News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 07/06

Started by JotaCC, 07 de June de 2010, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC

José Collado vai rodar
GIGANTE ESPANHOL ESTÁ TAPADO POR CONCORRÊNCIA DE PESO

A SAD do Sp. Braga está a tentar encontrar colocação para José Collado, o gigante espanhol de 1,91 metros que atuava na modesta formação do Gimnástica Torrelavega (2.ª divisão B). Considerado um jogador com enorme margem de progressão, foi contratado numa operação-relâmpago e envolta em enorme secretismo face ao assédio de vários emblemas do país vizinho, apenas pelo pagamento de uma pequena verba relativa aos direitos de formação estipulados pela FIFA. Os responsáveis minhotos entendem que, na idade de Collado é importante não parar de competir e gostavam de o acompanhar de perto numa equipa, possivelmente da Liga de Honra, para analisarem a sua evolução. Na temporada passada, o ponta-de-lança marcou 14 golos em 32 jogos e tem no jogo aéreo o seu ponto forte.

A dispensa de Collado está naturalmente ligada às mais-valias que Domingos Paciência já tem no plantel principal. Keita (ex-V. Setúbal) assinou; há acordo para Lima (ex-Belenenses) ser oficializado nos próximos dias e Rentería gostava de ver renovado o empréstimo (falta conhecer o parecer do FCPorto). Mas se o colombiano falhar a SAD tem uma surpresa na manga. A estes nomes ainda se pode acrescentar as permanências de Paulo César e Matheus, duas unidades que, na última temporada, exploraram preferencialmente o corredor esquerdo, mas que têm todas as características para, no caso de ser preciso, serem chamados para atacar o raio de ação dos centrais adversários. Adriano deixou o Minho e Meyong deve seguir-lhe as pisadas: o avançado camaronês não aceitou a redução salarial proposta pela SAD e também não ficou agradado quando soube que António Salvador só lhe oferecia mais um ano de contrato. A contraproposta é para assinar por duas épocas, mas o presidente não parece disposto a aceitar as exigências do melhor marcador da equipa na histórica época em que se lutou até à última jornada pelo título.

Plano B

No caso de o Sp. Braga não arranjar um "bom" clube para José Collado, está fora de questão o empréstimo a uma equipa da 2.ª Divisão. Para isso, haverá o satélite Vizela, onde vários ex-juniores também vão evoluir


RECORD

JotaCC

Ala direita emperrada

Alan e Filipe Oliveira, da frente para trás, constituíram, juntos, uma das mais eficazes alas (no caso, a direita) do futebol bracarense da época ida. Filipe Oliveira soube agarrar um lugar que não era seu - mas, sim, de João Pereira, entretanto transferido para Alvalade - e terminou a temporada como um dos indiscutíveis guerreiros do Minho. Já Alan foi peça certa no xadrez de Domingos Paciência ao longo das trinta jornadas, tendo somado, na Liga Sagres, cerca de 2700 minutos, traduzindo a importância do brasileiro nos vice-campeões nacionais.

A certeza de há um mês depressa se transformou em dúvida. Filipe Oliveira termina contrato no final de Junho mas ainda não chegou a uma plataforma de entendimento com o emblema, tendo, inclusivamente, aventado a forte possibilidade do defesa/médio prosseguir a sua carreira em França. Os valores em questão são tidos como elevados pelos bracarenses pelo que a porta de saída ficou entreaberta, mas não fechada. O JOGO sabe que os dirigentes estão a equacionar uma nova proposta de modo a convencer o atleta a permanecer na Pedreira, pelo que a decisão ficará nas mãos de Filipe Oliveira. No entanto, e mesmo havendo um entendimento, o Braga terá de ir ao mercado encontrar uma outra opção para aquela posição, dado o brasileiro Ney estar de partida para o Setúbal, em novo empréstimo.

Se o dossiê "Filipe Oliveira" encerra diversas interrogações, já o de Alan afigura-se com o destino traçado - a transferência por valores a rondar os dois milhões de euros, no mínimo. O clube Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, está muito interessado e promete nova investida, não fosse o clube treinado pelo português Manuel Cajuda. A verificar-se a transacção, o clube terá de apostar num novo ala, e Sougou, da Académica, é uma das apostas, tal como noticiou ontem O JOGO.


Carlos Freitas tem dois concorrentes

O convite partiu de Jasminko Velic, o antigo futebolista do Estrela da Amadora que, agora, é conselheiro pessoal do dono do Panathinaikos, actual campeão grego. Velic conhece Carlos Freitas dos tempos do Sporting, por terem trabalhado juntos - Velic era adjunto do treinador Fernando Santos. Apesar de o manager do Braga ter contrato até Outubro, a disponibilidade para conversar com os gregos é grande e o clube já prometeu uma decisão até amanhã, sendo que em cima da mesa estão mais dois nomes: Nick Samaras Nioplias, que parte em vantagem por ter sido antigo atleta e por ser... grego, e ainda Gianluca Nani, que trabalhou no Brescia (Itália) e West Ham. No entanto, o desempenho do português é tido como excelente.



