News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 08/05

Started by JotaCC, 08 de May de 2010, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Família do SCB unida no sonho do título

O Sporting de Braga fez história no futebol português ao garantir o segundo lugar da Liga Portuguesa de Futebol, um feito inédito nos 89 anos de vida do emblema bracarense. É com naturalidade que o presente é vivido de uma forma entusiástica pelos adeptos bracarenses e, muito em particular, por todos aqueles que integram a vasta estrutura do Sporting de Braga. É o caso de atletas, directores e treinadores das mais diversas modalidades. O contágio é geral. Desde o atletismo, desporto adaptado, voleibol, basquetebol, bilhar, futsal, taekwondo à natação. É com entusiasmo que as pessoas ligadas à estrutura vivem o momento do clube. Sublinham, com orgulho, que o Sporting de Braga "já é campeão", fruto do segundo lugar no campeonato e o facto de manter em aberto a discussão pelo título nacional até à derradeira jornada.
Mas ainda há quem acredite que é possível sonhar com algo mais. "Domingo tudo pode acontecer. Gostaria muito de festejar o título", sublinha Sameiro Araújo, treinadora de atletismo, e uma das figuras já emblemáticas do clube bracarense.
Quem veste a camisola do Sporting de Braga sente o "orgulho" de "representar um grande clube". Nessa medida, estende-se a mensagem para os mais jovens atletas. "Se antes já eram adeptos, agora fruto desse sucesso do futebol são ainda mais ferrenhos e discutem mais a questão do futebol", aponta Pedro Palas, treinador da equipa de futsal.
A admiração e o respeito em relação ao clube elevou-se e foi-se alastrando pelo país. Isso sente-se nos jogos e duelos que se multiplicam a cada semana, seja qual for a modalidade. "Sentimos por esses país fora comentários bastantes simpáticos e até elogiosos pelo sucesso que o clube está a conseguir. De alguma forma, em todo o país, pelo menos, todos reconhecem a grandeza do Sporting de Braga", expressou João Roque, responsável pela secção de bilhar.
Directores e treinadores das mais diversas secções do clube deixaram o testemunho na reportagem do Jornal Correio do Minho/Antena Minho, em sinal de apoio à equipa liderada por Domingos Paciência.

'O êxito do futebol, com feitos que nunca foram alcançados, leva-nos a sentir que estamos inseridos numa estrutura com cabeça, tronco e membros. Os feitos da equipa de futebol profissional não são obra do acaso e não acontecem pelo estalar de um dedo, certamente tem muito trabalho por trás. Sabemos que o clube está alicerçado numa estrutura muito forte, disciplinado e com método. Tudo isso nos contagia e é um enorme entusiasmo".

Joaquim Peixoto (Taekwondo)

"Nota-se que todos os atletas estão a viver este momento do clube de uma forma extremamente intensa, como um adepto. Se antes já eram adeptos, agora fruto desse sucesso do futebol são ainda mais ferrenhos e discutem mais a questão do futebol, porque a alegria da equipa de futebol estendem-se a todos os que gostam do Sporting de Braga".
Pedro Palas (Futsal)

'Os feitos que o Sp. Braga tem alcançado no futebol contagiam os atletas do desporto adaptado. Todos eles se sentem cada vez mais junto de um clube campeão . Para nós o Sp. Braga já é um clube campeão, depois de ter conseguido esta brilhante época e acolheu ainda junto de si muitas modalidades, como a do desporto adaptado. É importante para nós estar num clube com atletas de referência".

Luís Marta (Desporto Adaptado)

'É um orgulho para toda a família bracarense ver o destaque que a equipa de futebol está a conseguir. Já sentimos por esses país fora comentários bastante simpáticos e até elogiosos pelo sucesso que o clube está a conseguir. De alguma forma, em todo o país, pelo menos, todos reconhecem a grandeza do Sporting de Braga".

João Roque (Bilhar)


"A natação não foge à regra de todos os bracarenses. Os miúdos entusiasmam-se com a grandeza do clube e isso passa para os atletas da natação. A motivação é criada pela parte do futebol em relação àqueles que trabalham na água. Sempre que há oportunidade os miúdos entusiasmam-se e vão ver os jogos. Procuramos facilitar esse caminho".

Hélder Correia (Natação)

"A construção de um clube não se faz exclusivamente com o futebol. Nos últimos anos o Sporting de Braga tem feito um esforço nas mais diversas modalidades num enquadramento profissional e próximo. Não é consequência única o futebol estar no patamar em que está. Há uma envolvência muito grande pela parte das modalidades. A euforia acontece, toda a gente fala num Braga forte e isso reflecte-se na sua organização".

