News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 23/01

Started by JotaCC, 23 de January de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Renteria pronto a estrear

Certificado do atacante já chegou. Pode ser utilizado amanhã, frente ao U. Leiria.

Aí está Renteria, pronto a estrear, se Domingos Paciência assim o entender. O certificado internacional do colombiano deu ontem entrada nos serviços federativos, a tempo, portanto, do reforço ser utilizado com o U. Leiria, amanhã, no jogo que assinala o adeus oficial do Sp. Braga à Taça da Liga.

De certo modo, a possível estreia de Renteria salva um cartaz sem ponta de emoção no que toca a objectivos desportivos a alcançar pelos bracarenses. Domingos Paciência vai lançar todas as segundas linhas e possivelmente abrir as portas da convocatória a um ou outro produto da formação, porque é importante preservar as unidades que lhe dão mais garantias para a recepção ao Sporting, na próxima sexta-feira.

A BOLA

JotaCC

Certificado de Rentería já chegou

O internacional colombiano está em condições de dar o contributo ao Sporting de Braga, uma vez que o certificado internacional do futebolista deu ontem entrada na Liga de Clubes. Caso Domingos Paciência assim entenda, Rentería já pode vestir a camisola do Sporting de Braga no jogo de amanhã, algo que será pouco provável, dado que o jogador ainda não se encontra nas melhores condições físicas.

O jogo com os leirienses reveste-se de um interesse reduzido para os bracarenses, na medida em que o destino do clube minhoto está traçado na Taça da Liga, sem hipóteses de passar à próxima fase. A boa notícia é que Rentería pauta-se como uma forte hipótese para o próximo jogo do campeonato, frente ao Sporting.

Rentería junta-se assim aos mais recentes reforços do emblema bracarense, como Miguel Garcia e Rafael Bastos. À espera do certificado internacional continua o médio Luís Aguiar. Apesar dos esforços desenvolvidos pela SAD do Sporting de Braga, o processo de Luís Aguiar será mais moroso, já que as questões burocráticas na Rússia são mais demoradas.


ABC: Charme e sorrisos...

Não usam luvas, nem cartola, mas são mágicos. Fazem vénias e acenam, mas não são actores. As cortinas do teatro abriram-se para uma manhã de sedução. A derrota com o dragão foi totalmente esquecida ao verem-se lábios pintados de acúçar e olhos a reluzir. Autógrafos, convívio, um simples toque no ombro do craque num hospital que ganhou magia natalícia em pleno final de Janeiro e uma escola a explodir com os dotes dos artistas.

A manhã começou com uma visita ao Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, mais precisamente à unidade de pediatria. Convívio com as crianças, ofertas de presentes, um dos quais um computador para ocupar o tempo dos mais novos que se encontram internados naquela unidade. Olhos que riam, olhos que choram de emoção.

Uma camisola autografada para o cantinho da bola, onde já estão outros presentes, outras fotografias. Sporting, Benfica, Portimonense já ali tinham estado. O próprio Miklos Féher tem lá a sua imagem, mas coube ao colosso amarelo tornar-se no primeiro emblema de andebol a deixar o seu cunho naquela unidade hospitalar. Visita guiada, visita muito movimentada e momentos inesquecíveis. Um autêntico conto de fadas para os mais novos, numa altura da vida onde a saúde não está na condição mais desejada.

Virando a agulha, a emoção subiu em larga escala. Não era o Real Madrid ou o Barcelona, todavia um conjunto do Norte do país, que se dá pelo nome de ABC de Braga, cujo prestígio não estava totalmente calculado, mas cujas dúvidas ficaram totalmente dissipadas.
A campanha dos anos dourados e a habituação ao topo e aos troféus nacionais, fazem da formação de Jorge Rito um ícone nacional, que le vou à loucura cerca de trezentos estudantes.

Um largo convívio, emoção a rodos. Primeiro uma demonstração de andebol, depois houve berros, momentos até com alguma esteria, perante o jogo misto entre alunos e jogadores.
Equipas feitas, golo aqui, golo acolá e um pavilhão a abarrotar, a fervilhar constantemente. Uma corrida desenfreada à camisola, ao cachecol, ao porta-chaves, enfim ao cunho do ABC de Braga.

"Resta-nos lutar pelo terceiro lugar"

Não era grande a esperança antes do jogo entre o Xico e o FC Porto e no final foi a constatação de um facto esperado. "Quando não dependemos de nós não há nada a fazer, por isso a esperança não era grande", destacou o técnico do ABC de Braga, Jorge Rito.

