News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/06

Started by JotaCC, 02 de June de 2010, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

Echiejile: «Uma escolha óbvia»
NIGERIANO NEM PENSOU DUAS VEZES

Elderson Echiejile tinha acabado de aterrar em Joanesburgo. Está agora totalmente concentrado no Mundial da África do Sul e na sua seleção, mas o nigeriano não resistiu ao desabafo. "Hoje é um dia muito excitante para mim e para a minha carreira. Abre-se um novo capítulo", registou em declarações à sua assessoria de imprensa, querendo juntar numa única frase as emoções que o rodeiam.

Antes da viagem para África, Echiejile confirmou o seu novo rumo. O defesa-esquerdo admite que nem pensou duas vezes para a decisão final e lembra os problemas que teve no Rennes, onde acabou afastado da primeira equipa a partir do momento em que decidiu não renovar o seu vínculo com o clube francês.

"Nos últimos meses passei por dificuldades e tive de decidir muita coisa. No entanto, depois de ponderar as hipóteses que tinha o Sp. Braga acabou por ser uma escolha óbvia", deixa escapar, partindo para a argumentação que já se previa: "Deixo a fantástica cidade de Rennes para abraçar um grande desafio em Portugal e no Sp. Braga. Sinto-me preparado. Sempre olhei para a minha carreira por objetivos e dois dos meus sonhos eram estar num Mundial com a Nigéria e jogar na Champions League. Parece uma bênção de Deus que em apenas uma semana possa sentir esses objetivos materializados. Agora estou junto das Super Águias na África do Sul e a apenas duas rondas de conseguir estar com o Sp. Braga na fase de grupos da Liga dos Campeões."

Echiejile, de resto, já tem uma ideia muito concreta sobre o seu novo clube, confirmando todos os pormenores. "Assinei por quatro anos e estou muito satisfeito por fazer parte de um clube que acabou de conseguir uma época histórica com o segundo lugar na Liga portuguesa e à frente de clubes fantásticos como são o FC Porto e o Sporting", salienta quem está mesmo bem informado: "Aceitei sem receios este desafio e sei que vou para um clube que tem crescido muito nos últimos anos com boas prestações em Portugal, mas também ao nível europeu. Sei que estão no caminho certo para ter ainda mais sucesso nos próximos anos."

O internacional nigeriano agradece ainda aos "fantásticos adeptos do Rennes", à sua federação e sente que o apoio familiar e do seu empresário foram fundamentais para o desenlace feliz: "Ajudaram-me a ter forças para conseguir esta grande mudança para o Sp. Braga."

RECORD

JotaCC

Moisés

"Qualquer central quer laterais assim"

Tem nome de figura bíblica, já passou de raspão por Alvalade, liderou o Braga até um sensacional posto de vice-campeão na Liga e mostra certeza nas palavras ao abordar o muito provável reencontro entre Evaldo e João Pereira em Alvalade. Moisés, central dos arsenalistas, partilhou com O JOGO o seu largo conhecimento de causa quando o assunto se prende com os laterais que o acompanharam no Minho e, à semelhança do que tanto fez aos adversários no último campeonato, o brasileiro não se deixou fintar por dúvidas. A fechar-se o negócio em curso, o Sporting terá no defesa-esquerdo um reforço de peso, ficando muito bem servido nos flancos defensivos.

"Se o Evaldo de facto for para o Sporting, não tenho dúvidas que será um grande contratação. Mais que a de um grande futebolista, será a aquisição de um enorme profissional", disparou o homem que herdou a braçadeira de capitão da turma bracarense, após o castigo aplicado a Vandinho. Moisés fez questão de deixar sublinhadas as virtudes do canhoto. "Ele é uma pessoa íntegra, muito concentrada no seu trabalho, é alguém que sabe o que faz e quer. Merece ser feliz. A sua importância no sucesso que o Braga vem conhecendo não nasceu do acaso. O Evaldo tem espírito de grupo, sabe-se cuidar fora de campo e é um companheiro maravilhoso. Vamos ver o que acontece. Se ele sair do Braga, vai-nos deixar muita saudade", garantiu.

