News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/02

Started by JotaCC, 06 de February de 2010, 07:47

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sobra o prato principal

Faltam treze jornadas para o final da liga portuguesa na corrente do Estádio Municipal e as luzes estão ligadas pelo sonho do título. A expectativa é enorme, há já a promessa de uma forte falange de apoio na deslocação ao Restelo, mas será diante do Marítimo que a Pedreira vai estremecer. Depois das entradas e até a sobremesa ter saído do cardápio dos arsenalistas, sobra um prato para saborear. E que prato é só logo o principal...

Depois de Belenenses e Marítimo, o Sporting Clube de Braga tem o primeiro grande compromisso com o Futebol Clube do Porto. Um jogo que poderá significar uma fuga ao actual terceiro classificado, já que o segundo posto na liga dá entrada na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, facto que coloca de pronto a slot machine dos euros a funcionar nos cofres arsenalistas. Contudo nos rostos a linha que marca o tempo está no topo, está no título de campeão nacional.

Durante a semana, o emblema arsenalista perdeu a possibilidade de manter-se na corrida pela menina dos olhos - Taça de Portugal -, e caiu para o segundo posto do campeonato, embora de forma provisória. O emblema de Domingos Paciência tem vindo a ocupar o topo desde os primórdios da edição 2009/10 e agora vai ter que assumir uma postura de gigante e lançar-se, com calma e serenidade, na senda do lugar que lhe acalenta o corpo.

Do rol de adversários, e tirando esse jogo com o FC Porto, os minhotos ainda deslocam-se à Luz, num jogo que pode decidir o título de campeão. Todavia, não é só o Braga que tem essas tarefas, já que os outros não podem fugir aos confrontos directos. E aí vão lucrar...


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Problema Vandinho ainda sem a solução
DOMINGOS PACIÊNCIA AINDA NÃO PODE UTILIZAR OLBERDAM
   
   
O problema Vandinho tem continuidade no meio-campo do Sp. Braga enquanto a solução não for encontrada com a eficácia que se deseja. Se já era uma questão difícil de resolver, dada a influência do brasileiro no jogo dos arsenalistas, fica ainda mais complicada na preparação do jogo de Belém, na medida em que Domingos Paciência não pode utilizar já Olberdam, o mais sério candidato ao lugar, até porque Madrid está fora de ação por muito mais tempo devido a lesão.

O brasileiro que chegou do Marítimo no último dia do fecho de mercado, precisamente porque a SAD minhota já estava "avisada" do castigo a Vandinho, teve algum azar e acabou por ficar "amarrado" ao castigo de um jogo que ainda tinha de cumprir pelos insulares. Tudo porque na segunda-feira, quando o Marítimo jogou no Estádio do Mar, já era jogador do Sp. Braga e, nessa condição, também não cumpria as 72 horas regulamentares para poder limpar a folha no jogo da Taça, com o Rio Ave.

Ou seja, a posição 6 deve continuar um pouco difusa, funcionando mais o modelo do duplo pivot defensivo, com Hugo Viana e Luís Aguiar, como sucedeu frente aos vila-condenses. O problema é que, para primeira amostra, a "máquina" não funcionou e o treinador ficou também com essa dúvida. Domingos pode continuar a apostar na mesma figura do meio-campo, com Rafael Bastos no vértice do triângulo, tentando garantir com isso os automatismos que só chegam com mais oportunidades. Ou estará na forja a adaptação de um lateral ao lugar de trinco, com Miguel Garcia como principal candidato.


RECORD

JotaCC

Paulo César a caminho do Restelo

Paulo César mantém-se afastado do trabalho de grupo, mas é quase certo que poderá defrontar o Belenenses, na segunda-feira. O departamento clínico do Braga está a gerir a lesão do jogador com pinças e a fazer todos os esforços para que Domingos não tenha de improvisar novamente. Não há pressas, até porque o jogo é só segunda-feira, mas a resposta do brasileiro está a ser muito positiva e hoje mesmo a recuperação salta para outro patamar.

