News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/12

Started by JotaCC, 18 de December de 2009, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Ney cedido ao Vitória de Setúbal


Abafado por Evaldo e João Pereira e sem espaço para se afirmar na equipa, Ney está a caminho do Vitória de Setúbal. O lateral brasileiro chegou no início da época a Braga, mas o facto de ser pouco utilizado por Domingos Paciência desencadeou o empréstimo do jogador até ao final da temporada ao clube de Setúbal.

Tudo indica que as administrações sadina e bracarense tenham já chegado a um acordo para se concretizar o negócio do empréstimo de Ney Santos, faltando apenas acertar algumas agulhas entre os dois clubes.
Sem espaço no plantel do Sporting de Braga, Ney Santos tem, assim uma boa oportunidade para voltar a mostrar qualidades, depois dos créditos f irmados na época passada ao serviço do Estrela da Amadora.

O lateral - que pode fazer tanto o lado direito como o esquerdo e ocupar o eixo da defesa como central - acabou por não se afirmar em Braga muito por culpa de um quarteto defensivo poderoso, com João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo de pedra e cal. E nem a onda de lesões que atingiu o eixo da defesa permitiu a Ney impôr-se no grupo, apesar do porte físico e a polivalência do jogador.

Ney estreou-se no campeonato com a camisola do Sp. Braga em Guimarães, no dérbi minhoto, ocupando o lugar do castigado João Pereira à direita, naquela que foi a primeira e única derrota do líder esta época.


Domingos Paciência: "terminar 2009 com vitória"


Cumprido o castigo, Domingos Paciência volta hoje a sentar-se no banco de suplentes do Sp. Braga, na Mata Real, frente ao Paços de Ferreira. Um jogo para vencer, com o intuito claro de passar o ano novo no trono da Liga. Apesar dos dois últimos empates, o técnico rejeita a existência de uma quebra na equipa. E garante que chegar ao Natal a lutar pelo primeiro lugar é motivo de orgulho.

"Nos dois últimos jogos não fomos felizes em termos de resultados, infelicidade que passou pela não concretização das oportunidades. As quebras e perda de fulgor podem estar num momento do jogo, numa oportunidade que se poderia ter concretizado, num erro que se cometeu e não devia ter acontecido. Estou satisfeito com a minha equipa, com os jogadores, mas sei perfeitamente que podemos fazer mais e melhor", sublinhou o técnico.

Mesmo consciente de que é preciso "entrar melhor em campo do que nos últimos jogos", Domingos é peremptório: "chegar ao Natal e lutar pelo primeiro lugar é motivo de satisfação para jogadores, treinador e para todos os bracarenses. É motivo de orgulho pelo que temos feito".

A postura defensiva dos adversários eleva a responsabilidade, por isso, Domingos perspectiva um jogo "difícil" em Paços de Ferreira, frente a um adversário "sempre complicado pela postura e atitude" em casa.
Disposto a "terminar 2009 com uma vitória" e na liderança do campeonato, Domingos Paciência confessa que o Natal vai ter sabor especial, perante o lugar que a equipa ocupa na tabela classificativa, e será "muito melhor do que o de 2008" para a equipa e todos os bracarenses.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Marcar a abrir fechar em beleza

"Conseguindo marcar cedo, o jogo é sempre outro." A declaração é de Domingos e, mais do que uma verdade absoluta, representa a constatação daquilo que tem sido o Braga esta temporada. Ulisses Morais vai concordar. Também para o Paços é assim. As duas equipas que esta noite abrem a jornada na Mata Real não sabem o que é operar reviravoltas. E quando marcam primeiro nunca perdem. No caso do Braga, a situação é ainda mais evidente. Se marcar primeiro, ganha. Se o fizer cedo (leia-se até aos 30 minutos), deve até consegui-lo por mais do que um golo de diferença. Aconteceu contra o Belenenses, Benfica, Leiria e Setúbal, este para a Taça. A teoria só falhou contra o Sporting: 2-1.

Para Meyong, esta é a última oportunidade para limpar a má imagem deste princípio de temporada. Um golo igual ao que fez na época passada na Mata Real é o que os adeptos pedem na despedida de Portugal, pois até ao final de Janeiro estará na Taça das Nações Africanas. O Braga também se pode despedir de 2009 com o título de campeão de Inverno. Seria a primeira vez.

Em destaque

6 vitórias repartidas | Contam-se 13 jogos entre as duas equipas na Mata Real e este poderá ser o desempate, uma vez que até aqui cada uma das equipas venceu seis. O Paços leva ligeira vantagem nos golos (14-13), mas sai a perder no histórico recente: nas duas últimas épocas, o Braga foi à Capital do Móvel vencer por 2-0. Meyong e Paulo César, Vandinho e Linz, marcaram.

5 golos de william valem outros tantos pontos nos 14 já conquistados pelo Paços de Ferreira. Depois de um início de temporada apagado - ainda não estava totalmente refeito de uma lesão grave sofrida na época anterior -, William renasceu para os golos na quinta jornada da Liga Sagres, quando os castores receberam o Rio Ave e empataram. Na décima ronda voltou a marcar - é até agora o seu único golo fora -, participando na goleada por 3-0 no terreno do Belenenses, seguindo-se mais um golo decisivo frente ao Leixões (1-1). Frente ao Nacional, na passada sexta-feira, bisou e assegurou o triunfo por 2-1 sobre o adversário europeu.

31 fantástico | O Braga tem duas jornadas para somar um ponto e alcançar os 31 com que o campeão FC Porto terminou a primeira volta de 2008/09. Nessa altura o Braga tinha 23, menos duas vitórias e um empate que agora. Um registo soberbo.

