News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/06

Started by JotaCC, 28 de June de 2010, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC


Bayern quer Eduardo

Eduardo cobiçado por meia-Europa não é propriamente notícia, de tão repetida tem sido a informação desde que começou o Campeonato do Mundo. Mas há agora um facto novo que ajuda a perceber o motivo por que a SAD bracarense fez passar firme mensagem para Domingos de que não voltará a contar mais com o homem que segurou, com mãos de ferro, o histórico 2.º lugar da última época.

A BOLA sabe que o Bayern de Munique entrou na corrida por Eduardo, o único guardião que ainda não sofreu qualquer golo no Mundial. De Inglaterra, Itália e Espanha também surgem relatos seríssimos da existência de contactos promovidos por vários clubes junto do emblema liderado por António Salvador.

Ainda ontem, o jornal El Mundo, além de ter seleccionado Eduardo para guarda-redes do melhor onze do Campeonato do Mundo, defendeu a teoria de que o futuro do nº.1 de Portugal pode passar pelo outro lado da fronteira.

O que o El Mundo não sabia é que o Bayern de Munique, campeão em título na Alemanha, está mesmo decidido a levar Eduardo, pois Butt, que já passou pelo Benfica e defendeu a baliza do conjunto germânico na final da Champions frente ao Inter de Milão, tem 36 anos e Van Gaal considera o bracarense o sucessor ideal.


A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: Preparar o ataque à Champions


A entrada na galeria de elite é o primeiro grande objectivo da temporada para os guerreiros. Sob os vapores abrasadores do Alto-Minho, território que já teve o rótulo de talismã para os arsenalistas, Domingos Paciência vai começar a desenhar o esboço daquilo que poderá ser o Sporting Clube de Braga versão 2010/11.

Foi debaixo da melodia da liga dos campeões que os guerreiros do Minho despediram-se dos sócios e adeptos na última temporada e é com o som no ouvido que entraram na nova época. Pisar a passadeira vermelha, entrar na galeria da elite é o que alimenta o coração dos arsenalistas e Melgaço vai ser a rampa de lançamento para esse passo espacial, para algo que pode ser histórico, já que nunca nenhum emblema minhoto conseguiu alcançar esse desiderato.

Os bracarenses instalaram-se ontem à noite no Alto-Minho e quinta-feira há já o primeiro teste da temporada, diante do conjunto local, Melgacense que esta temporada vai militar nos campeonatos nacionais, depois de se ter sagrado campeão distrital. Ao longo dos dez dias, Domingos Paciência vai ministrar duas sessões de trabalho e, ao nível competitivo, as dificuldades vão crescer de tom, com dois embates em 24 horas, medindo forças com Marítimo e Leixões.

O novo Sporting Clube de Braga não conta para já com o internacional português Eduardo e poderá não contar com mais unidades que fizeram parte da campanha da época passada. Dos rostos da mudança, o nigeriano Echiéjile ainda não se juntou ao grupo, mas as primeiras horas vão centrar-se em George Lucas, lateral-direito que se juntou recentemente ao grupo de trabalho e que ainda não mostrou atributos.

Também Léo Fortunato está ainda por avaliar, uma vez que o central ex-Cruzeiro de Belo Horizonte está em fase de recuperação física. Em acção estão já outros elementos: o brasileiro Eduardo, que nesta fase é primeira opção para o lado esquerdo da defesa, Leandro Salino que aposta em conquistar um espaço no meio-campo dos minhotos, procurando fazer esquecer Hugo Viana, enquanto que para a frente de ataque Meyong tem novos parceiros: Keita é uma aposta firme e com crédito firmado no futebol português, já o gigante Collado, das escolas do Villarreal, poderá ser a grande sensação.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

A baliza em aberto no início do estágio
EDUARDO E KIESZEK COM SUCESSORES EM FILA DE ESPERA

A versão 2010/11 do Sp. Braga está desde ontem à noite em Melgaço para um estágio de dez dias e com três jogos pelo meio. O curioso da questão é que esta versão está ainda longe de ser a real que vai atacar a entrada na milionária fase de grupos da Liga dos Campeões.

Domingos Paciência tem à disposição uma média de dois jogadores para cada lugar, mas começando pelo posto específico da baliza muita coisa vai ainda acontecer e dos três guarda-redes presentes na concentração apenas Diego tem o seu posto garantido. Kieszek continua com a hipótese de ingressar no FC Porto bem aberta e Cristiano será emprestado ao Vizela no final do estágio.

