News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/03

Started by JotaCC, 03 de March de 2010, 07:44

Previous topic - Next topic

JotaCC

Liga Intercalar: Sp. Braga vence na Póvoa de Varzim

Dia preenchido para o plantel do Sp. Braga, com uma sessão de treino realizada de manhã e um jogo da quarta jornada da Liga Intercalar, na parte da tarde.
No treino participaram, como já é costume, os habituais titulares, com destaque para o regresso de Miguel Garcia e Diogo Valente que passam a entrar nas contas do técnico Domingos Paciência.

Ainda na sessão de trabalho, Moisés treinou à parte por uma questão de gestão de esforço, assim como Paulo César, que está fora das opções para Setúbal.
No boletim clínico do clube mantém-se Rodriguez e Tiago pinto, enquanto a novidade é a presença de Olberdam, que efectua tratamento na sequência de um traumatismo na grade costal e, por isso, pode estar em risco para o próximo jogo do clube.

Quanto à partida a Liga Intercalar, o Sp. Braga conseguiu mais uma vitória, conseguindo marcar quatro golos, por intermédio de Adriano, de grande penalidade, Rentería, Gale e Januário. Os golos do Varzim nasceram em lances praticamente iguais, com dois cantos apontados ao primeiro poste onde apareceu Pedro Santos a facturar.

Adriano teve hipótese de bisar na partida, mas na segunda grande penalidade mostrou estar com pontaria a mais, acertando no poste da baliza do Varzim.
Este foi um jogo para experiências e foram várias as novidades que o onze inicial do Sp. Braga apresentou.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Madrid no meio a guiar o regresso de Mossoró
DOMINGOS APROVEITOU A LIGA INTERCALAR PARA ENSAIAR ESTRATÉGIA
   
A Liga Intercalar também dá para tubos de ensaio e Domingos Paciência aproveitou o jogo de ontem, na Póvoa de Varzim, para preparar a estratégia que vai apresentar em Setúbal. Ao mesmo tempo, o treinador sentiu o pulso ao ritmo competitivo de Madrid, Mossoró e Luís Aguiar, três unidades que podem encaixar no meio-campo dos arsenalistas.

Os sinais do jogo vespertino de ontem foram claros e não é por acaso que Luís Aguiar e Mossoró saíram ao intervalo, enquanto o trinco argentino permaneceu em campo cerca de uma hora. Tudo natural e compreensível, pois Madrid está sem competir desde o início de janeiro quando sofreu a lesão no pé direito (jogo da Taça da Liga, em Alvalade) e necessita de mais minutos para entrar já numa posição deficitária, desde o castigo de Vandinho.

Luís Aguiar também tem todas as condições para voltar à titularidade, ele que ficou no banco no jogo com o Olhanense, sendo que no caso de Mossoró não há dúvidas. O brasileiro regressa direto ao onze, após cumprir mais um jogo de castigo por via do quinto cartão amarelo que acumulou na goleada do Dragão.

A única questão que fica em aberto é como incluir Hugo Viana na nova formatação do meio-campo, muito provavelmente em losango, mas esse é um bom problema para Domingos Paciência e que até está um pouco mais facilitado devido à ausência forçada de Paulo César na deslocação a Setúbal.

Partindo do princípio que Hugo Viana não tem em causa o seu estatuto, apesar de um evidente abaixamento de forma nos últimos jogos, o treinador tem de encontrar a solução que melhor sirva os interesses do coletivo. Com Meyong e Matheus reservados como dupla de atacantes, um deles pode ser o sacrificado para que o meio-campo tenha Madrid, Luís Aguiar e Hugo Viana, com Mossoró a assumir a função de "vagabundo" no apoio ao ataque. É preciso não esquecer que ainda há Alan para as contas e o estatuto do brasileiro no núcleo duro não está colocado em causa, como nunca esteve...