Paços de Ferreira | Braga

20h15 | Sport Tv 1

Estádio da Mata Real

Árbitro Duarte Gomes [AF Lisboa]

Assistentes José Lima e Pedro Garcia

Treinador Ulisses Morais

1 Cássio GR

15 Baiano LD

4 Danielson DC

19 Ricardo DC

17 Kelly LE

96 Filipe Anunciação MD

16 Leonel Olímpio MD

8 Pedrinha MO

81 Manuel José AD

7 Maykon AE

9 William AV

84 Coelho GR

5 Ozeia DC

77 José Coelho MO

29 Roncatto MO

18 Mário Rondon AD

11 Leandrinho AE

28 Diarra AV

Excluídos: Nada a assinalar

Em risco de exclusão: Ricardo e Filipe Anunciação, com quatro amarelos

Treinador Domingos Paciência

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

5 Moisés DC

2 Rodriguez DC

6 Evaldo LE

23 Madrid MD

45 Hugo Viana MO

8 Mossoró MO

30 Alan AD

19 Meyong AV

9 Paulo César AE

31 Kieszek GR

27 Filipe Oliveira LD

3 Paulão DC

4 Leone DC

7 Osvaldo AD

11 Diogo Valente AE

99 Matheus AE

14 Yazalde AV

81 Adriano AV

Excluídos: Vandinho (5º amarelo)

Em risco de exclusão: Nada a assinalar



Domingos
"Empatar fora já não é bom"

Apesar de dois empates consecutivos, Domingos recusa falar em quebra. "Nada a ver. São momentos que decidem os jogos. Basta uma oportunidade falhada ou um erro que não se pode cometer na defesa", apontou, lembrando também os "campos difíceis" como razão para a perda de pontos, como no Rio Ave ou Leixões.

Para garantir, antes do clássico, que o título de Inverno não foge, é obrigatório ganhar ao Paços de Ferreira. Mas é cada vez mais difícil. "Os adversários estudam-nos bem, sabem como jogamos, mas isso também é sinal de respeito pelo que já fizemos", explica, garantindo que há mais factores que revelam evolução: "Há uns tempos, empatar fora era um bom resultado. Agora já não é... ".

O treinador do Braga está certo de que esta passagem de ano, aconteça o que acontecer, será melhor do que a anterior. "Mas podemos fazer mais e melhor", salvaguardou, antes de confirmar que "o empate no Benfica-FC Porto é o resultado que melhor serve o Braga" e pelo qual está a torcer.

Sobre as lacunas ofensivas da equipa, o treinador arsenalista preferiu tornear a questão: "O Braga não tem um goleador como os outros, mas só dois titulares [Rodriguez e Vandinho] ainda não marcaram. É sinal de uma consistência muito grande em termos de equipa. Eles gostariam de ter mais golos para andarem mais confiantes, mas não trabalhamos para eles."


Domingos em jogo solidário

Domingos ainda não sabe onde vai ver o Benfica-FC Porto. Isto porque viaja no domingo para Tenerife, onde segunda-feira será "amigo" de Moisés, ex-colega espanhol que também jogou no Santa Clara, no jogo contra os amigos de Toñito. Moisés sofre de esclerose múltipla. A convite de Toñito, também João Vieira Pinto e Fernando Couto jogarão.

Diogo Valente convocado

Sem Vandinho (castigado), Domingos alargou a lista de convocados para 20. Assim, há espaço para Diogo Valente (na foto) e Paulão regressarem, o que, no caso do primeiro, já não acontecia desde 7 de Novembro, quando o Braga perdeu em Guimarães. Por opção, ficaram de fora Cristiano, Peña, Ney e Possebon. Os dois últimos devem estar de saída.

Eduardo nega obsessão

Eduardo mostrou-se alheio ao que vai acontecer no Benfica-FC Porto. "Se calhar, o empate era melhor para nós, mas, com a qualidade da nossa equipa, não temos de nos preocupar com os outros. O jogo em Paços vai ser muito complicado, mas podemos ganhar em qualquer sítio", disse à Rádio Renascença, garantindo que "o título de Inverno não é uma obsessão."


Ney assegurado até ao final da temporada


O defesa Ney será emprestado pelo Braga ao Vitória de Setúbal até final da temporada. Ao que O JOGO apurou, a pouca utilização do jogador pelos bracarenses foi determinante para a cedência a um clube onde Ney pode jogar com mais regularidade. Para além disso, há o peso de uma tradição de boas relações existentes entre os clubes, tendo os bracarenses, no passado, já cedido jogadores como Eduardo, Kieszek e Matheus aos sadinos.

Para Ney, esta é uma oportunidade de relançar a sua carreira. Desde que chegou ao Braga, esta época, apenas jogou 90' (titular frente ao Guimarães, à 10ª jornada). Na época anterior, pelo Estrela da Amadora, Ney teve um difícil arranque: apenas em Janeiro começou a fazer parte das convocatórias. No entanto, tornou-se titular habitual a partir da 19ª jornada. Ney é um esquerdino polivalente que pode colmatar três posições: defesa-esquerdo, defesa-direito e defesa-central. Ou seja, e vendo o texto e campo em baixo, o brasileiro pode ser um verdadeiro "canivete suíço" para Manuel Fernandes remendar vários buracos.


O JOGO

JotaCC

Dulce Félix eleita atleta do mês

A bracarense Ana Dulce Félix, que vai correr domingo o Crosse de Bruxelas (Bélgica), foi eleita atleta do mês de Novembro pela Associação Europeia de Atletismo. A fundista lusa, sexta no último Europeu de crosse, superou as russas Inga Abitova e Lyudmila Petrova. Os triunfos no Crosse de Tilburg (Holanda) e de Roelers (Bélgica) foram determinantes na eleição, tendo Félix sucedido a Inês Monteiro, melhor de Outubro.

