News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/05

Started by JotaCC, 04 de May de 2010, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Meyong: "Pressão está toda do lado do Benfica"

O primeiro objectivo está garantido - com a presença inédita na pré-eliminatória da Liga dos Campeões - mas a crença na conquista do sonho do título nacional mantém-se viva. Meyong garante que a equipa do Sp. Braga acredita até ao fim, mesmo que necessitem de uma ajuda do Rio Ave (que joga na Luz, com o Benfica), mas para o avançado tudo ainda é possível acontecer.

"Nós já entramos na história deste clube o que é muito bom, mas ainda temos outro sonho que é conseguir chegar ao primeiro lugar. Tudo ainda é possível, ainda temos um jogo na Madeira", sublinhou, lembrando que o grupo vai entrar em campo no último jogo com o pensamento apenas na vitória.

"Não podemos estar na Madeira a pensar no jogo da Luz. O mais importante primeiro é ganhar e essa é a nossa maior preocupação, não é saber se o Rio Ave vai ganhar na Luz. Nós vamos fazer o nosso papel, como fizemos até agora e esperar que qualquer coisa aconteça e o Rio Ave ganhe. Tudo é possível na vida e no futebol já aconteceram muitas coisas. Vamos acreditar", frisou o ponta-de-lança.

Quanto à pressão do último jogo, Meyong é peremptório: "estamos tranquilos, já fizemos uma época muito boa e ainda temos uma esperança, não é muita, mas não estamos com pressão, a pressão está toda do lado do Benfica, que anda há muito tempo a querer fazer festa antecipada".

Destacando o grande trabalho de Domingos Paciência, o camaronês espera que o treinador se mantenha no clube. "Está a fazer um bom trabalho e as coisas estão a correr bem, é normal que fique cá, agora pode haver outra proposta irrecusável. Acho que ele vai ficar, está a fazer um grande trabalho", referiu.

Quanto ao futuro, Meyong confessa que gostava "de ouvir o hino da 'Champions'" e, apesar de clubes como o APOEL estarem interessados, "estou bem aqui, tenho propostas, mas isso fica para depois".

De Braga até ao Funchal

Depois de Leiria e da Figueira da Foz é a vez do Funchal. A onda de apoio dos adeptos arsenalistas vai chegar à Madeira, para o derradeiro jogo do campeonato, decisivo para o título nacional. Com a já confirmada presença inédita na Liga dos Campeões, a equipa sonha ainda com o título, que acontecerá em caso de triunfo frente ao Nacional e vitória do Rio Ave na Luz.
Como habitualmente, o Sp. Braga disponibiliza um pacote de viagem para os adeptos viajarem no charter da equipa, incluindo estadia no Funchal e bilhete para o jogo.

Os lugares estão quase esgotados, mas ainda é possível viajar com a equipa na véspera e regressar no final do encontro. O preço é de 399 euros, valor que inclui alojamento e pequeno almoço.
Mas para responder às solicitações dos adeptos e à grande procura já verificada, o clube está a estudar uma solução mais atractiva e a melhor maneira de os sócios acompanharem os 'Guerreiros do Minho' na jornada madeirense. Uma das opções são voos ida e volta no mesmo dia, a um preço mais acessível.

Charter fretado

Entretanto, uma agência de viagens bracarense fretou um charter para que os seguidores do Sp. Braga possam viajar até ao Funchal para assistir ao jogo. O preço é de 350 euros e inclui os transferes entre Braga e Porto, tal como no Funchal, assim como o bilhete para o desafio. A partida está agendada para as 2.30 horas da madrugada de domingo. As reservas podem ser efectuadas até amanhã pelos telefones 253278300/916044757.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Um prémio à altura
MAIS UTILIZADOS VÃO RECEBER 25 MIL EUROS PELA CONQUISTA DO 2.º LUGAR

Um ano depois de conquistar o seu primeiro troféu internacional, a Taça Intertoto, o Sp. Braga já garantiu uma inédita experiência na milionária Liga dos Campeões, em 2010/11. O título nacional ainda é possível, mas, mesmo que o 1.º lugar não seja alcançado, esta temporada jamais será esquecida. E a prever uma campanha notável, António Salvador estipulou os prémios para cada jogador ainda durante a pré-época.

Agora, com o 2.º lugar na mão, os mais utilizados por Domingos Paciência já asseguraram 25 mil euros cada, como são os casos dos totalistas Eduardo, Evaldo e Alan. Os restantes terão direito a uma percentagem proporcional ao número de jogos disputados. O venezuelano Peña seria quem menos tinha a receber (apenas uma vez utilizado) e os guarda-redes Kieszek e Cristiano nem sequer se estrearam mas, para estas situações, a SAD deve atribuir um valor mínimo a fim de evitar um desequilíbrio tão grande dentro do plantel.

Refira-se que, se os arsenalistas roubarem a 1.ª posição ao Benfica, no próximo domingo, o valor ascende aos 40 mil euros por atleta (cerca de um terço do prometido aos comandados de Jorge Jesus).

Dimensão

No total, e já a contar com os vários elementos que constituem a equipa técnica e ainda alguns responsáveis da estrutura profissional que têm contratos por objetivos, a SAD arsenalista vai desembolsar um valor superior a 500 mil euros. Este é apenas mais um exemplo do crescimento sustentado do Sp. Braga desde que António Salvador chegou à presidência.



