News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/04

Started by JotaCC, 16 de April de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Hugo Viana de fora
ESQUERDINO DEFINITIVAMENTE DESCARTADO PARA AMANHÃ

Já não há volta a dar e Hugo Viana é mesmo carta fora do baralho para o jogo de amanhã frente ao Leixões. Ontem, o esquerdino ainda subiu ao relvado, procurando sentir como estava a sua coxa direita e o seu pé esquerdo, duas lesões contraídas no jogo de Leiria, onde esteve apenas 8 minutos em campo.

Na companhia do fisioterapeuta Francisco Miranda, Hugo Viana não passou no teste e vai mesmo ter de parar, procurando já estar em condições para o encontro da 28.ª jornada, na Figueira da Foz.

Quem também não entra nas contas de Domingos Paciência são os brasileiros André Leone e Osvaldo. Os dois brasileiros continuam entregues ao departamento médico.

Rodríguez, por outro lado, tem reservado o seu regresso após cumprir 1 jogo de castigo. O internacional peruano foi rendido por Paulão e o brasileiro não comprometeu, mas durante toda a época a primeira opção do treinador para parceiro de Moisés foi sempre Rodríguez. Manda a lógica que seja então o peruano a jogar num onze que deverá voltar a ter toda a força no ataque: Alan, Paulo César, Meyong e Rentería...


RECORD

JotaCC

Salvador levou-os ao topo

Há uma incubadora de treinadores em Braga. A expressão pode ser exagerada, mas transmite a importância do clube no panorama actual do futebol português. Neste momento, o Braga ocupa uma posição que foi do Boavista durante algumas épocas e, tal como os axadrezados na altura, é um "mercado" muito apetecível para os três grandes. Algo que se verifica em jogadores - João Pereira e César Peixoto são os exemplos mais recentes -, mas sobretudo nos treinadores.

Neste contexto, basta olhar para quem comanda actualmente Benfica e FC Porto. Quer Jorge Jesus quer Jesualdo Ferreira chegaram ao topo, depois de terem atingido o reconhecimento geral e mediático no clube arsenalista, o primeiro de forma directa e o segundo a seguir a uma passagem efémera pelo Boavista. E isto quando ambos já tinham passado a barreira dos 50 anos. Domingos Paciência, bem mais novo e com uma carreira diferente, parece querer seguir-lhes as pisadas. A fantástica época que está a realizar fala por si, pelo que não espanta o facto de estar a ser associado a clubes como FC Porto e Sporting.

São três casos de sucesso que muito se ficam a dever a António Salvador. Os grandes podem comer salmão e o Braga só peixe miúdo, mas o presidente arsenalista mostrou ter olho oportunamente. Aliás, quando em 2006/07 optou por Carlos Carvalhal também não estava enganado. O técnico não acabou a época, é certo, mas, tal como Jesus e Jesualdo, também chegou a um grande. A classificação actual da Liga Sagres mostra, de resto, que os treinadores dos quatro primeiros classificados passaram (ou estão, no caso de Domingos) no Braga. No total, há oito técnicos no escalão principal que treinaram o emblema minhoto.

Desde que António Salvador assumiu os destinos do clube a 24 de Fevereiro de 2003, passaram pelo Braga dez treinadores, dois dos quais interinos: Toni e António Caldas. Fernando Castro Santos, curiosamente adversário no jogo de amanhã com o Leixões, vinha da presidência de Fernando Oliveira e foi o primeiro a ser despedido por António Salvador. Toni, então adjunto, ocupou o lugar vago durante uma jornada, entrando logo a seguir Jesualdo Ferreira, cuja era marcante durou até ao final da época de 2005/06. A temporada seguinte, apesar do quarto lugar final, foi atribulada, pois o Braga teve três treinadores: Carlos Carvalhal, Rogério Gonçalves e Jorge Costa. Este iniciou a época seguinte, mas acabou por ceder o lugar a Manuel Machado. António Caldas, contudo, fez a ponte entre os dois e ainda as últimas três jornadas.

Jesus e Domingos abrilhantaram a lista, e António Salvador não deixa os créditos por mãos alheias. "Um dia canso-me de fazer tantos treinadores", afirmou na terça-feira.

