News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 08/03

Started by JotaCC, 08 de March de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga mantém sonho


O jogo com o Vitória de Setúbal, apesar de todas as dificuldades que são sempre inerentes a um confronto com os sadinos, era ideal para o Sp. Braga conquistar a sua 17.ª vitória no campeonato, assumindo a liderança isolada da prova e, consequentemente, aumentando a pressão sobre o Benfica que, nesse caso, frente ao Paços de Ferreira, precisava de uma vitória para se manter junto aos arsenalistas.

A vitória não apareceu, mas, mesmo assim, os minhotos assumiram a liderança da Liga Portuguesa de Futebol, com os mesmos pontos que o Benfica, por ter vencido o confronto entre as duas equipas, isto à condição, uma vez que o Benfica apenas jogou na noite de ontem.

No entanto, os lisboetas não facilitaram na recepção aos pacenses e, por isso mesmo, voltaram a isolar-se na liderança da tabela classificativa, aumentando a vantagem pontual sobre o segundo classificado, o Sp. Braga, para três pontos.

No entanto, e apesar deste revés, o Sp. Braga continua a acreditar e o sonho dos arsenalistas mantém-se. São apenas três pontos que separam as duas equipas, mas é preciso recordar que o Sp. Braga ainda tem que se deslocar a Lisboa para defrontar o Benfica e, certamente, na capital os arsenalistas vão dar o seu melhor.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Vingar adeus à Taça com um olho no título
VENCER RIO AVE É OBRIGATÓRIO PARA APOSTAR TUDO NA LUZ
   
O Sp. Braga não podia ter "escolhido" pior altura para desperdiçar 2 pontos no Sado e Domingos Paciência sabe que o mesmo cenário não se poderá repetir na receção ao Rio Ave, do próximo sábado. Vencer é obrigatório, até porque na ronda seguinte os arsenalistas deslocam-se ao Estádio da Luz para discutir a liderança!

Na memória ainda está o recente desaire, em casa, frente aos vila-condenses e que ditou o afastamento da Taça de Portugal, desafio que, certamente, o treinador dos minhotos irá recordar para motivar ainda mais os seus jogadores. As experiências a meio-campo não explicam, por si só, a má prestação coletiva e, agora, o plantel tem uma oportunidade de ouro para vingar a desilusão de apenas poder ver a final do Jamor no... desconforto do sofá.

O Rio Ave é, por tradição, um adversário acessível para o Sp. Braga (3-0 e 5-0 nas duas últimas temporadas), mas recorde-se que foi o primeiro adversário a roubar pontos para o campeonato:o empate em Vila do Conde quebrou a série inicial de 7 vitórias consecutivas.

Fôlego

Após este encontro, Domingos Paciência vai beneficiar da final da Taça da Liga, onde o Benfica medirá forças com o FC Porto, e terá duas semanas completas para preparar a tão aguardada visita ao Estádio da Luz. Um período importante para ensaiar a estratégia, preparar psicologicamente o grupo de trabalho e, também, possibilitar a recuperação física de alguns atletas que têm desfalcado a equipa nos últimos tempos.


RECORD

JotaCC

Corta-mato: Youssef Kalai e Dulce Félix campeões nacionais

Youssef Kalai e Dulce Félix sagraram-se hoje, em Albufeira, campeões nacionais de corta mato em masculinos e femininos, respectivamente, prova disputada em simultâneo com o 33.º Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor, na pista das Açoteias.

O atleta da Conforlimpa foi segundo classificado na prova masculina (12 mil metros) atrás do queniano Mark Bett. Hélder Ornelas completou o pódio.

Já a atleta do Sporting de Braga venceu a prova feminina, concluindo o percurso de oito mil metros à frente de Sara Moreira e Ana Dias.

Masculinos:
1. Mark Bett (QEN) 35:22.
2. Youssef Kalai (POR) a 15.
3. Hélder Ornelas (POR) a 19.
4. Manuel Damião (POR) a 23.
5. Licínio Pimentel (POR) a 29.

Femininos:
1. Dulce Félix (POR) 26:09.
2. Sara Moreira (POR) a 31.
3. Ana Dias (POR) a 41.
4. Amiko Kalovics (HUN) a 48.
5. Kowalska Katarzyna (POL) a 52.