Carlos Dias (Voleibol)


Sucesso contagia modalidades

O futebol até pode passar à margem. Mas quando o tema é o Sporting de Braga, as atenções concentram-se. Por isso, é com naturalidade, e expectativa, que os últimos dias foram vividos de uma forma intensa por todos aqueles que fazem parte desta comunidade.
Sameiro Araújo — coordenadora da secção de atletismo do Sp. Braga — colecciona títulos na sua área. Mas, hoje, vive com particular "alegria e entusiasmo" a campanha da equipa de futebol. "Toda a gente do atletismo está na expectativa de ver o que vai acontecer. Domingo tudo pode acontecer e gostaríamos muito de festejar um título que seria inédito para o Sporting de Braga. Isto é contagiante para todos os bracarenses e para nós, que estamos no atletismo, e vamos todos torcer para que no domingo tudo possa correr pelo melhor, ou seja, festejar o título para o Sporting de Braga", revelou Sameiro Araújo.
No basquetebol, João Noivo salienta o papel de influência nos jovens atletas. "Estão mais motivados, tudo por causa dos resultados, e o entusiasmo é grande, em paralelo, com a equipa de futebol, conseguimos vários títulos distritais. Os nossos atletas sentem cada vez mais vontade em apoiar a equipa de futebol. É curioso verificar que os nossos adversários fazem referência aos êxitos da equipa de futebol. Olham para o Sporting de Braga como um clube dos grandes e com possibilidades de ganhar o campeonato. Há um entusiasmo e reconhecimento dos próprios adversário, o que se traduz num grande orgulho para todos os atletas que ostentam o símbolo do clube", frisou o director do Sp. Braga.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Mesquita Machado: «Vou a Fátima a pé e tomo banho na fonte»
PRESIDENTE DA CÂMARA PROMETE

Mesquita Machado surpreendeu tudo e todos com a promessa que divulgou após a reunião da Câmara de anteontem. O presidente da autarquia não fez por menos: "Se o Sp. Braga for campeão nacional, vou a Fátima a pé e levo o António Salvador comigo. E sou capaz de tomar banho na fonte luminosa em tronco nu..."

Sem ironia, aquele que é líder da edilidade bracarense há quase 35 anos faz questão de agradecer a "excelente campanha" da equipa nesta época histórica, mas deixa bem registada a sua crença para um domingo de decisões.

Mesquita Machado, também antigo dirigente de proa do Sp. Braga, saiu por diversas vezes a terreiro para defender a equipa durante a corrente época, deixando até críticas à forma como diz ter sentido a "perseguição" aos arsenalistas.

Na reunião de anteontem foi também decidido um voto de louvor à prestação desportiva do Sp. Braga em 2009/10 e ficou definida uma receção oficial a todo o grupo de trabalho, aconteça o que acontecer na Choupana. A homenagem está marcada para segunda-feira, às 11.30, na Câmara Municipal e será seguida de um almoço oferecido pela edilidade.

RECORD

JotaCC

Mesquita vai a Fátima a pé

À medida que o dia do encontro com o Nacional se aproxima, os níveis de ansiedade dos adeptos do Braga vão começando a aumentar. E Mesquita Machado não é excepção. O presidente da Câmara Municipal da Cidade dos Arcebispos não vê a hora de comemorar a conquista do título, e, se tal vier a acontecer, promete fazê-lo como o momento exige. "Seja qual for o resultado, de certeza que irei festejar com muita alegria. Agora, é óbvio que o entusiasmo será bem maior se formos campeões nacionais", referiu o edil bracarense, sem especificar como. Há quem garanta, no entanto, que as celebrações poderão englobar o pagamento de outras promessas. De acordo com o jornal "Diário do Minho", Mesquita Machado terá dito à saída de uma reunião da autarquia que "irá a pé ao Santuário de Fátima com o presidente do clube, António Salvador". A O JOGO apenas revelou a intenção de, na segunda-feira, receber os Guerreiros do Minho nos Paços do Concelho, quer acabem em primeiro ou em segundo. "Queremos dar nota do agradecimento e manifestação de regozijo pelo brilhante comportamento que tiveram na Liga", explicou.