Lusos em Venta de Baños

Sara Moreira e Fernando Silva, ambos do Maratona, e Ana Dias, da Casa do Benfica de Faro, participam domingo no Crosse de Venta de Baños, anunciou ontem a organização da prova que se disputa em Palência (Espanha). Sara Moreira, 10ª no recente Europeu, está em subida de forma, depois de um período a curar uma lesão.

Medalhas em cartão?

Diferente de tudo o que se fez até hoje é a medalha que distinguirá os melhores atletas do Europeu de atletismo, que decorrerá, em 2010, em Barcelona. É uma criação do designer catalão Martin Ruiz e consiste numa placa em V, que, segundo este artista, "é uma obra minimalista que quer realçar a simplicidade, honestidade e dinamismo do atletismo".


O JOGO

JotaCC

Braga defende liderança

O Braga quer manter o hábito de festejar a liderança do campeonato

O comandante da Liga portuguesa de futebol, Sporting de Braga, visita hoje o Paços de Ferreira, no início de uma 14.ª jornada que inclui a recepção do segundo classificado, Benfica, ao
Os "arsenalistas", que não vão contar com o médio e capitão Vandinho, suspenso, deslocam-se ao reduto dos "castores", no 11.º lugar, tentando o triunfo que os mantém no primeiro lugar, pois um terceiro empate seguido pode implicar a perda do posto, em caso de triunfo de "encarnados" ou "dragões".

O ponto alto da ronda será mesmo o "clássico" de domingo, no Estádio da Luz, pelas 20h15, com Leixões e Olhanense a  fecharem a jornada, na segunda-feira.


    - Sexta-feira (18 Dez):

    Paços de Ferreira - Sporting de Braga, 20h15 (SportTV) 


RTP

JotaCC

Sp. Braga vai tentar tirar partido do clássico de domingo

Uma vitória esta noite na Mata Real, um empate no domingo no Estádio da Luz. Este seria o fim-de-semana perfeito para Domingos Paciência, treinador do actual líder do campeonato, que tem em Paços de Ferreira mais uma prova de resistência.

"Tendo em conta que há três equipas a lutar por um lugar, o empate seria o resultado que vinha mais ao encontro das nossas pretensões", justificou o técnico do Sp. Braga, a propósito do Benfica-FC Porto.

Mas para poder tirar total partido de um resultado favorável no clássico da 14.ª jornada, Domingos terá de superar a performance dos dois últimos jogos: "As quebras, ou perdas de fulgor, como alguns lhe chamam, muitas vezes estão em um ou dois momentos de jogo, em oportunidades que se podiam concretizar, ou num erro defensivo", explicou.

É isso - o erro defensivo como aquele que deu o golo ao Leixões em Matosinhos - que o treinador não quer que se repita. Até porque prevê um "jogo difícil" em Paços. "Era importante terminar o ano de 2009 com uma vitória, mas sabemos que há um adversário que quer ganhar e que as dificuldades podem ser muitas ou poucas dependendo da forma como entrarmos em jogo", anotou.

E a tarefa de Ulisses Morais é fazer com que o Sp. Braga entre em jogo da pior forma possível. Para montar a estratégia, já pode contar com o defesa Ricardo e o avançado Mário Rondon, mas isso não lhe garante facilidades: "O Sp. Braga não é primeiro classificado por acaso, é uma equipa com valor, que cria dificuldades aos adversários, muito personalizada e que é líder pela qualidade que possui. No entanto, estamos a preparar-nos física e psicologicamente para este jogo, que se prevê de intensidade alta", observou o treinador, na conferência de imprensa de antevisão da partida.

"A nossa intenção passa por conquistar os três pontos. Queremos que os adversários percebam que cada vez é mais difícil defrontar o Paços", insistiu Ulisses Morais, instalado na 11.ª posição da classificação.

PUBLICO

JotaCC

2ª Divisão A: Antevisão da 10ª jornada

Depois de mais uma jornada em que surpresas parecem não terem sido por demais evidentes, pois tirando o empate do Boavista, só mesmo a derrota do Viseu é, sem dúvida, uma grande surpresa, para uma equipa que se assumiu como candidata!

Chegamos à jornada 10, e agora sim, já com muitas definições em termos de candidatos à subida e os que fogem à descida e com os jogos de sábado o fosso poderá aumentar e muito. Mas a faltarem disputar 17 jornadas ainda muita coisa pode vir a acontecer e não me vou precipitar, até porque estamos em altura de mexidas nos planteis.

Vamos então passar à previsão da 10ª jornada desta 2ª Div. Série A, que terá jogos de bastante importância e emoção com toda a certeza.

Boavista vs Módicus: Este será um jogo entre vizinhos e velhos conhecidos, mas que será de enorme dificuldade para este Boavista. O Módicus não quer perder pontos, pois o Rio Ave não desarma e está a apenas 3 pontos. Acredito que será um belo jogo de Futsal e acredito que o Boavista vai dar muito que falar neste jogo, apesar do favoritismo do Módicus!

Braga/AAUM vs Farlab: Separados por apenas 3 pontos, estas duas equipas jogam um Futsal muito interessante e prevejo um belo jogo a nível táctico e competitivo. A Farlab vai ao Braga para complicar e tentar conquistar os pontos em disputa, o que faria ficarem com os mesmos pontos. Por outro lado o Braga não quer perder o "comboio" da frente e quer também vencer para esperar uma escorregadela de um dos da frente. Será certamente um jogo cheio de emoção!

Juvenorte vs Gafanha: Duas equipas que estão no fundo da tabela e qualquer que seja o resultado não irão sair da zona de despromoção, mas podem ficar mais perto disso. Com certeza que será um jogo intenso e com um final imprevisível.

