News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/01

Started by JotaCC, 28 de January de 2010, 07:45

Previous topic - Next topic

JotaCC

Paulo César: "Sp. Braga é favorito"

Ainda sem saber se poderá ser opção para a recepção ao Sporting - na sequência do vermelho directo no jogo da Taça de Portugal, em Freamunde - Paulo César diz estar "tranquilo" à espera do castigo da Federação (que deverá ser apenas conhecido amanhã, horas antes do encontro) e assume o "favoritismo" do Sp. Braga para o duelo de abertura da 17.ª jornada.
"Espero que o Sp. Braga faça um grande jogo e que os adeptos nos apoiem como têm feito. O Sp. Braga a jogar em casa, pela qualidade do futebol que apresenta e pela liderança é favorito", revelou.

O avançado brasileiro, que pela primeira vez em dez anos em Portugal terá de ser convocado à condição devido a uma espera de mais de uma semana pe-la decisão da Federação, acredita que poderá jogar frente aos leões: "a de cisão deveria ser um pouco mais rápida, mas estou tranquilo, não insultei ninguém apenas reclamei de uma maneira mais rígida uma falta sobre mim que foi marcada ao contrário. Quero deixar uma coisa bem clara, não insultei o árbitro nem ninguém. Já houve outros casos de expulsões assim esta época, espero uma decisão favorável assim como já houve a alguns jogadores".

Apesar da dúvida, Domingos Paciência tem treinado a equipa com Paulo César a titular. No entanto, caso o avançado tenha de cumprir castigo "há jogadores à altura para me substituir e podem fazer o que faço e até melhor".
Lembrando que o objectivo "é jogo-a-jogo", Paulo César garante que o grupo vai "manter a serenidade e determinação" para "tentar segurar a liderança o mais tempo possível"


Sp. Braga apresentou queixa-crime contra empresário Jorge Teixeira

O Sporting de Braga apresentou uma queixa-crime contra o empresário de futebol Jorge Teixeira, na sequência de alegado aliciamento a jogadores do Leixões para vencerem o Benfica, em jogo relativo à 6.ª jornada da Liga Portuguesa.

A queixa data de 14 de Outubro de 2009, altura em que o clube arsenalista tomou conhecimento de que Jorge Teixeira teria usado o nome do Sporting de Braga para aliciar os três capitães da equipa de Matosinhos (Nuno Silva, Hugo Morais e Joel) com 50 mil euros, para que pontuassem no Estádio da Luz. O jogo, recorde-se, terminou com a goleada do Benfica, por 5-0.

Em comunicado, o clube arsenalista ressalva que "não tem, nem nunca teve, qualquer tipo de relacionamento com o senhor Jorge Teixeira" e refere que a ligação do nome do Sporting de Braga aos factos "apenas pretendeu denegrir o bom nome e imagem desta instituição".

O presidente António Salvador denunciou o caso às autoridades e fez a participação crime "logo que teve conhecimento do ocorrido" - cerca de três semanas após o referido jogo entre Benfica e Leixões - "apesar das pressões que sofreu para não avançar, provavelmente por quem possa temer o desfecho da situação".

A reacção do Sporting de Braga surge após as notícias vindas a público, ontem, num jornal desportivo nacional, que davam conta de o Ministério Público estar a investigar o empresário Jorge Teixeira (filho do antigo presidente do Leixões José Manuel Teixeira) pelo alegado aliciamento aos jogadores em nome do Sp. Braga.

"Toda esta estratégia, certamente, interessa a alguém. O Sp. Braga aguarda que as autoridades judiciais averigúem cabalmente esta situação e que se encontrem todos os responsáveis, pois o Sp. Braga não crê que toda esta situação seja da livre recriação do senhor Jorge Teixeira", pode ler-se no documento.

O clube alerta ainda "para o ambiente de suspeita e guerrilha" que tem sido criado "através de produção de situações e da divulgação das mesmas junto de órgãos de comunicação social, com a intenção clara de desestabilizar o Sp. Braga gerando um ambiente lesivo dos interesses desta instituição".

A terminar, os arsenalistas não concebem "como situações que se encontram ao abrigo do segredo de justiça judicial e desportiva sejam constantemente tornadas públicas, sempre de forma a tentar manchar a imagem do Sp. Braga e do futebol português".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Filipe Vieira espoletou e Salvador denunciou

A história do alegado incentivo oferecido pela SAD bracarense para que o Leixões vencesse no Estádio da Luz tem contornos "sui generis". Isto porque quem o denunciou ao Ministério Público foi precisamente António Salvador, em teoria o maior culpado da trapalhada descoberta pelo líder dos supostamente mais prejudicados: Luís Filipe Vieira. O presidente do Benfica ficou chocado com a denúncia anónima que recebeu: alguém, em nome do Braga, teria oferecido 50 mil euros aos três capitães do Leixões (Nuno Silva, Joel e Hugo Morais), para que estes o repartissem pelo grupo em caso de vitória no Estádio da Luz. O contacto com Carlos Oliveira, presidente do Leixões, foi imediato, e a confirmação surgiu sob a forma negativa: era verdade que Jorge Teixeira, ex-director do clube e filho do ex-presidente José Manuel Teixeira, prometera esse valor pelo acto ilícito, mas os capitães tinham-no recusado.

À indignação de Luís Filipe Vieira seguiu-se a de Carlos Oliveira, que tratou de marcar um encontro com António Salvador, a quem pediu justificações. Poucos dias depois, dava entrada no Ministério Público uma queixa contra Jorge Teixeira, conhecido por Jô em Matosinhos. A SAD arsenalista expôs a sua versão dos factos nessa denúncia: a oferta teria sido em nome individual, feita por um indivíduo desconhecido, para quem o Braga queria agora castigo por uso indevido do bom-nome do clube. O Ministério Público partiu dessa queixa para uma investigação alargada a outros jogos da Liga Sagres, e que ainda decorre.

Como testemunhas da acusação estão Luís Filipe Vieira, Carlos Oliveira, os três capitães leixonenses e José Mota, a quem estes terão contado em primeira mão o sucedido. Foi nessa qualidade que o presidente do Benfica já foi ouvido no Ministério Público. As restantes ainda não foram notificadas para tal.

Em Portugal, os estímulos de vitória a terceiros são punidos pelo Regulamento Disciplinar da Liga com multa aos clubes envolvidos (entre 12 500 e 25 mil euros), mas nunca com subtracção de pontos. E também estão previstos castigos para os dirigentes e jogadores abrangidos pelo Artigo 65º do referido regulamento. Caso se dê como provada a entrega de dinheiro ou outro valor patrimonial a um terceiro clube com vista a um resultado positivo deste num jogo oficial, no caso dos dirigentes segue-se uma suspensão entre três meses e um ano e uma multa de 1250 euros; para os jogadores estão previstas apenas multas entre 2500 e 12500 euros (não há suspensões).

Em Espanha, todos os anos, perto do final dos dois principais campeonatos, invariavelmente vêm a público notícias sobre os "maletines" (n.d.r.: malas com dinheiro). As penas são até mais severas, pois prevêem a suspensão dos jogadores que oferecem e dos que aceitam os ditos incentivos por um a seis meses e multa de três mil euros. A grande diferença, apesar de em alguns casos ter havido gravações que vieram a público, é que estes casos nunca são investigados.


As etapas de um caso sinuoso

1 Luís filipe Vieira descobriu

Os rumores de que teriam sido propostos 50 mil euros ao Leixões para vencer na Luz chegaram ao presidente do Benfica no dia do jogo (26 de Setembro de 2009). Imediatamente, e aproveitando o lanche entre Direcções, Luís Filipe Vieira falou com Carlos Oliveira para averiguar a veracidade do que ouvira, mostrando-lhe a SMS que recebera, com a denúncia. O presidente do Leixões nem quis acreditar que fosse verdade.

2 José Mota confirma

Carlos Oliveira dirigiu-se ao treinador José Mota ainda no dia do jogo. A resposta do treinador não foi a desejada: sim, era verdade o que Luís Filipe Vieira ouvira. Os três capitães do clube tinham-lhe contado no hotel, no dia anterior, mas José Mota não informou Carlos Oliveira, porque não o queria preocupar na véspera da partida e, principalmente, porque a dignidade do grupo tinha levado à recusa de tal oferta. O caso não passava disso mesmo: uma tentativa de incentivo falhada. Carlos Oliveira suspirou de alívio e informou Vieira. Mas não descansou enquanto não averiguou a totalidade dos factos.