Na rota dos milhões

RIVAIS DE PESO NAS PRÉ-ELIMINATÓRIAS DA CHAMPIONS

Se o título fugir, o Sp. Braga vai ter de passar dois duros testes na pré-eliminatória da Liga dos Campeões até chegar à tão desejada fase de grupos. O 1.º jogo oficial terá lugar ainda no final de julho, tal como aconteceu este ano, frente ao Elfsborg, onde a equipa acusou bastante a falta de ritmo competitivo.

Desta vez os adversários podem ser bem mais temíveis: Olympiacos, Paok, Zenit, Shakhtar Donetsk, Ajax, Fenerbahçe e Celtic são alguns dos que podem sair em sorte na 1.ª pré-eliminatória, enquanto Manchester City, Tottenham, Sevilha, Maiorca, Palermo, Sampdoria, Lyon, Werder Bremen ou Bayer Leverkusen podem surgir pelo caminho na 2.ª.

Tesouraria

Receitas de bilheteira e direitos televisivos à parte, os cofres da SAD arsenalista podem rechear-se com 7,1 milhões de euros se a equipa chegar à fase de grupos, onde por cada vitória haverá um encaixe extra de 800 mil euros e de 400 mil em caso de empate.

No caso de os minhotos serem eliminados, são reencaminhados para a Liga Europa.E aí a fase de grupos rende, de imediato, 900 mil euros.



Só Zé Manuel conseguiu calar a Choupana

APENAS UMA VITÓRIA EM 11 JOGOS

Bem antes de pensar se o Rio Ave tem argumentos para ir ao Estádio da Luz roubar os 3 pontos ao Benfica e voltar a estragar mais uma festa do título, pelo Minho tem de se começar a preparar o embate frente ao Nacional, na Choupana. A tradição joga claramente a favor dos da casa, pois em 11 receções ao Sp. Braga apenas por uma vez os insulares perderam.Zé Manuel foi herói a 8 de março de 2008, já Manuel Machado (agora ao serviço do Nacional) tinha substituído Jorge Costa no comando técnico dos arsenalistas.

A série de 8 jogos sem vencer comprometia as aspirações europeias, mas o extremo tinha reservado um livre sem hipótese de defesa para Bracalli. O central peruano Rodríguez é o único que pode repetir a titularidade, enquanto Madrid, Matheus e Vandinho devem repetir a convocatória, sendo que há 2 anos os primeiros saltaram do banco para ajudar a segurar a vitória.

História

Nos restantes confrontos, onde também se inclui uma eliminatória da Taça de Portugal, o Nacional foi mais forte em 6 ocasiões e por 4 vezes houve empate ao fim dos 90 minutos.

A título de curiosidade, na última época, Luís Aguiar abriu o marcador, de grande penalidade, mas o inevitável Nené viria a selar o empate.



500 mil euros a separar Eduardo das águias
NEGOCIAÇÕES PROSSEGUEM

Neste momento meio milhão de euros estão a atrasar a transferência de Eduardo para o Benfica. Blindado por uma cláusula de rescisão de 4 milhões de euros, o internacional português de 27 anos é o guarda-redes desejado por Jorge Jesus para reforçar o plantel dos encarnados. As conversações estão a decorrer entre os dois presidentes que, recentemente, reataram relações.

O jogador, como é natural, está interessado em dar o salto para um dos grandes do futebol português, e só aguarda o entendimento entre os clubes para poder concretizar um dos seus sonhos. Apesar de também ter sido sondado por algumas equipas estrangeiras, o atual titular da Seleção Nacional prefere prosseguir a carreira em Portugal. Em cima da mesa está a hipótese de o Benfica poder fazer baixar a verba incluindo alguns jogadores no negócio.




Evaldo está na lista dos laterais

JOGADOR DO SP. BRAGA É UM ENTRE VÁRIOS NOMES REFERENCIADOS

O Sporting está no mercado por um lateral-esquerdo que possa reforçar o plantel de Paulo Sérgio na próxima época. O brasileiro Evaldo, de 28 anos, ligado ao Sp. Braga até 2012, é um dos nomes referenciados pela SAD, mas não é o único alvo dos leões para aquela posição específica, nem sequer tem lugar considerado prioritário na agenda de Costinha.

O interesse do clube de Alvalade, de resto, não é propriamente novo, uma vez que José Eduardo Bettencourt já o tinha tentado negociar, quando resgatou João Pereira por 3 milhões de euros, acionando a respetiva cláusula de rescisão. O passe de Evaldo poderá custar valores próximos àqueles que o Sporting pagou por João Pereira em dezembro, apesar de ter uma avaliação ligeiramente inferior (2,5 milhões de euros).

Neste momento, é certo que os verdes e brancos vão avançar para a contratação de um lateral canhoto, mas não é seguro que a escolha recaia em Evaldo. Tanto mais que o defesa titular do Sp. Braga tem na sua posse propostas atrativas da Europa, nomeadamente da Bundesliga.


RECORD

JotaCC

Vandinho a tempo de festejar

O capitão está de volta! Resta saber se com, ou sem braçadeira. A entrada de Vandinho na próxima convocatória é certa, agora que terminou o castigo de três meses com que o médio foi punido a 2 de Fevereiro, na sequência de uma tentativa de agressão ao adjunto do Benfica, Raul José, no túnel de acesso aos balneários do Estádio AXA. Vandinho é desde ontem um jogador livre. Foram 24 o número de horas que o separaram da maior festa do histórico arsenalista. Mas o líder do balneário quer celebrar o título na última jornada. Vencer em casa do Nacional é obrigatório e a questão que os adeptos colocam, neste momento, é como enquadrar a disponibilidade do ídolo numa equipa que vence há cinco jogos consecutivos naquela que é a segunda melhor série da época.

