News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/02

Started by JotaCC, 11 de February de 2010, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Onda de euforia persegue Sp. Braga

Em dia de regresso ao trabalho para o plantel do Sp. Braga, mais uma "enchente" nos campos anexos ao Estádio Municipal de Braga. Foram muitos os adeptos que se deslocaram ao recinto arsenalista para aplaudirem os jogadores que, na passada segunda-feira, venceram o Belenenses por 3-1, mesmo reduzidos a dez unidades durante grande parte do encontro.

Talvez por esse facto, os adeptos quiseram prestar uma homenagem aos jogadores que vão conseguindo manter o Sp. Braga nos primeiros lugares da classificação e esperaram pacientemente que os portões do Municipal se abrissem para poderem saudar e deixar algumas palavras de apoio e incentivo aos seus ídolos.

Uma bela moldura humana marcou presença no regresso aos treinos do Sp. Braga e um dos temas de conversa mais recorrentes entre os adeptos foi mesmo as recentes "situações anómalas" que têm acontecido aos arsenalistas.

Os castigos de Vandinho, Mossoró e Ney e a demora nas decisões desses mesmos castigos; a visita do preparador-físico do Benfica a Renteria, no hotel onde o Sp. Braga ficou instalado em Lisboa, as decisões do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol...

Todos estes foram temas de conversa entre os bracarenses presentes, ontem, no estádio com alguns deles a responderem à seguinte questão: "Será que todas estas situações servem para tentar desestabilizar o plantel do Sp. Braga?".

Diogo Fonseca: "Equipa tem-se mantido à margem"

"Não sei se há pressões externas a tentar desestabilizar o Sp. Braga. O que sei e o que é importante é que, apesar de tudo, a equipa tem conseguido manter-se à margem dessas situações. Os castigos ao Vandinho e Mossoró chegaram numa altura esquisita. Mas os atletas têm mostrado maturidade e espero que continuem assim".

Diana Pimenta: "Sp. Braga tem força para dar a volta"


"Acho que de certa forma, todas as situações que têm acontecido à volta do clube podem prejudicar a equipa nos próximos jogos. Mas acredito que o Braga tem moral e tem equipa para dar a volta a estas coisas esquisitas. Alguns clubes querem desmoralizar este grupo, mas eles têm mostrado que têm força para responder".

Eduardo Alves: "Não vencem no campo tentam outras formas"

"Sem dúvida alguma que alguém anda a tentar desestabilizar e prejudicar o Sp. Braga. Já que não conseguem vencer no campo, tentam de outras formas. Mas a equipa tem estado à altura e tem respondido da melhor forma dentro do relvado e tem mesmo calado muita gente. Quanto aos castigos dos jogadores é um exagero, assim como o tempo que demoraram a decidir que castigos aplicar".

Tiago Martins: "Plantel dá a volta a essas situações"


"É certo que tem havido alguma desestabilização, mas o Braga consegue ser uma equipa forte e com o plantel que tem consegue dar a volta a essas situações. O Vandinho vai fazer alguma falta, sempre são três meses, mas o clube consegue dar a volta e, por acaso, até se reforçou bem e vai conseguir manter o bom nível exibicional que tem conseguido alcançar".

Fernando Pires: "Braga está a ser uma certeza"

"Se calhar, de uma forma, habilidosa, andam a tentar desestabilizar o grupo, uma vez que o Braga está a ser, nesta altura, não uma surpresa, mas sim uma certeza. Desestabilizar um grupo não é fácil e penso que o Braga está a dar uma resposta muito positiva, não se deixando influenciar por estas situações lamentáveis e, se calhar, completamente propositadas".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Uma dupla "antiga" com estreia à vista
LEONE SALTA PARA O ONZE E (RE)ENCONTRA RODRÍGUEZ
   
Bruno Paixão retirou Moisés do jogo com o Marítimo com dois amarelos seguidos, na deslocação ao Restelo, e Domingos Paciência não perdeu tempo em pensar qual a melhor opção para substituir um dos indiscutíveis no sector mais recuado da equipa. Paulão saltou do banco e até se portou bem a travar as investidas do Belenenses, mas Leone, recuperado de lesão, deve ultrapassar o compatriota na corrida pela titularidade. A confirmar, o brasileiro reencontra Rodríguez com quem fez dupla nas últimas jornadas da temporada passada, sob o comando de Jorge Jesus, mas com quem esta época ainda não teve oportunidade de alinhar.

Moisés manteve-se afastado dos problemas físicos que tantos jogos lhe roubaram num passado recente e, a par de Evaldo, tem sido um dos maiores protetores das redes de Eduardo.Ao seu lado a companhia foi intercalando. Primeiro Rodríguez, depois Leone, e de novo o peruano, dependendo, principalmente, das lesões e dos castigos.

