News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/02

Started by JotaCC, 12 de February de 2010, 07:25

Previous topic - Next topic

JotaCC

Pequenos 'guerreiros' em delírio

Braga, Braga, Braga és o melhor; Braga, Braga, Braga, sempre a ganhar". Ainda os jogadores estavam a chegar à entrada da Escola EB1/Jardim de Infância da Estrada, em Ferreiros, e já os cânticos e músicas de apoio ao Sporting de Braga se ouviam do interior da escola. Cerca de 200 pequenos 'guerreiros' em êxtase e delírio, numa onda vermelha que se alastra cada vez mais perante a caminhada fantástica da equipa orientada por Domingos Paciência.

Os mais novos vibraram com a presença dos craques Hugo Viana e Rafael Bastos. Os jogadores fizeram mesmo a delícia aos alunos distribuindo autógrafos, fotografias e boa disposição. Em troca, receberam uma canção e palavras de apoio.
"É bom para nós sentirmos a alegria dos mais pequenos, a confiança que têm em nós e a vontade que têm em ver a equipa ganhar. Vir cá é, por isso, uma satisfação enorme e dá-nos ainda mais confiança", destacou, no final, Hugo Viana.

A visita à Escola EB1/ Jardim de Infância da Estrada, em Ferreiros, foi a primeira acção de charme do Sporting de Braga em 2010. A campanha de 'marketing' é para continuar, já que durante as visitas os responsáveis arsenalistas entregam propostas de sócios aos mais novos. O objectivo é atrair ao clube os mais jovens do distrito de Braga. E pelo apoio sentido, é visível que o futuro do Sporting de Braga está nos pequenos guerreiros adeptos.

Jorge Afonso "muito feliz" com a camisola autografada dos jogadores

Jorge Afonso teve direito a um presente especial durante a visita da comitiva do Sporting de Braga à Escola EB 1/Jardim Infância da Estrada, em Ferreiros. O pequeno 'guerreiro' recebeu das mãos dos craques Hugo Viana e Rafael Bastos uma camisola autografada do clube. Uma surpresa que deixou o jovem aluno do ensino especial "muito feliz", até porque, "sou sócio do Sp. Braga e gosto muito de futebol".

"Os jogadores do Sp. Braga são os melhores"

Vestidos a rigor com camisolas e cachecóis do Sp. Braga, o grupo da Gabriela, Sara, Inês e André contaram ao 'Correio do Minho' que são fãs do clube e que vão pedir aos pais para irem ao Estádio Municipal, no domingo, ver o Sp. Braga jogar. A mensagem que deixam ao clube é de confiança e apoio: "gostava que ganhassem e fizessem o melhor. Queríamos que o Sp. Braga fosse campeão". A Gabriela confessou "ser fã muito grande do Hugo Viana" e espera ver a equipa campeã. "Os jogadores do Sp. Braga são os melhores", garantiu.

No topo "por mérito próprio"

No topo da Liga Portuguesa de Futebol "por mérito próprio". Hugo Viana deixou claro que o Sporting de Braga está na luta pelo primeiro lugar do campeonato pelo "mérito" de todo o grupo e pela "qualidade" de futebol praticada dentro das quatro linhas. Em declarações à margem da visita à Escola EB 1 de Ferreiros, o médio não quis admitir que a equipa é a melhor a actuar em Portugal, mas garante que o Sp. Braga trabalha para ser cada vez melhor.

"Não pensamos se podemos ser ou se as pessoas pensam que somos os melhores. Trabalhamos sempre para melhorar ainda mais. Sabemos que podemos fazer ainda melhor e temos orgulho no que temos feito. Estamos no lugar que estamos por mérito próprio. Temos vindo a demonstrar bom futebol e com isso vitórias, por isso, poderá dizer-se que o Sp. Braga tem sido uma surpresa no campeonato", revelou.

