News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/05

Started by JotaCC, 16 de May de 2010, 07:54

Previous topic - Next topic

JotaCC

Alan quer ser campeão

Alan não é de entrar em rodeios. Sem entrar em promessas, o avançado brasileiro afirma que na próxima época, o Braga vai lutar para atingir o objectivo que em 2009/10 escapou por muito pouco. "O nosso pensamento é esse, fazer cada vez melhor", confessou o avançado brasileiro quando questionado sobre as possibilidades de a sua equipa estar envolvida na corrida pelo título.

Aliás, Alan considerou que esta época o Braga já conquistou um título: "Fizemos um excelente campeonato, infelizmente não fomos campeões, mas para nós já fomos. O Benfica jogou bem, foi campeão com mérito, mas o Braga esteve sempre na expectativa e jogou tão bem quanto o Benfica".

O extremo-direito diz também que "correu muito bem" a nível individual. "Ganhei alguns prémios, fiz boas exibições, estou muito feliz, agora vou descansar e depois cá estarei para voltar a trabalhar". E em Braga ou noutro lado? "Vou apresentar-me no Braga. Depois, não sei. Fala-se em vários clubes, é verdade que fico contente ao ouvir que estão interessados em mim, mas ainda sou jogador do Braga e tenho contrato válido por mais um ano", adiantou.

Embora esteja bem onde está, não esconde uma natural ambição: "Todos os jogadores pensam em mais. Apesar de estar num grande clube, desejo um clube melhor".

A próxima época terá a motivação-extra de poder jogar na prova principal da UEFA. "Vamos ver que adversário nos vai tocar na Liga dos Campeões, há equipas complicadas, a equipa está tranquila e só tem que se preparar bem para não entrar da mesma maneira que entrou na Liga Europa na época que agora acabou", defendeu.

Alan foi campeão nacional duas vezes pelo FC Porto (em 2005/06 fez 24 jogos e em 2006/07, oito) e já jogou na Liga dos Campeões. O jogador brasileiro admite, no entanto, que fazê-lo pelo Braga será "totalmente diferente": "No FC Porto é normal e no Braga, agora não é, mas no futuro tenho a certeza que estará sempre na Liga dos Campeões".

Guilherme assegurado até 2014

Estrela dos juniores do Braga, Guilherme partiu de férias para o Brasil já na condição de atleta profissional. É uma jogada de antecipação face ao Benfica, que chegou a equacionar a contratação do médio-ofensivo de 18 anos, por indicação de Jorge Jesus, e uma forte aposta no futuro e no clube-satélite Vizela, para onde será encaminhado a partir da próxima época, de modo a ganhar ritmo competitivo na II Divisão. Emprestado pelo Paraíba do Sul, clube do interior do Rio de Janeiro, Guilherme destaca-se pela fiabilidade com que distribui jogo e raramente falha passes e até já suscitou curiosas comparações com o já consagrado Hugo Viana, um médio de transição por excelência.

Por tudo isto, o Braga resolveu accionar a opção de compra do seu passe, desembolsando pouco mais de 200 mil euros, acertando com o jogador um contrato válido para as próximas quatro temporadas. O sonho confesso de um dia representar o Real Madrid terá, por isso, de esperar um pouco mais. Além de Guilherme, o clube minhoto deverá manter nos seus quadros o central norte-americano Gal Agbossoumonde e o atacante israelita Ali Zizov, ambos companheiros do brasileiro na equipa dos sub-19, treinada por Dito.

Daniel Fernandes pensado para render Eduardo

Surpresa na convocatória de Carlos Queiroz para o Mundial, o guarda-redes Daniel Fernandes poderá compensar a futura venda de Eduardo, o dono da baliza do Braga e da Selecção. A SAD arsenalista já tratou de conhecer as condições do jogador dos alemães do Bochum.