El Mudo é um dos maiores ativos da SAD e soma 11 titularidades no campeonato, enquanto o brasileiro, que esteve perto da dispensa e que agora anda debaixo de olho do Flamengo, contabiliza 8.

Aprender com os erros

Com Jesus, a "antiga" dupla, que este fim-de-semana se pode reencontrar, esteve presente na receção ao Marítimo. O1-1 não deixou ninguém satisfeito até porque a equipa tentava recuperar energias após a eliminação da UEFA. Nos 2 embates com o PSG também foram Rodríguez e Leone os centrais.

RECORD

JotaCC

Filipe garante sucessão

A sucessão de Vandinho será sempre um problema, pelo peso que o capitão tem no balneário e pela identificação que mantém com a forma de jogar da equipa. Para o minimizar, o Braga contratou Olberdam, que chegou do Marítimo com suspensão para cumprir. Contra o Rio Ave, Domingos utilizou Luis Aguiar e Hugo Viana em simultâneo nessas funções. Correu mal. No Restelo mudou e torceu para que Filipe Oliveira conseguisse tornear o problema. Afinal, contra o Marítimo já poderia usar Olberdam.

O lateral-direito cumpriu com distinção e, da ausência de opções, Domingos passa a nova dor de cabeça: o excesso. Isto porque agora não sabe quem escolher. Por um lado, Olberdam é que é o trinco de raiz. Por outro, Filipe Oliveira fulminou os números que marcaram a acção do brasileiro nos nove jogos que fez na Madeira. Conseguiu até ser melhor do que Vandinho. Se depender do registo estatístico, a escolha do treinador é muito fácil de fazer.

Filipe é um extremo de raiz e talvez isso explique o cariz ofensivo que imprime. Só fez um ataque, é certo, mas mais do que a média de Vandinho e Olberdam. Perde mais bolas, o que é consequência disso, mas destacou-se naquilo que Vandinho é mestre: a recuperar bolas. No principal atributo que um trinco deve ter, Olberdam sai bastante a perder: recupera três vezes menos do que Vandinho e quatro vezes menos do que Filipe Oliveira. Perde menos bolas, é certo, mas é bem mais faltoso.

Garcia torce contra Olberdam


Miguel Garcia será o principal beneficiado se Domingos optar por escolher Filipe Oliveira para o meio-campo. Nesse caso, o ex-Olhanense saltaria do banco para o lado direito da defesa, tal como aconteceu contra o Belenenses. Garcia chegou em Janeiro para o lugar de João Pereira, mas tal como Olberdam tinha um castigo para cumprir e perdeu o comboio para Filipe Oliveira. Eis a oportunidade para o recuperar.


SAD pede acção da Liga

A SAD do Braga publicou ontem um comunicado, no qual manifesta estranheza "pela intromissão do elemento da equipa técnica de um concorrente directo na Liga Portuguesa" num local onde ,"como é do conhecimento público, e das equipas técnicas em particular", se procura "a concentração máxima e motivação dos atletas da equipa para o encontro a realizar." O comunicado desmente parte da versão difundida por João Gabriel, director de comunicação do Benfica, que garantiu que a visita de Mário Monteiro teve a ver apenas com a entrega de uma mala a Renteria, a pedido do próprio. De acordo com o Braga, Mário Monteiro deteve-se à conversa com outros jogadores além do colombiano, perturbando a concentração da equipa. Por isso, acredita que a Comissão Disciplinar da Liga deve agir.

"Este comportamento é só por si censurável e reprovável e o Braga aguarda que a Comissão Disciplinar da LPFP investigue cabalmente o ocorrido e após o apuramento dos factos actue em conformidade, sendo certo que as entidades desportivas não podem fechar os olhos a este tipo de atitudes", lê-se no quarto ponto do referido comunicado.

Depois, o Braga enquadra esta situação entre as outras que, acusa há muito, pretendem apenas desestabilizar a prestação desportiva da equipa. "O Braga chama a atenção dos órgãos da LPFP, como vem fazendo praticamente desde o início da época, e em particular na recente carta aberta de António Salvador, para o clima que vem sendo criado das mais variadas formas, com armas desiguais e pelos mais variados intervenientes, no sentido de denegrir o bom nome do Braga e descredibilizar o futebol português", termina.