Falando na qualidade de defesa-central, a figura máxima do sector recuado dos nortenhos também não tem grandes reservas quanto a um hipotético sucesso da reedição da dupla de laterais João Pereira-Evaldo. O primeiro já mora em Alvalade e o segundo está perto de lá chegar. Moisés diz que alinhar com ambos era fácil. "Ele e João Pereira são o tipo de laterais que todo o 'zagueiro' gosta de ter no seu sector. São ofensivos, mas sabem fechar o espaço e controlar a parte defensiva com categoria e rigor. Todos viram a sua produção quando jogámos juntos no Braga. Se eles se reencontrarem no Sporting, essa equipa ficará muito bem servida. Não tenho dúvidas disso", asseverou o brasileiro que, à cautela, não deixou de concluir com humor: "Sabemos como são estas questões do mercado de transferências. As coisas podem mudar de uma hora para a outra, mas se o Evaldo sair para outro clube ou tiver essa chance de representar o Sporting, isso será um novo e grande desafio para ele. Se ficar no Braga, podem crer que não vou ficar chateado!"

Evaldo ainda não tem contrato definido


O pré-acordo entre os presidentes de Sporting e Braga, respectivamente José Eduardo Bettencourt e António Salvador, para a transferência de Evaldo, já está estabelecido, mas o jogador, segundo O JOGO apurou, ainda não conhece os termos do contrato que lhe será apresentado pelos responsáveis leoninos. Certa é a vontade de Evaldo em representar o Sporting, regressando assim às fileiras de um clube grande, depois de uma passagem fugaz pelo FC Porto. Para já, o jogador e os seus representantes vão aguardar uma indicação por parte do Braga, para, então, acertarem os detalhes laborais com os leões.


O esquerdino "tranquilo" que manda no seu flanco


Estabelecendo um comparativo entre o reforço leonino do passado mês de Janeiro e o eventual novo recruta deste defeso, Moisés não perde o tom bem disposto no paralelo, considerando Evaldo um atleta mais sereno, mas igualmente competente. "Têm estilos bastante diferenciados, o que cria um contraste engraçado, mas que funciona muito bem dentro e fora de campo", aponta o "xerife" da defensiva bracarense, segundo o qual o ainda dono da camisola 6 arsenalista surge como um jogador mais sereno nas acções. "O Evaldo é mais tranquilo, dá prioridade à contenção. Também sobe na boa, sem receio, explora o flanco muito bem e cruza 'certinho'. Não facilita na marcação, o que neste caso concreto poupa o central a ter de sair para as dobras com frequência e assim deixar a sua zona", acentuou. Como última nota, Moisés comentou: "Além da sua qualidade técnica, o Evaldo é mais calmo que o João. Porém, ambos sabem preservar-se e dão tudo no terreno de jogo."

Bom rebelde conseguiu amadurecer a nível táctico

Servindo como contraponto ideal aos predicados daquele que há meio ano era seu companheiro no flanco oposto do último reduto minhoto, João Pereira não perdeu tal perfil, na perspectiva de Moisés. O brasileiro é um apreciador da personalidade do agora camisola 21 da formação leonina, a quem vê assinalável atenção ao plano táctico. "Além de estar num plano igual ao de Evaldo no capítulo técnico, o João Pereira tem aquele jeito mais aguerrido, mas é disciplinado tacticamente. Amadureceu muito nesse aspecto. Ele entrega-se totalmente, mas segue à risca as instruções do treinador, até porque tem muita experiência acumulada na Liga, outro ponto em comum com o Evaldo, que joga em Portugal há sete anos", considerou. O bom ambiente é condição primeira para a formação de um grupo sólido. Aqui João Pereira deve ser levado em conta... tal como Evaldo, conta Moisés. "Eles são dois elementos muito bem aceites no balneário. Criam um ambiente 'legal'."

Terceiro na lista do duo

Novo técnico do Sporting, Paulo Sérgio apresta-se para ser o terceiro líder a orientar esta dupla de laterais. Na Cidade dos Arcebispos, Evaldo e João Pereira alinharam em conjunto durante época e meia. Na primeira delas, Jorge Jesus era o técnico dos bracarenses, ao passo que no primeiro semestre da última temporada foi Domingos Paciência a comandar o duo defensivo, que sempre teve bom rendimento.