Domingos Paciência
Um lugar na história


Começou no FC Porto B em 2004/05 e depois fez bons trabalhos no Leiria e Académica. Deu o salto para o Braga e assumiu a ambição de suplantar os registos de Jorge Jesus na época anterior. Muitos duvidaram e a eliminação prematura da Liga Europa parecia dar-lhes razão. Puro engano. Este Braga já é o melhor de sempre e Domingos Paciência, aos 41 anos, é um dos treinadores da moda em Portugal.

Jorge Jesus
A visibilidade europeia


Sempre foi olhado como um treinador de segunda linha. Um quinto lugar e uma final da Taça de Portugal no Belenenses deram-lhe prestígio. O salto para um clube como o Braga tornou-se inevitável e, no Minho, atingiu a afirmação total, vencendo a Intertoto e chegando aos oitavos-de-final da Taça UEFA. O Benfica não ficou a dormir e caminha para ser campeão com ele. E até Pinto da Costa pensou nele para o FC Porto.

Jesualdo Ferreira
Sumário: quarto clube


Visto apenas como um adjunto de Toni ou um treinador de formação - orientou o Benfica, mas nunca teve a confiança dos adeptos - foi o técnico responsável pela ascensão do Braga ao estatuto de quarto grande. Nas três épocas completas que fez no Minho, deixou o clube sempre nos cinco primeiros lugares e passou a ser tido de outra forma. Agora é só o único técnico tricampeão em Portugal.


Os outros treinadores da era António Salvador

Fernando Castro Santos
O primeiro a ser chicoteado

Aposta de Fernando Oliveira no início da época 2002/03, acabou por sair de forma litigiosa do Braga após a 27ª jornada da Liga, e muito por culpa da péssima campanha da equipa (ocupava o 12º lugar). O passo seguinte foi o regresso a Espanha, onde treinou o Córdova, o Almeria e o Poli Ejido, até ingressar no Leixões.

Carlos Carvalhal
Afastado pela vida pessoal


As origens bracarenses que contribuíram para a sua contratação em 2006/07 estiveram também na base do pedido de demissão que apresentou à nona jornada da Liga. Deixou a equipa na oitava posição e partiu para aventuras no Beira-Mar, Setúbal, Asteras Tripolis (Grécia), Marítimo e, por fim, Sporting.

Rogério Gonçalves
Vítima da pressão


Escolhido para substituir Carlos Carvalhal, realizou apenas nove jogos no campeonato antes de imitar o antecessor e bater com a porta na 18ª jornada devido à pressão. Na altura da saída, os arsenalistas estavam no quinto lugar da prova e em vantagem nos 16 avos-de-final da Taça UEFA, contra o Parma.

Jorge Costa
Aposta com sucesso... inicial


Foi a aposta para ocupar o lugar do ex-chefe de equipa, Rogério Gonçalves, e não vacilou na primeira prova de fogo. Venceu o Parma e chegou aos oitavos-de-final da Taça UEFA, além de ter acabado a Liga Sagres em quarto. Um arranque tremido em 2007/08, porém, resultou no seu despedimento após a oitava ronda.

Manuel machado
Estudioso chumba no teste


Herdou a equipa após a rescisão de Jorge Costa, mas também não haveria de terminar a época de 2007/08. Os maus resultados obtidos em Janeiro e Fevereiro, a que se seguiram mais 30 dias sem vencer entre Março e Abril, levaram-no a pedir a demissão à 27ª jornada, com a equipa em nono.

Números
1


O actual treinador do Belenenses, Toni, orientou o Braga na 28º jornada de 2002/03, fazendo a ponte entre Castro Santos, de quem era adjunto, e Jesualdo Ferreira

5

António Caldas, hoje técnico do Benfica de Huambo, fez dois jogos entre Jorge Costa e Manuel Machado e os últimos três da Liga de 2007/08, época em que treinava os juniores


Em jejum há 21 anos


Se ainda quiser conquistar o título, o Braga terá de começar por caçar alguns fantasmas do passado. O Leixões, que defronta amanhã, é um deles, uma vez que os arsenalistas não conseguem vencer a equipa de Matosinhos para a Liga desde a longínqua época de 1988/89. À primeira vista o dado parece ser irrelevante, uma vez que os leixonenses andaram 18 anos consecutivos pelos escalões inferiores, mas a verdade é que, desde então, os bracarenses já tiveram cinco hipóteses de acabar com este jejum e falharam. Além de terem perdido três jogos e empatado outros dois, o último dos quais na primeira volta, sofreram sete golos e marcaram... apenas um, isto, claro, se excluirmos o autogolo apontado por Frechaut na época anterior, que permitiu à equipa de Matosinhos vencer (0-1) no AXA.

