News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DE 07/12

Started by JotaCC, 07 de December de 2009, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

A superação de Alan
BRASILEIRO JÁ APONTOU TANTOS GOLOS COMO NAS ÚLTIMAS TRÊS ÉPOCAS

   
      
Alan supera-se e promete pulverizar todas as marcas pessoais. Com o golo do empate no Estádio do Mar, o brasileiro aumentou a sua conta pessoal para quatro tentos, tantos como os que marcou nas últimas três... épocas!

Em 2006/07, quando ainda estava no FC Porto, Alan marcou apenas um golo em oito jogos, argumento suficiente para a sua dispensa e respetivo empréstimo ao V. Guimarães, onde obteve também somente um golo em 29 jogos em 2007/08. Na época passada, já em Braga, o extremo esteve em 30 jogos do campeonato e faturou 2 golos. Ou seja, a continuar com este ritmo, tudo indica que Alan consiga ultrapassar a sua melhor temporada no futebol português quando, em 2003/04, marcou 9 golos pelo Marítimo em 34 jornadas.


Incompreensão por João Pereira
DOMINGOS DEFENDE LATERAL
   
Pela segunda vez esta época, Domingos Paciência pediu sensibilidade e bom senso arbitral no caso específico de João Pereira. O treinador sabe que não pode colocar uma fita adesiva na boca do seu defesa-direito, mas voltou a defender o seu jogador com unhas e dentes, garantindo que João Pereira tem sido incompreendido pelas equipas de arbitragem.

A verdade é que o lateral acumulou no Estádio do Mar o 7.º cartão amarelo em 12 jogos (já cumpriu um de castigo e esteve ausente do dérbi de Guimarães), sendo que cinco deles, os últimos cinco, foram sempre durante as primeiras partes.


RECORD

JotaCC

Alan: "Dar continuidade ao bom trabalho"


O empate amargo em Matosinhos, frente ao Leixões, não retira confiança ao Sporting de Braga. A convicção foi deixada por Alan, no final do desafio, autor do golo do empate já perto do final e que valeu um ponto para reforçar a liderança arsenalista. O brasileiro lembra que o objectivo minhoto é "sempre ganhar", por isso, confessa um certo 'alívio' quando viu a bola entrar na baliza.

"Estávamos à procura do golo, fomos a melhor equipa em campo, apesar do estado do campo quase impraticável para um bom futebol. Fizemos um ponto importante e continuámos na frente. O intuito é ganhar as partidas, não conseguimos, mas estamos na frente", sublinhou.

Alan t em sido uma das peças-chave do sucesso arsenalista esta temporada, mas rejeita protagonismo: "estou a sentir-me bem, não é só o Alan, é a equipa em si que está bem. Vamos dar continuidade ao bom trabalho, isso é o mais importante, o Sp. Braga continuar a jogar assim".

Já Moisés considera que a equipa superou as dificuldades e o "estado péssimo" do relvado, num empate que não vai retirar moral ao plantel. "Pontuar sempre é bom. Saímos de cabeça erguida e agora é pensar já no pró-ximo jogo. Ganhámos um ponto, pontuar é o que importa e o Sp. Braga continua firme", frisou, acrescentando que "o Sp. Braga joga para vencer e tem demonstrado isso dentro de campo".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Amarelos fora de tempo

O excesso de cartões amarelos vistos por João Pereira - na Liga Sagres só Miguel Garcia tem os mesmos sete - mereceu finalmente um reparo técnico. Domingos está contra aquilo que considera ser uma perseguição ao "melhor lateral português".

Ao treinador do Braga nada escapa. O histórico de João Pereira em matéria disciplinar é longo e, apesar de uma melhoria clara na última época, o passado é pródigo em admoestações. As actuais não deveriam ser, pois, uma surpresa, mas o timing das mesmas é que não encaixa na tendência. Nos outros seis anos de carreira ao mais alto nível, João Pereira apresenta uma diferença abismal: oito cartolinas na primeira parte, 36 na segunda. Agora, dos sete cartões já vistos pelo jogador este ano, cinco foram antes do intervalo e os dois últimos numa fase muito precoce. Domingos sabe que é estranho. "É o melhor lateral português e é pena que se comece a condicionar um jogador com qualidade para jogar na Selecção", disse, no final do jogo. "Ou o tiro da equipa, ou coso-lhe a boca", continuou, revoltado por achar que o jogador não pode dizer muito do que outros dizem.