Moisés: leão que não o chegou a ser

No Verão de 2006, Moisés esteve na origem do mais quente caso dos leões no defeso. O central foi contratado com pompa ao Cruzeiro, sendo apresentado como reforço a 3 de Julho. Porém, o brasileiro viveu apenas 20 dias como atleta dos verdes e brancos, devido a um castigo entretanto imposto pela UEFA, que acabou por conduzir à quebra do compromisso.

A Sporting, SAD contratou o atleta sem ter conhecimento - como mais tarde invocou oficialmente em comunicado -, de um litígio entre o jogador e o Krylia Sovetov. Moisés havia rescindido unilateralmente o vínculo com o clube, retornando ao seu país, mas o emblema russo não desistiu das suas pretensões e levou o caso à UEFA, que aplicou um castigo de quatro meses ao futebolista quando este realizava os trabalhos de pré-temporada sob a orientação de Paulo Bento.

Deparando-se com a situação e sob o argumento que o jogador omitira o processo, a sociedade anónima leonina rescindiu o contrato com justa causa. Moisés alegou salários em atraso no clube russo e queixou-se de ser mal aconselhado. Voltou ao Brasil, vingou no Cruzeiro e no Flamengo, para regressar a Portugal, onde convenceu no Boavista e, principalmente, em defesa do surpreendente Sporting de Braga.



Echiejile

"É um desafio fantástico"

Como todas as histórias, a de Elderson Echiejile no Braga também começa com o tradicional "era uma vez...". Era uma vez um lateral promissor que, mesmo perdido na equipa B do Rennes, despertou a atenção dos olheiros do vice-campeão português. Ao natural interesse seguiu-se uma primeira tentativa de compra por parte dos arsenalistas, em Janeiro, que acabou abortada devido à intransigência dos franceses. Contudo, a vontade não desapareceu. Seis meses depois o negócio lá acabou por concretizar-se, deixando o nigeriano extasiado. "Os últimos meses foram recheados de decisões difíceis e escolhas, no entanto, depois de alguma reflexão, a conclusão foi clara: tive de deixar a maravilhosa cidade de Rennes e abraçar um desafio fantástico em Portugal, pelo Braga", refere o esquerdino numa nota divulgada ontem à Imprensa.

Apesar de em França se dar mais atenção a outros campeonatos mais competitivos, Echiejile mostra-se bem informado sobre as incidências da última época em Portugal e, por isso, é com naturalidade que classifica de "histórico" o desempenho do Braga. "O clube fez um campeonato muito bom, pois terminou no segundo lugar, à frente de alguns clubes fantásticos, como o FC Porto e o Sporting", sublinhou o jovem internacional nigeriano, apostado em ajudar os minhotos a construir um futuro de sucesso, a começar já na Liga dos Campeões. "É muito atraente para mim jogar num clube que teve bastante sucesso no campeonato português e na Europa, mas que deseja continuar a crescer nos próximos anos tendo por base esses desempenhos", declarou.

Para trás fica uma história quase para esquecer no Rennes, muito por culpa do último capítulo, relativo à temporada transacta. A recusa em prolongar o contrato atirou-o para as segundas escolhas do treinador Fréderic Antonetti, que o utilizou só por uma vez em 2009/10. No entanto, Echiejile, como gosta de ser tratado pelos adeptos, não se mostra magoado e incluiu o clube gaulês e os seus adeptos na lista de agradecimentos pela ajuda que lhe deram a dar o salto para o clube da Cidade dos Arcebispos. "Estou muito feliz por ter conseguido esta incrível transferência para o Braga", rematou o lateral.

29

Total de jogos oficiais realizados por Echiejile pela primeira equipa do Rennes. A estreia aconteceu na época de 2007/08, mas foi em 2008/09 que mais encontros efectuou (23).


Presença no Mundial é sonho realizado

Depois de no começo do ano ter participado na Taça das Nações Africanas, Echiejile viu confirmada a presença no Campeonato do Mundo, um objectivo que perseguia desde muito novo. Mas não é o único. O outro, que poderá ser alcançado pelo Braga, está a duas eliminatórias de distância. "Os meus sonhos estão a começar concretizar-se. Felizmente fui incluído na equipa das 'Superáguias' e estou muito perto de jogar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Espero que entremos", confessou o lateral, que chegou ontem à noite à África do Sul, onde a Nigéria vai bater-se com Argentina (dia 12), Grécia (dia 17) e Coreia do Sul (dia 22) por uma vaga nos oitavos-de-final da maior prova de selecções do planeta.




