News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/02

Started by JotaCC, 02 de February de 2010, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC

Mossoró: "É um jogo muito difícil"

O Rio Ave foi das poucas equipas esta época a roubar pontos ao líder Sporting de Braga, por isso, a equipa arsenalista não espera facilidades no desafio de amanhã a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Mossoró lembra que o jogo vai ser "muito difícil" e decisivo para as ambições do grupo.

"Fizemos um jogo contra eles em Vila do Conde que foi muito difícil, agora temos mais um jogo importante, mas é em casa onde a equipa se tem portado bem e conseguido vitórias. Esperamos mais uma vez fazer um grande jogo e rumar para a próxima fase", referiu o brasileiro, acrescentando que o plantel ainda não pensa na final do Jamor.

"O objectivo é vencer agora o Ri o Ave. É um jogo muito difícil, muito complicado e temos que pensar jogo após jogo. Não podemos pensar no Jamor se ainda não vencemos o Rio Ave", sublinhou Mossoró, apelando ao apoio dos adeptos.
"Esperamos contar mais uma vez com o apoio dos nossos adeptos, que nos têm empurrado para o lugar onde estamos", frisou.

Apesar da euforia em torno da liderança e da campanha da equipa, Mossoró é claro quando questionado sobre o futuro: "é uma alegria com os pés no chão, com muita humildade e simplicidade. A nossa equipa está forte, muito focada, mas sabemos que não somos imbatíveis", rematou, repartindo o mérito de uma grande época "não só para mim, mas para todo o grupo".


Sp. Braga: Olberdam até ao final da época

É o último reforço de Inverno. Olberdam chega a Braga a título de empréstimo até ao final da época 2009/10 e já foi oficializado pelo Sporting de Braga, depois do clube arsenalista e o Marítimo terem chegado a acordo para a cedência do jogador.
O médio brasileiro, prestes a cumprir 25 anos, já esteve no Estádio Municipal, conheceu o novo grupo de trabalho e rubricou contrato de seis meses com o clube líder do campeonato.

"Fiquei bastante feliz quando soube do interesse do Sp. Braga. Quero agradecer a confiança que demonstraram e quero deixar uma palavra de apreço para os responsáveis do Marítimo, por terem concretizado esta transferência", referiu o médio no site oficial do clube, destacando o "enorme prazer de poder representar" a equipa bracarense.

Olberdam garante ainda estar em Braga para "ajudar o grupo de trabalho a conseguir mais vitórias".
As "excelentes relações" existentes entre os dois clubes permitiram o empréstimo do médio, que vestiu a camisola do Marítimo nas últimas cinco épocas.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Espírito guerreiro em duas frentes
SP. BRAGA ESPREITA "MEIAS" SEM A PRESENÇA GARANTIDA DE DOIS GRANDES

A força atual do Sp. Braga não se revela apenas na liderança do campeonato, mas também na Taça de Portugal. Os minhotos recebem amanhã o Rio Ave e têm uma boa oportunidade de chegar às meias-finais da competição, onde os caprichos do sorteio determinaram a ausência de dois grandes. O Benfica já ficou pelo caminho, afastado na 4.ª eliminatória pelo V. Guimarães, entretanto eliminado pelo Rio Ave, e entre FC Porto e Sporting, um deles dirá hoje à noite adeus à segunda prova mais importante do calendário futebolístico português.


RECORD

JotaCC

Olberdam fecha novo trio

O Braga tem um novo trio para o meio-campo prontinho para substituir os habitualmente titulares Vandinho, Hugo Viana e Mossoró. Depois de a equipa ter cumprido a primeira metade da época sem alternativas aos mais utilizados, uma vez que Andrés Madrid passou grande parte da temporada com problemas físicos, Possebon nunca conseguiu adaptar-se ao clube e Peña ainda está em plena fase de crescimento, a SAD bracarense aproveitou a reabertura da janela de transferências para corrigir esse problema. E fê-lo sem ter de despender muito dinheiro.

