News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/05

Started by JotaCC, 20 de May de 2010, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC

Contrato com Valência é única certeza de Hugo Viana


A preparação da nova época já está em marcha e a continuidade de Hugo Viana em Braga é um dos desejos de Domingos Paciência e da direcção arsenalista, mas a permanência do médio parece estar mais complicada.

Depois de uma excelente temporada e uma espécie de 'renascimento' com toques de génio, por empréstimo dos espanhóis do Valência, o futuro do médio está ainda por definir e com algumas incógnitas. Sendo apenas certo que o jogador tem mais um ano de contrato com o clube espanhol.
"A única certeza é que tenho mais um ano de contrato com o Valência", frisou Hugo Viana, em declarações à rádio Antena 1.

Num processo ainda sem definições há vários cenários que se colocam, nomeadamente o regresso a Espanha, permanência em Braga e até outros clubes nacionais e estrangeiros dispostos a abrir os cordões à bolsa para garantir a aquisição do médio.
Apesar das várias opções, numa altura em que o mercado está em ebulição, Hugo Viana revela apenas que quer estar onde for desejado.
"A minha vontade é estar onde sou desejado", garantiu.

Sem abrir o jogo quanto à possibilidade de se manter em Braga na próxima época, o médio confessa um carinho especial pelo clube arsenalista. "Fui muito acarinhado pelos adeptos e o Sp. Braga ficará para sempre no meu coração, pois fiz parte da equipa que conseguiu a melhor época de sempre", rematou.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Um gigante canário faz crescer o ataque
COLLADO SALTA DA 2.ª B ESPANHOLA PARA A CHAMPIONS

O Sp. Braga garantiu a contratação de José Collado, um ponta-de-lança de 20 anos, por 4 temporadas. Os arsenalistas conseguiram um verdadeiro achado na 2.ª B espanhola, dado que o jogador, de origem canária, representava o Gimnástica Torrelavega mas, como se encontra em final de contrato, a sua mudança para o Minho apenas implica o pagamento de uma verba pelos direitos de formação estipulada pela FIFA.

Em Collado, Domingos Paciência encontra um aríete ofensivo de 1,91 m, com uma estampa física que impõe respeito associada a instinto de área. Para além de largas dezenas de golos apontados nas camadas de formação do Villarreal, o dianteiro que se afirmou em Torrelavega rubricou 14 tentos em 32 jogos pela Gimnástica na época passada. Pela sua margem de progressão - que os não especialistas nos escalões secundários espanhóis poderão avaliar através de algumas exibições disponíveis no YouTube -, deverá ser uma aposta de futuro por parte da SAD. A pré-época, aliás, pode ser determinante quanto ao seu percurso em 2010/11.

Exigência

A grande dúvida neste tipo de movimentações "low cost" no mercado de transferência centra-se sempre na adaptação do atleta a um patamar competitivo de exigência superior. Da 2.ª B do seu país, Collado pode passar para os palcos da Liga dos Campeões. Todavia, e tendo Domingos sido um dianteiro de eleição, poderá dar um contributo importante para fazer crescer desportivamente o jovem espanhol.



Moisés: «Ninguém pensa falhar a Liga dos Campeões»
JOGADOR ALERTA PARA O SUCEDIDO DIANTE DO ELFSBORG

Ultrapassada a euforia da conquista do 2.º lugar, por Braga já se começa a pensar na nova época. Nesse sentido, já se ficou a saber que os arsenalistas vão ser cabeças-de-série na Champions, mas para chegarem aos milhões ainda têm de ultrapassar duas eliminatórias. "Ninguém pensa falhar a fase de grupos da Liga dos Campeões. É a melhor prova de clubes e uma montra para os jogadores", começou por referir Moisés, que já por lá passou ao serviço do Spartak de Moscovo, continuando o raciocínio: "Temos de nos preparar para atacar bem essa prova e queremos evitar o que esta época aconteceu na Liga Europa. É complicado falar depois de duas derrotas, alguns jogadores não tinham condições, como foi o meu caso. O Elfsborg estava no meio do campeonato..."