Hugo Viana garante que a equipa não evolui nem trabalha a pensar nos adversários. E é peremptório: "não fazemos o nosso jogo, nem o nosso campeonato consoante as outras equipas. Sabemos que queremos ganhar todos os jogos e o próximo é mais uma final para nós".
Sublinhando que o Sp. Braga "é um clube de primeira linha", Hugo Viana lembra que o plantel não pensa na questão do título, "mas sim num futuro próximo que é o jogo de domingo". "Sabemos que o Marítimo tem uma excelente equipa, mas nós sentimo-nos confiantes e vamos encarar o jogo com humildade e concentração", rematou.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Viana responde-lhes no campo

O primeiro discurso no regresso à escola dos guerreiros do Minho foi mais um ataque ao Benfica. Desta feita, sob a forma pedagógica, em jeito de explicação matemática. "Entre uma equipa que empatou três vezes e perdeu uma e outra que empatou quatro jogos e perdeu um, qual delas é líder?", perguntou Carlos Mangas, do Departamento de Marketing da SAD do Braga, às crianças que aguardavam ansiosamente por Rafael Bastos e, principalmente, Hugo Viana. Em causa ainda a antecipação do Benfica-Leiria, que fez os encarnados subirem à primeira posição, ainda que à condição, e reclamarem o mérito dessa liderança.

A questão ficou no ar e nem o internacional português conseguiu responder. Viana preferiu ser diplomático. Mas sem deixar de garantir aos rivais de Lisboa que a dúvida será desfeita no campo. "Não temos de responder se somos líderes ou não", comentou. "Temos de responder em campo e é isso que iremos fazer", prosseguiu, desviando a conversa de outros assuntos polémicos - e são tantos - que têm rodeado a rivalidade entre as duas equipas que, desde o princípio, estão nos lugares de acesso à Liga dos Campeões.

O banho de criançada com que foi brindado à chegada lembrou-lhe "uma onda vermelha", que se alastra. "Sentir a alegria dos mais pequenos e a vontade que têm de nos ver ganhar é uma satisfação e dá-nos ainda mais confiança", comentou, recusando depois catalogar a sua como a melhor equipa do campeonato. "Não pensamos se somos ou não a melhor equipa ou se as pessoas pensam nisso. Trabalhamos para fazer sempre mais e poderemos fazer ainda melhor", surpreendeu, "orgulhoso" pelos constantes elogios recebidos. "Temos demonstrado bom futebol e com isso conseguido vitórias. O Braga tem sido uma surpresa, mas só por mérito próprio", realçou.

As exibições de Hugo Viana têm agradado, mas não porque pense na selecção. "Já o disse várias vezes", recordou. A aposta do médio é apenas continuar no trilho do êxito, ainda que o discurso seja igual ao da maioria dos guerreiros. "O Braga não é um clube de segunda, mas sim de primeira. Estamos lá em cima, mas só queremos pensar no futuro próximo. Pensamos jogo a jogo. Vamos abordar o jogo com o Marítimo com a humildade do costume. É mais uma final", garante.

Por isso, Viana quer 30 mil no estádio a puxar pelo Braga. Nesta visita à escola básica / Jardim de Infância de Ferreiros, vestiu, tal como Rafael Bastos, uma camisola a pedir a presença de público. "Queremos o apoio dos nossos adeptos como temos tido. Assim fica tudo bem encaminhado para uma boa exibição", explicou. "Pelo campeonato que temos vindo a fazer e pelo apoio que as pessoas nos têm mostrado, acredito que no domingo poderemos conseguir a maior enchente de todos os tempos no Estádio AXA", lançou, em mais uma prova de ambição, embora neste caso o recorde ficasse imputado ao clube e não à equipa profissional. Neste momento, 29 931 espectadores contra o Belenenses, em 2006/07 é o máximo em jogos oficiais do Braga.


Paulo César vai recuperar

Autor de cinco golos nesta Liga, cinco deles nos últimos dois jogos, Paulo César será arma de Domingos Paciência para vencer o Marítimo. O brasileiro voltou a lesionar-se no Restelo, depois de ter recuperado em contra-relógio de uma mialgia que quase o afastava do jogo. Uma infelicidade voltou a mandá-lo para a enfermaria, onde tem estado esta semana.