3 Conversa com Salvador

O presidente do Leixões telefonou a António Salvador e marcou uma conversa pessoal. O assunto era sério. O líder bracarense negou imediatamente qualquer associação do clube a Jorge Teixeira, que disse nem conhecer, e prometeu a Carlos Oliveira que iria agir imediatamente e citá-lo como testemunha num processo duvidoso.

4 Para Luís Filipe Vieira saber

Depois da conversa com Carlos Oliveira e na presença deste, António Salvador telefonou a Luís Filipe Vieira para lhe negar qualquer envolvimento do Braga no cenário que lhe chegara aos ouvidos. Aproveitou também para lhe dar conta da queixa-crime que apresentara na justiça e de que o seu nome constava da lista de testemunhas arroladas.

5 Um caso para investigar

O último passo do processo foi dado no dia 14 de Outubro, com a apresentação da queixa-crime elaborada pelo departamento jurídico do Braga, que o Ministério Público está a investigar. Nela, a SAD nega conhecer Jorge Teixeira e pede que se investigue porque é que o nome do Braga foi envolvido neste caso.


Jorge Teixeira
"É uma história falsa, descabida e hilariante"

Jorge Teixeira considerou "hilariante" o seu suposto envolvimento na tentativa de aliciamento dos três capitães de equipa do Leixões, na véspera do jogo no Estádio da Luz. Apontado como prevaricador por ter supostamente tentado oferecer, aos jogadores do Leixões, 50 mil euros para eles ganharem ao Benfica, negou ter qualquer tipo de envolvimento na situação. "É uma história descabida e falsa, que já entreguei ao meu advogado", declarou Jorge Teixeira, que diz "não representar qualquer jogador no Braga". "Nem sequer conheço os presidentes do Braga e do Benfica", afirmou, garantindo que "não" foi ouvido pelo Ministério Público no processo relativo à queixa-crime apresentada pelo Braga.



ANAF não reconhece Jorge Teixeira

A Associação Nacional de Agentes de Futebol (ANAF) denunciou, num dos muitos comunicados ontem divulgados, que Jorge Teixeira "não é agente de jogadores licenciado por nenhuma federação de futebol". Na polémica ontem vinda a público, Jorge Teixeira é citado como sendo empresário, estatuto refutado pela ANAF, embora se apresente no meio como representante de jogadores e tenha tido, no passado, um vínculo a elementos do plantel do Leixões.



António Duarte
"Manobras de desestabilização vão apertar até ao fim da época"
PEDRO ROCHA

Habituado a lidar com situações bizarras no futebol português, uma experiência que foi adquirindo primeiro na qualidade de vice-presidente do Braga e depois como director-executivo da Liga, António Duarte não se mostra nada espantado com a notícia de que o empresário Jorge Teixeira está a ser investigado pelo Ministério Público por alegadamente ter abordado os três capitães do Leixões e feito uma oferta de 50 mil euros, em nome do Braga, para a equipa de Matosinhos conseguir pontuar no Estádio da Luz. Perante uma Liga "fraca nos seus corpos gerentes" e regulamentos "pouco firmes", o ex-dirigente entende mesmo que a procissão ainda vai no adro em matéria de jogadas de bastidores. "Vamos acabar a época com situações extremamente complicadas. Isto não é saudável para a modalidade: cria instabilidade e desconfiança. Tenho a certeza de que este tipo de manobras de desestabilização vai continuar a apertar", sentencia, considerando "normal" (dentro do irreal) que o Braga seja apontado como protagonista indirecto nesta história. "O Braga está a incomodar muita gente pela posição que ocupa. Já era de esperar. A partir de agora apenas se deve exigir rigor e que tudo se decida dentro das quatro linhas", reivindica.

O que também não espanta António Duarte é a absoluta inoperância do organismo que gere o futebol profissional. "A Liga devia tomar uma posição pública rapidamente sobre este caso. Um dia ainda vai acontecer uma catástrofe num estádio e vão continuar a assobiar para o lado", denuncia, avançando com uma explicação possível para tanto silêncio e falta de medidas. "Esta Liga não tem competência para lidar com este tipo de situações talvez por falta de experiência. São pessoas sem passado no futebol. Nunca foram dirigentes ou praticantes de futebol", assinala. Os regulamentos estão à vista, assim como os casos que se vão acumulado, quase sem fim à vista. "São os casos dos túneis, são as suspensões dos jogadores, a situação da arbitragem e respectivo profissionalismo que nunca mais acaba. Nunca tomam posições públicas sobre nada", insiste.

Em suma, segundo o antigo dirigente bracarense, o caso do aliciamento aos jogadores do Leixões e a polémica que arrastará não é mais do que o reflexo da "falta de competência" que grassa na Liga. "São débeis, nem sabem lidar com isto. A Comissão Executiva nunca assumiu responsabilidades através de posições públicas" repete.

"Não houve ingenuidade nos regulamentos"

Demasiada brandura nos regulamentos do futebol profissional e uma direcção da Liga omissa em quase tudo. São esses os grandes problemas que estarão na génese de casos polémicos como o alegado aliciamento a jogadores do Leixões. António Duarte tem quase a certeza de que é por aí que o mal deve ser atacado. "Estamos a assistir a um aproveitamento dos regulamentos e isso também é uma forma de pressão. Se calhar, devemos agora pensar que na votação desses regulamentos não houve tanta ingenuidade quanto isso", constata o ex-dirigente do Braga e da Liga, dando conta de que os principais bombos da festa do futebol português pertencem à classe dos "delegados". "Os órgãos sociais da Liga são incompetentes e estão a atirar para cima dos delegados da Liga a maior parte das responsabilidades em relação aos acontecimentos. Como é possível quando os delegados nem sequer conhecem os regulamentos? A actual direcção da Liga nunca se reuniu com essas pessoas", garante.


Joana Duarte (empregada de restauração)
Como não nos ganham em campo...


"Não faz qualquer sentido essa história de o Braga querer manipular o campeonato à 6ª jornada. É mesmo uma notícia para desestabilizar e, como não nos ganham em campo, tentam atingir o clube de outra maneira. Aliás, será que o Braga tem dinheiro para 'comprar' as outras equipas? Esta sexta-feira vamos ganhar ao Sporting, estamos mais fortes em todos os aspectos, para provar que somos a melhor equipa da Liga a jogar futebol."

João Carlos Pereira (gestor de empresa e ex-jogador profissional do Braga)
Percebe-se origem da notícia já que o braga começa a incomodar muita gente

"É perfeitamente ridículo que o Braga fosse gastar 50 mil euros para ganhar um jogo e mais ainda que a notícia apenas surja nesta altura e não no momento. Percebe-se perfeitamente de onde vem e é evidente que o clube começa a incomodar muito boa gente, daí a sucessão de notícias nesta altura, como o processo do Vandinho e o renova ou não renova do Eduardo. Tudo isso corresponde à estratégia do Benfica para desestabilizar o Braga a poucos dias de um jogo tão importante como o da recepção ao Sporting. Andei no futebol profissional e, portanto, manobras destas não me surpreendem. O Braga é favorito para o jogo de sexta-feira, até porque está bem melhor que o Sporting, embora não vá ser fácil somar os três pontos. Enquanto deixarem por mais uns tempos, a nossa equipa vai manter-se na luta pelo título, até porque em campo tem sido a melhor."

Guilherme Gomes Pereira (barbeiro)
Benfica está por detrás disto...


"Com esta campanha que estão a fazer, só querem prejudicar o Braga, tentando massacrá-lo com factos que não correspondem à realidade. Quanto a mim, é o Benfica que está por detrás destas notícias e com interesse que a nossa equipa caia, pois apostou forte esta época e nunca imaginou que o Braga pudesse estar tanto tempo à frente do campeonato. Não vai ser fácil, mas vamos vencer o Sporting, mostrando ser a melhor equipa."

Noémia Sotto Mayor (empregada comercial)
Tentam desanimar os jogadores


"Estão a armar uma confusão qualquer para prejudicar o Braga, que está na frente do campeonato e a jogar muitíssimo bem. Há quem esteja a tentar o desânimo dos jogadores ou a enervá-los para ver se a equipa baixa de rendimento. O Braga não precisa de oferecer dinheiro a ninguém para discutir os primeiros lugares e basta ver a qualidade do seu futebol. Creio que será complicado derrotar o Sporting, mas vamos consegui-lo."