A BOLA

JotaCC

Madrid trava rivais

Apesar de ter estado dois meses lesionado, Madrid passou o teste em Setúbal. A conclusão que se pode tirar do seu desempenho é que os adversários directos dentro do plantel terão de esperar por nova titularidade: contra o Rio Ave, no ensaio geral para o decisivo jogo na Luz, El Gringo será novamente titular.

Quem viu o jogo em Setúbal não poderá dizer que Madrid correu muito. Mas, ao contrário do que acontece com Vandinho, isso nunca foi um predicado do argentino. O posicionamento e a capacidade para ter a bola sim. No Sado, não perdeu uma única bola e esteve no caminho da maioria delas. Sem encher o olho, convenceu. E um mérito já tem: na sucessão de Vandinho, foi a única tentativa de Domingos que conseguiu estancar os golos adversários. Curiosamente, quando na 14ª jornada tinha sido chamado para o lugar do capitão, castigado em Paços de Ferreira, o Braga também não sofreu golos. Com Filipe Oliveira e Olberdam na posição 6, (duas cada um) o Braga sofreu oito golos, dois com o lateral, seis com o brasileiro.

A qualidade posicional e a intercepção das linhas de passe evitam que os adversários ataquem tantas vezes e isso é meio caminho para o sucesso defensivo, que voltou depois da pior série da temporada.

Filipe Oliveira e Olberdam fizeram exactamente os mesmos dois jogos de Madrid sem Vandinho. A principal diferença é mesmo o número de ataques concedidos, pois nos outros items defensivos, Filipe Oliveira até supera (por pouco) o argentino.

Muito longe está Olberdam, neste momento a última entre estas três alternativas. El Gringo já é o número 1, mas Filipe Oliveira não está preocupado, até porque recolhe a preferência para o lado direito da defesa, lugar que vai disputando com Miguel Garcia.n


Pode ser bicampeão


Na luta entre Braga e Benfica pelo título nacional - o FC Porto está quase arredado - é Andrés Madrid o único que se pode sagrar bicampeão. Isto porque terminou a época passada vestido de azul e branco, por empréstimo do Braga, num pedido expresso de Jesualdo Ferreira para ter alguém que pudesse substituir Fernando em determinada altura da época. No FC Porto, o argentino não jogou muito, mas permitiu fazer bem a rotação de jogadores, que haveria de ajudar os dragões a garantirem não só o campeonato como a Taça de Portugal e a presença nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

No início da época, a possibilidade de Madrid ficar no FC Porto foi bastante discutida. Mesmo depois de essa se esfumar, a saída do argentino continuou em cima da mesa até perto do final de Agosto. Mas Domingos Paciência e o restante staff arsenalista conseguiram alterar as intenções do jogador, por acreditarem ser ele o único com capacidade, dentro do plantel, de substituir o capitão. Hoje, o treinador não se deve arrepender do esforço que fez e os adeptos agradecem a decisão. Madrid tem nesta recta final uma enorme possibilidade de lhes provar razão e, simultaneamente, relançar a carreira.


Paulo César outra vez disponível

Na próxima jornada Domingos Paciência tem mais uma opção para o ataque, neste caso um provável titular: Paulo César. O brasileiro cumpriu suspensão em Setúbal e está de novo às ordens, para baralhar as contas do treinador, mas acrescentar objectividade ofensiva. Paulo César terminou a semana sem estar completamente recuperado de lesão, mas hoje não deve apresentar qualquer dor, o que lhe permite, desde logo, começar a atacar a titularidade.



Peña jogou na vitória sobre a Coreia do Norte

Angelo Peña já deve integrar o primeiro treino da semana do Braga, hoje às 10 horas. O venezuelano jogou 72 minutos na madrugada de ontem contra a Coreia do Norte, adversário de Portugal no Mundial'2010. Guk ainda empatou para os coreanos, mas a Venezuela ganhou no minuto 90'. No regresso dos minhotos ao trabalho há seis jogadores para reavaliar. Osvaldo, Paulão e Miguel Garcia, que sofreram lesões nos últimos dias da semana passada, são os casos mais urgentes, uma vez que as situações de Olberdam e Rodriguez estão identificadas há mais tempo. Todos estão em dúvida para o Rio Ave.



O JOGO

JotaCC

El Kalay o campeão naturalizado

O ex-marroquino Yousef el Kalai tornou-se ontem no primeiro campeão nacional de corta-mato naturalizado. O atleta da Conforlimpa, que é português desde Setembro de 2009, foi ontem o protagonista da 87ª edição Campeonato de Portugal que decorreu em Albufeira. Não se pense que esta é uma realidade apenas portuguesa, pois, por essa Europa, foram vários os africanos a sagrarem-se campeões: em Espanha foi o ex-etíope Alemayehu Bezabeh; em França, o ex-marroquino Driss el Himer e em Itália o ex-marroquino Kaddour Slimani. Isto só para referenciar os principais campeonatos...

