News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/12

Started by JotaCC, 22 de December de 2009, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Domingos para a história


Os números marcam com tonalidades de ouro e graça os dados do líder Sp. Braga. Num recorde histórico com Domingos Paciência num papel de destaque. No início da época, o técnico garantiu que o objectivo era fazer melhor do que nas últimas temporadas.

E foram apenas precisos seis meses para se confirmar isso mesmo: o 'título' inédito de campeão de Inverno, o trono da Liga pela primeira vez na história, mais dez pontos do que comparativamente à época passada de Jorge Jesus (Sp. Braga somava 23 pontos e seis vitórias em 2008) e o quinto clube a nível nacional nos últimos anos a intrometer-se na luta pelo título.

Aí, também Domingos Paciência volta marcar pontos e a fazer história ao ultrapassar o Boa-vist a - o último dos emblemas que se intrometeu, com sucesso, na já habitual luta entre os três grandes. Recuando a 2000/01, a equipa axadrezada, sob a orientação de Jaime Pacheco, festejou o título histórico, mas passou o Natal na expectativa de chegar à frente da classificação, que o FC Porto dominava, com dois pontos de vantagem.

O Boavista apenas alcançou a liderança duas jornadas depois, já na segunda volta. Aqui, o Sp. Braga ganha vantagem. Está já instalado de pedra e cal no cadeirão da liderança há várias jornadas, num percurso de excelência que conta apenas com uma derrota.
Virar a primeira volta no trono deixa sonhar com a possível conquista do título nacional. Palavra que vai ganhando consistência no reino bracarense.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Domingos cumpre promessa
PRESENTE NO JOGO DE MOISÉS ALVAREZ
   
Domingos Paciência foi o único português a participar no jogo contra a esclerose múltipla, ontem realizado em Tenerife, organizado pelo ex-futebolista Moisés Alvarez, que padece da doença, e Toñito, antigo jogador do Sporting.

Fernando Couto, João Pinto, Sá Pinto e Andrade eram esperados mas faltaram.



Eduardo: «Somos equipa séria que dignifica o futebol»

REFORÇA A JUSTIÇA DE UMA LIDERANÇA QUE NÃO O SURPREENDE
   
Eduardo vai passar o Natal com a sensação do dever cumprido, terminando o ano civil no conforto de uma liderança histórica, com os mesmos pontos do Benfica, mas em vantagem no confronto direto, dada a vitória do Sp. Braga sobre os encarnados no Estádio Axa.

Aquele que é também o n.º 1 da Seleção Nacional tem argumentos suficientemente fortes para clamar por justiça e não está nada surpreendido com o que a sua equipa já conquistou: "Somos uns justos líderes ao fim deste tempo de campeonato. Sem dúvida que fomos a melhor equipa. E acho que merecemos todo este valor porque trabalhámos muito e somos uma equipa séria. Uma equipa que dignificou o futebol, porque joga bem. Merecemos inteiramente esta liderança."

Apesar da realidade, o guarda-redes não assume de frente a candidatura ao título, à imagem do que tem sucedido com todos os elementos do seu grupo de trabalho. De qualquer maneira, Eduardo deixa um aviso à concorrência que aperta.

"Na segunda volta, nós esperamos conseguir fazer igual ou melhor do que já fizemos na primeira", registou com otimismo, mas garantindo que os arsenalistas não vão abdicar da filosofia que os tem levado ao sucesso: "O nosso objetivo desde o início da época era ganhar jogo a jogo. Chegámos aqui desta forma e é assim que vamos continuar. Esperamos ser ainda mais felizes no final da temporada."

Mas ser campeão é assim tão utópico? E, já agora, também conquistar algo com a Seleção Nacional na África do Sul? Eduardo ponderou a resposta, mas não fugiu às duas questões: "Acho que isso seria a realização pessoal de qualquer jogador. É um sonho imenso..."


RECORD

JotaCC

Eduardo
"Fomos a melhor equipa"

Muito do mérito do Braga em sagrar-se campeão de Inverno passou, indiscutivelmente, pela segurança revelada por Eduardo. Algo que pode ser interpretado de duas maneiras: a regularidade do guarda-redes ao longo das 14 jornadas disputadas ou a boa exibição que fez na sexta-feira contra o Paços de Ferreira, num jogo decisivo para confirmar a liderança no fim do ano. O facto de ser o guardião menos batido do campeonato desfaz todas as dúvidas e mostra que o erro contra o Leixões foi apenas um acidente de percurso.

