News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 23/03

Started by JotaCC, 23 de March de 2010, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Ainda sobram 500 bilhetes para o jogo com o Benfica

Já só sobram 500 bilhetes para o jogo entre Benfica e Sporting de Braga. Dos 3.250 ingressos colocados à venda para os sócios arsenalistas, já voaram 2.750 e a previsão será de venda total dos bilhetes para o desafio do Estádio da Luz, no próximo sábado, aquele que é considerado o jogo do título.

Até à próxima sexta-feira, os sócios podem adquirir os bilhetes (ao preço de 22 euros) nos locais de venda habituais: secretaria do clube no Estádio 1.º de Maio; loja Sp. Braga no Braga Parque e centro de atendimento nas galerias do bingo.

O clube arsenalista tem ainda à disposição um 'pack viagem', que custa 37 euros e inclui a entrada e a viagem em autocarro. A partida está agendada para o Estádio 1.º de Maio, às 14 horas, estando o regresso previsto após o final do jogo.
De realçar que os bilhetes à venda são, exclusivamente, para sócios do Sporting de Braga. Caso não sejam vendidos, são devolvidos.



Trio com via verde para a Luz


O primeiro treino da semana trouxe boas notícias para Domingos Paciência. A pausa no campeonato - fruto da final da Taça da Liga - permitiu recuperar um trio de jogadores, que na última semana trabalhou condicionado devido a lesões: Evaldo, Paulo César e Matheus.

Os três brasileiros integraram o treino (após dois dias de folga) sem limitações e trabalharam a cem por cento com os restantes colegas de equipa. Um trio que ganha assim via verde para a Luz. E entrada directa no onze, no caso de Evaldo e Paulo César, duas peças fundamentais na estratégia da equipa arsenalista. Aliás, o lateral esquerdo é um dos totalistas da equipa, a par de Eduardo, e irá manter, assim, o registo imparável esta temporada.

Já Matheus - titular no último desafio com o Rio Ave no lugar de Paulo César - deverá sentar-se no banco de suplentes. O avançado foi, também, totalmente reintegrado depois de ter estado limitado devido a uma entorse no tornozelo esquerdo e até esteve em destaque na habitual peladinha, ao assinalar um golo de calcanhar de belo efeito.

Com o trio recuperado para o já denominado jogo do título com o Benfica, o caso mais delicado é o de Leone. O brasileiro continua a braços com uma lesão muscular na coxa esquerda e, ontem, voltou a trabalhar à parte do restante grupo. O defesa central fez apenas corrida, abandonou o relvado mais cedo e tudo indica que não poderá ser opção para o jogo da 24.ª jornada.

Mas a baixa do brasileiro não mexe na estratégia de Domingos Paciência, que deverá apostar em Rodriguez para formar a dupla de centrais, juntamente com o capitão Moisés.
Num treino marcado pela animação e boa disposição entre os jogadores - num sinal claro do ambiente de satisfação e entusiasmo que reina no seio dos 'Guerreiros do Minho' - o técnico afinou a estratégia para a batalha da Luz, sob o olhar atento do presidente António Salvador.



Voleibol: Taça de Portugal (fem.) - Trofa e Sporting de Braga disputam troféu em Baião


A final da Taça de Portugal de voleibol feminina entre o Clube Atlético da Trofa e o Sporting de Braga será disputada a 25 de Abril, em Baião, anunciou hoje a federação da modalidade.

Nas meias finais, as trofenses venceram as açorianas do Clube Kairós, por 3-1 (25-16, 25-19, 10-25 e 25-13), enquanto as bracarenses derrotaram as madeirenses do Câmara de Lobos, pela margem mínima de 3-2 (25-23, 23-25, 11-25, 25-22 e 15-9).

Nos quartos de final, o CA Trofa venceu, em Gondomar, a Ala Nun'Álvares, por 3-0 (25-23, 25-18 e 25-16), enquanto o SC Braga derrotou, no recinto do seu adversário, o Oeiras por 3-2 (19-25, 25-19, 25-13, 17-25 e 15-9).

Na época passada, igualmente no Multiusos de Baião, o Clube Desportivo Ribeirense inscreveu o seu nome, pela primeira vez, no historial dos vencedores da Taça de Portugal, ao vencer o Gueifães, por 3-1 (25-14, 18-25, 25-17 e 25-16).