A restituição do capitão ao lugar original implicaria a saída de Madrid. Mas El Gringo tem sido um dos pilares deste momento e está com um ritmo que o brasileiro não terá, em função de tão prolongada ausência. Além do mais, os últimos meses foram uma injecção de moral assinalável e saltar para o banco poderia funcionar em sentido inverso, invalidando o magnífico trabalho da estrutura minhota na recuperação deste activo.

Mas há outras possibilidades. Madrid e Vandinho chegaram a jogar juntos num cenário de indisponibilidade de Hugo Viana. Se assim for, ou Luis Aguiar é subtraído ao onze ou então joga numa posição mais adiantada, sobrando para Matheus ou Meyong a substituição. Neste último cenário, Domingos voltaria ao 4x3x3 com que abordou a grande maioria da época, em contraponto com o 4x4x2 recente e igualmente funcional.

A maioria dos adeptos acredita que Vandinho deve ser sacrificado pela equipa para não alterar, subitamente, uma estrutura vencedora. Mas alguns nem admitem que o injustiçado capitão não volte directamente para o lugar de onde saiu. E há o caso de Hulk, do FC Porto, para suportar quem pensa dessa forma. Também castigado durante largo período, o brasileiro entrou logo na equipa titular e com sucesso. Tanto que ganhou sempre.


Milhares pela noite fora


A Avenida Central de Braga, uma das maiores da cidade, foi o palco da festa bracarense na madrugada de domingo para segunda, depois de assegurada a presença na Liga dos Campeões da próxima temporada. Sem ser possível quantificar o número exacto de adeptos que lotaram esse espaço, é certo que esse número está na casa dos milhares. Houve até um autocarro no desfile que se prolongou durante três horas, num cenário sem memória recente em Braga.

A festa terminou à uma da manhã. Os adeptos desejam reatá-la no próximo fim-de-semana, com uma vitória na Madeira.


Filipe Oliveira luta com Garcia

O habitual lateral-direito titular está de regresso após castigo e disputará durante a semana um lugar com Miguel Garcia. O ex-Olhanense cumpriu contra o Paços, mas Domingos Paciência definiu há alguns meses Filipe Oliveira como primeira opção após a saída de João Pereira. É este, por isso, o favorito nesta luta a dois.



Eduardo a 90' da história

Há três semanas, O JOGO revelou o desafio pessoal de Eduardo: não voltar a sofrer golos para não ultrapassar os 19 e assim garantir um lugar nos recordes internos do Braga. Apesar de, em termos absolutos, o guarda-redes deter essa marca (21), é ainda Paulo Santos que se pode gabar de ser o menos batido na relação golos sofridos/jogos efectuados. Em 2005/06 o guardião do Estoril sofreu 0,65 golos por jogo, contra os 0,67 de Eduardo na época passada.

Entretanto, passaram duas jornadas e Eduardo mantém intactas as suas ambições. Aliás, quer na Figueira da Foz quer contra o Paços de Ferreira, fez defesas decisivas. E, como Quim sofreu três golos do Porto, o transmontano pode também conseguir ser o menos batido de todo o campeonato, noutro feito que pode ser único no Minho. A disputa entre os dois não se limita aos objectivos colectivos.



Choupana é o cabo mais tormentoso

Ganhar na Choupana é obrigatório para ser campeão, mas o estádio do Nacional não é propriamente uma casa abençoada para o Braga. Muito pelo contrário. Em nenhum outro recinto da Liga Sagres os arsenalistas têm um historial tão negro em matéria de resultados. Em 11 jogos no campo que agora pode valer o título nacional, o Braga só ganhou um e com um golo acidental de Zé Manel, em 2007/08, quando o extremo que agora joga no Leixões tentava cobrar um livre indirecto.

A maldição da Choupana não assusta Domingos. O treinador ainda não o disse, mas está habituado como ninguém a vencer em campos tradicionalmente adversos. Começou nos Barreiros, também na Madeira. Em 19 anos o Braga só tinha ganho uma vez em casa do Marítimo e este ano bisou. Em Olhão, o José Arcanjo também assistiu à primeira vitória arsenalista, embora neste caso a lista de jogos anteriores se resumisse a apenas quatro. E já na Académica o treinador tinha esse hábito. Na Luz, quebrou um período de 54 anos sem vencer com uma goleada por 3-0. Luis Aguiar, agora também no Braga, marcou o último.

Na época passada, com Jorge Jesus ao leme, o Braga perdeu 1-0 em casa do Nacional para a Taça de Portugal e empatou no campeonato com golo de Aguiar. E, tal como agora, era obrigatória a vitória para garantir o objectivo dessa altura: o quarto lugar que evitava a entrada na terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

No somatório desses 11 jogos, o Nacional marcou 12 golos contra quatro dos minhotos.