Por tudo isto, Eduardo é um dos esteios da equipa, pelo que assume particular interesse o balanço que faz do que foi jogado até aqui na Liga Sagres. "Somos uns justos líderes ao fim deste tempo de campeonato. Fomos a melhor equipa e acho que merecemos todo este valor. Trabalhámos muito e fomos uma equipa séria, que dignificou o futebol porque joga bem. Merecemos esta liderança", afirma o número um arsenalista, batido apenas por seis vezes nas 14 jornadas já disputadas.

Findo o 2009 competitivo, aproxima-se novo ano. A pergunta é recorrente, mas inevitável nesta altura. Será o Braga capaz de lutar pelo título de campeão nacional? "Esperamos fazer igual ou melhor na segunda volta do que fizemos na primeira. O nosso objectivo, desde o início, é ganhar jogo a jogo. Chegámos aqui desta forma e é assim que vamos continuar. Esperamos ser felizes no final da época", responde o internacional português.

Título mundial e nacional "é um sonho imenso"

Após um 2009 recheado de bons momentos, o próximo ano volta a prometer, na perspectiva de Eduardo. Além de o Braga continuar nas três frentes (Liga Sagres, Taça de Portugal Millennium e Carlsberg Cup), vai marcar presença, pela primeira vez na sua carreira, na fase final de uma grande competição de selecções. Ser campeão mundial e nacional na mesma época deixaria o guardião radiante. "Seria a realização pessoal de qualquer jogador. É um sonho imenso", confessa.



Pensar tipo Viana

Tal como Hugo Viana, Eduardo pensa primeiro no Braga e só depois na Selecção Nacional. A única diferença é que um aguarda pela chamada e o outro é titular indiscutível de Carlos Queiroz. Com presença assegurada no Mundial da África do Sul - só um imprevisto irá deixá-lo de fora - Eduardo espera "estar ao melhor nível na altura", mas, antes disso, há que defender pelo Braga. "Se for chamado quero contribuir. Esse é o meu grande sonho e o meu grande objectivo em termos de Selecção, mas o meu trabalho passa primeiro pelo Braga", sublinha.



Um feito repetido à 14ª ronda

Numa análise ao seu desempenho neste campeonato, conclui-se que Eduardo sofreu exactamente o mesmo número de golos que na época passada à 14ª jornada: seis. Nessa altura, o Braga tinha a defesa menos batida da Liga Sagres, mas no final, com 21 golos sofridos, acabou em terceiro lugar nesse ranking, atrás do FC Porto (18) e do Sporting (20). Totalista em 2009/10, Eduardo lidera a lista dos menos batidos do campeonato, à frente, curiosamente, de um ex-Braga, Quim, que já sofreu nove golos.



Arranque talismã à vista?

O primeiro encontro oficial do Braga no próximo ano vai acontecer num estádio em que se deu muito bem em 2009: Alvalade (a 3 de Janeiro para a Carlsberg Cup). No ano que está prestes a terminar, os bracarenses visitaram duas vezes o Sporting e obtiveram outras tantas vitórias: na época passada por 3-2; e na presente temporada por 2-1.



Domingos regressa hoje de Tenerife

Depois de ter terminado a carreira de jogador em 2001, ao serviço do FC Porto, Domingos Paciência voltou ontem aos relvados para participar no jogo de solidariedade a Moisés, seu antigo colega de equipa no Tenerife, clube que representou entre de 1997 a 1999. Revistos vários antigos companheiros, o treinador volta hoje a Portugal.


Adeptos perto dos craques no dia 26

O Braga goza esta semana as miniférias de Natal e o regresso ao trabalho está marcado para a tarde (15h30) de sábado. Esse treino vai decorrer nos campos de apoio ao Estádio AXA e à porta aberta, pelo que os adeptos bracarenses terão a oportunidade de ver os craques bem de perto, o que lhes dará ainda mais prazer nesta altura do ano.


O JOGO

JotaCC

Jorge Rito
"Fazemos as coisas com mais paixão"

O clássico entre o ABC e o Benfica de anteontem marcou uma espécie de intervalo no Andebol1, uma vez que a prova vai parar para dar lugar aos trabalhos da Selecção Nacional e, uma semana antes do regresso, à disputa da Supertaça, em Portimão.

