News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 05/12

Started by Bruno3429, 05 de December de 2009, 07:13

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga em Matosinhos para mudar a história

Temporada 1967/68. O Sp. Braga desloca-se ao terreno do Leixões onde vence, por 2-0, naquela que seria a última vitória dos arsenalistas frente aos matosinhenses, no que diz respeito ao campeonato de futebol. Além disso, desde 1969 que o Sp. Braga não consegue mesmo marcar um golo em Matosinhos em jogos a contar para o campeonato.
São estes os dados históricos que Domingos Paciência e os seus guerreiros querem ultrapassar e fazer esquecer da memória dos sócios, adeptos e simpatizantes. Para tal, apenas a vitória serve e o treinador arsenalista é claro ao afirmar que esse é o objectivo para o jogo de hoje e é para isso que o plantel vai trabalhar.

Quanto a dificuldades, o técnico sabe que elas existem sempre e que, consoante a época que uma equipa está a realizar, elas vão aumentando, assim como as responsabilidades.
"Os graus de dificuldade cada vez são maiores porque se queremos manter esta condição de líder do campeonato a responsabilidade é cada vez maior e sabemos que as dificuldades também serão cada vez maiores. No entanto, a nossa grande preocupação é no sentido de abordar o jogo de forma positiva e optimista, sabendo que no futebol há sempre um adversário que pode condicionar todo esse optimismo e toda essa preparação do jogo. É essa a nossa preocupação, abordar os jogos da mesma forma que temos feito até hoje, no sentido de poder estar por cima e chegar à vitória.

Abordando o encontro e o adversário, Domingos admite que as dificuldades vão ser muitas, mas refere querer quebrar a tradição e mudar a história que diz que há 41 anos que o Braga não vence em Matosinhos. "Há sempre dificuldades e o Leixões de certeza que será uma equipa que nos vai criar muitas dificuldades. Joga em casa perante o seu público e numa situação em termos de classificação que não é boa. É natural que vamos encontrar um Leixões à procura de ganhar o jogo em casa. Vamos tentar que os jogadores abordem da melhor forma este jogo e consigam aquele que é o grande objectivo do Sp. Braga nesta partida que é a vitória e é para isso que vamos trabalhar amanhã", declarou o treinador.

Sp. Braga vai lutar para ser campeão de inverno

Questionado sobre o facto do Sp. Braga poder ser, pela primeira vez na sua história, considerado o "campeão de inverno" da edição deste ano da Liga Portuguesa de Futebol, Domingos Paciência lembrou que esse título não existe, mas que, mesmo assim, pode ter um grande impacto na equipa. "Acho que esse título não existe, mas se calhar, em termos psicológicos e em termos de moral para a equipa é muito importante até porque vem aí uma paragem longa, em que as pessoas vão ter mais tempo para ler os jornais e aparecer o Braga como líder é natural que isso nos satisfaça, Até pelo impacto que isso tem em termos internacionais porque se calhar hoje se fala muito mais do Braga a nível internacional pela posição que ocupamos na Liga e isso enche-nos de orgulho e é natural que a gente gostasse de chegar nessa posição ao final deste ano", disse o treinador.

"Objectivo é fazer mais e melhor do que no passado"

A época que o Sp. Braga está a realizar tem merecido os mais rasgados elogios por pa rte de tudo e de todos. Para Domingos Paciência, este início de época é muito positivo, mas pode criar um pequeno problema que o técnico pretende evitar a todo o custo: a criação de ilusões.
Domingos sabe que os sócios, adeptos e simpatizantes ficam contentes com os resultados e que podem começar a criar al-gumas ilusões quanto a possí-veis objectivos mais elevados. No entanto, este não é, nem nunca foi o objectivo da equipa.