José Luís Pereira (talhante)
Ainda vai haver S.João antecipado


"Claro que há uma campanha em curso para atirar o Braga para baixo e evitar que se sagre campeão. Já sabíamos que o facto de estar lá em cima ia aborrecer muita gente, a qual se convenceu que isso não duraria mais de três ou quatro jornadas. Na sexta-feira vamos dar 2-0 ao Sporting e aí calaremos a Comunicação Social que só fala nos três 'grandes'. Se ganharmos, acho que ainda vai haver S.João antecipado na cidade de Braga."



Braga acredita ser uma "estratégia"

"Estratégia" que "certamente interessa a alguém" foram os termos utilizados pela SAD do Braga para descrever toda esta polémica. O líder da Liga Sagres aproveitou ainda, num comunicado de nove pontos ontem divulgado na sua página oficial na internet, para alertar as "autoridades judiciais, bem como as desportivas, para o ambiente de suspeita e guerrilha que tem sido criado através da produção de situações e da divulgação das mesmas junto de órgãos de comunicação social, com a intenção clara de desestabilizar o SC Braga".

Estratégia para desestabilizar a equipa que comanda o campeonato e para denegrir o bom-nome e a imagem do clube é, portanto, como o Braga encara toda esta situação, deixando claro que nunca teve "qualquer tipo de relacionamento" com Jorge Teixeira.

A SAD bracarense confirmou ter avançado com a queixa-crime a 14 de Outubro contra o referido Jorge Teixeira no sentido de apurar toda a verdade em torno deste caso, em que é acusada de ter aliciado jogadores do Leixões no sentido de condicionar o seu comportamento frente ao Benfica, sublinhando ter recebido pressões para não o fazer "provavelmente por quem possa temer o desfecho da situação", lia-se ainda no comunicado.

Além da ideia de estar a ser vítima de manobras com o claro intuito de prejudicar a equipa e o clube, este comunicado do Braga deixa bem vincada a necessidade de haver uma intervenção das autoridades que não deixe margem para dúvidas, destacando ainda ser inconcebível que "situações que se encontram ao abrigo do segredo de justiça judicial e desportiva sejam constantemente tornadas públicas e sempre de forma a tentar manchar a imagem do SC Braga e do futebol português".



SAD do Leixões manifestou-se contra "manobras"

A SAD do Leixões admitiu, em comunicado emitido ontem, ter sido "alertada para um eventual aliciamento" dos três capitães de equipa com o propósito de pontuarem no jogo contra o Benfica, acrescentando que "no momento manteve contactos com os presidentes dos clubes supostamente envolvidos disponibilizando os elementos e meios necessários para as respectivas participações-crime". A administração optou por "não produzir declarações públicas" sobre esta matéria, preservando os jogadores Nuno Silva, Hugo Morais e Joel e a equipa técnica, não deixando, contudo, de "repudiar este tipo de actuações" e garantindo que "qualquer elemento da sua Administração, equipa técnica ou atletas não se [deixou] envolver neste tipo de 'manobras'", lê-se ainda no comunicado. A SAD esclarece que não apresentou queixa, "porque sabia, pelos próprios presidentes, que o Benfica e o Braga o iam fazer".



Paulo César
"Quanto mais formos pressionados melhor"

O plantel arsenalista está farto de ser associado a situações que considera injustas e propositadamente desestabilizadoras. Paulo César não assume com frontalidade esse sentimento, mas dá o corpo às balas contra tantos tiros apontados ao AXA nas últimas semanas. O caso de suposto incentivo ao Leixões para vencer o Benfica foi o último. Antes, a demora da FPF em aplicar-lhe suspensão. Já para não falar do caso do túnel do AXA, que pode suspender Vandinho. "Esses casos não interferem com os jogadores. Estamos concentrados no nosso trabalho e essas notícias não entram no nosso balneário. Não deixamos", garante. "Temos sido fortes e vamos ser até ao final", avisa, sendo mais claro para todos aqueles que quiserem pressionar e condicionar o clube: "A pressão é boa. Quanto mais formos pressionados, melhor. É o que mais gostamos e não é à toa que estamos na liderança da Liga Sagres."

Guerreiro em campo, Paulo César foi também bravo na forma como defendeu o grupo que integra. E já que o momento é conturbado, nada melhor do que ser frontal em relação ao problema que o afecta mais directamente: o facto de só amanhã (dia do jogo com o Sporting) saber se está ou não castigado. "Estou numa situação ingrata que já deveria ter sido resolvida. Estou tranquilo e espero pela decisão. Se fosse mais cedo, melhor, mas se calhar para a Federação é normal...", comentou, garantindo que espera jogar, até porque foi mal expulso. "Só reclamei de forma mais brusca uma falta sobre mim que foi marcada ao contrário. Não insultei o árbitro nem ninguém", defende-se. "Espero uma decisão favorável, igual a algumas que já houve esta época. Não fiz nada", prossegue.

Domingos também conta com a sua disponibilidade. Melhor forma de o provar não haveria do que a revelação de Paulo César: "Tenho treinado na equipa principal. Mas se não jogar, há jogadores que podem fazer o que eu faço ou até melhor."


Favoritos por todas as razões contra o Sporting de João Pereira

Paulo César não hesita quando assume o favoritismo contra o Sporting. "Por jogar em casa, pela qualidade do futebol que tem apresentado e pela liderança, é lógico que o Braga é favorito", frisa, sem contudo considerar que os leões estão ou ficarão depois do jogo afastados do título. "Matematicamente é possível. Dizer que o Sporting já não é candidato é mentira e uma falta de respeito, até porque é um grande do nosso futebol. Mas neste jogo, nós é que somos favoritos", vinca, desejando um "grande jogo" a João Pereira. "Mas que o Braga possa vencer", termina.


O JOGO

JotaCC

Wender aposta no 2-1...

Ele representou o Braga e o Sporting, festejou golos com a camisola dos dois clubes, mas só um tem um cantinho reservado no coração de Wender: o Braga. O extremo, agora no Ermis (Chipre), não esquece a forma como foi tratado nas sete épocas em que esteve na Cidade dos Arcebispos e não esteve com muitas politiquices na hora de revelar a O JOGO por quem vai torcer no desafio de amanhã. "Vou estar a apoiar o Braga, para que possa dar mais um passo rumo ao título", explica, arriscando mesmo um prognóstico. "Aposto que vai ficar 2-1", indica, indiferente à melhoria exibicional dos leões. "O Sporting está mais estável, mas, mesmo assim, o Braga é favorito e vai ganhar", reitera.

Esta não é a primeira época que o Braga ocupa uma posição que lhe abre boas perspectivas de conquistar o título. Em 2004/05 e 2005/06, épocas em que Wender era um das figuras, os arsenalistas também andaram pelo primeiro lugar. No entanto, o extremo considera que a equipa está agora mais bem apetrechada para concretizar o sonho. "Tínhamos um bom onze, mas não tínhamos plantel. Lembro-me de que na parte final de uma dessas épocas estávamos na frente, mas depois perdemos o Vandinho e o João Alves por lesão e não tivemos soluções. Nesta equipa não. Há muitos jogadores com qualidade", elogia o brasileiro, que não se desligou completamente do balneário bracarense. Ainda hoje costuma falar frequentemente com Vandinho, um amigo e conterrâneo - são ambos de Mato Grosso -, a quem transmite força e confiança. "Procuro sempre dar-lhe um incentivo e digo-lhe para acreditarem que serão campeões esta temporada, confidencia.

O Benfica é, segundo Wender, "um adversário forte", mas isso não lhe retira a fé de festejar o título do Braga. Afinal, também seria um pouco responsável por este feito. "Não é à toa que o Braga é líder. Isto foi toda uma caminhada iniciada na minha altura e seria o culminar ideal do projecto que o presidente traçou para colocar a equipa entre os grandes de Portugal", sublinha.



