News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/05

Started by JotaCC, 17 de May de 2010, 07:33

Previous topic - Next topic

JotaCC

Hugo Viana: "Se existir acordo com Valência a primeira opção será o Braga"

O médio Hugo Viana foi uma das figuras de proa na campanha do Sporting de Braga em 2009/2010. Não estranha por isso o interesse dos arsenalistas em segurar o jogador no plantel. Porém, as negociações complicam-se dado que a aquisição do passe do atleta é um dado adquirido para o Valência libertar o jogador.

Hugo Viana revelou-se numa entrevista ao 'Correio do Minho' onde deu conta de conversações com a SAD do clube minhoto. "As pessoas do Braga falaram comigo. Conversei com o presidente, o Carlos Freitas e também o mister. Mas não posso adiantar muito, uma vez que tudo depende do Valência. Não faço ideia das exigências que o Valência está a fazer em relação à minha situação", salientou o jogador.

Hugo Viana, 27 anos, goza agora o período de férias e vai apresentar-se em Valência para esclarecer o seu futuro. Na época passada, o jogador português foi colocado na lista de dispensas, daí ter optado por jogar a título de empréstimo no Sporting de Braga. Regressou a casa, sendo natural de Barcelos, e cimentou uma ligação estreia com o clube bracarense. Ao ponto de, hoje, admitir que o Sporting de Braga será sempre a primeira opção, em caso de se concretizar algum acordo com o Valência.

"Quando jogava nas camadas jovens do Gil Vicente, todos os miúdos gostavam de jogar no Braga. O Braga sempre foi um grande clube nas camadas jovens e aprendi a gostar do Braga, principalmente, a partir de agora porque é um clube que passou a ser visto como um grande português. Aprendi e gostar do Braga e se o clube, de alguma forma, chegar a acordo com o Valência será a minha primeira opção", revelou.

Clube está nas mãos das pessoas certas

A carreira de Hugo Viana resume-se aos grandes palcos do futebol. Portugal e Espanha. Cresceu no Sporting e amadureceu no Valência. Viveu na última temporada um novo ciclo ao envergar a camisola do Sporting de Braga, com a vantagem de estar perto de casa, sendo natural de Barcelos. E a opinião que fica do clube arsenalista é a melhor.

"Não é por ter jogado no Braga, mas digo isto de forma sincera: o Braga tem uma grande estrutura directiva e oferece todas as condições para os jogadores evoluírem. A estrutura não fica nada atrás dos clubes grandes e penso que uma grande parte do sucesso desta época tem a ver com as pessoas que estão por trás do clube, daí parte a base do sucesso da equipa. Por isso, considero que o Braga está entregue às pessoas certas", ressalvou o futebolista, numa alusão clara à evolução que se verifica no emblema arsenalista.

"Pensamos no título a partir da segunda volta"

A equipa do Sporting de Braga na época 2009/2010 tem um lugar reservado na história, depois da conquista do segundo lugar no campeonato. Hugo Viana assegura que a luta pelo título começou a desdenhar-se no seio da equipa a partir de Janeiro. No início, tudo não passava apenas de um sonho.

"Pensar em chegar à última jornada e discutir o campeonato não passava pela minha cabeça. Quando cheguei a Braga, o mister Domingos disse que o objectivo era fazer melhor que a época passada. Se tivesse dito 'vamos lutar para sermos campeões', assumo que faria tudo para o conseguir, mas admitia desde logo que isso não era muito provável. Começamos a pensar nisso após a primeira volta. Terminamos a primeira volta em primeiro lugar e fomos campeões de 'inverno'. Sabíamos que o objectivo de fazer melhor que o ano anterior estava mais perto e partir daí estávamos mais perto de lutar pelo título", destacou o jogador.

A mensagem passou para um balneário unido em volta de uma causa. "Era notório que sempre tivemos um grupo unido. É óbvio que no futebol não podemos ser amigos de todos os nossos colegas. Mas o importante é que no trabalho estávamos sempre presentes a dar a cara uns pelos outros. Nesse sentido, o balneário do Braga foi sempre muito unido, coeso, e soube reagir a algumas fases complicadas", ressalvou.