No final desse desafio, o timoneiro dos minhotos reuniu o grupo numa sala do Arena de Portimão, numa conversa que durou cerca de quinze minutos, agendou uma sessão de video matinal e orientou a sessão de trabalho, deixando claro que agora não há margem de erro. O objectivo é único e o ABC quer o último lugar do pódio. "Agora resta-nos lutar para conquistar o terceiro lugar".

"A nossa meta era conquistar a Supertaça e um clube como o ABC luta por todas as competições ao nível nacional. Falhámos esse objectivo, mas agora temos que continuar. Queremos vencer todos os jogos e como tal queremos vencer o Xico. Basta-nos o empate para seguir em frente, mas somos superiores e vamos à procura da vitória", destacou ainda Jorge Rito. "Vamos procurar conquistar o terceiro lugar, melhorando também alguns aspectos em relação ao jogo com o FC Porto", referiu.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Rentería já conta, mas Aguiar ainda não
DOMINGOS PODE UTILIZAR COLOMBIANO COM A U. LEIRIA
   
Dia de expectativa em Braga pela chegada dos documentos que viabilizassem a utilização dos dois últimos reforços. Tudo ficou no meio termo, pois Domingos Paciência já pode utilizar Rentería, se assim o entender, no jogo de amanhã, mas não o pode fazer em relação a Luís Aguiar. A federação russa não despachou em tempo útil o certificado internacional do uruguaio emprestado pelo Dínamo Moscovo, sendo que a ideia do treinador era mesmo lançar já Luís Aguiar. Domingos deixou entender isso na última conferência de imprensa, registando que o novo reforço estava pronto a jogar, pois esteve no estágio dos moscovitas na Turquia e chegou sem quebras no trabalho.

O caso de Rentería é um pouco diferente, pois o o internacional colombiano terminou a época no Brasil em dezembro, ao serviço do Atlético Mineiro, onde marcou 1 golo em 15 jogos, e esteve 15 dias sem treinar. Mesmo assim, o avançado pode ser a principal atração da receção à U. Leiria, para a Taça da Liga, dado que o jogo não "conta" na perspetiva dos bracarenses, que já não têm hipóteses de apuramento na prova depois das derrotas em Alvalade e na Trofa.

Rentería é um dos quatro reforços do líder da Liga nesta reabertura do mercado, ele que vestiu pela última vez a camisola do Sp. Braga, com o mesmo n.º 18 que vai envergar agora, no dia 24 de maio do ano passado. Foi em pleno Estádio do Dragão, na última jornada do campeonato, com um empate a uma bola e o colombiano a defrontar o clube que é ainda detentor do seu passe. Em Braga, Rentería marcou 6 golos na Liga e 3 na extinta Taça UEFA, caindo no goto dos adeptos, pormenor importante para o seu regresso.

RECORD

JotaCC

Presente e futuro

Da mesma forma que é impossível dissociar o gigante dinamarquês Peter Schmeichel do Sporting que quebrou, em 2000, um longo jejum de 18 anos sem vencer campeonatos, também será injusto ignorar quem defende a baliza do actual comandante da Liga Sagres, que também lidera a nível europeu em matéria de defesa menos batida, com apenas seis golos sofridos em 16 jornadas. O mérito deve ser partilhado por todos os profissionais arsenalistas, mas não é por acaso que Eduardo conquistou, em definitivo, a baliza da Selecção Nacional. Aliás, Carlos Queiroz nem precisou de recorrer a uma bola de cristal para adivinhar que o guarda-redes transmontano, natural de Mirandela, seria por esta altura dos mais cotados (e em melhor forma) do futebol europeu. A qualidade do camisola um do Braga sempre esteve lá, à vista de quem sabe apreciar os melhores sem olhar a emblemas. Com uma cláusula de rescisão cifrada em quatro milhões de euros, nem causou estranheza que tivesse sido convidado a renovar o contrato por mais uma época (até 2013), um ano e meio antes de expirar o seu anterior vínculo (2012). O que seria realmente estranho seria não fazê-lo no imediato, antes do arranque do Mundial da África do Sul, durante o qual o guarda-redes terá grandes hipóteses de se valorizar... até assinar o seu primeiro grande contrato da carreira. Cheira a transferência iminente e a SAD arsenalista mexeu-se perfeitamente a tempo.