O último triunfo do Braga contra o Leixões foi obtido na era de Vítor Manuel. Na tarde de 1 de Dezembro de 1988, o brasileiro Jorge Gomes só precisou de quatro minutos para bater António Jesus, na altura guarda-redes dos leixonenses, e construir o resultado final: 1-0. Os bracarenses viriam a acabar esse campeonato no sétimo lugar; os matosinhenses no 19º.


Dupla melhora, mas pouco

André Leone e Hugo Viana continuam a dar sinais de melhoras das lesões que os têm impedido de treinar normalmente com o grupo. No entanto, a dupla de esquerdinos voltou ontem a subir ao relvado apenas para fazer corrida, o que torna praticamente impossível a sua recuperação a tempo de defrontar o Leixões, na 27ª jornada do campeonato. O mais provável é que ambos só regressem à lista de convocados de Domingos Paciência no jogo seguinte, contra a Naval, a única equipa que saiu do AXA sem perder para a Liga. Viana jogou pela última vez em Leiria, ao passo que Leone já não sabe o que é competir desde a recepção ao Rio Ave (13 de Março).


Domingos promove livro que recorda as suas raízes



As origens futebolísticas de Domingos Paciência foram ontem tema de conversa na apresentação do livro "Futebol, a competição começa na rua", escrito por Francisco Silveira Ramos, pelo facto de também o treinador do Braga ter dado os primeiros passos na modalidade que o consagrou na rua. Aliás, o autor, que partilha a vice-presidência da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) com o técnico bracarense, a quem deu algumas palestras durante o seu período de formação, considerou-o "um bom exemplo de quem revelou um talento enorme na rua e acabou por tornar-se jogador profissional". Não se pense, contudo, que a obra é apenas direccionada para os jovens ou para os homens que estão a iniciar a carreira de treinadores. A garantia é de Domingos. "Tem coisas muito importantes para todos os treinadores, inclusive para os que já estão numa fase mais adiantada da carreira", afiançou, antes de sublinhar a importância de, na hora de conversar com os jogadores, se ser "honesto, frontal e coerente". Características que têm marcado a sua estadia no Braga e que, segundo Francisco Silveira Ramos, farão o matosinhense chegar até "onde quiser".


O JOGO

JotaCC

Domingos: «Melhor Benfica dos últimos 30 anos»
RECONHECE VALOR DO RIVAL NA LUTA PELO TÍTULO

Domingos Paciência não deita a toalha ao chão e promete lutar pelo 1.º lugar até ao final, mas isso não o impede de reconhecer a excelente temporada que o Benfica, rival direto na luta pelo título, está a rubricar.

"Numa situação normal, uma equipa que termine o campeonato com 72/75 pontos é campeão. Este ano isso pode não acontecer, mas há que ter em conta que, se calhar, este Benfica é o melhor dos últimos 30 anos", reconheceu, esta sexta-feira, o treinador do Sp. Braga.

O técnico diz que o resultado do Benfica-Sporting (2-0) não o deixou "frustrado", mas admite: "Foi mais uma jornada que passou e, nesse aspeto, não foi positivo".

Independentemente de ser campeão ou não, Domingos não esconde a satisfação pelo trabalho desenvolvido pela sua equipa esta temporada. "Tenho um orgulho muito grande por sentir que estou a ajudar o Sp. Braga a fazer história, na sua melhor classificação de sempre e com o maior número de pontos", referiu.

Sobre o jogo de sábado (21.15), em casa, frente ao Leixões, Domingos disse que preparou a equipa para um adversários "com duas formas de jogar: uma mais defensiva e outra a assumir o jogo. E o Sp. Braga está preparado para enfrentar estas duas atitudes".


Rodriguez regressa aos convocados

HUGO VIANA DE FORA POR LESÃO

Após o treino desta sexta-feira, Domingos Paciência divulgou a lista de 20 convocados para a receção ao Leixões, amanhã, às 21.15.