Para reforçar essa ideia Domingos refere que "quando planeámos a época, com os objectivos que foram definidos, a nossa ideia sempre foi apenas conseguir fazer mais e melhor do que foi feito na última época. No entanto, sabemos perfeitamente que quando uma equipa começa bem, com bons resultados e se as coi-sas estão a ser positivas é natural que se procurem manter. Os objectivos continuam a ser os mesmos, enquanto o campeonato decorrer, e sabendo que, como já disse, se chegarmos a determinada jornada e sentir-mos que podemos alcançar ou-tro objectivo é natural que lutemos por ele", afirmou o técnico.

Candidato só nas últimas jornadas

Uma candidatura ao título não é, neste momento, viável para Domingos e o treinador refere não querer criar ilusões aos adeptos, relembrando que o projecto e os objectivos do Sp. Braga para a época não passam por candidaturas ao título. "É precoce nesta altura estarmos a dizer que o Braga pode ser campeão. Acho que ninguém, nem os próprios adeptos podem pensar dessa forma. É estarmos a criar ilusões quando tudo foi preparado para outro objectivo. As pessoas que estão envolvidas no clube querem dar alegrias aos adeptos, mas sempre com a consciência de que não podemos querer estar a alcançar determinado objectivo quando o projecto traçado não foi esse".

Hugo Viana de regresso aos convocados

O médio ofensivo Hugo Viana é a grande novidade na lista de convocados seleccionado por Domingos Paciência, tendo em vista a deslocação de hoje do Sp. Braga a Matosinhos, para defrontar o Leixões, em partida a contar para a 12.ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol, cujo início está marcado para as 21.15 horas.
Depois de ter falhado a recepção ao União de Leiria, que terminou com a vitória dos minhotos por 2-0, e de não ter treinado até à passada quinta-feira, por se apresentar com sintomas de sindrome gripal, o jogador já se apresentou aos treinos a cem por cento e está de regresso aos escolhidos de Domingos. Há mesmo a hipótese de Hugo Viana regressar ao onze inicial do Sp. Braga, isto apesar de Andrés Madrid, que o substituiu na equipa titular na última partida, ter realizado uma boa exibição na qual quase não se sentiu a falta do criativo.

Para este encontro, o treinador praticamente não fez qualquer mexida na convocatória, com excepção para o regresso de Hugo Viana aos escolhidos. Os 19 jogadores convocados para o confronto de hoje, pelas 21.15 horas, com o Leixões, no Estádio do Mar, são os seguintes:
Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;
Defesas: João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Alberto Rodriguez e Evaldo;
Médios: Vandinho, Andrés Madrid, Mossoró, Alan, Hugo Viana, Matheus e Osvaldo;
Avançados: Adriano, Paulo César, Meyong e Yazalde.

Correio Minho

Bruno3429

Sp. Braga no Mar para manter a liderança

O Sporting de Braga joga hoje no estádio do Mar, em Matosinhos, frente ao Leixões (21h15) onde procura manter a liderança da Liga. Em caso de triunfo, a equipa arsenalista mantém-se na frente da prova, ao passo que se perder terá que esperar pelo desempenho do Benfica, que recebe amanhã a Académica.

Diario Minho

Bruno3429

Sporting de Braga não vence no Estádio do Mar há mais de 40 anos.... Domingos Paciência quer quebrar a tradição

O técnico do Sporting de Braga, Domingos Paciência, está apostado em quebrar a tradição de resultados da equipa minhota no Estádio do Mar.

A formação arsenalista não vence em Matosinhos há mais de 40 anos, mas o treinador está confiante em inverter esta tendência no jogo de hoje.

O encontro, a contar para 12.ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol, está marcado para as 21h15.

Para o encontro, o técnico do Braga convocou:

- Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.

- Defesas: João Pereira, Moisés, Rodriguez, Evaldo, Filipe Oliveira, André Leone.

- Médios: Vandinho, Madrid, Mossoró, Hugo Viana.

- Avançados: Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Osvaldo, Adriano, Yazalde.