O bis que calou o leão

Conversar com Wender e não falar do jogo em que o brasileiro arrasou o Sporting dias depois de ter deixado Alvalade rumo a Braga é quase um crime. A história aconteceu na época de 2005/06, depois de Paulo Bento ter rendido José Peseiro no comando técnico dos leões. Tem a palavra o brasileiro. "Foi um dos momentos mais altos e mais felizes da minha carreira. Depois de não ter sido muito aproveitado no Sporting, pois o Paulo Bento não me via em nenhuma posição do losango que utilizava, saí em Janeiro para o Braga. Curiosamente, a primeira equipa que defrontei foi o Sporting e acabei por marcar dois golos", recorda a O JOGO o extremo dos cipriotas do Ermis, que até os tentos ainda tem bem gravados na memória. "Foram dois lances de bola parada. No primeiro, o Hugo Leal cobrou uma falta e eu penteei a bola para dentro da baliza. O segundo foi na sequência de canto marcado também pelo Hugo Leal que o Nunes cabeceou. Eu cheguei à bola antes do Ricardo e desviei-a para o golo", descreve, recusando a ideia de ter sido "uma pequena vingança".



Miguel Garcia integrado

Aparentemente, Domingos tem o plantel praticamente na máxima força para a recepção ao Sporting. Apesar de o seu nome ainda ter surgido no boletim clínico divulgado anteontem, Miguel Garcia cumpriu os primeiros 15 minutos do treino de ontem - os únicos abertos aos jornalistas - integrado no grupo. O lateral deve, assim, ser opção para amanhã.

Matheus Zouain partiu

Terminou a aventura do ex-júnior Matheus Zouain em Braga. Oriundo do Ipatinga, o lateral-esquerdo chegou a Portugal em Março para cumprir testes, tendo recebido aprovação tanto de Jorge Jesus como de Dito, treinador da formação. Desejado por dois clubes da Liga Sagres, o brasileiro recusou assinar um contrato válido por duas épocas.

Luis Aguiar resolvido hoje

O processo de inscrição de Luis Aguiar, e a entrega do seu certificado internacional na Federação Portuguesa de Futebol, deverão ficar concluídos durante o dia de hoje. Ontem, os responsáveis do Braga estavam a realizar um esforço para que o uruguaio possa cumprir a estreia com o Sporting. A decisão final, claro, caberá sempre a Domingos Paciência.


3 perguntas a Mozer (Jogador do Braga entre 1996-2001)

1

Os acontecimentos das últimas horas poderão perturbar a equipa contra o Sporting?

Penso que não. A equipa é suficientemente madura para saber que é dentro do campo que as coisas vão decidir-se e que isto são questões para os dirigentes resolverem. A Polícia Judiciária e o Ministério Público começaram a ter mais atenção ao futebol depois do Apito Dourado, mas não sei se isto tem algum fundamento. O que sei é que, se o Braga tiver de ser campeão, sê-lo-á dentro do campo. De certeza que não será este tipo de estratégias, se é que elas existem, que tirará a equipa do primeiro lugar.

2

Que equipa acredita estar a atravessar o melhor momento de forma? Há algum favorito?

O Braga está a realizar uma época bastante regular, tem uma equipa muito consistente e que sofre poucos golos. O Sporting tem vindo a melhorar no capítulo dos resultados, mas julgo que este jogo será ganho por quem marcar primeiro. Se for o Braga, duvido que o Sporting consiga dar a volta, porque o Domingos montou uma equipa que dificilmente sofre golos depois de se apanhar a ganhar. De qualquer forma, acredito que o encontro seja muito disputado, como, de resto, já era no meu tempo.

3

Agora que está de fora, qual julga ser o ponto mais forte do Braga?

O Braga é uma equipa coesa e defensivamente muito forte, que tenta aproveitar todos os erros do adversário. Tem um plantel fortíssimo, ao nível dos chamados três grandes. Por isso, estou confiante que poderá ser campeão. Não nos podemos esquecer que há um enorme factor motivação adicional para os jogadores, pois eles sabem que esta é a hipótese quase de uma vida de conquistarem o título. Eles não vão desarmar facilmente.


Olegário pode apitar em Braga

Desta vez, Vítor Pereira tem muito por onde escolher para um jogo de elevado grau de dificuldade: o Braga-Sporting de amanhã à noite.

Entre os nove árbitros internacionais, estão disponíveis Olegário Benquerença, o que reúne melhores condições tendo em conta o seu estatuto de árbitro top class, Carlos Xistra, João Ferreira, Duarte Gomes (segunda-feira apita um jogo na Arábia Saudita) e Pedro Proença, que regressa após um mês de ausência por lesão, sendo por isso uma hipótese menos plausível. A esta lista deve juntar-se Pedro Henriques que, apesar de não ser internacional, é sempre uma forte possibilidade.

Face ao que determina o artigo 13º do Regulamento de Arbitragem (os árbitros e árbitros-assistentes só podem dirigir jogos da mesma equipa decorridas duas jornadas ou 15 dias relativamente a outras competições oficiais), estão indisponíveis os árbitros internacionais Lucílio Baptista, Artur Soares Dias e Bruno Paixão; os dois primeiros dirigiram jogos do Braga para a Liga Sagres e o último do Sporting. Por apitar hoje um jogo na Arábia Saudita, Jorge Sousa também não pode ser escolhido para este encontro


O JOGO

JotaCC

Há outro líder em Braga

Ricardo Vieira tem uma vantagem sobre Domingos Paciência: quando se lhe pergunta se a APD-Braga (Associação Portuguesa de Deficientes) é candidata ao título, não tem de medir as palavras - "Claro que somos candidatos!". Ao contrário deste, porém, não teve sorte no recente confronto com o Leiria: o Braga do futebol profissional venceu e o do basquetebol em cadeira de rodas perdeu, o que já não acontecia há sete meses. O objectivo da Taça de Portugal foi-se, à primeira eliminatória, diante do adversário mais forte, mas ainda sobra campeonato para pôr à prova a invencibilidade deste outro líder bracarense, que conta por vitórias as seis jornadas da primeira fase de um campeonato em que a deficiência motora é desafiada de forma espectacular. Essa é a diferença que discurso algum consegue ultrapassar: aqui, há limites, mesmo que seja possível esquecê-los e voar na cadeira... por vezes, em direcção ao chão. Há um esforço violento, uma superação constante, por detrás do basquetebol em cadeira de rodas. Ricardo Vieira, treinador e árbitro internacional, encanta-se com a exigência táctica; dir-se-ia apenas mais uma para quem tem de dominar, ao mesmo tempo, cadeira (perigosamente leve, sem outro mecanismo de travagem além das mãos), bola, companheiros e adversários, sem perder o cesto de vista. Adepto da claque do Braga dos futebóis, foi um problema de saúde do irmão que o fez mergulhar neste universo, que admite arrebatador. Além do jogo, há a melhoria da "auto-estima" dos atletas, que dispara à medida que se descobrem enquanto tal. Atrever-se a sonhar é sempre o primeiro passo, qualquer que seja o campeão. O resto é um risco que, em Braga, virou moda.



Basquetebolistas bem calçados

Presos à cadeira de rodas, os basquetebolistas têm nesta "a sapatilha". Com uma diferença significativa. "Não se compram por cinco euros, rondam os 2500", sublinha; o investimento deve ser multiplicado por 14, o número de elementos da equipa. Feitas de "um material muito mais leve do que o das cadeiras de rodas normais", têm "rodas extra na parte de trás", para facilitar o equilíbrio, propósito que também explica o ângulo aberto das rodas laterais. Ainda assim, as quedas são inevitáveis e lidar com elas faz parte do jogo - nem sempre fácil, conta Ricardo Vieira, que, enquanto árbitro, da primeira vez que viu uma atleta cair-lhe à frente, não resistiu ao impulso de ajudar e foi logo dispensado. Por questões de segurança, face ao choque, as cadeiras têm em baixo uma barreira protectora, cuja obrigatoriedade reduziu as lesões nos membros inferiores.