Mesmo sabendo que o Braga "depende de terceiros" para arrecadar o título, Mesquita Machado não perde a esperança de um final de tarde de domingo glorioso. Aliás, está plenamente convencido de que a equipa de Domingos Paciência "vai realizar um bom jogo contra o Nacional". Depois só faltará o Rio Ave dar uma pequena ajuda, que mais não é do que fazer o que ainda ninguém conseguiu fazer no campeonato: vencer o Benfica na capital. "Tenho a esperança que eles [Rio Ave] podem ganhar na Luz", revelou o presidente da autarquia bracarense, que ainda não sabe onde irá seguir o embate da Choupana: se no estádio, se na tranquilidade do lar.

Desde os primeiros tempos como presidente da Câmara Municipal (1976) que Mesquita Machado sonha ver o Braga sagrar-se campeão português. Um sonho que parece estar mais perto do que nunca de se concretizar, apesar de os Guerreiros do Minho ainda terem alguns obstáculos para ultrapassar. De resto, o autarca sabe perfeitamente que "o cenário não é o mais favorável, tendo em conta que é o Benfica que lidera o campeonato". No entanto, também lembrou que "há sonhos que, por vezes, se tornam realidades".



Equipa rumará à Avenida Central

Independentemente do desfecho do campeonato e do resultado do jogo com o Nacional, está prometida uma enorme festa do Braga pelas ruas da Cidade dos Arcebispos. Se nada de anormal acontecer no domingo no que toca à viagem de regresso a Portugal continental, a equipa bracarense tem prevista para a meia-noite a chegada ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, seguindo de imediato para a capital do Minho. O último destino dos jogadores será a Avenida Central, onde vão concentrar-se a maioria dos adeptos que não vão à Madeira, para seguir o encontro através de ecrãs gigantes que serão montados nas arcadas. Pelo meio, porém, acredita-se que a comitiva fará uma pequena paragem para entrar para um autocarro panorâmico, de forma a que a interacção com os presentes seja maior.

O percurso do Braga até casa não deverá, no entanto, ser realizado sem o acompanhamento de alguns grupos organizados. A claque "As Braguinhas" está mesmo a organizar uma caravana automóvel com o objectivo de ir esperar Domingos e companhia ao aeroporto nortenho. O ponto de encontro será a Praça do Município, donde sairão por volta das 21h30.


Recepção na Câmara será seguida de almoço

Nem mesmo a promessa de festa pela madrugada fora levará os jogadores a dormirem um pouco mais na manhã de segunda-feira. Isto, porque por volta das 11h30 todo o grupo de trabalho do Braga, bem como treinadores e dirigentes, é esperado na Câmara Municipal, onde será recebido por Mesquita Machado, o presidente em exercício desde 1976. De seguida, o autarca da Cidade dos Arcebispos irá oferecer um almoço ao plantel bracarense numa unidade de restauração local, como forma de confraternização e agradecimento pela brilhante campanha que este realizou no campeonato. As férias começarão no dia seguinte e o regresso da maioria dos jogadores estrangeiros aos seus países acontecerá na quarta-feira.



Matheus
"Braga ou Benfica campeões justos"

Na última antevisão da época, foi o 12º jogador do Braga a tomar a palavra. Não o público, é claro, mas Matheus, suplente utilizado em 22 dos 29 jogos disputados pelos arsenalistas até agora na Liga Sagres. O avançado brasileiro orgulha-se de fazer parte de uma equipa que "já ficou marcada" na história do Braga, mas quer mais. "Estamos satisfeitos com o segundo lugar, mas ainda estamos a pensar no primeiro. Temos hipóteses de lá chegar e não vamos desistir até acabar o campeonato", afirmou. É preciso uma conjugação de resultados "difícil", mas "nada é impossível", pelo que Matheus pisca o olho ao adversário do Benfica. "Todos os torcedores do Braga estão a torcer pelo Rio Ave e com os jogadores não é diferente, mas primeiro temos de fazer o nosso trabalho que é vencer na Madeira, o que não é fácil", referiu.

No que respeita à justeza do novo campeão, Matheus considera que, em qualquer um dos casos, "o título será bem entregue". "O Braga liderou o campeonato até à 21ª jornada, acabou por ter alguns deslizes, mas até ao fim tudo é possível", lembrou, colocando-se à margem nas questões dos túneis. "Não respondo a isso. Só falo do Braga. Se o Benfica for campeão, é porque fez boas coisas em campo", disse.

A hora decisiva aproxima-se. A tensão aumenta, mas Matheus garante que a equipa está tranquila. "Temos vindo a mostrar que não estamos com ansiedade. Estamos a três pontos do outro candidato. Vamos esperar o que aconteça na luz. Até terminar o campeonato o Braga acredita no título", reforçou o 99, que ainda não se vê na Champions. "Ainda temos a pré-eliminatória. Mas no domingo podemos obter a qualificação directa", avisou.