Primeiro chegou Rafael Bastos, visto como o sucessor natural de Hugo Viana; depois Luis Aguiar, que faz como ninguém a posição que vem sendo (muito bem) ocupada por Mossoró, e ontem, no último dia de inscrições do mercado de Inverno, foi a vez de Olberdam, um médio de características defensivas - tal como Vandinho -, ser confirmado como quinto e último reforço do Braga para os quatro meses que restam de competição em 2009/10. O brasileiro muda-se para os arsenalistas por empréstimo do Marítimo, que, segundo apurou O JOGO, tentou receber Adriano como contrapartida no negócio. O avançado, no entanto, recusou a transferência para o clube madeirense, pois acredita que ainda poderá ser útil aos minhotos e acrescentar mais (um ou dois) títulos ao currículo.

Com a chegada de Olberdam, o Braga ganha um reforço de peso para o ataque ao título esta temporada e, quem sabe, para a próxima, uma vez que o contrato do médio, de 24 anos, com o Marítimo expira a 30 de Junho deste ano. A influência do brasileiro no meio-campo dos tricolores era indiscutível e nem Carlos Carvalhal, primeiro, nem Van der Gaag, na actualidade, se atreviam a deixá-lo de fora das suas opções. No Minho, contudo, terá de aguardar serenamente por uma oportunidade, uma vez que Vandinho só abrirá mão do seu lugar se for obrigado. Ou seja, se for vítima de algum problema físico ou se for castigado.

Apesar de já ter cumprido o jogo de suspensão que lhe foi aplicado pela Comissão Disciplinar pelo cartão vermelho directo visto contra o Benfica, a estreia de Olberdam nas convocatórias de Domingos Paciência só poderá acontecer no próximo fim-de-semana, contra o Belenenses. O médio já esteve ontem no Estádio AXA para ultimar os detalhes da transferência, mas voltou mais tarde à Madeira. O primeiro treino no Braga só acontecerá amanhã.


Certo de que jogará com regularidade

Olberdam mudou-se para Braga para "ajudar o clube a conseguir mais vitórias." Ser campeão será, claro, um objectivo, mas foi a perspectiva pessoal que mais o influenciou. "Não estava a jogar no Marítimo e queria ir para um clube onde pudesse jogar com regularidade. Será o melhor para mim", disse à Rádio Renascença, ainda de manhã, negando nessa altura aquilo que o Braga confirmou mais tarde: a sua contratação por empréstimo.

No AXA, e ao sítio do clube, destacou ser "um prazer enorme poder representar o Braga", agradecendo "a confiança" dos que acreditam que possa ser útil ao novo emblema.


Reforço aprovado

Um dos membros do plantel do Braga que melhor conhece Olberdam é Mossoró. Os dois jogadores foram companheiros no Marítimo, na temporada de 2007/08, e o pequeno brasileiro aprova a chegada do trinco. "É um bom jogador. Foi um bom companheiro e importante para o Marítimo", elogiou o médio criativo dos arsenalistas.


O peso dos conselhos de Dona Zuleica

Se Olberdam é hoje jogador, em muito deve à mãe. Zuleica Oliveira teve de cuidar do médio sozinha, mas exerceu uma inegável influência na carreira deste, que nunca chegou a conhecer o pai. Um dos seus maiores conselhos foi dado quando o brasileiro enfrentou o primeiro dilema: ingressar no Mogi Mirim ou tentar a sorte nas captações do Flamengo, após ter passado nos testes realizados pelo "Fla" em Paraíba (de onde é natural). Dona Zuleica convenceu-o a não trocar o certo pelo duvidoso, e assim arrancou a carreira do agora centrocampista do Braga, que esteve para desistir do futebol após ter sido campeão de juniores pelo São Gonçalo (Rio Grande do Norte). Tudo pelo facto de só ter contrato amador e de estar perto de entrar para a Universidade. Foi então que surgiu o Corinthians Alagoano com uma proposta de contrato profissional. Olberdam voltou atrás com a decisão e começou a dar nas vistas. O Marítimo deixou-se encantar e daí ao Minho foi um saltinho.