Nogueirense vs Lamas Futsal: O Lamas tem feito um campeonato tranquilo e com muita qualidade e dificilmente não irá vencer o último classificado da tabela. Claro que do outro lado temos um Nogueirense que quer rapidamente sair do lugar que ocupa e uma vitória poderia realmente tirá-lo desse lugar.

Rio Ave vs FC Foz: Para mim será o jogo da jornada, pois são duas equipas que assumem o jogo de forma diferente, mas que colocam tudo na quadra para tentar vencer. O Rio Ave vem de vitórias moralizadoras e não quer deixar fugir o 1º classificado ou mesmo ultrapassa-lo, pois vai jogar, como sempre, no erro do adversário e o Foz terá que ter muito cuidado com as transições rápidas do Rio Ave. O Foz vai de certeza jogar no seu estilo normal e tentar vencer em Vila do Conde para se aproximar ainda mais do cimo da tabela.

Acad.Leça vs Viseu Futsal 2001: Um jogo em que o Viseu é sem duvida favorito e tem que o assumir, pois os lugares de cima começam a ficar cada vez mais longe, mas a Acad. Leça, está a fazer o seu trabalho e se vencer o seu adversário deste sábado pode mesmo ficar em igualdade pontual. Será decidido em pormenores o resultado final deste jogo com toda a certeza.

Nogueiró vs Piratas Creixomil: Duas equipas que vêm de vitórias moralizadoras, mas o Nogueiró poderá aproveitar o factor casa para vencer, mas os Piratas de Creixomil querem rapidamente sair do lugar de descida e tudo farão para tentar vencer esta partida. Será um jogo dividido e emocionante até ao final.

A todos aproveito este momento para desejar um Santo e Feliz Natal e um Próspero 2010 e que tudo corra como desejam, com muita saúde, amor, paz e êxitos desportivos.

Por: Nuno Lázaro

JotaCC

Domingos quer terminar 2009 na liderança da Liga Sagres


O treinador do Sp. Braga quer vencer o Paços de Ferreira para manter o "estado de graça" na "cidade dos arcebispos", mas reconhece dificuldades na deslocação a Paços de Ferreira, esta sexta-feira.

Domingos Paciência só pensa na vitória em Paços de Ferreira, na abertura da 14ª Jornada da Liga Sagres, esta sexta-feira, porque os três pontos na Mata Real podem manter o Sp. Braga na liderança no final de 2009.

Ontem, em conferência de imprensa, o técnico dos bracarenses, confessou o desejo de dar essa alegria aos associados: "Neste momento, era importante para nós e para todos os bracarenses terminar este ano com uma vitória sabendo que essa vitoria nos poderá valer a continuidade na liderança do campeonato".

A deslocação a Paços de Ferreira é encarada com enorme respeito pelos "arsenalistas" já que, do outro lado do campo, estará uma equipa que tem "postura", "qualidade e "atitude". "O próximo jogo (Paços de Ferreira) é muito dificil perante uma equipa que a jogar em casa é sempre complicada pela postura, pela qualidade e pela atitude que tem. Sabemos perfeitamente que será um jogo dificil", analisou Domingos Paciência que confessa, ainda, que terá que assistir ao "clássico" entre Benfica e FC Porto via televisão, no estrangeiro, devido a compromissos pessoais.

No entanto, o resultado do jogo da Luz é desvalorizado pelo treinador que prefere concentrar-se apenas na sua equipa: "Nesta altura o que me preocupa é o jogo com o Paços de Ferreira porque, desse resultado (Benfica-FC Porto), logo se verá o que acontecerá em termos de classificação. Neste momento, era importante para nós e para todos os bracarenses terminar este ano com uma vitória sabendo que essa vitoria nos poderá valer a continuidade na liderança do campeonato".

Os últimos jogos representaram a perda de pontos preciosos para garantir a liderança isolada da Liga Sagres para os bracarenses mas Domingos Paciência encontra na abordagem defensiva dos adversários a resposta a essa quebra e, ainda, na falta de capacidade de resposta dos seus jogadores perante esse tipo de estratégias.

"Quem segue o percurso do Sp. Braga, começa a perceber a abordagem da minha equipa aos adversários. Mesmo a jogar em casa têm posturas muito defensivas para bloquear o nosso jogo, mas também temos consciência que essa forma de actuar deve-se muito ao facto daquilo que o Sp. Braga está a fazer até este momento. É sinal de respeito da parte das outras equipas. Mas cá estamos para poder dar a volta a esse tipo de abordagem ao jogo por parte dos adversários de forma a que consigamos os nossos objectivos", assegurou, mostrando-se "satisfeito" com o rendimento dos seus jogadores.

"Estou satisfeito com a minha equipa, estou contente com os meus jogadores, sei perfeitamente que podemos fazer mais e melhor e devemos entrar nos jogos melhor do que entrámos nos últimos dois. Mas também tenho consciência de que, nesta altura, estar a lutar pelo primeiro lugar em cima do Natal é motivo de satisfação e orgulho para treinadores e jogadores e para todos os bracarenses", relembrou Domingos Paciência.

Quanto aos convocados para o jogo com os pacenses, o treinador bracarense reservou duas surpresas com a inclusão de Paulão e Diogo Valente. Vandinho, suspenso por um jogo, é a ausência mais notada de uma lista de 20 convocados.

RR

JotaCC

Sp. Braga quer vencer na Mata Real para seguir na frente

Porque empatar fora não é um bom resultado para "este Braga", o técnico Domingos Paciência promete uma equipa a lutar pela vitória na partida de hoje, em Paços de Ferreira, que abre a 14.ª jornada da Liga.