Definiu o título como objectivo na pré-época


Antes de o campeonato começar, poucos diriam que o Braga iria ficar entre os dois primeiros. Matheus fazia parte desse lote restrito. "Na pré-época, quando perguntaram pelos nossos objectivos, eu disse que queria ser campeão. Até à última hipótese, vou ter na minha mente que é possível", recordou o esquerdino, que já pensa na viagem de regresso da Madeira. "Vai ser animadora. Já nos consideramos campeões. Se o Rio Ave ganhar, a viagem será ainda melhor", perspectivou.



Matheus, Kieszek e robôs a animar

As crianças da Fundação Vieira Gomes, em Braga, assaltaram ontem Matheus e Kieszek em busca de um autógrafo dos craques. O momento alto, contudo, foi a "dança" de dois robôs.


Nevoeiro da Choupana nunca parará a jornada


Já sucedeu esta época na recepção do Nacional ao Belenenses, pode voltar a suceder até porque, sabe-se, o estado do tempo é imprevisível na Choupana. Há um historial de adiamentos e atrasos de jogos no estádio do clube madeirense. Ora, imagine-se que o nevoeiro que adiou para o dia seguinte o jogo da 21ª jornada, possa, desta feita, motivar atrasos ou até adiamento do jogo com o Braga, marcado para começar à mesma hora do outro jogo do título, Benfica-Rio Ave, e do outro encontro para a Liga Europa, o Guimarães-Marítimo. Ora foi esta possibilidade que O JOGO colocou à Liga e foi essa pergunta que acabou por motivar uma espécie de estado de prevenção por parte da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).



Pelo Braga campeão

Carlos Pereira, presidente do Marítimo, abordou ontem o futuro do clube e o dos outros, não escondendo a sua preferência em relação ao campeão nacional. "Gostava que o Braga fosse campeão. Porquê? Para não ser sempre um grande e também para movimentar o mercado", revelou o líder dos madeirenses. Numa altura em que a saída de Mitchell Van der Gaag deixou de ser segredo, são vários os nomes apontados para a sua sucessão. Entre eles, o do actual técnico do Olhanense. Contudo, Carlos Pereira não deixou transparecer nenhuma decisão em relação ao futuro comandante técnico. "O Jorge Costa? Não temos nenhum aqui...", referiu de forma irónica e evasiva, escusando-se de seguida a abordar outras hipóteses. No que toca ao futuro do técnico holandês, apenas declarou que tudo tem um "timing" certo para ser discutido. "No final da época, que espero de sucesso, vamos sentar-nos e falar sobre isso. Este não é o momento certo para falarmos", finalizou.

Embora não tenha sido possível recolher uma versão oficial, fonte da Liga adiantou a O JOGO que "em caso de força maior", os outros jogos marcados para a mesma hora "prosseguem ou arrancam no horário determinado".

E, acrescentou, que se acontecer algum imprevisto, todos os membros da Comissão Executiva da LPFP estão já avisados e, havendo necessidade, oficializam a posição depois de estabelecidos os contactos entre todos.



O JOGO

JotaCC

"O Braga merece o lugar em que está"

Saviola deu ontem mérito ao Braga, admitindo que a equipa liderada por Domingos Paciência "surpreendeu todos". "Fez o suficiente para estar no topo e é merecedora do lugar em que está", considerou. "Com sinceridade, não esperava um Sporting de Braga assim. Surpreendeu-nos a todos. É muito meritório o que fez durante a época", acrescentou o camisola 30 sobre a equipa que ainda pode roubar o título nacional ao Benfica.

El Conejo garantiu ainda que "a derrota com o FC Porto no clássico do último domingo "já está ultrapassada": "Temos de pensar no próximo jogo. Trataremos de ganhar, como sempre fizemos."


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Promessa a cumprir se o clube for campeão
Salvador vai a Fátima a pé


Se o Sp. Braga se sagrar campeão nacional, António Salvador e Mesquita Machado vão a Fátima a pé. A revelação foi feita pelo próprio presidente da Câmara de Braga no final da reunião da autarquia da passada quinta-feira à noite. O presidente do Sp. Braga e o autarca estão dispostos a contornar o cansaço e a distância que separa as duas cidades (270 km) no caso de o Braga ficar à frente do Benfica. Além da ida a Fátima, Mesquita e Salvador também prometem "um banho em tronco nu" na Fonte Luminosa, em plena Avenida Central, Braga.