Apesar de tantas palavras elogiosas às competições externas, Moisés aponta o campeonato como prioridade dos minhotos. Assumir uma candidatura é que se torna mais complicado:"Temos sempre de procurar estar no topo. Claro que às vezes as coisas podem não correr sempre como esperamos, mas o nosso objetivo tem de ser esse. O campeonato deve ser mais competitivo do que o último, mas nós vamos à procura de títulos. Sabemos que todos esperam que lutemos por um objetivo acima."

Reação. Por último, foi hora de recordar o histórico 2.º lugar:"É óbvio que acabámos felizes por tudo o que fizemos durante o campeonato, mas frustrados também porque não chegámos ao título. Desde o início que lutámos por esse objetivo, mas infelizmente no final não conseguimos. Por todos os problemas que passámos durante a época, a equipa soube reagir e está toda a gente de parabéns. Perder em Guimarães e o Benfica ter lá vencido fez toda a diferença."


RECORD

JotaCC

Três jornadas por mês para manter a emoção
CALENDÁRIO 2010/11 PRIVILEGIA CONTINUIDADE DA COMPETIÇÃO NACIONAL

A Liga definiu um critério que já o ano passado pretendeu aplicar na elaboração do calendário, mas que ficou comprometido devido aos jogos da Seleção. Privilegiar a continuidade da competição foi a palavra de ordem, cuja aplicação, desta vez, teve mais sucesso.

Realizam-se, assim, três jornadas todos os meses, à exceção de dois: em Dezembro (2 rondas) e em Fevereiro (4).

De 7 de Agosto até 28 Maio, só haverá um fim-de-semana sem futebol: será no Natal e o facto de calhar num sábado retirou qualquer hipótese de fazer prosseguir a competição. Ainda não é desta que Portugal adere ao "boxing day".

A dificuldade de fazer o calendário tem muito a ver com as datas disponíveis. E feitas as contas, metade delas estão ocupadas por competições internacionais (clubes e seleções mais jogos amigáveis) e taças dos países. Na outra metade, encaixa-se o campeonato. Não é fácil.

UEFA rouba

A FIFA e a UEFA têm muitas datas sob reserva para jogos internacionais das seleções, mas também - e agora cada vez mais - para as competições entre clubes.

Por via do grande negócio que se tornou a Champions, o alargamento dos oitavos-de-final a mais datas permitiu mais audiências e receitas televisivas mas reduziu drasticamente a margem de manobra para as provas nacionais. A realização dos jogos daquela fase da Champions em oito dias diferentes, ocupando quatro semanas em vez de duas, roubou quartas-feiras vitais na reta final das épocas nacionais.

Neste sentido, as provas mais prejudicadas são a Taça de Portugal e a Taça da Liga, consequência que abrange todos os países europeus que têm as duas competições. Nas meias-finais da Taça de Portugal, haverá mês e meio a separar os jogos da primeira e segunda mãos (1 e 2 de Fevereiro para 19 a 20 de Abril).

Desencontro

Uma das novidades do calendário profissional tem a ver com o desencontro de datas da Liga Sagres e da Liga de Honra (LH).

Para proporcionar mais receitas e beneficiar do mediatismo que a LH conquista sempre nas suas últimas jornadas, a prova começa e termina mais tarde. Haverá, assim, três jornadas apenas com jogos do segundo escalão. Uma das novidades é haver encontros no dia 29 de Dezembro (4.ª feira).

Se, por exemplo, repetir-se a proeza de uma equipa da LH chegar à final da Taça de Portugal (como foi o caso do Chaves este ano), os jogos referentes às últimas jornadas e que tenham influência na tabela classificativa disputam-se noutras datas que não aquelas que já estão marcadas no calendário. Essa foi, aliás, uma proposta feita pelos clubes da LH.