DIARIO DO MINHO

nandes




Regresso de Carlos Freitas em equação
EXPERIÊNCIA DO ATUAL MANAGER DO SP. BRAGA É UMA MAIS-VALIA



Carlos Freitas volta a estar na órbita leonina. O atual manager do Sp. Braga, que entre 1999 e 2008 (com um interregno de alguns meses em 2005) exerceu vários cargos na estrutura do futebol leonino, o último dos quais como administrador da SAD, é visto em Alvalade como uma mais-valia, não só pela identificação que tem com o clube, mas também pela experiência e conhecimento que possui na área específica do mercado. Record sabe, contudo, que ainda não houve qualquer proposta direta no sentido de Freitas regressar ao Sporting.

José Eduardo Bettencourt, que mantém uma relação de amizade com Carlos Freitas desde a passagem de ambos por Alvalade (juntos foram campeões nacionais em 2001/02), vê no atual manager bracarense alguém com o perfil desejado para suprir algumas lacunas existentes na atual estrutura do futebol leonino, nomeadamente no que respeita à estratégia de mercado.

A possibilidade de Carlos Freitas vir a integrar a atual estrutura do futebol leonino depende, obviamente, de uma série de diligências, não existindo sequer um timing definido para concretizar uma intenção que vai ao encontro da perspetiva que Bettencourt tem daquilo que deve ser o modelo ideal do funcionamento de uma estrutura para o futebol profissional. O regresso, para breve, do atual manager bracarense a Alvalade é um cenário em aberto, da mesma forma que não está descartada a possibilidade de esta realidade se concretizar apenas no final da presente temporada.

Mais informação na edição impressa de Record


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

JotaCC

Domingos quer empate no clássico

"Empate." Domingos Paciência, treinador do Sporting de Braga, confessou ontem que a divisão de pontos no clássico de domingo entre o Benfica e o FC Porto, no Estádio da Luz, seria o resultado que melhor serviria os interesses dos bracarenses. À entrada para a 14.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, os minhotos, que jogam esta noite no terreno do Paços de Ferreira, lideram, em igualdade pontual com o Benfica, a tabela classificativa do campeonato nacional. "Tendo em conta que há três equipas a lutar por um lugar, o empate seria o resultado que vinha mais ao encontro das nossas pretensões", admitiu Domingos Paciência, que recusou, peremptoriamente, a ideia de que os arsenalistas estão em quebra de rendimento neste final de 2009.

DN

JotaCC

Sporting de Braga defende esta noite a liderança em Paços de Ferreira 

O Sporting de Braga defende esta noite a liderança em Paços de Ferreira. Em caso de vitória os arsenalistas terminam o ano de 2009 no topo da liga portuguesa.

Domingos Paciência reconhece dificuldades diante do emblema pacense, mas espera regressar às vitórias.

O jogo tem início às 20.15 horas, no Estádio da Mata Real e tem arbitragem do lisboeta Duarte Gomes. Vandinho, castigado, é o grande ausente do desafio que abre a 14.ª jornada da Liga.

ANTENA MINHO

JotaCC

Sp. Braga defende liderança na Mata Real

A 14.ª jornada da Liga arranca esta noite, a partir das 20.15 horas, com a visita do líder Sp. Braga à Mata Real, para defrontar o Paços de Ferreira.

Os "arsenalistas" sabem que, se repetirem as vitórias dos dois últimos anos no reduto pacense, terminam o ano de 2009 no comando da classificação. Tal desiderato permitirá, ainda, ganhar pontos a Benfica ou FC Porto, ou mesmo a ambos, visto que águias e dragões medem forças no próximo domingo, no Estádio da Luz.

A equipa de Domingos Paciência vem de dois empates consecutivos (Leixões, fora, e Naval, em casa), sendo que, nos últimos três encontros disputados fora de portas, apenas somou dois pontos em nove possíveis.

Já o Paços de Ferreira apresenta-se moralizado com o triunfo (2-1) sobre o Nacional, que colocou ponto final em meio ano de "jujum" na Mata Real.

O P. Ferreira-Sp. Braga inicia-se às 20.15 horas, com arbitragem de Duarte Gomes (AF Lisboa),

A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga vence em Paços de Ferreira e segura liderança

O Sporting de Braga venceu esta sexta-feira o Paços de Ferreira, por 1-0, no jogo que abriu a 14.ª jornada da Liga Sagres e garantiu a liderança independentemente do resultado do Benfica-FC Porto de domingo.

O único golo do encontro foi apontado por Meyong, já no período de compensações da primeira parte. O camaronês que somou o quarto golo na Liga, igualando os seus colegas Hugo Viana e Alan.

A vitória sobre a equipa pacense isolou provisoriamente o Sporting de Braga no comando do campeonato nacional, com 33 pontos.

O Benfica poderá contudo voltar a colar-se pontualmente à equipa orientada por Domingo Paciência caso vença o "clássico" de domingo com o FC Porto, no Estádio da Luz, em Lisboa.

O Paços de Ferreira mantém a 11.ª posição da tabela da primeira Liga, com 14 pontos.

A ronda prossegue sábado com os jogos entre o Vitória de Guimarães e o Rio Ave, que tem início às 19:15 horas, e o Vitória de Setúbal-Sporting, no Estádio do Bonfim, a partir das 21:15.

O JOGO

JotaCC

P. Ferreira-Sp. Braga, 0-1 (crónica)
O Natal em Braga nunca foi tão vermelho




Campeão de Inverno, líder da surpresa, rei mago no Natal do futebol português. O Sp. Braga ostenta e merece todos estes epítetos. Com mais ou menos sorte, mais ou menos mérito, em quebra ou não. A equipa de Domingos Paciência completou em Paços de Ferreira uma primeira fase fantástica neste campeonato e voltou às vitórias, depois de duas jornadas a empatar.

