News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 31/01

Started by SimpLe-Kid, 31 de January de 2010, 02:54

Previous topic - Next topic

SimpLe-Kid

Recuperar para a Taça
EDUARDO CERTO MAS PAULO CÉSAR AINDA É INCÓGNITA


O susto de Eduardo na receção aoSporting não passou disso mesmo. No final do jogo, o guarda-redes já se encontrava praticamente recuperado da contusão no pé direito, mas, ontem, por precaução, ainda não subiu ao relvado. Hoje, o mais tardar amanhã, já deve calçar as luvas e quarta-feira entrará de início frente ao Rio Ave, nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Um pouco mais complicado pode ser o caso de PauloCésar. A lesão muscular na coxa direita foi reavaliada e o avançado manteve-se em tratamento, longe dos restantes companheiros.

Com bola, os suplentes e os não convocados fizeram as delícias dos adeptos. Luís Aguiar ainda assustou, mas regressou aos treinos, no momento em que Leone e Peterson iniciavam corrida. Eram poucos, mas bons, como gostam de dizer, e os arsenalistas tinham duas surpresas preparadas para os jogadores:um cão com o cachecol do clube e uma fotomontagem de vários árbitros a exibir o cartão de sócio... do Benfica.

in record.pt


P.S-> Desculpa lá Jotacc, mas estudar até altas horas dá nisto...  ;D ;D ;D
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

JotaCC

Eduardo: "Merecemos a liderança"

Voltou a mostrar por que razão é o guarda-redes menos batido do campeonato e uma coragem guerreira nos últimos dez minutos do duelo com o Sporting, quando assustou devido a uma lesão no pé. Enorme na baliza, Eduardo é um dos pilares da defesa de betão que mora em Braga - apenas seis golos sofridos em 17 jornadas - mas para o guardião, o sucesso é repartido por todo o grupo, cuja qualidade e união considera ser a base da equipa líder do campeonato.
"Sabíamos que este era um jogo extremamente importante na classificação e para a nossa carreira. Temos já uma vantagem considerável. Jogo-a-jogo temos vindo a demonstrar que cada vez estamos melhor e que merecemos a liderança. Este grupo merece tudo aquilo a que está a passar. Sinceramente, acho que nos fica bem esta liderança", frisou o guarda-redes, no final do desafio que cimentou o primeiro lugar da Liga.
Para Eduardo, a vitória frente ao Sporting "foi mais uma prova de que a equipa está forte e que não se importa com quem vem atrás".
"Esta dinâmica de vitória dá confiança à equipa, o grupo está confiante e os jogadores estão todos de parabéns, porque têm feito um trabalho louvável", destacou, lembrando o percurso da equipa arsenalista ao longo das 17 jornadas.
O triunfo de sexta-feira deixou o Sporting de Braga a 15 pontos dos 'leões', número que Eduardo diz não preocupar o plantel arsenalista.
"Nós olhamos apenas para a nossa campanha no campeonato, quem vem atrás é problema deles. Nós olhámos para o nosso trabalho e pensamos jogo-a-jogo. Cada equipa tem de olhar para o seu caso", rematou o guardião.

Paulo César
"Provámos que em casa somos muito fortes"

Na antevisão ao duelo da 17.ª jornada, Paulo César já tinha assumido o favoritismo do Sporting de Braga e, para o avançado, o triunfo frente aos 'leões' foi mais uma prova da qualidade da equipa arsenalista.
"Foi importante esta vitória, num jogo difícil contra uma grande equipa, mas como tinha falado, em casa, o Sp. Braga é favorito a ganhar os seus jogos. Provámos, mais uma vez, que em casa somos muito fortes", sublinhou o avançado.
Apesar de ter assinalado o golo da vitória, o avançado brasileiro
considera que o mais importante "foram os três pontos": "se fosse outro colega meu tinha também ficado feliz da mesma forma. O mais importante é que continuamos na liderança e conseguimos uma vitória muito difícil.
Provámos que na nossa casa com o apoio dos nossos adeptos temos sido muito fortes", rematou, acrescentando a satisfação pelo trabalho que tem vindo a ser feito.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Liderança limpinha
BOM FUTEBOL ALIA-SE A NÚMERO DE FALTAS DIMINUTO

A forma como o Sp. Braga ultrapassa adversários jornada após jornada parece já não surpreender ninguém. A organização defensiva é um legado deixado pelos últimos treinadores e Domingos Paciência conseguiu aliar a essa "velha" consistência uma simplicidade de processos ofensivos e uma acutilância nos duelos individuais às quais os oponentes tardam em descobrir antídoto. Na receção ao Sporting saltou à vista outra característica dos arsenalistas: o número reduzido de faltas.