Louis Vuitton só em Lisboa

O Braga não refere o nome de Renteria no comunicado, nem alude à entrega da mala Louis Vuitton que o colombiano terá pedido a Mário Monteiro. Sem confirmação, mas também sem o negar, certo é que a história transmitida pelo Benfica é verosímil. Primeiro, porque da convivência do ano passado sobrou uma boa relação de amizade entre o jogador e o treinador. Depois porque, se quisesse mesmo uma mala Louis Vuitton, o colombiano só a podia adquirir em Lisboa, uma vez que em Portugal não há mais lojas da conhecida marca.



Multidão aplaude plantel e apoia Salvador

Num tarde chuvosa, o plantel bracarense levou com um autêntico banho de multidão à chegada ao relvado secundário do AXA. Cumprindo o plano que começou a ser traçado na blogosfera, os adeptos marcaram presença em força no primeiro treino da semana, para aplaudir os jogadores depois da vitória tão difícil como importante em casa do Belenenses. Cerca de 200 pessoas não parece um número muito grande, principalmente se compararmos com os hábitos dos vizinhos vimaranenses, que na época 2005/06 chegaram mesmo a ser cerca de dois milhares numa das sessões da equipa que lutava para não descer de divisão. Mas, para o quotidiano dos guerreiros, representa um sinal claro de que a cidade vai crescendo no apoio rumo ao título. A primeira corrida foi brindada com outra salva de palmas e sempre que um jogador saída do treino, o incentivo passava também a ser verbal. Nesse aspecto, o mais saudado foi António Salvador. O presidente esteve 30 minutos com Domingos e Carlos Freitas e, à partida, ouviu a revolta dos sócios e os vários pedidos para que não deixe de lutar contra as injustiças e faça do Braga campeão.

Paulo César ausente no dia de Petterson

A integração em pleno do jovem Petterson foi a grande surpresa do dia de ontem, embora, obviamente, a ausência de Paulo César seja muito mais importante. O brasileiro está novamente lesionado e falhou a sessão ficando, portanto, em dúvida para o jogo com o Marítimo. Tiago Pinto também não trabalhou com os colegas. Mas, não estando inscrito, não se pode considerar baixa para Domingos Paciência.

Voltando a Petterson, que ficou mais conhecido depois do sismo no Haiti, que colocou em perigo os seus familiares, vê finalmente a lesão no menisco esquerdo debelada. O médio não treinava desde a pré-época e agora fará reintegração progressiva.



O JOGO

JotaCC

Minhotos indignados com visita do «adjunto» do Benfica ao hotel da equipa

Sp. Braga quer intervenção do CD da Liga

Responsáveis bracarenses censuram comportamento 'deplorável', de Mário Monteiro. Benfica diz que foi só entregar uma mala.

O Sporting de Braga quer que a Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) investigue a visita do preparador físico do Benfica, Mário Monteiro, ao hotel onde a equipa estagiava para o jogo com o Belenenses. O clube minhoto acusou na terça-feira Mário Monteiro de se ter deslocado ao estágio bracarense no dia do jogo com a equipa do Restelo e falado com alguns jogadores «arsenalistas», o que provocou 'indignação', entre os seus responsáveis. Em comunicado publicado ontem no «site» do clube, o conselho de administração da SAD bracarense reitera que o 'comportamento é só por si censurável e reprovável', 'Sendo estes factos do conhecimento público, o Sporting de Braga aguarda que a CD da Liga investigue cabalmente o ocorrido e, após o apuramento dos factos, atue em conformidade, sendo certo que as entidades desportivas não podem fechar os olhos a este tipo de atitudes', pode ler-se no comunicado.
Reafirmando ser 'estranha a presença e intromissão do elemento da equipa técnica de um concorrente direto na Liga no decurso do estágio da equipa antes do jogo com o Belenenses', o Sporting de Braga assegurou ainda 'que não autorizou qualquer elemento do Benfica a deslocar-se', ao referido local. 'Como é do conhecimento público, e das equipas técnicas em particular, o estágio das equipas antes dos jogos visam essencialmente a concentração máxima e motivação dos atletas para o encontro a realizar, sendo por isso, nos estágios do Sporting de Braga, vedado o acesso a elementos estranhos ao grupo de trabalho',
Concluindo, o Sporting de Braga 'chama a atenção dos órgãos da LPFP, como vem fazendo praticamente desde o início da época, para o clima que vem sendo criado das mais variadas formas, com armas desiguais e pelos mais variados intervenientes, no sentido de denegrir o bom nome do Sporting de Braga e descredibilizar o futebol português',
Por seu lado, o Benfica considerou a reação bracarense 'ridícula', tendo o assessor jurídico da SAD «encarnada», Paulo Gonçalves, explicado que Renteria 'telefonou a Mário Monteiro a pedir-lhe que lhe comprasse uma mala Louis Vuitton, que só há à venda na Avenida de Liberdade, em Lisboa',