No total das 37 edições da Taça de Portugal, os títulos estão assim distribuídos: Castelo da Maia e Leixões 8, Boavista (7), AC Portugal e CA Trofa (3), Sporting e Benfica (2), CD Ribeirense, CS Madeira, CDUP e Estrelas da Avenida (1).

As equipas de seniores masculinos do Castelo da Maia e do Benfica, por seu lado, vão disputar, às 15:00 do dia 03 de Abril, a final da Taça de Portugal, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Trunfos na mesa
DOMINGOS JÁ CONTA COM EVALDO, PAULO CÉSAR E MATHEUS PARA BATALHA DA LUZ

Até parecia estar tudo bem controlado, depois de uma semana em que houve tempo para respirar e recarregar baterias. A verdade é que logo no primeiro treino da preparação para o jogo de todas as decisões, Domingos Paciência ficou com todos os trunfos em cima da mesa das opções para a batalha da Luz.

Evaldo, Paulo César e Matheus estão reintegrados e trabalharam ontem já a todo o gás, provando que os problemas físicos que os afetaram fazem parte do passado.

Domingos Paciência pode respirar fundo e ultimar com mais critério a estratégia a apresentar sábado à noite, frente ao Benfica, sendo que o caso de Evaldo é o que confere maior alívio. O defesa-esquerdo é totalista esta temporada e não tem um concorrente à altura para o seu lugar, sendo que o outro lateral esquerdino de raiz do plantel, Tiago Pinto, nem sequer está inscrito. Mas Evaldo está bem e recomenda-se, depois do susto no início da semana passada quando sofreu uma entorse no joelho esquerdo que o obrigou a ficar na mesma "redoma" dos seus compatriotas Paulo César e Matheus.

Quanto aos dois avançados, a sua recuperação só serve para abrir dúvidas no onze de Domingos Paciência. Matheus, recorde-se, sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo que provocou a sua substituição no jogo com o Rio Ave, onde foi titular pela terceira vez esta época em jogos da Liga Sagres. A rapidez do esquerdino não é de descurar como arma a aproveitar no jogo com o Benfica. Já Paulo César está há duas semanas sem competir, mas faz parte dos indiscutíveis...



Exércitos de elite
CAMPEONATO JOGA-SE NA LUZ ENTRE AS DUAS MELHORES EQUIPAS DA LIGA

Faltam quatro dias para que Benfica e Sp. Braga se reencontrem num confronto de tudo ou nada e no qual está em causa o título nacional. As duas únicas equipas que entram na reta final do campeonato alimentando a esperança de serem campeãs têm pela frente hora e meia que pode ser determinante para o futuro imediato. Os 3 pontos de vantagem dos encarnados concedem-lhes posição de privilégio mas a vitória bracarense na primeira volta, e logo por 2 golos, bem como o calendário mais favorável, são fatores que equilibram a perspetiva do que pode suceder até o fim.

O espetáculo

Frente-a-frente vão estar dois exércitos de elite, os mais fortes de uma época que já deixou pelo caminho potências como FC Porto e Sporting. Se o Benfica de Jorge Jesus tem aliado à força ganhadora um elevado sentido estético, potenciado por alguns dos melhores executantes que pisam relvados portugueses, o Sp. Braga tem subido a pulso a corda que o conduziu ao topo da tabela. O trabalho de Domingos Paciência, competente na conceção e no modo como tem tirado partido dos seus jogadores, pode ser menos exuberante mas é tão brilhante no resultado final.

Fazer contas


Uma das diferenças mais significativas entre as duas formações tem a ver com o passado recente. De um lado um Benfica a gerir o esforço despendido em 2 jogos de intensidade máxima (Marselha e FC Porto na final da Taça da Liga), do outro um Sp. Braga que teve duas semanas para preparar o momento sem desviar atenções para outros interesses. Porém, o que pode ser aparente vantagem bracarense esbate-se na motivação encarnada resultante de duas vitórias brilhantes e que sustentam, com mais e melhores argumentos, a convicção de que, por ora, o Benfica apresenta argumentos técnicos e táticos difíceis de contrariar.

Depois do confronto de sábado ficarão a faltar 6 jornadas para o termo da competição. Uma vitória do Benfica elevará para 6 pontos a vantagem sobre o rival, o que deixará a questão do título praticamente definida; o empate manterá a diferença de 3 pontos mas dará ao Sp. Braga vantagem no confronto direto; o triunfo minhoto colocará as equipas em igualdade pontual, conferindo aos minhotos a liderança pelos resultados entre si. Só a primeira hipótese deixará o título praticamente encaminhado. Mesmo considerando que o calendário benfiquista é mais complicado - as águias têm de jogar ainda com Sporting, na Luz, e FC Porto, no Dragão -, a vantagem pontual seria, em caso de vitória, um argumento muito forte para lhes atribuir favoritismo.