Aponta como exemplo a resposta que a equipa fez questão de demonstrar aquando a decisão do Conselho de Disciplina em suspender o capitão Vandinho. "As derrotas são situações complicadas, mas mais difícil foram aquelas situações como ver um colega nosso de equipa a ser castigado, injustamente, ou a situação da lesão do Mossoró. Isso abalou o balneário e garantiu ainda uma maior união por todos. Soubemos reagir a todos esses obstáculos", apontou Hugo Viana.

Outra indicação do futebolista tem a ver com a resposta dada pelo Sporting de Braga nos momentos da derrota. "A equipa conseguiu sempre reagir aos maus resultados. Lembro que a seguir ao jogo do Benfica fomos a Guimarães a perdemos, mas conseguimos levantar-nos no jogo seguinte. Aconteceu o mesmo quando perdemos na Luz, e a seguir vencemos em casa o Guimarães, num jogo muito difícil. Toda a estrutura está de parabéns e o importante, agora, é preparar a próxima época que será ainda mais difícil do que esta", destacou Hugo Viana.

"Adeptos fantásticos pelo apoio mesmo na hora das derrotas"

Hugo Viana deixou Braga (até ver) com a melhor opinião dos adeptos arsenalistas. Realça a crença revelada por aqueles que apoiaram desde a primeira hora, mesmo quando os resultados não foram os mais desejados.

"Os adeptos começaram a estar mais com a equipa depois das primeiras vitórias, como foi em Alvalade e Marítimo. Passaram a acreditar tal como nós jogadores. Penso que os adeptos mostraram-se sempre entusiasmados, mas nós tínhamos de estar mais cautelosos, sem entrar em euforias. A realidade do futebol é que num dia está em cima e logo a seguir estamos em baixo. Fomos controlando essa euforia no campo, mas sentimos uma mensagem positiva dos adeptos. Estiveram sempre connosco e revelaram apoio mesmo na hora das derrotas", apontou.

Deu como exemplo a deslocação de centenas de adeptos a Olhão. "Percorreram cerca de 700 quilómetros para estar com a equipa, num jogo que foi muito difícil e só conseguimos vencer nos últimos minutos".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Rodríguez: «Espero finalmente confirmar a saída»
CENTRAL NÃO ESCONDE DESEJO PARA O LONGO DEFESO

Alberto Rodríguez é conhecido no Peru por El Mudo, mas voltou ontem a falar com toda a frontalidade sobre a sua vontade de sair de Braga. Em declarações ao site 100goles.com, o defesa-central foi mais uma vez perentório sobre o assunto, registando que terminou o seu ciclo na cidade dos arcebispos, onde está há quatro anos. "Estou muito mais maduro e sinto que cresci como futebolista. Já disse ao meu empresário que quero ter novos objetivos, estando numa equipa maior. O Sp. Braga deu-me tudo e não posso esquecer isso, mas temos de aproveitar os momentos da nossa carreira", disse Rodríguez, referindo-se à "grande época" bracarense como um bom trampolim para mais altos voos: "Estou em condições de ingressar num clube de maior dimensão!"

Recorde-se que o nome de Rodríguez já foi dado como hipótese para reforçar o FC Porto, há cerca de um ano, e em janeiro esteve nas cogitações do Sporting, mas não houve acordo com os bracarenses. O jogador acompanhou os processos e garante: "Sim, é verdade que me falaram do interesse do FC Porto e Sporting, mas estou a ver todas as hipóteses com o meu empresário. Espero que se confirme finalmente a minha saída para um grande, pois sinto-me preparado para esse desafio."