Tal como na anterior, há a convicção total da estrutura bracarense que Paulo César recuperará a tempo. Desta feita o jogo é um dia mais cedo, mas a lesão também não é tão grave. De tal forma que já ontem o brasileiro deu mostras de se encontrar melhor e acelerou a recuperação. Hoje até já pode ser reintegrado, embora o treinador prefira não arriscar, até porque Paulo César não precisa de se entrosar com o resto do ataque, com o qual joga junto desde o início da temporada. Luis Aguiar é a excepção, mas até o uruguaio é um velho conhecido, depois da ponta final da temporada transacta.

Renteria é outro atacante em foco e não só pela história da mala Louis Vuitton. O colombiano está em boa forma e cada vez mais próximo de poder jogar 90 minutos. É alternativa a Paulo César e, simultaneamente, Meyong, que não marca de bola corrida há sete jogos.




Braga é a equipa mais castigada da Liga pela dureza dos adversários

Depois do Benfica-Leiria, o Braga passou a ser, em média, a equipa mais castigada pela dureza dos adversários. Ou seja, ninguém sofre tantas faltas como os guerreiros minhotos em toda a Liga Sagres. São 305 no total, à média de 16,94 por jogo, ligeiramente acima das 16,83 que o Benfica sofre. Curiosamente, o terceiro dessa lista é o Leixões, o que não significa propriamente que sofrer muitas faltas seja sinal de um grande desempenho. Até porque se segue o Olhanense, outra equipa em dificuldades na classificação e só a seguir aparece o outro candidato ao título. O FC Porto sofre, em média, menos uma falta do que o Braga, por jogo.

Fartos de serem carregados, os maiores artistas da equipa podem esta semana sossegar. Isto se o Marítimo cumprir a tendência. Os madeirenses são a 13ª equipa mais "macia" do campeonato e só recorrem a uma acção faltosa uma vez em cada seis minutos de jogo. Na Madeira, no jogo da primeira mão, travaram os guerreiros 14 vezes de forma irregular. Talvez por isso tenham perdido. O Braga não hesitou fazê-lo o dobro das ocasiões.



Luto contrasta com a alegria solicitada

Um grupo de adeptos do Braga pediram, em manifesto publicado na internet, que no próximo jogo todos fossem ao AXA vestidos de preto, de forma a simbolizar o luto que sentem pela acção da Comissão Disciplinar quando decidiu suspender Vandinho e Mossoró. Mas a medida está a perder adeptos, uma vez que o presidente António Salvador abriu as portas do estádio e pediu lotação esgotada e um ambiente de muita festa para apoiar a equipa. Veremos se haverá outra forma para expressar descontentamento em relação à Liga de Clubes.



Paulão desespera pela estreia, André Leone suspira pelo regresso

André Leone e Paulão são as soluções para o lugar de Moisés, suspenso disciplinarmente. O primeiro é a hipótese mais forte se a preferência exclusivamente desportiva de Domingos prevalecer. Mas esteve lesionado e é Paulão que vem de algumas aparições nas últimas semanas. O duelo a dois continua a animar a semana e lançará dúvidas até ao dia do jogo.



O JOGO

JotaCC

Liga ignora pedido de investigação

A Comissão Disciplinar da Liga não deverá dar seguimento ao chamado "caso da mala", em que o preparador físico do Benfica, Mário Monteiro, visitou o jogador do Braga Rentería quando este estava em estágio, antes do jogo com o Belenenses.

A questão foi levantada pelo clube minhoto, através de um comunicado, em que solicitava à CD a uma investigação sobre o sucedido, posto que tal visita era considerada como um acto "censurável e reprovável".

Considerando que "o estágio das equipas, antes dos jogos, visam a máxima concentração e a motivação dos atletas", o Braga estranhou "a presença e intromissão de elementos da equipa técnica de um concorrente directo" no hotel onde estava a equipa.

O Benfica, por seu turno, justificou-se alegando que essa visita se deu por iniciativa do jogador arsenalista, que teria encomendado ao adjunto de Jorge Jesus, a compra de uma mala de luxo.