Domingos "all Star" contra amigos de Akwá

A Aldeia SOS de Benguela (Angola) é uma das instituições que vai beneficiar das receitas do jogo "All Star 2010", que opôs no Estádio Ombaka as equipas da Fundação Luís Figo e da Associação Ka-dengue Habilidoso, liderada por Akwá. Domingos alinhou pela equipa de Figo.

HC Braga bate FC Porto

O HC Braga venceu, este Sábado, o campeão FC Porto por 10-5 no jogo a contar para a 23.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins.

Na deslocação ao terreno do HC Braga, os "dragões" somaram a segunda derrota na prova esta época..

Resultados:

Sábado (15 de Maio):
Óquei Barcelos - Oliveirense, 3-6
Paço de Arcos - Oeiras, 6-4
Gulpilhares - Juventude Viana, 3-8
Académica de Espinho - Porto Santo, 4-0
HC Braga - FC Porto, 10-5
Candelária - Valongo, 7-1

Quarta feira (19 de Maio):
Física - Benfica, 21:00

Classificação:
1. FC Porto 61 pontos/ 23 jogos (campeão)
2. J. Viana 47/ 23
3. Candelária 42/ 22
4. Oliveirense 42/ 22
5. Benfica 42/ 23
6. Física 38/ 22
7. Valongo 32/ 22
8. A. Espinho 31/ 23
9. O. Barcelos 26/ 23
10. Gulpilhares 25/ 23
11. HC Braga 24/ 23
12. Porto Santo 18/ 23
13. Oeiras 16/ 23
14. P. Arcos 15/ 23

24.ª jornada (22 de Maio):
Valongo - Oeiras
Benfica - Candelária
Juventude Viana - Física
Porto Santo - Gulpilhares
FC Porto - Académica de Espinho
Oliveirense - HC Braga
Óquei Barcelos - Paço de Arcos

O JOGO

JotaCC

Evaldo tem perfil exemplar

O interesse da Sporting, SAD na contratação de Evaldo é bem real, muito embora os leões não tenham ainda abordado oficialmente os seus homólogos bracarenses a este respeito. Pese o facto de não existir ainda qualquer proposta pelo lateral-esquerdo sobre a mesa, a cobiça dos verdes e brancos vai, sublinhe-se, muito para lá das qualidades desportiva do brasileiro.

Depois de perguntarem pelo atleta aquando da aquisição de João Pereira em Dezembro passado, os leões reacendem a pretensão. Evaldo tem um perfil que convence. Atleta de conduta exemplar dentro e fora dos campos, assumindo sempre um compromisso total para com o clube que defende, o jogador dos minhotos nunca sofreu lesões - traço à imagem do capitão leonino, João Moutinho.

Em Portugal desde 2003, Evaldo, 28 anos, vem protagonizando uma carreira ascendente, conquistada muito em virtude de um profissionalismo tido como irrepreensível. Depois de representar o FC Porto - foi campeão nacional ao realizar uma partida da Liga em 2003/04 - seguiram-se quatro temporadas de bom nível ao serviço do Marítimo, comprovando a qualidade de um defesa que conheceu ainda maior exposição junto do grande público desde que há dois anos trocou o Funchal por Braga. Na Cidade dos Arcebispos, o esquerdino assumiu-se em pleno, ajudando (e muito) à causa de um sensacional vice-campeão comandado por Domingos Paciência, que disputou o título palmo a palmo com o primeiro classificado Benfica. Por consequência, a chamada de Evaldo à Selecção Nacional foi - e continua a ser - levantada.

Além dos atributos desportivos, Evaldo é desejado... por todas as razões.

Dragões festejam 15º título

Há desfechos que não deixam dúvidas nem aos mais cépticos. É o caso deste campeonato ganho pelo FC Porto, o 15º da seu historial, o sexto desde que quebrou o enguiço de 31 temporadas sem ser campeão, em 1998/99, ou seja, nos últimos 12 anos.