O peruano, mesmo assim, não coloca naturalmente de parte a possibilidade de se manter em Braga. Tem contrato até junho de 2011, com uma cláusula quase proibitiva de... 6 milhões de euros. Em dezembro do ano passado, Rodríguez aproveitou uma viagem ao Peru para representar a sua seleção e as suas declarações não foram muito diferentes. Nessa altura, o defesa deixou registado que estava preparado para deixar o Sp. Braga e rumar a Alvalade, mas a SAD bracarense só negociava por mais de 3 milhões de euros.

Moisés e Leone estão garantidos
PAULÃO TAMBÉM DESEJA SAIR

Dos quatro centrais que terminaram a época, neste momento só Moisés (tem contrato) e André Leone, que já chegou a acordo para a renovação por mais dois anos, é que estão garantidos.

Rodríguez posiciona-se no mercado para procurar outros voos, mas também Paulão deseja sair, neste caso para ter mais oportunidades de jogar.

RECORD

JotaCC

Negociações num impasse

À semelhança do que acontece com Filipe Oliveira e André Leone, as conversações para a renovação do contrato de Meyong ainda não chegaram a bom porto. Na base deste impasse está o número de anos que os responsáveis da SAD do Braga propuseram ao camaronês, que se encontra nesta altura a gozar umas "longas" férias em Setúbal, pelo facto de não ter sido convocado para o campeonato do mundo. António Salvador e companhia oferecem-lhe "apenas" um ano, mas o avançado gostaria de prolongar o vínculo contratual por mais tempo, até porque é conhecido o seu desejo de permanecer no clube, como ficou provado na parte final da Liga Sagres, quando revelou publicamente que daria preferência aos bracarenses na hora de decidir o futuro.

Depois das conversas iniciais, realizadas muito antes de terminar o campeonato, as negociações arrancaram formalmente na semana que antecedeu o jogo com o Nacional. Do encontro entre Carlos Freitas e Efrain Pachón, agente FIFA que representa Meyong, resultou a tal oferta de renovação com a duração de um ano, à qual o último torceu um pouco o nariz. Afinal de contas, tem em mãos uma proposta bem mais tentadora do APOEL, quarto classificado da liga do Chipre, e uma outra do rival Omónia, que acabou de se sagrar campeão e vai apostar tudo no acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Além disso, O JOGO sabe que um clube do principal escalão espanhol quis inteirar-se das condições do avançado ainda antes da conclusão da Liga Sagres.

Neste autêntico jogo de paciência, o Braga vai utilizando como trunfos a vontade expressa por Meyong de ficar em Portugal e ainda a sua idade (fará 30 anos em Outubro). Para os combater, o agente do internacional camaronês vai "sacando" das propostas que vai recebendo, bem como o facto de este ter sido o melhor marcador da equipa nas últimas duas temporadas, com 13 golos marcados em todas as competições. O final deverá ser conhecido nas próximas três semanas, período durante o qual as duas partes deverão voltar a encontrar-se. Uma coisa é garantida: se Meyong vier a renovar contrato com o Braga, tal como é desejo de todos, alguém terá de ceder e aceitar as condições impostas pela outra parte. Falta saber quem cederá primeiro.

Fenerbahçe estraga as contas

O volte-face verificado no campeonato da Turquia impediu que o Braga ficasse já ontem a saber se será cabeça-de-série no sorteio da terceira eliminatória da Liga dos Campeões, que se realiza a 16 de Julho. Ao empatar (1-1) em casa com o Trabzonspor, na derradeira jornada da competição, o Fenerbahçe permitiu que o Bursaspor - derrotou o Besiktas (2-0) - o ultrapassasse na classificação e, com a conquista do título, garantisse a entrada directa na fase de grupos da liga milionária. Assim sendo, os "canários amarelos" tornaram-se cabeças-de-série na fase em que entram os bracarenses, cuja única possibilidade de vir a ter este estatuto está dependente do desfecho do encontro entre o Unirea e o Ceahlaul, que está agendado para hoje. Se os primeiros venceram, as hipóteses do Steaua de Bucareste terminar no segundo lugar extinguem-se de imediato e os arsenalistas integrarão o primeiro pote. Caso contrário, só domingo se saberá.

