News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/12

Started by JotaCC, 24 de December de 2009, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

Tony: "Sp. Braga agrada-me"

O Sporting de Braga está no mercado e centrou as prioridades para a contratação de um lateral-direito, depois da saída de João Pereira para o Sporting. É neste contexto que surge a possibilidade de Tony ingressar no clube bracarense. O futebolista, 29 anos, actualmente vinculado ao Cluj (Roménia), vê com bons a olhos a possibilidade de jogar no clube minhoto. "Se a oportunidade de jogar no Braga, realmente, acontecer seria do meu agrado", apontou o atleta ao 'Correio do Minho', perante o desejo de voltar a jogar em Portugal, depois de três anos na Roménia. "Estou há três anos na Roménia, em termos desportivos já ganhei campeonato, duas Taças e uma supertaça. Joguei na Liga Europa e Liga dos Campeões. É difícil fazer melhor em termos desportivos, por isso o meu desejo passa por regressar a Portugal", salientou Tony.

O jogador está em crer que não acontecerá entraves nas negociações pela parte do Cluj, até porque o clube está "interessado" em reduzir às despesas, depois de ter sido afastado das competições europeias. Tony é um dos jogadores mais influentes no clube, goza do estatuto de capitão, e a sua vontade será determinante. No entanto, o Sporting de Braga não é o único clube que está na corrida pela contratação do lateral-direito. "Em concreto, sei que surgiram propostas de França, nomeadamente do Toulouse e Lille. Mas não se adiantou mais nada", esclareceu Tony.
O futebolista permanece na expectativa, por coincidência a gozar um período de férias em Portugal, dado a paragem no campeonato romeno... e ontem até passou pela cidade de Braga.

Toninho Mendes define características de Tony: 'Tem a garra de João Pereira'

As características de Tony enquanto jogador são muito semelhantes a João Pereira, sendo definido como um atleta "com raça e determinado ". O treinador Toninho Mendes acompanhou o início de carreira de Tony...

O treinador de futebol, Toninho Mendes, acredita que a escolha de Tony para o lugar de João Pereira pode ajudar a esquecer o lateral-direito que se transferiu para o Sporting, uma vez que as características dojogador do Cluj "são muito parecidas com as de João Pereira, em-bora mais maduro e com maior experiência", sublinhou.
Toninho Mendes foi treinador de Tony na selecção da Associação de Futebol de Braga que participou na Taça UEFA das Regiões em 2000 e destaca a evolução do futebolista.
"Foi um jogador que apareceu sempre em ascensão, era um jogador muito jovem quando passou pela selecção da AF Braga. Depois disso deu o salto para o futebol profissional. O Tony apareceu no Estrela da Amadora e foi para a Roménia, onde chegou a capitão da equipa no Cluj, por isso é um jogador de valor com uma grande determinação e características muito semelhantes à de João Pereira. O Sporting de Braga pode ficar bem servido se conseguir esta contratação", considerou o técnico Toninho Mendes.

O melhor lateral-direito em Portugal na época 2006/07

João Pereira é definido por muito como o melhor lateral-direito da actualidade no futebol português, um "título" que já pertenceu a Tony, corria a época de 2006/07, quando serviu o Estrela da Amadora. O futebolista foi um dos jogadores que causou sensação no clube da Reboleira, mesmo perante as dificuldades que o clube vivia na altura. Este é um dos registos que consta no palmarés de Tony. Junta-se ainda o facto de ter sido eleito o melhor lateral-direito do futebol romeno em 2008.
A nível colectivo, Tony junta os títulos de vencedor da Taça da Roménia, Supertaça da Roménia, Campeão Nacional da Roménia e ainda as participações na Liga dos Campeões e Liga Europa.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Filipe Oliveira em Alvalade
SUCESSOR NATURAL DE JOÃO PEREIRA
   
Na época passada era Frechaut que, com Jesus, substituía João Pereira.

Já Domingos apostou em Filipe Oliveira para render o titularíssimo da defesa.

E é isso que deve acontecer em Alvalade, para a Taça da Liga, a 3 de janeiro.



