News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/06

Started by JotaCC, 04 de June de 2010, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

FC Porto disputa Evaldo com o Sporting

Afinal, pode não ser o Sporting o destino do esquerdino brasileiro do Sp. Braga. Dragão colocou-se em campo e esta intromissão pode mudar tudo.

Que destino para o lateral-esquerdo Evaldo? Difícil precisar neste momento, uma vez que o Sporting, em negociações adiantadas com o Sp. Braga depois de ter encontrado condição financeira para pagar os 2 milhões de euros exigidos, bate-se agora com concorrência de peso. Apareceu o FC Porto!

Ainda não se percebeu o teor da ofensiva portista, se é efectiva ou apenas destinada a colocar o Sporting sob pressão, mas a verdade é que ela existe. O dragão já terá sinalizado a presença junto do Sp. Braga e do jogador - apesar de o empresário, Renato Moura, não a admitir, falando só numa viagem a Portugal, na próxima semana, para falar com os bracarenses -, ficando evidente que é possível o desvio de rota do brasileiro: era o Sporting o destino, pode ser agora o FC Porto.

Esta possível alteração de planos surge embrulhada nas últimas reivindicações de Evaldo, que exigiu ao leão quatro anos de contrato quando inicialmente estariam previstos três..

Evaldo justifica esta inquietação toda e também a guerrilha pronta a estalar entre dragões e leões. O lateral-esquerdo, de 28 anos, tem sido sucessivamente uma das mais-valias nas boas épocas do Sp. Braga e transformou-se numa das referências do futebol português na posição que ocupa.

O Sporting chegou à frente na corrida baseando-se no princípio da necessidade imediata, pois precisa mesmo de recrutar um defesa-esquerdo, mas a posição mais confortável do FC Porto, que tem Álvaro Pereira para preencher o lugar, pode não querer significar nada...



Plano de aquisições prevê entrada de dois centrais

Rodriguez deve protagonizar uma transferência e Paulão estuda alternativa. SAD está pronta a responder às necessidades. Próxima semana pode trazer novidades à grelha de reforços.

A construção do plantel para a nova temporada tem sido uma espécie de marcha lenta, mas é seguríssimo que a SAD do Sp. Braga está a trabalhar de forma muito empenhada para garantir ao técnico Domingos Paciência as soluções necessárias para abordagem ao ano desportivo que aí vem. Nesse segmento, o reforço da defesa poderá conhecer, brevemente, mais novidades para lá da contratação do lateral nigeriano Echiejile, já assegurado junto dos franceses do Rennes.

O passo seguinte tem a ver com o eixo do sector e em perspectiva está a possibilidade de os arsenalistas abrirem a porta a dois centrais. Leone, como se sabe, não se entendeu para a renovação do contrato com o Sp. Braga e está fora do futuro plantel dos minhotos e o peruano Rodriguez, com mercado, deve representar uma transferência, o que reduz o quadro de soluções a Moisés e Paulão, sendo que este último foi para férias a desejar a visibilidade que não teve na última época e a pensar, por isso, numa alternativa à formação bracarense. Ontem mesmo, no Brasil, onde passa férias, Paulão ponderava sobre uma oferta de trabalho, e se o defesa protagonizar uma saída as necessidades dos minhotos serão ainda mais acentuadas.

Europa mas não só...

Em qualquer circunstância, importa reter que a SAD bracarense não fará investimentos exorbitantes para reforçar o plantel, mas terá sempre em conta negócios apelativos. E é dentro deste quadro que os minhotos já terão assinalados no mercado os alvos a atacar para preencher uma ou duas vagas no eixo defensivo, sendo que um dos centrais a contratar terá de apresentar um perfil experiente e números de utilização que o destaquem como um jogador regular.


