News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/02

Started by JotaCC, 17 de February de 2010, 07:33

Previous topic - Next topic

JotaCC

Eficácia à prova
JESUALDO DEIXOU FUGIR LIDERANÇA EM 2004/05
   
O Sp. Braga pode voltar à liderança do campeonato, já este fim-de-semana, se passar no teste de fogo do Estádio do Dragão. Domingos Paciência prometeu abordar a candidatura ao título no final desse encontro, mas qualquer escorregadela pode levar o treinador a fintar a questão. Pelo Minho a união tem feito a força para se escrever a mais bela página da história do clube e, também, para se esquecer o passado recente, nomeadamente a época 2004/05, onde o 1.º lugar chegou a ser uma realidade, só que um valente tropeção na hora da verdade atirou a equipa para o 4.º

Jesualdo Ferreira orientava um grupo de trabalho onde Eduardo apenas alinhava na equipa B, João Alves, Luís Loureiro e Vandinho projetavam-se ao mais alto nível e, no ataque, João Tomás e Wender davam espetáculo.


RECORD

JotaCC

Come tudo sem parar

O incomparável deixou-o de ser a partir do momento em que se torna possível comparar o Braga com os gigantes da Europa e o líder do campeonato português sair a ganhar. No único lugar possível onde os milhões podem perder para um bom punhado de tostões, ou seja, um campo de futebol, a equipa de Domingos Paciência consegue ser melhor do que Inter, Barcelona e Chelsea, deixando para trás mais dois clubes dos melhores campeonatos da Europa, o Bordéus e o Bayer Leverkusen. A vitória clara do Braga está na liga da média de pontos, sendo que em 19 jornadas a equipa minhota obtém uma média de 2,53 pontos por jogo, o que a coloca ligeiramente à frente do Barcelona de Messi e a uma distância ainda mais confortável do Inter de José Mourinho e do Chelsea dos portugueses Hilário, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Deco.

Posto num prisma optimista, este Braga que espanta em Portugal pela durabilidade da presença no topo da classificação - segue em segundo, atrás do Benfica, podendo recuperar a liderança se vencer o FC Porto, no domingo -, seria capaz de liderar qualquer um dos cinco principais campeonatos do Velho Continente, apresentando para isso a tal média de 2,53 pontos por jornada. É uma liderança no plano teórico, até porque o valor dos adversários é diferente, mas não deixa de ser mais um pormenor sintomático do brilhante desempenho na Liga Sagres. Bem diferente da pálida imagem deixada na Liga Europa, Taça de Portugal Millenium e Carlsberg Cup. Ainda assim, recorde-se, na época passada, com Jorge Jesus no comando técnico, o Braga competia apenas na competição europeia e no campeonato seguia num desapontante quinto lugar com 32 pontos, tantos quantos os acumulados pelo Nacional, que haveria de terminar a época na frente dos bracarenses.

A proeza tem caras e números. Se amanhã o Braga vendesse todo o plantel receberia pouco acima de 50 milhões de euros - a acreditar no site www.transfermarkt.de -, insuficiente, por exemplo, para ter dinheiro suficiente para pagar esta época de Benfica e FC Porto, cujos orçamentos ultrapassam os 50 milhões. Agora, imagine-se, o que é do plantel de Domingos Paciência quando a comparação é com os 527 milhões em que está calculado o grupo de jogadores à disposição de Pep Guardiola na Cidade Condal. Aliás, basta recordar que Lionel Messi custa ao Barcelona 10,5 milhões de euros por ano, dinheiro suficiente para resolver o passivo da SAD bracarense.

Média de pontos por jogo

2,13

Ligue 1

Bordéus 51 pontos


Os girondinos contabilizam mais três pontos que o Montpellier, mas nos últimos tempos têm perdido algum fulgor.

Média de pontos por jogo

2,18

Bundesliga

Bayer Leverkusen 48 pontos


Apesar de terem a mesma pontuação que o Bayern Munique, os farmacêuti-cos ainda não perderam para o campeonato

Média de pontos por jogo

2,23

Premier League

Chelsea 58 pontos


Os blues estiveram dez jornadas seguidas sem perder até tropeçarem com o Everton. Têm mais um ponto que o Man. United

Média de pontos por jogo

2,24

Série A

Inter 54 pontos


A equipa de José Mourinho não larga a liderança desde a oitava jornada e caminha a passos largos para a reconquista do título

Média de pontos por jogo

2,5

I Liga

Barcelona 55 pontos


Simão acabou no domingo com o período de invencibi-lidade dos catalães, que durava há cinco meses. O Real está a dois pontos