Mossoró
"Benfica deve ter calendário cheio"

É com a mesma naturalidade com que faz jogar o Braga que Mossoró comenta a antecipação do jogo do Benfica com o Leiria, que poderá permitir aos lisboetas ascender à liderança da Liga Sagres à condição [ver páginas 14 e 15]. Os arsenalistas até poderão iniciar o encontro com o Belenenses a seis pontos das águias, que jogam no sábado com o Setúbal, mas o médio acredita que isso não afectará psicologicamente a equipa. "Se o Benfica antecipou o jogo é porque deve ter o calendário cheio. Vamos fazer o nosso campeonato e não podemos pensar neles", vincou o brasileiro, recusando a ideia de os bracarenses serem invencíveis. "Não há equipas imbatíveis no mundo. Estamos fortes e concentrados, mas sempre com os pés bem assentes no chão", garantiu. Aliás, é por isso que o discurso que o balneário transmite para o exterior continua a ser "vencer jogo a jogo", a começar já pelo de amanhã, para a Taça de Portugal. Afinal, Mossoró, que partilha o mérito das suas boas exibições com os companheiros, recordou que "não vale a pena pensar em chegar ao Jamor se não se ganhar ao Rio Ave". "Tivemos um jogo difícil na casa deles, mas agora é a nossa vez de jogar em casa e esperamos passar às meias-finais", avisou.



Tiago Pinto vai ficar 15 meses sem jogar

O futuro de Tiago Pinto não será diferente do passado recente: treinará com o plantel do Braga, mas jogar só na Intercalar. O lateral-esquerdo não compete há 10 meses e vai passar mais cinco meses sem o fazer de forma oficial. Ontem, no fecho das inscrições, e simultaneamente do seu 22º aniversário, não foi inscrito por ninguém, uma vez que o Braga guardou a última vaga para Olberdam e nenhum dos potenciais interessados concretizou o interesse no jogador. O Leixões chegou a pensar nele, mas contratou Antunes, um velho conhecido de José Mota. Toni, no Belenenses, também o quis, mas o inesperado interesse do Marítimo em Diakité garantiu-lhe Miguelito. Os madeirenses não quiseram o jogador e este recusou duas propostas de Liga Vitalis.



Paulo César no Porto para fazer exames

Ainda não foi ontem que Paulo César voltou aos treinos. O avançado sofreu uma lesão na coxa direita frente ao Sporting e à tarde esteve no Porto a realizar exames médicos. O mais provável é que falhe os próximos dois jogos do Braga, contra Rio Ave e Belenenses.



Eduardo recuperado

Afinal, tudo não passou de um susto. Eduardo está recuperado da contusão no pé direito sofrida no jogo com o Sporting e poderá ser opção para o jogo de amanhã, dos quartos-de-final da Taça de Portugal Millennium, contra o Rio Ave. Aliás, o guarda-redes trabalhou sem limitações nos 15 minutos abertos do treino de ontem.


Lesão travou reforço sérvio

O médio-ofensivo Darko esteve quase para reforçar o Braga. O desconhecido sérvio ainda é júnior e treinou na passada semana às ordens de Dito. Ia assinar para no final da época subir a sénior e integrar o plantel ou ser emprestado, mas lesionou-se com alguma gravidade e voltou a casa. O seu caso será acompanhado e pode ainda dar frutos no futuro.


O JOGO

JotaCC

Braga: Último dia de intensa actividade

O mercado de transferências de Inverno fechou à meia-noite de ontem e vários clubes da Liga aproveitaram até ao fim para fazerem contratações de última hora. Sempre em acção, o líder Braga confirmou a chegada do médio Olberdam, por empréstimo do Marítimo.

Em comparação com o ano passado, os clubes da Liga aumentaram em cerca de 50% o número de jogadores contratados no mercado de Janeiro (42 em 2008/09 e 68 em 2009/10). No último dia, várias equipas da Liga estiveram em actividade, destacando-se a confirmação do quinto reforço de Inverno do Braga. Depois de Miguel Garcia, Rafael Bastos, Luis Aguiar e Rentería, o médio Olberdam chega ao Minho, emprestado pelo Marítimo, para lutar por um lugar na equipa arsenalista.

O V. Guimarães também se colocou em campo, contratando, no Brasil, o lateral-esquerdo Bruno Teles, e anunciando a saída do central Sereno para o Valladolid. O Marítimo garantiu o oitavo reforço do último mês, com a chegada do franco-argelino Cherrad, enquanto a Académica, que ainda não tinha entrado no mercado, avançou finalmente, com a contratação do avançado Bibishkov, que já jogou no campeonato português e que vem do Steaua

João Tomás com Cajuda

No Rio Ave, a novidade do dia foi a saída de João Tomás, que vai jogar nos próximos quatro meses no Al-Sharjah, clube da Emirados Árabes Unidos orientado pelo português Manuel Cajuda.