RECORD

JotaCC

Bola é do adversário pontos são minhotos

Quem disse que ter a bola é garantia de sucesso? Domingos Paciência não foi, com certeza. Até porque já constatou o contrário. Este Braga não é nenhum especialista em matéria de posse de bola e fora de casa atinge números extraordinariamente baixos para a taxa de sucesso que apresenta. No total, há 10 (!) equipas da Liga Sagres que, extramuros, têm mais tempo a bola controlada do que o Braga. Até o Belenenses e o Olhanense, que lutam desesperadamente para não descer, são mais dominadores. Mas, de todas, só mesmo o Benfica fez mais pontos.

Ao todo, o Braga tem, em média, 24,7 minutos de esférico na sua posse quando joga fora do Minho, número bem diferente dos 28,5 registados no Estádio AXA. O FC Porto é o melhor intramuros com 32,2 minutos. O Benfica domina fora: 27,7.

O ataque rápido é a principal qualidade dos minhotos. Alan, Paulo César e Mossoró, os mais empreendedores da equipa, não são de ter a bola muito tempo. O próprio modelo da equipa obriga a que os 10 jogadores de campo se disponham em campo de forma larga, o que não favorece o controlo de jogo, contrariamente ao que acontece com equipas que jogam com sistemas tácticos que privilegiam o meio-campo. Talvez por isso o líder neste aspecto particular seja o Benfica, que joga num 4x4x2 sem alas, e nos primeiros cinco classificados, estejam outras três equipas que passaram a maior parte da época a jogar no mesmo modelo. Falamos do Sporting, Nacional e Belenenses. Só o FC Porto destoa lá no meio. Mais uma prova de que isso não significa fazer uma boa campanha...


Bons exemplos contra os grandes

As vitórias caseiras contra os três grandes e a forasteira no Sporting são excelentes exemplos de como um resultado óptimo não tem que ver com um domínio de jogo acentuado. O Braga viu sempre o adversário ter domínio maior, mas ganhou sem ter de sofrer muito. Nos jogos com os grandes, o Dragão foi excepção.



Uma ala renovada para o assalto ao trono da Liga

Se já poucas dúvidas restavam sobre a recuperação total de Matheus, Evaldo e Paulo César a tempo do jogo com o Benfica, o primeiro treino do Braga numa semana que poderá ser decisiva para o desfecho do campeonato tratou de dissipá-las. Os três jogadores não apresentaram queixas ao longo das cerca de duas horas que durou a sessão de trabalho, seguida atentamente por cerca três dezenas de adeptos, e estão prontos a utilizar por Domingos Paciência. Aliás, o treinador bracarense não se deve fazer muito rogado na hora de apostar de início nos últimos dois no Estádio da Luz, numa esquerda renovada que foi utilizada pela última vez no embate com o Olhanense, fará no sábado precisamente um mês.

Embora só uma recaída deva levar Evaldo e Paulo César a saltarem do onze, a verdade é que Domingos optou por separá-los nas inúmeras peladinhas que organizou no treino. O extremo alinhou na equipa composta pela actual espinha dorsal - Moisés, Rodriguez, Madrid, Hugo Viana e Mossoró -, enquanto o lateral esteve na adversária, da qual também fizeram parte Filipe Oliveira, Alan e Renteria, os outros possíveis titulares no encontro com o Benfica. No entanto, o técnico arsenalista raramente "ousou" deixá-los no banco de suplentes sempre que foram dados como clinicamente aptos pelo departamento médico. E não se espera que desta vez opte por deixá-los de fora, num jogo tão importante na luta pelo título.

A espreitar nova oportunidade para ser titular está o esquerdino Matheus, que se cotou como um dos melhores nas últimas ocasiões em logrou esse estatuto. Por isso, não é descabido pensar que possa ser opção para o centro do ataque, no lugar que parece entregue a Renteria. A sua velocidade permitiria a Domingos jogar com um bloco mais recuado, de forma a controlar as movimentações de Di Maria, Aimar e companhia, mas sem descurar o ataque.