Média de pontos por jogo

2,53

Liga Sagres

Braga 48 pontos


Os bracarenses alcançaram seis vitórias nas últimas seis jornadas e, se triunfarem no Dragão, voltam a liderar isolados



Um arranque faminto

A eliminação na pré-eliminatória da Liga Europa parece ter deixado o Braga faminto de vitórias, tal a vontade de conquistá-las com que entraram no campeonato. O arranque dos arsenalistas foi um dos melhores quando comparado com os actuais líderes dos principais campeonatos europeus, só superado pelo Bayer Leverkusen e pelo Barcelona. Aliás, os alemães ainda não sabem o que é perder na Bundesliga, enquanto os espanhóis caíram pela primeira vez no fim-de-semana, aos pés do Atlético de Madrid de Simão e Tiago. Nem Bordéus, nem Chelsea, nem tão pouco Inter estiveram tanto tempo quanto os bracarenses sem serem derrotados desde o começo das respectivas ligas. Os franceses perderam ao fim de dois meses; os ingleses e os italianos ao cabo de dois. O Braga aguentou três.



Mais vitorioso que o Bayer Leverkusen

Nem todos os aspectos são positivos quando se analisam as campanhas dos principais clubes europeus com a do Braga. Embora o "problema" seja da Liga Sagres, que contabiliza menos jornadas que as restantes, a verdade é que os bracarenses somam menos vitórias que Chelsea (18), Barcelona (17), Inter (16) ou Bordéus (16). Todavia, o seu registo (15 triunfos) não é o pior. O Bayer Leverkusen, que já realizou 22 jogos na Bundesliga, só venceu 13, menos do que, por exemplo, o Bayern Munique (14) - os bávaros já perderam duas vezes.

477


São os milhões de euros de diferença entre o valor que é atribuído ao plantel do Barcelona e o que é imputado ao do Braga pelo conceituado sítio de transferências "transfermarkt.de". Mesmo assim, os bracarenses têm tido uma média de pontos superior à dos catalães, embora a qualidade da liga lusa seja mais baixa


Rodríguez e Renteria avaliados diariamente

Os médicos do Braga enfrentam um verdadeiro contra-relógio para tentar recuperar Rodríguez e Renteria a tempo do jogo de domingo, com o FC Porto. O nome dos dois jogadores surgiu no boletim clínico de ontem, juntamente com o de outros quatros atletas, e o mais provável é que não possam ser utilizados por Domingos Paciência no Dragão. No entanto, os responsáveis clínicos não querem perder a esperança e vão realizar uma avaliação diária do central peruano e do avançado colombiano, sendo que a lesão do primeiro é muito semelhante à de Paulo César. O avançado, contudo, deverá iniciar o treino sem limitações a partir de amanhã.

Riscado das opções está Diogo Valente, que da titularidade contra ao Marítimo deverá regressar à bancada. Tudo porque o extremo-esquerdo sofreu uma luxação acromioclavicular (grau 1) no ombro esquerdo com os maritimistas que obrigará a algum cuidado.



Invasão bracarense no Estádio do Dragão

A hipótese de o Braga sair do Estádio do Dragão novamente na liderança da Liga está a criar uma enorme expectativa nos adeptos. O FC Porto disponibilizou 1500 bilhetes aos arsenalistas e grande parte deles já voaram. O preço do ingresso custa 12 euros, o "pack" com viagem 17.


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga

Trio em dúvida para o FC Porto

No boletim clínico ontem publicado, o Sporting de Braga informa que o defesa central Rodriguez sofre de uma mialgia na região posterior da coxa esquerda. O internacional peruano é, por isso, uma das dúvidas do treinador Domingos Paciência para a deslocação ao Estádio do Dragão, assim como os avançados Paulo César e Renteria.
Paulo César não recuperou de uma mialgia na coxa direita contraída no jogo com o Belenenses, da 18.ª jornada, e faz ainda tratamento e trabalho condicionado no ginásio e relvado, enquanto o internacional colombiano lesionou-se no último treino antes do jogo com os insulares e recupera de uma entorse no joelho direito. Outra sequela do jogo com o Marítimo foi a lesão de Diogo Valente, que foi titular nessa partida. O extremo, ex-FC Porto, sofreu uma luxação no ombro esquerdo e é também dúvida para domingo.


PRIMEIRO JANEIRO

JotaCC

Repetir a história no Dragão

O Sp. Braga não vence no Dragão há cinco anos, mas a última vitória (3-1) no terreno do FC Porto correspondeu a um salto dos minhotos para a liderança no campeonato. Foi na 19.ª jornada da edição de 2004/05 e era Jesualdo Ferreira quem treinava os arsenalistas.