Num futebol onde o apito cada vez se ouve mais e em que os minutos de bola corrida tendem a diminuir, o Sp. Braga chegou ao intervalo apenas com três infrações. No 2.º tempo, e em vantagem no marcador, o árbitro detetou cinco irregularidades aos arsenalistas. As 8 faltas, em 98 minutos, são um recorde desta temporada para os minhotos e aconteceram, curiosamente, num encontro em que até tiveram... menos posse de bola do que os leões (46% contra 56%). Segurar a margem mínima, alcançada ainda antes do intervalo, também não foi pretexto suficiente para o líder do campeonato optar por desrespeitar as leis.

Cadastro de contrastes

Olhando para trás, foram 9 os encontros em que a equipa orientada por Domingos Paciência teve o mérito de não ultrapassar as 15 faltas, privilegiando a ocupação dos espaços, a movimentação inteligente para cortar linhas de passe e extremo rigor no desarme.

Naturalmente, nem sempre se pede futebol macio, e quando se recorda o período de fortes chuvas onde os relvados ensopados apelavam ao físico dos atletas, os guerreiros mostraram outra faceta:21 faltas no Mar e 24 em Paços de Ferreira. Neste último caso, a turma da casa optou por jogar "limpo" e perdeu os duelos... e o jogo!

Não deixa de ser curioso que entre os jogadores mais agressivos estejam dois avançados. Meyong e Paulo César registam 30 faltas cada, número no qual são igualados por Evaldo. Dá-se ainda a curiosidade de os dianteiros serem, também, dos mais castigados pelos rivais. Refira-se que apenas em cinco rondas os arsenalistas fizeram mais faltas do que os rivais.


O exemplo
4 Sentenças
   
1. Se dúvidas existissem quanto à real candidatura do Sp. Braga ao título nacional, a eficácia demonstrada frente ao Sporting dissipou-as por completo. Os minhotos não consentem veleidades na defesa, por muitas mudanças que o sector conheça, e não precisam de muitas oportunidades para chegar ao golo e garantir as vitórias que os colocam na liderança da Liga. Há organização, há concentração competitiva, há, enfim, uma extrema eficiência. E pode mesmo haver título, apesar do maior brilhantismo do Benfica e de o FC Porto, o tetracampeão, continuar por perto.
RECORD

JotaCC


Um gigante no ataque

Há um "pequeno nada" que faz toda a diferença no comandante da Liga Sagres, cada vez mais célebre a nível internacional por possuir uma defesa de betão; ou melhor, por ser a equipa menos batida do campeonato português. É quase tão difícil marcar golos ao Braga como encontrar uma agulha num palheiro, mas as qualidades dos minhotos não se esgotam aqui, nem chegam para explicar as vitórias que continuam a multiplicar-se como uma praga para os restantes candidatos ao título. Foi o que se verificou contra o Sporting. Para lá da excelente matriz defensiva, comum às melhores equipas da NBA, o Braga não chega aos golos por mero acaso, pois tem gente especializada em abrir feridas, causar desequilíbrios e inventar espaços, quando as balizas do adversário parecem estar a quilómetros de distância e absolutamente inatingíveis.

Olhando para o ranking dos jogadores com mais ataques, percebe-se facilmente quem é a grande referência no momento de assumir o risco: Alan. Pé ante pé, sem ninguém dar por ele, talvez pela sua baixa estatura (mede apenas 1,70 metros) enquanto vai fazendo maravilhas com a bola, Márcio Mossoró é, por sua vez, uma espantosa ameaça para o extremo.