JN

JotaCC


Médio do Sp. Braga em alta

Mossoró, um must no líder da Liga

Fora dos relvados é José Márcio da Costa, dentro deles brilha como Mossoró, alcunha que deriva da terra natal deste brasileiro que entrou em Portugal pela Madeira. Uma temporada no Marítimo foi suficiente para o Sp. Braga perceber o potencial de um médio que hoje produz muito do jogo ofensivo do líder da Liga. Criativo, rápido a pensar e habilidoso a executar, o número 8 do plantel, cujos quatro irmãos também têm ligações ao futebol, é uma peça-chave no esquema táctico de Domingos Paciência e isso explica por que participou em todos os 17 jogos do campeonato. Mais valorizado em Braga, aos 26 anos Mossoró não tem dúvidas: "Está a ser a minha melhor época em Portugal", disse recentemente.




Comentário

Candidatos? O Sp. Braga e mais dois

Ainda haverá alguém com dúvidas? Dezassete jogos depois há um clube que continua na frente e resiste a tudo. Ganhou os dois jogos contra o Sporting e venceu em casa FC Porto e Benfica. É verdade que ainda tem que ir jogar ao Estádio do Dragão e ao Estádio da Luz, mas não será isso motivo de preocupação maior para quem vai receber o actual líder? O Sp. Braga já deixou de surpreender e, jornada após jornada, confirma o óbvio: os bracarenses são tão candidatos como os outros dois (FC Porto e Benfica).

A jornada 17 prometia ser importante para definir quem é quem neste campeonato. Na turbulenta luta pela liderança, três passageiros mantiveram-se firmemente agarrados à carruagem da frente, mas um saltou fora. Carlos Carvalhal resistiu enquanto pôde, mas o ciclo positivo de resultados e vitórias acabou em Braga. Com a derrota, o Sporting é menos um candidato. Mais do que estar fora da luta pela vitória, os "leões" vão falhar a Liga dos Campeões, objectivo que nos últimos anos tinha salvo as épocas leoninas.

A luta é, por isso, a três. Tal como tinha feito na jornada anterior em Coimbra, o Sp. Braga voltou a demonstrar contra o Sporting que a pressão não será um problema para a equipa de Domingos. Com apenas seis golos sofridos em 17 jogos, os minhotos têm mostrado estofo para aguentar até ao fim. O maior problema dos bracarenses chama-se Benfica. Os lisboetas tinham este fim-de-semana mais um teste complicado. Nos últimos anos o V. Guimarães tem saído sempre do Estádio da Luz com resultados positivos e esta época foi a única equipa a vencer no terreno dos benfiquistas num jogo oficial (Taça de Portugal). A vitória, com Carlos Martins a destacar-se, mostrou que o Benfica de Jorge Jesus é fiável.

O FC Porto também resiste. A sociedade Falcao & Varela resolveu o problema da difícil escalada à Choupana. Os seis pontos de distância dos "dragões" para os líderes tornam todos os jogos dos portistas na Liga até ao fim uma final. Jesualdo Ferreira venceu mais uma contra o Nacional.

PUBLICO

JotaCC

Olberdam no Sp.Braga: «É um prazer jogar aqui...»

Médio transfere-se do Maritimo para o Minho, com contrato válido até final da época. Olberdam, que faz 25 anos no próximo sábado, é adquirido para suprir uma eventual ausência por castigo, ou lesão, de Vandinho, até porque o argentino Andrés Madrid não tem sido um jogador fiável em face das inúmeras lesões.

O Sporting Clube de Braga, SAD, chegou a acordo com o Marítimo para a cedência a título de empréstimo dos direitos desportivos do médio Olberdam, que assina um contrato válido para os próximos seis meses - até final da época 2009/2010. Olberdam já esteve esta segunda-feira de manhã no Estádio AXA, onde conheceu todo o grupo de trabalho e rubricou o vínculo com os "Guerreiros do Minho".