O temperamento do jogador é, há muitos anos, apontado como o inimigo principal da sua progressão. As exibições na relva indicam o contrário e quem o conhece de perto até salienta a personalidade pelo lado positivo. O empenho que coloca em todos os lances chama-se "cultura de vitória", de acordo com Ulisses Morais, o treinador que o resgatou ao Benfica para o Gil Vicente. "Capacidade para entender o momento" e "serenidade" é o que lhe falta, de acordo com Zé Nuno Azevedo, ex-lateral e capitão bracarense. Os árbitros acham o mesmo, mas ao contrário do que diz Domingos não conseguem condicionar o jogador. As segundas partes têm sido fantásticas.


Folha disciplinar
ÉPOCA | JOGOS | A | V

2003/04 25 3 1

2004/05 27 6 0

2005/06 20 7 1

2006/07 25 10 0

2007/08 27 11 1

2008/09 11 7 0



Desleal só com Moutinho e alto controlo emocional

A lealdade e o companheirismo são traços que os colegas de balneário do Braga lhe reconhecem. Incapaz de magoar alguém propositadamente, tem nos números oficiais os melhores aliados: apesar de já contar com sete épocas no principal escalão, só uma vez foi expulso com cartão vermelho directo. Foi na época passada, quando no Estádio AXA pisou o sportinguista João Moutinho. Este registo também contraria a facilidade que dizem ter de se enervar. Só um controlo emocional permitiria gerir 49 amarelos de forma a que em 47 deles tenha escapado à acumulação e consequente expulsão.



A opinião de...

Ulisses Morais
"É um ser humano fantástico"

Treinador de João Pereira no Gil Vicente durante a época de 2005/06, Ulisses Morais vê no português as "qualidades físicas e técnicas" que o tornam "num dos jogadores mais competentes na sua posição". A sua cultura de vitória é extraordinária. Não gosta de perder por nada", lembra o agora técnico do Paços de Ferreira, que usa este facto para explicar o comportamento do lateral no campo. "Não terá sempre razão quando protesta, mas é um ser humano fantástico e muito honesto", garante. Aliás, Ulisses rotula mesmo o bracarense como um atleta que "todos os treinadores gostariam de ter".


Álvaro Magalhães
"Disse-lhe para ter cuidado"


Os elogios de Domingos a João Pereira não surpreenderam Álvaro Magalhães. "O melhor português não sei, porque também temos o Miguel e o Bosingwa, mas já disse há meses que é o melhor lateral a jogador em Portugal", sustenta o técnico, que conviveu com o português no Benfica e logo aí conheceu o seu feitio... especial. "Ele é um jogador agressivo, que ganhou um espaço no futebol à custa do seu trabalho, mas que peca por ser irreverente. Embora não o faça por maldade, disse-lhe várias vezes para ter cuidado com a boca. Agora está mais maduro, mas ainda tem de melhorar", remata.


Zé nuno azevedo
"Falta-lhe serenidade"


Antes de João Pereira chegar a Braga, nunca um lateral-direito tinha dado tanto que falar como Zé Nuno Azevedo. Mas na hora de avaliar um dos sucessores, este não é tão arrojado como Domingos. "No campeonato nacional, concordo que seja o melhor. Agora, não sei dizer se é o melhor português", sublinha o ex-defesa arsenalista, que faz alguns reparos ao 47 bracarense."Falta-lhe capacidade para entender o momento; aquela serenidade que é necessária ter em competição. E isso retira-lhe alguma concentração e lucidez", constata, alertando para a necessidade de se realizar "um trabalho para melhorar este aspecto".


À tarde há treino aberto


Ao contrário do que é habitual, o primeiro treino da semana do Braga vai realizar-se na parte da tarde. A sessão de trabalho, que marcará o arranque da operação Naval (o jogo é domingo) está agendada para as 15h30 e será totalmente aberta, permitindo aos adeptos reconfortar a equipa após o empate cedido em Matosinhos.


Subida de cinco lugares


Apesar da eliminação precoce da Liga Europa, o Braga ocupa o 45º lugar do ranking da UEFA, actualizado na passada quinta-feira. A classificação dos bracarenses representa uma subida de cinco lugares em relação à tabela do final da última época, muito por culpa da eliminação da fraca pontuação alcançada durante a temporada de 2004/05.


