News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 09/12

Started by Bruno3429, 09 de December de 2009, 07:29

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga: Batalha preparada nos limites

A liderança está em teste na batalha diante da Naval 1.º Maio e perspectiva-se mais um jogo de paciência para os guerreiros do Minho. Na sessão de trabalho embora num momento de recriação o grupo de trabalho excedeu o limite de velocidade em mini-jogos. Em espaço curto e com a possibilidade de dar apenas dois toques os jogadores tinha que pensar e agir rápido.

Foram cerca de trinta minutos levados ao extremo com uma dinâmica estonteante e também uma perspectiva daquilo que poderá apresentar-se na próxima jornada do campeonato aos arsenalistas. A Naval 1.º Maio vai apostar numa estratégia de contenção de exploração do erro e munida de um bloco baixo. O Sporting de Braga vai ter que jogar novamente dentro de uma cabine telofónica...

Os jogadores responderam às exigências e sob o olhar atento de António Salvador que assistiu à totalidade do apronto aplicar am-se a fundo oferecerendo enorme dinanismo à sessão. Domingos Paciência dividiu o grupo em três equipas e a cada golo obtido entrava uma nova para o mini-jogo.

Ausente do trabalho com os restantes companheiros esteve o argentino Andrés Madrid. O médio subiu mais tarde ao relvado e de sapatilhas limitou-se a realizar uma corrida ligeira. Andrés Madrid esteve quinze minutos nos relvados anexos ao Estádio Municipal e segundo o boletim clínico está com uma contractura no adutor da coxa direita.

Apesar de limitar-se a fazer recuperação e trabalho de ginásio o problema não é impeditivo para o médio defensivo argentino aparecer diante da Naval 1.º Maio. Recorde-se que Andrés Madrid foi titular nos últimos dois desafios para a Liga Portuguesa mas no próximo domingo o técnico dos arsenalistas deve regressar à fórmula inicial e optar pelo internacional Hugo Viana.

Correio Minho

Bruno3429

Aqui está a... diferença
BRUNO FILIPE MONTEIRO

O que tem a actual equipa do Braga de tão diferente das das últimas dez épocas para estar, à 12ª jornada da Liga Sagres, no primeiro lugar da classificação? Será por ter marcado mais golos que as anteriores? Não, a de Manuel Cajuda (2000/01) tinha um registo superior nesse aspecto (21 golos). Será então por ter ido buscar a bola ao fundo da própria baliza menos vezes? Também não, porque a de Jesualdo Ferreira (2005/06) e a de Jorge Jesus (2008/09) tinham sofrido menos tentos (cinco). O que a diferencia das anteriores é mesmo a... diferença entre golos marcados e sofridos, que na era de Domingos Paciência tem sido claramente superior. Ou seja, enquanto as antecessoras não conseguiam ser eficazes nas duas vertentes do jogo, ofensiva e defensiva, esta tem sido capaz de fazê-lo, o que resulta num saldo positivo entre golos marcados e sofridos de mais 12.

Se a comparação com as anteriores equipas do clube se concentrar apenas na diferença entre golos sofridos e marcados, constata-se que a de Domingos Paciência é mesmo a única a passar a casa das dezenas. O registo mais aproximado foi obtido por Jesualdo Ferreira, na temporada de 2005/06, que levava um saldo de mais oito remates favoráveis. O mais distante aconteceu precisamente na época em que o "professor" assumiu o comando técnico dos arsenalistas, que, com o espanhol Fernando Castro Santos, tinham um saldo negativo de nove golos.

Confrontando o registo do Braga com o das restantes equipas, facilmente se percebe que há apenas dois melhores: Benfica e FC Porto. Os encarnados têm uma diferença entre golos marcados e sofridos de mais 28; os azuis e brancos de mais 15. De qualquer forma, nenhum é tão eficaz defensivamente como os bracarenses, que estão novamente em primeiro lugar no que a este capítulo diz respeito, somente com seis tentos encaixados.



Salvador dá força à equipa

A sua presença nos treinos é rara, mas a qualidade de um presidente também se vê no sentido de oportunidade. Após um jogo pouco conseguido da equipa, António Salvador decidiu descer ao campo de treino para dar uma força ao plantel. Assistiu a toda a sessão e recebeu o cumprimento de Domingos Paciência no final.