Se o jogo do próximo domingo terminar com um empate, os minhotos regressam ao comando da tabela do campeonato, numa jornada em que as contas da classificação voltarão a bater certinho, depois de o Benfica ter antecipado calendário com o União de Leiria. Mas a mentalidade dos minhotos, acentuada pela sensacional carreira já protagonizada, aponta com toda a naturalidade para o melhor resultado possível e o que se deve esperar, então, é um Sp. Braga empenhado em discutir todos os pontos no Dragão e vencer, assim, pela segunda vez nesta edição da Liga, no palco de um dos grandes - na primeira volta, a formação de Domingos Paciência triunfou em Alvalade.

No Estádio do Dragão, os bracarenses não vencem desde Janeiro de 2005 - 3-1, golos de João Tomás (2) e Wender (1); pelos portistas, facturou Diego, de penalty. A vitória projectou os minhotos do terceiro para o primeiro lugar da tabela, antes ocupado pelos azuis- e-brancos, e o resultado teve ainda efeitos profundos no FC Porto, com o treinador espanhol Victor Fernandez a sair do comando da equipa para a chegada de José Couceiro ao clube.

A BOLA

JotaCC

Paulo César reintegrado

O avançado brasileiro Paulo César foi reintegrado nos trabalhos com o plantel principal do Sporting de Braga, que treinou esta manhã no Estádio AXA.

Paulo César, que ontem apareceu no boletim clínico dos arsenalistas com uma mialgia na coxa esquerda, foi hoje reintegrado nos treinos, possivelmente com alguns cuidados médicos.

Por seu lado, Renteria (sequelas de entorse no joelho direito) limitou-se a efectuar corrida.

Rodriguez (mialgia), Madrid (traumatismo pé direito), Tiago Pinto (tendinopatia) e Diogo Valente (luxação ombro esquerdo) não subiram ao relvado, numa sessão em que Domingos Paciência voltou a preparar a equipa para a deslocação ao Dragão, onde domingo defrontará o FC Porto em jogo da 20.ª jornada da Liga.

A BOLA

JotaCC

Paulo César opção para jogo com o FC Porto
AVANÇADO REINTEGRADO NO TREINO
   
Domingos Paciência vai poder contar com Paulo César no encontro com o FC Porto. Já recuperado da mialgia na coxa direita, que o impediu de defrontar o Marítimo, o avançado foi reintegrado esta quarta-feira no treino.

Rentería, com entorse, fez trabalho condicionado.

RECORD

JotaCC

Moisés e o F.C. Porto-Sp. Braga: «Pressão nenhuma»
Defesa assume discurso confiante antes do Dragão

Moisés está de volta à equipa do Sp. Braga após castigo, e encara o jogo com o F.C. Porto com discurso confiante. O defesa recusa pressão para a sua equipa, que pode reassumir a liderança da Liga frente a um rival directo, e garante que só pensa em conquistar os três pontos.

«Pressão nenhuma! A gente pensa é no próximo jogo com o F.C. Porto. A pressão que vem de fora não entra aqui dentro. A gente sabe que o Braga tem condições e sabe o que vem fazendo, está tudo tranquilo. Temos a responsabilidade de fazer um bom jogo, essa sim», afirmou Moisés nesta quarta-feira, em conferência de imprensa.

«É um jogo importante, com um adversário de qualidade indiscutível, mas o Braga vai em busca da vitória, a jogar de igual para igual», prossegue, garantindo que não faz contas aos pontos que separam o Sp. Braga de F.C. Porto ou Benfica: «Pensamos apenas em conquistar os três pontos, jogo a jogo.»


Liga, 22ª jornada: Benfica depois de Sp. Braga e F.C. Porto

Confira as alterações ao calendário


A Liga de Clubes anunciou esta quarta-feira as alterações à 22ª jornada do campeonato. O Benfica recebe no domingo dia 7 de Março o Paços de Ferreira, já conhecendo os resultados de Sp. Braga e F.C. Porto.

O encontro entre o actual líder e os «castores» terá transmissão na SportTV (20:15), no mesmo dia em que o Sporting visita o Belenenses (18:00), que pode ser visto na RTP.

No sábado, o F.C. Porto recebe o Olhanense (17:00), enquanto o Sp. de Braga visita o Vitória de Setúbal, a partir das 21:15.

A jornada abre sexta-feira (5 de março), com o U. Leiria-Leixões e encerra segundo com o V. Guimarães-Nacional (ambos às 20:15).