RECORD

JotaCC

Collado fixa meta em 15 golos

José Collado é, como O JOGO noticiou ontem em primeira mão, reforço do Braga para a época 2009/10. O clube ainda não confirmou o dianteiro espanhol. Mas o próprio não hesita em revelar que assinou por quatro anos há um mês. "Recebi a proposta há dois meses e demorei um mês a pensar. Depois fui a Braga, estive com o presidente, fiz exames médicos e assinei", contou ontem ao nosso jornal, ao telefone deste as ilhas Canárias, de onde é natural. Por coincidência, foi no Tenerife, desse arquipélago, que Domingos Paciência teve a sua única experiência no estrangeiro. "Eu não me lembro [tinha 8 anos], mas já me contaram isso quando souberam que ia para Braga", ri. O futuro treinador é, a par de Hugo Viana, o único nome da família arsenalista que conhece.

"Escolhi o Braga porque está numa excelente posição em Portugal e vai jogar a fase prévia da Liga dos Campeões. Tem um grande projecto e já é um grande em Portugal. Que mais poderia pedir?", perguntou, ele que já via jogos do Braga "antes de saber" que o seguiam. "Depois não voltei a ver. Mas só por coincidência", vincou.

Para Collado, a participação na Champions, que tantas vezes frisou nesta conversa, seria mesmo um sonho. Apesar de muito promissor, o jovem não está habituado aos grandes palcos. Chegará a Braga vindo do modesto Gimnastic de Torrelavega, clube da cidade de Santander. Na II Divisão B espanhola apontou 15 golos em 28 jogos. Os mesmos que quer marcar no primeiro ano em Portugal. "É esse o objectivo que tracei", revela, com ambição. O espanhol tem 1,91 metros e, acabado de completar 20 anos, uma margem considerável de progressão. É que a época finda foi a primeira enquanto sénior e já desde a formação que o rótulo de goleador o persegue. No Villareal foi o melhor marcador do campeonato espanhol de juniores.

Para o Braga, a aposta nada tem de perigosa. O jogador pode ser uma pérola rara. Se falhar, o custo do fracasso é diminuto, pois Collado estava livre e assinou sem contrapartidas para o Gimnastic depois de rejeitar propostas do Real Madrid, para jogar na filial de Castilla, e do Málaga, da primeira Liga espanhola. "A Champions pesou bastante", reiterou o jogador, "ansioso por começar."



Preço do astral não impede Lima de assinar

Ainda não fala à Braga, como Collado, mas não tardará que o faça. O negócio por Lima, avançado que até ao fim de Maio mantém vínculo com o Belenenses, avança em excelente ritmo e será oficializado no princípio de Junho. Lima já nem quer ouvir falar das propostas do Médio Oriente, tal a vontade que tem de se mudar para o Minho. Tal como O JOGO avançou ontem, o acordo entre as duas partes está concluído e não sofrerá retrocessos. Neste momento, falta só definir a verba exacta que permitirá ao Braga comprar o passe do jogador ao Astral. O clube brasileiro quer mais do que os 200 mil euros que constam na opção que o Belenenses não vai accionar, mas os arsenalistas não estarão dispostos a ceder. A compra de apenas parte do passe pode ser a solução para que Lima assine um contrato de três anos e se torne reforço oficial.

Ibra e Torres são ídolos de um avançado completo

Ibrahimovic (Barcelona) e Fernando Torres (Liverpool) são as referências de Collado no futebol mundial. Isto porque ambos são pontas-de-lança altos e tecnicistas, algo que o jovem reforço do Braga destaca para si. "Aos adeptos prometo trabalho, trabalho, trabalho e golos", disse. "Sou alto, bom com os dois pés, principalmente o direito e também no jogo aéreo. Posso jogar fixo na área ou como segundo avançado. Tenho muita vontade e qualidade", descreve-se, ele que por festejar sempre os golos simulando o disparo de uma flecha é conhecido por "arquero." Para impressionar o treinador, Collado já decidiu que vem para Portugal mais cedo. "Quero estar em melhor forma quando o Braga começar a trabalhar", garante.