Yazalde 11 jornadas depois

O jogo com o Leixões marcou o regresso de Yazalde à competição com a camisola do Braga. O jovem avançado já havia sido convocado algumas vezes por Domingos Paciência, mas não era utilizado pelo técnico desde a jornada inaugural, no triunfo frente à Académica. Com os 24 minutos cumpridos anteontem, o internacional sub-21 luso contabiliza agora 34' na Liga.


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga defrontou Leixões

Alan garante empate perto do final


O Sporting de Braga cedeu um empate (1-1) em casa do Leixões, em jogo da 12.ª jornada. Os minhotos foram felizes ao conseguir «arrancar» um ponto em Matosinhos, graças a um golo de Alan, aos 88 minutos. O Leixões adaptou-se melhor ao terreno pesado do Estádio do Mar, fustigado pela chuva intensa, e foi a melhor equipa ao longo de quase todo o desafio. Aos 33 minutos, o Leixões chegou à vantagem, num lance caricato em que Eduardo deixou escapar para a baliza um atraso de Moisés. Na segunda metade, e a jogar já com 10, os matosinhenses recuaram, procurando segurar a vantagem, enquanto o Braga passou a alinhar com três defesas, com a entrada de Yazalde para o lugar de Rodriguez, aos 64 minutos. A equipa da casa, mesmo em inferioridade numérica, conseguiu dispor de melhores ocasiões para marcar, por intermédio de Faioli (60 minutos) e Hugo Morais (70).
Domingos Paciência foi expulso aos 85 minutos e não viu a sua equipa chegar ao empate, três minutos depois, quando já pouco o fazia prever: Alan aproveitou um mau corte da defesa para rematar de primeira e fazer o tento da igualdade.

PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Taça Portugal :Sorteio dos oitavos define hoje adversários do Sporting de Braga e Guimarães

Sporting de Braga , Sporting e FC Porto, que ainda vai jogar a quarta eliminatória frente à Oliveirense, marcam hoje presença no sorteio dos oitavos-de-final da Taça de Portugal de futebol, ao contrário do Benfica, eliminado pelo Vitória de Guimarães na ronda anterior.

O Belenenses, Rio Ave, Paços de Ferreira, Nacional e Naval 1.º de Maio são os restantes seis clubes do principal campeonato português.

O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para as 12:30, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, e os jogos da ronda estão marcados para 19 e 21 de Janeiro de 2010.

FC Porto e Oliveirense discutem a última vaga nesta eliminatória a 2 de Janeiro de 2010, no Estádio Municipal de Águeda, às 20:00.

Antena Minho

Bruno3429

Futebol: Taça Portugal - Sorteio dos 'oitavos' define adversário do Sporting, com FC Porto à condição

Sporting e FC Porto, que ainda vai jogar a quarta eliminatória frente à Oliveirense, marcam hoje presença no sorteio dos oitavos-de-final da Taça de Portugal de futebol, ao contrário do Benfica, eliminado pelo Vitória de Guimarães na ronda anterior.

Além do FC Porto, detentor do título mas com a presença nos "oitavos" ainda por assegurar, do Sporting e do Vitória de Guimarães, que se qualificou com um triunfo em plena Luz (1-0), o sorteio conta ainda com outros seis clubes da Liga principal, três da Liga de Honra e quatro da II Divisão.

Sporting de Braga, líder da Liga, Belenenses, Rio Ave, Paços de Ferreira, Nacional e Naval 1.º de Maio são os restantes seis clubes do principal campeonato português.

Desportivo de Chaves, Beira-Mar e Freamunde representam a Liga de Honra, acompanhados pela formação de Oliveira de Azeméis - tal como o FC Porto, ainda por se qualificar -, enquanto Mafra, Pinhalnovense, Camacha e Aliados de Lordelo são os 'resistentes' da II Divisão.

O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para as 12:30, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, e os jogos da ronda estão marcados para 19 e 21 de Janeiro de 2010.

FC Porto e Oliveirense discutem a última vaga nesta eliminatória a 02 de Janeiro de 2010, no Estádio Municipal de Águeda, às 20:00.


Clubes presentes no sorteio:

- Liga:

Belenenses

FC Porto a)

Nacional

Naval 1º de Maio

Paços de Ferreira

Rio Ave

Sporting

Sporting de Braga

Vitória de Guimarães

- Liga de Honra:

Beira-Mar

Desportivo de Chaves

Freamunde

Oliveirense a)

- II Divisão:

Mafra

Pinhalnovense

Camacha

Aliados de Lordelo

a) Com a qualificação para os oitavos-de-final ainda por garantir.