Rodriguez passa a cinquentenário

Rodriguez está a cumprir a quarta época no Braga, mas só agora cumprirá o jogo 50 na Liga. Apesar da longevidade no Minho, o jogador ainda não cumpriu três anos em Portugal e tem tido várias lesões que o impedem de um rendimento quantitativo mais regular. Em matéria de qualidade, o peruano é um dos maiores activos do clube e, neste momento, um indiscutível de Domingos Paciência. A época mais produtiva de Rodriguez foi 2007/08, com 17 jogos. O ano passado fez 15 a que soma nove em 2006/07 e oito na temporada que corre.


Moisés desmentiu insultos ao Benfica

O atleta do Braga sobre o qual o Benfica apresentou queixa na Liga, por injúrias e insultos, é Moisés. O defesa já foi ouvido na sede daquele organismo e negou todos os impropérios mencionados pelo Benfica na exposição enviada. Moisés ficou indignado com uma acusação que, no seu entender, não faz qualquer sentido.

No âmbito desse processo, mais nenhum jogador do Braga foi ouvido, embora os que foram à Liga de Clubes a propósito dos restantes casos decorrentes do Braga-Benfica também tenham sido questionados sobre esta queixa benfiquista. As respostas são unânimes e apontam no sentido da versão do lesado: não houve injúrias graves a elementos do Benfica. O Braga aguarda a conclusão deste processo mas, como chegou até a anunciar, a SAD acha estranho que se processe esta investigação e se descarte a instalação de sumaríssimos a Javi García e Saviola, situações descritas pelos minhotos e apoiadas em registo vídeo.



Possebon com gripe, Mossoró apto

Márcio Mossoró integrou em pleno a primeira sessão de treino da semana. O traumatismo no pé esquerdo já está debelado e Domingos não tem com que se preocupar. Além de Petterson, lesionado há muito, o único caso clínico é o de Possebon, com gripe, mas o treinador há muito que não conta com o italo-brasileiro. Matheus ainda chegou a assustar durante o apronto, mas regressou rapidamente aos exercícios de finalização que a equipa técnica supervisionou. Moisés foi poupado à parte mais dura da sessão.

Lesão de Madrid abre espaço a Hugo Viana

Hugo Viana será titular no próximo jogo, recuperando um lugar que era seu mas que, por ter estado com gripe durante a semana passada, perdeu para Andrés Madrid (na foto). Agora, os papéis invertem-se e é o argentino que não treina nas melhores condições. Madrid tem uma contractura no adutor da coxa direita e trabalha de forma condicionada no ginásio e no relvado. Assim, está facilitado o regresso do criativo e melhor marcador da equipa, que jogará entre Vandinho e Mossoró, no triângulo habitual do meio-campo.

É difícil igualar Cajuda

Entre os registos que Domingos Paciência se propôs a bater a nível interno, há um que dificilmente conseguirá ultrapassar: a marca dos 58 golos marcados até ao final do campeonato, alcançados na temporada de 2000/01, pela equipa orientada por Manuel Cajuda. Ainda que o período de comparação seja reduzido (12 jornadas), a verdade é que a actual média de golos marcados por jogo (1,5) dos homens orientados pelo treinador natural de Leça de Palmeira seria insuficiente para igualar esse número. Para que tal fosse possível, Meyong e companhia teriam de facturar mais de duas vezes por cada encontro nos 18 que restam para terminar a Liga Sagres. Refira-se, contudo, que Cajuda teve a seu favor o facto de, na altura, o campeonato ser formado por 18 equipas - agora são apenas 16 -, o que em termos práticos resultavam em mais quatro rondas efectuadas numa época.

Seja como for, a actual média (1,5) não é nada má. Em igual período com Jorge Jesus ao leme, o Braga, que viria a terminar a Liga Sagres com 38 tentos alcançados, levava apenas um remate certeiro por jogo. O que significa que, se tudo continuar como está, Domingos vai poder dizer no final que ultrapassou mais um registo do antecessor.

O Jogo

Bruno3429

TREINO QUINTA-FEIRA ÀS 10H00 À PORTA FECHADA

O plantel do SC Braga treina quinta-feira, dia 10 de Dezembro, às 10h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e comunicação social.