Esta é mesmo a única dúvida que resta desfazer no que toca à fase dos não campeões da terceira eliminatória da Champions. Zenit (Rússia), Ajax (Holanda), Dínamo de Kiev (Ucrânia) e Fenerbahçe (Turquia) têm assegurada a inclusão no pote 1 do sorteio, enquanto Celtic (Escócia), PAOK (Grécia), Yong Boys (Suíça) e Gent (Bélgica) ficarão no 2.

Rodriguez confirma abordagens de leões e... dragões

O ciclo de Rodriguez no Braga pode estar próximo do fim. O internacional peruano acredita que já evoluiu o que tinha para evoluir na Cidade dos Arcebispos e que chegou o momento de rumar a outras paragens, sendo Alvalade e Dragão dois potenciais destinos. "Em Portugal falaram-me do Sporting e do FC Porto, mas quem está a tratar disso é o meu empresário. Oxalá que a transferência se concretize, porque estou muito bem preparado", referiu o central bracarense, citado pelo sítio "100goles.com".

Uma coisa parece ser certa nesta altura: Rodriguez não quer permanecer em Braga e já deu indicações ao empresário para lhe encontrar um novo clube. "Estou mais maduro e sinto que cresci como futebolista. Já disse ao meu representante que quero lutar por outros objectivos, estar numa equipa com mais presença", revelou El Mudo, que reconhece a importância que o vice-campeão nacional teve no desenvolvimento da sua carreira. Mesmo assim, não altera o sentido do discurso. "O Braga deu-me tudo e tornei-me adepto do clube. Mas é preciso aproveitar as oportunidades. Sinto que estou em condições de estar num clube grande", rematou.

O JOGO

JotaCC

Juvenis
ABC campeão

O ABC sagrou-se, ontem, em Leiria, tricampeão nacional de juvenis, ao derrotar o FC Porto, por 37-28, e conseguindo o sétimo título nacional neste escalão. No próximo fim-de-semana fica a conhecer-se o campeão de juniores, entre Xico, FC Porto, Belenenses e Sporting.

O JOGO

JotaCC

Domingos Paciência
Menos lama, mais quilos e o título por um triz

O argentino Jorge Valdano disse um dia que é preciso saber respeitar os jogadores diferentes. Em tempos, Domingos Paciência foi um deles. Magro fora dos relvados, elegante lá dentro, onde fazia da bola o que queria. Um dia há-de ser treinador do FC Porto e discutir a temporada com o presidente Vítor Baía.

"Já ando há alguns anos no futebol... e já vi de tudo." A 25 de Abril, o Benfica já tinha reservado a rotunda do Marquês, mas pelo menos uma pessoa ainda tentava contrariar as mais elementares leis da probabilidade. Foi por um triz. No dia 9 de Maio, os seguidores de Jorge Jesus festejaram no local combinado. Mas Braga também soube receber o seu herói, Domingos Paciência.

O clube minhoto discutiu o título de campeão nacional até à última. Somou 71 pontos e com esse registo teoricamente teria sido dez vezes campeão nos últimos 12 anos. Domingos, segundo o presidente António Salvador, é "o melhor treinador que já passou por Braga".

Quem conhece Domingos Paciência sabe que ele é um homem de um só clube, de uma só mulher, de uma só paixão, um homem com uma história.

Domingos já não é magricela e enfezadinho, já não usa uma camisola larga às riscas azuis e brancas, já não corre enlameado na direcção dos adeptos com um braço erguido em sinal de golo.

Domingos Paciência tem 41 anos, num bom dia já ultrapassa os 70 quilos e usa casacos formais, camisas brancas e gravatas sóbrias, cruza os braços e espera que os outros façam o que gostava de ser ele a fazer. "Por vezes dá-me vontade de entrar em campo, mas não pode ser. As funções que desempenho são outras e sofre-se muito mais cá fora."