Programa da 22.ª jornada:

Sexta feira (5 Março)

U. Leiria-Leixões, 20:15 (SportTV)

Sábado (6 Março)

F.C. Porto-Olhanense, 17:00 (SportTV)
Rio Ave-Naval, 19:00.
V. Setúbal-Sp. Braga, 21:15 (SportTV)

Domingo (7 Março)

Marítimo-Académica, 16:00
Belenenses-Sporting, 18:00 (SportTV)
Benfica-P. Ferreira, 20:15 (RTP)

Segunda feira (8 Março)

V. Guimarães-Nacional, 20:15 (SportTV)

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Moisés


"O Braga vai para alcançar a vitória e jogar de igual para igual"


O central brasileiro diz que a vitória é o objectivo, como todos os jogos, que valem três pontos por igual

"É um jogo importante, contra um adversário de indiscutível qualidade e que joga no seu campo. Sabemos as dificuldades que vamos ter, mas o Braga vai para alcançar a vitória e jogar de igual para igual", frisou o brasileiro, na conferência de imprensa de antevisão do jogo.

"Não há pressão nenhuma, pensamos só no próximo jogo. Essa é a mentalidade da equipa e do clube, a pressão que vem de fora não entra cá dentro. Há é a responsabilidade de fazer mais um jogo bom", disse.

"Temos vindo a tentar os três pontos em cada jogo e no final vamos ver o que vai acontecer. Agora são mais três pontos importantes e que, com todo o respeito, pelo adversário vamos tentar somar", reforçou.

Sobre as vitórias conseguidas, esta época , contra os "grandes", adiantou: "É sempre importante, mas não é surpresa para nós, pois temos um grupo forte, que sabe que tem condições para jogar de igual para igual em qualquer lugar. Também sabemos que jogar no «Dragão» não é fácil, mas a postura vai ser a mesma", garantiu.

Para Moisés, "em 10 jogos pode acontecer muita coisa", pelo que a equipa deve "pensar jogo a jogo" até porque "agora todos os clubes vão lutar por um objectivo, sejam os de cima ou os que lutam por não descer. Importa manter os pés bem assentes no chão", recomendou.


RTP
 

JotaCC

Moisés: «Vamos ao Dragão para alcançar a vitória»
CENTRAL DIZ QUE NÃO HÁ PRESSÃO MAS SIM RESPONSABILIDADE
         
O central Moisés garante que o Sporting de Braga vai ao Estádio do Dragão, este domingo, para vencer o FC Porto, na 20.ª jornada da Liga, e, assim, ficar isolado na liderança.

"É um jogo importante, contra um adversário de indiscutível qualidade e que joga no seu campo. Sabemos as dificuldades que vamos ter, mas o Braga vai ao Dragão para alcançar a vitória e jogar de igual para igual", frisou o brasileiro.

Moisés rejeitou existir qualquer pressão pela classificação da equipa: "Não há pressão nenhuma, pensamos só no próximo jogo. Essa é a mentalidade da equipa e do clube, a pressão que vem de fora não entra cá dentro. Há é a responsabilidade de fazer mais um jogo bom", sublinhou.

Segundo o defesa, que deve voltar ao onze arsenalista, depois de ter cumprido um jogo de castigo, a equipa não pensa nos pontos que tem de vantagem sobre o FC Porto ou a quantos está do Benfica.

"Temos vindo a tentar os três pontos em cada jogo e no final vamos ver o que vai acontecer. Agora são mais três pontos importantes e que, com todo o respeito pelo adversário, vamos tentar somar", reforçou.

O Sporting de Braga venceu os quatro jogos que realizou com os grandes no campeonato (1-0 em casa e 2-1 fora com o Sporting, 1-0 na receção ao FC Porto e 2-0 ao Benfica) o que, admite Moisés, é um fator de confiança.

"É sempre importante, mas não é surpresa para nós, pois temos um grupo forte, que sabe que tem condições para jogar de igual para igual em qualquer lugar. Também sabemos que jogar no Dragão não é fácil, mas a postura vai ser a mesma", garantiu.

Há algumas semanas, Domingos Paciência disse que se o Sp. Braga liderasse a prova a 10 jornadas do fim, precisamente depois do jogo com os dragões, assumia a candidatura ao título. Mas para Moisés, "em 10 jogos pode acontecer muita coisa", pelo que a equipa deve "pensar jogo a jogo", até porque, reforça, "agora todos os clubes vão lutar por um objetivo, sejam os de cima ou os que lutam por não descer. Importa manter pés bem assentes no chão".

RECORD