Um golo de Meyong no escurecer do primeiro tempo endossou os três pontos aos minhotos. O camaronês já não marcava desde a quarta jornada e cabeceou com categoria a desconfiança para longe. Criteriosa, inteligente, competitiva e suficientemente cínica. A formação do Sp. Braga voltou a ser aquilo que tem sido ao longo desta liga.

Este ano, a quadra natalícia na Cidade dos Arcebispos vai ser mais vermelha do que nunca. Coloque-se umas barbas brancas no emblema do Sp. Braga e está encontrado o Pai Natal perfeito.

Um cabeceamento que fez toda a diferença


Sofrer, sofrer e, já agora, sofrer mais um pouco. Três condições sine qua non para qualquer conjunto conquistar a Mata Real. Tal como havíamos escrito na antevisão a este encontro, o Sp. Braga teria de passar pela provação, pela agrura, pela via sacra do futebol pragmático e objectivo.

Foi isso que sucedeu. Não houve espaço nem tempo para lances de encantar ou histórias para adormecer. Sentidos sempre alertas, sinal de alarme constantemente accionado e luta, luta do princípio ao fim entre contendores dignos e ambiciosos.

Valha a verdade, a vitória podia ter caído para qualquer lado. O Paços não foi inferior ao Sp. Braga. Igualou o líder em quase todos os items do jogo e pecou somente na ânsia excessiva sempre que pôde rematar à baliza.

Numa peleja sem grandes oportunidades de golo, o desvelo de Meyong naquele cabeceamento em cima do tempo de descanso fez toda a diferença.

Tragam um sofá e já agora as pantufas

Basta de sofrimento, venha o doce relaxamento. O Sp. Braga fica agora de pantufas no sofá a ver o que fazem Benfica e Porto no domingo. O trabalho dos homens de Domingos está feito. Agora é saborear este título simbólico.

Quanto ao Paços, é justo referenciar os sintomas de crescimento que vem apresentado. Não venceu, mas deu luta até ao último suspiro da partida. Os castores vão de férias numa posição relativamente tranquila e com matéria-prima suficiente para uma segunda metade de época tranquila.

Em Paços, acabou por vencer o líder. Num pormenor, numa concretização primorosa de Meyong. Nos restantes 99,9% do tempo de jogo os conjuntos equivaleram-se.



P. Ferreira-Sp. Braga, 0-1 (ficha)
Minhotos dobram ano em primeiro

O Sp. Braga conseguiu um feito histórico ao vencer esta noite em Paços de Ferreira (1-0), no jogo abertura da 14ª jornada, um triunfo que permite à equipa de Domingos Paciência dobrar o ano com o título oficioso de «campeão de Inverno», fechando 2009 como líder da Liga, qualquer que seja o resultado do clássico de domingo
Os minhotos ganharam vantagem no final da primeira parte, com um golo de Meyong já em tempo de compensação e, depois, seguraram bem a vantagem até final. Com esta vitória, o Sp. Braga passa a contar com mais três pontos do que o Benfica e mais quatro do que o F.C. Porto.



P. Ferreira-Sp. Braga, 0-1 (destaques)
Mossoró, aviões e improbabilidades

Márcio Mossoró, adorador de improbabilidades
Estacionar um avião no centro de uma cidade populosa não é tarefa fácil. Nem comum. O futebol de Mossoró é um pouco isto, se nos permitem a analogia. Consegue passar pelo buraco da agulha, consegue driblar pela frincha de uma fechadura, consegue estacionar a sua qualidade mesmo num terreno engenhosamente minado pelas defesas contrárias. É um belo jogador, um driblador consciente e capaz de desafiar as maiores improbabilidades. Passem-lhe os comandos para as mãos.

Meyong, outro avançado para quê?
Avançado para a frente, avançado para trás, goleador precisa-se e¿ Pois, Meyong deve ter-se fartado de tantos rumores, de tanta conversa sobre a necessidade de o Sp. Braga contratar outro ponta-de-lança. O camaronês já não marcava desde a quarta jornada e percebeu que o líder do campeonato não se pode dar ao luxo de ter um atacante tanto tempo sem golos. Boa actuação na Mata Real, a encobrir as aparições insossas dos últimos tempos.

William, seja bem aparecido
Este sim, é o William que encantou a liga 2008/09 até se lesionar com gravidade. Até pode não marcar golos, mas a alegria, o empenho e a qualidade de cada acção revelam a enorme qualidade deste ponta-de-lança. É senhor para acreditar noutros voos. Tem futebol para ser referência importante numa equipa com outra dimensão. Para já, o Paços vai agradecendo a sua permanência na Cidade do Móvel.

Hugo Viana, de uma gama superior
Com ele em campo, a qualidade de circulação de bola do Sp. Braga é infinitamente superior. Dá gosto apreciar a forma como faz a recepção e o passe. Esteve discreto, quase sempre em zonas demasiado recuadas, mas não falhou uma entrega. Muito equilibrado, muito acertado. Atravessa um momento extremamente positivo na carreira. E ele bem precisava disto depois dos tempos horrendos passados em Valência.