A metamorfose deu-se como uma regra da natureza. "Já não tem necessidade de recorrer ao canal Memória", como dizia ao P2 Fernando Santos, amigo, conselheiro, encarregado de educação do miudinho que nasceu a 2 de Janeiro de 1969 no bairro dos pobres, em frente à refinaria de Leça da Palmeira. Chamemos-lhe bairro do Rodão. "Tentava dizer que morava no bairro do Rodão e não no lugar conhecido por bairro dos pobres porque ficava envergonhado", admitiu recentemente Domingos no programa da RTP Vidas Contadas.

Domingos respira fundo antes de assumir que tem "uma história", socalcos que marcaram a carreira de um dos mais desconcertantes avançados do futebol português. Há uma forma simples para definir esse Domingos: a bola colada no pé, um veloz serpentear e um remate certeiro. A sua outra versão obriga a um exercício de imaginação.

As primeiras chuteiras

Bairro dos pobres, década de setenta. Dizem que Domingos é a estampa do pai, natural de Manaus, na Amazónia, Brasil. Chegou de barco, sem documentos, tornou-se pintor da construção civil. Um dia caiu de uma prancha, fracturou uma perna e foi obrigado a reformar-se prematuramente com sete filhos por criar. O pequeno Domingos acabara de nascer e a mãe, conserveira, segurava as pontas. "Quando abria o frigorífico tinha a porta cheia de ar. É o que eu costumo dizer aos meus filhos", recorda hoje Domingos, casado com Isabel e pai de Gonçalo, de João André e de Vasco.

Obcecado pela bola, agarrava-se ao futebol mais do que aos livros e cresceu com o sonho de vir a ser um jogador famoso como os das cadernetas de cromos do Benfica e do FC Porto. Pontapeou bolas de plástico, perdeu muitos dias no pelado do quartel militar, reprovou, chegou a enganar a mãe de forma a comprar o primeiro par de chuteiras. "Deu-me 600 escudos para comprar umas sapatilhas e eu comprei umas chuteiras de pitões de plástico que se gastaram nos passeios da rua." Fora do seu habitat "duraram um mês".

Habituado a ver as habilidades do pai de Domingos "Zé Brasuca" nos desafios de rua, Fernando Santos detectou potencial "num miúdo de seis anos que escondia a bola debaixo da camisola e atravessava o campo com ela".

"Com a vida que tinha em casa nunca iria conseguir ser um jogador de futebol", conta hoje Santos, que apresentou Domingos e Vítor Baía ao FC Porto. "Falo dos dois porque misturo um bocado as coisas." É inevitável. As feridas nos joelhos, a vida no FC Porto, a escapadela até Espanha, o FC Porto, o futebol. "Se não fosse o futebol, hoje o Vítor, com outra educação, seria um economista ou um advogado; o Domingos teria a profissão de um dos seus irmãos: agente da PSP, carpinteiro, funcionário da câmara..."

O FC Porto é o responsável pela história que se segue. Costa Soares, na altura anfitrião e detector de talentos dos "dragões", olhou para Domingos e para outro miúdo e terá dito: "Juntos, dão um jogador."

Mas mudou de opinião mal viu o que aquele meio jogador podia fazer com uma bola - mesmo sem manual de instruções. O próprio traçou-lhe um plano de crescimento, devidamente acompanhado de perto pelos médicos Domingos Gomes e Fernando Póvoas. O escanzelado ingressou no lar, no centro de estágio portista, mas ainda não entrava com dinheiro em casa. "Os meus pais exigiram que eu largasse o futebol e fosse trabalhar. Pedi-lhes para esperarem mais um ano. Esperaram. Graças a Deus."

Enquanto júnior, recebeu o primeiro ordenado no FC Porto, 7500 escudos que nem para a roupa chegavam. Mal se governava.

Mais tarde, Artur Jorge juntou-o aos seniores. Precisamente no ano em que o FC Porto foi campeão europeu, Domingos passava a ter apartamento e alimentação paga. Ganhava cem contos por mês e aos poucos foi saboreando o seu primeiro carro, um Fiat Uno.