A BOLA

JotaCC

Génova vai apresentar proposta por Eduardo


O Génova vai avançar para a aquisição de Eduardo. O emblema italiano pretende garantir o guarda-redes do Sporting Clube de Braga antes do início do campeonato do mundo. O facto de ser o dono da baliza da selecção nacional, obriga o clube transalpino a aumentar de velocidade e nos próximos dias é esperado um emissário na capital minhota para tentar o acordo com a administração de António Salvador.

Marco Amélia, o titular das redes do Génova tem mercado. Não é só o Benfica que tem o guarda-redes em ponto de mira. Nas últimas horas a Fiorentina demonstrou interesse na aquisição do guarda-redes. Directores do Génova sente que estão na iminência de perder o seu número 1 e vão mesmo avançar para Eduardo.

O desejo dos genoveses alterou-se nas últimas horas, face ao assédio em torno de Amélia. É praticamente uma certeza a sua saída e, como tal, pretendem garantir Eduardo antes do Mundial, para não correrem riscos com uma possível entrada de outros emblemas em acção. É que a montra do campeonato do mundo pode ampliar a concorrência ao guarda-redes do Sporting de Braga.



Boccia: Guerreiros na corrida pelo título mundial

José Carlos Macedo e José Gonçalves, representantes de Portugal em Pares BC3, têm tido uma prestação brilhante nestes dois primeiros dias da competição colectiva, contando com 4 vitórias expressivas nos jogos efectuados.
A nossa selecção disputou os 1/8 de final com o Brasil ao qual ganhou por 9-0. Portugal vai assim disputar os 1/4 de final com o Canadá, selecção que venceu Hong Kong por 5:1 nos 1/8 de final, hoje, pelas 10:00 horas.

CORREIO DO MINHO


JotaCC

Al-Sharjah sobe a parada pelo brasileiro Alan
NOVA PROPOSTA PARA CONVENCER SALVADOR

O Al-Sharjah vai subir a parada para tentar levar Alan de Braga. O brasileiro pode estar muito perto de conseguir o contrato da sua vida e já fez saber que quer mesmo ir para o Dubai, de onde recebeu um convite daqueles irrecusáveis, com contrato para dois anos e um ordenado entre os 600 e 700 mil euros por época, um valor variável, à medida dos objetivos alcançados pela equipa e jogador.

O Al-Sharjah, clube orientado por Manuel Cajuda, assumiu todo o interesse em Alan, fruto do conhecimento profundo que o treinador português tem das qualidades do jogador que já orientou, mas numa primeira fase fez chegar uma proposta ao Sp. Braga de pouco mais de 1 milhão de euros, e António Salvador também fez logo saber que não vai abrir mão de um dos seus melhores ativos por menos de... 2,5 milhões!

Aos 30 anos e com mais um ano de contrato com os minhotos, Alan joga com todos os fatores para "forçar" a saída, apesar da montra da Champions que poderá ter pela frente, pelo que nos últimos dias solicitou mais empenho junto dos responsáveis do Al-Sharjah. O verdadeiro efeito desse "forcing" só será conhecido na próxima semana, altura em que um emissário do clube de Manuel Cajuda vai fazer chegar uma nova proposta ao Estádio Axa.

Os árabes vão mesmo subir a parada, mas ao que tudo indica não chegarão perto dos tais 2,5 milhões de euros que António Salvador exige. Tem a palavra o presidente, que até pode baixar o "seu" preço à medida do que lhe der o mercado.



RECORD

JotaCC

Evaldo corre e não falha

Fiabilidade e consistência, aliadas à potência física de quem nunca se parece cansar, são virtudes apontadas a Evaldo por quatro dos seus antigos treinadores - Aloísio, Sebastião Lazaroni, Ulisses Morais e Mariano Barreto. A O JOGO, todos elogiam o virtuosismo competitivo do lateral-esquerdo bracarense, que já não deve fugir de Alvalade, e lembram que Evaldo é avesso a falhas. Aliás, a correria, em tom de brincadeira, até suscita comparações com a beleza tenaz de um cavalo de corridas.