Eduardo Salgado assina pelo Águas Santas

O lateral-direito Eduardo Salgado vai ser jogador do Águas Santas nas próximas duas temporadas, devendo assinar o contrato com os maiatos ainda esta manhã.

Salgado, que em virtude da crise que afecta o clube minhoto foi um dos atletas que o ABC colocou no mercado, tem 30 anos e uma carreira marcada por uma experiência internacional, tendo actuado no Fadesa OAR, de Espanha, entre as épocas 2004/05 e 2006/07. Produto das escolas dos minhotos, este canhoto passou já por outros emblemas portugueses, merecendo insistentes chamadas de Mats Olsson à Selecção Nacional, estando, inclusivamente, na convocatória do técnico sueco para o play-off de acesso ao Mundial de 2011 que Portugal vai disputar com a Espanha nos próximos dias 13 (Pavilhão da Luz, às 18 horas) e 18 (Guadalajara, às 19h30).

Eduardo Salgado junta-se a Marco Sousa (lateral-esquerdo, ex-São Bernardo) e António Campos (guarda-redes, ex-Belenenses) no lote de aquisições do Águas Santas, que, no entanto, não deverá ficar por aqui. De saída do clube estão o central Tiago Miranda, o ponta-direita Pedro Correia e os guarda-redes Rui Pereira e André Sousa.



Pedro Póvoa e Mário Silva triunfaram no Open da Áustria

O olímpico Pedro Póvoa e o júnior Mário Silva conquistaram medalhas de ouro no Open da Áustria, prova que teve lugar na cidade de Insbruck. Neste torneio, o lutador mais experiente derrotou todos os adversários na categoria de -58 kg, enquanto Mário Silva mostrou o seu valor em -63 kg. O seleccionador nacional Joaquim Peixoto considerou estes resultados como "bastantes positivos" e um "bom sinal" para as provas que se avizinham. Este Open, inserido no circuito europeu, e outros torneios de nível semelhante, serão etapas importantes para Póvoa e Silva, atletas que integram o projecto olímpico Londres´12.



O JOGO

JotaCC

Fernando Alexandre é prioridade
MÉDIO DE 22 ANOS NA CALHA

A U. Leiria pretende acertar, em definitivo, no decorrer desta semana, a cedência do médio Fernando Alexandre, que na época passada fez 22 jogos na Liga ao serviço do Leixões. O jogador, de 24, anos já foi informado que não fará parte do plantel do Sp. Braga, tem sido muito cobiçado por emblemas nacionais e estrangeiros, mas é a grande prioridade da União para reforçar o meio-campo, sector que perdeu André Santos para o Sporting. A SAD segue Fernando Alexandre desde os tempos em que jogava no Mafra.

Nas conversas com os bracarenses, a União vai tentar confirmar a cedência do polivalente Ney, o qual é um alvo do V. Setúbal, clube onde evoluiu na segunda metade da última época.


RECORD

JotaCC

Jovens arsenalistas vão a exame

O trabalho desenvolvido na formação do Sporting de Braga terá, necessariamente, de surtir efeitos. E já a partir da nova temporada, perante o recrutamento de alguns "talentos" que foram despontando.

O quadro de jogadores vinculados ao clube bracarense é extenso. Cerca de uma dezena de atletas estiveram a rodar noutros emblemas na pretérita temporada, mas foram seguidos de perto pelos responsáveis do clube minhoto. Agora são chamados para o exame decisivo. É a oportunidade que se abre para entrarem na alta roda do futebol.
O júnior Guilherme, brasileiro, é uma aposta de futuro e está recomendado a Domingos Paciência.

Na linha da frente surge o extremo Pizzi, que se notabilizou com a camisola do Paços de Ferreira e tem mais dois anos de contrato com o clube minhoto. Fruto das exibições rubricadas mereceu a chamada à selecção nacional sub-20. Apresenta-se como uma forte alternativa a Alan (está de saída).
Uma das lacunas que Domingos Paciência tenta ainda colmatar é no lado direito da defesa, depois da saída de Filipe Oliveira. É nesse contexto que surge Dani, atleta que rodou no Estrela da Amadora.

Outro jogador em foco é o avançado Mendes, um dos mais produtivos na época passada no conjunto da Póvoa de Varzim. Desperta o interesse de vários emblemas da II Liga, mas está em vias de seguir viagem para Melgaço.

O mesmo acontece com o guarda-redes Diego, também internacional, que esteve cedido ao Sp. Covilhã. Para o eixo da defesa surge Gale Agbossoumonde, atleta que reforçou os juniores em Janeiro mas já tem contrato profissional.



