News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM:

Started by cardoso, 01 de November de 2006, 22:58

Previous topic - Next topic

cardoso

No passado fim de semana teve lugar mais um jogo entre os queridos inimigos, Porto e Benfica. Foi, devo dizer em consciência, um jogo vulgar. Na verdade, os factos que o rodearam foram mais do mesmo em relação a tudo o que tem acontecido nos últimos anos. Nada de novo, apenas mais do mesmo, senão vejamos, sintetizando o mais importante em 6 pontos:
1- Luís Filipe Vieira disse que não ia mas foi. O presidente do Benfica havia afirmado que não ia ao estádio do Porto mas reconsiderou. Em boa hora o fez porque acabou por ser um dos mais bem comportados!
2- Duirante o jogo houve golos de belo efeito, lances geniais, enfim, fases de excelente futebol protagonizadas por artistas de grande categoria. Mas o que marcou as crónicas foi o tal lance em que Katsuranis "vai à bola" mas Anderson fica com uma perna fracturada. Bem, na verdade, o jogador do Benfica jogou a bola; mas também não deixa de ser verdade que para lá chegar teve de derrubar o jogador do Porto. A pergunta que deve merecer reflexão é esta: será que o "ir à bola" justifica qualquer tipo de entrada? Na verdade, em Portugal não se discutem estas coisas de forma isenta e séria. Em Portugal não se joga com violência, joga-se com "virilidade". Quando um jogador puxa a camisola do adversário, o cartão amarelo é fatal; nenhum árbitro deixa de o exibir! Mas se a falta for às pernas e não à camisola, aí já o cartão é opcional! Sinceramente não entendo isto mas talvez não seja bom que as pessoas entendam... no entanto, ninguém se preocupa em pensar com seriedade nestes assuntos. Por exemplo, depois de ler o que escrevi acima, diga lá o leitor se a sua primeira preocupação não foi saber se eu apoio o Porto ou o Benfica? Porque, na verdade, todos nós tendemos a ver a realidade segundo a cor das nossas lentes; e se alguém vê as coisas sem lentes é apenas... suspeito.
3- José Veiga faz um sinal para a bancada mas afinal aquilo era um sinal obsceno, igual ao que Cristiano Ronaldo fizera na Luz. Se, na altura, Cristiano Ronaldo se tornou o inimigo público nº 1 do Benfica, não será caso para o Sr. José Veiga, agora, repensar a sua postura no futebol? Que autoridade terá ele agora para censurar atitudes destas? Ou é este um gesto normal num dirigente desportivo?
4- O Comunicado do Porto diz que "o grego" do clube cujo nome não pode ser pronunciado magoou Anderson de propósito; ameaça contratar jogadores capazes de responder "à letra". Os responsáveis portistas, pela Internet, acusam o jogador Katsuranis de ter agido propositadamente. Gasolina na fogueira! A pergunta que me ocorre é, tão simplesmente, esta: o que ganha o F. C. do Porto com os termos em que coloca esta acusação?
5- O que vai fazer o novo Conselho de Disciplina? Conselho novo, justiça nova ou mais do mesmo? Não me indignaria se o jogador do Benfica não viesse a ser punido, tal é a frequência com que entradas assassinas "à bola" ocorrem no nosso triste futebol. Mas continuarei verdadeiramente indignado enquanto os dirigentes continuarem a ter carta branca para qualquer tipo de malcriadices e incentivos à violência!
6- Pelo meio parece que houve um jogo de futebol. Se, porventura, um qualquer leitor deste texto não soubesse o resultado do jogo estaria agora a perguntar como ficou o desafio. Eu responderia com outra pergunta: - Mas, afinal, para que é que isso interessa?
Mas, na verdade, parece que nem tudo é mau nas relações entre os dois clubes: parece que o treinador do Benfica até é amigo pessoal do presidente do Porto. Isto sim, é notícia em Portugal: amigos, vejam só!
Anteontem as duas equipas brilharam na Liga dos Campeões, para bem do futebol português! Curiosamente não houve necessidade de declarações disparatadas, nem pernas partidas, nem dedos esticados. Talvez um dia também seja assim a nível interno. Eu vou esperar sentado!