É um bicampeonato ganho com uma supremacia incrível, não só patente nos números de ontem - vencer em Braga por 37-25, se não é recorde, não deve andar longe - como nos globais: os dragões são campeões, quando ainda falta jogar três jornadas; só não ganharam, imagine-se, ao Sporting da Horta (derrota no Faial e empate no Dragão); têm 24 vitórias em 29 jogos; e chegaram ao final da fase regular com o melhor ataque e a melhor defesa.

Numa equipa de onde tinham saído Eduardo Filipe e Manuel Arezes, dois pilares defensivos e um elemento atacante fundamental, a chegada de Ljubomir Obradovic ao Dragão foi recebida com estupefacção e acentuou as dúvidas quanto à capacidade de resposta dos portistas. Muito provavelmente, tirando os dirigentes azuis e brancos ninguém acreditava nas qualidades do sérvio responsável pelo último título conquistado pelo Belenenses (1993/94).

Foi sob um clima de suspeição e desconfiança que os dragões começaram a época, sendo afastados na Liga dos Campeões e sofrendo duas derrotas logo nas segunda e terceira jornadas do campeonato. A maioria céptica achava então ter razões para fundamentar a sua teoria.

No entanto, a partir daí o FC Porto arrancou para uma caminhada impressionante, assinando 19 jogos sem perder e que só não foram 19 vitórias devido ao já referido empate que o Sporting da Horta arrancou no Dragão a 32 golos, depois de ter estado a perder por 30-23.

A entrada na segunda fase deu-se com quatro pontos à maior - que já se transformaram em sete, mesmo com um percalço no recomeço, uma derrota no Restelo. O certo é que os dragões somaram ontem a quinta vitória nesta fase final, alcançando também a quinta vitória da época sobre o ABC em outras tantas partidas...

Os dragões sabiam que o bicampeonato estava à distância de três pontos, e o ABC, que não teve Eduardo Ferreira (lesionado) e Tiago Pereira (castigado), nunca encontrou forma de parar o verdadeiro rolo compressor em que o FC Porto se transformou, com a sua defesa de ferro e uma ataque veloz a decidirem depressa um jogo sem história.

ABC 25 - FC PORTO 37

Pavilhão Flávio Sá Leite

1º árbitro António Trinca

2º árbitro Tiago Monteiro

ABC

Hugo Figueira Gr

Bruno Dias Gr

José Rolo 3

Fábio Antunes -

Jaime Barreiros 2

Levko Naumovsky 3

Eduardo Salgado 5

Mário Peixoto 1

Carlos Matos 6

Hugo Rosário 1

Luís Bogas 2

Eduardo Gaifém 2

Rui Sustelo nj

João Rodrigues nj

Treinador Carlos Ferreira

FC PORTO

Gr Hugo Laurentino

Gr Dragan Jerkovic

5 Nuno Grilo

1 Gilberto Duarte

1 Sérgio Martins

2 Filipe Mota

1 Filipe Martins

9 Pedro Spínola

1 Tiago Rocha

6 Dario Andrade

6 Ricardo Moreira

3 Wilson Davyes

- Álvaro Rodrigues

2 Inácio Carmo

Treinador Ljubomir Obradovic

ao intervalo 10-20

Marcha 2-5 (5'), 3-7 (10'), 5-10 (15'), 7-13 (20'), 9-17 (25'), 10-20 (30'), 14-23 (35'), 16-27 (40'), 18-31 (45'), 22-34 (50'), 23-35 (55') e 25-37 (60')

Matos fala em provocação ao ABC

Carlos Matos, que tem sido o porta-voz da equipa desde que Jorge Rito deixou de falar à Imprensa, começou por "reconhecer a superioridade do FC Porto", a quem deu "os parabéns" pela "justa conquista do título", admitindo que "ao ABC resta trabalhar pelo segundo lugar".

Depois, o central, ainda que com alguma contenção, não calou a revolta minhota, evocando o jogo de Belém. "Não é preciso provocar o ABC. Há situações que não se compreendem, e há que definir critérios de arbitragem. Fazer uma nomeação destas não tem razão de ser. Se é esta a provocação? As pessoas que se ponham no lugar do ABC e pensem."

