News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 08/04

Started by JotaCC, 08 de April de 2010, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Paulo César: "Manter pressão sobre Benfica"


"Manter a pressão sobre o Benfica". É com espírito que o Sporting de Braga vai entrar em campo no sábado, frente à União de Leiria, num jogo que é para "vencer". A opinião foi deixada por Paulo César, à margem da visita do clube ao jardim-de-infância e ATL da Casa do Povo de Prado. O avançado brasileiro garante que vai ser mais uma final, mas acredita no triunfo.

"A equipa está bem, tem trabalhado bem, sabemos que é mais uma final que vamos ter pela frente. Vai ser mais um jogo difícil, como foi o do Guimarães em casa, e o resultado que esperamos obter é a vitória", sublinhou, deixando claro que acredita no título nacional.
"Acredito, por tudo o que fizemos podemos ser campeões, sabemos que estamos a seis pontos do Benfica, mas ainda há cinco jogos, são 15 pontos em disputa e eles têm um calendário difícil. Vamos lutar até ao final", frisou Paulo César.

O avançado regressa a Leiria - clube que representou durante dois anos - mas é peremptório: "é como um jogo qualquer, é lógico que tenho um respeito muito grande pela equipa, mas agora estou do lado do Sp. Braga. Quero ganhar lá, para mantermos a pressão sobre o Benfica".

Lembrando que a equipa "está mais unida do que nunca", Paulo César escusou-se a comentar as notícias em torno do polémico dérbi com o Vitória de Guimarães, salientando apenas que "o Sp. Braga foi melhor durante 90 minutos".
O avançado deixou ainda uma palavra de reconhecimento a António Salvador pela inédita iniciativa de oferta de 8 mil bilhetes para Leiria. "É bom para a nossa equipa este apoio".


"O Sp. Braga é o maior"



"O Sp. Braga é o maior!". Ao som do hino do clube e de músicas de incentivo, Paulo César e Peterson foram recebidos em apoteose e delírio por dezenas de crianças do jardim-de-infância e ATL da Casa do Povo da Vila de Prado.

A visita da comitiva arsenalista insere-se na campanha de 'charme' que o clube está a realizar nas escolas do concelho, de olho em cativar os mais novos. Uma aposta ganha e que reúne cada vez mais pequenos 'Guerreiros do Minho'.
A tarde de Verão ajudou à festa, num ambiente de euforia e animação com os jogadores a distribuírem autógrafos e boa disposição entre os alunos.

Para além das ofertas à instituição - um livro sobre a história do Sp. Braga e um galhardete - houve ainda espaço para surpresas preparadas para os atletas. Pedro Rafael ofereceu uma camisola ao clube e as alunas do ATL prepararam uma dança ao som do hino arsenalista.

Já Afonso Lima foi o sortudo de um sorteio promovido entre todos os alunos e recebeu das mãos dos craques uma camisola autografada do clube. Entre os mais novos, a opinião era unânime.

"O Sp. Braga é o maior, porque marca muitos golos e joga muito bem. Já fui ao estádio e gostei muito, porque o Sp. Braga ganhou", contou Diogo Torres, de 8 anos, deixando ainda uma mensagem de apoio à equipa: "o Sp. Braga vai ser campeão".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Paulo César
"Pressionar o Benfica até ao fim"

No momento em que o calendário começa a apertar para o Benfica, que tem jogos contra Sporting e FC Porto no horizonte, Paulo César só pensa numa coisa: ganhar os cinco encontros que restam ao Braga na Liga. O objectivo, como facilmente se percebe, é apenas um. "Estive três anos em Leiria e, por isso, tenho grande respeito pelo clube, mas agora estou do lado do Braga e quero é ganhar, até para manter a pressão sobre o Benfica", explicou ontem o avançado arsenalista, que não tira mérito aos encarnados da capital pela época que estão a realizar. Aliás, até acha que têm "jogado bem". No entanto, a esperança de ser campeão ainda não desvaneceu. Afinal, as contas do campeonato estão longe de estar encerradas. "Claro que acredito no título. Sabemos que estamos atrás do Benfica seis pontos, mas ainda faltam cinco jogos, há 15 pontos em disputa e eles têm um calendário difícil pela frente", recordou o brasileiro, esperançado que leões e dragões possam ajudar os bracarenses a recuperar o primeiro lugar no campeonato, perdido para as águias em Fevereiro.