Chegado o grande momento (só falta conhecer o futuro destino), resta saber se haverá vida para além de Eduardo. Antigo guarda-redes do Braga e actual treinador dos guarda-redes do Olhanense, Rui Correia descansa os adeptos, enquanto aponta para Pawel Kieszek, o polaco que os minhotos conseguiram resgatar ao Polónia Varsóvia em 2007. Dois anos mais novo do que Eduardo (27 anos), tem sido uma vítima natural da sombra do habitual titular, mas meia época de empréstimo ao Setúbal (2008/09) acabou por revelar todas as suas qualidades. Por outro lado, tanto Eduardo como Kieszek apresentam impressões digitais comuns. "O Jorge Vital tem feito um trabalho muito bom com ambos. São dois excelentes guarda-redes", elogia Rui Correia.


Polaco Kieszek é o próximo a renovar

Pertencente aos quadros do Braga desde 2007, Pawel Kieszek está em vias de seguir o exemplo de Eduardo. O contrato do guarda-redes polaco expira dentro de cinco meses e o clube nem vai esperar pelo fim do campeonato para accionar uma opção de renovação por mais uma temporada, pois está na disposição de fazê-lo por um período temporal mais alargado, superior a duas épocas, precavendo-se assim para a iminente saída do dono da baliza arsenalista e da Selecção Nacional. Representado por Gaspar Freire, o mesmo empresário que mediou as negociações entre o Braga e Eduardo, Kieszek já está a par das intenções dos minhotos e tudo leva crer que as duas partes chegarão muito em breve a acordo. Tido como o sucessor natural de Eduardo, o guardião de 25 anos parece já ter conquistado a confiança do técnico Domingos Paciência.


Quim também teve de lutar com um polaco

A dupla Eduardo-Kieszek representa a sequela de uma primeira história a que se assistiu em Braga, tendo igualmente como protagonistas um guarda-redes português e outro polaco. Antes de arrancar oficialmente a época de 1997/98, o Braga aceitou transferir o seu guardião titular Rui Correia para o FC Porto e, como contrapartida, recebeu por empréstimo o internacional polaco Wozniak. O currículo do guarda-redes estrangeiro metia respeito, mas acabou por ser o jovem Quim a aproveitar a "deixa" para agarrar com unhas e dentes a baliza arsenalista. A baliza da Selecção Nacional e, mais tarde, do Benfica foram as restantes metas alcançadas pelo guardião lançado por Manuel Cajuda. Já Wozniak (hoje com 44 anos) não foi, naturalmente, feliz na sua aventura em Braga, a exemplo do que tinha acontecido ao serviço do FC Porto, pelo que optou por regressar à Polónia, em 1998, para representar o Lech Poznan.



Como crescem em Setúbal


São recrutados em Braga ou no exterior para se apresentarem no Minho, mas é em Setúbal que os guarda-redes ganham maturidade, regressando à base tão afinados como relógios suíços. Assim foi com Eduardo e Kieszek e a "moda" não acabou, pois Mário Felgueiras também rumou ao clube do Sado esta época, num quadro de empréstimo. Pelo Setúbal, Eduardo ficou inclusivamente associado à conquista da Taça da Liga, sob o comando de Carlos Carvalhal; enquanto Kieszek disputou 10 jogos. Há, porém, uma excepção: o sub-21 Diego roda esta época no Covilhã.


Renteria ao dispor

Vazio de interesse para o Braga em termos de apuramento para a fase seguinte da Carlsberg Cup, o jogo de amanhã com o Leiria poderá ter como principal ponto de interesse a estreia de Renteria. O certificado internacional do avançado colombiano chegou ontem a Portugal e, nessa medida, Domingos Paciência já poderá incluí-lo na convocatória. É uma forte possibilidade e quase uma oportunidade de ouro para o treinador, tendo em vista o jogo com Sporting, para a Liga Sagres, agendado para a próxima semana.

O ex-avançado do Atlético Mineiro foi recrutado precisamente com o objectivo de atacar em força a segunda volta do campeonato e a recepção aos leões reveste-se naturalmente de enorme importância, enquadrada na hercúlea missão de defender a liderança no campeonato. Especializado em destruir defesas, falta saber se Renteria repetirá as estreias que fez pelo FC Porto (2006/07), Estrasburgo (2007/08) Braga (2008/09) e Atlético Mineiro (2009), jogos em que nunca marcou. Já o médio uruguaio Luis Aguiar, ex-Dínamo de Moscovo, terá de aguardar mais uma semana em virtude de ainda não ter chegado da Rússia o seu certificado.