António Fiúza revela conversações por Rodrigo Galo

O Braga está no mercado à procura de um lateral-direito e Rodrigo Galo, que na temporada transacta fez sete golos em 29 jogos na Liga Vitalis, é um dos que surgem na primeira linha para ingressar nos arsenalistas. A revelação foi feita a O JOGO pelo presidente do Gil Vicente. "A hipótese já vem sendo discutida há algum tempo, pois existe uma relação muito boa entre as duas direcções, como prova o facto de todos os anos tentarmos receber alguns jogadores por empréstimo", garante António Fiúza, que tem ainda aproveitado os encontros com António Salvador para o demover da intenção de faltar às próximas eleições para a presidência da Liga de Clubes. "A participação dele [António Salvador] é muito importante e eu, enquanto apoiante de Fernando Gomes, espero que possa contar com o seu voto", disse o líder dos gilistas.


O JOGO

JotaCC

«Quero ir e... pronto!» - Alan

Alan insiste em assinar o contrato da sua vida. Al-Sharjah não desiste e vai voltar à carga. Inflexível, António Salvador não baixa os valores.

O Sp. Braga recusou a primeira oferta do Al-Sharjah por Alan, mas o clube dos Emirados não vai desistir e nem o luso-brasileiro perde a esperança que as partes cheguem rapidamente a um acordo. «Continuo à espera do que vai acontecer e interessado em agarrar essa oportunidade», revela o extremo, considerado peça-chave na estrutura da equipa de Domingos Paciência na época passada.

É precisamente este estatuto que origina um fosso enorme entre aquilo que os árabes estão a dispostos a oferecer - um milhão de euros - e o que António Salvador exige para libertar Alan. O presidente do Sp. Braga admite negociar o atleta por 2,5 milhões de euros, valor de referência que se explica não só pela preponderância que o jogador tem no ataque da equipa (apontou oito golos no Campeonato), mas porque nos últimos tempos a SAD negociou os seus melhores activos acima desse preço - casos de João Pereira e, futuramente, de Evaldo, lateral que tem bilhete marcado para Alvalade, a troco de 3 milhões de euros.

RICOS MAS NEM TANTO

Enquanto se mantém sintonizado com a proposta do Al-Sharjah, Alan não se alonga em comentários. Sorri perante os 2,5 milhões de euros que o Sp. Braga pede, faz uma pausa e conclui: «O que posso dizer? Quero ir e pronto!»

A oferta dos árabes, mais do que aliciante, representa para o jogador um grande salto financeiro e a possibilidade de, aos 30 anos, assinar o contrato da sua vida.

Por outro lado, nesta aventura que se abre no horizonte desportivo do extremo, há um personagem que lhe é muito querido: Manuel Cajuda. O treinador do Al-Sharjah é um confesso admirador das qualidades de Alan, como aliás assumiu ontem em A BOLA, mas está ciente de que os dirigentes do seu clube não irão esticar muito mais a corda a nível financeiro.


Evaldo quer quatro anos de contrato


Evaldo está no Brasil a gozar alguns dias de férias, mas, e uma vez que o interesse do Sporting se tornou agora mais efectivo, o seu empresário, Renato Moura, já está no terreno para ajudar a decidir o futuro do lateral esquerdo.

No Brasil, o empresário FIFA tem seguido pela internet todas as notícias relativas ao interesse dos leões no seu representado e, apesar de assumir o entusiasmo do jogador perante a possibilidade de poder representar um clube com a grandeza do Sporting, sempre realça que, acima de tudo, tem de defender os interesses de Evaldo, que tem outros clubes interessados para além dos leões, sobretudo de equipas inglesas (Aston Villa) e espanholas.

«Sim, é verdade que o Evaldo tem outras possibilidades em carteira, mas não estou autorizado a revelar o nome dos clubes. Vamos analisar todas as hipóteses para depois tomar uma decisão», diz Renato Moura.