A maior incógnita nesta fase é a disponibilidade de André Leone, pois o central foi o único que não participou no treino de conjunto. O brasileiro limitou-se a fazer corrida e alguns exercícios com Francisco Miranda.


Já só faltam 500 bilhetes

O Braga está a 500 bilhetes de vender todos os ingressos (3250) solicitados ao Benfica para o grande jogo de sábado, no Estádio da Luz. A venda continua a ser exclusiva a sócios do clube minhoto, que só têm até sexta-feira para os adquirir. Se sobrarem algumas entradas, os responsáveis arsenalistas vão devolvê-los aos lisboetas.


Eduardo saiu mais cedo

A presença de Eduardo no treino quase nem deu para aquecer. O guarda-redes esteve cerca de meia-hora à vista dos adeptos que circundaram um dos relvados anexos ao AXA, deixando o treino após cumprimentar António Salvador e Rui Casaca. À tarde o internacional luso acompanhou o adjunto Miguel Cardoso numa formação da UEFA, em Lisboa



Amanhã há visita à escola


O périplo do Braga pelas escolas do concelho terá amanhã mais uma paragem, depois de na última semana Mossoró e Olberdam terem distribuído autógrafos na EB 1 Gandra/Ferreiros. Desta vez a contemplada foi o Colégio de Sete Fontes, onde por volta das 15 horas está prevista a presença de outros dois jogadores do plantel arsenalista.



Domingos vê ladrão condenado a 18 anos


O brasileiro Cássio de Souza, líder do grupo que em Janeiro de 2009 fez seis assaltos em Matosinhos, entre os quais à casa de Domingos Paciência, foi condenado ontem a 18 anos de prisão pelo Tribunal de Matosinhos. Os outros quatro arguidos, dois portugueses, tiveram penas entre 12 e 15 anos.

O assalto à casa do treinador do Braga foi feito sem a presença deste. Mas a sua mulher e os três filhos foram trancados na casa de banho enquanto os assaltantes colocavam os objectos de casa no carro de Domingos, também roubado.


O JOGO

JotaCC

Voleibol

Final de novo em Baião

A final da Taça de Portugal de voleibol feminino será dia 25 de Abril, em Baião, entre o Trofa e o Sporting de Braga. O Trofa afastou o Clube K nas meias-finais (3-1), enquanto o Braga bateu o Câmara de Lobos (3-2). O Ribeirense venceu a última edição, também em Baião. A final masculina, entre Castêlo da Maia e Benfica, será dia 3, em Coimbra.


FC Porto na Nortecoope e Benfica vai ao Marco


Realizou-se ontem o sorteio dos 1/16 avos-de-fonal da Taça de Portugal, etapa da prova em que o FC Porto, actual detentor do troféu, irá fazer uma curta deslocação, para defrontar a Nortecoope.

Também o Benfica jogará fora, com o Marco, enquanto a Juventude de Viana irá defrontar o Cambra, igualmente fora de casa. Os encontros estão marcados para o próximo dia 17 de Abril.

Taça de Portugal

Os Tigres-Marrazes

HA Cambra-Juventude de Viana

Acad. Feira-Biblioteca

Sobreira-Porto Santo SAD

Riba d'Ave-Oliveirense

Marco-Benfica

Tomar-Valongo

Sesimbra-Infante Sagres

Algés-Turquel

Gulpilhares-Física

Paço de Arcos-Oeiras

Nortecoope-FC Porto

Póvoa-Barcelos

Aljustrelense-Cascais

Stella Maris-Candelária

Braga-Ac. de Espinho


O JOGO

JotaCC

Domingos foi o último vencedor

Treinador arsenalista triunfou na Luz com a Briosa,em Abril de 2009. De então para cá, ninguém lá venceu


Domingos Paciência foi o último treinador de uma equipa da Liga a sair vencedor do Estádio da Luz. O actual técnico do Braga venceu no reduto benfiquista há quase um ano (11 de Abril de 2009), quando orientava a Académica.

Um golo de Tiero garantiu o triunfo dos estudantes, por 1-0, tendo, deste modo, a equipa de Coimbra repetido a vitória da época anterior, também para o campeonato (3-0) e já sob o comando do agora técnico arsenalista. Curiosamente, Luís Aguiar, agora no Braga, foi o autor do terceiro golo da Briosa, confirmando um êxito que começara a ser desenhado com golos de Miguel Pedro e de Markus Berger.