O JOGO

JotaCC

Luís Aguiar: «Continuar é motivante mas pode ser complicado»
MÉDIO URUGUAIO NÃO QUER FICAR NA RÚSSIA

Domingos Paciência já assumiu querer segurar os pilares da equipa para a nova temporada, mas em momento algum referiu o nome de Luís Aguiar. O médio voltou a Braga por empréstimo e agora terá de se apresentar na Rússia, onde ainda tem mais 2 anos de contrato com o Dínamo. Porém, essa não é a vontade do jogador. "Por mim não voltava para lá e continuava em Portugal", assumiu, antes de falar na possibilidade de se manter ao serviço dos arsenalistas: "Há vontade do clube em ficar comigo, mas primeiro têm de se entender com o Dínamo. Continuar seria motivante. Os adeptos têm é de compreender que a realidade económica do Sp. Braga é totalmente diferente. Pode ser muito complicado..."

Há um ano, Luís Aguiar rendeu 3 milhões de euros e só nessa altura começou a juntar o seu pé de meia. No futuro próximo, o objetivo é tratar da reforma: "Já fiz um esforço financeiro grande para voltar, mas ainda não sou um jogador que tenha a vida feita. Estou a começar, até abdicaria de algum dinheiro para ser feliz e tenho de analisar bem todas as possibilidades."

Do nosso país tem-se falado recorrentemente do interesse do Sporting. O médio sorri e não fecha a porta: "Todos os jogadores gostariam de lá jogar. É um clube grande e muito motivante! Não quero ser mal interpretado por ninguém, principalmente pelas pessoas do Sp. Braga. Quero estar num clube onde tenha a cabeça tranquila, onde me sinta cómodo."

Precisamente o contrário do que sente o uruguaio quando se fala em Moscovo. A vontade de não voltar é grande. "Fiz quase todos os jogos pelo Dínamo, mas não era o que eu queria. Pensei que me ia adaptar melhor. Dentro de campo correu bem, mas fora sentia-me um pouco perdido e queria outra coisa para a minha vida", recordou, finalizando: "Voltar a Portugal foi vontade minha."

Carlão está debaixo de olho
SAD PREPARA UMA PROPOSTA FORMAL

A SAD arsenalista está a seguir atentamente a evolução do avançado Carlão, de 23 anos, e prepara mesmo uma proposta concreta para apresentar nos próximos dias à U. Leiria. Ao que Record apurou, o interesse do Sp. Braga no brasileiro já tem algum tempo e chegou mesmo a haver contactos adiantados tendo em vista uma transferência durante o último mês de dezembro.

Contudo, os minhotos não estão sozinhos na corrida por Carlão. O nosso jornal sabe que os leirienses já têm em sua posse uma proposta formal de um clube estrangeiro, sendo muito provável que o brasileiro venha mesmo a sair durante o próximo defeso (a dupla com Cássio pode desfazer-se já que o colega deve ir para o estrangeiro rendendo cerca de 1 milhão de euros).

Recorde-se que o brasileiro despertou na época passada a cobiça do Sporting que garantiu o direito de opção sobre o atleta. No entanto, as excelentes relações institucionais entre António Salvador e João Bartolomeu, presidentes do Sp. Braga e U. Leiria, respetivamente, poderá funcionar a favor das pretensões dos vice-campeões nacionais que pretendem reforçar o plantel tendo em vista a inédita presença na Liga dos Campeões.