Uma pesada herança
JOÃO PEREIRA ABRE VAGA NUMA POSIÇÃO MARCADA POR ANTECESSORES ILUSTRES
   
Nos últimos anos, o Sp. Braga tem lançado para a ribalta vários jogadores e a seleção nacional é o maior exemplo disso.Eduardo, Quim, Tiago e Edinho cresceram no Minho e ganharam projeção mundial. Mas se há posição em que os arsenalistas fazem escola é a de defesa-direito. João Pereira acabou de render 3 milhões de euros e o seu sucessor sabe que vai encontrar uma posição por onde passaram jogadores históricos.

António Conceição (Toni) finalizou a década de 80 em grande nível e assinou pelo FC Porto e não foram precisos muitos anos até aparecer Zé Nuno Azevedo, que percorreu o corredor, quase sem oposição, durante uma década. Carlos Secretário, antes de se afirmar de dragão ao peito e aceitar o desafio Real vindo de Madrid, teve um ano de crescimento sustentado no 1.º de Maio.

Mais tarde, foi a vez de os grandes de Lisboa se servirem do viveiro: Armando Sá (Benfica) Abel (Sporting) e Luís Filipe (Benfica) deram asas ao sonho em muito pouco tempo com a camisola arsenalista. Anteontem foi a vez de João Pereira dar o tão desejado salto. É caso para dizer que quem António Salvador escolher tem o destino traçado...


RECORD

JotaCC

#2
Meyong já não é baixa em Janeiro

Depois da partida de João Pereira, que terá deixado Domingos Paciência desolado, eis uma boa notícia para o treinador: Meyong não vai à Taça das Nações Africanas em Janeiro e não desfalca a equipa durante todo esse mês. O avançado foi um dos quatro preteridos pelo seleccionador francês Paul Le Guen, que orienta os Camarões há um ano. A má forma de Meyong no Braga, onde esteve dez jogos sem marcar antes do regresso aos golos, em Paços de Ferreira, motivou a decisão, descrita ontem dessa forma no sítio de futebol mais importante daquele país.

As contas mais pessimistas apontavam para que o jogador pudesse perder sete jogos (três para o campeonato, três para a Carlsberg Cup e um para a Taça de Portugal), o que assustava o treinador, que ficaria limitado à utilização de Adriano e Yazalde, jogadores sem qualquer tipo de rotina nem golos marcados. Não é que Meyong esteja a fazer um campeonato bom, mas ainda assim é, a par de Alan e Hugo Viana, o melhor marcador da equipa que lidera a prova.

Esta notícia não deixa de ser, porém, agridoce para o "staff" arsenalista. É que ao natural contentamento pela disponibilidade do jogador deve somar-se a necessidade de o avaliar psicologicamente para aferir dos estragos que esta desilusão provocou. Meyong contava com a convocatória, e até os críticos africanos o colocavam entre o grupo dos muito prováveis de Paul Le Guen, que, no apuramento para o Mundial, o chamou de forma consecutiva, ainda que muitas vezes não o tenha feito entrar.

Para a SAD, esta não-chamada também não é a melhor notícia. A Taça das Nações Africanas regista sempre olheiros de todo o mundo e é um patamar interessante de valorização. Pior do que falhar esta, é constatar que Meyong fica mais longe do Mundial do próximo Verão. Para regressar às preferências do treinador, terá de fazer muito melhor em Braga do que até aqui. Tempo para isso, terá, até porque já não perde o tal mês mais competitivo de toda a época.

A título de curiosidade, refira-se que Binya, dos quadros do Benfica, foi outro dos preteridos.



Travão a um novo avançado

Com a certeza de que Meyong fica em Portugal, a SAD terá de repensar a aquisição de um novo ponta-de-lança, situação prevista até este momento.

Meyong está longe de convencer os adeptos. Muito menos Adriano. E Yazalde ainda é um jovem. Mas três é um número de avançados aceitável num plantel, que ainda tem Paulo César, neste momento adaptado à esquerda. Principalmente porque dois deles (Meyong e Adriano) representaram investimentos fortes e têm um passado de golos atrás de si. E Yazalde é um dos jovens avançados portugueses com mais margem de crescimento.