Não será de estranhar, portanto, que o período de trabalhos no Alto Minho seja sobressaltado, por exemplo, com a entrada de Quim, este com regresso reservado ao clube que o catapultou e já com contrato de 3 anos devidamente estabelecido. Mas Quim só entra quando se resolver a questão do mundialista Eduardo, sendo que o gigante Bialkowski (1,94 m), um polaco internacional Sub-21, também será chamado a intervir logo que se confirme a saída do seu compatriota Kieszek. Domingos, naturalmente, não pode ficar indiferente a estas dúvidas, mas enquanto as interrogações se mantiverem restritas à baliza o trabalho de base da concentração não sairá afetado. O problema é que também Alan é dúvida permanente e está com a porta escancarada para sair enquanto se esperam as confirmações de Lima e Hélder Barbosa.


Diogos chegam esta semana
ALVOS DO CLUBE AINDA NÃO FORAM APRESENTADOS

Até ao final desta semana, espera-se que a Académica apresente Diogo Melo e Diogo Valente, há muito indicados como alvos do clube mas que ainda não foram apresentados.

Diogo Melo chegará a Coimbra com um contrato válido por duas épocas, enquanto Diogo Valente, a confirmar-se as pretensões da Briosa, chegará por empréstimo do Sp. Braga, válido até ao final da temporada.

É crível que ambos os nomes sejam anunciados antes de quinta-feira, dia em que arrancam os exames médicos do plantel academista com vista ao arranque da pré-temporada.


Letra K na agenda
KLÉBER E KIESZEK SÃO CASOS PARA RESOLVER

A apresentação do plantel está marcada para a próxima sexta-feira e até lá é provável que os dragões anunciem as contratações de, pelo menos, mais dois jogadores. Desde logo o avançado Kléber, que só precisa do acordo entre FC Porto e Marítimo para se transferir para a Invicta. Com a letra K na moda, outro caso que merece atenção é o do polaco Pawel Kieszek. O guarda-redes continua a treinar-se com o Sporting de Braga, mas é certo que vai representar os azuis e brancos na nova época. Casos que não preocupam os responsáveis do FC Porto.

Com as malas feitas para sair, Ernesto Farías espera apenas pela vinda à Invicta do presidente do Cruzeiro de Belo Horizonte, Zezé Perrella, para ver selado o negócio entre os dois clubes.

RECORD

JotaCC

Convencer Alan com 900 mil euros

É com 900 mil euros por ano que o Sporting vai tentar convencer Alan a ingressar no emblema de Alvalade, deixando cair por terra a oferta milionária que Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, efectuou e que manterá até ao final da presente época, altura em que o extremo do Braga termina contrato.

A oficialização do interesse leonino no atleta de 30 anos já foi consumada junto do presidente da Braga, SAD, António Salvador, porém o acordo de verbas e a forma de pagamento ainda não estão totalmente definidas - os arsenalistas pretendem dois milhões de euros e estão pouco receptivos a um pagamento totalmente faseado, como foi o caso de João Pereira e Evaldo -, isto, claro, para além dos termos do vínculo de trabalho do jogador, algo que, à semelhança do que aconteceu com Evaldo, só será efectuado depois do acerto entre as duas sociedades. Então será a vez de Alan ponderar a proposta de 900 mil euros que os responsáveis leoninos estão na disposição de apresentar a um jogador que apenas tem mais um ano de contrato e que, em Janeiro, pode comprometer-se com outro emblema, ou a oferta do Al-Sharjah, orientado por um seu admirador, Manuel Cajuda. E que proposta chegou dos Emirados Árabes Unidos - que o Braga recusou por não ter ido além dos 1,6 milhões de euros. Para o jogador, os números eram quase irrecusáveis: um contrato de duas ou três temporadas, um prémio de assinatura a rondar os 600 mil euros e um salário anual perto dos 1,5 milhões de euros, para além das restantes mordomias inerentes à estadia de um atleta estrangeiro no clube. Perante estes números, Alan vai jogar com a situação, apesar de estar ciente que o Sporting não dispõe de condições para se aproximar da oferta do Al-Sharjah.