Os minhotos que não garantiram viagem para a Madeira, para assistir ao jogo com o Nacional, podem ver o Sp. Braga num ecrã gigante instalado junto à Arcada, na Avenida Central. Depois do jogo, os adeptos vão concentrar-se no Aeroporto Sá Carneiro para uma recepção apoteótica à equipa, às 23h30. Com ou sem título, Domingos Paciência e os futebolistas vão ter festa no centro da cidade e recepção solene nos Paços do Concelho, na segunda-feira de manhã (11h30). Contagiado pela crença minhota no título, Matheus disse ontem que "o Braga merece mais o título do que o Benfica". "Temos o segundo lugar mas acreditamos que o primeiro é possível. Vamos ganhar na Madeira e esperar pelo que vai acontecer. Como é óbvio, queremos que o Rio Ave vença na Luz", afirmou.

"O Braga seria um justo campeão. O Benfica tem feito um bom campeonato mas nós merecemos mais", reforçou.

Também ontem, a Comissão Disciplinar da Liga indeferiu o protesto do V. Guimarães relativo ao jogo com o Sp. Braga da jornada 25. Considerou "não ter sido provada a violação das leis do jogo por parte da equipa de arbitragem", liderada por Artur Soares Dias. Em causa um penálti de Moisés que o 'juiz' assinalou e em que voltou atrás. O mesmo jogador também viu um amarelo que depois foi anulado.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Fé arsenalista na conquista do título

Em Braga é tempo de viragem. Clube e cidade envolvem-se cada vez mais. No centro histórico, na Rua do Souto, é indisfarçável a expectativa. Os adeptos sabem que o Benfica é favorito, mas não dão a corrida por terminada. O título poderá não ser visto por um canudo...

Para quem joga no Totobola, o prazo para apostar termina hoje, às 14 horas. Amanhã é dia grande, com a decisão do título. No coração de Braga, na centenária Casa Campião, os apostadores andavam, ontem, numa roda-viva. O professor Xavier, com mais de 25 anos de filiação clubística, não hesitou: na Madeira, ganhará o seu Braga, na Luz, o Rio Ave derrotará o concorrente Benfica.

Na Rua do Souto, onde a Campião faz vizinhança com o café A Brasileira e a Casa das Bananas, entre outros afamados estabelecimentos, mora a esperança de ainda ganhar a corrida ao Benfica. Com o cachecol arsenalista sobre os ombros, Francisco Xavier apresenta-se como um homem de fé. Este professor do 1.º ciclo sente que "a cidade está viver intensamente estas últimas horas", antes da derradeira ronda. Salienta tratar-se de um "momento único" e diz-se pronto a festejar nas ruas, "assim que se comecem a ouvir as primeiras buzinadelas". No relvado, destaca o papel de Domingos Paciência. "De início, confesso que não tinha grande fé nele. Agora, temo que mais dia, menos dia, nos vá fugir...", comenta.

A festa chegou a África

Na Rua do Souto, ontem abençoada pelos pingos da chuva, quem por lá passava não era indiferente às conversas e às previsões acerca da carreira bracarense. Residente em Amares, Carlos Fernandes aproveitou o dia para passear, mas não dispensou o fardamento arsenalista: blusão e chapéu. Este adepto, de 66 anos, lembra-se bem da final da Taça de Portugal conquistada ante o Setúbal, por 1-0, com golo de Perrichon. Nessa altura, em 1966, Carlos estava a fazer tropa em Moçambique, mas o relato chegou através da Rádio Clube Português. Lá longe, em África, foi dia de arraial minhoto, amanhã quem sabe?... "O Benfica é o principal candidato. Nós fomos prejudicados por castigos e outras coisas mais. No entanto, subsiste a esperança de ainda lá chegarmos", acentua, orgulhoso dos recordes batidos esta época. Na sua opinião, quem brilhou foi o colectivo. Ainda assim, destacou uma unidade: o defesa-central Moisés "É um senhor! Até me admira como continua por cá!", exclamou, em dose dupla.

Entretanto, o movimento na Campião continua sem cessar. O centro fervilha de vida. Uns metros à frente da loja de apostas está um verdadeiro ex-líbris da cidade. A Casa das Bananas. É aqui que acontece o Natal Bananeiro e que congrega cerca de cinco mil pessoas, todos os anos, no dia 24 de Dezembro. E sabem a fazer o quê? Pois, o melhor é não puxar muito pela cabeça. Todos bebem um moscatel de Setúbal, a acompanhar uma banana da Madeira. Escusado será dizer que Jorge Rio, o gerente da casa, gostava de ter amanhã um Maio Bananeiro. Ou seja, ver o Braga campeão. A promessa de abrir as portas está feita. Jorge Rio foi guarda-redes do clube nas camadas jovens, por isso vive com redobrado júbilo a actual temporada. Diz que "a equipa de Domingos ganha na Choupana porque dá-se melhor fora do AXA" e conta com "a ajuda vila-condense na Luz".