O primeiro grande obstáculo do Benfica até ao final surge já nesta jornada, em que o líder recebe o Sporting. Contudo, Paulo César recusou catalogá-la de "decisiva". "Temos é de fazer a nossa parte e no final veremos", acrescentou o brasileiro, indiferente ao facto de o Braga até jogar primeiro que o grande rival na luta pelo título. Afinal, de nada valerá aos bracarenses esperar que o clube da Luz tropece se não fizer o que lhe compete no jogo em Leiria, que o avançado considera "mais uma final complicada, tal como foi contra o Guimarães".

De resto, o dérbi do Minho continua a fazer correr muita tinta devido à actuação do árbitro Artur Soares Dias, cuja exibição não agradou aos vimaranenses, que acreditam que a Comissão Disciplinar (CD) poderá ordenar a repetição do encontro. Paulo César prefere excluir-se deste tipo de questões, mas não tem dúvidas. "Só tenho uma coisa a dizer: o Braga foi melhor durante os 90 minutos", atirou.

A única perda do Braga esta semana foi a de Carlos Freitas, suspenso pela CD por, alegadamente, ter lesado "a honra e reputação" do órgão presidido por Ricardo Costa quando comentou as penalizações aplicadas a Vandinho e Mossoró, no rescaldo dos incidentes verificados no jogo com o Benfica. Um castigo que Paulo César afiança não ter "mexido com o grupo", até porque este "está mais unido que nunca". "Sabemos das dificuldades que vamos ter, mas queremos vencer os nossos jogos e, no final, festejar o título", rematou.


Renovação recebida com satisfação

Quase um mês depois de ter prolongado o contrato com o Braga até 2012, Paulo César revelou publicamente a satisfação pelo acordo estabelecido com a Direcção do clube. Um sentimento normal, até porque o desejo de manter a ligação não era apenas do avançado. "Estou feliz, pois tanto eu como o clube queríamos manter este acordo. Felizmente conseguimos alcançá-lo e agora é preciso dar continuidade ao trabalho", afirmou o brasileiro, que chegou aos minhotos no começo da temporada transacta. Desde então, alinhou em 61 jogos e marcou 13 golos, cinco dos quais na presente edição da Liga.



Agradecimento a Salvador pela "oferta" aos adeptos

Foi com enorme satisfação que Paulo César recebeu a notícia do pedido de oito mil bilhetes ao Leiria por parte de António Salvador, que pretende ver o Municipal da Cidade do Lis repleta de adeptos do Braga. O brasileiro está consciente do esforço que a SAD está a realizar para que não falte apoio aos Guerreiros do Minho nesta fase crucial da Liga e, por isso, fez questão de agradecer ao líder arsenalista por mais esta iniciativa. "O presidente tem feito de tudo para ajudar e apoiar a equipa e está, mais uma vez, de parabéns por ter tomado esta atitude", salientou.

Dos oito mil ingressos solicitados, 1700 já tinham voado das bilheteiras do Braga até ao final do dia de ontem. No entanto, Paulo César espera que este número ainda venha a aumentar à medida que a data do encontro (sábado) se aproxima. "Como estive em Leiria, sei que não vão muitos adeptos da casa ao estádio. Então, é bom para a nossa equipa ter o apoio dos do Braga", admitiu.



Uma dor de cabeça para os ex-clubes

O Leiria que se cuide, pois Paulo César não costuma brincar quando reencontra as ex-equipas. O avançado não confunde amizade com profissionalismo e este ano já o demonstrou, abrindo caminho ao triunfo do Braga na recepção ao clube da Cidade do Lis, que representou entre 2005 e 2008. De resto, já na temporada de 2004/05, quando vestiu a camisola do Rio Ave, havia sido um quebra-cabeças para os leirienses, marcando na primeira e na segunda volta do campeonato.

Ainda assim, as principais vítimas de Paulo César em Portugal têm sido o Belenenses e o Estrela da Amadora, aos quais já marcou seis golos. A estes segue-se o Sporting, com cinco, e o Benfica e o Guimarães, com quatro tentos.




Reinvenções com toque de Domingos

Paulo César é o exemplo mais flagrante da capacidade de Domingos Paciência para quebrar com rotinas de vários anos adquiridas por diversos jogadores e recolocá-los em campo com novas funções. Em nove épocas anteriores jogadas em Portugal, o brasileiro foi sempre ponta-de-lança, embora com aparições fugazes numa das alas. Em Braga é um extremo-esquerdo (ele que até é destro) de eleição e vive a melhor fase de sempre, até premiada com a prorrogação de contrato e melhoria salarial.