3 | Com a contratação de Collado, a continuidade de Matheus e a proximidade de Lima, são três os avançados a que Domingos Paciência já deita contas. Faltam mais dois para encerrar o leque com que a equipa atacará quatro provas. E ainda há Paulo César...


Meyong a andar para trás

A contratação de José Collado e a fixação em Lima têm deixado Meyong para segundo plano. O camaronês tem em mãos uma proposta de renovação que não aceitou e a renegociação está, neste momento, parada. Em Setúbal, a gozar férias, Meyong não está apenas à espera de um telefonena de Braga, mas também de outros clubes que já lhe fizeram propostas prévias e mais vantajosas do que a do emblema a quem dá preferência. Mas, com o ataque a redesenhar-se com caras novas, a SAD bracarense dá um sinal claro de que está acautelada quanto a um eventual não do melhor marcador da equipa em 2009/10. E, por outro lado, atira pressão para cima do jogador, que tem nas mãos a decisão.

À margem deste processo está o negócio por Renteria. A vontade de ficar com o colombiano mantém-se e esse é um jogo de paciência para António Salvador ganhar.



Moisés
"Importa é gostar de onde estamos"

Eduardo, Evaldo, Rodriguez e Leone são os nomes de quem diariamente se fala para sair de Braga, mas não se pense que são os únicos com propostas. Moisés garantiu que "vão acontecer coisas" neste defeso. "Há contactos do Brasil e de outros lugares e por isso vou ter propostas", completou. Mas descansem os adeptos arsenalistas. Só numa situação transcendente é que o defesa troca a capital do Minho. "Não sou dos que procuram ou têm obsessão de sair, até porque estou num grande clube. Eu e a minha família estamos muito satisfeitos e o que importa é gostar do sítio onde estamos. É muito bom ter qualidade de vida e de trabalho", explicou.

Ficar em Braga e lutar pelo título é, pois, o pensamento imediato. Até porque é preciso vingar a frustração da época finda. "Estou alegre por tudo que fizemos. Mas frustrado porque o título era o objectivo principal e lutámos por ele desde o princípio. Com todos os problemas que tivemos, a equipa está de parabéns por se ter mantido lá em cima", sublinhou. "E não é qualquer equipa que faz 71 pontos", acrescentou.

O xerife partilha da opinião de Domingos. O Braga perdeu o título em Guimarães. "O resto do campeonato foi igual ao do Benfica", notou.

Na época que aí vem vai ser mais difícil. "Mas hoje em dia o Braga busca sempre o topo. Para o ano a Liga vai ser mais difícil. O FC Porto vai querer o título de qualquer forma. O Sporting vem forte e Braga e Benfica continuam", justificou. E ainda há a Champions. "Só quem a jogou sabe o que é. É a melhor competição de clubes do mundo. Em Braga ninguém pensa ficar fora da fase de grupos. Temos de trabalhar para não acontecer como contra o Elfsborg", fechou.

Jogou com duas lesões para ajudar na fase decisiva

Para Moisés, "um prémio" que retirou desta época "foi tê-la terminado a jogar." Para o contrário bastou 2008/09. "As pessoas à minha volta, mas principalmente eu, fiz um esforço para superar as dores, e eram muitas, e ajudar a equipa, que estava numa fase decisiva. Joguei com uma pubalgia e uma hérnia inguinal", revelou. "Chegou a uma altura em que tive de parar. Não dava mais", prossegue, em alusão aos seis meses entre Fevereiro e Julho de 2009.


