News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/12

Started by JotaCC, 12 de December de 2009, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: De volta à equipa-tipo

Com Hugo Viana a cem por cento o treinador do Sp. Braga deve recuperar o onze-tipo frente à Naval 1.º de Maio devolvendo Andrés Madrid ao banco de suplentes num jogo onde os 'guerreiros' do Minho vão tentar regressar ao trilho das vitórias depois de não ter ido além do empate a uma bola em Matosinhos na jornada passada.

O médio argentino reapareceu em bom plano frente ao Leiria e Leixões mas a maior preponderância do esquerdino emprestado pelo Valência parece neste momento indiscutível no meio campo do líder da Liga Portuguesa. Hugo Viana está a fazer uma grande temporada quer a nível individual (já marcou quatro golos no campeonato) quer a nível colectivo onde tem patenteado um entendimento quase perfeito com o duo brasileiro Vandinho e Mossoró.

Esta deverá ser a única alteração na equipa arsenalista para a recepção ao clube da Figueira da Foz — amanhã às 18 horas no Estádio Municipal de Braga. Mas até podem haver surpresas no ataque face à evidente falta de inspiração do avançado camaronês Meyong que este ano apenas marcou três golos.

No entanto como é habitual Domingos Paciência esconde sempre a estratégia na véspera dos jogos optando por trabalhar em regime de concentração absoluta como o fazem quase todos os clubes. Por isso hoje o plantel volta a treinar à porta fechada.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Vandinho segura-se e escapa aos cartões
CAPITÃO CARREGA RISCO DE CASTIGO HÁ 4 JORNADAS
   
Vandinho é mais um caso de regularidade exibicional no líder. O capitão pertence ao quinteto de totalistas do campeonato, junto de Eduardo, Evaldo, Moisés e Alan, mas com uma particularidade interessante: carrega o risco do castigo desde que viu o quarto cartão amarelo da temporada no jogo de Vila do Conde, à 8.ª jornada.

Curiosamente, o brasileiro de 31 anos viu a sua equipa perder os primeiros 2 pontos da época na casa que o acolheu para o futebol português, mas desde aí aguentou-se sem ver mais nenhum amarelo nas últimas quatro jornadas, sendo que na ronda seguinte foi a "escaldante" receção ao Benfica e, depois, a visita ao rival de Guimarães.

Com a U. Leiria, em casa, e Leixões, fora, Vandinho manteve-se intocável e fiel aos seus princípios, nunca abdicando da agressividade positiva que lhe é peculiar. Só falta saber até quando vai manter o seu posto seguro, sabendo-se que Madrid está à espreita de mais uma oportunidade, depois de já ter sido chamado a intervir para ocupar a momentânea vaga de Hugo Viana, precisamente jogando ao lado de Vandinho.

Na sexta época em Braga, o trinco brasileiro cimentou a sua posição e ganhou respeito e admiração, ao ponto de ter sido eleito o melhor jogador pelos adeptos bracarenses no último exercício. Ele é também a imagem do líder e tem uma fotografia sua, a festejar a vitória sobre o Benfica, em pleno balneário...

RECORD

JotaCC

Às compras para variar

Só quem não arrisca, não petisca, lá diz o ditado; e o Braga estará disposto a fazer algo do género em matéria de recrutamento de jogadores em Janeiro, na reabertura do mercado. Eis uma novidade, mais uma, em relação à época anterior, pois Jorge Jesus não solicitou pela mesma altura qualquer reforço. As circunstâncias também eram diferentes. Nem o Braga andava teimosamente no primeiro lugar, ombro a ombro com o Benfica e o FC Porto, o que é admirável para um clube que só obteve como melhor classificação na sua história oito quartos lugares; nem Meyong se preparava para se despedir da "Pedreira" para representar a selecção dos Camarões na fase de grupos da CAN, que se realiza entre 10 e 31 de Janeiro. No mínimo, o ponta-de-lança irá falhar os jogos com o Nacional, a Académica e o Sporting, todos para a Liga Sagres, outros tantos para a Taça da Liga, e ainda o duelo com o Freamunde, a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Um ponta-de-lança estará, portanto, nas cogitações da SAD arsenalista. Semelhante raciocínio lógico apenas cairá por terra caso Domingos Paciência entenda que conseguirá disfarçar a ausência do internacional camaronês com utilizações mais frequentes do internacional sub-21 Yazalde ou do brasileiro Adriano, um "expert" em segundas voltas em cheio, com médias altas de golos, como se verificou no FC Porto. Por outro lado, estarão igualmente a caminho um extremo (Danny figura entre as hipóteses) e um médio com mais capacidade e experiência do que o jovem médio brasileiro Rodrigo Possebon, que será devolvido à procedência (Manchester United).