Mas só quando Madjer foi para o Valência e Fernando Gomes entrou na fase descendente é que Tomislav Ivic lançou na primeira equipa o jovem Domingos, ponta-de-lança que, apesar dos despistes e dos solavancos, cativava os adeptos graças a um drible e a uma capacidade de remate decisivos numa zona do campo onde o tempo é sempre um bem escasso. Mas nem tudo eram virtudes. A crítica apontava-lhe a gula, uma tendência egocêntrica no relvado que de certa forma prejudicava a argumentação utilizada um dia por Jorge Valdano. "É preciso respeitar os jogadores diferentes", disse o argentino.

Domingos perdeu algum tempo por cá e mais ainda (dois anos) quando resolveu ir para o Tenerife - em parte porque o FC Porto contratara António Oliveira, treinador que abdicara dele enquanto seleccionador nacional em detrimento de jogadores como Sá Pinto e João Vieira Pinto. As lesões e o estatuto perdido em Espanha obrigaram-no a uma longa travessia no deserto.

Em tempos, o Braga tentara raptá-lo ainda em bruto. Quando voltou cabisbaixo de Tenerife, foi a vez de o Sporting avançar com uma manobra de bastidores travada em plena estrada nacional por Pinto da Costa, que tinha perdido Gomes em circunstâncias semelhantes e não queria repetir a piada. Domingos, que ia assinar pelo Sporting, deu meia volta e terminou a carreira na casa onde, feitas as contas, conquistou sete campeonatos, seis Supertaças e duas Taças de Portugal.

E agora... treinador

Ele e poucos outros sabiam que uma nova etapa começara. Juniores, FC Porto B, União de Leiria, Académica e Sporting de Braga. Domingos Paciência era agora treinador de futebol. Aprumava os gestos e o guarda-roupa, cuidava o discurso e passava a festejar os golos que os outros marcavam. Quem o viu a fintar adversários como uma bicha de rabiar dificilmente imaginaria que o mesmo Domingos pudesse entreter uma plateia (de jogadores, de estudantes, de treinadores até) a falar de marcações à zona, de pressão alta ou de compensações. Quem o conhecia do bairro dos pobres, não imaginaria que um dia ele e os seus pudessem vir a ser vítimas de um assalto digno de uma série policial (a empregada foi obrigada a prender os cães, os filhos foram coagidos a abrir o cofre e os assaltantes usaram na fuga o Mercedes de Domingos).

Domingos só mudou na parte visível a olho nu. "Em miúdo era muito nervoso. Doía-lhe sempre a barriga antes de entrar em campo. "Tomas este comprimido que isso já passa"", conta Fernando Santos. Ainda não está completamente curado desse mal, mas em 2009/2010 o melhor placebo foi uma correria desenfreada atrás do Benfica, o campeão antecipado.

O Benfica foi campeão. Domingos não lhe deu descanso. Fernando Santos sonhara com isto e muito mais. Às vezes, deixa o que está a fazer, olha para os mais miudinhos da Académica de Leça e imagina o futuro dos seus Domingos e Vítor. "O Domingos como treinador do FC Porto e o Vítor a presidente."

O verdadeiro plano só a Domingos Paciência pertence.

PUBLICO

JotaCC

Rafael Coelho e Jumar na lista

Um é atacante e o outro médio. Ambos estão no Vasco da Gama. Pertencem à Traffic, que pode ceder ou vender parte dos passes.

Dois jogadores ligados ao Vasco da Gama estão na esfera de interesse do Sp. Braga para a nova época: aquele que suscita maior cobiça é o atacante Rafael Coelho, melhor marcador da edição de 2009 da Série B, mas na lista consta também Jumar, médio de características defensivas que tanto pode jogar a trinco como na posição 8.