RECORD

JotaCC

Entrevista
"Queremos chegar pelo menos às meias-finais, mas sonhamos ir mais longe"

Eduardo, o mais do que provável titular da baliza de Portugal, olha para a selecção como uma equipa equilibrada e mostra ambição colectiva e individual: "O Mundial é uma montra enorme"

Eduardo teve a sua primeira oportunidade na selecção nacional depois da penalizadora goleada (6-2) sofrida por Portugal no particular com o Brasil, a 20 de Novembro de 2008. Carlos Queiroz confiar-lhe-ia pouco depois a baliza no jogo frente à Finlândia. Antes do início do estágio na Covilhã, o actual titular do Sp. Braga e da baliza de Portugal falou ao PÚBLICO sobre as expectativas que alimenta, a menos de um mês do Mundial da África do Sul.

PÚBLICO - Como se sentiu quando viu o seu nome entre os convocados?

EDUARDO - Muito feliz. Senti uma enorme alegria. Isto era algo por que ansiava há muito tempo. Tenho muito orgulho em poder representar o meu país numa competição deste nível. Acreditei que, com trabalho, iria conseguir. É o que tenho feito para conseguir o maior sucesso possível e, com ajuda dos meus colegas de todas as equipas por onde tenho passado, estou a conseguir uma carreira bonita. Tenho 27 anos e quero sonhar com mais objectivos.

Quais são as expectativas dos jogadores para este Mundial?

É um dos mais maiores desafios da minha vida. Temos um excelente grupo de jogadores. Dos melhores do mundo. Temos de acreditar que é possível chegar longe. Vamos estar ao melhor nível na maior competição do mundo. Queremos chegar pelo menos às meias-finais, já seria uma boa campanha, mas também sonhamos ir ainda mais longe. Temos de ter um pensamento positivo. A nossa equipa tem um bom ataque e uma defesa segura. Não ficamos a dever nada a qualquer outra selecção.

Logo no primeiro jogo vão defrontar um adversário complicado, a Costa do Marfim...

É um grupo muito forte. Temos o Brasil e a Costa do Marfim. Só passam dois. Vai ser muito disputado. Todos os jogos vão ser complicados. Vamos ter de pensar jogo a jogo. O primeiro é importante, porque pode dar mais tranquilidade, mas não adianta nada ganhar o primeiro e perder o segundo. Mas não é só o nosso grupo. Este vai ser um dos Mundiais mais disputados de sempre. Temos o Brasil, a experiente Alemanha e a Espanha também está muito forte. Existe ainda a Itália. Mas neste tipo de competição nunca se sabe muito bem o que poderá acontecer. Há sempre uma ou outra surpresa.

Qual é o melhor guarda-redes que vai estar nesta competição?

Há um lote muito grande. Temos o Casillas, o Buffon e o Júlio César. O melhor, pela sua experiência em Mundiais e pela forma como está em jogo, talvez seja o Buffon.

Qual foi o guarda-redes que mais o inspirou na sua formação?

Sempre tive uma admiração muito grande pelo Preud"homme, admirava a sua tranquilidade e eficiência, marcou o futebol em Portugal. Quando era jovem, procurava imitar a sua forma de estar em campo. O Vítor Baía também definiu o meu crescimento. Marcou, de resto, toda a minha geração. Mas não posso esquecer o Quim. Foi uma referência para mim dentro do clube, porque muitas vezes treinava com os seniores do Braga e ele era o titular. Foi um dos meus ídolos.

Não está surpreendido por ele não estar entre os escolhidos por Carlos Queiroz?

Não quero fazer comentários sobre isso, atendendo ao respeito que me merecem todos os profissionais. O que posso dizer é que o Quim continua a ser um grande guarda-redes e tem provado isso ao longo da sua carreira. Mas, tal como nos clubes, as escolhas na selecção têm de ser feitas e alguém é responsável por elas.

Como vê a concorrência de Beto e Daniel Fernandes?

Ambos são excelentes guarda-redes e excelentes profissionais. O seleccionador é que sabe as escolhas dele, mas nós confiamos nelas. Os dois estão a fazer uma boa época e merecem esta oportunidade.

O Daniel Fernandes tem vantagem no jogo aéreo, devido à sua envergadura física...