"É um enorme prazer poder representar o Sp. Braga", disse o médio brasileiro, que agradeceu aos responsáveis dos dois clubes: "Fiquei bastante feliz quando soube do interesse do Sp. Braga. Quero agradecer a confiança que demonstraram e quero deixar uma palavra de apreço para os responsáveis do Marítimo, por terem concretizado esta transferência."

O médio, que faz 25 anos no próximo sábado, é contratado para suprir uma eventual ausência por castigo, ou lesão, de Vandinho, até porque o argentino Andrés Madrid não tem sido um jogador fiável em face das inúmeras lesões.

RR

JotaCC

Sporting de Braga prepara jogo da Taça com Rio Ave

Não há euforia

Mossoró explica que o bom momento se deve se deve ao trabalho e à humildade, realçando a vontade de continuar a ganhar.

O médio Mossoró, do Sporting de Braga, explicou que o segredo para a liderança do campeonato é o trabalho dentro de campo e frisou que a equipa está 'muito focada', para continuar na frente. O jogador brasileiro admitiu que o plantel «arsenalista» está 'alegre', pela campanha triunfante, 'mas sem euforia',
O segredo para ocupar o primeiro lugar do campeonato com 42 pontos, os mesmos do Benfica, 'é o trabalho e a humildade dentro de campo', considera Mossoró, admitindo, no entanto, que 'não há nenhuma equipa imbatível no mundo: a nossa equipa está forte, muito focada, mas sempre com os pés no chão',
A candidatura ao título ainda não é assumida pelos responsáveis bracarenses e o discurso é repetido pelos jogadores: 'Vamos jogo após jogo, a lutar para vencer até ao fim e, se tudo der certo, esperamos ficar na frente', salientou Mossoró, para quem a época 'tem corrido bem', em termos pessoais.
Em relação à partida de amanhã, frente ao Rio Ave, para a Taça de Portugal, o médio bracarense reconhece que será 'muito difícil', mas espera que o factor casa seja decisivo. 'Já jogamos contra eles lá e foi um jogo muito difícil. Mas jogamos em casa, onde a equipa se tem portado bem e conseguido as vitórias e esperamos mais uma vez fazer um grande jogo e conseguir passar para a outra fase', referiu Mossoró, adiantando que 'de nada vale pensar em chegar ao Estádio do Jamor se não ganharmos ao Rio Ave',
O Sporting de Braga-Rio Ave tem início marcado para as 18h15 de amanhã.

Interesse passa ao lado. As boas exibições de Mossoró no Braga despertaram a cobiça de alguns clubes europeus




Sporting de Braga

Stélvio e Kalaba emprestados


O Sporting de Braga anunciou os empréstimos dos médios Stélvio e Kalaba ao 1.º de Agosto (Angola) e ao Zamalek (Egito), respetivamente. Ambos os jogadores estiverem emprestados à União de Leiria até à participação na CAN no mês de Janeiro: Stélvio pela equipa da casa e Kalaba pela Zâmbia, e despertaram as atenções de clubes daquele continente.
Stélvio, que chegou a ser internacional português nas seleções mais jovens tendo depois optado pela seleção A angolana, vai jogar até ao final da presente época no 1.º de Agosto. Já Kalaba, que até começou a temporada como uma das apostas do treinador bracarense, Domingos Paciência, vai representar os egípcios do Zamalek também até ao final da temporada.


Braga garante médio do Marítimo

Olberdam emprestado

O Sporting de Braga, líder do campeonato, anunciou ter chegado a acordo com o Marítimo para a cedência a título de empréstimo do médio Olberdam até ao final da temporada. O jogador brasileiro já esteve ontem de manhã no Estádio Municipal de Braga, conheceu todo o grupo de trabalho e rubricou o vínculo com o clube.
Em declarações ao «site» do Sporting de Braga, Olberdam destacou o 'enorme prazer de poder representar', a equipa bracarense, sendo que agora o tempo é de 'ajudar o grupo de trabalho a conseguir mais vitórias', 'Fiquei bastante feliz quando soube do interesse do Sporting de Braga. Quero agradecer a confiança que demonstraram e quero deixar uma palavra de apreço para os responsáveis do Marítimo, por terem concretizado esta transferência', disse.
Olberdam representava o Marítimo desde a temporada 2005/06 e é o quinto e último reforço de Inverno do Sporting de Braga, depois de Miguel Garcia, Rafael Bastos, Renteria e Luís Aguiar, beneficiando da não inscrição de Tiago Pinto.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Mossoró: «Segredo do Sp. Braga é o trabalho e a humildade»
Médio brasileiro garante que equipa está focada na liderança

O Sp. Braga é líder pelo «trabalho» e pela «humildade dentro de campo», defendeu nesta segunda-feira o médio Mossoró, um dos elementos chave no sucesso da equipa minhota.