Correio Minho

Bruno3429

Toda a confiança em Eduardo

Lance com Moisés no golo do Leixões não pesa mais que os pontos garantidos à equipa.

Eduardo e Moisés ficaram ligados ao momento mais adverso para os bracarenses no Estádio do Mar, quando um passe do central para o guarda-redes resultou no golo do Leixões. A atrapalhação de Eduardo custou caro aos minhotos, mas não deverá afectar o estatuto do internacional português no painel de opções de Domingos Paciência.

O treinador registou a falha de Eduardo e também a acção de Moisés nessa jogada, só que na balança de Domingos pesam, igualmente, «os pontos que os dois já garantiram à equipa», conforme a mensagem que tratou de passar rapidamente a ambos os jogadores e ao grupo. Assim, espera-se que Eduardo e Moisés conservem a titularidade.

A Bola

JotaCC

Sporting recebe o Mafra nos «oitavos»

O Sporting vai receber o Mafra, da II Divisão, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, ditou o sorteio que se realizou esta segunda-feira na sede da Federação.

Os jogos vão realizar-se no próximo dia 20 de Janeiro.

Em actualização.

Jogos dos oitavos-de-final:
Belenenses – Oliveirense/FC Porto
Rio Ave – V. Guimarães
Desp. Chaves – Beira-Mar
Aliados de Lordelo - Naval
Sporting-Mafra (II Divisão)
Camacha – Pinhalnovense
Nacional – P. Ferreira
Freamunde – Sp. Braga

A BOLA

Bruno3429

Reacções aos jogos dos oitavos-de-final, que se realizam a 20 de Janeiro

O V. Guimarães volta a ter uma equipa do seu escalão no caminho da Taça de Portugal, depois de ter eliminado o Benfica, na Luz, na quarta eliminatória. Desta feita a deslocação é a Vila do Conde, uma equipa em «boa forma» no campeonato, mas ao alcance de um Vitória que bateu um dos candidatos ao troféu.

«Já tivemos de tudo: já ganhámos sem ninguém esperar, já perdemos sem ninguém contar, desta vez o sorteio ditou o Rio Ave, é uma equipa que está em boa forma, mas o Vitória está em crescendo e, com o resultado na Luz, meus amigos, é mais um jogo para ganhar», perspectivou Bernardino Pina, representante do clube minhoto em Lisboa, nesta segunda-feira, após o sorteio dos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Melhor sorte teve o Sporting, que vai receber o Mafra, da II Divisão, após vitória sobre o Pescadores da III. Sá Pinto analisou o adversário e deu conta da determinação dos leões. «É uma equipa que respeitamos e a quem vamos querer ganhar, que é a nossa forma de estar. É, claramente, uma equipa mais acessível, mas temos de manter a mesma atitude e rigor para evitar surpresas. Vamos fazer com não se aplique a famosa frase Houve Taça!», assegurou o director do futebol leonino. Já o Mafra, através do seu director Joaquim Duarte, lembrou que a equipa da II Divisão tem a seu favor «a motivação» de «realizar um sonho».

O líder do campeonato vai até Freamunde, equipa da Liga de Honra que o Sp. Braga «conhece bem», garantiu o director executivo, Rui Casaca: «Vai pôr-nos muitas dificuldades, é um jogo que aparece num mês difícil para nós, com bastantes jogos, mas vamos a Freamunde para seguir na prova e chegar o mais longe possível. Um dos objectivos é tentar ganhar um título, temos este ainda, a Taça da Liga, estamos bem encaminhados no campeonato, mas este é um título que o Sp. Braga já venceu e que gostaria de repetir.»

Só a 2 de Janeiro o Belenenses conhecerá o adversário desta ronda, já que terá pela frente o vencedor do jogo da quarta eliminatória entre Oliveirense e F.C. Porto. «Vamos aguardar serenamente. Teoricamente, a Oliveirense será um adversário mais acessível, mas vamos continuar a aguardar e a pensar que vamos jogar em casa e que o Belenenses tem de assumir esse factor e encarar o jogo com o objectivo de passar a eliminatória. Em termos financeiros, [o F.C. Porto] trará uma receita suplementar e é algo positivo que podemos extrair desta eliminatória», comentou o administrador da SAD, Miguel Ferreira.