Ainda assim, a certeza da permanência de Meyong pode alterar o destino de Yazalde, que suscita a cobiça de outros emblemas. O Braga mantém-se firme na decisão de fazer crescer o jogador junto dos melhores, mas pode não ser insensível à vontade do jogador se este expressar o desejo de ser cedido, como fez Fernando Alexandre em Agosto.

Certo é que a permanência de Meyong em nada beneficia Yazalde nem Adriano, que contavam jogar, em Janeiro, os minutos que perderam até aqui. Os sete jogos num mês darão para todos, mas não para tanto como ambos desejariam.



Sporting estava certo


Já não é preciso apelar à sensibilidade de Paul Le Guen, porque este não o convocou, mas já estava previsto que o seleccionador amenizasse a perda bracarense no caso de contar com Meyong para a Taça de África. O Braga já sabia da disponibilidade do treinador francês para libertar o jogador, ou qualquer outro de outro clube, da presença na fase inicial do estágio. Meyong poderia assim defrontar o Sporting a 3 de Janeiro e seguiria depois para a concentração da sua selecção. Le Guen acredita que é preferível jogar do que treinar e sabe que, para ter os jogadores de cabeça limpa, deve promover a sua felicidade. Ao Braga, a decisão agradava sobremaneira. Mas já não é preciso servir-se dela.



Tony abre a porta à mudança para a Cidade dos Arcebispos


O desejo de Tony de trocar o Cluj por um clube com outras aspirações fê-lo encarar com entusiasmo a possibilidade de se mudar para Braga em Janeiro. Contactado pela Rádio Renascença, o luso-francês elogiou o líder da Liga Sagres, mas negou ter sido contactado por alguém ligado pelos arsenalistas. "Pelo que vi, o Braga poderia ser uma alternativa. Sinceramente, comigo ninguém falou. No entanto, admito que seria um clube que, devido à sua grandeza e ao facto de ocupar o primeiro lugar do campeonato português, seria difícil de recusar", revelou o lateral-direito, que tem como um dos seus objectivos "voltar a Portugal". "Estou há três anos no Cluj e já ganhei tudo. Estou bem, sinto-me acarinhado, mas se calhar precisava de tentar a minha sorte noutros lados", acrescentou.



Dossiê lateral-direito só depois do Natal

Os responsáveis do Braga não têm pressa em avançar para a contratação de um substituto para João Pereira, transferido anteontem para o Sporting a troco de três milhões de euros. Apesar de a proximidade do jogo com os leões para a Carlsberg Cup (dia 3 de Janeiro) pedir alguma celeridade no tratamento do caso, António Salvador e companhia preferem avaliar bem os candidatos ao lugar de lateral-direito antes de tomarem uma decisão definitiva. Por isso, a resolução deste dossiê ficou adiada para depois do Natal, altura em que a equipa regressará ao trabalho após um curto período de férias e começará a preparar a deslocação a Alvalade.

O perfil do lateral-direito pretendido pelo Braga não é muito diferente do de João Pereira. Os bracarenses desejam um atleta relativamente jovem, que possa não só constituir uma opção no imediato, a fim de poder ajudar a equipa no que falta disputar da Liga Sagres e ainda nos importantes jogos que se aproximam da Taça de Portugal Millennium e da Carlsberg Cup, mas também no futuro. Afinal de contas, António Salvador não nega que os arsenalistas são um clube vendedor, e decerto que a hipótese de contratar um jogador com uma boa margem de progressão, que se poderia valorizar com a estada na Cidade dos Arcebispos, seria vista como a melhor opção.

A calma no tratamento do processo está directamente ligada com o facto de existirem soluções para o lado direito da defesa no plantel. Filipe Oliveira, que se encontra a seis meses de terminar contrato, está totalmente recuperado dos problemas que o perturbaram no começo da temporada e já deu provas de que poderá render João Pereira. Além disso, os arsenalistas poderão sempre travar/adiar o empréstimo de Ney ao Setúbal, onde é esperado em Janeiro, até que a decisão final esteja tomada.