Aloísio, primeiro treinador de Evaldo em terras lusas, quando este ingressou na equipa B do FC Porto, em 2003/04 - época em que José Mourinho o fez campeão nacional -, recorda bem o potencial visto nos relvados da então II Divisão B. "Tinha uma margem de progressão enorme, depois era muito tranquilo. Como evoluiu, tornou-se um jogador muito completo e equilibrado", atira. Sebastião Lazaroni, que teve Evaldo no Marítimo em 2007/08, vai mais longe e aponta, entre a ironia: "É um jogador com muita chegada, muita capacidade de ir lá à frente. Corre muito e tem uma boa capacidade física... como ele corre! Puxa, qual cavalo [risos]. Defende muito bem, ataca bem, mas tem de melhorar algumas coisas. Está assinando pelo Sporting, não é? Essa a grande oportunidade, mas o Evaldo está preparado para um grande desafio", assegura.

Ulisses Morais, anterior técnico do Paços de Ferreira, na derradeira estação, e do Marítimo, no final de 2005/06 e no ano subsequente, deixa-lhe rasgados elogios. "Cabe nos plantéis das melhores equipas europeias. Acredito que vá singrar no Sporting. É um excelente jogador, defende muito bem, mas também ataca com grande qualidade", sublinha, acrescentando que a principal debilidade do lateral foi atenuada com o passar das épocas no Marítimo e, nas duas últimas estações, no Braga. "Precisava de ser preponderante no último terço do terreno, nas assistências; não é que não fosse, mas conseguiu melhorar muito", frisou.

Mariano Barreto centra a sua análise mais no passado vivido em 2004/05, ano em que o Marítimo acolheu Evaldo após a saída do FC Porto, esbarrando ele no Funchal com a concorrência do carismático Eusébio. "Soube esperar pela oportunidade, e o espírito de trabalho ajudou no resto. Também o utilizei como médio-esquerdo. Fazia bem as duas funções, lateral e médio... Fechava bem a subida do Manduca e, quando era preciso, também acompanhava", relembra. Fica a dica para Paulo Sérgio...


Novos desenvolvimentos só na próxima semana

Definido o acordo entre Sporting e Braga, depois da derradeira conversa no último fim-de-semana entre os presidentes José Eduardo Bettencourt e António Salvador, só falta acertar os detalhes do contrato com o jogador, algo que só terá desenvolvimentos na próxima semana. Evaldo está de férias no Brasil, Bettencourt e o director para o futebol também vão descansar. Para já, o agente Renato Moura continua a aguardar um contacto oficial da Sporting, SAD.



Ansioso pela estreia


A 17 dias da apresentação do Braga, Keita já não disfarça a ansiedade pelo começo dos trabalhos do seu novo clube. O senegalês, que se encontra a recuperar forças depois de uma temporada desgastante em Setúbal, encontra-se nesta altura fora de Portugal, mas sabe que o acordo entre sadinos e bracarenses está consumado. Por isso, já vai recriando na cabeça o momento em que vestirá pela primeira vez a camisola encarnada dos Guerreiros do Minho. "Qualquer jogador sonha chegar a um clube grande como o Braga. Quero muito jogar e espero ajudar a equipa", declara a O JOGO o avançado, que, inicialmente, até havia acordado o prolongamento do contrato com os setubalenses. A hipótese de representar o clube da Cidade dos Arcebispos, porém, aliada à forte possibilidade de jogar a Liga dos Campeões, fê-lo mudar de ideias. Ou não fosse a liga milionária um sonho de criança. "Ainda não sei se vou jogar, mas gostava muito, pois é um desejo que tenho há muito tempo", confessa, antes de se refugir novamente ao silêncio, até porque em Braga a transferência ainda não foi oficialmente anunciada.