Mas há mais. Hugo Viana também nunca jogou tão recuado como agora. Foi campeão da Europa de Sub-16 a jogar no apoio directo ao ponta-de-lança e também foi nessa qualidade que esteve em dois Mundiais pela selecção A. Com o tempo ganhou aptidões defensivas e, na ausência de Vandinho, Domingos usa-o quase ao lado do trinco, Madrid. Viana joga muitas vezes atrás do meio-campo e o próprio já explicou ser isso que induz os adeptos em erro, quando teimam em acusá-lo de estar em má forma.

Por último Matheus, que com o actual treinador se deslocou em sentido inverso ao de Paulo César. Ou seja, desde a ala esquerda, onde despontou no Marco, até ao centro do ataque, onde até tem sido titular, sendo o terceiro melhor marcador da época arsenalista.


Soares Dias pediu desculpa a Eduardo


Eduardo viu contra o Guimarães o segundo cartão amarelo da época, mas mesmo não estando sequer próximo de estar em risco de suspensão teve direito a um pedido de desculpa de Artur Soares Dias. O árbitro que esteve no centro da polémica no dérbi com o Guimarães viu o guarda-redes desenrolar a camisola e cobrir a cabeça e correu de pronto para lhe exibir o respectivo cartão. Antes de o levantar, desculpou-se com o titular da Selecção Nacional e disse-lhe que não lhe queria mostrar o cartão. Para Eduardo, tudo bem. Faltavam poucos segundos para o jogo terminar e a vitória do Braga era certa.


Na vila de Prado


Os miúdos da Casa do Povo da vila de Prado vibraram ontem com a visita de Paulo César e Peterson, que distribuíram autógrafos e ofereceram uma camisola do clube ao jovem Afonso.


O JOGO

JotaCC

Solução nacional ganha força

Ganha força uma solução portuguesa para o comando técnico do Sporting na temporada 2010/11. À cabeça das opções estão Domingos Paciência (Braga), Manuel Cajuda (Al-Sharjah) e Paulo Sérgio (Guimarães). São estes os três nomes fortes em torno da equação que está a ser ponderada pelo presidente leonino, José Eduardo Bettencourt, e pelo director para o futebol, Costinha. A esta ponderação associam-se factores como a qualidade do trabalho que tem vindo a ser realizado nas respectivas equipas por onde têm passado, o conhecimento do futebol nacional, a disponibilidade (quase) imediata e o aspecto económico que a eventual contratação representará, sobretudo face a um técnico estrangeiro.

O director para o futebol tem-se desdobrado em contactos no sentido de aquilatar as condições de um conjunto de treinadores, sendo que, em Alvalade, tem impressionado o futebol apresentado pelo Braga de Domingos Paciência - ainda na luta pelo título -, o percurso que Manuel Cajuda tem no futebol nacional - é um dos treinadores em actividade com mais jogos na Liga, tendo ainda vários apuramentos europeus em equipas de média dimensão - e o modo como Paulo Sérgio recuperou o Vitória de Guimarães para os lugares europeus. Todos estes aspectos são vistos como garantia de que uma aposta para 2010/11 será certeira.

Outro aspecto preponderante na escolha de Bettencourt e Costinha será a questão financeira, e aí a opção Manuel Cajuda será a menos dispendiosa e aquela que poderá ser adoptada com maior facilidade, em face da disponibilidade quase imediata para assumir a preparação da próxima temporada. É que Manuel Cajuda, actualmente a treinar o Al-Sharjah, do Dubai, tem uma cláusula de rescisão de 90 mil euros e está disponível para regressar a Portugal, como fez recentemente saber em entrevista a O JOGO, com o propósito único de "lutar pelo título de campeão nacional" - ele que em Novembro esteve nas cogitações leoninas antes da contratação de Carvalhal. E, nesta altura, Costinha, por intermédio de uma pessoa próxima do treinador, já saberá em que condições é que Cajuda aceitaria um eventual convite.