No sector feminino, Dulce Félix, coroando uma época de crosse muito positiva, obteve o seu primeiro título. Mas a figura foi El Kalay que esta época se mudou de Aveiro - onde residia praticamente desde a altura que veio para Portugal, em 2002 - para Lisboa onde é treinado por Eduardo Henriques. Antes de ir para o Benfica (em 2005), de onde se transferiu (em 2006) para o FC Porto, Kalay esteve várias épocas no NA Cucujães.

O processo de naturalização não foi nada fácil, tendo-se concluído há cerca de meio ano, depois de pelo menos um de espera. O africano, de 29 anos, sempre se destacou nas corridas de estrada (sector de maiores proventos financeiros), embora na pista também tenha dado boa conta de si nos vários campeonatos de clubes que fez quer pelo Benfica quer ao serviço do FC Porto.

Ontem, foi já nos últimos dois quilómetros que conseguiu fugir a Hélder Ornelas, seu companheiro de equipa, que, apesar das várias tentativas, continua sem ser campeão.

Em senhoras, Dulce Félix resolveu a questão do título individual sensivelmente a meio, quando se isolou, só tendo depois de gerir a vantagem até à meta.


Classificação
MASCULINOS


1º Yousef el Kalai (Conforlimpa) 35m34s

2º Hélder Ornelas (Conforlimpa) 35m38s

3º Manuel Damião (Conforlimpa) 35m43s

4º Licínio Pimentel (Conforlimpa) 35m45s

5º Fernando Silva (Maratona) 35m53s

Equipa

1º Conforlimpa 10 pontos

2º Maratona 56

3º Maia 61

FEMININOS

1ª Dulce Félix (SC Braga) 26m09s

2ª Sara Moreira (Maratona) 26m42s

3ª Ana Dias (C. Benfica de Faro) 26m50s

4ª Mónica Rosa (Maratona) 27m12s

5ª Anália Rosa (Maratona) 27m21s

Equipas

1º Maratona 20 pontos

2º SC Braga 46

3º Adercus 76



"Queria ser campeã"

Ana Dulce Félix melhorou significativamente o quinto lugar alcançado em 2009. "O objectivo era ganhar, queria ser pela primeira vez campeã nacional", salientou. "Deste modo, a dada altura ataquei e, depois, controlei a corrida", acrescentou Dulce Félix que tem agora como meta o Mundial que se vai disputar em Bydgoszcz, na Polónia. "Claro que gostava de melhorar o 15º lugar de 2009 e se a Selecção voltar a ser terceira, melhor", finalizou a fundista bracarense que viu o Maratona ganhar colectivamente. Nota para o sexto lugar de Fernanda Ribeiro que lhe poderá dar acesso ao Mundial... quase aos 41 anos! Sara Moreira, Ana Dias, Mónica Rosa e Anália Rosa devem ter garantido a Selecção.


O JOGO

JotaCC

Domingos Paciência

Empate justo em Setúbal

Domingos paciência, treinador do Sporting Braga, admitiu que a sua equipa 'devia ter feito mais e melhor', no terreno do Vitória de Setúbal, onde empatou 0-0, na 22.ª jornada da Liga portuguesa de futebol. 'É justo. Não fizemos um jogo muito conseguido. Na primeira parte não arranjámos espaços na defesa do Setúbal. Na segunda, tivemos mais intensidade e estivemos mais perto do golo, mas não conseguimos concretizar', afirmou Domingos, na entrevista rápida após o jogo. O técnico lamentou depois 'um penalti por marcar, por empurrão ao Matheus', mas sublinhou que 'a equipa devia ter feito mais e melhor', no Estádio do Bonfim, embora tenha conseguido somar um ponto onde o Benfica também não fez melhor. Questionado sobre se o Sporting de Braga manifestou algum cansaço, Domingos disse que a pergunta devia ser dirigida ao árbitro Elmano Santos.

PRIMEIRO DE JANEIRIO

JotaCC

Luís Aguiar de fora, Rodriguez e Olbedam no relvado

O Sporting de Braga regressou esta segunda-feira aos treinos após o empate (0-0) com o Vitória de Setúbal, no sábado. Olberdam e Rodriguez estiveram no relvado, Luís Aguiar não.