RECORD

JotaCC

Finalmente goleador

O período compreendido entre 13 de Setembro (golo ao Marítimo) e 18 de Dezembro (marcou ao Paços de Ferreira) foi um verdadeiro suplício para Meyong. Contestado pelos adeptos, o camaronês encontrou em Domingos Paciência o seu principal defensor. A manutenção da titularidade em cada uma das nove jornadas que passou sem marcar é a maior prova de confiança, e os três pontos que ofereceu na Mata Real foram o grito de revolta. Desde então, Meyong cresceu. Não tanto como ele gostaria, nem até ao ponto em que o conhecemos. Certo é que passaram pouco mais de dois meses, e os golos lá voltaram de vez, numa média parecida com a dos últimos anos: quatro em oito jogos, um deles como suplente utilizado. O melhor é que só um (Académica) foi de penálti, o que significa que a fama de goleador voltou mesmo para ficar. A estreia a marcar com o pé numa jogada de bola corrida, contra o Olhanense, é o pormenor que o confirma. O Braga volta a ter um matador.

Meyong soma sete golos na Liga Sagres, a que junta um na Taça de Portugal e outro na Liga Europa. Três foram marcados nas primeiras 13 jornadas, quatro nas últimas oito. Se a melhoria se tivesse notado só no último jogo, então poderia ser explicada pelo facto de ter jogado num sistema de dois avançados, aquele que tantos juros rendeu a Jorge Jesus na época passada. A dupla com Renteria ficou conhecida, e Domingos tenta agora aprimorar o entendimento com Matheus. Como a evolução se nota há mais tempo, a conclusão mais fidedigna que se pode tirar é que a confiança está a trazer pontaria.

Meyong vai-se reencontrando, por forma a ser um trunfo alto para o Braga jogar nesta fase decisiva da época. Só lhe faltava mesmo acertar com os pés, uma vez que dos 11 metros é temível (quatro golos em cinco tentativas em 2009/10) e, de cabeça, não faz a coisa por menos: marcou a Académica, Sporting, Paços e Marítimo. Manter este rendimento é obrigatório também para Paul Le Guen o levar ao Mundial pela selecção dos Camarões.

Rei das substituições | 16

Se Matheus é o melhor suplente da Liga, também se pode dizer, avaliações qualitativas à parte, que Meyong é o pior titular. Não será bem assim, obviamente, mas nenhum jogador saiu tantas vezes como ele: 16 das 20 vezes em que se integrou no onze titular. Matheus é precisamente o avançado que o costuma substituir. Mas no último jogo actuaram lado a lado.

Só um golo não foi decisivo | 6

Finalmente goleador, mas sempre decisivo. Ou quase. Dos sete golos que Meyong marcou na Liga Sagres, seis valeram vitórias do Braga. Apesar da má forma, este é um dado de que o camaronês se pode gabar. Sem ele, o Braga poderia ter apenas somado seis pontos em jogos que acabaram por render 18. Só contra o Olhanense a pontaria do ponta-de-lança não acrescentou pecúlio pontual. Nas duas primeiras jornadas, contra Académica e Sporting, foram duas cabeçadas do jogador, já perto do fim, a valerem a vitória. No Marítimo, mais três pontos nos últimos dez minutos, após a conversão de um penálti. Na Mata Real, Meyong valeu o título de Inverno a fechar o primeiro tempo. Faltam referir Académica e Marítimo, mas na segunda volta: em Coimbra, inaugurou o marcador; contra os madeirenses, desfez o empate.

Matheus | Se analisarmos o rendimento por comparação com o tempo jogado, a conclusão de que Matheus é o avançado mais produtivo é fácil de tirar. O brasileiro só foi titular seis vezes, mas, com pouco mais de mil minutos jogados, já conta oito golos, apenas menos um do que Meyong. Matheus não marca de bola parada, mas quase sempre lançado em velocidade e na segunda parte, quando Domingos o usa como arma secreta.

Paulo César | Paulo César só sabe marcar na Liga Sagres. Apesar de não ser concorrente directo de Meyong, é o extremo que mais vezes aparece na área, atendendo ao seu passado como ponta-de-lança. Mais adaptado à nova posição, o brasileiro vai melhorando as exibições. Quanto aos cinco golos, destacam-se os apontados a Benfica e Sporting. Este último decisivo.

Renteria | Contratado porque Adriano não estava a render e Meyong vivia um período mau. Mas Renteria já esteve lesionado e envolvido no caso da mala Louis Vuitton, situações que lhe retiraram espaço de afirmação e beneficiaram o ex-companheiro de ataque. O colombiano já provou que não é um matador, mas marcou logo no Restelo, no segundo jogo que fez para a Liga Sagres.