Ao Sul moram os mais fortes

"Não nos orgulhamos de sermos a única equipa, a nível ibérico, que não perdia há sete meses, porque conhecemos a nossa realidade." Ricardo Vieira tem consciência de que é a sul, onde o campeonato tem mais equipas (10, contra quatro da Zona Norte), que "a competitividade é maior", pelo que será numa fase mais adiantada que a rodagem da APD-Braga enfrentará os adversários mais difíceis, "Sintra e Leiria". O ideal, diz, seria que as dificuldades se multiplicassem ainda mais, porque a solidez do projecto bracarense, alicerçado num apoio de entidades privadas, só teria a ganhar. Rivalidade não entra neste discurso, onde todos são bem-vindos, clubes, atletas - "Não há limite de idade, se aparecer aqui alguém de 50 anos e quiser treinar, óptimo! A sensibilização dos atletas faz parte do nosso trabalho." Tudo é conquista e tudo é meta para a APD-Braga, que sonha poder vir a ser a primeira equipa profissional da modalidade, em Portugal



Travados em casa

A ambição e a qualidade técnica em que a APD-Braga investe, suportada pela aposta de empresas privadas, nalguns casos a nível ibérico, deparam-se, por vezes, com autênticos muros de frustração. Que o diga Filipe Carneiro, 18 anos, que, como os companheiros, acumula o basquetebol com o atletismo e, a um mês do campeonato do mundo desta última modalidade, viu cancelada a hipótese de participação, por "falta de fundos". Quem o conta, indignado, é João Paulo Correia, o cérebro das operações de divulgação da equipa, que, em 2003 e em 2005, conquistou para Portugal as únicas medalhas no atletismo e não se conforma em ver um potencial sucessor assim tratado, à espera de quem invista nas qualidades de campeão que revela.


Braga de portas abertas para assistir aos jogos


Entre os basquetebolistas da APD-Braga, ninguém é tão entusiasta do percurso do líder do campeonato de futebol como o treinador. Ricardo Vieira vibra com a claque, quer muito que este caminho de Domingos Paciência tenha um final feliz, mas, num grupo heterogéneo, por estes dias, nem sequer o sportinguista Acácio consegue ficar indiferente aos conterrâneos. "Esta semana, Braguinha", cede o leão, doce veterano. Qualquer elemento tem portas franqueadas, no Estádio AXA, onde o Braga facilita o acesso de viaturas e acompanhantes. Diz quem percorre os estádios com a cadeira de rodas que é "dos poucos" a fazê-lo. Nos primeiros jogos no novo recinto, houve algumas dificuldades, ultrapassadas com o clube, que chegou mesmo a oferecer um camarote para estes adeptos, mas, com acessos a funcionar em pleno, estes preferiram a bancada.



Profissionais aqui ao lado

Ser como os melhores é a meta da APD-Braga. Isso significa ser uma equipa profissional, um sonho que é realidade aqui mesmo ao lado, em Espanha. De lá viajaram já, por diversas vezes, olheiros de clubes para quem o basquetebol em cadeira de rodas é mais do que uma actividade pós-laboral. Márcio e Filipe Carneiro já foram sondados e os companheiros acreditam que, talvez no próximo campeonato da Europa, podem mesmo vir a tornar-se profissionais e emigrantes.

Voleibol - Taça Femenina
Trofa em Gondomar

O Trofa desloca-se a Gondomar, para defrontar o ALA, nos quartos-de-final da Taça de Portugal feminina em voleibol. Já o Clube K, dos Açores, recebe o Vitória de Guimarães. As vizinhas de Braga deslocam-se a Oeiras, enquanto o Câmara de Lobos recebe o Santo Tirso. Os jogos disputam-se a 13 de Fevereiro e as meias-finais a 24 de Fevereiro.

O JOGO

JotaCC

Mais uma controvérsia
Sp. Braga queixou-se do uso abusivo do nome do clube

A queixa apresentada pelo Sporting de Braga contra o agente Jorge Teixeira sobre a alegada promessa de pagamento de luvas em nome do clube minhoto a jogadores do Leixões para que estes pontuassem num jogo contra o Benfica motivou, ontem, uma troca de comunicados entre os vários clubes envolvidos. O Leixões diz não ter feito qualquer queixa, limitando-se a comunicar o sucedido ao Benfica e Sp. Braga, enquanto os "encarnados" revelaram que o seu presidente, Luís Filipe Vieira, já prestou declarações sobre o caso. Quanto ao clube minhoto, entende que houve uma utilização abusiva do seu nome e esclarece que não tem qualquer relacionamento com o agente, que se terá feito passar por seu representante ao prometer 50 mil euros aos jogadores Nuno Silva, Hugo Morais e Joel.

A notícia foi ontem avançada pelos jornais Record e Correio da Manhã e reporta-se a um jogo de 26 de Setembo do ano passado no Estádio da Luz, que o Benfica acabaria por ganhar facilmente por 5-0. Logo após terem sido contactados por Teixeira, os três jogadores terão revelado a situação ao técnico da formação de Matosinhos, José Mota, que só depois do jogo deu conta destes contactos ao presidente do Leixões, Carlos Oliveira.

O Sp. Braga apresentou queixa contra Teixeira a 14 de Outubro do ano passado, cerca de três semanas após o Benfica-Leixões, revelou o clube em comunicado. Os bracarenses apresentaram o Benfica como testemunha e foi nesta condição que Filipe Vieira foi ouvido. Será esta queixa de utilização abusiva do nome do Sp. Braga que estará a ser investigada por parte do Ministério Público e não qualquer outra sobre uma alegada tentativa de suborno. Pelo menos ela não existe nos serviços de Matosinhos, nem no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

O Sp. Braga explica que "não hesitou em avançar com a referida queixa logo que teve conhecimento do ocorrido, apesar das pressões que sofreu para não o fazer, provavelmente por quem possa temer o desfecho da situação".

No comunicado, o clube minhoto "alerta ainda as autoridades judiciais, bem como as desportivas, para o ambiente de suspeita e guerrilha que tem sido criado através da produção de situações e da divulgação das mesmas junto de órgãos de comunicação social, com a intenção clara de desestabilizar o Sp. Braga, gerando um ambiente lesivo dos interesses desta instituição".

À Rádio Renascença Jorge Teixeira afirmou não ter sido ainda inquirido pelas autoridades. "Não fui ouvido, mas estou na disposição de o ser. [Isto] é só para denegrir a minha imagem e quero ir com isto até ao fim, para apurar a verdade", disse Jorge Teixeira, filho de um antigo presidente do Leixões, acrescentando estar "surpreendido" com as notícias hoje publicadas.

Teixeira referiu ainda não ter qualquer relação com o Sp. Braga, mas admitiu que conhece dois dos jogadores envolvidos, Nuno Silva e Joel.

Já a Associação Nacional de Agentes de Futebol diz que Jorge Teixeira não é um agente licenciado. Marco Vaza e António Arnaldo Mesquita António Salvador apresentou queixa contra o agente Jorge Teixeira por uso abusivo do nome do Sp. Braga

PUBLICO

JotaCC

Empresário terá aliciado jogadores do Leixões antes do jogo com Benfica

Sp. Braga desmente ligação a Jorge Teixeira

A Direcção do líder do campeonato reagiu em comunicado para dizer que esta polémica está a ser orquestrada por alguém interessado.

O empresário Jorge Teixeira, alegado intermediário do Sporting de Braga, terá tentado aliciar os três «capitães» do Leixões antes do jogo da sexta jornada do campeonato, frente ao Benfica. Segundo a edição de ontem dos jornais «Record» e «Correio da Manhã» terão sido oferecidos cerca de 50 mil euros aos jogadores visados. O Ministério Público está a investigar o caso e Jorge Teixeira já terá sido constituído arguido, de acordo com as notícias veiculadas no dia de ontem. Jorge Teixeira é filho do ex-presidente do Leixões, José Manuel Teixeira, e chegou a fazer parte da Direcção nessa altura.
Em comunicado, o Sporting de Braga revelou que apresentou uma queixa-crime contra o empresário de futebol Jorge Teixeira no dia 14 de Outubro, na sequência da alegada oferta a jogadores do Leixões para que estes pontuassem frente ao Benfica, adiantando ainda não crer 'que toda esta situação seja da livre recriação do senhor Jorge Teixeira', 'Toda esta estratégia, certamente, interessa a alguém e devem as autoridades investigar cabalmente no sentido de apurar o responsável pelas mesmas e agir em conformidade', pode ler-se no comunicado publicado no «site» do clube bracarense na internet.
O Sporting de Braga explica que 'não hesitou em avançar com a referida queixa logo que tece conhecimento do ocorrido, apesar das pressões que sofreu para não o fazer, provavelmente por quem possa temer o desfecho da situação', negando 'qualquer tipo de relacionamento com Jorge Teixeira ': 'A ligação do nome do clube a estes factos apenas pretendeu denegrir o bom-nome e imagem desta instituição', refere.
No comunicado, o clube minhoto 'alerta ainda as autoridades judiciais bem como as desportivas, para o ambiente de suspeita e guerrilha que tem sido criado através da produção de situações e da divulgação das mesmas junto de órgãos de comunicação social, com a intenção clara de desestabilizar o Sporting de Braga gerando um ambiente lesivo dos interesses desta instituição', 'O Sporting de Braga sempre pautou a sua conduta pelo respeito pelos regulamentos desportivos, pela verdade desportiva e pelo fair-play dentro e fora dos relvados', realça ainda o mesmo comunicado.