O médio brasileiro está a recuperar de um traumatismo na grade costal esquerda e realizou treino de recuperação com os titulares que alinharam no Bonfim.

Já o central peruano parece ter debelado uma mialgia na região posterior da coxa esquerda uma vez que integrou, sem qualquer limitação, os trabalhos com os não titulares.

O uruguaio Luís Aguiar, titular no embate com os sadinos e substituído aos 70 minutos por Matheus, não subiu ao relvado do estádio dos arsenalistas, onde Paulão e Tiago Pinto efectuaram corrida.

Peña esteve ao serviço da selecção da Venezuela e era esperado hoje na cidade dos Arcebispos mas também não foi visto no treino.

A BOLA

JotaCC

Rodriguez treina sem limitações
DOMINGOS PACIÊNCIA PREPARA RECEÇÃO AO RIO AVE
   
Os bracarenses regressaram esta segunda-feira aos treinos depois do empate com o V. Setúbal no sábado (0-0) para preparar a receção ao Rio Ave.

Luís Aguiar não esteve presente e Rodriguez voltou a treinar sem limitações, depois de repurar de uma mialgia na região posterior da coxa esquerda. Paulão e Tiago Pinto fizeram apenas corrida no relvado.

Na partida da próxima terça-feira, Domingos Paciência já vai poder contar com Paulo César que não alinhou frente ao V. Setúbal por estar castigado.

RECORD

Pé Ligeiro

Sorteio de Juvenis

Decorreu esta segunda-feira, na Sede da Federação Portuguesa de Futebol, o sorteio relativo à segunda fase do Campeonato Nacional de Juvenis, que decorrerá entre os dias 28 de Março e 2 de Maio.

Eis o resultado:

Zona 1
1. 4º Classificado das Séries A/B*
2. Feirense
3. Vitória de Guimarães
4. Boavista
*Freamunde ou Académica (decisão a duas mãos, com os jogos a terem lugar a 14 e 21 de Março)

Zona 2
1. FC Porto
2. Braga
3. Representante da Madeira
4. Padroense

Zona 3
1. Benfica
2. Lusitano de Évora
3. Representante dos Açores
4. Estoril-Praia

Zona 4
1. Belenenses
2. 4º Classificado das Séries C/D*
3. Vitória de Setúbal
4. Sporting
*Estrela da Amadora ou Amora (decisão a duas mãos, com os jogos a terem lugar a 14 e 21 de Março)

- Matriz de jogos -
1ª Jornada (28.03.2010): 2-1, 3-4;
2ª Jornada (07.04.2010): 1-3, 4-2;
3ª Jornada (11.04.2010): 4-1, 3-2;
4ª Jornada (18.04.2010): 1-2, 4-3;
5ª Jornada (25.04.2010): 3-1, 2-4;
6ª Jornada (02.05.2010): 1-4, 2-3.

FPF
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

SC BRAGA X RIO AVE  

23ª Jornada, Liga Sagres

Sábado, 13 de Março, às 19h15

MOSTRA O TEU AMOR À CAMISOLA!


AS MULHERES E SÓCIOS* TÊM ENTRADA GRATUITA!


A emoção está de volta ao Estádio AXA e na 23ª jornada o SC Braga recebe o Rio Ave em mais uma importante batalha. No próximo dia 13 de Março, o SC Braga abre as portas a todas as mulheres e sócios com as quotas em dia, para que venham apoiar os Gverreiros do Minho e ajudá-los a mais uma grande conquista. Neste grande jogo esperamos que todos os presentes pintem de vermelho e branco as bancadas e que o seu apoio galvanize os Gverreiros do Minho para mais uma grande exibição e vitória. Queremos que os bracarenses mostrem todo o seu amor ao Clube, encham as bancadas do Estádio das Paixões e que incentivem a nossa equipa do 1º ao último minuto. Esperamos que a Legião de braço dado com o Clube em todas as suas batalhas.


Mulheres – entrada gratuita


Sócios (com a quota em dia) – entrada gratuita


Acompanhante de sócio – 2€




Público – a partir de 2€


Mostra o teu amor à camisola e vem apoiar o SC Braga em mais uma batalha. Juntos somos mais fortes.



*Apenas sócios com as quotas em dia.




scbraga.pt
BRAGA SEMPRE MAIS!