Antena Minho

Bruno3429

Domingos acha que ainda é cedo para falar no título

O treinador do Sp. de Braga, Domingos Paciência, líder isolado da liga, repetiu ontem que "é precoce" assumir uma candidatura ao título, mas disse ser possível lutar por objectivos diferentes dos estabelecidos no início da época. "Claro que se uma equipa começa bem a temporada é natural que procure manter esses resultados", explicou na conferência de imprensa de antevisão da visita ao Leixões, hoje (21.15), da 12.ª jornada da Liga. O técnico recordou que o Sp. de Braga estabeleceu como objectivo melhorar a prestação de 2008/09. Domingos sublinhou que se a equipa chegar "a determinada jornada e sentir que pode atingir outros objectivos, tentará atingi-los", mas "à 12.ª jornada é precoce dizer que o Braga pode ser campeão, nem os adeptos podem pensar assim, é criar ilusões".

DN

Bruno3429

Hora de castigar também as visitas
PEDRO ROCHA

Líder no ranking das equipas com mais cartões na Liga Sagres, o Leixões parece ter entrado em absoluto descontrolo emocional. Por culpa ou não de algum excesso de zelo dos árbitros, poucos têm escapado a esta onda terrível de castigos e suspensões, sendo os casos mais paradigmáticos José Mota, que só poderá voltar a orientar a equipa do banco na próxima jornada, e o seu adjunto Jorge Mendonça. Hoje será António Pinto, outro adjunto, a figurar na ficha de jogo como técnico principal da equipa leixonense, e logo contra o líder Braga, que apenas conta uma derrota fora de casa. As circunstâncias não são nada favoráveis. Sem ganhar há um mês para o campeonato, o actual Leixões está irreconhecível em relação ao da época anterior (à 11ª jornada, era segundo) e precisa de descolar urgentemente dos últimos lugares, pelo que será crucial ganhar já esta noite. Ao Braga, especialmente ao técnico Domingos, o melhor a fazer é não entrar em comparações relacionadas com guarda-redes antes de jogar. Na época anterior, Jorge Jesus caiu nesse erro e teve como castigo duas derrotas, em Matosinhos e no AXA.


LEIXÕES

BRAGA

21h15

sporttv 1

Estádio do Mar


Árbitro

Olegário Benquerença

[AF Lisboa]


Assistentes

Bertino Miranda João Santos


LEIXÕES

Treinador

António Pinto

25 Diego GR

20 Laranjeiro LD

13 Joel DC

4 Tucker DC

6 Bruno Gallo LE

16 F. Alexandre MD

17 Wênio MO

7 Hugo Morais MO

9 Braga AD

21 Tiago Cintra AE

15 Pouga AV

1 Berger GR

30 Trombetta DC

23 Seabra MD

10 Fábio Espinho MO

28 Zé Manel AD

6 Léo AV 11 Faioli AV


BRAGA

Treinador

Domingos Paciência

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

5 Moisés DC

2 Rodriguez DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

45 Hugo Viana MD

8 Mossoró MO

30 Alan AD

19 Meyong AV

9 Paulo César AE

31 Kieszek GR

27 Filipe Oliveira LD

4 André Leone DC

23 Andrés Madrid MD

7 Osvaldo AD

99 Matheus AE

81 Adriano AV

14 Yazalde AV



Disposto a mudar o curso do Mar

Em jogos do campeonato, o Braga não ganha em Matosinhos desde 1967 e o último golo que ali marcou foi em 1969. Domingos Paciência quer quebrar a tradição. "Esses dados por vezes exercem influência nos jogadores, pelo que resta-nos lutar por alterar os registos e mudar a história", disse, esperando que a equipa encare o jogo de forma "positiva e optimista". "Os jogos terão um grau de dificuldade cada vez maior e, se queremos manter a condição de líder, a responsabilidade é maior. O Leixões vai colocar-nos muitas dificuldades, por querer chegar mais acima", projectou.