Hoje, até às 14 horas, as apostas estão abertas. Amanhã é o dia D. Na Rua do Souto, com ou sem moscatel, é inconfessável o desejo de fazer a festa. O orgulho, esse, já ninguém o tira. Clube e cidade estão cada vez mais de mãos dadas.

JN

JotaCC

Haja fé e muita festa!

Do presidente da Câmara ao anónimo adepto, há uma corrente de fé em Braga que não tem nada a ver com religião. É o futebol que move montanhas, estimula arraiais, impõe a agenda da festa e suscita as mais variadas promessas.

Como a que Mesquita Machado lançou anteontem, no final de uma reunião de Câmara: se o Sp. Braga for campeão, o edil vai tomar banho em tronco nu na fonte luminosa em frente à Arcada e arrastar António Salvador para uma peregrinação, a pé, até Fátima.

Dito por uma figura da importância e peso do autarca, a mensagem foi acolhida pela cidade como uma imaginativa forma de convocar a sorte e os favores dos deuses. A verdade é que desde que o Sp. Braga se lançou na demanda pelo primeiro lugar da Liga Sagres, multiplicaram-se as juras de amor eterno ao clube e as intenções, mais ou menos claras, de fazer todos os sacrifícios humanamente aceitáveis para celebrar em lágrimas o primeiro título de campeão nacional da história do clube. Ir a pé a Fátima ou a Santiago de Compostela ganha adeptos e está no topo da agenda de muita gente que espera por um milagre no domingo para se fazer ao caminho.

Ecrã gigante

A festa está montada na cidade. Independentemente de se sagrar, ou não, campeão na última jornada da Liga Sagres, a equipa do Sp. Braga vai receber no regresso da Madeira o banho popular que consagra os heróis. São esperados mais de 500 bracarenses nas bancadas do Estádio do Nacional. Muitas mais serão as almas espalhadas pelas ruas e avenidas principais de Braga, à hora do jogo.

Respondendo às muitas solicitações que recebeu, a autarquia, em conjunto com o Sp. Braga, vai montar um ecrã gigante na avenida Central. A equipa estará fisicamente longe, mas muito perto dos corações e olhares de quem, à distância, vai sofrer a dobrar – pelo clube que ama e pelo outro que poderá passar a gostar um pouco mais, o Rio Ave...

A BOLA

JotaCC

Promessa
Festa preparada em Braga para o que der e vier...



Presidente da Câmara e líder do clube  garantem que vão a Fátima a pé se o clube minhoto  for campeão nacional

Há duas certezas, independentemente dos resultados de amanhã. A festa do título em Braga está preparada e se o ceptro for mesmo para o Minho, António Salvador e Mesquita Machado, respectivamente, presidente do clube e da autarquia, vão a Fátima a pé, isto depois de tomarem banho em tronco nu na Fonte Luminosa. A revelação foi feita ontem por Mesquita Machado depois da reunião de Câmara.

No que diz respeito à festa preparada, os adeptos arsenalistas que não acompanham a equipa, poderão assistir ao jogo com o Nacional em ecrãs gigantes, que vão ser montados para o efeito junto às arcadas na zona histórica.

O centro da cidade, junto à zona histórica da Arcada, será o epicentro da concentração dos adeptos arsenalistas, local onde estará instalado um ecrã gigante.

Em caso da conquista do título, a festa ganhará contornos maiores, estando preparadas "algumas surpresas", garantiu Hugo Pires, vereador do Pelouro da Juventude da Câmara, sem querer desvendar detalhes. O autarca ainda não sabe se acompanhará a equipa e o presidente da edilidade, Mesquita Machado, até ao Funchal, mas se não fizer irá "assistir ao desafio no centro da cidade".