Barcelona vai atrás


Quando é necessário colocar o Barcelona nos píncaros, o jornal espanhol Sport faz o que pode. A última manifestação foi escrever que a equipa "blaugrana" possui a melhor defesa da Europa, com apenas dez golos sofridos em 18 partidas, ressalvando, porém, que o Braga vai à frente nesse capítulo, embora numa Liga "menos competitiva"...



Miguel Garcia limitado

Condicionado por uma tendinopatia na região posterior do joelho direito, Miguel Garcia é o novo caso clínico do Braga. O lateral-direito efectuou ontem tratamento e trabalho condicionado em ginásio e no relvado, pelo que dificilmente será chamado para o jogo com o Leiria. As restantes baixas dos minhotos são o central Leone e o médio Madrid.


Domingos vai ficar calado

Domingos Paciência não fará hoje a tradicional projecção do próximo compromisso da equipa. Últimos classificados do Grupo B da Carlsberg Cup e já sem hipóteses de seguirem em frente na prova, os minhotos recebem amanhã o Leiria simplesmente para cumprirem calendário. Sem assunto para discorrer, o treinador apenas divulgará a convocatória.


O JOGO

JotaCC

Europa no mapa
Clubes defendem que o vencedor devia aceder às competições europeias

Em termos mediáticos, a Taça da Liga parece ser o parente pobre do futebol português. Mas é uma boa fonte de receitas para os clubes, que defendem mudanças no quadro competitivo. A qualificação do vencedor para as competições europeias é a mais significativa.

Na época 2006/07, surgia a Taça da Liga, uma prova motivada pelo emagrecimento do número de clubes dos campeonatos profissionais, o que provocava um vazio de calendário que tinha de ser preenchido. Vai na terceira edição, já implicou alterações dos moldes competitivos e, segundo cinco intervenientes ouvidos pelo JN, ainda há muito a fazer em termos regulamentares, sobretudo para oferecer aos clubes uma motivação desportiva que parece estar adormecida.

Em traços gerais, defende-se que o vencedor possa vir a participar nas competições europeias, aquilo que acontece, por exemplo, em França e em Inglaterra (ver caixa), o que poderia trazer outra espectacularidade à prova e levar os treinadores a apostar nas melhores equipas e colocar de lado o actual regime de rotatividade. Isso levaria mais gente aos estádios e aumentaria as receitas. "Se o vencedor pudesse disputar a Liga Europa, valorizaria a competição e levaria as equipas a jogar com mais empenho", defende Carlos Oliveira, presidente do Leixões.

A verdade é que a Taça da Liga é uma boa fonte financeira, sobretudo para os clubes de pequena e média dimensão - em três épocas foram distribuídos 15 milhões de euros, como disse, ao JN, Hermínio Loureiro (ver mini-entrevista na página ao lado) -, dentro de um quadro que privilegia quem vai mais longe na competição.

"É uma prova aliciante do ponto de vista financeiro para um clube como o Paços de Ferreira, falamos de uma boa percentagem em termos de orçamento", explica Fernando Sequeira, líder pacense, concordando que "o vencedor deveria disputar a Liga Europa", uma opinião partilhada pelo técnico José Mota (Leixões): "Todos olhariam para a Taça da Liga de forma diferente. Mas a quantidade de jogos em Janeiro é imensa".

Os agentes do futebol também consideram que a prova precisa de ajustamentos no que diz respeito à redacção dos regulamentos, o que evitaria uma polémica que se celebrizou nesta época: "No Portimonense-Académica houve um problema por causa da média de idades", recorda Emílio Macedo, presidente do Vitória de Guimarães, referindo-se a um dos critérios de desempate da segunda fase. "É uma prova que gera verbas financeiras significativas e o acesso às competições europeias devia ser discutido pelos clubes".

No entanto, Domingos Paciência, treinador do Braga, tem uma perspectiva diferente, pois considera que "o campeonato é uma prova de regularidade" por excelência e deve ser a principal porta de acesso à Europa. "É preciso mudar o calendário das equipas. O Nacional, o Braga e o Leixões, quarto, quinto e sexto classificados da época passada, tiveram os dois primeiros jogos fora e o terceiro em casa. Isso reflecte-se na actual classificação da Taça da Liga. Dá margem para que os três primeiros do campeonato tenham mais probabilidades de sucesso".