Com 10 vitórias e um empate nos 11 jogos disputados esta época, em casa, para a Liga (um registo igual ao do Braga), o Benfica, depois desse desaire com a Académica, venceu dois jogos e empatou um, nos três restantes encontros, para a Liga, da época 2008/09. Domingos Paciência, enquanto treinador, no campeonato, só perdeu uma vez na Luz. Foi no jogo de estreia, na época 2006/07, pela União de Leiria. Então, as águias venceram por 2-0, com golos de Simão e Petit.

A tendência do técnico de obter bons resultados na Luz não deixará de funcionar como motivação extra para o jogo de sábado (20.15 horas, SportTV1), quando se sabe que o Braga, para o campeonato, só venceu uma vez no reduto benfiquista. Foi na época de 1954/55, por 1-0, num jogo que até foi disputado no Jamor. Nos restantes 52 jogos na condição de visitante, diante dos benfiquistas, o Braga perdeu 41 (77%) e empatou 11 (21%). Apesar do claro desnível, nas últimas nove épocas, os minhotos empataram cinco vezes na Luz, mas, na temporada passada, perderam por 1-0.

JN

JotaCC

Liga ao rubro: Técnico do Benfica avisou jogadores para evitarem ser afastados do jogo com o Sp. Braga
Jesus proibiu águias de reagir a dragões

Os jogadores do Benfica receberam ordens expressas para não responder a provocações dos jogadores do FC Porto durante a final da Taça da Liga, no domingo, como forma de evitar que algum deles pudesse ser expulso e falhar o jogo do título com o Sp. Braga, no próximo sábado (20h15, Sport TV1).

Esta indicação foi reforçada por Jorge Jesus e Rui Costa ao intervalo, já depois de Bruno Alves ter sido protagonista de vários incidentes com jogadores encarnados e de ter acabado por entrar no túnel de acesso aos balneários do estádio do Algarve literalmente de cabeça perdida e agarrado pelo médico Nelson Puga, que o tentava acalmar.

Perante o resultado satisfatório (3-0) e a ausência de cartões vermelhos, o Benfica não reagiu aos incidentes ocorridos no relvado, mas, sabe o CM, na Luz acredita-se que alguns jogadores do FC Porto, especialmente Bruno Alves, pretenderam provocar deliberadamente os adversários para incitar reacções intempestivas que levassem o árbitro Jorge Sousa a utilizar o cartão vermelho e que fragilizassem a equipa no jogo que pode deixar as águias com seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado.

De acordo com testemunhos apresentados por jogadores do Benfica, "filho da p..." foi uma expressão usadas do princípio ao fim pelo capitão do FC Porto, que, na opinião de uma fonte do clube da Luz, "tentou, mas não conseguiu os seus intentos".

Os encarnados consideram que o árbitro Jorge Sousa contemporizou ao não expulsar Bruno Alves nos lances em que "agrediu" Pablo Aimar com um pontapé, quando este se encontrava caído no relvado, e Cardozo, a quem agrediu com uma cotovelada na sequência de um lance aéreo.

Contudo, apurou o CM, os máximos responsáveis do clube da Luz entendem que o árbitro procurou "não estragar" o jogo e evitar "incendiar" as bancadas, já depois dos incidentes registados entre as claques no exterior do estádio .

Um dos maiores receios de Jorge Jesus, na final da Taça da Liga era precisamente que elementos como Luisão, David Luiz ou Cardozo pudessem ser excluídos do jogo do título e, por isso, foi com grande alívio que encarou a saída incólume de todos os jogadores de uma partida que teve fases de enorme picardia. O técnico poupou alguns jogadores, mas, sabe o CM, estava apostado em conquistar este título, pela injecção de confiança que podia transmitir aos jogadores para o jogo decisivo dentro de quatro dias.

"JOGO NÃO DECIDE TÍTULO"

David Luiz acredita que o jogo com o Sporting de Braga não vai decidir quem será o próximo campeão nacional. "É um jogo que vale mais três pontos, contra um adversário directo na luta pelo título. Vamos descansar e teremos mais alguns dias para preparar o encontro. Em minha opinião, não vai decidir o título, mas queremos os três pontos", afirmou o central.

Utilizado por Quique Flores como lateral-esquerdo na última época, David Luiz reconheceu ter aprendido "bastante" a jogar num posição que não é a sua e também crescido como jogador, deixando elogios a Jorge Jesus. "O mister cobra--me muito, prefere dizer-me uma palavra mais forte do que me passar a mão na cabeça. Sei que é o melhor para mim".