Para além de representarem o mesmo clube, os dois brasileiros têm outro ponto em comum: parte dos direitos económicos estão nas mãos da Traffic, empresa brasileira que os cedeu ao Vasco da Gama.

Esse é um dado importante e que recentemente estimulou um conjunto de reuniões entre António Salvador, Carlos Freitas e representantes da agência brasileira, bem como de outro grupo português.

Em condições normais, o Sp. Braga não teria disponibilidade económica para comprar a totalidade do passe da dupla. O caso muda de figura quando entra a Traffic em acção, na medida em que Rafael Coelho e Jumar podem rumar ao Minho sem necessidade do clube despender verbas exorbitantes.

A compra de uma parcela dos direitos desportivos, ou simplesmente o empréstimo dos dois atletas, são hipóteses já discutidas entre as partes envolvidas nas negociações.

Por agora, nada está concluído, o Sp. Braga tem imensos nomes estudados para o reforço do plantel e neste extenso lote entram Jumar e sobretudo Rafael Coelho.

A BOLA

JotaCC

Posição na Champions pode definir-se hoje

O Sp. Braga está a um pequeno passo de ser o último cabeça-de-série na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Bastará o Unirea ganhar hoje ao Ceahlaul, no fecho da penúltima jornada da Liga romena, para afastar o Steaua do segundo lugar e confirmar os minhotos no lote de equipas com melhor ranking, juntamente com Zenit, Ajax, Fenerbahçe e Dínamo de Kiev.

Celtic, PAOK, Young Boys e Gent estão confirmados no outro pote.

A BOLA

JotaCC

Champions: Sp. Braga à espera do Unirea para ser cabeça-de-série
Só o Steaua pode roubar estatuto à equipa portuguesa

Falta apenas ultrapassar um obstáculo para que o Sporting de Braga seja cabeça-de-série na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Tudo depende agora da Liga romena, e as contas até podem ficar arrumadas já nesta segunda-feira: basta o Unirea Urziceni ganhar em casa ao penúltimo classificado, Ceahlaul Piatra Neamt.

No arranque do fim-de-semana o Sp. Braga estava dependente do desfecho de três campeonatos.Ontem trouxe uma boa e uma má notícia: o Bursaspor sagrou-se campeão turco e atirou o Fenerbahce para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, com um coeficiente superior ao da equipa portuguesa. A boa notícia foi a conquista do campeonato suíço por parte do Basileia. O Young Boys contenta-se com o segundo lugar e vai para a referida ronda preliminar da «Champions», também com «ranking» inferior ao representante luso.

O Sp. Braga até podia ter garantido o estatuto de cabeça-de-série neste domingo, mas o Steaua evitou que esse cenário ficasse já consumado, com uma vitória caseira sobre Univ. Craiova (2-0). Ainda assim o cenário é claramente favorável aos «arsenalistas». Das quatro equipas que lutam pelo segundo lugar na Roménia, só o Steaua é que pode roubar o lugar no melhor pote para o sorteio da terceira pré-eliminatória.

Nesta altura o segundo posto está na posse do Unirea, que soma 60 pontos e ainda tem dois jogos a efectuar. O mesmo acontece com o Vaslui, que somar 59 pontos. O Steaua está em igualdade pontual, mas só tem um jogo pela frente. O outro candidato é o Timisoara, que soma 58 pontos e também tem jogos ainda.

Começar a olhar para os adversários

Com o estatuto de cabeça-de-série quase garantido, o Sp. Braga pode começar a olhar para os possíveis opositores. A confirmar-se o melhor cenário, a equipa lusa evita Zenit, Ajax, Fenerbahce e Dínamo de Kiev. Os possíveis adversários seriam Celtic, PAOK, Young Boys, Gent e o representante romeno (Unirea, Vaslui e Timisoara).

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Empresário de Evaldo garante que jogador está pronto para tudo

O empresário de Evaldo, Renato Moura, explicou que o seu jogador está totalmente «adaptado» ao futebol português e pronto para continuar ao serviço do Sp. Braga ou de outro clube.