"Só dependemos de nós"
BRUNO CABRAL

Em 2000/01, Petit disse que o Boavista queria ficar em primeiro, mas que o título não era o objectivo. No escape à candidatura ao título, Domingos Paciência não vai tão longe, mas, nas entrelinhas, a ideia que passa é semelhante. Continua a falar no "sonho", chama "concorrentes directos" aos três grandes, torce sempre para que estes percam pontos e até sublinha que "a única equipa que depende de si própria é o Braga".

"Os objectivos continuam a ser os mesmos. É precoce dizer que o Braga pode ser campeão, mas, se chegarmos a determinada jornada e sentirmos que podemos atingir outros objectivos, lutaremos por eles", afirmou ontem Domingos, preocupado também com os adeptos. "Não podemos criar ilusão nas pessoas, para que amanhã não nos possam cobrar objectivos que não eram nossos. Há que ser realistas e os adeptos devem pensar assim, porque o Braga nunca foi campeão e até hoje nem um terceiro lugar conseguiu", alertou. Contudo, lembrou que o Braga tem "qualidade" e isso faz-lhe "continuar a sonhar" e a acreditar num "futuro melhor".

Líder isolado no último mês do ano, o Braga pode ser campeão de Inverno. "Esse título não existe, mas em termos psicológicos e de moral seria muito importante", referiu, acrescentando: "Vem aí uma paragem longa em que as pessoas vão ter mais tempo para ler os jornais e ver o Braga líder criar impacto internacional e isso enche-nos de orgulho". Neste quadro, o treinador lançou um aviso à navegação: "Dará muito trabalho, procuramos sempre o melhor e depois também é difícil manter-se lá em cima".


A ANÁLISE DE COROADO

Olegário Benquerença
AF Leiria

40 anos

internacional Sim

nº de jogos 159


MUITO DIFÍCIL

Difícil

MÉDIO

NORMAL

Jogos anteriores 2,94
personalidade 3
controlo disciplinar 3
interpretação das leis e regulamentos 3
condição física 4
média 3,19

As "agruras" que neste momento afectam os matosinhenses e a "barriga cheia" que os homens da Cidade dos Arcebispos patenteiam fazem supor tratar-se de partida aguerrida, mais lutada que jogada. A presença de árbitro calejado, rodado nas mais diversas competições e estilos de jogo, pressupõe garantia de equidade, segurança e rigor. Mais parra que uva, i.e. com melhores proveitos que feitos, perspectivando-se presença no Mundial de África do Sul no próximo ano, o filiado designado sente-se confiante, possivelmente convencido de que o simples facto de estar pré-seleccionado para aquele evento é garantia de respeito e admiração dos intervenientes.

árbitros assistentes

Bertino Miranda (AF Porto)

João Santos (AF Porto)

Desde há muito que, com inusitada regularidade, acompanham o chefe de equipa. Juntamente com José Cardinal, compõem trio de assistentes em rodagem para possível acompanhamento do chefe de equipa ao Mundial'2010. Sabem o que fazem, como fazem e como fazer bem.


O Jogo

Bruno3429

Domingos continua a "esquivar-se" ao tema do título

Técnico dos bracarenses não assume uma candidatura ao título de campeão nacional, mas aguarda por uma pequena ajuda dos adversários dos três "grandes" este fim-de-semana para consolidar a liderança da Liga Sagres. Isto, claro, se derrotar o Leixões, numa partida que Domingos considera poder estar plena de dificuldades.
Domingos Paciência continua a não quer vender sonhos ou ilusões no Sp. Braga. Apesar da liderança isolada na Liga Sagres, à partida para a 12ª Jornada, o treinador dos "arsenalistas" continua sem mudar o discurso das últimas semanas, não assumindo a candidatura ao título porque – reitera – a sua equipa também não pode desviar-se dos objectivos traçados no início da temporada.

Para Domingos, o título de Campeão de Inverno vale o que vale, embora Domingos Paciência demonstre vontade em vencê-lo no final da 1ª Volta por duas razões: pela projecção nacional mas, também, internacional que o mesmo dará ao Sp. Braga.