INCIDENTES EM BRAGA

Tal como a final da Taça da Liga, que teve lugar no domingo, foi também Jorge Sousa o árbitro do jogo da primeira volta, entre Sporting de Braga e Benfica (2-0). E, à semelhança do que aconteceu agora, também esse encontro ficou manchado por incidentes de violência, mas nas imediações do túnel e no seu interior, tendo como protagonistas jogadores das duas equipas e não as claques. Na sequência desses incidentes, a Comissão Disciplinar puniu o bracarense Vandinho com três meses de suspensão, enquanto Mossoró foi afastado por três jogos e Ney Santos, agora no Vitória de Setúbal, com dois jogos.

A Liga abriu ainda um inquérito a Di María, que acabou por ser arquivado, por nada se ter provado.

APONTAMENTOS

Salvador no treino

António Salvador, presidente do Sporting de Braga, assistiu ao treino matinal de ontem para dar ânimo ao plantel, que vai discutir, no sábado, a liderança da Liga com o Benfica. As águias somam mais 3 pontos, mas os bracarenses ganharam em Braga (2-0).

PAULO CÉSAR É AMEAÇA NA LUZ

Vinte jogos e cinco golos marcados. É este o saldo de Paulo César com a camisola do Sp. Braga na presente temporada, registo que o coloca entre os imprescindíveis de Domingos Paciência.

Coincidência ou não, a sua ausência, por lesão, nos dois últimos jogos da equipa (V. Setúbal e Rio Ave) deixou um vazio na frente de ataque bracarense, e o resultado está à vista: apenas um golo marcado no triunfo (1-0) sobre os vilacondenses, que sucedeu ao nulo na deslocação ao Bonfim.

O calvário, no entanto, chegou ao fim, e o avançado brasileiro está totalmente recuperado do estiramento na coxa direita, perfilando--se como sério candidato à titularidade no encontro diante do Benfica no Estádio da Luz.

Um bom problema para Domingos resolver, e que poderá culminar com a colocação de Luís Aguiar no banco de suplentes.

De resto, parece não haver dúvidas na mente do técnico minhoto, que, privado de Vandinho (suspenso 3 meses), deverá fazer alinhar um meio-campo com Andrés Madrid e Hugo Viana, e onde Mossoró surge como 'vagabundo' atrás do tridente Alan, Paulo César e Rentería.

ANDRÉ LEONE EM DÚVIDA

André Leone é a grande dúvida do Sp. Braga para a deslocação ao Estádio da Luz. O central brasileiro continua a recuperar de uma lesão muscular no adutor da coxa esquerda e ontem apenas realizou treino condicionado.

Em sentido inverso, evoluíram sem limitações o lateral-esquerdo Evaldo e o extremo Matheus. Ambos estão à disposição de Domingos para o jogo frente ao Benfica.

O OLHAR DO ADEPTO

O BENFICA-SP.BRAGA É O JOGO DO TÍTULO?


"Nesta altura do campeonato, sim, é o jogo do título. Mas depois de jogar com o Braga o Benfica ainda vai ter pela frente mais seis jogos do título. Na jornada anterior, quando Cardozo marcou o golo da vitória sobre o Nacional, logo se percebeu, pelo modo como Jorge Jesus e todo o banco festejaram, que aquele jogo no Funchal também era o jogo do título, embora, à primeira vista, não fosse. Trata--se apenas de uma questão de pragmatismo. Quem quiser ser campeão tem de ganhar o maior número de jogos o mais rapidamente possível. E é nesta vida que andamos. Não conhecemos outra.": Leonor Pinhão

"Para o Braga provavelmente é, uma vez que uma derrota na Luz significa passar a preocupar-se sobretudo com o segundo lugar. Para o Benfica, um resultado, mesmo que menos bom no sábado, é menos dramático do que para o Braga. Apesar de ter de jogar com o Sporting e com o Porto, o Benfica vai com vantagem e tem um banco mais forte. Voltando ao Braga, a importância deste jogo pode medir-se nisto: nunca o Braga em toda a sua história esteve na situação em que está hoje. E estou convencido de que, muito provavelmente, tão depressa não voltará a estar tão perto do título nacional.": Marcelo Rebelo de Sousa

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Leone ainda atrasado

O defesa brasileiro continua debilitado devido a lesão muscular no adutor da coxa esquerda, estando ainda atrasado em relação a outros «clientes» do departamento médico do Sp. Braga. Assim, o mais certo é falhar o jogo com o Benfica.