Há aviões, são charter e garantem invasão à Madeira


Deve haver mais voos charter para a Madeira do que apenas aquele que já está fretado há uma semana para transportar a equipa principal. Esse avião tem cerca de 200 lugares disponíveis e, portanto, 150 livres além da comitiva oficial, para serem distribuídos entre convidados da SAD e alguns adeptos. Mas o número de apoiantes bracarenses no estádio do Nacional será bem maior do que isso. Além dos voos comerciais, que entre sábado e domingo conduzirão vários bracarenses à Madeira, a SAD presidida por António Salvador está já a tratar da resposta aos que, no jogo com o Paços de Ferreira, mostraram uma tarja a perguntar se haveria aviões. Haverá, mas não de borla. O esforço financeiro seria incomportável, mas decorrem negociações para a disponibilização de pacotes a preços muito mais acessíveis do que o habitual. Arriscar um número ainda é muito precoce, mas é certo que a Madeira será invadida por minhotos, num registo nunca antes espoletado por qualquer outro clube que não um dos tradicionais grandes. Esse pacote deve ser disponibilizado pela SAD, para que se proceda à marcação dos aviões necessários à romaria.


Marquês já está reservado

Os adeptos benfiquistas "reservaram" para a falhada festa do título a Rotunda da Boavista, no Porto, e Merelim, em Braga. Ontem, foi a vez de um adepto bracarense a residir em Lisboa fazer o mesmo no Marquês de Pombal, mas com um cartaz com o símbolo bracarense. Uma provocação difundida num vídeo feito por um amigo.



Kalaba agride jovem

O zambiano Kalaba está em maus lençóis na Zâmbia. O médio que pertence ao Braga foi acusado de ter agredido uma jovem de 26 anos e está a responder junto da polícia por tal facto. A jornalista que escreveu a história também se queixou do jogador, alegadamente por este a ter ameaçado depois do impacto que a notícia causou.


Regresso com muito público

Depois de cumprida folga, o plantel arsenalista volta hoje à tarde (15h30) aos treinos. A recepção dos adeptos será, ao que tudo indica, muito calorosa e numerosa. É que nos treinos os bracarenses têm a oportunidade de estar ao lado dos jogadores, que retribuem com autógrafos e fotografias. Daí que o primeiro treino da semana seja sempre concorrido.


O JOGO

JotaCC

Evaldo é a grande prioridade

No momento, a leonina preparação para o ataque ao mercado tem um nome logo à cabeça: Evaldo! Há muito seguido pelos responsáveis da SAD verde e branca, o defesa-esquerdo brasileiro do Braga é encarado como alvo preferencial com vista à formação do elenco para 2010/11, sendo, ao que O JOGO apurou, um atleta apreciado por Paulo Sérgio, o sucessor de Carlos Carvalhal no comando da equipa. Outra razão para tal desejo - que já remonta a Dezembro passado - é simples, pois trata-se da mais deficitária posição do actual plantel dos lisboetas (ver mais informação nesta página), mas, bem entendido, outros nomes para diferentes funções continuam a ser objecto de aturado estudo por parte do director para o futebol, Costinha.

Um dos protagonistas da espectacular campanha dos minhotos na Liga Sagres, o lateral de 28 anos que há seis anos compete ao mais alto nível em Portugal reúne todos os predicados para chegar, ver e jogar em Alvalade. No panorama actual, Leandro Grimi é a única opção de raiz para fechar o lado canhoto da extrema defensiva sportinguista, acrescendo o facto de o argentino ter estado aquém do nível exigido ao longo desta época. O versátil e experiente Marco Caneira seria outra alternativa para assumir o posto em questão, mas o futuro deste jogador formado em Alvalade é, no mínimo, incerto. Os leões já estão igualmente cientes do preço a pagar pelo concurso de Evaldo - um valor um pouco acima de dois milhões de euros -, sendo que o atleta tem ainda mais um ano de vínculo ao emblema arsenalista.

Além do lateral brasileiro, a sociedade anónima desportiva do Sporting continua a cobiçar um outro elemento actualmente ao serviço da turma bracarense. Tal como O JOGO noticiara, Luis Aguiar consta da agenda de potenciais reforços. O médio-ofensivo uruguaio encontra-se, contudo, vinculado ao Dínamo de Moscovo, mas pode ser negociado a breve trecho. Igualmente referenciados estão os defesas-centrais Geromel, actualmente ao serviço do Colónia, e Gustavo Lazzaretti. Este último ainda trabalha com Paulo Sérgio no Vitória de Guimarães e tem convencido sobremaneira, o que imprimiu força ao seu provável ingresso em Alvalade para a próxima temporada.

Com o influente agente FIFA Jorge Mendes a surgir como um parceiro de peso para a próxima abordagem ao mercado, os leões começam a definir objectivos por forma a reconquistar a confiança da sua massa adepta, que só no próximo sábado, em Matosinhos, verá ponto final numa época que não deixará saudade. A lista de desejados está preenchida e Evaldo surge no topo. As próximas semanas prometem dizer mais sobre este e outros processos.


Namoro já foi notícia

O interesse da Sporting, SAD no concurso do lateral-esquerdo já foi noticiado por O JOGO. Na sua edição do passado dia 22 de Abril, o nosso jornal havia dado conta da cobiça leonina, sendo que o "namoro" remonta a Dezembro do ano passado, por ocasião da reabertura da janela de transferências conhecida como mercado de Inverno. Na altura, foi João Pereira, o defesa bracarense da banda oposta, a assinar contrato e a seguir caminho até Alvalade. Se o sonho se tornar realidade, a vez de seguir igual viagem pode agora calhar a Evaldo.

O JOGO

JotaCC

Pacote atractivo em estudo
Braga quer romaria à Madeira

A direcção do Sp. Braga vai tentar proporcionar um pacote com um preço atractivo para os adeptos acompanharem a equipa à Madeira, onde domingo defrontará o Nacional, em jogo da 30ª e última jornada da Liga (18h00, Sport TV2).