Acabadinho de realizar a melhor época em Portugal, Keita é visto como o sucessor natural de Meyong no eixo do ataque do Braga. Rápido, possante e três anos mais novo que o camaronês, o senegalês tem tudo para ser um caso de sucesso na Cidade dos Arcebispos, à qual chega moldado por um treinador especialista em avançados: Manuel Fernandes. A prova disso foram os dez golos apontados em 2009/10, que lhe valeram o título de máximo artilheiro do Setúbal na Liga. O anterior melhor registo da carreira (nove tentos) remontava à temporada de 2006/07 e havia sido obtido na Liga Vitalis, ao serviço do Rio Ave, no qual conheceu António Sousa, que o lançou no principal escalão português em 2005.


"Um ponta-de-lança rápido e muito forte fisicamente"

Profundo conhecedor das qualidades de Keita, ou não tivesse aconselhado ao Rio Ave a sua contratação em 2005, António Sousa descreve o senegalês como "um ponta-de-lança rápido e muito forte no confronto físico e no um contra um". "O jogo aéreo não é o seu forte, embora aqui e acolá possa fazer um golo. No entanto, remata muito bem com o pé, principalmente com o direito", acrescenta o treinador, actualmente sem clube, aproveitando o contacto de O JOGO para desejar felicidades ao ex-pupilo. "É um salto grande na carreira dele, mas espero que seja de sucesso. Pode ser que esta oportunidade seja importante para o seu futuro como jogador, até porque está mais maduro do que quando o treinei", conclui.



Tiago Gomes deve assinar

O jovem Tiago Gomes é um dos elementos da equipa de juniores que deverá assinar, nos próximos dias contrato profissional com o Braga. O lateral-direito, em quem Domingos apostou de início no jogo com o Leiria, da Carlsberg Cup, é visto como um novo João Pereira e já foi internacional português (sub-16, sub-17 e sub-18) por várias ocasiões.


Lista de pretendentes de Mendes a crescer

Os trabalhos de pré-época ainda nem sequer começaram e já há uma série de clubes a bater à porta da SAD do Braga a solicitar o empréstimo de Mendes. Além do Rio Ave, também o Gil Vicente já conversou com os responsáveis do clube minhoto no sentido de o receber na próxima temporada, mas, nesta altura, apenas uma coisa é garantida: o extremo, que esteve em destaque na última edição da Liga Vitalis, pelo Varzim, vai integrar o estágio em Melgaço, onde tentará mostrar a Domingos Paciência que tem qualidade para ficar no plantel do vice-campeão nacional. A cedência, porém, não está colocada de parte



O JOGO

JotaCC

Ney inclinado para o Bonfim

Ney está a ser muito disputado por V. Setúbal e U. Leiria para um empréstimo por parte do Sp. Braga, clube ao qual está vinculado, mas pelas informações que recolhemos o brasileiro está mais inclinado para continuar no Bonfim, onde cumpriu a segunda volta da última época.

Se é verdade que numa primeira fase o U. Leiria levava vantagem, após conversas com o presidente bracarense, António Salvador, a transferência do avançado Keita do Vitória para os minhotos fez pender a balança para os sadinos. Na hora e discutir contrapartidas, um novo empréstimo de Ney foi colocado como uma das prioridades pelo Vitória, pretensão que de imediato recebeu luz verde do clube bracarense.

Certo é que o U. Leiria voltou à carga e a resposta que o clube presidido por João Bartolomeu recebeu é que, em última análise, a vontade do jogador seria determinante. Ora, o defesa/médio já terá transmitido a informação que entre Leiria e Setúbal está mais inclinado para a segunda hipótese.

Apesar de, desportivamente, ter sido uma época complicada, com a manutenção a ser garantida na penúltima jornada, Ney gostou da cidade, do grupo de trabalho (criou grande amizade com Henrique), do treinador e dirigentes e de se ter assumido como um dos jogadores mais regulares. E entre o que já conhece e gostou e uma nova experiência, inclina-se então por Setúbal. Mas está a ser muito pressionado pelo U. Leiria.


A BOLA