Pé Ligeiro

Quote from: cardoso on 01 de November de 2006, 22:58
No passado fim de semana teve lugar mais um jogo entre os queridos inimigos, Porto e Benfica. Foi, devo dizer em consciência, um jogo vulgar. Na verdade, os factos que o rodearam foram mais do mesmo em relação a tudo o que tem acontecido nos últimos anos. Nada de novo, apenas mais do mesmo, senão vejamos, sintetizando o mais importante em 6 pontos:
1- Luís Filipe Vieira disse que não ia mas foi. O presidente do Benfica havia afirmado que não ia ao estádio do Porto mas reconsiderou. Em boa hora o fez porque acabou por ser um dos mais bem comportados!
2- Duirante o jogo houve golos de belo efeito, lances geniais, enfim, fases de excelente futebol protagonizadas por artistas de grande categoria. Mas o que marcou as crónicas foi o tal lance em que Katsuranis "vai à bola" mas Anderson fica com uma perna fracturada. Bem, na verdade, o jogador do Benfica jogou a bola; mas também não deixa de ser verdade que para lá chegar teve de derrubar o jogador do Porto. A pergunta que deve merecer reflexão é esta: será que o "ir à bola" justifica qualquer tipo de entrada? Na verdade, em Portugal não se discutem estas coisas de forma isenta e séria. Em Portugal não se joga com violência, joga-se com "virilidade". Quando um jogador puxa a camisola do adversário, o cartão amarelo é fatal; nenhum árbitro deixa de o exibir! Mas se a falta for às pernas e não à camisola, aí já o cartão é opcional! Sinceramente não entendo isto mas talvez não seja bom que as pessoas entendam... no entanto, ninguém se preocupa em pensar com seriedade nestes assuntos. Por exemplo, depois de ler o que escrevi acima, diga lá o leitor se a sua primeira preocupação não foi saber se eu apoio o Porto ou o Benfica? Porque, na verdade, todos nós tendemos a ver a realidade segundo a cor das nossas lentes; e se alguém vê as coisas sem lentes é apenas... suspeito.
3- José Veiga faz um sinal para a bancada mas afinal aquilo era um sinal obsceno, igual ao que Cristiano Ronaldo fizera na Luz. Se, na altura, Cristiano Ronaldo se tornou o inimigo público nº 1 do Benfica, não será caso para o Sr. José Veiga, agora, repensar a sua postura no futebol? Que autoridade terá ele agora para censurar atitudes destas? Ou é este um gesto normal num dirigente desportivo?
4- O Comunicado do Porto diz que "o grego" do clube cujo nome não pode ser pronunciado magoou Anderson de propósito; ameaça contratar jogadores capazes de responder "à letra". Os responsáveis portistas, pela Internet, acusam o jogador Katsuranis de ter agido propositadamente. Gasolina na fogueira! A pergunta que me ocorre é, tão simplesmente, esta: o que ganha o F. C. do Porto com os termos em que coloca esta acusação?
5- O que vai fazer o novo Conselho de Disciplina? Conselho novo, justiça nova ou mais do mesmo? Não me indignaria se o jogador do Benfica não viesse a ser punido, tal é a frequência com que entradas assassinas "à bola" ocorrem no nosso triste futebol. Mas continuarei verdadeiramente indignado enquanto os dirigentes continuarem a ter carta branca para qualquer tipo de malcriadices e incentivos à violência!
6- Pelo meio parece que houve um jogo de futebol. Se, porventura, um qualquer leitor deste texto não soubesse o resultado do jogo estaria agora a perguntar como ficou o desafio. Eu responderia com outra pergunta: - Mas, afinal, para que é que isso interessa?
Mas, na verdade, parece que nem tudo é mau nas relações entre os dois clubes: parece que o treinador do Benfica até é amigo pessoal do presidente do Porto. Isto sim, é notícia em Portugal: amigos, vejam só!
Anteontem as duas equipas brilharam na Liga dos Campeões, para bem do futebol português! Curiosamente não houve necessidade de declarações disparatadas, nem pernas partidas, nem dedos esticados. Talvez um dia também seja assim a nível interno. Eu vou esperar sentado!

Assino por baixo!
BRAGA SEMPRE MAIS!

HugoSáPinto

Quote from: cardoso on 01 de November de 2006, 22:58
(...)
Porque, na verdade, todos nós tendemos a ver a realidade segundo a cor das nossas lentes; e se alguém vê as coisas sem lentes é apenas... suspeito. (...)

No futebol, feliz ou infelizmente (consoante a 'lente' do espectador  ;D), tendemos a pensar irracionalmente, ou seja, com o coração... É por isso que muita gente nos questiona : "Qual é o teu 2º clube?"
Honestamente, devo confessar que não sou só do Braga, sou também do Porto, Benfica, Sporting, Nacional, Setúbal, etc. Quando algum clube português actua 'lá fora', não me consigo abstrair do meu inerente patriotismo e vibro com as suas vitórias, por trazerem, com os seus feitos, maior e melhor reconhecimento para o nosso país e, consequentemente, para o ENORME clube que aqui milita: o Sporting de Braga!!
Internamente, confesso-o igualmente, também sou de vários clubes, imediatamente a seguir ao meu Braga, caso a vitória deles contribua para o não sucesso dos mais directos adversários do SCB...  ;D
Por isso, quer queiramos quer não, logo a seguir ao nosso Braga, há sempre um resultado preferido por nós para os restantes clubes, seja ele a vitória, empate ou derrota. Isso não indica, contudo, que sejamos adeptos menos fanáticos pelo nosso Braga, pois até o somos ainda mais, ao desejar o 'mal' dos outros como contribuição para o nosso próprio bem.  ;D
Era bom que nunca dependêssemos de terceiros, mas se os 'outros' têm um apito, nós temos de ter uma figa dourada para nos superiorizarmos de vez ao triunvirato!...  ;)

lininho

já sei que o futebol é uma linguagem global.
NÃO HAVIA ERA NECESSIDADE DE NUM JORNAL BRACARENSE FAZER UM COMENTÁRIO DESTES
zé: futuro capitão. 8-)

Vlad

Fogo Cardoso!!