Hugo Viana não recuperou da lesão na coxa esquerda e fica mesmo de fora das opções. André Leone e Osvaldo continuam também entregues ao departamento médico. Já Rodriguez regressa às escolhas do treinador, depois de ter cumprido um jogo de castigo.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek
Defesas: Filipe Oliveira, Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez, Paulão, Evaldo
Médios: Andrés Madrid, Olberdam, Peña, Luís Aguiar, Rafael Bastos, Diogo Valente,
Avançados: Alan, Matheus, Paulo César, Meyong, Adriano e Rentería

RECORD

JotaCC

Domingos acredita enquanto for matematicamente possível

O treinador do Sporting de Braga disse hoje que esperava outro resultado do Benfica-Sporting da última jornada, mas assegurou que, enquanto for matematicamente possível, a equipa vai lutar pelo primeiro lugar da Liga Sagres.

O Benfica, líder do campeonato com mais seis pontos que o Braga, recebeu e venceu o Sporting (2-0), na terça-feira, em jogo que encerrou a 26.ª jornada, mas Domingos Paciência queria outro resultado.

"Esperávamos que pudesse acontecer aquilo que tanto desejávamos, mas matematicamente ainda é possível e temos, treinadores, jogadores e adeptos, que continuar a acreditar e esperar que o Benfica perca pontos", disse na antevisão da recepção ao Leixões, no sábado, na 27.ª jornada.

Durante a semana, o presidente 'arsenalista', António Salvador, referiu a possibilidade de a equipa não ser campeã, mesmo se somar 73 pontos (se ganhar os quatros jogos que faltam), pontuação que, normalmente, é suficiente.

Domingos corroborou a ideia e "culpou" o Benfica por tal situação: "Se calhar, é o melhor Benfica dos últimos 30 anos, [porque] numa situação normal, 70 ou 73 pontos podiam dar para ser campeão, mas ainda faltam quatro jogos e temos legitimidade para pensar que os podemos ganhar", disse.

O treinador não atira a "toalha ao chão", mas reconhece que "se cada vez faltam menos jogos e se [o Benfica] não perde pontos, cada vez torna-se mais difícil. Vamos ver, resta respeitar quem temos pela frente, sendo que não há jogos ganhos antes de eles acontecerem", disse.

Sobre o jogo com a equipa de Matosinhos, com quem empatou no Estádio do Mar na primeira volta e perdeu na temporada passada em Braga, Domingos Paciência diz-se consciente das "dificuldades" e da importância do jogo.

"O Braga não tem conseguido bons resultados nestes jogos com o Leixões, mas o momento é outro. É um jogo em que se joga muita coisa, nós queremos chegar ao primeiro lugar, o Leixões quer conseguir a manutenção", lembrou.

Para o treinador, "é natural que haja pressão" nas duas equipas, dados os objectivos a alcançar, mas "o futebol é bom assim mesmo".

Domingos disse ainda que vai continuar a ser o treinador do Sporting de Braga na próxima temporada - "se tenho contrato por mais um ano, é natural que o presidente diga isso e eu também o digo" - e mostrou-se "orgulhoso" por alcançar a melhor classificação de sempre no clube minhoto.

"É com orgulho que encaro ter conseguido fazer com que esta equipa fique na história de um clube com 89 anos, mas, neste momento, lembro-me do que alguns disseram e escreveram de mim - e não foram coisas positivas - quando, no início da época, disse que queria fazer mais e melhor", recordou.

Para Domingos, "depois desta classificação, o objectivo para o ano é fazer melhor".

"Não conseguimos a Taça de Portugal, nem a da Liga, sabemos que campeonato é uma prova de regularidade, vamos ver que equipa vamos ter e qual a qualidade desse plantel para atacar determinado objectivo", sublinhou.



Rodriguez regressa; Hugo Viana sai

O regresso de Rodriguez e a saída de Hugo Viana são as notas dos convocados do Sporting de Braga para a recepção ao Leixões, no sábado, jogo da 27.ª jornada da Liga Sagres.

O defesa central peruano volta aos eleitos do treinador Domingos Paciência depois de ter cumprido um jogo de castigo, que o deixou de fora do jogo de Leiria, em que os bracarenses venceram (2-1), enquanto o médio português fica de fora por se ter lesionado na referida partida.