Com 12 jornadas, o ABC segue isolado no segundo lugar, deixando Benfica (5º) e Sporting (7º) mais para trás. Confrontado com orçamentos superiores de outras equipas, Jorge Rito, técnico dos minhotos, explicou como tem conseguido manter-se na luta. "Basta as pessoas estarem minimamente atentas para perceberem que Benfica, Sporting e FC Porto têm um leque de opções muito superior ao ABC. Isso é evidente, mas nós sabemos que os jogos não se ganham só por aí, há outras vertentes que entram em jogo e nós estamos a utilizá-las muito bem. Em primeiro lugar, temos que mostrar mais organização. Depois, fazemos as coisas com mais paixão e entrega do que aquilo que se passa noutros clubes. É esta a nossa mística, a capacidade de superação que temos revelado perante todos os problemas, mesmo as lesões, algo de que pouca gente se lembra. No sete inicial que entrou no jogo com o Benfica, só para referir o último, 50 por cento da equipa era nova".

De resto, Jorge Rito afirma que "os orçamentos por si só não ganham jogos nem campeonatos", lembrando que "é preciso rentabilizar os investimentos", e revelando: "O ABC consegue estar na luta provavelmente com um dos orçamentos mais baixos das seis primeiras equipas. E nunca enveredamos por discursos miserabilistas. Provavelmente era mais fácil dizer que íamos tentar dar o nosso melhor, mas não, a mim sempre me ouviram dizer que vamos lutar pelo título".

O técnico dos minhotos, "sem querer menosprezar o trabalho dos outros", garante que os seus jogadores " trabalham bastante e revelam grande empenho". Aliás, a forma como explica a vitória frente ao Benfica é clara. "Foi a alma dos jogadores, foi a entrega, foi a ajuda do público, pronto, foi a demonstração daquilo que é a força do ABC".

Olhando ao futuro, concretamente ao que resta jogar do campeonato nacional, este ano de regresso à fórmula que premeia a regularidade - fase final com 50% dos pontos da primeira -, em detrimento do play-off, Jorge Rito só tem um pensamento: "Todos sabiam da importância deste jogo com o Benfica, para passarmos ao segundo lugar e não deixarmos aumentar as distâncias para o FC Porto. Vamos entrar em 2010 com o mesmo pensamento, ou seja, humildemente continuar a trabalhar, estando conscientes das dificuldades e potencializando ao máximo tudo o que temos. Tentaremos apanhar o FC Porto, ganhando os nossos jogos e com a esperança de que o FC Porto também tropece, porque os pontos que nós agora perdermos vão ser muito difíceis recuperar depois".


O JOGO

nandes






«Ninguém pode apontar-me o dedo por querer subir na carreira» - João Pereira


Considerado um dos melhores laterais portugueses da actualidade, João Pereira diz ter legitimidade para sonhar com outros voos, embora se sinta bem no Sp. Braga e agradecido por o clube lhe ter proporcionado a estabilidade que lhe faltou no Benfica. No entanto, deixa implícita a ideia de que dificilmente renovará contrato.

O Sp. Braga fechou 2009 no primeiro lugar do Campeonato. Que explicações encontra para a grande época que a equipa está a protagonizar?

- Para já, é uma meia grande época. Temos a vantagem de o grupo ser quase o mesmo da temporada passada e de trabalhar há um ano juntos. Interiorizamos bem os novos processos do mister, que nos veio ajudar a crescer.

O plantel sentiu muito a mudança de técnico?

- Estamos a falar de treinadores com estilos diferentes. Claro que ao princípio foi um pouco complicado. Veio a comprovar-se que os métodos de Domingos tornaram-se mais eficientes com o tempo.

Tão eficientes que nesta altura há quem afirme que o Sp. Braga é um sério candidato ao título. Partilha dessa opinião?

- O nosso objectivo é a Liga Europa, mas enquanto estivermos na frente vamos jogar sempre para ganhar, independentemente do nome e peso do adversário. Já o mostrámos frente ao FC Porto, Sporting e Benfica. Não somos equipa de pensar no empate. Se no último terço do campeonato estivermos nos lugares da frente, é normal que as nossas ambições subam um pouco.

ACUSOU PRESSÃO NO BENFICA

Quando apareceu no Benfica causou enorme furor. Fez manchetes, foi considerado uma das pérolas da formação. Olhando para trás, e fazendo um balanço da sua carreira, sente-se realizado?

- Tive muito mediatismo porque há muito que o Benfica não lançava um jogador jovem. Apareci como o grande exemplo das virtudes da escola do Benfica. Não foi aparecer em jornais que me afectou. Tive a noção de que estava a cumprir um sonho de criança. Desde os 9 anos que estava no Benfica, e de repente entrava naquele grande estádio, a jogar pela equipa principal. Acusei alguma pressão, acho que não tinha a maturidade suficiente para jogar a titular naquela altura, precisava de ter rodado um pouco mais. Mas não me arrependo de nada. Gostei muito de jogar no Benfica.

