News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/01

Started by JotaCC, 24 de January de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

ABC na luta pelo bronze

Jogo de altas pressões e pressões baixas. Cinco minutos de equilibrio, até Hugo Figueira cerrar os dentes e o homem elástico alargar os horizontes. Um Luís Bogas a marcar presença, bem ornamentado por Tiago Pereira, o melhor marcador da partida, transformaram um ABC numa bala, verdadeiro projéctil calibrado e na velocidade certa.

O amarelão do Minho mandou em larga escala, mas o final chegou a ter toque de Hitchcock. Empate a minuto e meio do final, jogo em matéria altamente inflamável, mas a vingar a lei do mais forte, o senhor minhoto.

O ABC teve a sua primeira vantagem no quarto minuto, mercê de um golo de Mário Peixoto e nunca mais largou a bandeira que dava acesso à corrida pelo bronze, ao último lugar do pódio. Crescimento forte, sustentado, dando a impressão de um daqueles filmes previsíveis, ficção típica ao estilo norte-americano, o nde só mudam os figurinos e os personagens.

Contudo o olho clínico do técnico vimaranense, fez despertar o emblema da terra do Rei. A alteração do sistema defensivo, com marcação dupla a Luís Bogas e Tiago Pereira foi o rastilho para atear um fogo que já estava em lumo brando, que estava perto da extinção.

Num ápice o Xico Andebol tornou-se descarado e explosivo, assumiu a forma do Deus fogo e ainda acreditou num universo surreal, num formato mágico que passava por uma recuperação estoica e histórica. Empatou a trinta e um golos, viu Carlos Matos desperdiçar novamente a vantagem e teve nas mãos o passaporte dourado para um regresso à vantagem. Ansiedade? Capacidade defensiva do ABC? Maior estofo e experiência da equipa de Jorge Rito? Talvez umas ou outras, ou provavelmente todas as conjecturas juntas redundaram no golpe fatal de Tiago Pereira.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Todos à espera de um milagre

Aparentemente sem importância, o jogo desta noite é muito mais do que uma questão de honra. O Leiria tem possibilidades, ainda que remotas, de se apurar e, por saber que em futebol tudo é possível, Lito Vidigal não vai proceder a alterações profundas em relação à equipa mais forte. Uma ou outra troca, pontual, mas um onze com garantia de qualidade. O mesmo não poderá afirmar Domingos Paciência a propósito do seu. Pelo menos de forma convicta. Isto porque sempre que chamou as segundas linhas à acção, o resultado foi um desastre. Este duelo, assume portanto um carácter decisivo: para o Leiria porque representa a última possibilidade de apuramento; para o Braga porque depois todos os jogos são a doer e, quem não mostrar serviço agora arrisca-se a perder definitivamente a carruagem. Adriano é um bom exemplo. Na Trofa, foi Yazalde o escolhido para o lugar de Meyong. Mas o internacional português já está em Olhão e a titularidade que hoje parece assegurada será um teste ao seu inconformismo perante a chegada e entrada de forma de Renteria. O colombiano já está certificado e deve até ser o principal atractivo dos poucos que vão estar no Estádio AXA.

Para o Braga não há contas possíveis de fazer. O jogo será vivido mais na perspectiva individual dos muitos que querem mostrar serviço. Peña deve ter direito a mais minutos do que os dois que somou na Covilhã. Kieszek volta à relva. Paulão será titular. Isto além de Renteria e Rafael Bastos, que serão exibidos ao público arsenalista pela primeira vez. Todos os que não jogam aguardam ansiosamente pelo dia que os pode recuperar para as primeiras escolhas de Domingos Paciência, que ainda assim não é muito de mudar.

Já Lito Vidigal tem em mãos outro milagre: o do apuramento. Para isso, tem de vencer e esperar que o Trofense perca com Sporting. Depois é preciso deitar um olho aos outros grupos: Benfica e Rio Ave não podem empatar e FC Porto ou Académica têm de perder. Se esta conjugação mirabolante se conjugar, então ainda é preciso ficar com vantagem no goal average. A calculadora estará sempre presente.