ÊXITOS E "FLOPS" EM BRAGA

10

MATHEUS

Um ano de empréstimos ao Beira-Mar e Setúbal aguçou o interesse do Braga em Janeiro de 2008. Voltou a Braga para ficar, entrando em 10 jogos.

11

ANDRADE


Médio-revelação do Brasileirão, o ex-Vasco da Gama chegou em 2008 para ser o patrão do meio-campo. Disputou 11 jogos, sem brilho.

13

KIM DOM HYUN


Em 13 oportunidades concedidas por Jesualdo, o gigante coreano, recrutado em 2006, não foi além de um golo. Um ano depois rumou ao Rubin Kazan.

APROVADOS POR DOMINGOS PACIÊNCIA


12

LUÍS AGUIAR


Muito oscilante no Estrela, o uruguaio ganhou confiança ao mudar para a Académica em 2008. Com Domingos, fez 12 jogos, despertando a atenção do Braga.

11

PEDRINHO


Identificado com as novidades do Varzim, o treinador indicou Pedrinho e a Académica ganhou um lateral de confiança. Fez 11 jogos e continua titular.

7

HÉLDER CABRAL


Infeliz nos dinamarqueses do Vejle, Hélder Cabral também foi reciclado por Domingos em Janeiro de 2009. Fez sete jogos e fixou-se na Académica.

DESCOBERTAS DE INVERNO BEM SUCEDIDAS

CARLOS SALEIRO

13


Pontualmente utilizado no Setúbal, Carlos Saleiro "explodiu" como ponta-de-lança pela mão de Domingos, ao serviço da Académica, em 2008/09. Emprestado pelo Sporting, que, curiosamente, ordenou a sua apresentação em Alvalade esta época, o primeiro bebé proveta português disputou 13 jogos, marcando quatro golos, incluindo no Estádio AXA.

CONTRERAS

13


A defesa do Braga andava à nora em 2007/08, precipitando a demanda por um central experiente, como pedia Manuel Machado. A escolha do Braga recaiu em Pablo Contreras. Conta-se mesmo que o agora "manager" Carlos Freitas deu uma mão nas negociações, pois conhecia o chileno dos tempos no Sporting. Fez 13 jogos, com bom aproveitamento.

DIEGO COSTA

9


Estrela do Penafiel, Diego foi um dos coelhos que António Salvador tirou da cartola, em Janeiro, na polémica época de 2006/07, marcada por três treinadores em Braga: Carlos Carvalhal, Rogério Gonçalves e Jorge Costa. Disputou nove jogos, marcando um golo decisivo em Parma, para a Taça UEFA. Foi vendido ao Atlético de Madrid por 1,5 milhões de euros.


Diogo Valente é para rever

Solicitado há algum tempo pelo Leixões para os últimos seis meses do campeonato, Diogo Valente poderá resistir no plantel arsenalista até ao fim da temporada em função da saída de Meyong. Nem mais. É verdade que o extremo não é concorrente directo do internacional camaronês, mas a eventual passagem de Paulo César, até ao momento dono e senhor do flanco esquerdo, para a posição de ponta-de-lança, ultrapassando Yazalde e Adriano, será o suficiente para Domingos Paciência passar a olhar de outra forma para o esquerdino português, sendo igualmente admissível que o brasileiro Matheus, o jogador que mais vezes salta do banco de suplentes, entre aqui como opção, na qualidade de adaptado.


O JOGO

JotaCC

ABC defronta hoje o FC Porto e Luís Teles gostava de ver o Sá Leite cheio    

O ABC defronta este sábado o Futebol Clube do Porto, em jogo a contar para a última jornada da primeira volta do nacional de andebol e Luís Teles gostava de ver o Pavilhão Flávio Sá Leite cheio.

Em caso de vitória, o ABC isola-se no comando da classificação. O jogo está marcado para as 17 horas de sábado no Pavilhão Flávio Sá Leite.

ANTENA MINHO

JotaCC

ABC recebe Porto no "assalto" ao primeiro lugar

 O ABC recebe hoje o FC Porto, a partir das 17h00, no Pavilhão Flávio Sá Leite, no clássico do andebol português, a contar para a 11.ª ronda do campeonato Andebol 1. Os academistas, que à partida para esta jornada estão igualados com os portistas no primeiro lugar, vão procurar saltar para a liderança da prova

DIARIO DO MINHO

JotaCC

MAPA DE JOGOS – DEPT. FUTEBOL FORMAÇÃO (12 e 13 de Dezembro)


·         Juniores:         Salgueiros vs SCB – Sábado às 15h00m no Campo de Leça do Balio;

·         Juvenis A:      SCB vs Varzim – Domingo às 11h00m no Campo da Ponte;