Com o devido respeito e admiração pelo maior e melhor cronista braguista: que seca de texto Cardoso!!!

benfica, porto, anderson, veiga, katsuranis?? bahhh
A semana antes do jogo tivemos que aturar as tv's e jornais a falar dese jogo e mais nada.
No dia do jogo já se vomitava porto-benfica.
Na semana seguinte continuava-se a falar "disso" como se todos os outros jogos e equipas fossem apenas pormenores decorativos da nossa liga.
E agora ainda temos que ler isso no DM numa crónica habitualmente reservada ao nosso Braga?
Não gostei!

Um abraço Cardoso!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

cardoso

Com todo o respeito que vocês me merecem, deixem-me (pelo menos) pedir desculpa por ter escrito um texto a protestar contra  incompetência, falta de educação e corrupção que grassam no nosso futebol. São temas que não interessam...

BRAGA FOREVER

Mesmo concordando com o texto em geral,penso que é um texto exessivamente "metralhista".

O amigo Cardoso não nos pode agradar sempre!

Também tem direito a falhar, ;D ;D ;D
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

braguista365

Quote from: cardoso on 02 de November de 2006, 13:58
Com todo o respeito que vocês me merecem, deixem-me (pelo menos) pedir desculpa por ter escrito um texto a protestar contra  incompetência, falta de educação e corrupção que grassam no nosso futebol. São temas que não interessam...
Parece que ha gente que se sente incomodada com alguns assuntos,eu não!
Tudo o que esta mal deve ser denunciado,nem que para isso tenhamos de falar do porto,benfica e sporting,mas tambem tudo o que esta mal no nosso futebol esta ligado a esses tres!logo torna-se obrigatorio falar neles!

Vlad

Não me sinto nada incomodado com este tipo de assuntos.
Mas acho que a nossa com. social dá demasiada importância a este tipo de assuntos: o outro chama pinóquio ao outro, o outro chama caloteiro ao outro, o outro mostra o "dedo" ao público, o outro diz que o "grego" tinha intenção de...
São comportamentos desnecessários e reprováveis por parte de quem é responsável no futebol português? Claro que são! Acho que isso não oferece dúvidas a ninguém, e eu reprovo totalmente. Mas muito sinceramente, acho que a com.social ao dar demasiado ênfase a essas questões, está ainda a explorar mais tudo isso e a provocar mais bocas de parte a parte... bocas essas que não vão trazer nada de bom ao futebol. Muito sinceramente deviam era desvalorizar essas tretas e preocuparem-se com coisas mais importantes.

O pinto da bosta chama publicamente caloteiro ao veigueiro...
na minha opinião, ignorava-se e passava-se ao lado.

O veigueiro chama pinóquio ao pinto da bosta...
na minha opinião, ignorava-se e passava-se ao lado.

Acho que era isso que esses dirigentes mereciam por parte de quem faz a notícia: desprezo! Mas não, a com. social gosta é disto e não contribui em nada para melhorar este "dialógo" entre clubes. Antes pelo contrário, ainda empolam mais a situação.

Quanto à trouxada que levou o anderson... Na minha opinião é falta, e para amarelo no mínimo. Dá na bola? Pois dá... Dá na bola, nas relva, nas pernas, em tudo... Isso é futebol? Acho que não. Mas foi preciso isto acontecer num porto-benfica  para se falar tanto nisto? Não vêem os outros jogos da liga. Isto acontece em todos eles. Vejam os jogos do paços de ferreira, do boavista, etc... É só cacete, forte feio... mas como não é com os 3 metralhas, ninguém liga. Aconteceu num porto-benfica e com o géniozinho do porto, já é notícia e já se questiona o futebol.

Cardoso,
acho que percebi perfeitamente a tua intenção com o texto, mas pronto... já estava um bocado farto de ouvir falar nesta historinha do porto-benfica, farto mesmo... e exactamente porque gosto e valorizo os teus textos é que me senti um bocado desiludido com o tema em questão. Acredita que foi só isso!
Abraço!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

cardoso

Entendo, Bruno, mas por me sentir farto de ouvir falar desta trampa é que decidi escrever isto. Porque ninguém fala do que interessa: de como acabar com isto e PUNIR estas situações. Porque é com estes metralhas que NÓS jogamos. São estes temos de abater. E como não temos as mesmas armas deles precisamos de afrontar sempre essas armas dubias e batoteiras que eles têm! É só isso. Não podemos é ficar a olhar para o nosso espelho fazendo de conta que o que de mau se passa à nossa volta não é connosco. E a generalidade da CS inclui-se nesse "mau"! É isso que eu quero denunciar; é a cobertura exagerada e pouco séria com que estes assuntos são abordados.