O Nacional volta a reencontrar-se com o P. Ferreira, adversário de má memória para os madeirenses. «A ironia do destino coloca-nos o P. Ferreira, por quem fomos eliminados na edição anterior. Respeitamos muito o P. Ferreira, um adversário muito difícil, mas jogamos na nossa casa e temos de vencer», defendeu o vice-presidente João Teixeira.

O Aliados Lordelo, da II Divisão, recebe a Naval e a sorte não podia ter sido mais do agrado de... ambos. «Receber um primodivisionário é sempre bom, temos o exemplo da última eliminatória em que afastámos o Leixões com todo o mérito e, humildemente falando, temos todas as condições para fazer o mesmo com a Naval», antecipou o vice-presidente Joaquim Mota. «Nos últimos dois anos a Naval chegou aos quartos-de-final e estamos satisfeitos com o sorteio», garantiu o director desportivo do conjunto figueirense, Nuno Cardoso.

O Camacha-Pinhalnovense é o único desafio entre equipas da II Divisão, o que significa que pelo menos uma delas chegará aos «quartos». «Já não é a primeira vez que nos calha o Pinhalnovense, é mais um jogo do nosso campeonato, jogamos em casa e será para ganhar», prometeu João Silveira, do emblema insular. Para Álvaro Oliveira, do Pinhalnovense, o pior do sorteio é mesmo a deslocação à Madeira: «É difícil para uma equipa amadora ter uma viagem destas durante a semana.»

Os oito jogos dos «oitavos» realizam-se a 20 de Janeiro. Antes, dia 2, terá lugar o Oliveirense-F.C. Porto, em Águeda.

Maisfutebol

JotaCC

Freamunde vai criar dificuldades, Rui Casaca

O director executivo da SAD do Braga, Rui Casaca, afirma que o jogo contra o Freamunde, da Taça de Portugal, vai ser "difícil". "É um adversário que pode criar dificuldades ao Braga", concluiu.
O director executivo da SAD do Braga, Rui Casaca, afirma que o clube minhoto quer vencer a Taça de Portugal. Para Rui Casaca, este "é um título que o Braga quer repetir".

RTP

JotaCC

Freamunde «vai colocar dificuldades», diz Rui Casaca

O administrador executivo da SAD do Sporting de Braga considera que o Freamunde (II Liga), é um adversário «vai colocar dificuldades» aos minhotos nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, mas reitera que vencer a prova é um dos objectivos da equipa.

«É um dos objectivos tentar ganhar um título. Temos este, a Taça da Liga, estamos bem no campeonato. Este é um título que já vencemos e que gostaríamos de repetir», afirmou Rui Casaca no final do sorteio.

A BOLA

Bruno3429

O Sporting de Braga vai deslocar-se ao recindo do Feamunde (II Liga), nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, ditou o sorteio que se realizou esta segunda-feira na sede da Federação.

O Sporting vai receber o Mafra, da II Divisão.

O vencedor do Oliveirense/FC Porto, adiado para 2 de Janeiro, vai visitar o Belenenses no Estádio do Restelo.

Destaque também para dois jogos entre equipas da I Liga, com o Rio Ave a receber o V. Guimarães, «carrasco» do Benfica, e o Paços de Ferreira, finalista vencido na edição do ano passado, a viajar até à Madeira para defrontar o Nacional

O sorteio ditou ainda um Camacha–Pinhalnovense, (o que significa que uma equipa da II Divisão estará presente nos quartos-de-final da Taça de Portugal) o Desp. Chaves (II Liga) defronta o Beira-Mar (II Liga) .... e ... o Aliados de Lordelo (II Divisão) defronta a Naval

Os jogos vão realizar-se no próximo dia 20 de Janeiro.

Antena Minho

JotaCC

Freamunde "satisfeito" por receber o Sporting de Braga

O presidente da Comissão Administrativa (CA) do Freamunde, Manuel Pacheco, mostrou-se "satisfeito" com a recepção ao Sporting de Braga, líder da Liga Sagers, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Manuel Pacheco disse estar "satisfeito" com o resultado do sorteio, hoje realizado na sede da Federação Portuguesa de Futebo (FPF), em Lisboa.