Com uma média de 11,12 ataques por jogo, reflexo de um total de 189 em 17 jornadas, Alan lidera entre os jogadores mais ofensivos do campeonato, mas ficou ligeiramente na sombra do médio-ofensivo na última actuação. Entregue à sua sorte, frente ao melhor sector dos leões, Mossoró destilou veneno pelo miolo do terreno de jogo e acabou por destacar-se no número industrial de ataques que conduziu: 14. Dotado de excelentes atributos técnicos e com uma visão de jogo invulgar, o brasileiro participou em quase metade do total (35) dos movimentos ofensivos dos arsenalistas, o que de certo modo justifica as várias entradas faltosas de Adrien e Daniel Carriço, punidas com cartões amarelos, entre outras placagens menos grosseiras.

Nasceu para sofrer o criativo brasileiro. Saber sofrer é uma virtude e o simples facto de ser o sétimo jogador mais castigado do campeonato, com uma média de 2,47 faltas por jogo, só pode significar a sua extrema utilidade. Para se tornar possivelmente no melhor 10 do campeonato, falta-lhe só um bocadinho assim... e não é em centímetros, antes em egoísmo e em altruísmo moderado em matéria de atirar ao alvo, tentar golo, em vez de aplicar-se a servir os companheiros da frente de ataque. Na recepção ao Sporting, não somou nem um pontapé à baliza. Talvez seja o inconveniente de coexistir com o "bombardeiro" Hugo Viana.

135

Quinto jogador com mais ataques na Liga Sagres, Mossoró contabiliza 135 em 17 jornadas. Em média, fabrica 7,94 por jogo. À sua frente estão Bruno Gama (Rio Ave), Di María (Benfica), Varela (FC Porto) e Alan (Braga).

53

Tanta vocação ofensiva costuma andar de braço dado com perdas de bola. A par de Alan, o médio-ofensivo é dos arsenalistas que mais vezes são desarmados (53). Contas feitas, protagoniza 3,12 perdas por jogo.

17

Precisa de entrar em mais 10 jogos da Liga Sagres para igualar o total de utilizações na época anterior. Só ainda não fez o gosto ao pé, ao invés do que se verificou em 2008/09, por duas vezes.

7

Da mesma forma que evoluiu como construtor de jogadas, regrediu a finalizar. Marcar golos nunca foi um dos principais dotes de Mossoró, mas os sete tentos pelo Marítimo, na sua primeira época em Portugal, dão que pensar.


Mossoró e a concorrência


JOGADORES COM MAIS ATAQUES NO BRAGA-SPORTING

Mossoró Braga 14

Alan Braga 10

Liedson Sporting 7

Yannick Djaló Sporting 6

Saleiro Sporting 5

João Moutinho Sporting 5

João Pereira Sporting 5

RANKING DOS JOGADORES MAIS OFENSIVOS

Alan Braga 17 11,12 189

Varela FC Porto 12 12,17 146

Di María Benfica 15 9,73 146

Bruno Gama Rio Ave 16 8,81 141

Mossoró Braga 17 7,94 135

Marinho Naval 17 7,94 135

Targino Guimarães 16 8,31 133


Eduardo e Paulo César fizeram tratamento

Entregues aos cuidados do departamento médico, Eduardo e Paulo César submeteram-se ontem a tratamento. Com uma contusão no tornozelo direito e uma lesão muscular, respectivamente, o guarda-redes e o avançado podem falhar o Rio Ave, para a Taça de Portugal.



Futuro de Tiago Pinto será hoje definido


Desejado pelo Feirense, da Liga Vitalis, Tiago Pinto conhecerá hoje o veredicto de Domingos Paciência. Tapado por Evaldo em Braga, o jovem lateral-esquerdo pretende jogar com frequência e o cenário mais provável será o seu empréstimo até ao fim da época.