«Não há nenhuma equipa imbatível no mundo, mas a nossa está forte, muito focada e sempre com os pés no chão», argumentou, ainda, o jogador brasileiro, de 26 anos, citado pela agência Lusa.

Para Mossoró, a época «tem corrido bem» em termos pessoais, «mas também a todo o grupo e, principalmente, ao clube e isso é que é importante». «Vamos jogo após jogo, a lutar para vencer até ao fim e, se tudo der certo, esperamos ficar na frente», perspectivou o médio, sem assumir claramente a candidatura ao título, como, aliás, tem acontecido com os colegas.

E nem o facto de o Benfica poder ultrapassar o Sp. Braga na liderança, já nesta quarta-feira, em caso de vitória sobre a U. Leiria, na antecipação da 20ª jornada, afecta o optimismo da equipa minhota. «Não vai mexer de forma nenhuma, só temos de pensar no nosso calendário, sem pensar no do Benfica», assegurou.

Também nesta quarta, o Sp. Braga recebe o Rio Ave nos «quartos» da Taça de Portugal, eliminatória que a formação da casa pretende superar com êxito. «Já jogamos contra eles em Vila do Conde e foi um jogo muito difícil. Mas jogamos em casa, onde a equipa se tem portado bem e conseguido as vitórias e esperamos mais uma vez fazer um grande jogo e conseguir passar para a outra fase. De nada vale pensar em chegar ao Jamor se não ganharmos ao Rio Ave, é um jogo único em que não podemos falhar», concluiu Mossoró.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga contrata Olberdam e Guimarães vende Sereno

No último dia do "mercado de Inverno", o Sporting de Braga garantiu o concurso do médio do Marítimo Olberdam, enquanto o Vitória de Guimarães vendeu o defesa Sereno ao Valladolid e contratou o lateral esquerdo brasileiro Bruno Teles.

DIARIO DO MINHO

JotaCC

Mossoró diz que é possível ser campeão, mas o pensamento continua a ser jogo após jogo     

O Sporting de Braga é líder na Liga Portuguesa e no balneário há a esperança de chegar ao final no topo. Mossoró acredita que sim, mas garante que a equipa vai continuar a pensar jogo após jogo.

O Benfica antecipou o jogo com a União de Leiria, referente à vigésima jornada da Liga para esta quarta-feira. Em caso de vitória, as águias podem assumir de forma provisória o campeonato. Mossoró destaca que isso não aumenta a pressão, já que o Sporting de Braga não se preocupa com os adversários

O próximo jogo dos arsenalistas para o campeonato é na próxima segunda-feira no Estádio do Restelo. Amanhã mede forças com o Rio Ave para a Taça de Portugal.

ANTENA MINHO

JotaCC

Hugo Miguel no Sp. Braga-Rio Ave

Hugo Miguel (AF Lisboa) foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação para dirigir o encontro de amanhã (18.15 horas) entre Sporting de Braga e Rio Ave, referente aos quartos-de-final da Taça de Portugal.

Por seu lado, Pedro Henriques (AF Lisboa) vai apitar o Pinhalnovense – Naval, jogo igualmente relativo aos «quartos» da Taça agendado para as 14.30 horas desta quarta-feira.

Na quinta-feira, às 20.15 horas, realiza-se o último jogo dos quartos-de-final da prova, o P. Ferreira – Desp. Chaves, que será dirigido pelo árbitro de Braga Cosme Machado.



«Sp. Braga é quase imbatível, mas...» - Carlos Brito

O treinador do Rio Ave, Carlos Brito, atribuiu o favoritismo ao Sporting de Braga nos quartos-de-final da Taça de Portugal mas assegurou que os vila-condenses vão «dar tudo» para passar esta eliminatória.