"Andamos há tantos anos à procura da sorte e ela, finalmente, bateu-nos à porta. É certo que preferia receber uma equipa pequena e passarmos, para depois pensarmos nos 'grandes'. Mas já que nos calhou uma equipa da primeira Liga, fico contente por ser o Braga, que ainda por cima é o líder do campeonato", disse Manuel Pacheco à Agência Lusa.

O dirigente do clube nortenho é claro a enumerar as vantagens do sorteio: "O Braga está na mó de cima, não fica muito longe e deve trazer muita gente a Freamunde, o que é bom para a receita e para moralizar a equipa".

Manuel Pacheco diz esperar "casa cheia" e, "muita motivação" dos jogadores freamundenses, "num jogo que todos querem jogar", prometendo "ambição" para tentar chegar ainda mais longe na prova.

"O Freamunde vai entrar em campo para ganhar. Nunca se sabe se no final não haverá festa da Taça, como já aconteceu frente ao Leiria, na eliminatória anterior", lembrou o dirigente, precisando que "o jogo terá lugar, em princípio, no dia 20 de Janeiro de 2010".

A equipa do Freamunde é 15.ª e penúltima classificada na Liga de Honra e já eliminou este ano da Taça de Portugal o Mangualde (fora), o Carregado (casa) e a União de Leiria (casa), enquanto o Sporting de Braga, líder da Liga, já deixou pelo caminho o Sporting da Covilhã (fora) e o Vitória de Setúbal (casa).

O JOGO

JotaCC

Inês Monteiro, Dulce Félix e Jéssica Augusto são candidatas a melhor atleta de Novembro

Inês Monteiro, Dulce Félix e Jéssica Augusto encontram-se entre as 14 candidatas da Associação Europeia de Atletismo para melhor atleta do mês de Novembro.

Inês Monteiro foi considerada uma das candidatas depois das boas classificações obtidas nas provas de crosse que participou em Espanha (2.º em Soria e 3.º em Burgos e Llodio).

Dulce Félix venceu as provas em Tilburgo (Holanda) e Roeselaere (Bélgica), e Jéssica Augusto foi segunda em Leffrinckroucke, em França (5,6km), onde conseguiu um novo recorde pessoal (18.14).

A votação vai decorrer no site da Associação Europeia de Atletismo até 14 de Dezembro.

O JOGO


(votem na nossa Dulce)

Bruno3429

TREINO TERÇA-FEIRA ÀS 10H00 À PORTA ABERTA

O plantel do SC Braga treina terça-feira, dia 8 de Dezembro, às 10h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e comunicação social.


SC BRAGA DEFRONTA FREAMUNDE NA TAÇA DE PORTUGAL

O SC Braga irá defrontar o Freamunde, no Complexo Desportivo de Freamunde , em partida a contar para os 1/8 de final da Taça de Portugal, agendada para o dia 20 de Janeiro de 2010. O sorteio da prova decorreu na manhã desta segunda-feira, dia 7 de Dezembro, na sede da Federação Portuguesa de Futebol.

Recorde-se que os Gverreiros do Minho já eliminaram o Sporting da Covilhã (1-0, com tento da autoria de Matheus) e o Vitória de Setúbal (3-0, com golos de Meyong, Mossoró e Moisés) nesta edição da segunda prova mais importante do calendário desportivo nacional.

SCBraga

Bruno3429

RAFAEL ALVES TITULAR NA VITÓRIA SUB-16 FRENTE AOS EUA

O guarda-redes Rafael Alves faz parte da lista de eleitos da Selecção Nacional Sub-16 que disputa o Torneio Nike em Phoenix nos E.U.A., juntamente com a selecção anfitriã, Holanda e Brasil. No primeiro jogo, Portugal bateu a selecção da casa por 2-1, com Rafael Alves a actuar a titular. Portugal foi superior ao adversário mas o contributo da defesa em geral e do guarda-redes bracarense em particular foram decisivos para garantir o triunfo.  No segundo jogo frente à Holanda, Portugal vacilou e perdeu por 2-1 com Rafael Alves a ser o único suplente não utilizado. Falta agora disputar o terceiro e último jogo frente à selecção brasileira na segunda-feira pelas 16h30m locais, com Portugal a ter possibilidades de chegar triunfo na prova.