·         Juvenis B:      SCB vs Andorinhas – Sábado às 18h30m no C.J. S. Paio d´Arcos;

·         Iniciados A:     FC Famalicão vs SCB – Domingo às 11h00m;

·         Iniciados B:     SCB vs Brito – Domingo às 10h00m no Campo Nº 2 Camélias;

·         Iniciados C:    Arsenal vs SCB – Campo Nº 1 Camélias;

·         Infantis B:       Oleiros vs SCB – Domingo às 10h00m no Campo de Oleiros (Vila Verde);

·         Infantis D:       SCB vs EF Fintas – Domingo às 9h30m no C.J. S. Paio d´Arcos;

·         Escolas C:      SCB vs EF Fintas – Domingo às 11h00m no C.J. S. Paio d´Arcos.

JotaCC

Inesperado eclipse de Diogo Valente

Há muitos interessados no empréstimo do extremo. Bracarenses adiam decisões, à espera do final do ano. Há dois meses e meio que Diogo Valente não joga.

A época até começou bem para Diogo Valente, mas depressa o extremo começou a perder espaço no onze bracarense, suplantado pela boa adaptação que Paulo César conheceu no lado esquerdo do ataque. Titular no primeiro jogo do Campeonato, com a Académica, o ex-leixonense foi sendo esporadicamente utilizado nas jornadas seguintes, quase sempre nas partes finais dos desafios.

O eclipse total deu-se depois do jogo com o Olhanense, na sexta ronda da Liga, onde actuou os últimos 13 minutos com a camisola arsenalista. Desde essa data até ao presente, desapareceu das opções de Domingos. Em seis jogos, foi chamado apenas por duas vezes ao banco de suplentes. Se não defrontar a Naval, depois de amanhã, completará 80 dias sem um único minuto de competição oficial nas pernas.
Um quadro inesperado para um jogador que na temporada passada teve um rendimento elevado no Leixões (29 jogos e quatro golos) e que no Sp. Braga perdeu o lugar não para o concorrente directo, Matheus, mas para Paulo César, um ponta-de-lança que soube agarrar a oportunidade de explodir na ala.

Perante este cenário, a saída por empréstimo de Diogo Valente em Janeiro ganha força. O Leixões já assumiu o interesse em recebê-lo, mas não está sozinho na corrida. A hipótese de uma transferência para o estrangeiro também está de pé, até porque Valente não teme nenhum desafio desportivo. Dependendo da projecção da Liga, cruzar a fronteira é uma via em aberto para um atleta inconformado com o seu estatuto de suplente... do suplente.

A BOLA

JotaCC

19 CONVOCADOS PARA RECEPÇÃO À NAVAL 1º DE MAIO


O treinador do SC Braga, Domingos Paciência, convocou 19 jogadores para a recepção à Naval 1º de Maio (domingo, dia 13 de Dezembro, às 18h00, no Estádio AXA) a contar para a 13ª jornada da Liga Sagres.

A lista de Gverreiros do Minho convocados é a seguinte: Eduardo, Kieszek, João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Rodriguez, Evaldo, Vandinho, Andrés Madrid, Mossoró, Alan, Hugo Viana, Matheus, Osvaldo, Adriano, Paulo César, Meyong e Yazalde.


S.C.BRAGA.PT

JotaCC

Domingos Paciência repete convocatória pela terceira vez consecutiva

O treinador do Sporting de Braga voltou hoje a repetir a convocatória da última jornada, agora para a recepção à Naval, domingo, da 13.ª ronda da Liga Sagres.

É a terceira vez consecutiva que Domingos Paciência chama os mesmos 19 jogadores, depois da recepção à União de Leiria (11.ª jornada) e da deslocação ao terreno do Leixões (12.ª).

O regresso de Hugo Viana ao "onze", em detrimento de Madrid, deve ser a única alteração que o técnico deve promover.

De resto, o único impedido por lesão no plantel "arsenalista" é Peterson (recupera de lesão no joelho).

O Sporting de Braga é líder do campeonato, com 29 pontos, e a Naval é 9.º classificado, com 14 pontos.

O jogo tem início às 18:00, domingo, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por Rui Costa, do Porto.

A lista de convocados:

- Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;

- Defesas: João Pereira, Moisés, Rodriguez, Evaldo, Filipe Oliveira, André Leone;

- Médios: Vandinho, Madrid, Mossoró, Hugo Viana;

- Avançados: Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Osvaldo, Adriano, Yazalde.


O JOGO

JotaCC

Sem alterações para a recepção à Naval

O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, convocou para o jogo de amanhã com a Naval os mesmos 19 jogadores que havia chamado para o encontro da última jornada diante o Leixões.

