News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 26/05

Started by JotaCC, 26 de May de 2010, 07:27

Previous topic - Next topic

JotaCC

Manter a base da equipa para a nova época

A brilhante caminhada da época agora finda e o inédito segundo lugar na Liga não deixam margem para dúvidas a sócios e adeptos: na nova temporada o importante para o Sp. Braga será "manter a base da equipa".

A opinião é partilhada por vários adeptos que pensam já em ver a equipa no palco da Liga dos Campeões e, claro, com Domingos Paciência ao comando. O técnico é apontado como o responsável pela caminhada de sucesso da época 2009/10, por isso, a continuidade em Braga será requisito obrigatório.

"Sinceramente vejo com bons olhos o Domingos em Braga. E espero que continue. Mas é uma presa fácil para os grandes clubes. É o melhor treinador do momento para o Sp. Braga e será mau se for embora. Gostaria que ficasse cá. Era uma mais valia", frisou Narciso Xavier, sócio há vários anos e adepto "ferrenho e doentio pelo o clube da minha terra".

A par do treinador, o desejo é que as saídas sejam bem menos do que as entradas: "penso que o mais importante será manter a base da equipa e depois trazer mais-valias. O ataque é o sector mais debilitado e necessitado de reforços. Quanto a saídas que se falam, de jogadores como o Eduardo, Evaldo ou Alan, não era bom, mas é normal depois da época que alguns fizeram. É bom para valorizar o clube", apontou Rui Braguinha.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Antecipação por Zé Luís
MINHOTOS AVANÇAM PELO MIÚDO PRODÍGIO DO GIL VICENTE

O Sp. Braga quer amarrar Zé Luís, um avançado de 19 anos que causou impacto na Liga de Honra. O talento cabo-verdiano marcou 4 golos nas últimas quatro jornadas ao serviço do Gil Vicente e já tem vários pretendentes. Os arsenalistas são um deles e as relações privilegiadas e a antecipação negocial podem fazer com que o negócio penda para o Axa.

A intenção é segurar desde já a pérola africana descoberta na Ilha do Fogo e que garantiu, no campeonato de juniores, um total de 27 golos. Zé Luís tem contrato de formação com o clube de Barcelos, mas o processo pode ser encerrado a contento de todas as partes. A SAD minhota quer precaver o futuro, o avançado quer perspetivas melhores e o Gil Vicente quer aliar os milhares de euros do negócio à vontade de manter o jogador nas suas fileiras.

Apesar do talento, Zé Luís ainda não completou o seu crescimento e, portanto, teria margem reduzida em Braga, podendo os guerreiros facilitar a continuidade do atacante em Barcelos. O emblema presidido por António Fiúza vive uma situação de grande aperto financeiro e necessita de encaixes urgentes. O avanço do Sp. Braga garantirá uma fatia considerável do orçamento de um milhão de euros estipulado para a nova temporada.

Fulgurante

Aposta de Paulo Alves, Zé Luís impressionou pela grande ponta final na Honra. A sua marca ficou vincada nas redes das balizas adversárias, mas o cabo-verdiano é um jogador habituado a pisar os palcos portugueses ao serviço da seleções do seu país. Ainda anteontem teve a oportunidade de entrar, de resto, no particular que opôs a sua equipa à de Carlos Queiroz, na Covilhã.

Antes já tinha estado no Torneio Internacional de Viseu, esse disputado na categoria de Sub-20. Há um ano, foi medalha de prata nos Jogos da Lusofonia.

Representado pelo empresário João José, Zé Luís é um valor emergente que o Sp. Braga quer amarrar de imediato. O processo pode ser concluído em breve.

RECORD

JotaCC

Filipe Oliveira de saída

Chegaram ao fim as negociações entre a SAD do Braga e Filipe Oliveira para a renovação do vínculo contratual do jogador. As duas partes não chegaram a acordo em relação às verbas que envolveriam o próximo contrato e é praticamente adquirido que o polivalente lateral vai dar continuidade à carreira além-fronteiras, de onde tem recebido algumas propostas que vão mais de encontro ao que deseja no capítulo financeiro. Aliás, o Toulouse, de Paulo Machado, chegou mesmo a enviar um emissário à Figueira da Foz para o observar no jogo com a Naval, recebendo indicações bem positivas da exibição do internacional jovem português.

As conversas entre os dirigentes bracarenses e Filipe Oliveira já se arrastavam há algum tempo. O problema é que as exigências do lateral-direito não se enquadravam no rigor orçamental de que António Salvador não abdica e acabaram por levar a este desfecho. Fecha-se assim mais um ciclo de um jogador que estava em final de contrato, depois de há uma semana a renovação de André Leone ter sido abortada, tal como deverá acontecer com a de Meyong.

