News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME SCB ... 25/12/2009

Started by A.COSTA, 25 de December de 2009, 01:13

Previous topic - Next topic

A.COSTA

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

A.COSTA

#1
Empréstimos sem retorno
BRUNO FILIPE MONTEIRO

A SAD e os homens-fortes do futebol do Braga têm por estes dias um problema algo delicado para resolver: o que fazer com alguns dos jogadores que se encontram nesta altura emprestados a clubes da Liga Sagres. O objectivo de António Salvador e companhia era que Fernando Alexandre (Leixões), Mário Felgueiras (Setúbal), Kalaba (Leiria) e Stélvio (Leiria) jogassem com alguma regularidade no principal campeonato português a fim de adquirirem a experiência que no futuro os levasse a serem opções para Domingos Paciência, mas somente os dois primeiros têm sido utilizados nos respectivos clubes. E só o médio oriundo do Estrela da Amadora se poderá considerar intocável na equipa de Matosinhos, visto que, depois dos oito golos sofridos no Estádio da Luz, com o Benfica, o guarda-redes tem alternado a titularidade nos setubalenses com Nuno Santos. Logo, o retorno dos bracarenses em relação a três dos quatro atletas cedidos tem sido praticamente nulo e poderá ser bastante reduzido se, até ao final da temporada, eles não começarem a ser utilizados com alguma regularidade nos respectivos emblemas.

Com a escassez de soluções para o meio-campo, que se poderá agravar com a mais do que provável saída de Possebon - deve voltar ao Manchester United e ser novamente cedido, a um clube inglês -, o regresso de Fernando Alexandre, Kalaba ou Stélvio à Cidade dos Arcebispos poderia ajudar a colmatar essa lacuna. No entanto, as hipóteses de tal suceder são ténues. O primeiro tem vindo a ser utilizado com assiduidade por José Mota no meio-campo do Leixões, tal como desejava desde o momento em que aceitou o convite para trocar a Pedreira pelo Mar nos últimos dias do mercado de Verão, e dificilmente iria ter tantas oportunidades nos arsenalistas, face à existência de Vandinho, Hugo Viana e Andrés Madrid.

Com Kalaba e Stélvio, a situação seria diferente, uma vez que nenhum deles é opção no Leiria e, se mais nenhum clube mostrasse interesse nos seus serviços, poderiam aceitar o papel de suplentes. Mas a esperança de que ambos possam jogar mais vezes na segunda metade da época leva a que o regresso seja encarado com reservas, além de que os dois não poderiam ser usados por Domingos Paciência durante o mês de Janeiro - o mais problemático da equipa, que terá então de efectuar sete jogos (três para a Liga Sagres, três para a Carlsberg Cup e um para a Taça de Portugal) - pelo facto de irem participar na Taça das Nações Africanas. De qualquer maneira, o zambiano, que contabiliza uma aparição na Liga Europa pelos arsenalistas e três no principal campeonato português pelos leirienses, já não poderia representar outro clube mesmo que quisesse, pois os regulamentos não permitem que um atleta jogue por três equipas diferentes numa época.

O retorno de Mário Felgueiras é o único que não se coloca. O guarda-redes, que seria visto como o terceiro na hierarquia do Braga, atrás de Eduardo e Kieszek, está a recuperar a confiança de Manuel Fernandes, e o facto de ter sido titular nas últimas duas jornadas, com FC Porto e Marítimo, é disso sintomático. Em 2010, as oportunidades para se mostrar no Setúbal devem ser maiores.

FERNANDO ALEXANDRE

Contratado ao Estrela da Amadora no começo da temporada, acabou cedido ao Leixões até Junho de 2010 para que pudesse ser utilizado com regularidade. E a verdade é que, se não fosse uma grave lesão a mantê-lo afastado da competição durante dois meses e meio, somaria actualmente muito mais do que seis jogos na principal Liga portuguesa. A influência do médio-defensivo na equipa de Matosinhos, à qual chegou para tentar fazer esquecer Bruno China, é inegável, sendo ele hoje um dos intocáveis de José Mota.
Clube: LEIXÕES

Jogos: 6

Minutos: 540

Golos marcados: -

Cartões amarelos: 2


KALABA

Os bons desempenhos na pré-época, que fizeram crescer água na boca dos adeptos do Braga e os levaram a pedir a sua integração no plantel, faziam antever uma utilização mais regular no Leiria. Puro engano. A estreia na equipa da cidade do Lis até correu bem, marcando um golo ao Setúbal, mas depois contabilizou apenas mais duas aparições, ambas como suplente: Benfica (casa) e Leixões (fora). Prepara-se para representar a Zâmbia na Taça das Nações Africanas somente com 97 minutos de Liga Sagres nas pernas.
Clube: LEIRIA

Jogos: 3

Minutos: 97

Golos marcados: 1

Cartões amarelos: 1


STÉLVIO


Anunciado como um dos principais reforços da equipa no dia em que o Leiria se apresentou aos sócios, acabou por nunca se conseguir impor na equipa com Manuel Fernandes como treinador e perdeu espaço com a chegada de Lito Vidigal. Como resultado disso, fez apenas dois jogos, um dos quais como titular. Foi logo na jornada inaugural, contra o Rio Ave, acabando substituído ao intervalo. A partir daí somou apenas mais oito minutos no empate (2-2) que os leirienses alcançaram na deslocação a Guimarães.
Clube: LEIRIA