Para continuar na liderança do campeonato, os bracarenses contam com a ajuda de terceiros, jornada após jornada. No caso da 12ª, Domingos espera ter como parceiros o Vit. Guimarães, o Vit. Setúbal e Académica, que defrontam, respectivamente, FC Porto, Sporting e Benfica.

O Sp.Braga joga este sábado em Matosinhos, a partir das 21h15 e o técnico deseja mudar a história mais recente no Estádio do Mar. No historial de 13 jogos entre os dois clubes no reduto leixonense, apenas por uma vez o Sp. Braga conseguiu vencer, na já longínqua época de 1967/68, com um triunfo por 2-0.

Mesmo assim, o técnico dos arsenalistas está à espera de dificuldades frente aos leixonenses.

Na lista de 19 convocados elaborada por Domingos Paciência, destaque para o regresso de Hugo Viana, após ter falhado o jogo com a U. Leiria devido a uma síndrome gripal.

Lista de convocados: Eduardo, Kieszek, João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Rodriguez, Evaldo, Vandinho, Andrés Madrid, Mossoró, Alan, Hugo Viana, Matheus, Osvaldo, Adriano, Paulo César, Meyong e Yazalde.

RR

Bruno3429

Sp. Braga: Domingos repete convocatória para deslocação ao Mar
Hugo Viana recuperou e é opção para o Leixões


O treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, não fez qualquer alteração em relação ao leque de jogadores que havia chamado para a recepção á União de Leira. Assim, no jogo de sábado á noite frente ao Leixões, o técnico terá à disposição os mesmos 19 atletas.

Recorde-se que, no jogo da última segunda-feira Hugo Viana foi baixa de última hora, devido a um problema gripal. No entanto o jogador já treinou normalmente na quinta-feira e está entre os eleitos.

Os únicos impedimentos no plantel «arsenalista» são Peterson, a recuperar de uma lesão no joelho, e Possebon, com sintoma gripal.

O Sp. Braga vai tentar manter a liderança isolada da prova, num jogo que tem o pontapé de saída marcado para as 21h15 e no Estádio do Mar, em Matosinhos.

Lista dos 19 convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.

Defesas: João Pereira, Moisés, Rodriguez, Evaldo, Filipe Oliveira, André Leone.

Médios: Vandinho, Madrid, Mossoró, Hugo Viana.

Avançados: Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Osvaldo, Adriano, Yazalde.

Maisfutebol

Bruno3429

ABC defende a liderança no jogo com o Águas Santas

O ABC defronta esta tarde o Águas Santas em jogo a contar para a I Divisão do Campeonato Nacional de Andebol.

A formação bracarense defende a liderança na prova e parte como favorita para este duelo.

O jogo Águas Santas - ABC tem início às 18 horas.

Antena Minho

JotaCC

A tradição até está do lado do Leixões mas este ano a equipa-sensação é o Sp. Braga

O primeiro lugar da Liga é do Sp. Braga e é para manter. E isso passa por uma vitória no Estádio do Mar, esta noite. Mesmo que a história indique que esse é um cenário improvável, mesmo que nos 13 jogos disputados entre os dois clubes para o campeonato em Matosinhos só por uma vez os bracarenses tenham levado a melhor. Aconteceu em 1967/68.

É com a confiança decorrente deste historial que António Pinto, treinador adjunto do Leixões, encara a partida: "A tradição fala por nós. Nos últimos dois anos, em quatro jogos, ganhámos três, empatámos um e não sofremos nenhum golo", lembrou, reconhecendo que tem pela frente um "adversário difícil": "Temos de usar tudo o que de bom temos para neutralizar o Sporting de Braga e estou convicto de que vamos conseguir. Também temos as nossas almas e vamos utilizá-las".

António Pinto, que vai fazer as vezes de José Mota, ainda a cumprir castigo, comparou o plantel do actual líder da Liga ao plantel do Leixões que, na época passada, chegou a Dezembro como primeiro classificado do campeonato: "O plantel do Sp. Braga é mais equilibrado, vasto, e permite fazer alterações e manter um nível mais regular. O primeiro lugar deles não surpreende, porque têm sido o colectivo mais forte".