Domingos Paciência e Paulo Sérgio, por sua vez, implicam maior investimento por parte da SAD leonina, e a sua disponibilidade - em função da luta que o Braga trava pelo título e o Guimarães pela Europa - não é imediata para planificar a época que aí vem. É certo que, para assegurar o concurso de qualquer um dos treinadores, a Sporting, SAD terá de pagar as cláusulas de rescisão - 1,25 milhões de euros e 500 mil euros, respectivamente - constantes dos contratos de Domingos e Paulo Sérgio, mas os encargos salariais serão substancialmente inferiores à opção estrangeira. Nomes como Paul Le Guen, Claude Puel, Gérard Houllier, Co Adriaanse, Luiz Felipe Scolari, Zico ou mesmo Jean Tigana implicariam um superior esforço financeiro ao nível dos honorários, apesar de, neste momento, nenhum nome estar, em teoria, completamente descartado.


Leão foi domado

O ABC vingou a derrota infligida pelos leões na primeira fase e venceu a equipa de Paulo Faria fora de portas. A formação de Braga iniciou da melhor forma a fase final e está agora no terceiro posto, a três pontos do líder FC Porto.

Apesar de motivado pela passagem às meias-finais da Taça Challenge, o Sporting entrou pior no jogo. Os leões revelaram enormes dificuldades para ultrapassar a estrutura defensiva bracarense. O nervosismo foi um inimigo dos leões, que pareciam ter apenas em Bosko Bjelanovic um elemento com maior discernimento. Ainda assim, insuficiente para travar a acutilância do ABC, que depressa alcançou uma vantagem de três golos. O Sporting reagiu e a meio da primeira parte chegou a estar a uma bola dos minhotos - foi também essa a diferença ao intervalo -, mas a defesa leonina comprometeu uma reacção também impulsionada pelo apoio dos adeptos, que compareceram em bom número no Pavilhão do Casal Vistoso.

Na etapa complementar, o ABC voltou a entrar melhor e disparou no marcador outra vez. O Sporting não deu o duelo por perdido, mas cometeu mais erros do que o adversário. E quando tinha soberanas ocasiões para marcar, Hugo Figueira aparecia e enchia a baliza.

Refira-se que os treinadores de Benfica e Belenenses, José António Silva e João Florêncio, respectivamente, aproveitaram o embate entre dois rivais desta fase final para tirarem mais algumas notas sobre ambas as formações, precisamente as suas duas próximas adversárias.

O dérbi eterno está agendado para as 17h00, na Luz, enquanto os bracarenses recebem os azuis do Restelo no sábado.

Declarações

Paulo Faria Treinador do sporting
"Incrível dualidade nos sete metros"

"A dualidade de critérios nos sete metros foi incrível", queixou-se o treinador dos leões, que teve três livres de sete metros durante o jogo, contra dez a favor do ABC. "Defendemos muito bem, mas atacámos mal", argumentou Paulo Faria, triste com a derrota.

Carlos Matos central do ABC
"Atitude defensiva fabulosa, à campeão"

"Foi uma vitória muito difícil, mas sabíamos que era fundamental para continuar em busca do objectivo de ser campeão. Tivemos uma atitude defensiva fabulosa, à campeão", frisou Carlos Matos. "No ataque resolvemos os problemas. O ABC é isto...", disse o central.


O JOGO

JotaCC

Avançado garante que o Sp. Braga não desiste do título
Paulo César aponta mira ao Benfica




"Esperamos um jogo difícil frente à U. Leiria. Será mais uma final para o Sp. Braga. É importante vencer para mantermos a pressão sobre o Benfica", avisou Paulo César, garantindo que os minhotos não desistem do título, a cinco jornadas do final da Liga: "Acreditamos, pois estamos a seis pontos do Benfica e ainda faltam disputar 15. Além disso, eles têm um calendário difícil."

Apesar da confiança, o avançado reconheceu o bom momento das águias: 'O Benfica tem jogado bem e não se pode tirar-lhe o mérito. Mas nós temos é de pensar em fazer o nosso trabalho. Vamos tentar vencer todos os nossos jogos.'

Paulo César desvalorizou o protesto que o V. Guimarães vai apresentar na CD da Liga alegando erro técnico do árbitro que apitou o Braga-Guimarães (3-2) na ronda passada: 'Só tenho que dizer que fomos a melhor equipa.' Hugo Viana continua em dúvida para o encontro de Leiria, devido a uma entorse no tornozelo esquerdo.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Braga não desiste da perseguição ao Benfica

O Sporting de Braga, a seis pontos do líder Benfica, joga este sábado em Leiria, mas esta quarta-feira Paulo César deixou claro que o seu clube vai manter-se na corrida ao título, sublinhando que o jogo com a União de Leiria representa mais uma final.

«Acredito que por tudo o que fizémos e por ainda haver cinco jogos para disputar, que é possível. Nós vamos lutar até ao final», garantiu o avançado do Braga.