Novo "assalto" ao Braga depois dos dois laterais


A eventual contratação de Alan seria a terceira de um jogador do Braga no espaço de apenas seis meses. Depois de, no passado mês de Janeiro, a SAD ter adquirido o então lateral-direito da equipa minhota, João Pereira, foi já neste defeso buscar o defesa titular no outro flanco, Evaldo. Agora, os leões tentam trazer para Alvalade um jogador de ataque muito do agrado de Paulo Sérgio, que o considera um dos melhores do campeonato português.



Bialkowski aprovado


O Braga terá esta semana luz verde para concluir a contratação de Bartosz Bialkowski, cujo contrato com o Southampton expira no último dia deste mês. O guarda-redes encontra-se nesta altura a gozar férias, mas está a par das conversações que os responsáveis da SAD minhota foram tendo com o seu representante nas últimas duas semanas. Aliás, foi o próprio Jaroslaw Kolakowski quem propôs a sua mudança para o vice-campeão nacional, numa tentativa de colmatar a vaga aberta pela saída de Pawel Kieszek para o FC Porto, negócio no qual o agente também tem estado envolvido.

Independentemente do timing do anúncio oficial da transferência, Bialkowski tem tudo para ser um caso de sucesso no Braga. Mesmo sendo "um pouco introvertido", José Fonte não tem dúvidas que o gigante polaco corresponderá às expectativas dos adeptos bracarenses. "O Bartosz [Bialkowski] é um jovem com muito valor, que tem uma grande presença física e que é tecnicamente muito bom dentro dos postes", descreve a O JOGO o central do Southampton, que costumava partilhar o quarto com o guardião durante os estágios da equipa inglesa. "Infelizmente para o Bartosz, este ano só fez dez jogos por causa do Kelvin Davis, que é mais experiente. E é natural que ele queira jogar mais vezes", acrescenta. Mas na Cidade dos Arcebispos poderá não ser muito fácil. E o "culpado", para Fonte, tem um nome. "Se realmente o Quim for para o Braga, como se tem dito, será um pouco complicado para ele jogar. Mas o treinador é que decide", ressalva o companheiro do internacional jovem polaco.



"Saints" tentam segurá-lo

Apesar de o destino de Bartosz Bialkowski parecer estar traçado, o Southampton ainda não perdeu a esperança de prolongar o contrato do guarda-redes. Aliás, o jornal "Daily Echo" revelou na sua edição de ontem que os "Saints" já apresentaram uma proposta de renovação ao polaco, que se encontrará nesta altura a estudá-la. O diário também publica declarações de Bialkowski a revelar a sua alegada vontade em "continuar" no Southampton. "Voltarei a Inglaterra para, se tudo correr bem, renovar", disse.



Lucas já fez os exames


O brasileiro George Lucas cumpriu ontem a bateria de exames médicos que antecedem a assinatura do contrato com o Braga, que será válido para as próximas três temporadas. Aliás, o lateral-direito seguiu, ontem, para estágio com a equipa e, se nada de anormal acontecer, treinar-se-á hoje pela primeira vez às ordens de Domingos Paciência. 



Freitas à pesca

A saída de Carlos Freitas vai originar mais mudanças na estrutura do Braga, uma vez que o novo director técnico do Panathinaikos pretende levar Paulo Menezes e Luís Martins para o clube de Atenas. No entanto, a mudança do observador e do coordenador dos escalões de formação dos arsenalistas, que já haviam chegado à Cidade dos Arcebispos pela mão do ex-manager do vice-campeão nacional, só deverá ser concretizada em Agosto, quando todas as equipas estiverem formadas. O objectivo de Freitas é que Menezes dirija o departamento de prospecção do "Pana" e Martins tome conta da nova academia do campeão grego.



Vandinho empenhado na Champions

Superada a injustiça que foi o seu afastamento na época passada, Vandinho está agora empenhado em ser feliz em Braga. Como? Muito simples: ajudando a equipa a vencer. "Se o Braga ganhar, estarei muito feliz", confessou o capitão a O JOGO à chegada a Portugal, apostado em obter o sucesso nos primeiros jogos oficiais que os arsenalistas vão ter pela frente. "Vamos começar forte para alcançar o nosso primeiro objectivo, que passa por entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões", revelou, confiante que os reforços "têm qualidades", pelo que espera que "possam ajudar o Braga a alcançar todos os seus objectivos".