«O jogador está adaptado na Europa e especificamente a Portugal. A carreira foi praticamente toda em Portugal e portanto se algo acontecesse e ele permanecesse no Sp. Braga ou existisse alguma troca, penso que ele ficaria feliz», explicou Renato Moura, em declarações à Antena

O empresário referiu ainda que ninguém falou com ele sobre o futuro do lateral esquerdo: «Ninguém do Braga ou do Sporting conversou connosco.»

A BOLA

JotaCC

Evaldo está "adaptado" ao futebol português

Renato Moura, empresário de Evaldo, afirmou que o jogador do Braga está "adaptado" ao futebol português e disposto a continuar ao serviço da equipa bracarense ou de outro clube.

O empresário explicou que Evaldo "está adaptado na Europa e especificamente a Portugal. A carreira foi praticamente toda em Portugal e portanto se algo acontecesse e ele permanecesse no Sp. Braga ou existisse alguma troca, penso que ele ficaria feliz". Renato Moura avançou ainda que ainda não foi contactado para falar sobre o futuro do lateral esquerdo: "Ninguém do Braga ou do Sporting conversou connosco".

O JOGO

Bruno3429

Champions: Sp. Braga cabeça-desérie
Celtic, PAOK, Young Boys, Gent ou Unirea/Timisoara são os possíveis adversários

O Sp. Braga vai ser cabeça-de-série na terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O cenário era quase uma realidade e nesta segunda-feira ficou confirmado, depois da vitória do Unirea Urziceni sobre o Ceahlaul Piatra Neamt, por 4-0, em encontro da liga romena.

Com este triunfo, a equipa do português Semedo deu um passo de gigante para garantir o segundo lugar do campeonato e consequente acesso à fase preliminar da prova milionária. Como tem um coeficiente inferior ao do conjunto bracarense serão os portugueses a passar para a condição de cabeças de série. O Timisoara ainda está na corrida, mas também tem coeficiente inferior ao emblema português. Quem perdeu a hipótese de chegar à Liga dos Campeões foi o Steaua de Bucareste. A equipa da capital romena era a única que poderia retirar o estatuto ao Sp. Braga.

Assim, o Sp. Braga já sabe que terá de defrontar um dos seguintes adversários: Celtic de Glasgow, PAOK, Young Boys, Gent ou Unirea Urziceni/Timisoara.

O estatuto de cabeça-de-série permite-lhe evitar formações como o Zenit, Ajax, Dínamo de Kiev e Fenerbahce.

Maisfutebol

Bruno3429

Cabeça-de-série na Champions
Por Pascoal Sousa

O Sp. Braga viu hoje confirmado o seu estatuto de cabeça-de-série da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, juntamente com o Zenit (Rússia), Ajax (Holanda), Fenerbahçe (Turquia) e Dínamo de Kiev (Ucrânia).

A composição do grupo de cinco equipas com o ranking mais elevado ficou definido após a vitória do Unirea sobre o Ceahlaul, por 4-0, na penúltima jornada do Campeonato romeno.

Com este resultado, o Steaua, que tem um ranking superior ao do Sp. Braga, ficou automaticamente afastado da terceira pré-eliminatória da Champions.

A última vaga do grupo de potenciais adversários do Sp. Braga será ocupada ou pelo Unirea ou pelo Timisoara (defronta o Pandurii esta noite). Só a vitória interessa ao Timisoara para continuar a sonhar com o segundo lugar.

Os escoceses do Celtic, os gregos do PAOK (equipa orientada por Fernando Santos e onde actuam os portugueses Edinho e Vieirinha), o Young Boys, da Suiça, e o Genk, da Bélgica, estão já confirmados no segundo pote e são possíveis adversários dos bracarenses no sorteio que se realiza no próximo dia 16 de Julho, na sede da UEFA, em Nyon, Suiça.

Os jogos estão marcados para os dias 27/28 de Julho (1.ª mão) e 3/4 Agosto (2.ª mão).

A Bola