Aldo Corzo apontado para substituir João Pereira

O novo lateral-direito do Braga poderá chegar da América do Sul. De acordo com alguma Imprensa do Peru e de Itália, os arsenalistas terão manifestado interesse na contratação de Aldo Corzo, visto como um jogador promissor e que poderia ocupar o lugar deixado de vago por João Pereira. No entanto, a concorrência pela contratação do jovem peruano, que se encontra em final de contrato no Alianza de Lima - clube onde despontou Rodríguez -, seria apertada. Segundo algumas notícias, Udinese e Siena vêm seguindo o defesa há algum tempo, e os primeiros até já terão avançado com uma proposta de cerca de 500 mil euros para o contratar antes que alguém o apanhe a custo zero.

Corzo tem 20 anos e foi um dos jogadores mais utilizados pelo Alianza de Lima na última edição do campeonato do Peru. As boas exibições efectuadas pelo lateral-direito, representado pelo mesmo agente FIFA do bracarense Rodriguez, captaram a atenção do seleccionador daquele país sul-americano, José del Solar, que o chamou para participar em alguns encontros da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo do próximo ano, na África do Sul.



Gil Vicente interessado em receber Stélvio

O Gil Vicente abordou o Braga no sentido de vir a contar com Stélvio a partir de Janeiro. O médio-defensivo raramente foi utilizado em Leiria, e os gilistas gostariam de o receber para realizarem o ataque final à subida à Liga Sagres. O caso está nas mãos dos arsenalistas.



Sobrinho de Domingos cumpriu a promessa

Tal como havia prometido se o Braga chegasse ao Natal na liderança, o sobrinho de Domingos, José Oliveira, distribuiu pães e bolos-reis no Pavilhão da Biquinha, em Matosinhos. Ninguém dos arsenalistas se associou ao acto, mas há a hipótese de a equipa visitar o bairro no futuro.


O JOGO

JotaCC

Hugo Viana trouxe qualidade ao meio-campo do líder Braga

Hugo Viana chegou em Agosto ao Braga, emprestado pelo Valência, demasiado tarde para ser inscrito na Liga Europa (um factor que terá sido determinante para o afastamento dos minhotos pelo Elfsborg na pré-eliminatória da prova europeia), mas mais do que a tempo de ajudar a equipa bracarense a fazer uma sensacional primeira metade da época no campeonato português.

Dos 10 reforços contratados pelos arsenalistas no início da época, o médio é o único com uma utilização relevante no onze de Domingos Paciência, tendo jogado em 13 dos 14 jogos realizados na Liga, com quatro golos marcados, e ainda nos duas partidas da Taça de Portugal. De resto, os reforços Paulão, Ney, Peterson, Peña, Possebon, Osvaldo, Adriano, Diogo Valente e Tiago Pinto têm sido pouco, ou nada, utilizados pelo treinador (no caso do último, por não ter sido inscrito na Liga, o que irá acontecer em Janeiro), prevendo-se que, por exemplo, Possebon e Diogo Valente abandonem o plantel na reabertura do mercado de transferências.


JN

JotaCC

Lateral do Cluj escolhido para render João Pereira

Toni quer o Sp. Braga

Jogador português cumpre a quarta época na Roménia, mas confidenciou que tem o objectivo de mudar de ares e regressar a Portugal.

O lateral-direito português, Toni, pode ser o substituto de João Pereira no plantel do Sporting de Braga. O ex-jogador do Estrela da Amadora cumpre a sua quarta temporada no Cluj (Roménia) e reconheceu que regressar a Portugal é um objectivo apesar de não saber do interesse do líder do campeonato. 'O que sei é que o Cluj foi abordado por clubes de França e de Portugal. Não posso adiantar o nome desses clubes. Pelo que vi na imprensa, o Sporting de Braga poderá ser uma alternativa mas comigo ninguém falou. Seria difícil de recusar da minha parte devido à grandeza do clube e pelo facto de estar em primeiro lugar no campeonato', revelou Toni, em declarações à Rádio Renascença.
Toni é um dos jogadores mais importantes do Cluj, mas o facto de já ter ganho tudo na Roménia fá-lo pensar em mudar de ares. 'Estou há três anos no futebol romeno e ganhei tudo o que havia para ganhar. Campeonato, Taças, Supertaça e ainda tivemos uma participação honrosa na Liga dos Campeões. Também estivemos na Liga Europa. Estou muito bem no clube e sou dos mais acarinhados mas gostava de tentar a sorte noutro lado', completou o lateral-direito.
Na liderança do campeonato, o Sporting de Braga perdeu João Pereira para o Sporting, a troco de 3,5 milhões de euros, e não vai poder contar com Meyong nas primeiras jornadas de 2010, que durante o mês de Janeiro vai representar os Camarões na Taça das Nações Africanas.