Festa de arromba está prometida para Maio
BRUNO FILIPE MONTEIRO

Duas horas depois da conclusão do Braga-Sporting (23h00), poucos eram os adeptos que se aventuravam nas ruas da Cidade dos Arcebispos. E não era para menos. Com os termómetros a indicarem temperaturas bastante baixas, os bracarenses procuraram locais mais quentes e foi nos cafés e restaurantes espalhados pela cidade que se encontraram os mais noctívagos. É o caso do grupo de amigos de Maria Almeida, que se conheceu através dos jantares de confraternização organizados pelo sítio "superbraga.com" e que, desde então, se juntam para celebrar as vitórias dos minhotos. "Este [Taberna Inglesa] é um dos locais que os adeptos mais procuram depois dos jogos. Mas há outros cafés pela cidade onde as pessoas se juntam para festejar", explicou a O JOGO a braguista, que não se excedeu nas comemorações só porque a equipa tinha vencido os leões. "A vitória contra o Sporting foi festejada da mesma forma. Todas as vitórias são saborosas", assegurou.

O Braga tem sido líder da Liga praticamente desde a primeira jornada, mas as mudanças na Cidade dos Arcebispos, segundo Maria Almeida, "têm sido poucas". "Há maior entusiasmo e vêem-se cada vez mais miúdos a serem só do Braga, mas a liderança não mudou muito a cidade", explicou a fã arsenalista, convencida que em Maio, quando as temperaturas forem mais amenas, as ruas poderão encher-se para uma espécie de São João antecipado. "Se o Braga for campeão nacional, tal como desejamos, a festa vai ser de arromba", prometeu, apesar de ainda não saber onde a vai fazer. Se na Madeira, onde a equipa vai jogar, se em Braga. "O importante é que o título não fuja", vincou.


Festa de arromba está prometida para Maio

Duas horas depois da conclusão do Braga-Sporting (23h00), poucos eram os adeptos que se aventuravam nas ruas da Cidade dos Arcebispos. E não era para menos. Com os termómetros a indicarem temperaturas bastante baixas, os bracarenses procuraram locais mais quentes e foi nos cafés e restaurantes espalhados pela cidade que se encontraram os mais noctívagos. É o caso do grupo de amigos de Maria Almeida, que se conheceu através dos jantares de confraternização organizados pelo sítio "superbraga.com" e que, desde então, se juntam para celebrar as vitórias dos minhotos. "Este [Taberna Inglesa] é um dos locais que os adeptos mais procuram depois dos jogos. Mas há outros cafés pela cidade onde as pessoas se juntam para festejar", explicou a O JOGO a braguista, que não se excedeu nas comemorações só porque a equipa tinha vencido os leões. "A vitória contra o Sporting foi festejada da mesma forma. Todas as vitórias são saborosas", assegurou.

O Braga tem sido líder da Liga praticamente desde a primeira jornada, mas as mudanças na Cidade dos Arcebispos, segundo Maria Almeida, "têm sido poucas". "Há maior entusiasmo e vêem-se cada vez mais miúdos a serem só do Braga, mas a liderança não mudou muito a cidade", explicou a fã arsenalista, convencida que em Maio, quando as temperaturas forem mais amenas, as ruas poderão encher-se para uma espécie de São João antecipado. "Se o Braga for campeão nacional, tal como desejamos, a festa vai ser de arromba", prometeu, apesar de ainda não saber onde a vai fazer. Se na Madeira, onde a equipa vai jogar, se em Braga. "O importante é que o título não fuja", vincou.


Uma paixão alimentada por todo o mundo

Como fiel seguidora do Braga, Maria Almeida não perde um jogo. Nem que este se realize do outro lado do mundo. "Vamos para todo o lado com a equipa. Seja em Paris, Milão... para todo o lado", referiu a O JOGO. Aliás, esta braguista, de 37 anos, é muito acarinhada por todos os adeptos arsenalistas e não esconde a ninguém o sonho de um dia ver o único clube com espaço no seu do coração ser campeão. A concretização do sonho está a 13 jornadas de distância.



Lesão de Stélvio faz gorar saída para o 1º de Agosto


O médio Stélvio, que se encontra emprestado pelo Braga ao Leiria, já não vai assinar pelo 1º de Agosto, de Angola, ao contrário do que estava previsto. A participação do médio na CAN, por Angola, agravou-lhe um problema ligamentar num joelho, por isso Stélvio será brevemente operado, falhando o resto da temporada.


Fortes e vermelhos

Marco Fortes, no plano individual, e o Benfica e o Braga, no colectivo, dominaram as atenções no primeiro dia do apuramento do Nacional de Clubes, que ontem se dividiu por dois locais: Espinho e Pombal.