Inicialmente tapado por João Pereira, Filipe Oliveira só começou a ser aposta regular de Domingos Paciência quando, em Janeiro, o ex-concorrente se transferiu para o Sporting. Desde então, o defesa que um dia José Mourinho levou para o Chelsea realizou 21 encontros, 17 dos quais na Liga. Foi o período de maior utilização do jovem internacional português no clube da Cidade dos Arcebispos, ao qual chegou em 2008/09 proveniente do Leixões.

Miguel Garcia e Dani garantem sucessão

Com a saída de Filipe Oliveira, o Braga vê-se agora na necessidade de ir ao mercado para reforçar o lado direito da defesa. Mas se não conseguir encontrar ninguém que agrade, os arsenalistas têm dois jogadores nos seus quadros preparados para suceder o lateral: Miguel Garcia, que chegou em Janeiro oriundo do Olhanense e tem mais um ano de contrato com o clube minhoto, e Dani, que na última época jogou no Estrela da Amadora.


Dani fica no plantel

Duas semanas depois do fim da temporada, o plantel do Braga vai ganhando forma com a prata da casa, isto é, com jovens jogadores da formação do clube que passaram 2009/10 na equipa de juniores ou a ganhar experiência noutros emblemas. Diego (Covilhã), Mendes (Varzim), Pizzi (Covilhã/Paços de Ferreira) e Guilherme (Juniores) já estão confirmados há algum tempo no grupo de trabalho de Domingos Paciência, mas não serão os únicos a fazer parte dele. Dani, lateral-direito que na época transacta representou o Estrela da Amadora, também deverá ficar no plantel, sendo que a presença no estágio, a realizar em Melgaço, é um dado garantido. O jovem foi uma das figuras da última edição do Campeonato Nacional da II Divisão, no qual participou em cerca de duas dezenas de jogos, sempre como titular - só não jogou quando esteve lesionado -, e é visto na Cidade dos Arcebispos como um grande valor. De resto, o defesa, natural de Barcelos, já tem no currículo algumas internacionalizações pelas selecções nacionais jovens, nomeadamente a de sub-20 e a de sub-18.



Diego vai renovar por duas temporadas... no mínimo

O Braga está na iminência de prolongar o contrato de Diego Silva por, no mínimo, mais duas épocas. O acordo entre as duas partes está praticamente alinhavado, restando apenas definir a duração exacta do vínculo para o guarda-redes se deslocar aos escritórios da SAD e colocar o preto no branco, algo que deverá acontecer nos próximos dias.

Os arsenalistas seguram assim mais um jovem formado no clube e que vem demonstrando um enorme potencial, tanto no Covilhã, no qual jogou em 2009/10, como nas selecções nacionais mais jovens. Aliás, Diego já tem confirmado um lugar no lote de jogadores que Domingos Paciência orientará na próxima temporada e que poderá entrar para a história do clube como o primeiro a participar na fase de grupos da Liga dos Campeões. O luso-brasileiro vai trabalhar sob a alçada de António Vital, responsável pela evolução registada por Quim, Paulo Santos e Eduardo.


Na apresentação oficial do Valhadolid em Setembro

O Braga estará presente na apresentação do Valhadolid. Foi o próprio treinador da equipa espanhola da I Liga, Juan Carlos Pastor, que confirmou a presença do Braga no jogo marcado para 4 de Setembro, data que coincide com a primeira paragem no nosso campeonato.



Haitiano Peterson vai ser emprestado ao Vizela

Peterson vai jogar no Vizela em 2010/11. Depois de uma época em que esteve lesionado durante um longo período, o médio haitiano de 20 anos vai rodar na equipa da II Divisão. A ideia é, tanto quanto possível, ter oportunidade de jogar e ganhar experiência.



O JOGO


Bruno3429

Eduardo e o futuro: «Comigo ainda ninguém falou»
Guarda-redes avisa que a selecção vai melhorar na altura certa
Por João Tiago Figueiredo

O guarda-redes Eduardo está ciente da pressão que o grupo que vai à África do Sul está sujeito. Os portugueses querem sempre mais e melhor e o jogador do Sp. Braga garante que vão ter.

«Sabemos que as pessoas esperam sempre mais de nós, mas é preciso ter noção de onde estamos e para onde vamos. Estamo-nos a preparar para a África do Sul. É óbvio que vencer estes jogos particulares é importante e nós queremos ganhá-los. Vamos melhorar. Confiem em nós que vamos dar uma boa resposta», assegurou, à margem de uma sessão de autógrafos num centro comercial da Covilhã.

O guardião teve ainda tempo para comentar a próxima temporada. A imprensa tem atirado o nome de Eduardo para a órbita do Benfica, embora o clube encarnado já tenha desmentido as notícias. O bracarense diz que não sabe de nada.

«Comigo ninguém falou e eu também não falei com ninguém. O que tiver de acontecer, acontecerá. Não sei se o Sp. Braga facilitava ou não uma saída, porque num negócio todos querem precaver a sua parte. No dia de folga estive com a minha família e amigos, não tive reuniões com ninguém. Benfica ou estrangeiro? Sou profissional, encaro todas as hipóteses», garantiu.

Maisfutebol