Maykon, o homem do táxi amarelo

O corredor esquerdo é o seu porto de abrigo. Até ao intervalo foi extremo, a partir daí actuou como lateral. Bons cruzamentos, muito dinamismo e competência. Não convenceu no Belenenses mas neste Paços começa a ser uma figura proeminente. Ulisses Morais gosta do seu futebol e o esquerdino com penteado à Robert De Niro no filme Taxi Driver agradece.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Braga isola-se no comando

A vitória dos "arsenalistas" dá-lhe o título de Campeão de Inverno

O Sporting de Braga bateu, por 1-0, o Paços de Ferreira, na Mata Real, garantindo a liderança do campeonato.
Meyong, aos 45+1, fez o golo solitário dos bracarenses, mas suficiente para garantir a liderança isolada da I Liga, à condição

RTP

JotaCC

Meyong deixa Sp. Braga na frente e ruma à CAN: «É uma alegria»
P. Ferreira-Sp. Braga, 0-1 (reportagem)

Meyong marcou o golo da vitória do Sp. Braga, em Paços de Ferreira (0-1). O avançado camaronês deixa os «arsenalitas» em primeiro lugar, no final de 2009, e prepara-se agora para participar na Taça de África das Nações. Em declarações à Sport TV, no final do encontro da Mata Real, mostrou-se satisfeito por ter regressado aos golos, e desvalorizou a sua (provável) ausência:

«Fico contente pela vitória. Jogo para a equipa, e o importante é a equipa ganhar, e não quem marca. Estava há algum tempo sem marcar, mas tinha a confiança do treinador e dos colegas.»

«Ainda não sei a convocatória da selecção. De qualquer maneira, há muitas hipóteses de estar presente na CAN, mas o Sp. Braga tem um bom plantel. Deixar a equipa do primeiro lugar é uma alegria, e também me deixa mais valorizado, quando chegar à selecção.»



Domingos orgulhoso na liderança, Ulisses não ficou envergonhado

P. Ferreira-Sp. Braga, 0-1 (reportagem)

Ulisses Morais e Domingos Paciência, treinadores de Paços de Ferreira e Sp. Braga, analisam o encontro entre as duas equipas, válido para a 14ª jornada. Os «arsenalistas» venceram por 1-0 na Mata Real, e terminam o ano na liderança da Liga. As declarações de ambos os técnicos, na zona de entrevistas rápidas da Sport TV:

Ulisses Morais:

«Fomos uma equipa muito competitiva. Olhámos o adversário com respeito, mas sem temor. O que marca este jogo é o minuto 45. Uma distracção e algum mérito permitiram ao adversário ficar em vantagem. A 2ª parte seria muito diferente. Tentámos tudo. Os jogadores foram muito sérios e honestos. Criaram várias oportunidades. O Sp. Braga não é líder por acaso, tem jogadores que fazem a diferença, mas na maior parte do tempo isso não se notou. O Paços de Ferreira merecia presentear os seus sócios e adeptos com outro resultado, neste período de festa. Não ficámos envergonhados e merecemos o respeito de tudo, pelo que lutámos. O futuro não nos traz receio. O objectivo do P. Ferreira é a manutenção, e mostrámos condições para lutar por esse objectivo e para alcançá-lo. Os jogadores mereciam outro resultado, mas o futebol tem destas coisas. Temos pena pelo resultado, mas não pela exibição.»

[sobre a reabertura do mercado] «Não comento as notícias da comunicação social. O clube tem valias no plantel, que permitem trabalhar. Entraram alguns jogadores menos utilizados, que mostraram qualidade. Vamos medir bem aquilo que queremos fazer, e depois a direcção toma uma posição. Temos matéria para não estarmos preocupados com isso.»

Domingos Paciência:

«Estamos satisfeitos com aquilo que fizemos até ao final do ano. Acabar em primeiro é sinal de muito trabalho, e bem feito. Temos consciência de que é cada vez mais difícil ganhar. O jogo desta noite é a prova disso, mas acabámos por ganhar, e penso que ganhámos bem.»

[sobre as dificuldades sentidas no segundo tempo] «São os riscos que se correm. O Paços de Ferreira teria de arriscar mais, para tentar o empate. Nós podíamos também ter aproveitado o espaço, para aumentar a vantagem. Soubemos gerir a vantagem.

[sobre a luta pela liderança] «Sabemos que não é fácil. O campeonato é difícil. Chegar a esta altura com apenas uma derrota é sinal de orgulho e satisfação. Há equipas que estão cada vez mais fortes, como o F.C. Porto e o Benfica. Só nos resta acreditar, e tentar que esta posição dure o máximo de tempo possível.»

[continua a desejar o empate no Clássico?] «Queríamos vencer para esperar pelo Clássico. O empate serve mais as nossas pretensões. Se isso acontecer, a nossa diferença será maior. Cumprimos a nossa parte, agora são os outros que têm de cumprir a deles. Esperamos que seja um grande espectáculo, pois estamos em final de ano, e numa época de festa.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Meyong: «Sinto um orgulho muito grande»
CAMARONÊS FELIZ PELA MANUTENÇÃO DA LIDERANÇA
   
Meyong quebrou o jejum e voltou a festejar com a camisola do Sporting de Braga. O avançado marcou o golo solitário que permitiu ao conjunto de Domingos Paciência sair da Mata Real com o título de campeão de inverno no bolso.

"Fico mais contente pela vitória. O golo foi bom para a equipa e quando assim é, não interessa quem marca", começou por dizer o camisola 19, em declarações à Sport TV, antes de explicar como ultrapassou o período em que a bola teimava em não entrar: "A confiança dos companheiros e do treinador foi essencial para dar a volta."

Agora, o camaronês espera pela convocatória do francês Paul Le Guen para saber se deixa os bracarenses durante o mês de janeiro, afim de vestir a sua camisola nacional, em Angola, onde decorrerá a próxima edição da Taça das Nações Africanas, mais conhecida por CAN.

"Em primeiro lugar, a convocatória ainda não saiu por isso não posso comentar", adiantou humildemente Meyong, antes de reconhecer que o mais certo é mesmo deixar o Braga órfão da sua referência ofensiva: "Há muitas hipóteses de ir à CAN. No entanto,  temos um grande plantel e é uma grande alegria chegar à seleção e deixar a minha equipa no primeiro lugar do campeonato. Sinto um orgulho muito grande por tudo aquilo de bom que estamos a oferecer aos adeptos e à cidade de Braga."