Jogos: 2

Minutos: 53

Golos marcados: -

Cartões amarelos: -


MÁRIO FELGUEIRAS

Uma dúzia de golos sofridos em duas jornadas - oito com o Benfica e quatro com o Setúbal - atiraram-no para o banco, de onde saiu apenas para jogar na Carlsberg Cup e na Taça de Portugal. O regresso à titularidade na Liga Sagres deu-se no Dragão, onde realizou uma boa exibição, apesar de ter sofrido dois golos do FC Porto, e continuou na última ronda disputada este ano, na recepção ao Marítimo, do qual encaixou mais dois tentos. As qualidades demonstradas nestes últimos jogos, porém, devem valer-lhe mais oportunidades em 2010.
Clube: SETÚBAL

Jogos: 6

Minutos: 540

Golos sofridos: 17

Cartões amarelos: -


Manuel Fernandes treinador de três

Um dos treinadores mais interessados nos excedentários do plantel do Braga durante o defeso foi Manuel Fernandes. O técnico, na altura no Leiria, levou Stélvio e Kalaba para a cidade do Lis, de onde saiu mais tarde rumo a Setúbal para encontrar mais um bracarense: Mário Felgueiras. No entanto, a lista de arsenalistas a passar pelas suas mãos esta época não deve ficar por aqui, já que Ney poderá rumar em breve aos sadinos.


Academista Pedrinho referenciado pelos arsenalistas
LUÍS PENA VIEGAS

Um dos nomes que estão a ser estudados para possível substituto de João Pereira, transferido para o Sporting, para o lado direito da defesa do Braga é Pedrinho. O lateral está referenciado pelos responsáveis arsenalistas e encaixa perfeitamente no perfil desejado pela SAD: é um jogador jovem e com uma boa margem de progressão, que no futuro poderá possibilitar ao clube realizar algum dinheiro com uma transferência. De resto, as qualidades do atleta da Académica são do agrado de alguns elementos da equipa técnica liderada por Domingos Paciência, que o conhece bem das épocas passadas na Briosa, ao serviço da qual realizou mais de 30 jogos em 2008/09 (entre Liga Sagres, Taça de Portugal Millennium e Carlsberg Cup).

Pedrinho é um dos nomes mais falados e um dos que, a par de Miguel Lopes, do FC Porto, recolhem mais preferências. Apesar de tudo, António Salvador só vai dar a conhecer o escolhido depois do regresso da equipa ao trabalho. Até lá, Filipe Oliveira e Ney continuam a ser os mais fortes candidatos a defrontar o Sporting na Carlsberg Cup.


Liga Sagres louca por Diogo Valente e Yazalde

Diogo Valente, Yazalde e Evaldo - este desejado pelo Sporting - são os jogadores mais pretendidos do Braga. O segundo nem sequer deve vir a sair, mas tal como o primeiro agita o mercado da Liga Sagres, de norte a sul do país. Há uma série de clubes interessados em receber os dois, sendo o Setúbal e o Leixões os que, à partida, aparecem interessados nas duas cedências. Diogo Valente tem ligações afectivas muito fortes com o Leixões, mas o Braga confere prioridade a quem possa suportar a totalidade do vencimento do jogador. Yazalde foi muito desejado pelo Rio Ave e em Julho o interesse não esmoreceu. Mas há pelo menos mais quatro interessados, todos do primeiro escalão.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JotaCC

Pizzi a crescer na Liga Vitalis

O Braga tem um potencial craque a actuar na Liga Vitalis. Chama-se Luís Miguel Afonso Fernandes, mas poucos adeptos o devem conhecer pelo nome que ostenta no bilhete de identidade. No mundo do futebol, todos o conhecem por Pizzi, cognome que adquiriu ainda nos infantis do Bragança. O médio-ofensivo, emprestado ao Covilhã, está a realizar uma excelente época, e as exibições que vem protagonizando têm dado que falar. De resto, já marcou quatro golos no escalão secundário na equipa serrana, na qual tem a companhia de outro arsenalista: Diego Silva. O guarda-redes é primeiro da hierarquia do treinador João Salcedas, contabilizando 11 jogos no campeonato - foi suplente não utilizado uma vez - e 18 golos sofridos.

Além destes, o Braga tem mais dois jogadores a ganharem experiência na Liga Vitalis. Curiosamente, um até joga noutra equipa do Minho: João Martins é um médio de 21 anos que vestiu a camisola do Gil Vicente por quatro ocasiões no campeonato e mais sete entre jogos da Taça de Portugal Millennium e Carlsberg Cup. Ou seja, um total de 11 aparições, tantas quantas Mendes, outro centro-campista, leva pelo Varzim no escalão secundário, competição na qual até já marcou um golo: foi ao Chaves, na 14ª jornada.



O JOGO