Fonte do clube disse ontem à Lusa que "muitos já manifestaram junto do clube a sua intenção de ir", mas dada a proximidade do jogo com o Paços de Ferreira (vitória 1-0) é ainda "prematuro" perceber quantos adeptos bracarenses querem deslocar-se ao Funchal.

Juntamente com a agência de viagens Cosmos, e em função dessa procura, os responsáveis bracarenses querem ajudar os seguidores do clube minhoto e proporcionar um preço mais atractivo, nomeadamente através de voos de ida e volta no mesmo dia.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Vandinho no voo do título

O Braga vai levar todos os jogadores para a Madeira, no próximo sábado, um dia antes de disputar o jogo mais importante da história recente do clube. A decisão está tomada e a grande novidade é mesmo o regresso de Vandinho ao leque de opções.

O capitão está de volta. E logo para uma grande batalha. Vandinho completou o castigo de três meses, aplicado pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga, na sequência dos incidentes verificados no intervalo do Braga-Benfica, pelo que Domingos Paciência poderá utilizá-lo para a visita à Choupana (domingo, 18.00 horas, Sport TV2), onde os arsenalistas entrarão em campo com o título à distância de 90 minutos, embora dependentes de uma vitória do Rio Ave no Estádio da Luz, conjugada com um triunfo sobre a formação orientada por Manuel Machado.

A CD da Liga divulgou o castigo do brasileiro no dia 2 de Fevereiro, um dia após o encerramento do mercado de Inverno. O médio actuou pela última frente ao Sporting, na 17.ª jornada, em duelo disputado no dia 29 de Janeiro, que os minhotos venceram, por 1-0, com golo de Paulo César. O degredo de Vandinho terminou, portanto, ontem, isto porque de nada valeu o recurso para o Conselho de Disciplina da Federação de Portuguesa de Futebol. Na reunião em que deu provimento à argumentação do F. C. Porto, revendo os castigos de Hulk e Sapunaru, o órgão federativo confirmou a sanção ao bracarense, punido devido a um desentendimento com Raul José, adjunto de Jorge Jesus no Benfica.

É claro que a presença de Vandinho nos convocados não significa que o capitão será titular na Choupana. Longe disso. Andrés Madrid, escolhido por Domingos Paciência para substituir o brasileiro, está a realizar um final de temporada de grande nível, recuperando um estatuto que perdera durante a passagem de Jorge Jesus pelo clube da Cidade dos Arcebispos. De qualquer forma, o facto de Vandinho voltar às contas do técnico é mais um dado positivo para juntar à onda fulgurante que comanda o sonho do Braga.

JN

JotaCC


Domingos, o Dragão espera por ele?

O jovem técnico conseguiu um feito no Minho e luta pelo título de campeão nacional até ao fim

Domingos Paciência. 41 anos. Antiga estrela goleadora do FC Porto. Actual astro dos treinadores portugueses. Domingos conseguiu um feito histórico. Assegurou a melhor classificação de sempre do Sp. Braga e colocou o clube entre o restrito grupo (Boavista, Belenenses, Setúbal e Académica), que, além dos três grandes, já conseguiu o segundo lugar. O técnico bracarense deixou ficar mal o treinador do Benfica, Jorge Jesus, que em muitos momentos foi indelicado ao referir-se aos méritos de Domingos, quase dando a entender ser ele o responsável pelo êxito do clube minhoto. Uma arrogância que não lhe ficou bem, até porque no Benfica tinha meios que Domingos nunca sonhou ter em Braga. Pior, Jesus entra na derradeira jornada, ainda que de forma remota, com a possibilidade de perder o título para Domingos. A verdade é que já ninguém duvida que o ex-goleador é um técnico de topo. Se calhar o Dragão espera novamente por ele.

PUBLICO

JotaCC

Bracarenses vão organizar ponte aérea para a Madeira

A perspectiva de lutar pelo título até ao final causou em Braga um verdadeiro alvoroço. Depois da festa de milhares de pessoas na Avenida Central, na noite de domingo, os bracarenses começaram a pensar na deslocação do próximo fim-de-semana. Aliás, já durante o jogo se lia numa tarja empunhada pelos adeptos nas bancadas "Salvador, há aviões?", numa alusão ao apoio dado pelo presidente do clube às maciças deslocações de autocarro à Figueira da Foz e a Leiria para apoiar a equipa nas últimas jornadas.

Direcção do Sp. Braga vai dar a resposta ao longo desta semana ao enveredar esforços para facilitar a ponte aérea entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro (no Porto) e o Funchal, onde cerca de um milhar de adeptos minhotos quer apoiar a equipa na derradeira jornada da Liga, frente ao Nacional.

O plantel do Sp. Braga viaja sábado na véspera do jogo para a Madeira, num voo charter com cerca de 200 lugares, também aberto a adeptos. No entanto, face às centenas de pedidos, a direcção do clube minhoto e a agência de viagens Cosmos vão fretar os aviões necessários para satisfazer as necessidades, sendo que só no final da semana se saberá ao certo quantos adeptos estarão na Madeira, sendo em todo o caso expectável que cerca de mil adeptos cheguem à Madeira em quatro ou cinco aviões fretados para o efeito.