Evaldo, Matheus e Paulo César dão sinais evidentes de recuperação – voltaram na manhã desta terça-feira a efectuar reintegração progressiva no treino -, por isso a dúvida maior permanece sobre André Leone.

O jogador faz tratamento e trabalho condicionado no ginásio e no relvado, tudo apontando que não conseguirá estar em condições para a deslocação ao Estádio da Luz, onde no domingo a equipa jogará o importante encontro com o Benfica.

A BOLA

JotaCC


Carlos Freitas «sacode» pressão


O "manager" do Sporting de Braga atirou hoje a pressão para o lado do Benfica no jogo de sábado entre as duas equipa e disse esperar que o árbitro esteja à altura.

Carlos Freitas disse que "a responsabilidade maior cabe ao Benfica" e apontou várias razões.

"Joga em casa, é um crónico candidato ao título e seguiu uma política de investimentos altamente agressiva, logo, é a ele que deve ser atribuída a maior fatia de responsabilidade", sublinhou.

Quanto à equipa "arsenalista", disse que "a confiança está em alta" e que lhe "cabe a tarefa de fazer jus a um trajeto brilhante na presente Liga, onde, até à data, a pior classificação que ocupou é a atual, ou seja, o segundo lugar".

RTP

JotaCC

Sp. Braga vence (4-2) V. Guimarães

O Sp. Braga venceu o V. Guimarães por 4-2, esta terça-feira, no Estádio 1.º de Maio, no "derby" relativo à sétima jornada do Campeonato Primavera da Zona Norte da Liga Intercalar.

Os "arsenalistas" venciam ao intervalo por 2-1 e chegaram ao 4-1 nos primeiros 20 minutos da segunda parte.

Os vimaranenses, que ficaram reduzidos a dez nos instantes finais da primeira metade, reduziram a desvantagem a um minuto dos 90.

Com este triunfo, o Sp. Braga iguala o Paços de Ferreira e o Varzim no topo da tabela, com 11 pontos, contra 9 do V. Guimarães.


A BOLA

JotaCC

Moisés e Rodríguez para travar melhor ataque
DUPLA DE CENTRAIS CONFIRMADA

O Sp. Braga deu sequência à preparação para o jogo de sábado, na Luz, realizando um treino à porta fechada. O boletim clínico publicado no sítio oficial do clube arsenalista confirma que Evaldo, Matheus e Paulo César estão em fase de reintegração progressiva, devendo entrar nas opções de Domingos para o embate contra o Benfica.

Uma lesão muscular no adutor da coxa esquerda deixa André Leone fora de combate, tendo o central de manter-se em tratamento, complementado com algum trabalho condicionado em ginásio e no relvado. Um problema menor para a equipa técnica, porquanto Moisés e Rodríguez dão garantias no eixo da defesa e vão ter um teste de fogo contra o melhor ataque do futebol português, liderado por Cardozo e Saviola, e que já ficou a zeros na partida da primeira volta, no Minho. Do relatório clínico consta ainda o nome de Bruno Tiago, um lesionado de longa duração. Esta manhã realiza-se mais um apronto à porta fechada, decorrendo ao início da tarde mais uma visita de elementos do plantel a uma escola da região bracarense.

RECORD

JotaCC

Carlos Freitas atira pressão para cima do Benfica

O "manager" do Sporting de Braga atirou esta terça-feira a pressão para o lado do Benfica no jogo de sábado entre as duas equipas, da 24.ª jornada da Liga de futebol, e disse esperar que o árbitro esteja à altura.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Freitas disse que "a responsabilidade maior cabe ao Benfica" e apontou várias razões.

"Joga em casa, é um crónico candidato ao título e seguiu uma política de investimentos altamente agressiva, logo, é a ele que deve ser atribuída a maior fatia de responsabilidade", sublinhou.

Quanto à equipa "arsenalista", disse que "a confiança está em alta" e que lhe "cabe a tarefa de fazer jus a um trajecto brilhante na presente Liga, onde, até à data, a pior classificação que ocupou é a actual, ou seja, o segundo lugar".