O agente ressalva ainda a ideia que o facto de Sporting e Sp. Braga terem chegado a um patamar de entendimento, tendo em vista a transferência do jogador, não garante que Evaldo se torne leão. E explica porquê: «Os clubes até podem ter chegado a um acordo, mas há uma parte fundamental em todo o processo, que é o jogador, e com ele ainda não há qualquer acordo. E se isso não acontecer... nada feito».

A declaração de Renato Moura surge na sequência de notícias que apontam para o facto de o Sporting querer assinar um contrato válido por três épocas com o jogador... «Três épocas? Nem pensar. Assim não haverá negócio. O próximo contrato de Evaldo terá a duração de quatro épocas», garante o empresário, que se escusa a falar em valores, numa altura em que se comenta que o atleta iria usufruir de um salário na ordem dos 600 mil euros por época: «Isso tem de ser tudo bem estudado, é prematuro estar a falar em valores.».


A BOLA

JotaCC

Evaldo de férias e a par do negócio
DEVERÁ SER A PRIMEIRA AQUISIÇÃO DOS LEÕES

Evaldo está muito próximo de se tornar no primeiro reforço oficial do Sporting para a próxima época e, mesmo estando tranquilamente de férias no Brasil, o jogador está ao corrente das negociações entre leões e arsenalistas. Os dois clubes estão próximos de chegar a um acordo, existindo vontade de ambas as partes para selar um processo que já se arrasta há algumas semanas.

Numa primeira fase, a SAD leonina está a acertar os pormenores do negócio com o Sp. Braga e só depois é que irá discutir com o lateral-esquerdo, de 27 anos, os pormenores do contrato.

Contactado por Record, o representante do jogador, Renato Moura, aguarda que os clubes cheguem a um acordo: "Ainda não fui contactado por ninguém, mas isso é um procedimento normal. Só depois de haver um entendimento é que iremos falar dos aspetos contratuais. Nessa altura, viajarei para Portugal (se for esse o caso) e penso que não será difícil chegar a um acordo com o Sporting", assumiu o empresário brasileiro.

No entanto, Renato Moura adianta que as negociações com o luso-brasileiro só poderão ser concluídas na altura em que o jogador regressar de férias. "OEvaldo está de férias e só regressa daqui a 10 dias. Ele está a par de todos os acontecimentos mas encontra-se a gozar um merecido período de descanso", assumiu.

Cobiçado


Com contrato válido até 2012, Evaldo é um dos jogadores mais cobiçados do plantel arsenalista. O luso-brasileiro está avaliado em cerca de 3 milhões de euros, mas a necessidade de efetuar um bom encaixe financeiro poderá obrigar o presidente do Sp. Braga, António Salvador, a negociar o jogador por valores mais baixos - nunca inferiores a 2,5 milhões de euros.

Além do mais, a vontade do jogador em permanecer em Portugal poderá ser importante na conclusão do negócio. "Já são muitos anos em Portugal e em termos familiares isso pesa bastante. O Sporting seria uma boa solução para o Evaldo", sublinhou Renato Moura.


RECORD

JotaCC

Ney apalavrado com bracarenses

O Sp. Braga está disponível para fazer novo empréstimo de Ney ao Vitória de Setúbal, no âmbito do acordo já estabelecido com os sadinos a propósito da transferência de Keita para os bracarenses.

Ney estava já bem encaminhado para ser emprestado à U. Leiria, mas com a cedência de Keita, o Vitória ganhou margem negocial e, garantem fontes bracarenses, Ney está apalavrado para jogar mais um ano no Bonfim. Assim o jogador não se oponha.

Uma das hipóteses que os bracarenses deixaram em aberto, independentemente da situação de Ney, era igualmente um novo empréstimo do guarda-redes Mário Felgueiras. O treinador Domingos Paciência colocou-o na lista de jogadores e ceder e essa hipótese terá sido aventada com os sadinos. Mas o Vitória, neste caso, não se mostrou de igual modo entusiasmado, já que o guarda-redes não chegou a assumir-se como uma mais-valia. Aliás, se há jogador em Braga que faria as delícias de Manuel Fernandes seria o guarda-redes polaco Pavel Kieszek, emprestado há dois anos ao Vitória.

A BOLA