«O Sporting de Braga é quase imbatível mas não é. Não seria nenhum feito extraordinário ganhar em Braga. O favoritismo é do adversário. É uma equipa que já é forte fora e é muito mais a jogar em casa», referiu Carlos Brito na conferência de imprensa de antevisão ao jogo, sublinhando que o Rio Ave «tem ambição de chegar à final».

«É legítimo, porque sonhar não custa. Estamos cientes das dificuldades que vamos ter. O Sporting de Braga tem um excelente plantel e reforçou-se mais em Janeiro. Mas o Rio Ave está a fazer uma boa temporada e vai dar tudo para chegar às meias-finais», assegurou.

Carlos Brito comentou ainda a saída de João Tomás, avançado que vai deixar Vila do Conde para rumar aos Emiratos Árabes Unidos para jogar no Al-Sharjah de Manuel Cajuda: «Ficámos amputados de um membro importante da equipa. Era só o melhor goleador português da actualidade no campeonato.»

A BOLA

JotaCC

Este pais é uma vergonha onde esta a verdade desportiva


Túnel Sp.Braga-Benfica: três meses de castigo para Vandinho

Os acontecimentos no túnel do estádio Axa, em Braga, ao intervalo do Sp. Braga-Benfica realizado a 31 de Outubro, a contar para a 9.ª jornada, foram finalmente alvo de castigos por parte da Comissão Disciplinar da Liga, que se reuniu no dia 29 de Janeiro. Vandinho foi penalizado com três meses de suspensão, Mossoró com três jogos e Ney - agora emprestado ao V. Setúbal - com dois jogos.

Além do tempo de suspensão, Vandinho tem uma multa de 1500 euros, por «tentativa de agressão» contra o treinador -adjunto do Benfica, Raul José. A moldura penal para este item vai de três meses a um ano;

Mossoró recebeu uma punição de três jogos e uma multa de 1500 euros por «agressão consumada sob a forma continuada» a Oscar Cardozo;

Ney é suspenso por dois jogos e uma multa de mil euros por «agressão consumada» a Oscar Cardozo;

Elementos do Benfica receberam também sanções por «presença ilegítima em zona de acesso reservado durante o intervalo», nomeadamente o Director de Segurança, Rui Pereira, com multa de 500 euros, e José Ribeiro e José da Cruz, membros do staff técnico, com multas de 500 e 750 euros cada.

Arquivados foram autos referentes à conduta de Francisco Miranda, fisioterapeuta do Sp. Braga, e Di Maria, e «alegadas ameaças e injúrias» de Moisés contra jogadores do Benfica.

ABOLA

JotaCC

Vandinho suspenso 3 meses
INCIDENTES NO TÚNEL AO INTERVALO DO JOGO COM O BENFICA
   
A Comissão Disciplinar da Liga suspendeu Vandinho por três meses enquanto os companheiros Mossoró e Ney (agora emprestado ao V. Setúbal) foram punidos por 3 e 2 jogos, respetivamente.

Os castigos surgem na sequência dos incidentes ocorridos na receção ao Benfica, na 9.ª jornada, à entrada para o túnel e já no interior do mesmo, no intervalo do encontro, sendo que o treinador adjunto dos benfiquistas, Raul José, alegou ter sido agredido por Vandinho.


Recurso avança
VANDINHO FOI SUSPENSO TRÊS MESES
   
O Sp. Braga vai apresentar recurso no Conselho Justiça da Federação Portuguesa de Futebol da supensão de 3 meses imposta a Vandinho, assim como dos 3 e 2 jogos a Mossoró e Ney (agora no V. Setúbal), respetivamente. O gabinete jurídico do Sporting de Braga confirmou à Lusa esta decisão, referindo que conta anunciar ainda esta terça-feira os argumentos de defesa.

Os castigos surgem na sequência dos incidentes ocorridos na receção ao Benfica, na 9.ª jornada, à entrada para o túnel e já no interior do mesmo, no intervalo do encontro, sendo que o treinador adjunto dos benfiquistas, Raul José, alegou ter sido agredido por Vandinho.