O JN apurou que a denúncia pública de uma situação deste tipo não é suficiente para ser instaurado um inquérito.

Por duas razões. Em primeiro lugar, porque o Braga não apresentou qualquer queixa oficial na Liga e o Regulamento Disciplinar (RD) pressupõe que um inquérito só é levantado, por "impulso" da CD ou "a requerimento do interessado" (Art.º 169). Ora, como a CD considera que se trata de uma ocorrência sem relevância, nada fará para apuramento de eventuais responsabilidades; em segundo lugar, porque o RD é omisso sobre este tipo de "casos" e, por isso, só existe "infracção disciplinar se houver um facto voluntário praticado por agentes desportivos que "violem os deveres previstos nos regulamentos" (Art.º 2, ponto 1).

Situação bem diferente seria se houvesse, na visita do auxiliar técnico do Benfica, sinais ou indícios de uma grave ilicitude, como tentativa de aliciamento do jogador de forma a condicionar a sua actuação na partida. Como tal não aconteceu, a CD da Liga deverá ignorar o ocorrido, a não ser que lhe fossem entregues, entretanto, provas de alguma irregularidade grave, o que não aconteceu.

JN

JotaCC

Sp. Braga no topo por mérito próprio

O jogador do Sporting de Braga, Hugo Viana, disse que a equipa está no topo da classificação por mérito próprio, mas recusou-se a admitir que se trata da melhor equipa do campeonato. 'Estamos no lugar que estamos por mérito próprio. Temos vindo a mostrar bom futebol e com isso têm surgido as vitórias. Poder-se-á dizer que o Braga tem sido uma surpresa neste campeonato, mas por mérito próprio', explicou o médio português.
Hugo Viana sente uma 'onda vermelha bracarense', a crescer na região e espera para domingo a 'maior enchente de todos os tempos', no recinto, no seguimento do apelo do presidente António Salvador. 'Será outra final: agora vai ser jogo a jogo. O Marítimo tem uma excelente equipa, mas nós sentimo-nos confiantes neste momento e vamos encarar o jogo com a humildade e concentração que temos vindo a ter', referiu o médio em antevisão à partida.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Leone e Paulão são opções
PARA SUBSTITUIR MOISÉS NO EIXO DA DEFESA
   
O Sp. Braga retomou esta manhã os treinos, novamente à porta fechada, e Domingos Paciência voltou a ensaiar a estratégia para a receção ao Martimo, onde fará, pelo menos, uma alteração. Moisés está castigado e Rodríguez terá um novo companheiro no eixo da defesa: Leone e Paulão são as opções.

O último reforço de inverno, Olberdam, deve estrear-se nos convocados e até uma forte hipótese para o onze inicial.

Paulo César está recuperado da lesão que o afastou dos minutos finais do jogo no Restelo. Madrid é o único caso clínico.

RECORD

JotaCC

Paulo César ainda em dúvida

O avançado brasileiro Paulo César voltou a apresentar-se condicionado no treino do Sporting de Braga que decorreu esta sexta-feira, à porta fechada, no estádio do clube.

De acordo com o boletim clínico, Paulo César continua a efectuar tratamento e trabalho condicionado no ginásio e no relvado para debelar uma mialgia na coxa direita, pelo que permanece em dúvida para a recepção ao Marítimo, no próximo domingo (18 horas).

A contas com uma tendinopatia dos adutores da coxa esquerda, Tiago Pinto tornou a realizar tratamento e trabalho condicionado no ginásio e no relvado, enquanto Andrés Madrid esteve em tratamento devido a traumatismo no pé direito com contusão óssea.

Peterson realizou reintegração progressiva no treino. O jogador recupera de cirurgia ao joelho esquerdo.

O plantel do Sporting de Braga ultima, amanhã, às 15.30 horas, a estratégia para o jogo com o Marítimo. Antes, por volta das 14.30 horas, Domingos Paciência vai à sala de imprensa fazer a antevisão do encontro e divulgar a lista de convocados.

A BOLA