Mas causou imensa estranheza o processo que culminou com a sua saída da Luz...

- Também fui um pouco prejudicado pelo facto de nunca ter tido posição certa no Benfica. Ou era extremo ou lateral, variava muito. Nunca tive jogos constantes, em que jogasse do princípio ao fim, nunca fiz um ciclo de dez desafios consecutivos. Só aconteceu isso a partir do momento em que fui para o Gil Vicente. Depois veio o Fernando Santos, que não contava comigo. A única coisa de que tenho pena é que não o tenha dito pessoalmente, que tivesse delegado no José Veiga essa tarefa. Soube por colegas que não ia ao estágio de pré-época. Gostos não se discutem, respeitei a decisão dele. Provavelmente não gostava do meu estilo, da minha forma de estar...

QUER UMA LIGA NOVA


Termina contrato em 2011. Há alguma resistência da sua parte em renovar?

- Tenho mais um ano de contrato. Não há necessidade de renovar agora e sinceramente não estou para aí virado. Estou bem no Sp. Braga, mas ninguém me pode apontar o dedo por querer subir na minha carreira e ter objectivos maiores. Enquanto aqui estiver vou lutar por este clube até ao limite, vou fazer sempre aquilo que fiz. Mas claro que penso em voos maiores e sei que já houve propostas... Ficamos sempre com água na boca por saber que podíamos ter saído. Quero experimentar uma Liga nova e mais competitiva, algo que seja bom para mim e, claro, para o Sp. Braga.


Leia toda a entrevista na edição impressa de A BOLA

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

JotaCC

João Pereira: «Vou defender o Sporting até à morte»
REFORÇO LEONINO COM DISCURSO EMOCIONADO

   
      
Pouco depois de ser confirmado como primeiro reforço de inverno do Sporting, o lateral direito João Pereira marcou presença no jantar de Natal da Juventude Leonina, a mais representativa claque de apoio sportinguista. E à chegada ao evento, na zona do Campo Pequeno, em Lisboa, o ex-futebolista do Sporting de Braga jurou fidelidade ao clube de Alvalade.

"Estou muito feliz. O Sporting foi o clube que mais interesse mostrou na minha contratação", disse, antes de ser acompanhado por Fernando Mendes, líder da claque, para o repasto que conta com a presença de várias dezenas de leões, entre os quais Dias Ferreira, Mário Patrício, Salema Garção e alguns elementos das modalidades do clube.

Questionado sobre o seu passado de vários anos no rival Benfica, João Pereira desvalorizou. "O que interessa é que agora estou aqui. E vou defender o Sporting até à morte. Acho que vou ser bem recebido, pois sempre lutei pelas camisolas que vesti", prometeu.

Em declarações ao site oficial do clube, o jogador acrescentou mais algumas ideias. "Estou a gostar muito destes primeiros momentos como jogador do clube. Foi muito bom falar com o presidente e com o Sá Pinto. Agora, só espero corresponder às expectativas do clube quando avançou para a minha contratação", afirmou.

João Pereira garante que foi apanhado totalmente desprevenido com o interesse do clube de Alvalade. "Fui apanhado de surpresa. Tinha a ambição de jogar num clube maior que o Braga, como já afirmara várias vezes. Já estava de férias quando o presidente do Braga me ligou a pôr-me a par do interesse do Sporting e rapidamente me mostrei disponível. Fui tudo muito rápido. Nem tive tempo de me despedir dos companheiros ou de arrumar as coisas em casa..."

A terminar, uma mensagem para os adeptos. "Eles são fantásticos. Continuem a apoiar a equipa. Será com o vosso apoio que, certamente, as coisas irão mudar. Acredito que, a partir de janeiro, vamos arrancar para um bom campeonato e chegar longe nas provas a eliminar".

RECORD

JotaCC

João Pereira contratado por quatro anos e meio

O Sporting comunicou esta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a contratação ao Sporting de Braga do futebolista João Pereira por quatro anos e meio, a troco de três milhões de euros.

O Conselho de Administração da Sporting - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD informou "ter celebrado um acordo de transferência definitiva do jogador João Pereira com o Sporting de Braga pelo montante de três milhões de euros".

"A Sociedade e o jogador João Pereira celebraram contrato de trabalho desportivo com início a 01 de Janeiro de 2010 e termo em 30 de Junho de 2014", diz ainda o comunicado dos "leões" à CMVM.