Possibilidade real. Toni poderá trocar o Cluj pelo Sporting de Braga e suceder a João Pereira como lateral-direito

PRIMEIRO DE JANEIRO

Somos Braga!

Evaldo, lateral-esquerdo do Sp. Braga, está nas cogitações do Sporting

O jogador brasileiro, de 27 anos, já está referenciado desde a temporada passada e as grandes exibições neste início de campeonato aguçaram ainda mais o apetite do Sporting.

No entanto, o clube de Alvalade ainda não apresentou qualquer proposta concreta pelo jogador, embora o seu passe não tenha qualquer cláusula de rescisão. O valor do jogador cifra-se nos 2,3 milhões de euros e aquando das negociações por causa de João Pereira, o nome de Evaldo também foi colocado em cima da mesa.

Porém, o desejo leonino pode esbarrar na vontade do atual líder da Liga portuguesa. Evaldo é um jogador fundamental no esquema bracarense e depois de João Pereira, Domingos Paciência não quererá perder outra peça-chave, para poder enfrentar a segunda volta.



Lateral ofensivo

Evaldo é um defesa-esquerdo moderno. Mostra uma grande consistência defensiva, mas apresenta, igualmente, bons atributos atacantes, que o tornam um lateral completo. Tem grande resistência e a regularidade é uma imagem de marca.

É sabido que os leões estão no mercado à procura de reforços e Carlos Carvalhal veria com bons olhos a chegada do camisola 6 do Sp. Braga a Alvalade.

Record
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

JotaCC

#6
Preparar jogo com o Sporting

O regresso ao trabalho está marcado para depois de amanhã. Será o momento dos jogadores queimarem eventuais excessos provocados pela ceia de Natal e arrancarem a preparação para o primeiro desafio de 2010, marcado para o dia 3, frente ao Sporting, em Alvalade, para a Taça da Liga.

Será a oportunidade para reencontrar João Pereira, que a partir do novo ano veste de verde-e-branco, mas sentimentos à parte aquilo que Domingos Paciência mais deseja é voltar a ganhar na casa do leão, tal como fez para o campeonato, e entrar com o pé direito nesta fase da competição.

Aproveitando a paragem natalícia, o treinador do Sp. Braga marcou para domingo um jogo-treino com o Merelinense, da II Divisão, e no dia seguinte deverá realizar-se novo ensaio. É tempo de aferir a condição de alguns atletas, tanto mais que o calendário vai obrigar a uma maior rotatividade e alguns dos atletas menos utilizados poderão ser chamados à acção.



Diogo Valente para o ataque

A direcção pacense estabeleceu como prioridade máxima a contratação de um extremo-esquerdo para substituir Cristiano (saiu para o PAOK Salónica, da Grécia) e, nessa perspectiva, o nome de Diogo Valente, pouco utilizado por Domingos Paciência no Sp. Braga, surge como possibilidade a considerar.

Já os brasileiros Didi e Cesinha, ambos em clubes romenos (Cluj e Rapid Bucareste, respectivamente), parecem constituir hipóteses mais remotas.

A BOLA

JotaCC

Sporting mostra interesse em Evaldo (Sp. Braga)

O lateral-esquerdo do Sp. Braga, Evaldo, tem despertado o interesse do Sporting. O brasileiro de 27 anos tem sido seguido desde a época passada e as grandes exibições neste início de campeonato fizeram com que o clube de Alvalade tivesse vontade de avançar para a contratação do jogador, que vale 2,3 milhões de euros.