RECORD

JotaCC

Vandinho suspenso três meses, Mossoró três jogos e Ney dois

O jogador do Sporting de Braga, Vandinho, foi suspenso por três meses, enquanto os companheiros Mossoró e Ney (agora emprestado ao Vitória de Setúbal), punidos por três e dois jogos, respectivamente, pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga de clubes de futebol.

Os castigos anunciados pela Liga surgem na sequência dos incidentes ocorridos na recepção ao Benfica, na nona jornada, à entrada para o túnel e já no interior do mesmo, no intervalo do encontro, sendo que o treinador adjunto dos benfiquistas, Raul José, alegou ter sido agredido por Vandinho.

Contactado pela Lusa, o gabinete jurídico do Sporting de Braga disse que o clube vai apresentar recurso do castigo no Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e conta anunciar ainda hoje os argumentos de defesa.

O JOGO

JotaCC

Castigos do túnel: Sp. Braga reage às 17h30
Posição assumida na conferência de Domingos

O Sp. Braga vai pronunciar-se às 17h30 sobre os castigos aplicados a dois dos seus jogadores (Vandinho e Mossoró). Para essa hora está marcada uma conferência de imprensa do treinador Domingos Paciência, de antevisão do jogo com o Rio Ave (Taça de Portugal), e nessa altura será assumida uma posição oficial.

Nesta terça-feira foram conhecidas as decisões da Comissão Disciplinar da Liga, relativas aos incidentes no túnel, no intervalo do Sp. Braga-Benfica da 9ª jornada da Liga. Vandinho foi punido com três meses de suspensão, e Mossoró castigado com três jogos. Ney Santos, entretanto cedido ao V. Setúbal, também foi suspenso por dois jogos.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Domingos garante que equipa está "preparada para tudo"

Domingos Paciência acredita que os castigos a Vandinho e Mossoró são uma injustiça
O treinador do Sporting de Braga acredita que a divulgação dos castigos a Vandinho e Mossoró na véspera do jogo da Taça de Portugal com o Rio Ave foi uma injustiça. Domingos Paciência afirma que a sua equipa vai reagir e avisa que está preparada para tudo.


Domingos Paciência: Castigos não nos demovem


"A equipa tem um espírito de grupo muito forte. Está bem protegida e está preparada para tudo. Quando digo isto quero dizer que está preparada para levar pontapé no chão, ou para levar pontapé entre as pernas. Não há problema nenhum", garante o técnico 'arsenalista'.

"Não precisamos de especialistas para dar moral a estes jogadores nem para dizer que se ficarem três pontos à frente no sábado isso pode pressionar o Sporting de Braga", diz, referindo-se ao jogo do Benfica para a Liga. Na 18ª jornada, o líder só joga na segunda-feira.

Domingos Paciência acredita que "o povo português é inteligente para perceber o que se passa, mas isto é mau para o futebol português, porque é denegrir a sua imagem nos meios internacionais".

Em relação ao encontro com o Rio Ave, o treinador elogia o adversário, mas afirma que a sua formação está bem posicionada para atingir os seus dois objectivos, nomeadamente a Liga e a Taça de Portugal.


Túnel de Braga
Carlos Freitas acusa o C.D. de enfraquecer equipa

Carlos Freitas Visconde
Carlos Freitas, Director desportivo dos «arsenalistas» acusou esta terça-feira o presidente da Comissão Disciplinar da Liga de querer tornar a equipa mais fraca.

Carlos Freitas diz que as imagens nada mostram

Carlos Freitas faz criticas a Ricardo Costa

Carlos Freitas realça em conferência de imprensa que "Existem mais do que dois pesos e duas medidas e uma total inclinação por parte do senhor Ricardo Costa em punir alguém que se tem afirmado dentro do campo, o Sporting de Braga".

O «manager» do Sp. Braga reforça a ideia que: "Querer fazer crer que, num aglomerado de 50 pessoas, apenas elementos afectos ao Sporting de Braga tiveram um comportamento criticável ou condenável é uma palhaçada", reforçou.
Carlos Freitas revela ainda que a suspensão de Vandinho "encerra danos
desportivos e materiais porque ainda na última semana o Braga recusou propostas pelo jogador cientes de que se faria justiça".  

RTP