Após a partida, que pode ajudar a definir o campeão desta época, equipa de Domingos regressa a Braga e vai, muito provavelmente, deslocar-se ao centro histórico da cidade, onde será recebida pelos adeptos, para festejar o título ou apenas a conquista do histórico e já garantido segundo lugar que dá acesso à Champions. Em qualquer dos cenários, está também a ser equacionada pela autarquia a recepção de todo o plantel e equipa técnica no edifício dos Paços do Concelho, conforme revelou ao DN fonte da edilidade, sublinhando que ainda está a ser definida "uma iniciativa pública por parte da autarquia que expresse o reconhecimento da Câmara a esta magnífica campanha de uma colectividade da cidade."



Manutenção de Luís Aguiar e Hugo Viana é prioridade


Garantido o segundo lugar e a possibilidade de chegar aos milhões da Champions, o Sp. Braga já pensa em reforçar o seu plantel, havendo alguns nomes sonantes que estão a ser equacionados e cuja viabilidade da sua transferência depende sobretudo de uma eventual presença na Liga dos Campeões. No entanto, mais do que contratar novos reforços, este Braga quer segurar alguns valores do actual plantel. Um dos casos primordiais é o do médio uruguaio Luís Aguiar, que está emprestado pelo D. Moscovo (que comprara o seu passe por três milhões de euros aos bracarenses) e cuja permanência está dependente apenas de o Sp. Braga accionar a opção de compra. Com menos hipóteses de ficar está Hugo Viana. Só a vontade do médio ficar próximo das suas origens e a sua excelente adaptação a Braga podem ajudá-lo a permanecer - o Sp. Braga apenas comparticipa 20% do seu salário. No entanto, caso o internacional português decida baixar o seu vencimento, fontes do clube já deram a entender a sua preferência por mantê-lo.


DN

JotaCC

Direção estuda pacote atrativo de viagem

Sp. Braga quer muito apoio na Madeira


A Direção do Sporting de Braga vai tentar proporcionar um pacote com um preço atrativo para os adeptos acompanharem a equipa à Madeira. Fonte do clube garante que 'muitos já manifestaram junto do clube a sua intenção de ir', mas, devido ao facto da última jornada ter sido disputada há pouco tempo, é ainda 'prematuro', perceber quantos adeptos bracarenses querem deslocar-se ao Funchal. Juntamente com a agência de viagens Cosmos e em função dessa procura, os responsáveis bracarenses querem ajudar os seguidores do clube minhoto e proporcionar um preço mais atrativo, nomeadamente através de voos de ida e volta no mesmo dia.



Sp. Braga não gosta da Choupana

Apenas uma vitória

Para continuar a acalentar esperanças na conquista do título, o Sporting de Braga precisa de repetir a única vitória conquistada no terreno do Nacional da Madeira, nos últimos dez embates. Esse triunfo aconteceu na temporada 2007/2008, quando os bracarenses venceram na Madeira graças a um golo apontados por Zé Manel.
Por outro lado, o Nacional da Madeira soma cinco triunfos, tendo consentido quatro empates. Ainda assim, das cinco vitórias, quatro foram apenas pela margem mínima, enquanto três dos quatro empates foram a «zeros». Na outra vitória madeirense, aconteceu o resultado mais desnivelado de sempre, com uma vitória por cinco bolas a uma.
Se é verdade que o Sporting de Braga precisa de ganhar para ser campeão, também é verdade que o Nacional da Madeira ainda está na corrida pelo quinta lugar, que pode conquistar caso vença os bracarense e o V. Guimarães perca com o Marítimo. O encontro está agendado para domingo e tem início marcado para as 18 horas.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

A decisão do título. Aos Domingos, entre a paciência de Jesus e a Paciência de Jó
Falta um ponto para o Benfica ser campeão nacional. Mas o Braga faz fé no Rio Ave e acredita poder mudar a história pessoal com o Nacional

Tanta coisa, tanta coisa, e a coisa vai acabar por resolver-se mesmo no final. Sem festas antecipadas, com reservas adiadas e foguetes recolhidos prestes a rebentar. Ou em Lisboa, ou em Braga. Só agora é que são elas: é chegado o ponto em que um ponto pode valer um conto. E por mais contas que se tenham feito durante as últimas semanas, a questão do título ficou reduzida a isto: ao Benfica basta-lhe empatar com o Rio Ave na Luz para chegar ao 32.o campeonato da sua vida; ao Braga pede-se-lhe a vitória com o Nacional e esperar que os de Lisboa percam em casa para chegar ao inédito campeonato. E das onomatopeias aos trocadilhos, Jorge Jesus precisa da paciência de Jesus e Domingos Paciência da paciência de Jó.

ENCARNADOS DA LUZ "Na vossa paciência salvai vossas almas", disse Cristo, o Jesus original. O do Benfica pedirá mais ou menos o mesmo. Ruben Amorim foi à conferência de imprensa pré-clássico falar de ansiedade e da vontade de resolver o campeonato "já", no Porto. Jesus também disse o mesmo, que tudo era para ficar feito na cidade rival - o risco de perder jogadores por acumulação de amarelos para a derradeira jornada. E como apareceu o Benfica na Invicta? Desassossegado, intranquilo, sem exercer o domínio que antes exercera. Porquê? Porque não ganha uma Liga há muito e a cultura de vitória fazia parte do dia-a-dia portista - em parte, explica-se assim que o Benfica tenha encaixado dois golos (3-1) depois de ter chegado ao empate que lhe era suficiente.