Apesar do passe do jogador não ter cláusula de rescisão, os "leões" ainda não avançaram para uma proposta concreta.

O único entrave a esta transferência é a oposição do Sp. Braga, que vê em Evaldo uma peça-chave do seu plantel. Depois da saída de João Pereira, o técnico, Domingos Paciência, não quer arriscar perder outro jogador tão importante para que o clube mantenha a liderança do campeonato.

O Sporting está no mercado à procura de reforços e a vinda de um lateral tão completo, como é o caso de Evandro, agrada muito ao técnico leonino, Carlos Carvalhal.


O JOGO

JotaCC


Sporting de Braga vive "sonho" do título


O Braga tem mostrado determinação

O Sporting de Braga lidera o campeonato de futebol a uma jornada do final da primeira volta pela primeira vez na sua história e os adeptos acreditam na luta pelo título até ao final da competição.


"No meu íntimo, acredito que sim, que vai aguentar até ao final do campeonato a lutar pelo título, até porque a equipa já passou por momentos menos bons, como os dois empates seguidos (Leixões e Naval) e depois foi ganhar a Paços de Ferreira", notou Artur Jorge à agência Lusa.

Para o antigo jogador e "capitão" dos "arsenalistas" - das camadas jovens aos seniores representou o Sporting de Braga durante 20 anos -, o actual momento da equipa é motivo de "orgulho" e "reflexo do crescimento e da regularidade dos últimos anos".



Eduardo
"Tem sido fantástico"

Eduardo está no topo dos guarda-redes menos batidos da Europa, apenas 6 golos sofridos, chega ao Natal com o Braga em 1º lugar em igualdade pontual com o Benfica - mas com vantagem para os encarnados -, pelo que o titulo de campeão de Natal é mesmo dos bracarenses.


O final de ano não podia ser melhor, para Eduardo

A 1ª volta está a uma jornada do fim, depois vem a segunda metade do campeonato. Eduardo promete "o mesmo Braga de sempre, forte e com personalidade".

Para o resto do campeonato o Braga tem uma baixa de vulto, João Pereira acaba de se transferir para o Sporting., Eduardo já sabia que a reabertura do mercado de transferências iria causar mossa.

A par do Braga o guarda-redes pensa também na selecção e no mundial, Brasil, Costa do Marfim e Coreia são os adversários que calharam em sorte no sorteio, Eduardo nem sempre é consensual como titular da baliza da selecção, mas isso não o afecta que sabe não ter nada a provar e apenas uma coisa a fazer, "continuar a trabalhar como sempre fiz."


Como vai ser a 2.ª volta

A 1ª volta está a uma jornada do fim, depois vem a segunda metade do campeonato. Eduardo promete o mesmo Braga de sempre.


Eduardo e o Mundial 2010


A par do Braga Eduardo pensa também na selecção e no mundial: Brasil, Costa do Marfim e Coreia, são só adversários que calhar em sorte no sorteio


Eduardo diz que não tem nada a provar

Eduardo nem sempre é consensual como titular da baliza da selecção, mas isso não afecta o guarda redes que sabe não ter nada a provar e apenas uma coisa a fazer, continuar o trabalho.


Eduardo e os desejos 2010

Eduardo está no topo dos guarda redes menos batidos da Europa, apenas 6 golos encaixados, chega ao Natal com o Braga em 1º lugar em igualdade pontual com o Benfica mas em vantagem para os encarnados, pelo que o titulo de campeão de Natal é mesmo dos bracarenses.


Eduardo e a saída João Pereira

Para o resto do campeonato o Braga tem uma baixa de vulto. João Pereira acaba de se transferir para o Sporting. Eduardo já sabia que a reabertura do mercado de transferências iria causar mossa.


Eduardo - fim de ano fantástico

Eduardo está no topo dos guarda redes menos batidos da Europa, apenas 6 golos encaixados, chega ao Natal com o Braga em 1º lugar em igualdade pontual com o Benfica mas em vantagem para os encarnados, pelo que o titulo de campeão de Natal é mesmo dos bracarenses.

RTP