3x3 que pretende implementar no Sporting. Resta saber se a direcção do clube de Alvalade está disposta a fazer do brasileiro um dos activos mais bem pagos do plantel verde--e-branco.

Entretanto, Diogo Salomão, extremo-esquerdo de 21 anos, ex--Real Massamá, que assinou por 4 anos com o Sporting, mostrou-se ontem esperançado em integrar o plantel principal. "Espero assumir um papel importante na equipa o quanto antes e ficar na história deste grande clube. Sou um jogador rápido e explosivo e gosto de assistir os avançados", disse.

CORREIO DA MANHA

JotaCC


Braga goleia Melgacense no primeiro jogo-treino depois de férias


O nome de Lima como novo jogador do clube acabou por ser a maior novidade do dia.
Braga goleia Melgacense no primeiro jogo-treino depois de férias


O Sporting de Braga goleou, esta quinta-feira, o Melgacense, da distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, por 7-0, no primeiro jogo particular do estágio, no dia em que recebeu os reforços Lima e Echiejile. 

O jogo durou apenas 80 minutos, por acordo dos dois técnicos, e Domingos Paciência fez alinhar o seguinte "onze" inicial do Sporting de Braga: Diego na baliza, Miguel Garcia, Paulão, Rodriguez e Eduardo na defesa, Vandinho, Guilherme, Rafael Bastos e Alan no meio campo e Meyong e Keita na frente de ataque.

Os golos dos vice-campeões nacionais foram marcados por Meyong (21), Rafael Bastos (29), Marcelo (auto golo, 65), Matheus (66), Leandro Salino (71), Madrid (73) e Mendes (75).

Quim regressou à baliza "arsenalista", seis anos depois de a ter "abandonado" para ingressar no Benfica.

O avançado brasileiro Lima, ex-Belenenses, assinou por três temporadas e teve por companhia na corrida em volta do relvado Echiejile, defesa esquerdo nigeriano que participou no Mundial'2010 na África do Sul.

Os próximos jogos de treino do Sporting de Braga realizam-se dia 6 de Julho, com o Marítimo, e no dia seguinte, frente ao Leixões, ambos em Melgaço e à mesma hora (17:00).

RTP

JotaCC

Hélder Barbosa juntou-se ao estágio

O mais recente reforço do Sp. Braga já se juntou ao plantel arsenalista, que continua a estagiar em Melgaço.

Proveniente do FC Porto, o extremo, que na última época actuou no V. Setúbal, já trabalha sob as ordens de Domingos Paciência. Destaque ainda para o primeiro treino de Lima e de Helderson, que na véspera não haviam participado no jogo-treino frente ao Melgacense.



Kieszek já é dragão


O FC Porto já confirmou a contratação do guarda-redes Pawel Kieszek. O polaco chega do Sp. Braga e assinou um contrato válido por quatro temporadas.

Em sentido contrário, Hélder Barbosa será reforço dos arsenalistas para a próxima época. Os passes de Kieszek e Barbosa passarão a ser detidos, em partes iguais, pelos dois clubes, estando os direitos desportivos do guarda-redes na posse do FC Porto e os do extremo na posse do Sp. Braga.

A notícia surge no dia em que os azuis-e-brancos iniciam os trabalhos de preparação para a temporada 2010/11. O primeiro treino orientado por André Villas-Boas está marcado para as 10h00, no Centro de Treinos PortoGaia.

A BOLA

JotaCC

Héder Barbosa já treina em Melgaço
EXTREMO EX-FC PORTO INTEGRADO

A presença de Hélder Barbosa na sessão de trabalho do Sporting de Braga da manhã desta sexta-feira é a nota de maior destaque no 5.º dia de estágio dos bracarenses, que decorre em Melgaço.

A integração do extremo no plantel à disposição de Domingos Paciência representa a outra face do negócio com o FC Porto que conduziu, em sentido inverso, o guarda-redes polaco Pawel Kieszek ao Dragão - o FC Porto confirmou esta sexta-feira a contratação no seu "site".

Aguardam-se pormenores sobre a transferência de Hélder Barbosa que na temporada esteve emprestado ao V. Setúbal.


Dragões arrancam com Kieszek, Farías e Sapunaru
SOUSA E SERENO TAMBÉM PRESENTES NO PRIMEIRO TREINO DA ÉPOCA


O FC Porto deu início esta sexta-feira à temporada de 2010/11. No relvado do centro de treinos do Olival, André Villas-Boas orienta o primeiro treino como dragão, num apronto que conta com a presença dos reforços Pavel Kieszek, Souza e Sereno, para além dos jovens Ukra e Castro, que regressam do Olhanense para fazer a pré-época com o vice-campeão nacional.