Nova polémica. Segundo o Benfica, Mário Monteiro foi ao hotel a pedido de Renteria para lhe dar



Apoio dos adeptos no treino

Muitos adeptos marcaram presença no treino de ontem do Sporting de Braga. Domingos Paciência abriu as portas da sessão e numa resposta ao apela do presidente António Salvador, adeptos bracarenses fizeram questão de mostrar que estão com a equipa. O avançado Paulo César não subiu ao relvado, mas deverá estar apto para a recepção de domingo ao Marítimo.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Paulão atrás da estreia a titular no campeonato

A recepção ao Marítimo vai coincidir com mudanças no onze titular do Sp. Braga, desde logo porque Moisés tem castigo para cumprir, o que abre uma vaga no eixo defensivo dos minhotos.

Pela primeira vez neste campeonato, Domingos Paciência terá de ir a jogo sem este influentíssimo central, e a decisão de preencher o lugar do brasileiro está ainda pendente do andamento da preparação, mas são dois os candidatos — Paulão e Leone — a acompanhar o peruano Rodriguez.

Coma saída de Moisés no Restelo (expulso aos 15minutos), Domingos fez avançar Paulão para o combate e recebeu do central uma resposta muito positiva e que o coloca em excelente plano para subir à titularidade frente ao Marítimo.

Se assim for, o defesa será uma absoluta novidade num alinhamento inicial dos bracarenses nesta edição da Liga, em que somou até agora quatro utilizações, metade das presenças acumuladas por Leone, o central escolhido pelo treinador para acompanhar Moisés em boa parte da primeira metade da época.

Leone ascendeu à primeira linha de opções por lesão de Rodriguez, na Madeira, frente ao Marítimo. O brasileiro ganhou confiança e embalagem, exibindo argumentos para estar à altura das exigências que o desenrolar da época tem vindo a colocar aos minhotos, perdendo lugar no comboio apenas por lesão. Mas Leone já está recuperado e tem de ser visto como uma possibilidade para o eixo defensivo na recepção aos insulares.

A BOLA

david

18:02 - Futebol - Sp Braga
Hugo Viana diz que "bracarenses" estão no topo por mérito próprio

O futebolista Hugo Viana, do Sporting de Braga, disse hoje que a equipa está no topo da classificação da Liga Sagres por mérito próprio, mas recusou-se a admitir que se trata da melhor equipa do campeonato.

"Estamos no lugar que estamos [segundo, com menos um ponto, mas menos um jogo que o Benfica] por mérito próprio. Temos vindo a mostrar bom futebol e com isso têm surgido as vitórias. Poder-se-á dizer que o Braga tem sido uma surpresa neste campeonato, mas por mérito próprio", reforçou o jogador.

Para o presidente do clube, António Salvador, o Sporting de Braga é, "de forma legítima, o líder do campeonato nacional", posição expressa em carta aberta aos adeptos, escrita já depois do Benfica ter jogado com a União de Leiria, numa antecipação da 20ª jornada, e cuja vitória permitiu a ascensão à primeira posição na tabela.

Instado a considerar se a equipa também se sente líder, Hugo Viana, que falava no final de uma visita à escola EB 1 da Estrada (Ferreiros, Braga), encaminhou a resposta para "o campo": "Não fazemos os nossos jogos consoante as outras equipas, queremos apenas ganhar todos os jogos".

Reiterando que considera o Sporting de Braga "um clube de primeira linha", Hugo Viana foi cauteloso ao abordar a questão sobre qual pensa ser a melhor equipa do campeonato ou a que melhor futebol pratica.

"Não pensamos nisso, trabalhamos para melhorar ainda mais, podemos fazer ainda melhor e temos orgulho no que temos vindo a fazer", disse.

Domingo, o Estádio Municipal de Braga estará aberto a todo o público que pretenda a assistir gratuitamente ao jogo com o Marítimo, com início às 18:00.

Não é preciso levantar qualquer bilhete, mas será dada prioridade aos sócios que adquiriram lugar anual, ainda que a organização do jogo peça aos detentores desses lugares que cheguem com antecedência. Caso contrário, podem deparar-se com essas cadeiras ocupadas.

Hugo Viana sente uma "onda vermelha", bracarense, a crescer na região e espera para domingo a "maior enchente de todos os tempos" no recinto.

Sobre a partida, antecipou: "[Será] outra final: agora vai ser jogo a jogo. O Marítimo tem uma excelente equipa, mas nós sentimo-nos confiantes neste momento e vamos encarar o jogo com a humildade e concentração que temos vindo a ter".

O JOGO