Frente ao Rio Ave, num jogo em contra-relógio, o Benfica puxará os ponteiros atrás e verá que nunca perdeu com os vila-condenses em casa: nos 16 jogos disputados, 12 vitórias e quatro empates. Paciência, pois. Principalmente quando Jesus se virá forçado a reconstruir parte da equipa: Javi García, Fábio Coentrão e Di María estão castigados (o argentino Gaitán, pelo contrário, foi ontem contratado ao Boca Juniors), como se esperava, de acordo com o anúncio da SAD benfiquista) - Airton deve ser o trinco; César Peixoto ou David Luiz farão de defesa-esquerdo; e destes dois pode sair um médio-esquerdo (Peixoto) para o lugar do argentino. É, aliás, aí que o ex-Braga se sente bem: "Passa o microfone ao lateral que eu sou médio", ouve--se de Peixoto sobre Coentrão num especial da Benfica TV em pleno autocarro.

ENCARNADOS DE BRAGA Domingos Paciência já está na história. Tem a primeira Liga dos Campeões assegurada, tem FC Porto e Sporting atrás das costas e só não está à frente porque à frente está um Benfica que há muito não se via nestas partes. Nem nestes lugares. E Paciência, para chegar a esse lugar, terá de ter uma paciência de Jó, aquela personagem da Bíblia que Deus sujeitou a provações só para testar a sua fé - tirou-lhe as posses e os filhos e Jó nunca deixou de acreditar. A fé dos bracarenses terá de ser como esta, à prova de tudo e todos, principalmente estatísticas: em primeira instância, porque o Braga nunca foi campeão; depois, o Benfica dificilmente perderá com o Rio Ave (os lisboetas nunca perderam para a Liga na Luz esta época); e, vá, o Braga só ganhou uma vez na Madeira ao Nacional, em 2007/08. E sabem quem era o treinador dos arsenalistas na altura? Manuel Machado, o mesmo que Domingos irá encontrar na Choupana. Fé, pois. Em Vandinho, por exemplo, que regressa do castigo do "túnel" para a última jornada, provavelmente para o posto de Madrid; em Luis Aguiar, o tipo que tem gerido o tempo deste Braga; ou nos jogos psicológicos que o treinador tem feito. "O nosso adversário [Benfica] está mais frágil. O Benfica está a viver uma pressão única, a perder por três nesta situação, imaginem como está. Acredito da mesma forma que acreditei que podia vencer na Luz depois de 54 anos, como fiz pela Académica. Acho que o Rio Ave pode fazer o mesmo. Agora, a Liga vai ficar nas minhas mãos, nas do Jesus, nas do Carlos Brito [treinador do Rio Ave] e nas do Manuel Machado [treinador do Nacional]."

Enfim, uma das coisas que se diz sobre a paciência é que ela tem limites: é ver quem aguenta mais. No domingo.

Siga os jogos do título: Benfica-Rio Ave (SportTV1) e Nacional-Sporting de Braga (SportTV2) no domingo, às 18h00

i INFORMAÇÃO

JotaCC

Bracarenses na Champions e ainda a sonhar com o título

O Sporting de Braga venceu o Paços de Ferreira por 1-0 e os adeptos saíram à rua para festejar o 2º lugar inédito e o apuramento para a Liga dos Campeões. Agora, os bracerenses esperam vencer na Madeira e ficam a torcer pela escorregadela do Benfica.

A vitória do Sporting de Braga sobre o Paços de Ferreira por 1- 0 (golo de Meyong aos 55 minutos)  e o consequente 2º lugar no campeonato motivou festejos de milhares de pessoas nas principais ruas da cidade minhota. Com a presença na Liga dos Campeões garantida, e o sonho do título ainda presente, os adeptos arsenalistas decidiram comemorar, concentrando-se sobretudo na Avenida Central da cidade de Braga. Uma longa caravana automóvel percorreu as principais artérias do centro de Braga concentrando-se depois na Avenida Central.
Os adeptos bracarenses entoaram cânticos de apoio à equipa, no geral, mas deram especial destaque ao presidente António Salvador, ao treinador Domingos Paciência e aos jogadores Vandinho e Mossoró, que foram castigados pela Comissão Disciplinar da Liga, na sequência do polémico jogo com o Benfica, da primeira volta.  E a festa até começou antes do jogo com os adeptos a apoiarem os seus jogadores. Domingos Paciência agradeceu no final todo o apoio sentido: "desde o Bom Jesus até ao estádio, foi um espectáculo extraordinário, como há muito não vivia. É bom ver famílias a voltarem ao futebol".

MUNDO PORTUGUÊS

JotaCC

Só uma vitória em 10 visitas ao reduto do Nacional
1-0 NA ÉPOCA 2007/2008

O Sporting de Braga, obrigado a ganhar e ainda necessitado  do desaire do Benfica para chegar ao seu primeiro título, só venceu uma vez em 10 visitas à Choupana, onde apontou quatro tentos e sofreu 11.

O um triunfo dos "arsenalistas", por 1-0, em 2007/2008, foi selado por Zé Manel, aos 25 minutos, na transformação de um livre direto.

Nas restantes nove deslocações, o conjunto minhoto não conseguiu mais do que quatro empates, a zero em 1989/90, 2002/2003 e 2006/2007 e a um na época passada.

O Nacional, que precisa de vencer e do triunfo do Marítimo em Guimarães para chegar às taças europeias, venceu metade dos encontros, com destaque para os 5-1 de 2003/2004, com um "bis" de Rossato e outro do agora bracarense Adriano.

RECORD

JotaCC

Sporting de Braga - Adeptos felizes e ao mesmo tempo revoltados

Os adeptos do Sporting de Braga estão a viver a semana decisiva da Liga de futebol com um misto de alegria, pelo segundo lugar, e de revolta, por aquilo que consideram ter sido um "roubo" da Comissão Disciplinar.