A importância de Paulo César no seio da equipa não se esgota nos quatro golos já apontados na Liga Sagres, um deles decisivo, contra o Sporting, outro tranquilizador, com o Benfica. Paulo César é, a par de Mossoró e Alan, um dos abre-latas de Domingos para arrasar e romper as defesas adversárias. Com Mossoró ainda castigado na sequência do caso do túnel no jogo contra o Benfica, a presença do extremo brasileiro torna-se ainda mais importante. Sem os dois, no último jogo, o ataque foi praticamente inofensivo e Alan remou sozinho. O resultado foi a eliminação da Taça de Portugal.

Paulo César fez ontem corrida à volta do relvado, enquanto o plantel treinava. O boletim clínico a propósito do seu estado não é esclarecedor, mas toda a estrutura acredita que o jogador vai recuperar. A sua inclusão na convocatória é praticamente certa, embora Domingos vá chamar mais do que 18 jogadores, para precaver qualquer surpresa desagradável.

Contra o Rio Ave, foi Matheus a jogar. Mas o veloz extremo já provou que é melhor quando salta do banco do que quando é titular. Renteria e Diogo Valente seriam outras soluções para a esquerda, só que o primeiro ainda não tem condições para jogar 90' e o segundo nunca foi primeira escolha e vai jogando apenas esporadicamente. Esteve até para ser emprestado. Por tudo isto, Domingos desespera para que o ataque no Restelo seja o mesmo de sempre. E tudo indica que assim seja. Dessa forma, só o meio-campo terá de ser refeito em relação à estrutura original.


Técnico do Fla liga a Leone

O Flamengo está mesmo determinado em receber André Leone a partir de Junho e está a fazer tudo para o conseguir. Depois da abordagem no sentido de o central assinar um pré-contrato, a equipa do Rio de Janeiro vai jogando outros trunfos para o convencer a terminar a experiência em Portugal e a regressar ao Brasil, onde o poder económico dos clubes tem vindo a aumentar época após época. O mais recente foi uma chamada telefónica realizada ao brasileiro por Andrade, treinador do Fla, a explicar as razões pelas quais Leone não deveria pensar duas vezes na hora de decidir o futuro. Uma delas prende-se com a forte aposta que o campeão brasileiro vai realizar na Copa Libertadores, competição que se pode equiparar à Liga dos Campeões, e na reconquista do título a nível interno.

André Leone já declarou publicamente o desejo de continuar no Braga na próxima temporada, mas, exceptuando umas conversas exploratórias realizadas nos últimos meses de 2009, os responsáveis do clube arsenalista ainda não deram qualquer passo nesse sentido. O processo já se arrasta há algum tempo e o facto de o brasileiro querer ver o seu futuro resolvido rapidamente, até porque o Flamengo atacou em força, poderá levá-lo a decidir-se por deixar a Cidade dos Arcebispos.



Televisão pode diminuir o castigo de Vandinho

Foi a televisão, neste caso as imagens difundidas pela SIC, que condenou Vandinho e pode também ser a televisão a reduzir em um jogo a suspensão do capitão minhoto. Os três meses de castigo manter-se-ão, a não ser que o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol atribua razão ao Braga no recurso já apresentado. Mas, porque a suspensão termina no dia 2 de Maio, Vandinho tem ainda algumas hipóteses de jogar a penúltima jornada do campeonato. Basta que o jogo com o Paços de Ferreira seja disputado na segunda-feira, ao abrigo das alterações obrigatórias ditadas pelas transmissões televisivas. Esta semana, por exemplo, o Braga joga segunda-feira no Restelo. A repetição do dia agradará a Domingos Paciência e ao próprio Vandinho, que assim veria reduzido o número de jogos a falhar (de 12, passaria a 11) e ainda se poderia despedir dos adeptos arsenalistas. É que na última jornada o Braga viaja à Madeira.