Adriano | O ex-FC Porto é a maior decepção da época. As expectativas elevadas não tiveram ainda correspondência em golos. Apesar de pouco utilizado, os 342 minutos a que teve direito em todas as competições já teriam permitido ao goleador de outrora facturar. Em Olhão, na primeira vez que jogou, esteve quase. Se aquele cabeceamento tivesse entrado, tudo poderia ser diferente.


Madrid em dificuldades no regresso Intercalar

Utilizando um meio-campo com Madrid - que voltou ao fim de dois meses -, Mossoró, Rafael Bastos e Luís Aguiar, o Braga aproveitou o jogo com o Varzim para ensaiar a deslocação a Setúbal, com a integração do argentino atrás de Luis Aguiar e Mossoró. Os números da vitória enganam quanto ao sucesso da experiência. Lento e sem reacção, Madrid revelou muitas dificuldades, deixando dúvidas quanto ao regresso ao onze. Destaque para o bis do poveiro Pedro Santos, para o penálti falhado por Adriano e para o monumental livre de Januário.

Varzim 2 | Braga 4

Estádio Municipal da Póvoa de Varzim

Árbitro Carlos Reis (AF Porto)

Treinador Augusto Neves

Jefferson; Augusto, Pedro Santos (Pedro Alexandre 60'), Neto, Hugo Costa; Nélson (Rui Moreira 67'), Nelsinho (Mario INT), Luca; Vítor Júnior (Salvador 60'), Lelo (Danilo INT) e Gonçalo Abreu (Gonçalo Graça INT)

Treinador Miguel Cardoso

Kieszek; Osvaldo, Aníbal, Paulão (Gale INT), Guilherme; Madrid (André 60'), Mossoró (Januário INT), Luis Aguiar (Petterson INT), Rafael Bastos (Tiago 55'); Adriano e Renteria (Nuno Valente 60')

Ao intervalo 2-2

Golos | 13' Adriano (g.p.), 19' Pedro Santos, 41' Pedro Santos, 43' Pedro Santos, 53' Gale, 73' Januário

Cartões | 30' Neto, 38' Renteria, 73' Hugo Costa


Capitão Vandinho agora é útil como defesa-central

Vandinho está castigado, mas nem por isso deixa de ser útil no grupo arsenalista. E nem nos estamos a referir à importância do capitão no balneário, devidamente identificada quando Salvador se recusou a emprestá-lo já depois de o seu castigo ser conhecido. Nos treinos, Vandinho tem sido usado como defesa-central, por forma a ajudar uma equipa que tem estado privada de Rodriguez e Moisés, este apenas por gestão de esforço. Com Moisés esteve Paulo César, mas nenhuma destas lesões preocupa.

Miguel Garcia recuperado

Miguel Garcia está apto e será convocado para Setúbal, estando agora à consideração de Domingos a sua permanência no onze, em detrimento do ingresso de Madrid. Fora deve estar Olberdam, que ontem foi reavaliado à lesão contraída no dia anterior. O trinco ex-Marítimo tem um traumatismo na grade costal e faz apenas tratamento.

Diogo valente já trabalha e logo como titular

A integração sem limitações de Diogo Valente foi uma das boas novas do treino de ontem. Surpreendente foi o facto de o jogador não ter sido chamado para o jogo da Liga Intercalar e ter ficado até mais tarde no AXA a trabalhar com os prováveis titulares. Diogo jogou no lugar de Paulo César, castigado, na esquerda de um ataque também constituído por Matheus, Meyong e Alan. Hugo Viana era o pivô do meio-campo. Haverá surpresa?

Viagem a Setúbal por 22,5 euros com bilhete incluído

O Braga terá, pelo menos, 400 adeptos em Setúbal, havendo a possibilidade da invasão ser maior se o tempo que fizer até lá ajudar a convencer os que ainda estão na dúvida. O bilhete custa 7,5 euros, mas pode ser adquirido por 22,5 euros se estiver incluído no Pack Viagem.


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga

Olberdam falhou treino

Miguel Garcia e Diogo Valente regressaram ontem aos treinos sem limitações no Sporting de Braga, depois de terem recuperado dos respectivos problemas físicos. Pelo contrário, o médio Olberdam, que na sessão de trabalho de segunda-feira deixou o treino com dores na região lombar, falhou o treino de ontem e está em dúvida para o jogo com o V. Setúbal.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Luís Aguiar é trunfo para Setúbal

Uruguaio salta do banco para a titularidade. A sua raça e determinação são fundamentais. Vai conviver com a arte e magia de Mossoró.