Os "arsenalistas" mostram-se ainda descontentes com o tratamento que têm recebido por parte da comunicação social, nomeadamente as estações de televisão, acusadas de só falarem de Braga "para dizer mal" ou quando o Benfica joga no estádio AXA.

A Arcada, em pleno centro histórico, é o local por excelência das tertúlias que se juntam para falar de futebol, e onde, desta vez, a agência Lusa encontrou alguma animosidade contra os jornalistas "de fora".

"Quando vêm cá é porque vem o Benfica, para falar do Benfica ou, então, para deitar a cidade de Braga abaixo", diz Francisco Rodrigues, para quem a chamada "Cidade dos Arcebispos" é tratada como se fosse "uma aldeia atrás do santuário do Sameiro".

O adepto, sócio do maior clube da cidade, lamenta, ainda, que o Sporting de Braga, que "está em segundo lugar, mas podia ser campeão", seja constantemente menorizado.

No local, outros adeptos iam dizendo, em apartes constantes, que o Sporting de Braga foi prejudicado pelo presidente da Comissão Disciplinar da Liga, após o jogo disputado em Braga com o Benfica, e pediam à comunicação social para relatar "a verdade".

Esta é, por exemplo, a opinião de José Pinto Fernandes, sócio 1400: "Não há imagens de que o Vandinho tenha agredido, ou tentado agredir, alguém do Benfica e, mesmo assim, apanhou três meses de suspensão, só podendo voltar a jogar com o Nacional".

Para este simpatizante da equipa bracarense, o castigo aplicado ao atleta - considerado o melhor e o mais regular da equipa local - "é uma vergonha".

José Pinto Fernandes faz, ainda, menção aos incidentes ocorridos, no domingo, nas imediações do Estádio do Dragão, à margem do FC Porto-Benfica, para frisar que os cidadãos de Braga "não são tão arruaceiros como os do Porto".

No local, a arbitragem de Olegário Benquerença era um dos alvos da fúria dos adeptos, por - sustentam - ter poupado um cartão vermelho ao defesa benfiquista Luisão no jogo com o FC Porto: "O Benfica foi levado ao colo".

João Dias, também sócio de longa data, diz que há um vermelho de que não gosta, o da águia: "O Braga foi prejudicado, pelo menos um bocadinho".

Já Alberto Ribeiro divide o seu coração desportivo entre o Sporting de Braga, clube da terra onde nasceu, e o Benfica, com quem simpatiza: "O campeão este ano é vermelho e depois logo se vê".

Apesar da ambivalência clubista, diz que nasceu e vive em Braga, pelo que gostaria que fosse o Sporting local a vencer a Liga: "Se o Braga for campeão é uma vez na vida, ao contrário do Benfica, que tem mais hipóteses de o ser, no futuro".

"Bracarense dos quatro costados", Jorge Costa acha que o Benfica tem de ser campeão, de qualquer maneira: "Se o Benfica perder rebenta a bomba", diz, sustentando que, se o Rio Ave ganhasse na Luz "era um escândalo".

"O Benfica tem de ganhar ou empatar, pelo que, a partir de hoje, o Braga não tem hipóteses", afirma, em tom irónico.

Apesar deste sentimento de revolta, os adeptos do Braga acreditam que o clube se vai manter na disputa dos lugares cimeiros nos próximos anos e terá hipóteses de entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões.

LUSA

JotaCC

Braga: Vandinho regressa para o fecho da Liga Sagres


Após quatro meses de castigo, o capitão dos bracarenses está de volta para o decisivo jogo na Choupana.

Estamos na semana que antecede as decisões.
Benfica e Braga numa luta corpo a corpo com franca vantagem "encarnada" à entrada para os derradeiros 90 minutos.
A última jornada do campeonato ficará, também, marcada pelo regresso de Vandinho. O médio do Braga acaba de cumprir 3 meses de suspensão e pode voltar às opções de Domingos Paciência. 
Barroso, antigo trinco do Braga, acredita que devido à falta de ritmo, Vandinho possa ficar fora do onze frente ao Nacional, mas não esconde a satisfação de ver o capitão de volta, sublinhando a falta que fez nos últimos tempos.

O Braga depende do que o Benfica vai fazer frente ao Rio Ave, mas no Minho a convicção é de que o título ainda é um objectivo tangível.

RTP

Pé Ligeiro

Adeptos "invadem" treino
MUITO APOIO NO INÍCIO DA PREPARAÇÃO DO JOGO DECISIVO 

 
O arranque da preparação do jogo decisivo de domingo, frente ao Nacional, registou a maior afluência de adeptos esta época no que respeita obviamente a treinos. Cerca de 200 simpatizantes do Sp. Braga marcaram presença na sessão de trabalho, com tarjas e cânticos de apoio à equipa orientada por Domingos Paciência, que vai tentar chegar ao título nacional na última jornada do campeonato.

Numa sessão em que os titulares com o Paços de Ferreira fizeram apenas corrida e alguns exercícios, Luís Aguiar sentiu-se indisposto e saiu mais cedo. De resto, registo para a reintegração de Osvaldo, afastado do normal plano de preparação da equipa há 1 mês, devido a problemas físicos. O único impedimento é Mossoró.

Os juniores Guilherme (médio brasileiro) e Luís (ponta-de-lança argentino) voltaram a trabalhar com o plantel sénior.

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!