Hugo Viana esteve em campo nesse jogo apenas oito minutos (entrou aos 67 e saiu aos 75), tendo saído com uma entorse no tornozelo esquerdo e uma contusão na coxa direita e não conseguiu recuperar para o jogo com a equipa de Matosinhos.

André Leone, Mossoró e Osvaldo, todos lesionados, e Vandinho, a cumprir castigo de três meses, são as outras baixas dos "arsenalistas".

O Sporting de Braga, segundo classificado com 61 pontos, recebe no sábado, pelas 21:15, o Leixões, 15.º com 21, em partida que terá arbitragem de Lucílio Baptista, de Setúbal.

Lista completa dos convocados do Sporting de Braga:

- Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.
- Defesas: Evaldo, Filipe Oliveira, Moisés, Paulão, Miguel Garcia e Rodriguez.
- Médios: Madrid, Rafael Bastos, Luís Aguiar, Peña e Olberdam.
- Avançados: Alan, Meyong, Renteria, Matheus, Paulo César, Diogo Valente e Adriano.

O JOGO

JotaCC

«Vamos continuar a acreditar» - Domingos Paciência

Faltando cada vez menos jornadas para o final, obviamente que se torna mais difícil, mas o técnico do Sp. Braga garante que enquanto for matematicamente possível vai continuar a acreditar que é possível chegar ao título. Como tal, aponta para o próximo adversário dos «arsenalistas», o Leixões, equipa que não tem sido adversário nada fácil.

«Temos consciência do histórico. Os últimos jogos com o Leixões não têm sido bons para o Sp. Braga, mas o momento é outro. Vai jogar-se muita coisa neste encontro, pois nós continuamos a querer chegar ao primeiro lugar e o Leixões luta pela manutenção», vincou Domingos Paciência.

O técnico dos arsenalistas não abdica assim da luta pelo título, isto apesar de o derby da passada terça-feira ter deixado o Benfica a apenas sete pontos de garantir o título, isto quando faltam quatro jornadas para o final da competição. «Claro que preferíamos outro desfecho, mas tal não aconteceu. De qualquer forma, matematicamente ainda é possível chegar ao título, por isso vamos acreditar, esperando que o Benfica perca pontos e ganhando os nossos», afirmou.

«Se cada vez faltam menos jornadas, fica sempre mais difícil. Mas vamos tentar ganhar os nossos jogos, respeitando quem temos pela frente, neste caso o Leixões. Não há vitórias antecipadas, por isso queremos ganhar o nosso jogo e ficar à espera pelo que pode acontecer», disse ainda a respeito.

Uma coisa é certa, a campanha dos bracarenses deixa Domingos «muito orgulhoso». A equipa pode até chegar ao final dos 73 pontos, marca que em muitas épocas valeu o título de campeão nacional. Porém... «Sabemos que, tal como muitos já reconheceram, tivemos pela frente o melhor Benfica dos últimos 30 anos», disse.

Sobre o seu futuro, o presidente do clube assegurou esta semana a permanência de Domingos para a próxima época. O comentário do técnico: «O presidente disse isso porque tenho mais um ano de contrato. Por isso, da mesma forma que ele diz que serei o treinador na próxima época também o posso dizer.»

Continuando, o pressuposto será sempre fazer melhor do que na época anterior. Teremos, então, um Sp. Braga novamente na luta pelo título? «Este ano não ganhámos a Taça de Portugal nem a Taça da Liga, que também faziam parte dos nossos objectivos, por isso, e apesar de a próxima época ainda estar longe, temos a certeza que vamos trabalhar para melhorar.»


Rodriguez está de regresso

Depois de ter cumprido um jogo de suspensão, o «central» peruano Rodriguez está de regresso à lista de convocados do Sp. Braga, que este sábado recebe o Leixões. Em sentido inverso, sai dos eleitos Hugo Viana, lesionado.

De fora da convocatória continuam assim os também lesionados Oslvaldo, Leone e Mossoró, enquanto Vandinho continua a cumprir castigo.

Eis a convocatória completa:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;

Defesas: Miguel Garcia, Filipe Oliveira, Rodriguez, Paulão, Moisés e Evaldo;

Médios: Olberdam, Andrés Madrid, Luís Aguiar, Rafael Bastos, Peña, Diogo Valente, Matheus e Alan;

Avançado: Paulo César, Meyong, Adriano e Rentería.

A BOLA