Um jogo da Liga Intercalar pode ter muito mais história do que se pensa. Pode, por exemplo, abrir um pouco a cortina sobre aspectos estratégicos de um desafio com o relevo mediático de um V. Setúbal-Sp. Braga.

Se Manuel Fernandes tivesse assistido à vitória por 4-2 dos bracarenses sobre o Varzim, ontem à tarde, no Municipal da Póvoa, teria confirmado que Madrid está surpreendentemente fresco e leve, pronto para acabar com a instabilidade que se instalou no meio-campo defensivo bracarense desde o castigo de Vandinho.

A este dado, o treinador do V. Setúbal, velha raposa do futebol, teria possivelmente juntado outros dois apontamentos no bloco de notas - Mossoró está com uma fome de bola danada, o que não espanta: afinal, nos últimos cinco encontros oficiais do Sp. Braga, o pequeno génio jogou apenas um, no Dragão, de má memória para os minhotos; e, depois, há Luís Aguiar, o furacão uruguaio que não parece destinado a aquecer o banco de suplentes.

A BOLA

JotaCC

Benfica joga com Nacional no dia 14 de março
CONFIRA AS ALTERAÇÕES À 23.ª JORNADA
   
O Benfica joga com o Nacional, na Madeira, dia 14 de março, domingo, às 18 horas, na 23.ª jornada da Liga, anunciou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

O Sporting de Braga, que está a um ponto do Benfica, recebe o Rio Ave, dia 13 do mesmo mês, pelas 19:15, enquanto o FC Porto joga no mesmo dia em Coimbra, com a Académica (21:15).

Quanto ao Sporting, recebe o Vitória de Guimarães, a 14 de março, a partir das 20:15.


23.ª jornada da Liga:


Sexta feira, 12 março:

Naval-União de Leiria, 20:15 (SportTV)



Sábado, 13 março:

Sp. Braga-Rio Ave, 19:15 (SportTV)

Académica-FC Porto, 21:15 (RTP)



Domingo, 14 março:

Olhanense-Belenenses, 15:00

Leixões-V. Setúbal, 16:00

Nacional-Benfica, 18:00 (SportTV)

Sporting-V. Guimarães, 20:15 (SportTV)

RECORD

JotaCC

ABC procura o regresso às vitórias no jogo com o Sporting    

O ABC defronta esta noite o Sporting, em jogo da 18.ª jornada da I Divisão Nacional de Andebol.

A formação bracarense tenta dar a volta por cima dos últimos resultados...

O ABC disputa o quarto jogo oficial, no espaço de uma semana e meia

O jogo Sporting - ABC tem início às 21.30 horas, no Pavilhão Casal Vistoso, em Lisboa.

Hoje realizam-se ainda os jogos:
Xico-São Bernardo
Madeira SAD - Benfica
Águas Santas - Marítimo
FC Porto - Fafe


HC Braga defronta Candelária a pensar na fuga aos últimos lugares     

O Hóquei de Braga mede forças com o Candelária, em jogo do 17.ª do campeonato nacional da I divisão.

A partida está agendada para as 21 horas, no Pavilhão das Goladas.

O Hóquei de Braga é último classificado e está na luta pela manutenção.

Alberto Botelho acredita que é possível atingir este objectivo, perante as dez finais que tem pela frente a começar pelo jogo de hoje com o Candelária.

ANTENA MINHO

JotaCC

Filipe Oliveira alerta: «V. Setúbal pode tirar pontos a qualquer equipa»

O defesa do Sporting de Braga, Filipe Oliveira, diz que o Vitória de Setúbal, próximo adversário dos minhotos na Liga, podem bater-se com qualquer equipa e recorda o resultado dos pupilos de Manuel Fernandes diante o Benfica.

«O Sp. Braga tem nove finais pela frente. Todos os jogos serão complicados e o V. Setúbal não será excepção. É mais uma das dificuldades que teremos pela frente», referiu o defesa arsenalista, frisando que a posição que os sadinos ocupam na tabela não espelha o real desempenho da equipa.