JUNIORES SOBEM PARA O 4º LUGAR  

O SC Braga recebeu e venceu o FC Penafiel por 5-1 na 14ª jornada da Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores. Debaixo de mais um temporal, os jovens Gverreiros do Minho mostraram o seu poderio e lograram subir um lugar na classificação, estando agora no 4º lugar a seis pontos de distância do 2º classificado. O adversário foi o primeiro a rematar à baliza logo aos 2` e dispôs de uma oportunidade de golo três minutos depois, mas a partir daí o SC Braga assumiu por inteiro as despesas do jogo. Aos 12`, Eli Zizov domina a bola fora de área e remata com estrondo ao poste direito da baliza penafidelense. Paulo Jorge quis fazer melhor que o colega aos 16`, mas a sua bomba a 30 metros de distância esbarra na trave. À terceira foi de vez, quando aos 19`, Guilherme recupera uma bola no corredor direito, servindo na perfeição Eli Zizov, que no centro da grande área encosta para o primeiro golo da tarde. O SC Braga continuou a criar oportunidades, mostrando atenção defensiva com Rui Vieira a defender um remate cheio de intenção aos 34`. Quatro minutos volvidos, a equipa alcança o segundo golo com Toumany a concluir da melhor forma uma assistência de Guilherme.

Não foi preciso esperar muito pelo 3-0, pois aos 40`, após uma combinação fabulosa entre Zizov e Januário, este último executa um vistoso "chapéu" ao guarda-redes premiando da melhor forma a jogada da tarde. Antes do apito para o intervalo, Toumany falha a emenda a mais uma boa jogada colectiva, tendo logo de seguida Rui Vieira mostrado os seus dotes com mais uma boa defesa ao remate do avançado visitante.

A segunda metade começa da melhor forma, pois logo no primeiro minuto, André Anjo serve o recém-entrado Nuno Valente, para este fazer o 4-0 em mais um bom momento de sentido colectivo. O SC Braga continuou numa toada ofensiva e aos 60` foi a vez de Aníbal subir à área adversária e apontar o 5-0 de cabeça após um cruzamento de Guilherme na direita. A partir daqui o SC Braga baixou um pouco a sua produção ofensiva, tendo no entanto criado mais um par de oportunidades de golo, mas foi o Penafiel a colocar o resultado final no marcador em 5-1 aos 79`, com um remate cruzado no lado esquerdo a bater Rui Vieira.

Equipa do SC Braga: 1 – Rui, 2 – Tiago Gomes (Cap.), 3 – Aníbal, 4 – Lucas e 5 – A. Anjo; 6 – Paulo Jorge (14 – T. Veiga aos 73`), 7 – Januário e 8 – Cardoso (17 – Nuno Valente aos 45`); 9 – Eli Zizov (18 – Zé Pedro aos 83`), 10 – Guilherme e 11 – Toumany.



RESULTADOS – DEPT. FUTEBOL FORMAÇÃO (5 e 6 de Dezembro)

O mau tempo que se fez sentir este fim-de-semana levou ao cancelamento de alguns jogos que envolvem equipas do Dept. Futebol Formação que competem nos distritais. Ainda assim, os escalões que disputam os campeonatos nacionais tiveram hipótese de realizar os seus jogos e demonstrar a sua superioridade. Os juniores ganharam terreno para a frente da classificação, estando agora a 6 pontos de V. Guimarães e Académica (a diferença para a equipa de Coimbra já chegou aos 11 pontos). Os Iniciados A cimentaram a segunda posição com a goleada ao FC Marinhas. Mateus (3), Tó-Jó (2) e Luís Vaz apontaram os golos do encontro. Destaque para as equipas de topo dos Infantis que se mantêm na senda dos triunfos.


Os resultados foram os seguintes:
·         Juniores:         SCB – 5 FC Penafiel – 1;
·         Juvenis A:      Paragem no Campeonato;
·         Juvenis B:      Os Ronaldinhos vs SCB – Adiado;
·         Iniciados A:     SCB – 6 FC Marinhas – 0;
·         Iniciados B:     Ac. Fair-Play vs SCB – Adiado;
·         Iniciados C:    SCB – 6 Os Ceramistas - 0;
·         Infantis A:       SCB – 13 GD Prado – 0;
·         Infantis B:       SCB – 22 GD Prado – 1;
·         Infantis C:       SCB – 3 EF F. Pires – 5;
·         Infantis D:       Os Craques – 2 SCB – 4;
·         Escolas A:      GFC Pousa – 6 SCB – 3;
·         Escolas B:      FC Ferreirense – 2 SCB – 5;
·         Escolas C:      Arsenal de Crespos – 2 SCB – 0.

SCBraga