A competir no Pavilhão Expocentro (Pombal), Marco Fortes ganhou o lançamento do peso com 19,38 metros, o melhor registo deste ano, mas ainda a 62 centímetros do mínimo para o Mundial de pista coberta, o ponto alto do calendário de Inverno, no Catar, no início de Março. Esta foi a sua segunda prova, mas já se fixou entre os 20 melhores mundiais de 2010.

Ainda em termos individuais, destaque para os 8,55 segundos de Eva Vital nos 60 metros barreiras. Vera Santos ganhou os 3000 marcha, em 12m52,86s (melhor marca mundial de 2010) e, nos saltos, Marcos Caldeira substituiu bem Nelson Évora, vencendo o comprimento (7,37 m) e o triplo (15,59 m). Rasul Dabó (JOMA) fez um excelente resultado nos 60 metros barreiras, com 8,08 s.

O Benfica dominou em masculinos, com nove triunfos, enquanto em femininos, com cinco vitórias, teve de dividir o protagonismo com a JOMA, que garantiu seis. Em Espinho, o Braga ganhou dez provas em femininos. Já nos masculinos, o domínio foi repartido por Ribeirão (cinco vitórias) e Marítimo (quatro). Em termos individuais, Sónia Marques (7,91s nos 60 metros), Dany Gonçalves (6,95s nos 60 m), Rodrigo Dionísio (2,04m na altura) e Luís Sá (8,23s nos 60 m barreiras) foram os melhores.

O Sporting, em Pombal, e o FC Porto, em Espinho, entram hoje em competição.


O JOGO

JotaCC


Andebol
FC Porto tropeça com o Sp. Horta antes do derby de Lisboa

O FC Porto, líder da classificação, protagonizou o resultado mais surpreendente da 13.ª ronda no Nacional de andebol ao empatar no seu pavilhão com o Sp. Horta por 32 golos. Nos outros jogos de ontem, o São Bernardo bateu o Madeira SAD (20-19), o Águas Santas foi derrotado pelo Xico (25-28), o Marítimo foi impotente frente ao Belenenses (23-32) e o Fafe incapaz de se opor ao ABC, (22-29). Hoje, na Luz, Benfica e Sporting defrontam-se no jogo mais importante da ronda.

PUBLICO

Pé Ligeiro

Eduardo protegido pelos deuses

Guarda-redes temeu o pior dos cenários quando caiu desprotegido no relvado Chegou a pensar que seria o adeus ao campeonato, ao Mundial, o adeus a tudo... Mas saiu do lance só com uma contusão e pode participar no próximo jogo.

Abençoada sorte para Eduardo no jogo com o Sporting, sobretudo recuperando o lance que ocorreu aos 80 minutos, quando o guarda-redes saiu da baliza para anular um ataque de Pongolle e torceu o joelho direito após impacto com o relvado.

Leia mais na edição impressa de A BOLANos instantes seguintes o guarda-redes bracarense temeu que a lesão fosse de gravidade extrema e o impedisse de participar na recta final do campeonato e também no Mundial da África do Sul.

Ao fim de alguns minutos de dor e decepção percebeu-se que, afinal, o cenário não seria de pânico. Avaliado, Eduardo recebeu notícias animadoras, foi-lhe diagnosticada apenas uma contusão na perna direita, lesão quase sem importância, de fácil recuperação e que o habilita a participar no próximo jogo, quarta-feira frente ao Rio Ave.

Isto se entretanto Domingos Paciência não lançar para a baliza o polaco Kieszek, habitual titular na Taça de Portugal, reservando o número um para o jogo do Restelo.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Dulce Félix no pódio em Itália

A portuguesa Dulce Félix subiu este domingo ao pódio em Itália, mais concretamente em San Vittore Olona, após ter terminado a 78.ª edição do crosse dos cinco moinhos.

Ana Dulce cumpriu os 5,963 quilómetros do percurso em 19,42 minutos, a 12 segundos da segunda classificada, a etíope Tizita Bogale, e a 17 da vencedora, a queniana Nancy Langat.

Na prova masculina, a vitória foi para o etíope Humegaw Mesfin, seguido do queniano Richard Mateelong e do também etíope Abera Chane.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!