«Sabemos que o V. Setúbal não está na situação que desejaria, mas recupero o exemplo do jogo que fizeram com o Benfica em que empataram (1-1) e conseguiram um bom jogo. O Setúbal pode tirar pontos a qualquer equipa», prosseguiu.

Filipe Oliveira descartou ainda a ideia de que a luta pelo título esteja exclusivamente entregue a Sp. Braga e Benfica: «O Sp. Braga não se pode preocupar com os outros. O Benfica tem mais responsabilidade porque tem orçamento para ganhar campeonatos. Nós temos uma excelente equipa e estamos a fazer uma excelente campanha.»

Em final de contrato com os minhotos, o jogador de 25 anos revela ter outras preocupações: «O meu desejo é ficar em Braga mas, neste momento, não é uma situação prioritária para mim nem para o clube porque há coisas mais importantes, como o campeonato. A tempo falaremos sobre o assunto.»

A BOLA

JotaCC

Filipe Oliveira: «Temos 9 finais pela frente»
TÍTULO É OBJETIVO
   
Filipe Oliveira frisou esta quarta-feira que o Sp. Braga não  pensa nos outros, concentrando todas as forças nos seus jogos.

"Temos 9 finais pela frente e todos os jogos sem exceção sem complicados. O V. Setúbal é um adversário que nos vai colocar grandes dificuldades. Sabemos que não está na posição que desejaria mas dou o exemplo do jogo com o Benfica", referiu em conferência de imprensa.

RECORD

JotaCC

Luta pelo título


Filipe Oliveira acredita que nada está perdido para o Sp Braga
 
Concentração e empenho são fundamentais para as "nove finais" que se seguem, afirma o jogador do Sp Braga

Filipe Oliveira, lateral-direito do Sporting de Braga, adiantou esta quarta-feira em conferência de imprensa, que a equipa precisa de se concentrar no trabalho que tem pela frente a fim de não perder o título de vista.

O jogador acredita que nada está perdido e sublinha que o Braga tem pela frente "nove finais, nove jogos complicados independentemente dos adversários" e salienta que o Vitória de Setúbal é um deles, deixando um elogio à equipa que frente ao Benfica surpreendeu conseguindo um empate. Na opinião de Filipe Oliveira, o V. Setúbal "é uma equipa que tem muito potencial para tirar pontos a outros clubes".


RTP

JotaCC

V. Setúbal pode roubar pontos preciosos ao Sporting de Braga

Filipe Oliveira, do Sporting de Braga, diz que o Vitória de Setúbal, próximo adversário dos minhotos na Liga, pode ser uma ameaça para qualquer equipa e lembra o resultado da equipa de Manuel Fernandes frente ao Benfica.

"Sabemos que o V. Setúbal não está na situação que desejaria, mas recupero o exemplo do jogo que fizeram com o Benfica em que empataram (1-1) e conseguiram um bom jogo. O Setúbal pode tirar pontos a qualquer equipa", disse o jogador.

"O Sporting de Braga tem nove finais pela frente. Todos os jogos serão complicados e o V. Setúbal não será excepção. É mais uma das dificuldades que teremos pela frente", admitiu Filipe Oliveira.

O jogador disse ainda que o título não é exclusivamente disputado entre os dois clubes melhor posicionados nesta momento e explicou que: "O Sp. Braga não se pode preocupar com os outros. O Benfica tem mais responsabilidade porque tem orçamento para ganhar campeonatos. Nós temos uma excelente equipa e estamos a fazer uma excelente campanha".

Filipe Oliveira falou do seu desejo de ficar em Braga mas referiu que "não é uma situação prioritária para mim nem para o clube porque há coisas mais importantes, como o campeonato. A tempo falaremos sobre o assunto".

O JOGO

JotaCC

Olberdam falha deslocação ao Bonfim

O médio brasileiro do Sporting de Braga, Olberdam, a contas com um traumatismo na grade costal, voltou a não treinar esta quarta-feira e vai falhar o jogo o jogo de sábado com o Vitória de Setúbal, no Bonfim.

No treino, que foi aberto à comunicação social apenas nos 15 minutos iniciais, foi ainda possível observar Rodriguez a efectuar treino condicionado. O central peruano tenta debelar uma mialgia.

Domingos Paciência chamou juniores Guilherme, Tiago Gomes e Gale para trabalharem com o plantel principal.

A BOLA