Domingos: «Estamos satisfeitos com o que fizemos até aqui»
TREINADOR CONTINUA A PRETENDER UMA IGUALDADE NA LUZ
   
No final do triunfo sobre o Paços de Ferreira, na Mata Real, por força de um golo solitario de Meyong, Domingos Paciência era um treinador visivelmente feliz pela vitória que permite aos bracarenses passarem o fim de ano confortavelmente instalados na liderança desta edição da Liga Sagres.

"Estamos satisfeitos com o que fizemos até aqui. Acabar o ano em 1.º lugar é um sinal do grande trabalho que todos juntos temos desenvolvido. No entanto, considero que cada vez é mais difícil ganhar. Esta noite tivemos um desafio difícil, contra uma boa equipa", considerou o treinador, em declarações à Sport TV.

Quanto à hipótese de consolidar a liderança com o evoluir das próximas jornadas, Domingos revelou-se cauteloso, mas deu mostras de que não virará a cara à luta: "Sabemos que não é facil. É um campeonato difícil, mas chegar aos 14 jogos com apenas uma derrota é bom, embora saibamos que existem equipas a ficar cada vez mais fortes, como são os casos de Benfica e FC Porto."

Agora, Domingos Paciência prepara-se para assistir ao clássico da Luz, entre águias e dragões, de "cadeirinha". Domingos voltou a insistir que o melhor resultado para o seu "Sporting de Braga" passa por uyma igualdade entre Bennfica e FC Porto: "Foi para isso que trabalhámos. Para conseguir a vitória e esperar pelo resultado do clássico. Claro que o empate serve mais as nossas pretensões, mas a nossa parte foi cumprida e, agora, os outros que cumpram a deles. Acima de tudo, espero que seja um bom jogo, um bom espetáculo."

RECORD

JotaCC

«É um orgulho deixar a equipa em primeiro», diz Meyong a caminho da CAN

Depois de muito tempo sem marcar, Meyong voltou aos golos, dando o primeiro lugar ao Sp. Braga na passagem do ano.

«Fico contente com a vitória, eu jogo para equipa e não interessa quem marca. Estava há muito tempo sem marcar, mas tive sempre a confiança do treinador e dos meus companheiros», disse na flash-interview da SportTv.

É mais do que provável que Meyong se junte aos Camarões na CAN, é bom deixar o Sp. Braga no topo: «Ainda não sei a convocatória da selecção, mas há muitas hipóteses de estar na CAN. Temos bom plantel e se eu não estiver cá a equipa está bem. Por o clube ficar em primeiro saio valorizado, é um orgulho, estamos a dar coisas boas à cidade.»


A BOLA

JotaCC

Braga segura liderança, com vitória tangencial

O Sporting de Braga vai assistir ao clássico (Benfica-FC Porto) descansado, no 1.º lugar da Liga. Esta sexta-feira, os bracarenses foram vencer a Paços de Ferreira, por tangencial 0-1 (golo de Meyong).

O jogo que abriu a 14.ª jornada da Liga foi equilibrado, mas a eficácia minhota fez a diferença. Meyong, sobre o intervalo (minuto 45) marcou o único golo da partida (de cabeça, após cruzamento de Evaldo, na esquerda). Foi o terceiro golo na Liga do camaronês, que jejuava desde a 4.ª jornada.

Com o triunfo tangencial em Paços de Ferreira, os arsenalistas mantêm o 1.º lugar da prova, agora com 33 pontos, e ficam à espera do resultado do jogo de domingo entre os perseguidores Benfica (30) e FC Porto (29). Para já, têm a garantia de que terminam 2009 no topo do campeonato nacional.

Quanto ao Paços de Ferreira, continua tranquilo. Apesar da derrota, é 11.º, com 14 pontos - e tem cinco de vantagem sobre a "linha de água".

DN

JotaCC

Sp. Braga campeão de Inverno
Tento solitário de Meyong deu triunfo dos arsenalistas sobre o Paços de Ferreira, assim como a liderança garantida antes da pausa do campeonato.


O Sp. Braga termina o ano de 2009 no primeiro lugar depois do triunfo desta noite sobre o Paços de Ferreira. Os arsenalistas venceram com um tento solitário de Meyong em cima do intervalo, que regressa assim aos golos após longo jejum. Mesmo assim os bracarenses sentiram imensas dificuldades, perante uns "castores" aguerridos e que tudo fizeram para dar a volta ao marcador mas que não aconteceu perante uma defesa contrária bem organizada.

Domingos irá assim assistir tranquilamente ao clássico do próximo domingo, onde um dos seus rivais (ou mesmo os dois) irão perder pontos.

P. FERREIRA
Cássio; Baiano (Evandro Roncatto 64'), Ozeia, Danielson e Kelly (Rondon 46'); Pedrinha, Leonel Olímpio e Filipe Anunciação; Leandro (Diarra, 78'), William e Maykon.
Suplentes: Coelho, Ricardo, José Coelho e Manuel José.
SP. BRAGA
Eduardo; João Pereira, Moisés, Rodríguez e Evaldo; Madrid, Hugo Viana (Filipe Oliveira, 86') e Mossoró (Paulão, 84'); Alan, Meyong (Matheus, 74') e Paulo César.
Suplentes: Kieszek, Osvaldo, Yazalde e Adriano.

Marcador: 0-1 por Meyong (45')

Disciplina: Cartão amarelo a Baiano (43') Leonel Olímpio (51'); Pedrinha (64')


SCN