De um lado do campo, a equipa-sensação do ano passado, do outro, a equipa-sensação deste ano. Domingos Paciência não tem como esconder a boa temporada do Sp. Braga, mas insiste em pôr água na fervura: "Claro que se uma equipa começa bem é natural que procure manter esses resultados, mas os objectivos continuam a ser os mesmos. À 12.ª jornada, é precoce dizer que o Braga pode ser campeão".

Urgente, isso sim, é vencer o adversário desta noite. "O Leixões vai colocar-nos muitas dificuldades, joga em casa, a sua classificação não é boa neste momento e o seu objectivo é estar mais acima e por isso vamos encontrar um Leixões a procurar ganhar o jogo", perspectiva, encarando com agrado a possibilidade de poder chegar ao Natal na liderança: "O título de campeão de Inverno não existe, mas em termos psicológicos e de moral é muito importante. Vem aí uma paragem longa e ver o Braga líder tem impacto até em termos internacionais".


PUBLICO

JotaCC

Sob pressão dos 'grandes', Braga joga fora de casa para manter ponta

Um verdadeiro choque de opostos promete agitar a 12ª rodada do Campeonato Português, que será disputada neste fim de semana. Líder com 28 pontos e apresentando uma campanha praticamente impecável, o Braga visita, hoje, o Leixões, 14ª classificado com apenas nove pontos conquistados. Apesar de um cenário favorável para os visitantes, o Braga adotou cautela ao analisar o confronto.

"O Braga só está fazendo essa grande campanha porque respeita a todos os seus adversários. O Leixões não atravessa um grande momento, mas do outro lado do campo existem profissionais sérios e que podem nos criar problemas", afirmou o técnico do Braga, Domingos Paciência.

Também na briga pelo título nacional, o Benfica, que caiu ao terceiro posto após a goleada do Porto sobre o Vitória de Guimarães, nesta sexta-feira, entra em campo somente no domingo, quando recebe no Estádio da Luz, em Lisboa, a Académica, que soma dez pontos e flerta com a zona de rebaixamento.

Com 15 pontos ganhos e sem querer perder de vez o contato com os líderes, o Sporting jogará apenas na segunda-feira, quando visita o Vitória de Setúbal, lanterna com oito pontos.


GAZETA ESPORTIVA

JotaCC

Sporting de Braga defende liderança em Matosinhos

O Sporting de Braga defende hoje a liderança na Liga em Matosinhos, frente ao Leixões, depois de o FC Porto ter igualado o Benfica na segunda posição, ao triunfar sexta-feira sobre o Vitória de Guimarães (4-1).

A equipa orientada por Domingos Paciência só depende de si para manter o primeiro lugar, o que significa que, se vencer, preservará, no mínimo, os dois pontos de vantagem sobre Benfica, que recebe no domingo a Académica, no Estádio da Luz.

Um eventual empate dos minhotos e uma vitória "encarnada" juntá-los-á de novo no topo da classificação com 27 pontos cada, tendo o Sporting de Braga vantagem decorrente da vitória em casa sobre o Benfica por 2-0 para se manter líder, ainda que "ex-aequo".

Além do Leixões-Sporting de Braga, realizam-se hoje mais dois jogos, o Rio-Ave-Belenenses e o Naval-Paços de Ferreira.

A equipa de Vila do Conde, a atravessar excelente fase, parte como favorita para o confronto com os "azuis" do Restelo, colocados numa posição delicada na tabela, enquanto se prevê muito equilíbrio entre a Naval e o Paços de Ferreira, com a curiosidade extra do treinador navalista, Ulisses Morais, defrontar a sua anterior equipa.

A jornada prossegue no domingo e termina segunda-feira, dia em que o Sporting visita o Bonfim para defrontar o Vitória de Setúbal, "lanterna vermelha".


O JOGO