Queixa apresentada em Outubro. Em comunicado, o Sporting de Braga refere que quando soube da suspeita apresentou queixa



Sporting de Braga

Não afectou o balneário

O jogador do Sporting de Braga, Paulo César, assegurou que a notícia de alegado aliciamento não «mexeu» com o balneário da equipa, frisando que o plantel vai continuar a ser forte. 'Nós estamos concentrados no nosso trabalho. Essa notícia que veio de fora não interfere no nosso balneário. Nós temos sido fortes até agora e vamos continuar até ao final',


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

À espera para resolver Kalaba

O plantel do União de Leiria prosseguiu ontem a preparação do encontro com o Olhanense, marcado para sábado (16 horas).

Já com Panandetiguiri e Tall integrados nos trabalhos depois da presença no CAN ao serviço do Burkina Faso, os dirigentes leirienses aguardam apenas pela chegada de Kalaba (esteve também em Angola, mas ao serviço da Zâmbia), embora não seja ainda certo que o jogador permaneça junto do plantel orientado por Lito Vidigal.

Quando regressar a Leiria, algo que deve acontecer até ao final da semana, o jogador terá de responder ao processo disciplinar que lhe foi instaurado pela administração da SAD. Depois disso os dirigentes do Sp. Braga (clube com que Kalaba tem contrato) serão contactados para resolver qual a melhor solução para o jogador, que neste momento não pode ser inscrito por qualquer outro clube. Ficar em Leiria é possibilidade por agora muito remota.



Luís Aguiar por horas

Tudo indica que Luís Aguiar vai poder defrontar o Sporting, amanhã, carimbando a estreia esta época com a camisola do Sporting de Braga.

Falta apenas um detalhe no seu certificado internacional para que o uruguaio receba luz verde para jogar. Actualmente, o processo relacionado com os certificados internacionais é tratado de forma electrónica, ou seja, todos os dados relativos à transferência do jogador são preenchidos online, através de um sistema criado pela FIFA chamado Transfer Matching System.

No caso de Luís Aguiar, há ainda um pormenor a tratar, mas em princípio tudo estará concluído a tempo do uruguaio entrar na lista de convocados para o desafio com os leões.

A BOLA

JotaCC

Alegado aliciamento de jogadores do Leixões
Sp. Braga acusa Jorge Teixeira de difamação

O Ministério Público (MP) está a investigar o alegado aliciamento do Sp. Braga, através do empresário Jorge Teixeira, a jogadores do Leixões para que a equipa vencesse o Benfica no jogo da 6.ª jornada da Liga, disputado na Luz a 26 de Setembro de 2009, que os encarnados venceram 5-0. Os capitães da equipa leixonense teriam sido tentados com 50 mil euros, o que apanhou de surpresa o alegado intermediário, que disse ao DN ser "uma invenção criativa".

O Sp. Braga, em comunicado, anunciou que no dia 14 de Outubro "apresentou uma queixa-crime" contra Jorge Teixeira, pessoa com quem o clube "nunca teve qualquer tipo de relacionamento". O empresário confirma: "Não conheço o presidente do Sp. Braga."

Fonte judicial confirmou ao DN que os bracarenses apresentaram queixa por difamação, estando o MP a averiguar as condições em que decorreu a tentativa de aliciamento junto dos capitães do Leixões, Nuno Silva, Joel e Hugo Morais. Os três vão prestar declarações como testemunhas, tal como o presidente do clube de Matosinhos, Carlos Oliveira, e o treinador José Mota. Até agora apenas uma pessoa foi ouvida no âmbito deste processo, precisamente o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. Os encarnados, através de comunicado, confirmaram a audição do presidente, expressando o desejo de que sejam "apuradas as responsabilidades das pessoas envolvidas e a amplitude que semelhante prática pode ter atingido em jogos da Liga".

Os leixonenses asseguraram que "nenhum elemento da sua administração, equipa técnica ou atletas se deixou envolver neste tipo de manobras".

Jorge Teixeira diz desconhecer a existência de um processo de investigações a decorrer no MP, mas assumiu vontade "de tentar repor a verdade dos factos", lembrando que é o seu "bom nome que está em causa". Desta forma, admite processar quem alegadamente o envolveu neste processo: "O caso está no meu advogado."

A serem provados estes factos, os clubes envolvidos incorrem numa multa entre 12 500 e 25 mil euros, enquanto os dirigentes podem ser suspensos entre um e três meses, podendo pagar multas de 1250 a 5000 euros. Os jogadores apenas incorrem em multa entre os 2500 e os 12 500 euros. Este tipo de actuações - oferecer dinheiro para ganhar - não são puníveis noutras ligas, como em Espanha.


Polémica
MP recebeu esta época 10 queixas-crime do futebol


Árbitros, jogadores, dirigentes e seguranças... todos estão na mira das autoridades

O futebol português está a dar trabalho ao Ministério Público (MP). Esta época, que ainda vai a meio, já contabiliza pelo menos dez queixas-crime envolvendo agentes directos do futebol. O caso da alegada oferta de prémios monetários a três jogadores do Leixões no jogo com o Benfica, por um empresário que se terá apresentado como representante do Sp. Braga, é o mais recente episódio da Liga mais conturbada dos últimos tempos.O MP já está a investigar este caso que partiu de uma queixa por difamação dos bracarenses contra o empresário Jorge Teixeira, por alegadamente ter abordado os três capitães do Leixões no sentido de oferecer 50 mil euros aos jogadores para não perderem na Luz (ver texto em baixo).

Todas os outras investigações continuam a decorrer e resultam de queixas de agentes ligados à modalidade. A maioria envolve árbitros e dirigentes de clubes.

Entre finais de Setembro e de Outubro, quatro árbitros - João Ferreira, Jorge de Sousa Vasco Santos e André Gralha - foram alvo de ameaças de morte e ofensas via SMS e e-mail. O assunto foi exposto à Comissão de Arbitragem (CA) e à direcção da Liga que perante tão elevado número de casos concentrados num espaço tão curto de tempo, resolveram levar o assunto à Judicária. Uma situação que não tem paralelo.

Às queixas dos árbitros seguiu-se o polémico Sp. Braga-Benfica (31 de Outubro), do qual resultaram dois procedimentos. O director-geral dos arsenalistas, João Gomes, queixou-se de Luís Filipe Vieira e Rui Costa, presidente e administrador da SAD do Benfica, tendo revelado que recebeu "ameaças que colocam em causa a própria vida". Resultado: queixa-crime em nome pessoal.

Desse mesmo jogo resultou outra queixa junto do MP, mas do Benfica contra desconhecidos, por uma alegada agressão a Ramires e Cardozo por parte de um elemento da empresa de segurança privada do estádio de Braga.

Seguiu-se o escaldante Benfica-FC Porto - 20 de Dezembro.Com base no relatório da PSP aos incidentes ocorridos no túnel da Luz, que envolveram alegadas agressões de jogadores do FC Porto a dois steward, o MP iniciou uma investigação ao sucedido, o que corresponde a um expediente normal. Os seguranças também apresentaram queixa contra os jogadores por agressão.

Na semana passada foi a vez de Pinto da Costa apresentar queixa-crime no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP)do Porto na sequência da divulgação das escutas do processo Apito Dourado no YouTube. Os advogados de Pinto da Costa alegam que em causa está um crime de desobediência, pois a divulgação das escutas está vedada por lei.

Outro caso, que já está entregue às autoridades, diz respeito às pedradas contra o autocarro do FC Porto e o carro de Pinto da Costa, domingo, na A5, antes dos dragões jogarem no Estoril ( Taça da Liga).