É uma questão que tem gerado polémicas. Os guarda-redes altos podem ter vantagens, mas os mais baixos têm outras. Qualquer um procura ser o mais eficiente com aquilo que possui. A envergadura física permite ganhar alguns lances, mas também pode ter desvantagens noutros. É uma discussão que não vai acabar.

Chegou a falar-se da sua transferência para o Benfica. Há ou houve algo de concreto?

O meu presidente não me transmitiu nada e também ninguém falou comigo. Não tenho qualquer proposta e não vivo obcecado com isso. Mas tenho consciência que o Mundial é uma montra enorme. A minha carreira no Sp. Braga tem sido boa, mas se aparecerem algumas propostas vou ponderar. Todos os jogadores procuram melhores contratos. Mas, no meu caso, qualquer clube terá de falar em primeiro lugar com o Sp. Braga, porque tenho uma cláusula de rescisão de quatro milhões de euros, e depois comigo.

Preferia ficar em Portugal ou sair para o estrangeiro?

O Braga é um clube que está em crescimento, foi neste emblema que comecei e que me permitiu chegar até aqui. Mas vamos ver o que acontece no futuro, todos os jogadores querem sempre mais e eu não sou excepção.Eduardo, guarda-redes da selecção nacional

PUBLICO

JotaCC

'Negócio Evaldo' avança esta semana e João Moutinho volta à agenda do Bolton

O presidente do Sporting José Eduardo Bettencourt não confirma o interesse em Evaldo e Rodríguez do Sp. Braga, mas o interesse dos leões é real e as conversa exploratórias, entre todas as partes, dão agora lugar a negociações. "Temos a nossa missão e muito trabalho para fazer. O Sporting não esquece as várias vertentes em que tem de trabalhar", respondeu o líder leonino, à margem do encontro que levou seis mil jovens das escolinhas do Sporting ontem a Alvalade.

O DN sabe que uma pessoa ligada ao Sporting (que não Costinha) contactou Renato, o empresário de Evaldo, para saber da situação do jogador os Sp. Braga. E que essa pessoa falou em acordo fácil com os bracarenses para a compra do passe do lateral luso-brasileiro. A cláusula de rescisão é de 2, 5 milhões de euros, mas os minhoto aceitam falar por dois milhões e até incluir Rodríguez no pacote (o defesa central é um desejo leonino desde Janeiro e o passe ronda os três milhões de euros).

O empresário de Evaldo mostrou-se aberto a receber uma proposta concreta dos leões para Evaldo e revelou disponibilidade para se deslocar a Lisboa para falar com Bettencourt e Costinha. No entanto, sabe o DN, que não houve avanços nesse sentido e já se passaram cinco dias desde o primeiro contacto exploratório do Sporting.

O defesa-esquerdo continua de férias no Brasil e tranquilo quanto ao futuro, já que os leões não são os únicos interessados nos seus serviços.

O Bolton quer reforçar o meio- campo na próxima temporada e pensa em João Moutinho. O capitão leonino tem sido observado pelo clube inglês, um dos emblemas que negoceia com Pini Zahavi, o empresário do leão, e que pode facilitar o negócio.

Porém, o capitão do Sporting tem a concorrência de Baraja do Valência, que está em fim de contrato e sai mais barato que Moutinho, cuja cláusula de rescisão é de 22,5 milhões de euros. O médio tem a promessa de Bettencourt de o deixar sair e ouvir propostas iguais ou superiores a 15 milhões de euros. Mas Moutinho sonha mais alto do que o Bolton, apesar de saber que a ausência dos convocados de Portugal para o Mundial 2010 fez descer o valor do passe. No Verão de 2009 o Everton tentou contratar o médio leonino e terá oferecido 18 milhões de euros. Contudo, Bettencourt, após falar com Bento, recusou a saída de Moutinho, único inegociável para o então treinador. Hoje, uma oferta dessas seria aceite pela SAD, mas o mercado não está para negócios chorudos e em Inglaterra não se cometem muitas loucuras.

DN