Brasileiro Kanu vai assinar e jogar pelos juniores

Nem só a equipa profissional está a ser reforçada. Kanu, defesa-central brasileiro de 18 anos vai assinar um contrato de formação com o Braga e alinhar na próxima época na equipa júnior. Kanu é muito alto e está à experiência na formação orientada por Dito há cerca de um mês. Agradou e desvinculação da Academia Laranja Mecânica, onde foi formado no Brasil, não será problema. Para reforçar escalões, o Braga está a promover captações até Junho. Assim, infantis e escolas (São Paio d'Arcos) podem mostrar-se a 18, 21, 25 e 28 de Maio ou 1 e 8 de Junho. Iniciados (1º de Maio e Campo da Ponte) têm lugar a 17, 24 e 31 de Maio. Os juvenis (1º de Maio e Campo da Ponte) têm menos oportunidades: 19 e 26 de Maio; 2 de Junho.

Filipe Oliveira pressionado com propostas de fora

Filipe Oliveira tem recebido várias propostas do estrangeiro nos últimos dias, mas a renovação com o Braga mantém-se como cenário preferido do jogador. Há ainda vários pontos a separar as partes e o lateral quer resolver a sua vida desportiva até ao final do mês.

O JOGO

JotaCC

Lima quer ser guerreiro

Avançado ficou muito agradado com proposta bracarense. Agora falta chegar a acordo com os brasileiros do Astral. Apontou 12 golos na última época ao serviço do Belenenses.

Lima é o nome escolhido para reforçar o ataque. O avançado, que revelou dotes de goleador ao serviço do Belenenses, mostrou-se receptivo ao convite endereçado pela SAD bracarense, mas para se fechar o negócio é ainda necessário acertar pormenores com o Astral, clube brasileiro que é detentor de uma percentagem do passe do jogador.
Chegou, viu e marcou sete golos no campeonato, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga, sendo que três deles foram apontados ao FC Porto. Esta dúzia de remates certeiros despertou as atenções dentro e fora de portas e vai projectá-lo para outros patamares. No estrangeiro, principalmente de clubes do Médio Oriente, não faltaram abordagens, mas a proposta mais apelativa surgiu de Portugal e tem a chancela do Sp. Braga.

Apesar da temporada superlativa protagonizada pelos guerreiros do Minho, que conquistaram um histórico segundo lugar na Liga, os índices de produtividade nunca foram de assombro e os 48 golos apontados nos 30 jogos provam isso mesmo, pois o Sp. Braga ficou a uma distância considerável de Benfica (78) e FC Porto (70). Deste modo, e quando se prepara um plantel forte para atacar o campeonato e o acesso à fase de grupos da Champions, torna-se imperativo reforçar o sector atacante com um artilheiro com provas dadas no futebol português.


A BOLA

JotaCC

Meyong poderá sair

O avançado Meyong referiu que o seu futuro poderá não passar pelo Sp. Braga, isto caso não apresentem uma proposta de renovação que se aproxime do que o jogador pediu.

«A proposta apresentada não me agradou. Depois, não pedi uma coisa fora do normal, mas o Sp. Braga é que sabe o que precisa. Se não querem a minha continuidade, então vou para fora», explicou Meyong, na Antena 1.

O avançado referiu que está satisfeito por jogar nos «arsenalistas», mas que quer o seu futuro resolvido rapidamente: «Gosto de estar em Braga. Vou dar sempre a prioridade ao Braga, mas não vou esperar uma eternidade por uma nova proposta.»

ABOLA

JotaCC

Meyong pode não renovar

Caso o Braga não apresente uma proposta para a renovação do contrato que se aproxime com o pedido por Meyong, o jogador poderá fazer o seu futuro longe dos 'arsenalistas'.

À Antena 1 Meyong disse que "a proposta apresentada não me agradou. Depois, não pedi uma coisa fora do normal, mas o Sp. Braga é que sabe o que precisa. Se não querem a minha continuidade, então vou para fora". Ainda assim, o avançado acrescentou que "Gosto de estar em Braga. Vou dar sempre a prioridade ao Braga, mas não vou esperar uma eternidade por uma nova proposta".

O JOGO