A empresa que faz a segurança no Estádio da Luz acusou ontem o director de operações da Liga e o delegado no Benfica-FC Porto de "deturparem a realidade dos factos nos incidentes verificados". "Recentemente foram divulgados depoimentos prestados no processo de audição (...) que deturpam a realidade dos factos, devidamente comprovados por imagens e declarações", disse à Lusa fonte da administração da empresa de segurança privada que entende que os depoimentos prestados pelos dois responsáveis da Liga merecem "o repúdio e constituem mesmo uma falta de respeito pelos stewards que foram agredidos no correcto desempenho das suas funções".

DN

JotaCC

O avançado Paulo César considera que o Braga é favorito para o jogo de amanhã com o Sporting     

A jornada 17 da Liga Portuguesa de Futebol abre amanhã com o duelo entre Sporting de Braga e Sporting.

A equipa bracarense, líder da prova, está apostada em vencer este jogo.


O avançado Paulo César ainda não sabe se pode defrontar os leões, pois aguarda pela decisão da Federação depois de ter sido expulso no jogo da Taça de Portugal em Freamunde. Apesar das dúvidas Paulo César acredita que poderá ser opção.

O plantel do Sporting de Braga realiza esta tarde o último treino antes do embate com os leões. Domingos Paciência faz a habitual antevisão do jogo ao início da tarde.

ANTENA MINHO

JotaCC

João Ferreira no Sp. Braga-Sporting

O árbitro João Ferreira, da AF Setúbal, vai dirigir o jogo inaugural da 17.ª jornada da Liga entre Sp. Braga e Sporting, agendado para sexta-feira, no Estádio Axa.

Na recepção do Benfica ao V. Guimarães, marcada para sábado, vai estar Elmano Santos (AF Madeira), enquanto Carlos Xistra (AF Castelo Branco) foi o árbitro nomeado para dirigir o Nacional-FC Porto, agendado igualmente para sábado.

Nomeações:

Sexta-feira
Sp. Braga-Sporting, João Ferreira (Setúbal)


Sábado
U. Leiria-Olhanense, Luís Reforço (Setúbal)
Naval-Belenenses, Marco Ferreira (Madeira)
Nacional-FC Porto, Carlos Xistra (Castelo Branco)
Benfica-V. Guimarães, Elmano Santos (Madeira)

Domingo
V. Setúbal-Rio Ave, André Gralha (Santarém)
P. Ferreira-Académica, Bruno Esteves (Setúbal)

Segunda-feira
Leixões-Marítimo, Paulo Costa (Porto)

A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga recebe Sporting Clube de Portugal esta sexta-feira

O Sporting de Braga, líder da Liga portuguesa de futebol e com pleno de vitórias, até o momento, diante os três "grandes", recebe sexta-feira o Sporting, no encontro que abre a 17ª jornada.
   
No jogo da primeira volta, os bracarenses venceram em Alvalade, por 2-1, e agora reencontram os "leões" com o objectivo de manterem-se no topo da tabela, recebendo o clube de Lisboa num estádio onde apenas cederam dois pontos em 24 (só um "nulo" com a Naval).

O Sporting chega a Braga com a "embalagem" de sete vitórias consecutivas (entre campeonato, Taça da Liga e Taça de Portugal) e apenas cinco dias do "clássico" no Dragão com o FC Porto, nos quartos-de-final da Taça de Portugal.

À espera de um "tropeção" do Sporting de Braga está o Benfica, que segue com os mesmos pontos que o líder e recebe, um dia depois, o Vitória de Guimarães, clube que ganhou na última passagem pela Luz, por 1-0, resultado que eliminou os "encarnados" da Taça de Portugal.

A seis pontos das duas equipas da frente, o FC Porto viaja até à Madeira para defrontar o Nacional, que ainda não perdeu em casa para o campeonato, num jogo que marca o regresso do treinador Manuel Machado ao banco dos madeirenses, após um longo período de ausência por motivos de saúde.

O confronto na Choupana ficará também marcado pelo regresso à ilha da Madeira de Ruben Micael, até há poucos dias a grande figura do Nacional, mas que agora estará do outro lado, depois de ter sido contratado pelo FC Porto na reabertura do "mercado".

Uma semana depois de ter estado muito perto de eliminar o FC Porto da Taça de Portugal, acabando por perder após uma "maratona" invulgar de grandes penalidades, o Belenenses, "lanterna vermelha", o Belenenses visita a Naval, a única equipa que conseguiu vencer no campeonato, já na distante segunda jornada (1-0).


Programa da 17 jornada:

- Sexta-feira, 29 de Jan:

Sporting de Braga - Sporting, 20:45 (RTP)

- Sábado, 30 de Jan:

União de Leiria - Olhanense, 16:00

Naval - Belenenses, 16:00

Nacional - FC Porto, 17:00 (SportTV)

Benfica - Vitória de Guimarães, 19:15 (SportTV)

- Domingo, 31 de Jan:

Vitória de Setúbal - Rio Ave, 16:00

Paços de Ferreira - Académica, 18:00 (SportTV)

- Segunda-feira, 01 de Fev:

Leixões - Marítimo, 20:15 (SportTV)

SIC

JotaCC

Sporting não escapa à derrota em Braga, dizem apostadores

O Braga recebe amanhã o Sporting. Benfica e Porto jogam no Sábado.

O Sporting de Braga vai vencer o Sporting Clube de Portugal e assim manter o primeiro lugar da tabela classificativa, segundo os apostadores 'online'. Benfica e Porto também devem vencer as suas partidas numa das jornadas mais aguardadas da liga.

O Braga recebe amanhã o Sporting, que está proibido de perder mais pontos. Na bolsa de apostas 'Betfair', a equipa de Carlos Carvalhal vale 2,35 euros por cada euro apostado em caso de vitória. Já o triunfo da equipa da cidade dos Arcebispos vale a cada apostador online 1,50 euros por cada euro investido.

O Benfica entra em campo sábado frente ao Guimarães e pode isolar-se no primeiro lugar do campeonato. Basta para isso que o Braga empate ou perca no dia anterior. A vitória do clube da Luz vale 37 cêntimos por cada euro apostado. Já o Guimarães, que se desloca ao estádio da Luz com o objectivo de repetir o resultado da Taça de Portugal (vitória por 1-0), vale 10 euros por cada euro apostado.

No mesmo dia, o Nacional recebe o Porto na Madeira. Se a equipa insular ganhar, cada apostador 'online' vai receber 3,90 euros por cada euro investido. A vitória da equipa de Jesualdo Ferreira vale, por seu turno, 88 cêntimos por cada euro apostado.

Sporting de Braga e Sporting Clube de Portugal, defrontam-se sexta-feira, dia 29 de Janeiro no Estádio AXA em Braga a partir das 20h45. Benfica e Guimarães defrontam-se sábado, dia 30 de Janeiro, no Estádio da Luz a partir das 19h15. Às 17 horas jogam Nacional e FC Porto no Estádio Engenheiro Rui Alves, na Madeira.

DIARIO ECONOMICO

JotaCC

«Deixem-nos jogar!» – Domingos

Perante a sucessão de polémicas que têm agitado o futebol português e o incómodo que a liderança na Liga possa estar a causar, Domingos Paciência pede apenas para que «deixem jogar o Sp. Braga». No lançamento do jogo com o Sporting, o técnico dos "arsenalistas" reitera o objectivo de «continuar em primeiro o mais tempo possível».

Confrontado com as declarações feitas ontem por Paulo César, atribuindo ao Sp. Braga o favoritismo para a recepção aos leões, Domingos referiu que o avançado brasileiro se limitou a fazer «a análise da realidade actual dos dois clubes».

«O Sp. Braga joga em casa, está em primeiro e quer continuar nessa posição. Defrontamos um adversário que sabe que, se perder, fica a 15 pontos. A pressão está no lado do Sporting. É esta a realidade que o jogo nos oferece», comentou.

O incómodo que a condição de líder na Liga pode causar, defende Domingos, é algo que passa ao lado do grupo. «Disse aos jogadores no início da época que podia não ser suficiente o que se joga em campo. Temos de ser fortes e procurar ser superiores. É o que temos vindo a fazer. Se incomodamos [os "grandes"]? É evidente que, nesta altura, seria impensável para muita gente estarmos tanto tempo no primeiro lugar», disse, reclamando: «Deixem-nos jogar! Vamos entrar no jogo de amanhã com a mesma humildade, o mesmo querer, sabendo que este jogo significa muito para nós».