RESULTADOS – DEPT. FUTEBOL FORMAÇÃO (8 de Dezembro)

A equipa júnior trinfou por 2-0 na deslocação ao terreno do Candal, com Eli Zizov e Toumany a apontarem os golos da última jornada da primeira volta. Um triunfo importante que permitiu reduzir diferenças para o líder, FC Porto, agora a 6 pontos de distância e para a Académica, 3ª classificada, com mais 3 pontos. O SC Braga ganhou distância para o Feirense com a derrota desta equipa frente ao Vitória SC. Na próxima jornada que se disputará já este sábado, o SC Braga desloca-se ao terreno do Salgueiros onde pretende rectificar o desaire da jornada inaugural do Campeonato Nacional.

Em juvenis, realizou-se mais uma eliminatória da Taça AF Braga – sendo o SC Braga o detentor do titulo – com uma vitória por 4-2 sobre o Ruivanense. Borges (2), Diogo Oliveira e Bouças marcaram os golos que ditaram a passagem à ronda seguinte.

No que respeita à participação da Selecção Nacional Sub-16 no Torneio Nike em Phoenix nos E.U.A., esta perdeu o derradeiro jogo frente ao Brasil por 4-0, com o guardião Rafael Alves (na foto) a jogar os últimos quinze minutos da partida. Portugal terminou a prova em 3º lugar atrás do Brasil e Holanda e à frente da selecção anfitriã.


SPORTING DE BRAGA PERDE EM CASA  

A contar para a 9ª jornada do Campeonato A1 feminino o Sporting de Braga perdeu por 3-0 com um dos candidatos ao título nacional, o Gueifães, com os parciais de 25-17, 25-23 e 25-12.

Foi um encontro em que as bracarenses estiveram bem nos 1º e 2º sets, conseguiram equilibrar o resultado até bem perto do final mas a maior experiência e o menor número de erros das meninas da Maia fizeram a diferença nas alturas em que tudo se decide. O serviço do Sporting de Braga causou muitas dificuldades na construção do ataque adversário, a sua recepção esteve bem nestes dois sets iniciais. O Braga no 2º set esteve sempre em vantagem no marcador mas permitiu a igualdade aos 23-23 mas como dissemos a maior experiência do conjunto do Gueifães ditaram a derrota com 25-23.

No 3º set o Braga entrou muito mal no jogo, permitiu que o Gueifães ganhasse uma vantagem confortável no marcador e tivesse podido jogar sem pressão e ao seu melhor nível.

O Sporting de Braga apresentou-se em Lisboa, com a seguinte equipa: Bruna Rodrigues e Xana Fernandes (liberos), Catarina Dias e Marina Costa (distribuidoras), Sara Barata, Alexis Rodrigues e Bárbara Julião (centrais), Mariana Filipe (oposta), Filipa Castro, Joana Teixeira e Mariana Falcão (pontas).

No próximo domingo o Braga recebe no pavilhão da Universidade do Minho, pelas 16H00, o forte conjunto do Sports Madeira, naquele que será o 1º jogo da 2ª volta deste Campeonato A1. No jogo da 1ª volta lembramos que as bracarenses perderam no Funchal por 3-1, num jogo em que podiam ter feito bem melhor, dado o equilíbrio de forças entre as duas equipas.

SCBraga

JotaCC

Domingos suspenso por dez dias

O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, foi suspenso por 10 dias pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, anunciou hoje o organismo, em comunicado.

Domingos foi expulso aos 85 minutos do jogo disputado no domingo entre os minhotos e o Leixões (1-1), da 12.ª jornada do campeonato, e vai falhar o confronto com a Naval 1.º de Maio, da 13.ª ronda.

O clube da Figueira da Foz foi o mais penalizado pelo órgão disciplinar da Liga de clubes, que suspendeu por um jogo Daniel Cruz e Gomis.

TSF


JotaCC

Domingos suspenso por 10 dias
TÉCNICO NÃO SE SENTARÁ NO BANCO FRENTE À NAVAL
   
O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, foi suspenso por 10 dias pela Comissão Disciplinar da Liga, na sequência da expulsão, aos 85 minutos, no jogo disputado no domingo entre os minhotos e o Leixões (1-1), pelo que não se sentará no banco no desafio com a Naval, da 13.ª jornada do campeonato.

Aliás, os navalistas também têm baixas para esse confronto, já que a Comissão Disciplinar da Liga suspendeu, por um jogo, Daniel Cruz e Gomis.


RECORD