Braga - Leiria

20h15

Estádio AXA

Árbitro

Bruno Esteves

[AF Setúbal]

Assistentes

Luís Ramos

Valter Oliveira

Treinador

Domingos Paciência

31 Kieszek GR

27 Filipe Oliveira LD

3 Paulão DC

2 Rodriguez DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

22 Rafael Bastos MO

99 Matheus MO

7 Osvaldo AD

81 Adriano AV

11 Diogo Valente AE

-

42 Cristiano GR

5 Moisés DC

45 Hugo Viana MO

8 Mossoró MO

20 Peña MO

30 Alan AD

9 Paulo César AE

18 Renteria AV

19 Meyong AV

Treinador

Lito vidigal

24 Djuricic GR

5 Vinicius LD

13 Bruno Miguel DC

3 Diego Gaúcho DC

12 Ronny LE

8 André Santos MD

4 Pateiro MO

16 Elias MO

11 Silas MO

19 Tiago Luís AV

99 Cássio AV

-

1 Hélder Godinho GR

32 Vítor Moreno LD

77 Zé António DC

80 Patrick LE

81 Pedro Cervantes MD

28 Ruben Brígido MO

14 Zahovaiko AV


Holofotes sobre Rodriguez no regresso do primeiro par

Não é um dado absolutamente seguro, até porque a estrutura arsenalista não divulgou convocados, mas tudo se conjuga para que Rodriguez volte à titularidade, mais de um mês depois do último jogo, na Mata Real, contra o Paços de Ferreira. O mês de Janeiro trouxe o interesse do Sporting e, posteriormente, uma lesão súbita que chegou a ser colocada em dúvida. O Braga apressou-se a negar e a esclarecer que Rodriguez sofreu uma rotura muscular na perna esquerda.

O tempo passou e só esta semana o peruano se apresentou no relvado para voltar a treinar com os colegas. E não o poderia ter feito em melhor altura. Com Leone lesionado e Moisés em gestão de esforço, deve saltar directamente para o onze, onde fará dupla com Paulão, que recentemente tem beneficiado de vários impedimentos para acumular minutos e justificar a contratação à Naval. Curiosamente, a dupla Rodriguez/Paulão chegou a ser primeira opção de Domingos Paciência e foi utilizada na estreia da época, na recepção ao Elsfborg. O par não revelou o entendimento que se desejava e com a recuperação de Moisés foi refeita a dupla provável, que só por lesão se desfaz. Hoje, Rodriguez tem a oportunidade de provar que está em Braga em corpo e pensamento.



Convocados escondidos e treino hoje


A total falta de interesse que este jogo tem para os minhotos ficou patente na abordagem que Domingos Paciência e a SAD lhe deram. Além dos treinos terem sido, como habitualmente, fechados, desta feita nem na véspera da partida o Braga abriu o jogo. Domingos Paciência não fez a típica antevisão de jogo e não divulgou convocados, pelo menos de forma pública. Pelo contrário, agendou treino para hoje de manhã, que só choca quem não se tiver apercebido de que o enfoque de todo o trabalho minhoto está já na recepção ao Sporting, da próxima jornada da Liga Sagres.

Assim, os habituais titulares, que hoje não jogarão, farão trabalho intenso, juntamente com Luis Aguiar, que ainda não tem certificado internacional para jogar. Os outros folgarão para à noite se apresentarem nas melhores condições possíveis. O jogo com os leões é na sexta-feira e o treinador aproveita para o poder trabalhar de forma quase ininterrupta, como se nem jogo houvesse esta noite. Algumas das principais figuras terão de jogar e outras sentar-se no banco. Mas só porque não há outros.


Juniores remodelados

Os campeonatos nacionais de juniores das I e II Divisões vão sofrer uma remodelação nos quadros competitivos já a partir da época 2010/11. A proposta da Direcção da FPF, aprovada por esmagadora maioria, estabelece um modelo de transição nesta temporada, ao contrário do que pretendia a AF Porto que apenas apontava para 2011/12. Assim, de acordo com os critérios de localização geográficos sugeridos pela AF Lisboa - liderada por Carlos Ribeiro (na foto) -, seis clubes de cada uma das duas zonas da I Divisão (Norte e Sul) serão despromovidos, enquanto quatro da II (um por cada zona) asseguram a promoção já esta época. Ou seja, os novos figurinos dos campeonatos da I e II Divisões terão, na época seguinte, um total de 24 equipas (12 por zona) na primeira fase, qualificando-se oito para o play -off de apuramento do campeão (quatro de cada grupo). Já o play-off referente à permanência será disputado por 16 equipas (oito da zona norte e oito da sul). Aprovada por maioria foi também a proposta da AF Angra do Heroísmo prevista para a segunda fase da Série Açores da III Divisão, na qual passam a ser apuradas quatro equipas para o play-off de subida e quatro para a disputa da manutenção no escalão.