Treinos arrancam às 9h30

Arranca hoje o estágio de pré-temporada do Braga em Melgaço, onde chegou ontem à noite e permanecerá até ao dia 7 de Julho. O dia 1 contempla duas sessões de trabalho, a primeira das quais aberta ao público, com início às 9h30. A segunda realizar-se-á na parte da tarde e numa hora (17h00) em que o calor já não deverá ser tão intenso.



O JOGO

JotaCC

Alan à espera do Sporting


Alan está receptivo a uma proposta do Sporting e aguarda um acordo entre os leões e o Braga. Neste momento, lisboetas e arsenalistas discutem a transferência do extremo brasileiro e ultimam um acordo.

Alan tem uma cláusula de rescisão de 2,5 milhões, mas só tem contrato por mais uma época. Ou seja, a partir de Janeiro podia assinar por outro clube, sem que o Braga recebesse alguma coisa. Consciente disso, a SAD minhota baixou a verba, mas quer receber um milhão de euros à cabeça de forma a poder libertar o atleta.

O brasileiro está no estágio do Braga e ainda não foi contactado pelo Sporting. Mas não é líquido que aceite de pronto os leões. Alan faz 31 anos em Setembro e quer o contrato da sua vida. O jogador interessa ao Al-Ittihad, clube da Arábia Saudita orientado por Manuel José. No Médio Oriente, o jogador tem uma perspectiva de um contrato de dois anos, com cerca de 750 mil euros limpos de impostos por ano. E não deve abdicar desse valor. Recentemente, Hugo Viana e o Sporting não chegaram a acordo devido aos salários...

Alan é um dos jogadores que Paulo Sérgio mais aprecia. Além disso, o treinador leonino pretende dois extremos e o brasileiro tem o perfil pretendido.

Para o outro flanco, o holandês Drenthe, do Real Madrid, é um dos jogadores debaixo de olho, mas os leões ainda aguardam as dispensas de José Mourinho. O holandês ganha cerca de 2,5 milhões de euros por ano, valor proibitivo para o Sporting.

Postiga quer honrar o clube

Noutro plano, o plantel volta aos treinos hoje, após um dia de folga. Hélder Postiga fez um balanço positivo do estágio e espera uma época com sucesso. "O Sporting tem uma imagem a defender. Queremos honrar o clube", afirmou.


JN

JotaCC

Acordo com bracarenses. Falta acertar com Alan
Braga quer um milhão a pronto

O Sp. Braga quer um milhão de euros a pronto pela transferência de Alan para o Sporting, caso contrário o acordo estabelecido entre os dois clubes deixará de ter efeito, apurou o CM.


Bettencourt e Salvador, presidentes do Sporting e do Sp. Braga, chegaram a acordo para a transferência do extremo de 30 anos por dois milhões de euros, mas ontem ainda faltava o acordo com o jogador, que de resto não se afigura fácil, uma vez que o Sharjah, clube dos Emirados Árabes Unidos, já fez uma oferta superior a um milhão de euros limpos por ano ao extremo brasileiro. E, segundo CM apurou, Alan vai valorizar muito a questão financeira no momento de escolher o próximo clube.

Relativamente a Hugo Viana, o CM soube que o Sporting ofereceu 400 mil euros por ano ao médio internacional português. Inicialmente, Hugo viana pedia o dobro, mas aceitou baixar até aos 600 mil euros para jogar em Alvalade. O médio ganha um milhão e 200 mil euros por ano no Valência.

Quanto ao guarda-redes, o Sporting, tal como o CM tinha noticiado, está a aproximar-se de Eduardo, mas Salvador não abdica de receber quatro milhões de euros, no mínimo.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Quim apresenta-se hoje em Melgaço

Sucessor de Eduardo realiza, esta manhã, exames médicos. À tarde deve entrar em estágio. Contrato será válido por três temporadas.

Confirma-se em absoluto que a sucessão de Eduardo não chegou a ser um problema de difícil solução para o Sp. Braga. Perante a iminência da venda do guarda-redes que, nas últimas duas épocas, se destacou como dono intocável das redes minhotas, a aposta para a nova época recaiu em Quim e a eleição do ex-benfiquista para próximo n.º1 do conjunto de Domingos Paciência recolheu unanimidade entre equipa técnica e administração da SAD.