O técnico do Braga vai mais longe, queixando-se do excesso de jogos em Janeiro, com a disputa da Taça de Portugal: "É por isso que os grandes têm de recorrer aos jogadores menos utilizados e isso tira espectacularidade à prova".

JN

Pé Ligeiro

Bracarenses vão treinar na manhã do jogo
DOMINGOS SÓ REVELA CONVOCADOS NO PRÓPRIO DIA 

 

O treinador do Sporting de Braga apenas vai fazer a convocatória para a recepção à União de Leiria, da terceira jornada do grupo B da Taça da Liga de futebol, no próprio dia do jogo, domingo.

A norma no clube que lidera a Liga Sagres é a escolha dos jogadores ser feita na véspera do jogo, mas como os bracarenses não têm quaisquer hipóteses de seguir em frente na competição, Domingos Paciência agendou para a manhã de domingo mais uma sessão de trabalho e só depois desta elegerá quem vai defrontar os leirienses.

O técnico deve apresentar um "onze" sem a maioria dos habituais titulares dando, assim, minutos a jogadores menos utilizados e, sobretudo, preparando já a importante recepção ao Sporting, dia 29 de Janeiro, sexta-feira, da 17.ª jornada da liga.

De fora da convocatória ficará Luís Aguiar, cujo certificado internacional ainda não chegou, mas Renteria, outro reforço de Inverno, deve ser chamado.

André Leone e Miguel Garcia também falham o jogo que encerrará a participação dos minhotos nesta edição da Taça da Liga, mas devido a lesão.

Lesionados continuam o médio Madrid (traumatismo no pé direito) e o jovem haitiano Peterson, que recupera desde o início da temporada de uma operação ao joelho esquerdo.

O Sporting de Braga soma por derrotas os dois primeiros jogos do grupo B, enquanto a União de Leiria regista um empate e uma derrota, o que lhe confere remotas possibilidades de passar às meias-finais da prova.

O jogo tem início às 20:15, domingo, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por Bruno Esteves, de Setúbal.


IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Convocados para recepção à U. Leiria só no dia do jogo

O treinador do Sporting de Braga apenas vai fazer a convocatória para a recepção à União de Leiria, da terceira jornada do grupo B da Taça da Liga, no próprio dia do jogo, domingo.

A norma no clube que lidera o campeonato é a escolha dos jogadores ser feita na véspera do jogo, mas como os bracarenses não têm quaisquer hipóteses de seguir em frente na competição, Domingos Paciência agendou para a manhã de domingo mais uma sessão de trabalho e só depois desta elegerá quem vai defrontar os leirienses.

O técnico deve apresentar um "onze" sem a maioria dos habituais titulares dando, assim, minutos a jogadores menos utilizados e, sobretudo, preparando já a importante recepção ao Sporting, dia 29 de Janeiro, sexta-feira, da 17.ª jornada da Liga Sagres.

De fora da convocatória ficará Luís Aguiar, cujo certificado internacional ainda não chegou, mas Renteria, outro reforço de Inverno, deve ser chamado.

André Leone e Miguel Garcia também falham o jogo que encerrará a participação dos minhotos nesta edição da Taça da Liga, mas devido a lesão.

Lesionados continuam o médio Madrid (traumatismo no pé direito) e o jovem haitiano Peterson, que recupera desde o início da temporada de uma operação ao joelho esquerdo.

O Sporting de Braga soma por derrotas os dois primeiros jogos do grupo B (zero pontos), enquanto a União de Leiria regista um empate (um ponto), o que lhe confere remotas possibilidades de passar às meias-finais da prova.

O jogo tem início às 20:15, domingo, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por Bruno Esteves, de Setúbal.


O JOGO

JotaCC

Treino e convocados em dia de jogo

Domingos Paciência agendou um treino para as 10.30 horas de domingo, à porta fechada, após o qual divulgará a lista de convocados para o jogo da Carlsberg Cup com o U. Leiria, que se inicia às 20.15 horas.

Com a equipa arredada da possibilidade de atingir as meias-finais da competição, o técnico dos "arsenalistas" deverá aproveitar a recepção à turma leiriense para dar minutos aos jogadores menos utilizados, poupando os habituais titulares para o importante compromisso com o Sporting, agendado para a próxima sexta-feira, no arranque da 17.ª jornada da Liga.

A BOLA