O JOGO

JotaCC

Técnicos agridem-se

O jogo entre o Barcelos e o Braga, disputado com casa cheia, ficou marcado pelo rebentamento de dois petardos, o primeiro deles originando a hospitalização de uma jovem em Barcelos, de onde foi mais tarde transferida para o Porto, onde seria observada no serviço de otorrino. No final, e após um jogo muito emotivo, gerou-se enorme confusão, aparentemente sem explicação. O treinador do Braga, Vítor Silva, e o adjunto de José Fernandes, Luís Silva, chegaram a vias de facto e foram identificados pela PSP.

O JOGO

Pé Ligeiro

Matheus na dança de opções

Hoje ainda há treino e Domingos vai decidir quem defronta o U. Leiria à noite. Trocas no alinhamento titular não deverão corresponder a revolução profunda, mas estão à vista ensaios com Sporting no horizonte.

As ideias de Domingos Paciência para a recepção ao União de Leiria estão praticamente arrumadas na cabeça do treinador, mas ainda vão depender de mais um ensaio, esta manhã, em Braga.

O técnico vai promover alterações no onze inicial, mas não é certo que abra muitas vagas a jogadores menos utilizados, apesar de os minhotos só cumprem calendário na Taça da Liga, porque já estão fora da próxima fase da prova.

O jogo desta noite sobressai, portanto, como uma ocasião bem interessante para o Sp. Braga testar soluções, com Domingos a poder combinar vários habituais titulares com jogadores que menos vezes surgem a alinhar de início, tudo na perspectiva de trabalhar ideias alternativas, quando há a liderança no campeonato para defender, bem como a permanência na Taça de Portugal.

No painel de jogadores que aspiram a uma oportunidade pouco habitual na equipa titular, o brasileiro Matheus emerge bem colocado a conquistar a presença no onze que, esta noite, vai receber o União de Leiria.

O avançado está moralizado pelas exibições conseguidas nos dois últimos jogos (Académica e Freamunde), em que marcou golos e contribuiu, assim, de forma muito positiva para os sucessos mais recentes dos arsenalistas.
IN ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Crosse: Dulce Félix terceira, Sara Moreira sétima em Elgoibar

A portuguesa Dulce Félix foi terceira classificada na 67.ª edição do Crosse Internacional Juan Muguerza, realizado este domingo em Elgoibar, no país basco espanhol.

Dulce Félix liderou a fase inicial da corrida, realizada debaixo de chuva intensa, mas a vitória acabou por pertencer à etíope Freiwat Goshu, que gastou 22:37 minutos, menos quatro segundos do que a queniana Ann Karandi Mwangi e menos 11 segundos do que Dulce Félix.

Sara Moreia efectuou o percurso em 23.20 minutos, o que lhe valeu o sétimo lugar.

Leonard Komon (32: 44m) venceu a corrida no sector masculino, que teve três quenianos no pódio. José Rocha foi 12.º classificado e o 4.º melhor europeu com 33.48 minutos e Pedro Ribeiro foi 25.º com 35.40.


A BOLA


JotaCC

Madeira SAD vence ABC e alcança 3.º lugar na Supertaça
   
O Madeira SAD classificou-se na 3.ª posição da Supertaça masculina, ao vencer hoje o ABC, por 21-18, em Portimão.

A turma da Madeira esteve melhor no primeiro período, em que manteve a liderança do marcador, mas perto do descanso acabou por ser surpreendida pelos minhotos, que viraram o resultado a seu favor, com 11-10 ao intervalo. O segundo período da partida para decisão do 3.º e 4.º lugares da prova, a decorrer desde quinta-feira no Pavilhão Arena de Portimão, acabou por ser mais equilibrado, tendo sido o Madeira SAD a equipa que menos falhas cometeu, acabando por justificar a vitória.

Os madeirenses empataram com o Benfica na 2.ª jornada da fase de grupos e foram derrotados no segundo jogo pelo Belenenses - um dos finalistas -, por um tangencial 28-27. O ABC de Braga, 2.º classificado do Grupo B, foi derrotado na jornada de abertura, pelo FC Porto (27-22) e venceu o Xico Andebol (32-31).