Independentemente do resultado obtido este domingo, Hugo Pires considerou que "os jogadores já fizeram história com a melhor classificação de sempre". E na opinião do autarca "um Sp. Braga campeão no ano em que a cidade recebeu a notícia de que será capital europeia da juventude em 2012 seria a cereja no topo do bolo". "Os jogadores podem fazer história na cidade e ao mesmo tempo dar um exemplo e um estímulo a outros jovens", rematou o vereador da Juventude, que, como adepto fervoroso do clube, confessou estar já a sentir "um nervoso miudinho". Entretanto, sabe-se já que está a ser preparada uma grande recepção à equipa na chegada à Madeira. Está previsto que os jogadores cheguem a Braga por volta das 00.00, onde estará à espera um autocarro de dois lugares que percorrerá as principais artérias da cidade.


2.ª-feira
Equipa recebida na autarquia

A Câmara Municipal de Braga recebe segunda-feira a equipa do Sp. Braga nos Paços do Concelho para homenageá-la, independentemente da classificação final. A autarquia bracarense, liderada pelo edil Mesquita Machado, entusiasta adepto do clube e presença assídua em todos os jogos dos "arsenalistas" em casa, pretende, reconhecer, em acto solene, a classificação histórica. Depois da recepção na Câmara, agendada para as 11.30, a edilidade vai oferecer ainda um almoço aos jogadores, equipa técnica e responsáveis do clube num restaurante da cidade. Entretanto, no capítulo desportivo a formação liderada por Domingos continua a estar praticamente na máxima força para a deslocação ao Funchal, surgindo como único indisponível o lesionado Márcio Mossoró.


Análise psicológica

Domingos na frente com um 16 contra o 15 de Jesus

Jogos do título. Jorge Silvério, mestre em Psicologia do Desporto, elogia o trabalho do treinador do Sp. Braga e diz que o discurso do técnico do Benfica falhou em alguns momentos, como no jogo com o FC Porto

Além de prepararem física e tacticamente as suas equipas para esta última jornada, Jorge Jesus, treinador do Benfica, e Domingos Paciência, técnico do Sporting de Braga, têm também de acautelar o aspecto psicológico dos seus jogadores, não fosse esta a última ronda do campeonato e encarnados e arsenalistas ainda lutam pelo título. O DN ouviu um especialista nesta área e desafiou Jorge Silvério, mestre em Psicologia do Desporto, a analisar o trabalho dos dois técnicos no decorrer desta temporada. Conclusão: Domingos Paciência teve nova mais alta.

Para os dois encontros de amanhã, Jorge Silvério começou por salientar que o treinador dos bracarenses tem a tarefa mais facilitada que o homólogo do Benfica.

"Será claramente mais fácil para o Domingos, pois qualquer que seja o resultado será sempre uma classificação de louvar. Mas ele tem estado a trabalhar muito bem, até em termos de discurso, as reacções da equipa e da massa associativa. Os exemplos que ele deu ao recordar que o Corunha tinha perdido o campeonato na última jornada e referido que o Benfica iria estar mais fraco neste último jogo por ter ficado sem três jogadores importantes é um discurso correcto, de esperança, de que não têm nada a perder, uniu tudo e todos", disse, analisando depois o trabalho de Jorge Jesus.

"Tem outra maneira de encarar as coisas, um discurso adequado ao clube. Logo no início começou por dizer que o Benfica iria jogar o dobro e acho que resultou. Mas também houve alguns momentos em que o discurso falhou, sobretudo nos jogos mais importantes, como neste encontro último com o FC Porto. Disse que referiu aos seus jogadores, no intervalo, que teriam mais 90 minutos para serem campeões [na última jornada]. Analisando de fora, e numa altura em que queremos que os jogadores dêem o máximo, pode ser um pau de dois bicos", salientou.

Segunda-feira, no day after da decisão do título, segue-se novo trabalho psicológico para os jogadores. E aí, caso o Benfica não se sagre campeão, Jesus terá, novamente, uma tarefa bem mais complicada. "Serão milhões de pessoas que terão de ultrapassar este desaire e os jogadores vão sentir isso. Terão de ser criados logo novos objectivos para a próxima temporada, para que os atletas se sintam motivados", referiu.

Por último, as notas para cada um dos treinadores: "Não vou dar muito altas, ao Domingos um 16, ao Jorge Jesus um pouco menos, um 15."

Sem objectivos será mais difícil motivar o Rio Ave a pontuar na Luz que o Nacional frente ao Sp. Braga. Esta é a opinião de Jorge Silvério.

"A técnica que utilizamos mais neste trabalho psicológico é a formulação de objectivos. O Nacional, ainda recentemente revelaram os dirigentes, quer ser a melhor equipa da Madeira e para isso tem o objectivo a cumprir, de se apurar para a Liga Europa. Já Carlos Brito, apesar de não querer ser o bobo da festa, tem a tarefa de encontrar um qualquer objectivo, o que é difícil, pois o Rio Ave já não tem nada a atingir", frisou.