O responsável pelo futebol do clube minhoto recusou qualquer pressão, considerando mesmo que o cenário de uma vitória e consequente regresso à liderança "só pode libertar ainda mais os jogadores e oferecer-lhes uma carga motivacional extra, nunca inibi-los".

"Os nossos jogadores já demonstraram no campo que não necessitam de recorrer a jogos virtuais para poder vencer qualquer antagonista", disse ainda, numa alusão implícita às críticas à arbitragem de Jorge Jesus, então treinador do Braga, no final do jogo no Estádio da Luz na época passada: "campeões só na Playstation".

A nomeação da equipa de arbitragem também mereceu a atenção de Carlos Freitas, que disse esperar que o árbitro "esteja à altura da excelência do encontro entre duas grandes equipas, que deixe o protagonismo para as individualidades dos dois conjuntos e não se torne na figura maior do jogo".

"Seria muito mau repetir-se o cenário do ano passado, em que o senhor Paulo Baptista protagonizou uma actuação verberada por toda a crítica especializada, dado o prejuízo que nos causou, pois, também aí, podíamos ultrapassar o nosso adversário e não nos deixaram", recordou.

Os responsáveis bracarenses estão "seguros que tal não se repetirá e que o Benfica-Sporting de Braga de sábado será decidido dentro das quatro linhas pela qualidade dos jogadores e dos treinadores e que o árbitro apenas fará parte desse grande espectáculo", concluiu Carlos Freitas.


Zé Maria I, capitão da única vitória fora sobre o Benfica diz que o segredo é "correr mais"

O capitão da única equipa do Sporting de Braga que venceu fora o Benfica, há 55 anos, a contar para o campeonato de futebol, em 1954, tem receita para o jogo de sábado, no Estádio da Luz: correr mais do que o adversário.

José Maria Vieira, 81 anos, mais conhecido por Zé Maria I, jogou no Sporting de Braga durante mais de 10 anos, tendo capitaneado a equipa minhota durante grande parte da década de 50 do século passado.

De baixa estatura (1,70 metros), mas com "um tempo de salto fora do vulgar", o antigo defesa central bracarense recordou, em conversa com a agência Lusa, como se tivesse sido ontem a tarde de 31 de Outubro de 1954, em que o Sporting de Braga se deslocou ao Estádio do Jamor (o da Luz estava construção) e venceu por 1-0.

"Lembro-me que estava um dia esplêndido e que foi uma grande exibição da equipa toda. O treinador do Benfica, o Otto Glória, apresentou um esquema muito contestado na altura, a diagonal, e os jogadores do Benfica não sabiam bem o que fazer em campo, e no fim rendeu-se à grande exibição e equipa do Braga na altura", lembrou.

O treinador-jogador era o argentino Imbeloni, marcador do único golo da partida, já na segunda parte, numa jogada iniciada precisamente por Zé Maria I que a relata com pormenor.

"Desarmei o José Águas, um grande avançado, avancei no terreno, tabelei com o Fantin, outro grande jogador argentino, dei ao extremo direito que cruzou e o Imbeloni só teve que encostar na linha de 'penalty' e o guarda-redes nem se mexeu. No ano seguinte demos cinco 'secos' ao Benfica em Braga!", recordou ainda.

Perspectivando o desafio de sábado entre as duas equipas, Zé Maria I diz-se "esperançado e muito optimista porque o Braga tem uma boa equipa: só é preciso correr!", aconselha.

Recusando comparações com a equipa actual, reforçou que "o futebol pode ser muito bem jogado, mas se não se correr não se faz nada".

"Nós tivemos essa vitória no Benfica porque corremos muito, corremos mais do que eles, e jogámos bem, tínhamos uma equipa muito tecnicista, até chamavam à equipa a 'Argentina'", lembra.

Das instruções de Imbeloni lembra as habituais: "Os defesas tinham que marcar os avançados, não deixá-los jogar, não deixá-los cruzar, não deixar que a equipa tivesse posse de bola, tínhamos que nos antecipar e nisso éramos fortes, agora nem tanto, deixam-nos jogar à vontade...".

Nascido em Matosinhos, mas radicado em Braga desde os 20 anos, altura em que foi jogar para o Sporting local, Zé Maria I acredita que os minhotos podem vencer na Luz, sendo que um empate "já era um bom resultado".

Ser campeão não será tarefa fácil, porque "eles [Benfica] estão a jogar bem, mas ainda vão ao FC Porto e recebem o Sporting, são seis pontos que podem perder...", deixou.

O JOGO