Senhor de um currículo invejável e com um passado de sucesso também ao serviço do Sp. Braga - estreou-se na Liga pelos bracarenses, num desafio com o V. Setúbal, realizado a 14 de Maio de 1995, e até à sua saída para a Luz foram 11 temporadas completas vividas sob o signo arsenalista -, Quim regressa ao Minho com estatuto ainda mais reforçado pela época de excelência no Benfica.


A BOLA

JotaCC

Esperança por Rafael Bastos e Ney

Os sadinos continuam na expectativa de poderem garantir junto do Sp. Braga o empréstimo do médio Rafael Bastos, de 25 anos, que, no entanto, vai começar o estágio integrado no grupo bracarense.

No âmbito da transferência de Keita para o Minho, o Vitória também mostrou interesse na cedência do brasileiro Ney, que cumpriu a segunda volta da última época em Setúbal. Contudo, os sadinos não são os únicos que estão na corrida, com o União de Leiria a intrometer-se.

A par do dossier das contratações, a administração está igualmente empenhada em resolver as situações de incumprimento salarial que, de momento, impedem a SAD de registar ou renovar contratos. A comissão executiva da Liga aceitou a inscrição do Vitória sob o compromisso de nas próximas semanas ultrapassar os problemas pendentes, nomeadamente com o Fisco e a Segurança Social.

A BOLA

JotaCC

ATLETISMO: CAMPEONATO NACIONAL DE ESPERANÇAS

TIAGO COSTA DE PRATA, JOANA COSTA DE BRONZE

Foi uma pequena delegação bracarense que participou neste fim-de-semana, no Campeonato Nacional de Esperanças (Sub 23), que se realizou na pista do Estádio Universitário em Lisboa.

A primeira bracarense a entrar em competição foi Bárbara Ferreira que foi 4ª classificada na prova de 3.000m obstáculos. Seguiu-se a sua colega de equipa Joana Costa que participou numa corrida extremamente lenta de 1.500m, tendo sido necessário recorrer ao foto-phinish para saber quem seriam a primeira, segunda e terceira atletas classificadas. Depois de verificado este sistema, concluiu-se que a bracarense foi terceira classificada a dois centésimos do segundo lugar e a doze do primeiro. Na mesma distância, mas para o sector masculino, José Silva foi 4º classificado com o tempo de 3.56.757.


Joana Costa

Finalmente na última prova da jornada, Tiago Costa que participou na prova de 5.000m, dominou a corrida praticamente até ao fim levando no seu encalço apenas o sportinguista Ricardo Mateus, que na última volta sprintou e venceu a competição, sendo o bracarense segundo classificado. Na mesma prova, o guerreiro Ricardo Vale foi 7º classificado.


Tiago Costa

Na segunda jornada, José Silva participou na 2ª série da prova de 800m, tendo sido segundo classificado. Na prova de lançamento de dardo, Cláudia Ramôa foi 6ª classificada.

GRANDE PRÉMIO DE ATLETISMO DE VILA REAL
CLÁUDIA PEREIRA FOI A VENCEDORA


Na manhã de domingo, realizou-se na cidade de Vila Real, o Grande Prémio daquela localidade que contou com a presença de inúmeros atletas em representação de muitos clubes do norte do país.

A corrida teve uma extensão de 10 Km e a vencedora foi a bracarense Cláudia Pereira, seguida de atleta da SportZone, Doroteia Peixoto, sendo a terceira classificada outra bracarense, Ercília Machado.

Pé Ligeiro

Quim novidade em Melgaço
GEORGE LUCAS TAMBÉM PRESENTE 
 
O guarda-redes Quim, ex-Benfica, foi uma das novidades no início do estágio do Sp. Braga, em Melgaço, juntamente com George Lucas, lateral-direito de 26 anos contratado ao Santos.

Aos 34 anos, Quim regressa para voltar a vestir a camisola que foi dele durante 11 anos e com a qual se estreou no principal escalão do futebol português, num jogo com o V. Setúbal, a 14 de maio de 1995.

Em 2004/05 transferiu-se para o Benfica, onde foi duas vezes campeão nacional (2004/05 e 2009/10), venceu uma Supertaça (2005/06) e duas Taças da Liga (2008/09 e 2009/10).

Já George Lucas regressa à Europa após a experiência no Celta de Vigo, entre 2006 e 2009.


IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!