Meyong e Rafael Bastos em Belém

O próximo encontro do Braga não deixará de ser especial para Meyong e Rafael Bastos, que vão encontrar pela frente um clube que já representaram no passado: o Belenenses. O internacional camaronês vestiu de azul nas temporadas de 2005/06 e 2006/07, enquanto o médio brasileiro representou o clube da Cruz de Cristo na de 2007/08. Mas se o primeiro pode gabar-se de já ter marcado à anterior equipa (pelo Braga), o segundo ainda procura o primeiro golo na Liga Sagres.



Petterson estaria apto se fosse indispensável

A lesão de Joseph Petterson levanta dúvidas há algum tempo. O haitiano há muito ultrapassou os prazos previstos para a recuperação total, mas não houve qualquer recaída. Simplesmente, a sua situação está a ser gerida para que, no futuro, o menisco do joelho esquerdo não volte a ceder. Se fosse um jogador importante para a manobra da equipa, o médio talvez até já estivesse a jogar. Tendo apenas 19 anos e uma margem de evolução enorme, o clube entende que o melhor é tratar calmamente do problema, a fim de o haitiano voltar a 100 por cento no início da época 2010/11.



O JOGO

JotaCC

Braga: Defesa de betão ameaça duplo recorde portista
F. C. Porto só sofreu nove golos nas épocas de 1979/80 e 1983/84

Há cinco jogos consecutivos sem sofrer golos na Liga, o Braga mantém-se como a defesa menos batida da prova e uma das melhores da Europa, só com seis bolas encaixadas. Há 31 anos que nenhuma equipa bate o recorde nacional defensivo, que pertence ao F. C. Porto.

O rigor defensivo tem sido um dos trunfos da campanha do Braga na Liga. Com apenas seis golos sofridos, a equipa de Domingos Paciência é a melhor defesa da competição, seguida do Benfica, com 10 golos, e da dupla F. C. Porto e Sporting, ambos com 14.

É muito à custa do mérito defensivo que o Braga já amealhou 42 pontos e só não é líder porque entretanto o Benfica antecipou o jogo com a União de Leiria (3-0), da 20.ª jornada e contabiliza, assim, 45 pontos.

Cinco das 13 vitórias (38,5 %) do Braga foram só por 1-0 e outras cinco por 2-0. Sobram dois triunfos por 2-1 e um por 3-1, este com o Belenenses, no único golo sofrido em casa, à 3.ª jornada. Os minhotos já não sofrem golos há cinco jogos consecutivos e no último, em Matosinhos, com o Leixões (1-1), até foi apontado na própria baliza, por Moisés. O guarda-redes Eduardo, totalista na prova, é o principal rosto do sucesso, mas será difícil a equipa, nos 13 jogos que faltam, manter a coesão defensiva e pulverizar um recorde nacional, que dura há mais de três décadas. O melhor registo defensivo de sempre foi atingido na época 1979/80, pelo F. C. Porto, que sofreu só nove golos, em 30 jogos. Cinco épocas depois, os portistas repetiram o feito, em ambos os casos sob o comando de José Maria Pedroto. No entanto, a marca, nos dois campeonatos, não garantiu o título. No primeiro caso, o campeão foi o Sporting, enquanto no segunda situação o Benfica arrebatou o título.

A tradição de as melhores defesas não ganharem o campeonato também se verificou em 1977/78, em que o Benfica sofreu 11 golos, mas o campeão foi o F. C. Porto.

Até aqui, a melhor defesa do Braga em 53 participações na Liga foi na época passada (22 golos sofridos), com Jorge Jesus. Um registo que superou os 22 golos consentidos em 2005/06, sob o comando de Jesualdo Ferreira. Ainda assim, muito longe dos 69 golos sofridos, na época de estreia dos minhotos entre os grandes (1947/48).

Convocatória fácil de fazer

Para o jogo de depois de amanhã, com o Belenenses, no Restelo (20.15 horas, SportTV), Domingos Paciência regista sete impedimentos, isto levando em conta que Paulo César, que se mantém apenas em regime de tratamento a uma mialgia na coxa direita, não estará em condições de actuar. André Leone, Peterson e Madrid (lesionados), Olberdam, Mossoró e Vandinho (castigados) não podem jogar. Restam 20 jogadores, entre os quais três guarda-redes...

JN