Mas as novidades não se ficam por aqui. Ernesto Farías e Cristian Sapunaru estão ao serviço do novo treinador da formação portista e arrancam a época com os restantes elementos do plantel. "El Tecla" pode sair a qualquer momento para o Cruzeiro, ao passo que o romeno retorna à Invicta após empréstimo ao Rapid Bucareste.

Ausentes estão Orlando Sá e Diego Valeri. O jovem avançado deverá ser emprestado a um clube português - o Nacional é uma hipótese - e o médio argentino pode voltar ao seu país. "El Bibliotecário" esteve emprestado pelo Lanús ao FC Porto mas não deve permanecer em Portugal.
RECORD

JotaCC

Sporting de Braga goleou em jogo treino com o Melgacense    

Primeira partida da pré-temporada, Melgacense como adversário e o Sp. Braga somou a primeira goleada, por 7-0, num jogo que serviu para Domingos Paciência dar minutos aos seus atletas, mas também, e principalmente, ver alguns dos reforços em acção e experimentar posições e soluções.

ANTENA MINHO

JotaCC

Quim lesionou-se no treino

O guarda-redes bracarense lesionou-se na região do tendão de Aquiles no início do treino matinal dos «arsenalistas» que estagiam em Melgaço.

Ainda não se conhece a extensão da lesão de Quim. O guardião será reavaliado e ainda durante esta sexta-feira será conhecida a gravidade da mazela.

Quim regressou esta época ao Sp. Braga depois de seis anos a defender a camisola do Benfica.


A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga - Hélder Barbosa é o 11.º reforço e já treinou

O extremo Hélder Barbosa (ex-Vitória de Setúbal) é o mais recente reforço do Sporting de Braga, tendo integrado já hoje o treino da equipa de futebol, no estágio em Melgaço.

O jogador, de 23 anos, pertencia aos quadros do FC Porto, tendo alinhado na última época no Vitória de Setúbal, por empréstimo, depois de passagens por Trofense e Académica, também cedido pelos "dragões".

Como a chegada de Hélder Barbosa, o Sporting de Braga já soma 11 reforços, uma vez que já havia assegurado 10: Quim, George Lucas, Echiejile, Eduardo, Léo Fortunato, Tales, Leandro Salino, Lima, Keita e Collado.

Hélder Barbosa chega ao Sporting de Braga envolvido na transferência do guarda redes polaco Pawel Kieszek para os "dragões": os passes dos dois jogadores pertencem agora, em partes iguais, aos dois clubes.


LUSA

JotaCC

Sp. Braga: Quim lesionou-se no tendão de Aquiles
Guarda-redes vai ser reavaliado para determinar a gravidade da lesão

O guarda-redes Quim lesionou-se esta sexta-feira no tendão de Aquiles durante o treino matinal do Sp. Braga, no estágio em Melgaço.

O jogador, que se transferiu do Benfica para o clube minhoto, vai ser reavaliado durante a tarde. A gravidade da lesão deverá ser revelada ao final do dia, confirmou fonte do Sp. Braga.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Albert Rodriguez (Sp. Braga): «Seria lindo jogar no F.C. Porto»
Central garante que não há contactos formais do clube portista

Albert Rodriguez não esconde o desejo de jogar no F.C. Porto. O central do Sp. Braga falara sobre o tema no final da época Nesta sexta-feira, voltou a insistir: «Seria lindo jogar no F.C. Porto»

O jornal A Bola avançou com a notícia, garantindo que Rodriguez rumaria ao Dragão nos próximos dias. É verdade que o F.C. Porto tem o jogador referenciado e as suas qualidades são muito apreciadas. Com mais um ano de contrato com o Sp. Braga, e face ao assédio a Bruno Alves, o peruano é um alvo a ter em conta.

«Ainda não há nada, ou pelo menos não me disseram nada sobre a transferência. Eu continuo a trabalhar duro porque estamos na pré-época. Trabalhamos em horário duplo e a equipa está a evoluir bem», começou por dizer Rodriguez, procurando centrar atenções no Sp. Braga.

Contudo, o Dragão seria um objectivo concretizado. «Seria lindo jogar no F.C. Porto, é um grande de Portugal e sei que Cubillas (ndr. igualmente peruano) é um ídolo para eles. Isso é um orgulho para mim, pelo interesse que têm, mas há que esperar. Agora, o meu presente é o Sp. Braga», concluiu o defesa, no seu «site» oficial.

O F.C. Porto, recorde-se, tem Cristian Rodriguez no plantel e James Rodriguez está a chegar. Albert está no Braga desde 2006, tem 26 anos e deixa uma porta aberta para o seu futuro.

MAIS FUTEBOL