DN

JotaCC

Todos convocados para a Madeira

Domingos Paciência optou por levar todos os jogadores do plantel até à Madeira, onde o Sp. Braga vai defrontar o Nacional. O jogo está agendado para domingo, às 18h00.

Destaque para o regresso de Vandinho, que está de volta após cumprir castigo de três meses imposto pela Comissão Disciplinar da Liga. Ainda assim, o médio brasileiro não será titular, segundo indicou Domingos Paciência.

De fora dos convocados só ficou mesmo o guarda-redes Cristiano, que está ao serviço da selecção nacional de sub-20. Mossoró, lesionado, é o único indisponível, mas também vai viajar com a equipa.



«Vamos continuar a acreditar até ao último segundo» - Domingos

Domingos Paciência não perde a esperança de ver o Sp. Braga campeão e garante que os arsenalistas vão «continuar a acreditar até ao último segundo».

Na conferência de imprensa de antevisão ao último encontro do campeonato, frente ao Nacional, na Madeira, Domingos Paciência frisou que o Sp. Braga «vai lutar para ser campeão até ao fim».

«É o melhor Benfica dos últimos 30 anos, é um Benfica que fez mais de 100 golos. Se ainda não foi campeão nesta altura, isso leva-nos a acreditar que alguma coisa pode estar reservada para nós», disse. Nem o facto de reconhecer maior qualidade ao plantel do Benfica leva Domingos a desistir de sonhar. «A grande experiência que tive esta época é que a crença, se calhar, é mais forte do que a qualidade individual», disse.

«A festa vai ser feita independentemente de seremos ou não campeões. Vamos ficar na história deste clube, vamos ficar na história do futebol português, porque é impensável que o Sp. de Braga esteja na última jornada a disputar o título com o melhor Benfica dos últimos anos», reforçou.


A BOLA

JotaCC

Domingos Paciência convoca todo o plantel
DESTAQUE PARA O REGRESSO DE VANDINHO

O treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, convocou todo o plantel, incluindo jogadores lesionados, para a deslocação ao terreno do Nacional, domingo, da última jornada da Liga (18 horas).

O grande destaque vai para o regresso do médio Vandinho, que já não joga qualquer partida oficial desde 29 de janeiro, quando os bracarenses receberam o Sporting (17.ª jornada).

O "trinco" brasileiro está de volta após o castigo de três meses imposto pela Comissão Disciplinar da Liga de clubes, na sequência dos episódios ocorridos na receção ao Benfica, na 9.ª ronda, a 31 de outubro de 2009, mas não vai alinhar de início, informou Domingos.

De resto, nem se pode falar em convocatória porque todo o grupo (27 jogadores), exceptuando o guarda-redes Cristiano que está nos trabalhos da Seleção nacional de sub-20, foi chamado pelo treinador.

Mossoró, lesionado, é o único indisponível para o técnico, mas também ele viaja com a equipa.



Domingos Paciência: «Alguma coisa está para acontecer...»
TÉCNICO ACREDITA NO TÍTULO

O ditado diz que "a esperança é a última a morrer" e Domingos Paciência leva o dito popular muito a sério no que toca à conquista do título de campeão nacional. Na conferência de imprensa deste sábado de antevisão ao jogo dos bracarenses com o Nacional (domingo, às 18 horas, na Madeira), o treinador não deixou de mostrar o seu otimismo. 

"Continuo a acreditar até ao último segundo. Alguma coisa está para acontecer. Analisando o percurso das duas equipas, este foi o melhor Benfica dos últimos 30 anos, já marcou mais de 100 golos e ainda não foi campeão..."

Questionado sobre as diferença entre as duas equipas que se podem sagrar campeãs, Domingos fez uma análise à prestação de Benfica e Sp. Braga: "Ambos perdemos no Dragão. O Benfica perdeu cá e nós na Luz. O jogo que fez a diferença foi o de Guimarães em que nós perdemos, não tivemos perto de o ganhar e o Benfica venceu com uma falta inexistente e já depois da hora", afirmou.

Não querendo comentar o jogo da Luz que se estará a disputar à mesma hora, Domingos Paciência concluiu apenas que terá de se preocupar com o que a sua equipa fará na Madeira. "Vamos ter de fazer a nossa parte. Queremos marcar cedo e logo veremos o que acontece na Luz. Sabemos que depois de um golo nosso, cada ataque do Rio Ave originará muitos corações a tremer".       


RECORD