Jogo no Pavilhão Arena, em Portimão

Ao intervalo: 10-11

Árbitros: Daniel Freitas e César Carvalho

Madeira SAD: Luís Carvalho (gr); Gustavo Castro, Leandro Nunes (6), Albano Lopes (8), Mário Costa, Mauro Aveiro (1), José Azevedo, Luís Marques, Yuiry Kostetsky (6), Márcio Abreu, Luis Carvalho, Gonçalo Vieira e Pedro Rodrigues

ABC: Hugo Figueira (gr); Fábio Antunes (3), Tiago Pereira (2), Jaime Barreiros (3), Carlos Matos, Hugo Rosário, Jovan Stankov, Luís Bogas (1), Eduardo Ferreira (2), Eduardo Gaifém (4), Miguel Sarmento (1) e Mário Peixoto (2)

Marcha do marcador: 4-0 (5'), 6-3 (10'), 6-4 (15'), 8-6 (20'), 9-8 (25'), 10-11 (intervalo), 12-12 (35'), 13-13 (40'), 17-15 (45'), 18-16 (50'), 19-17 (55') e 21-18 (final)

RECORD

JotaCC

Sp. Braga goleia União de Leiria

Apenas a cumprir calendário, o Sporting de Braga goleou hoje a União de Leiria, por 4-1, na terceira jornada do Grupo B da terceira fase da Taça da Liga de futebol, competição de que os visitantes também se despediram.

O jogo, que começou com quase 10 minutos de atraso, serviu para alguns jogadores se mostrarem aos treinadores, sendo que Domingos Paciência sai com mais motivos de satisfação, em particular com o internacional sub-20 venezuelano Peña, do que Lito Vidigal.

No "onze" do Sporting de Braga, que não tinha quaisquer hipóteses de seguir em frente, destaque para a presença de dois juniores, Tiago Gomes e Guilherme, para o regresso em pleno do defesa central peruano Rodriguez e para a titularidade de Rafael Bastos e Adriano.

Na União de Leiria, que precisava de um conjunto improvável de resultados para chegar às meias-finais, nota para as estreias de Zé António e de Zahovaiko.

A equipa visitante entrou melhor na partida e, aos 08 minutos, inaugurou mesmo o marcador: cruzamento de Pateiro da esquerda e Cássio, de cabeça, não perdoou.

O Braga sentiu o golo sofrido, mas a partir dos 15 minutos Peña começou a evidenciar-se e a criar lances de perigo e, aos 22 minutos, os "arsenalistas" chegariam ao empate: canto de Peña da direita, Paulão tocou de cabeça e Rafael Bastos, já muito perto da baliza, atirou a contar.

Peña dava o mote para os ataques bracarenses e, aos 35 minutos, o internacional sub-20 da Venezuela desferiu um remate forte e colocado de muito longe, marcando um grande golo e consumando a reviravolta do resultado.

Cinco minutos depois, o jovem jogador voltou a estar em foco ao assistir na perfeição Matheus, que só teve que encostar, de cabeça, para fazer o terceiro para os da casa.

A segunda parte teve muito menos motivos de interesse tendo sido jogada a um ritmo mais baixo. Destaque para a estreia de Renteria e para o quarto golo do Sporting de Braga, aos 68 minutos, por Paulão, de cabeça na sequência de um livre.

A equipa da casa podia ainda ter "engordado" o resultado, mas primeiro o guarda-redes (74) e depois o poste (90+1), após acrobático pontapé de bicicleta, impediram que Adriano marcasse o golo que tanto procurou.

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

Ao intervalo: 3-1.

Marcadores:

0-1, Cássio, 08 minutos.
1-1, Rafael Bastos, 22.
2-1, Peña, 35.
3-1, Matheus, 40.
4-1, Paulão, 68.

Equipas:

Sporting de Braga: Kieszek, Tiago Gomes (Renteria, 46), Paulão, Rodriguez (Aníbal, 63), Diogo Valente, Guilherme, Peña (Eli Zizov, 71), Osvaldo, Matheus, Rafael Bastos, Adriano.
(Suplentes: Cristiano, Veiga, Aníbal, Januário, Nuno Valente, Eli Zizov, Renteria)

União de Leiria: Hélder Rodrigues, Vinícius, Bruno Miguel, Zé António, Ronny, André Santos (Tiago Luís, 57), Pateiro, Elias, Silas (Pedro Cervantes, 37), Zahovaiko (Vítor Moreno, 71), Cássio.
(Suplentes: Duricic, Diego Gaúcho, Tiago Luís, Ruben Brígido, Vítor Moreno, Patrick, Pedro Cervantes).

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).

Acção disciplinar: cartão amarelo para Silas (31), Peña (36), Guilherme (76), Tiago Luís (86).

Assistência: cerca de 2000 espectadores.

O JOGO