ABC sagra-se Campeão Nacional de iniciados

José Vieira vai ser de certeza o treinador do ano no ABC, tal como a equipa de iniciados vai conquistar esse troféu, depois do comportamento ímpar realizado no nacional de iniciados. Trinta vitórias em outros tantos jogos realizados, uma verdadeira máquina sem falhas. A perfeição afinal existe e fica claro que é possível atingir o céu e fazê-lo com uma classe fantástica, exibindo um nível de elite.

A defesa agressiva do Colégio dos Carvalhos levou a um intenso equilíbrio na primeira parte. A maior qualidade dos academistas, exibindo um andebol de primeira água, com desenhos tácticos primorosos levou a equipa de José Vieira a assumir o marcador a meio da primeira parte, provocando de imediato um ligeiro ascendente, que foi gerido até ao intervalo.

Contudo foi no arranque da segunda etapa que a corrente amarela se alastrou em grande velocidade. Com Rui Rolo a realizar uma exibição notável, o carrossel academista mostrou classe, tendo ainda Filipe Caniço, José Gomes e o central Francisco Albuquerque como peças principais de uma autêntica obra de arte.

Assistiu-se a um filme capaz de esgotar bilheteiras, numa expressão de força e técnica perfeitas, passando mesmo Reginaldo Modenes, a estrela do Colégio dos Carvalhos, para segundo plano.
A vencer por dois golos de diferença, o ABC de Braga fez cinco golos sem resposta, colocou o seu adversário nas cordas, levando o marcador para um nível que ninguém estava à espera depois de assistir ao primeiro tempo.

E refira-se ainda que ao nível mental, os jogadores do ABC exibiram um excelente nível de concentração, cometendo poucas falhas técnicas. A pressão de quem tinha 29 vitórias numa época e corria o risco de não se sagrar campeão foi transformada numa leve brisa, num vento quente e próprio de Verão, num brilho de quem conquistou, de forma merecida, mais um título de campeão.

"No ABC somos um todo"

O ABC é a melhor escola de formação do país. Está provado no passado rico do clube, mas também na conta corrente do presente. Luís Teles destaca a "importância" dos escalões de formação, bem como "o trabalho de muita gente de que de forma apaixonada está no clube".

"Este ano não se ganhou nada em seniores, mas ganhou-se nas camadas jovens. Há dois anos vencemos nos seniores e sabemos que não se pode ganhar sempre, mas temos conseguido alcançar títulos todos os anos. No ABC somos um todo e cada vitória é do clube, é de toda a estrutura desde o escalão mais jovem até ao sénior".

"É nesse espírito que vamos continuar, é com essa forma de estar na vida que queremos manter o clube, sabendo que o ABC tem como objectivo principal ser formativo".
"O histórico do ABC é muito rico e é importante mantê-lo sempre vivo. Todos os jovens se motivam ano após ano para estarem neste clube e é muito importante. Está toda a gente de parabéns por mais um ano rico em títulos".



CORREIO DO MINHO

JotaCC

Evaldo acorda ingleses
CONVERSAS ENTRE CLUBES NÃO IMPEDEM LATERAL DE ANALISAR OUTRAS PROPOSTAS

Alvo prioritário da SAD leonina para o reforço do plantel na época que se avizinha, o negócio Evaldo continua num impasse. O acordo entre os leões e o Sp. Braga está bem encaminhado mas faltam ainda limar algumas arestas para os dois clubes darem as negociações como concluídas.

Renato Moura, representante do lateral, viaja ainda esta semana para Portugal com o objetivo de resolver o futuro de Evaldo, mas garante que ainda não falou com ninguém ligado ao Sporting: "Há várias possibilidades em cima da mesa, mas o Sp. Braga é que tem de decidir. Só depois de o clube interessado chegar a acordo com o Sp. Braga é que irei conversar com alguém e passar a uma outra fase das negociações", garantiu a Record o empresário brasileiro.

A SAD leonina pretende garantir rapidamente os serviços do defesa-esquerdo arsenalista, de 28 anos, já que há vários clubes estrangeiros que também têm o camisola 5 do Sp. Braga referenciado. Clubes alemães e russos já estão ao corrente das condições necessárias para contratar Evaldo, mas é de Inglaterra que surge a concorrência mais forte para os leões. "Estive em Inglaterra no último mês e é verdade que várias equipas perguntaram por Evaldo. É um jogador com passaporte europeu e isso pode pesar na altura das decisões. No entanto, os clubes ingleses são mais ponderados e, se decidirem avançar para a contratação do jogador, acredito que só o farão numa fase mais avançada do mercado", assegurou Renato Moura.

Elemento essencial na equipa de Domingos, Evaldo deverá deixar o Minho e o seu futuro mais provável parece ser o Sporting. Contudo, a falta de liquidez financeira dos cofres verde e brancos não permite uma abordagem sagaz ao mercado, o que tem limitado as investidas leoninas junto dos clubes vendedores. No entanto, espera-se uma semana de decisões em Alvalade.


RECORD