Sobre o protesto anunciado pelo Vitória de Guimarães em relação ao jogo da passada semana, Paulo César recusou abordar essa questão.

«Só temos que salientar uma coisa: que o Braga foi melhor. Agora em relação ao que eles [o Vitória] falam, creio que não sou a pessoa indicada para falar sobre esse assunto», referiu.

Já quanto à suspensão aplicada pela Comissão Disciplinar a Carlos Freitas, o jogador bracarense garante que o grupo não ficou abalado.

«O grupo está mais unido que nunca, sabemos as dificuldades que vamos ter pela frente, mas queremos vencer os nossos jogos e quem sabe no final festejar o título», concluiu Paulo César.


TSF

JotaCC

Sp. Braga: Paulo César ainda acredita no título
Avançado quer manter a pressão sobre o líder Benfica


Paulo Sérgio ainda aspira ao título de campeão da Liga. O brasileiro do Sp. Braga quer ganhar à U. Leiria, para continuar a perseguição ao líder Benfica. «Por tudo o que fizemos, acredito [que o Braga pode ser campeão]. Estamos a seis pontos do Benfica, mas ainda há cinco jogos, são 15 pontos em disputa, e eles têm um calendário difícil.»

«Vamos lutar até ao final, tentar ganhar os nossos jogos e no final, quem sabe, festejar o título», explicou Paulo César, depois de visitar o Jardim de Infância e ATL de Prado, no concelho vizinho de Vila Verde.

O atleta vai defrontar a antiga equipa, mas o jogo não tem nenhum carácter especial. Paulo César encarará a partida «como outro jogo qualquer». «É lógico que, pelos anos que estive lá, tenha um respeito muito grande por aquela equipa, mas agora estou no Braga e quero ganhar até para continuarmos esta pressão sobre o Benfica».

TVI24

JotaCC

Hugo Viana está de volta

O médio bracarense recuperou de uma entorse no tornozelo esquerdo e já trabalhou com o restante plantel.

Viana deverá, assim, estar apto a defrontar o União de Leiria, no próximo sábado, em jogo a contar para a 26ª jornada da Liga.

Esta foi mesmo a grande novidade do treino do Sp. Braga, que teve apenas 15 minutos abertos à comunicação social.

A BOLA

JotaCC

Futebol: Sporting de Braga - Distriobuídos 3500 bilhetes para Leiria

O Sporting de Braga já tem assegurado o apoio de 3500 adeptos para o jogo no terreno da União de Leiria, sábado o que constitui um recorde do clube em jogos fora.

3500 sócios, com as quotas em dia, já levantaram o seu ingresso, facultado gratuitamente pela direção bracarense, nos locais habituais de venda de bilhetes da cidade.

Não há memória, num passado recente, de um número tão elevado de adeptos do Braga acompanhar a equipa em jogos fora - sendo muito provável que, até ao dia do jogo, aumente -, ultrapassando os 3000 que viajaram até ao Estádio da Luz, para assistir ao confronto com o Benfica.

Para já, estão lotados 30 autocarros.

Sem ser para sócios, os bilhetes para os adeptos arsenalistas custam cinco euros.

O jogo tem lugar às 19:15 de sábado, no estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

ANTENA MINHO

JotaCC

«Ninguém pensa no segundo lugar» – Madrid

O médio argentino Andrés Madrid assegurou que os «arsenalistas» continuam a pensar no primeiro lugar e que cada jogo será uma final tanto para o Sp. Braga como para o Benfica.

«Continuamos a acreditar no título. Ninguém no balneário pensa no segundo lugar. Vamos continuar a trabalhar e acho que tanto para o Benfica como para nós cada jogo é uma final», afirmou Andrés Madrid, em conferência de imprensa.

Na próxima jornada vão defrontar o União de Leiria: «Vai ser um jogo difícil. Nós vamos manter a atitude e entrar em campo para garantir a vitória.»

Depois do castigo de Vandinho, o médio argentino ganhou espaço no «onze», mas o jogador realçou que o importante é o grupo e não apenas um jogador: «Sinto-me bem tal como me sentia anteriormente. Não sou mais ou menos importante. O grupo está acima de tudo.»

Andrés Madrid enverga a camisola do Sp. Braga há várias temporadas e o clube vem a fazer uma época fantástica: «Nós temos um bom treinador e um bom plantel, mas anteriormente também tínhamos uma boa equipa.»

A BOLA