Espera-se, porém, que o técnico bracarense promova o regresso de Hugo Viana ao 'onze', relegando Andrés Madrid, titular no empate (1-1) em Matosinhos, para o banco.

Peterson, em fase final da recuperação de uma lesão no menisco da perna esquerda, é o único elemento do plantel minhoto entregue aos cuidados do departamento médico do clube.

O Sp. Braga-Naval vai realizar-se no Estádio AXA a partir das 18 horas deste domingo.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.

Defesas: João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Rodriguez e Evaldo.

Médios: Vandinho, Andrés Madrid, Mossoró, Alan e Hugo Viana.

Avançados: Matheus, Osvaldo, Adriano, Paulo César, Meyong e Yazalde.

A BOLA

JotaCC

Convocatória repetida
DOMINGOS CHAMA OS MESMOS PELA TERCEIRA VEZ SEGUIDA
   
   
O treinador do Sporting de Braga voltou a repetir a convocatória da última jornada, agora para a recepção à Naval, domingo, em jogo da 13.ª ronda da Liga. É a terceira vez consecutiva que Domingos Paciência chama os mesmos 19 jogadores, depois do duelo caseiro com a União de Leiria (11.ª jornada) e da deslocação ao terreno do Leixões (12.ª).

O regresso de Hugo Viana ao "onze", em detrimento de Madrid, deve ser a única alteração que o técnico deve promover. De resto, o único impedido por lesão no plantel arsenalista é Peterson (recupera de lesão no joelho).

O Sporting de Braga é líder do campeonato, com 29 pontos, e a Naval é 9.ª classificada, com 14 pontos.

O jogo tem início às 18 horas, domingo, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por Rui Costa, do Porto.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.

Defesas: João Pereira, Moisés, Rodriguez, Evaldo, Filipe Oliveira e André Leone.

Médios: Vandinho, Madrid, Mossoró e Hugo Viana.

Avançados: Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Osvaldo, Adriano e Yazalde.

RECORD

Bruno3429

Sp. Braga-Naval (antevisão): por um Natal mais feliz
Bracarenses obrigados a ganhar no penúltimo jogo antes das férias natalícias

Por Sérgio Pereira

O Sp. Braga recebe neste domingo, pelas 18 horas, a Naval com um objectivo claro em mente: vencer. A formação de Domingos não tem margem para outro resultado na busca pela manutenção da liderança. Até porque para a semana há clássico, Benfica ou F.C. Porto vão perder pontos e o Sp. Braga só tem a ganhar com isso.

Ora essa jornada, a tal do clássico, é a última antes das férias natalícias. O que significa que uma vitória sobre a Naval empurra o Sp. Braga para uma excelente perspectiva de um natal mais feliz. Os bracarenses mantêm a liderança e a perspectiva de ganhar pontos aos rivais na última jornada antes da paragem da Liga.

Os dados são aliás muito favoráveis: os bracarenses nunca perderam em casa com a Naval. A história dá conta de quatro jogos, sendo que três terminaram em vitórias do Sp. Braga e um em empate. Curiosamente o empate foi na última época, quando um golo de Lazaroni evitou a vitória do Braga de Jorge Jesus.

Domingos não mexe, Inácio ganha soluções

O Sp. Braga só ganhou um dos últimos três jogos, mas Domingos Paciência não vê razões para mudar. Apesar da derrota em Guimarães e do empate em Matosinhos, o treinador mantém precisamente a mesma convocatória que levou para os últimos três jogos. Peterson (lesionado) é o único jogador indisponível.

Mais razões para sorrir tem Augusto Inácio. A Naval vem de dois jogos sem perder (empate com o Nacional e vitória sobre o P. Ferreira), contando a partir de agora com mais soluções para o onze. Davide recuperou de lesão e foi chamado, juntando-se a Lupède, Kovacevic e Zé Mário nos regressos aos convocados.

De fora ficam os castigados Daniel Cruz e Gomis, enquanto NKake, Tiago Rannow e Omar Bellagra continuam ausentes das opções do treinador por lesão. O Sp. Braga-Naval disputa-se no Estádio Municipal Axa, em Braga, tem início agendado para as 18 horas e será dirigido pelo árbitro Rui Costa (do Porto).

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo; Vandinho, Mossoró e Hugo Viana; Alan, Meyong e Paulo César.
Suplentes: Kieszek, Filipe Oliveira, André Leone, Madrid, Matheus, Osvaldo, Adriano e Yazalde.

NAVAL: Peiser; Carlitos, Diego Ângelo, Lupède e Zé Mário; Godémeche, Baradji e Hauw; Bolívia; Marinho e Kerrouche.
Suplentes: Jorge Baptista, João Real, Lazaroni, Kovacevic, Camora, Ouattara e Simplício.

Maisfutebol