Sobre o Sporting, Domingos reconhece que o adversário «está realmente diferente e vem de um ciclo de bons jogos». «Esperamos que o Sp. Braga possa criar superioridade», rematou.

Domingos anunciou, ainda, a disponibilidade de Luís Aguiar para integrar a convocatória para o jogo de sexta-feira.

A BOLA

JotaCC

Domingos: «Todos pensamos que somos favoritos»
TREINADOR MINHOTO REFORÇA IDEIA DE PAULO CÉSAR PARA O DUELO COM O SPORTING
         
O treinador do Sporting de Braga colocou a pressão no lado do Sporting e disse que a equipa minhota é favorita para a recepção ao clube leonino, na sexta-feira, em jogo da 17.ª jornada da Liga.

Comentando as palavras da véspera do jogador Paulo César, que assumiu claramente que o Sporting de Braga é o favorito para o embate com os leões, Domingos Paciência concordou com a análise.

"Ele disse isso porque tem consciência da realidade e do momento. Jogamos em casa, estamos na liderança e, se vencermos, deixamos o adversário a 15 pontos. Não é só o Paulo César a pensar assim, mas toda a equipa", notou.

O Braga lidera o campeonato com 39 pontos, enquanto o Sporting ocupa a quarta posição com 27, pelo que, para o técnico, "se há pressão neste momento, ela é do Sporting, sabendo que se perder são 15 pontos de diferença, que são cinco vitórias".

Considerando o jogo "decisivo" para colocar o Sporting mais longe do título, Domingos Paciência disse esperar uma equipa sportinguista "diferente" devido à "motivação e confiança" que o actual ciclo de vitórias trouxe à turma orientada por Carlos Carvalhal.

"Sabemos que o Sporting quer entrar na luta pelo título e encurtar a distância, mas esperamos que a supremacia do Braga se possa evidenciar", desejou.

Para isso, o técnico quer que a equipa mantenha a "identidade" e continue a abordar os jogos com o "querer e humildade com que tem feito até aqui, porque se o conseguir estará mais perto de ganhar".

Reconhecendo sentir que a prolongada liderança do Sporting de Braga "incomoda" os outros "grandes" do futebol português, Domingos Paciência formulou um pedido: "deixem-nos jogar".

À hora da conferência de imprensa, Domingos ainda não sabia qual o castigo que o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol vai atribuir a Paulo César, expulso no jogo com o Freamunde, da Taça de Portugal, dia 20 de Janeiro. Nada que perturbe a preparação da equipa, garantiu, além de que a expectativa em Braga seja que o avançado, um "titular indiscutível", possa jogar.

Defrontar o até há pouco tempo jogador arsenalista João Pereira não era expectável "há uns tempos atrás", admitiu: "ele era um elemento fundamental da equipa, mas agora está do outro lado, vamos esperar que não faça um bom jogo".

O técnico desejou ainda "um bom jogo" ao árbitro João Ferreira - "sobretudo que os jogadores facilitem a vida e que seja a equipa com menos problemas em campo".

A partida entre Braga e Sporting realiza-se às 20:45 de sexta-feira, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrada por João Ferreira, de Setúbal.

RECORD

JotaCC

Domingos quer afastar «em definitivo» o Sporting do título
Treinador do Sp. Braga antevê jogo com os leões

A jornada 17 da Liga começa em Braga com um escaldante duelo entre o líder e o Sporting. Domingos Paciência, técnico dos minhotos, não faz por menos e quer «afastar em definitivo» os leões da perseguição ao título.

«O jogo é decisivo nessa perspectiva. Espero um Sporting diferente, devido à motivação e confiança actuais. Sabemos que o Sporting quer reentrar na luta pelo título e encurtar a distância, mas esperamos que a supremacia do Braga se possa evidenciar», explicou o treinador, em conferência de imprensa.

Domingos partilha a opinião de Paulo César e considera o Sp. Braga «claro favorito» para o duelo desta sexta-feira (20h45).

«Ele disse isso porque tem consciência da realidade e do momento. Jogamos em casa, estamos na liderança e, se vencermos, deixamos o adversário a 15 pontos. Não é só o Paulo César a pensar assim, mas toda a equipa», notou Domingos Paciência, que também deixou um pedido.

«A nossa liderança incomoda os grandes do futebol português mas deixem-nos jogar!»

«Espero que o João Pereira não faça um bom jogo»

O jogo com o Sporting marca o reencontro dos arsenalistas com João Pereira. Domingos Paciência deixou algumas palavras para o seu ex-jogador.

«Ele era um elemento fundamental da equipa, mas agora está do outro lado e vamos esperar que não faça um bom jogo».

MAIS FUTEBOL

Pé Ligeiro

Rodriguez e Paulo César podem jogar
JÁ CUMPRIRAM O JOGO DE SUSPENSÃO 
 

Cristian Rodriguez (FC Porto) e Paulo César (Sporting de Braga) foram suspensos com um jogo pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol, mas ambos podem actuar na jornada de fim-de-semana da Liga.

Os dois jogadores foram expulsos nos encontros da quinta eliminatória da Taça de Portugal - o FC Porto eliminou o Belenenses e o Sporting de Braga afastou o Freamunde - e já cumpriram o castigo nos jogos da Taça da Liga, no domingo.

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Luís Aguiar é novidade nos convocados

A estreia de Luís Aguiar é a grande novidade dos convocados do Sporting de Braga, líder da Liga Sagres, para a recepção ao Sporting, na sexta-feira, jogo da 17.ª jornada da prova.

O certificado internacional do médio uruguaio já chegou e assim, Luís Aguiar, que regressou a Braga na reabertura do "mercado" de Inverno, já pode ser opção para o treinador Domingos Paciência.

O defesa central Rodriguez está totalmente recuperado da lesão e também está de volta aos jogos "a doer" e, previsivelmente, à titularidade ao lado de Moisés, face à indisponibilidade de André Leone, lesionado.

O internacional peruano tinha alinhado pouco mais de uma hora ante a União de Leiria, no domingo, para a Taça da Liga, mas num jogo sem objectivos, uma vez que o Braga já tinha sido eliminado daquela prova e o técnico "arsenalista" aproveitou para observar jogadores menos utilizados, incluindo alguns juniores.

Igualmente chamado foi outro reforço de Inverno, o avançado colombiano Renteria, depois de ter jogado toda a segunda parte do jogo com a equipa leiriense.

Paulo César também foi convocado, depois do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol ter decidido hoje aplicar um jogo de suspensão ao avançado pela expulsão no jogo com o Freamunde, da Taça de Portugal.

Além de André Leone, ficou de fora da convocatória Osvaldo, por opção, enquanto Madrid (traumatismo no pé direito) e Peterson (cirurgia ao joelho esquerdo) continuam a recuperar das respectivas lesões.

O Braga é líder do campeonato com 39 pontos, os mesmos que o Benfica, segundo classificado, enquanto o Sporting ocupa a quarta posição com 27 pontos.

O jogo tem início às 20:45 de sexta-feira, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por João Ferreira, de Setúbal.

Convocados do Sporting de Braga:

- Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.

- Defesas: Evaldo, Filipe Oliveira, Rodriguez, Moisés, Paulão e Miguel Garcia.

- Médios: Vandinho, Mossoró, Peña, Hugo Viana, Rafael Bastos e Luís Aguiar.

- Avançados: Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Adriano, e Renteria.

O JOGO

JotaCC

Luís Aguiar em estreia; Rodriguez e Paulo César entre os eleitos

A estreia do médio uruguaio Luís Aguiar destaca-se na lista de convocados do Sp. Braga para o jogo com o Sporting. O central Rodriguez volta a ser opção para Domingos Paciência, que chamou igualmente Paulo César, apesar de o brasileiro aguardar ainda pelo castigo da Federação Portuguesa de Futebol.

André Leone e Andrés Madrid são "baixas" por lesão para a recepção aos leões, agendada para sexta-feira, no Estádio Axa.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;

Defesas: Filipe Oliveira, Miguel Garcia, Moisés, Rodriguez, Paulão e Evaldo;

Médios: Vandinho, Hugo Viana, Mossoró, Luís Aguiar, Rafael Bastos, Peña;

Avançados: Alan, Matheus, Adriano, Paulo César, Renteria e Meyong.


A BOLA