João Pereira, de 25 anos, é, desta forma, o primeiro reforço de Inverno do Sporting, que segue no quinto lugar da Liga portuguesa de futebol, com 21 pontos, menos 12 do que Sporting de Braga e Benfica, que lideram a prova.

O futebolista internacional sub-21 luso formou-se no Benfica, clube no qual ingressou com nove anos, e jogava nos "arsenalistas" desde 2007/2008, depois de época e meia no Gil Vicente.

A SAD do clube bracarense também anunciou que "chegou a acordo com o Sporting para a cedência a título definitivo dos direitos desportivos do atleta João Pereira".

"O Sporting irá liquidar na totalidade os valores da cláusula de rescisão contemplada no contrato de trabalho do jogador", anunciou ainda o Sporting de Braga, no seu sítio oficial.

No comunicado, o Sporting de Braga "enaltece o carácter, entrega e profissionalismo sempre manifestados pelo atleta João Pereira enquanto esteve ao serviço" do clube.

O JOGO

JotaCC

Salvador: «Base do sucesso não se deve à sorte»
PRESIDENTE DIZ QUE LIDERANÇA "É O CAMINHO NATURAL DE QUEM TANTO TEM CRESCIDO"
   
O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, defendeu esta terça-feira, numa mensagem de Natal dirigida aos adeptos do clube, que a liderança do campeonato de futebol "é o caminho natural de quem tanto tem crescido nesta década".

"Não é este primeiro lugar, que muita irritação provoca em certa franja da comunicação social, sempre desejosa de falar em liderança partilhada, que nos desvia do nosso caminho, nos inebria ou nos coloca em bicos de pés, porque sabemos que este é o caminho natural de quem tanto tem crescido nesta década", pode ler-se Na mensagem colocada no sítio do clube.

António Salvador realça que o Sporting de Braga "não busca o sucesso efémero ou as luzes passageiras da glória, mas sim a consolidação de um crescimento sustentado que o torna num caso único no desporto nacional". Por isso, estar em primeiro lugar na Liga de futebol "é a consequência lógica do projecto traçado e não vai afectar as rotinas" do clube, assegurou.

O dirigente apontou ainda o dedo aos que colam ao Sporting de Braga "o rótulo de fenómeno passageiro". "Sabemos que a base do nosso sucesso não se deve à sorte ou a factores aleatórios, mas sim ao profissionalismo, rigor, solidariedade, competência e um enorme amor ao clube", destacou.

Salvador lembrou que as bases do projecto foram "semeadas há meia dúzia de anos" e frisou que o Sporting de Braga é agora "um clube pujante, rigoroso, cumpridor, ganhador, reconhecido nacional e internacionalmente, sendo, por mérito próprio, uma das maiores potências em Portugal". 

RECORD

JotaCC

OFICIAL: Sporting contrata João Pereira ao Sp. Braga
Lateral direito reforça a equipa de Carlos Carvalhal em Janeiro


Sp. Braga, líder da Liga 2009/10, anunciou nesta terça-feira um acordo com o Sporting para a transferência do defesa João Pereira.

João Pereira: «Vou defender o Sporting até à morte»

O lateral direito é o segundo reforço garantido pelos leões para a reabertura do mercado em Janeiro, depois de o moçambicano Mexer ter assinado pelo emblema de Alvalade.

«O SC Braga, SAD, chegou a acordo com o Sporting Clube de Portugal, SAD, para a cedência a título definitivo dos direitos desportivos do atleta João Pereira. O Sporting Clube de Portugal, SAD, irá liquidar na totalidade os valores da cláusula de rescisão contemplada no contrato de trabalho do jogador», anunciou o clube minhoto, em comunicado.

Em comunicação à CMVM o Sporting esclarece que pagou 3 milhões pelo lateral-direito formado nas escolas do Benfica.

O contrato de João Pereira entra em vigor a 31 de Janeiro e termina a 30 de Junho de 2014.

O jogador não quis, de resto, prestar quaisquer declarações sobre a mudança para Alvalade. Em declarações à Antena 1, João Pereira disse que estava «proibido de falar». «Não quero entrar no Sporting com o pé esquerdo», adiantou.

Refira-se por fim que o lateral-direito marca presença nesta terça-feira no jantar de natal da Juventude Leonino. No mesmo em dia em que se mudou para Alvalade, João Pereira aproveitou o período de férias e confraterniza com a maior claque do universo leonino.


MAIS FUTEBOL