News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DE 03/12

Started by JotaCC, 03 de December de 2009, 07:48

Previous topic - Next topic

JotaCC

Uma defesa colossal
MINHOTOS SOFREM MENOS GOLOS DO QUE OS GRANDES DA EUROPA
   
O Sp. Braga surpreende a Europa do futebol com a liderança consolidada da Liga, mas também com números para a história. Neste momento, a defesa dos minhotos é a menos batida de todos os grandes campeonatos do Velho Continente. E só não é mesmo a melhor porque o Estrela Vermelha de Belgrado comanda o campeonato sérvio com 4 tentos sofridos em 13 jogos. No resto, entre todas as grandes ligas a defesa do Sp. Braga pode ser mesmo catalogada de colossal, pois suplanta nomes gigantes como os que lideram, por exemplo, os "big five" campeonatos europeus: Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França.

Ou seja, Barcelona, Chelsea, Bayer Leverkusen, Inter de Milão e Bordéus são nomes grandes nos respetivos países, mas o que todos eles têm em comum é que sofreram mais golos do que o Sp. Braga, como se pode ver em detalhe na coluna ao lado. E mesmo que todos tenham mais jogos disputados, a melhor média continua a ser do líder português. Aliás, além do supracitado caso do Estrela Vermelha, só uma equipa se aproxima da excelência bracarense. Trata-se do Olympiacos, líder do campeonato grego, com 6 golos sofridos (mais um do que os arsenalistas) em 12 jogos.

O Sp. Braga de Domingos Paciência, em suma, consolida a sua liderança numa organização defensiva assinalável, num processo que começa lá na frente em... Meyong!

RECORD

JotaCC

Andrés Madrid vai repetir a titularidade


A boa exibição de Madrid, na passada segunda-feira, frente ao Leiria deixa o treinador do Sp. Braga descansado na preparação do próximo jogo do campeonato, sábado, no Estádio do Mar, diante de um adversário que nas últimas temporadas tem-se assumido como um grande quebra-cabeças para os arsenalistas.

O indiscutível Hugo Viana continua doente, em casa, a recuperar de um forte síndrome gripal, e face à proximidade do jogo com os leixonenses, é praticamente ponto assente que o médio internacional português está fora desse jogo da 12.ª jornada.

Assim sendo, nova oportunidade para Madrid 'matar' saudades e mostrar toda a classe (e agora também maior experiência) que patenteou nas primeiras épocas no Sp. Braga, desde que chegou em 2004 à cidade dos arcebispos. Ao mesmo tempo, não deixa de ser um prémio merecido para o argentino, pela atitude que tem vindo a mostrar na condição de suplente.

> Madrid, que não era primeira escolha no Sp. Braga desde 20 de Dezembro de 2008 (jogo com o Rio Ave da época passada)... e o seu reaparecimento foi em bom plano contra os leirienses, jogo onde fez mesmo a assistência para o golo de Matheus, estando à altura de Hugo Viana.

Treino específico para os principais


A pensar no jogo com o Leixões, Domingos Paciência voltou a gerir ontem o plantel de forma programada. No arranque da sessão matinal, subiram todos ao relvado, mas cerca de uma hora depois os habituais titulares saíram mais cedo. Os restantes elementos permaneceram no relvado em intenso trabalho técnico e sob olhar atento de Paciência.

À parte do grupo, o jovem médio Peterson voltou a subir ao relvado, mas ainda cumpre trabalho específico com o recuperador Francisco Miranda.
Este foi o último treino aberto da semana do Sp. Braga, porque a partir de hoje as sessões são à porta fechada.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Madrid é o primeiro reforço

Os apelos de Domingos Paciência valeram a pena. Sem nunca o fazer publicamente, o treinador falou muitas vezes com Andrés Madrid, tentando recuperar um médio que foi craque no passado mas se apagou com as lesões e a desmotivação inerente. Domingos sabe há muito que os melhores reforços que pode desejar para Janeiro estão dentro do próprio plantel. Pela qualidade, experiência e estofo na luta pelos primeiros lugares (são ambos campeões pelo FC Porto), Adriano e o médio argentino têm sido trabalhados para que possam apresentar-se em Janeiro perto da plenitude. O Braga não tem tido soluções para o meio-campo e ataque, e neles pode estar a chave para que a segunda metade da época seja tão boa como a primeira.

No que respeita a Madrid, o empenho da estrutura técnica e o desejo de todos os adeptos começa a valer a pena. Contra o Leiria, voltou a ser titular com a camisola arsenalista, um ano depois da última vez. Pelo meio, algumas aparições de dragão ao peito e 90 minutos jogados contra o Estrela da Amadora. Foi há quase oito meses. No início desta época esteve para sair, mas a SAD convenceu-o a ficar com o intuito de o recuperar. Fernando Alexandre até saiu para o Leixões, sabedor que esta intenção o poderia prejudicar.

A súbita gripe de Hugo Viana precipitou a opção por Madrid. Longe ainda dos melhores índices físicos, o jogador que Jesualdo Ferreira potenciou soube gerir o esforço de forma a não quebrar. Na segunda parte assistiu Matheus para o golo e o técnico recusou-se a substituí-lo, até porque a oportunidade para lhe conferir rodagem era ideal. Madrid está na calha para voltar a jogar no próximo sábado, em casa do Leixões. Isto porque Viana se mantém gripado.

Com Madrid, o habitual 4x3x3 transforma-se em 4x2x3x1. Teoricamente o Braga atacaria menos, mas não foi isso que se verificou: a equipa levou a cabo 41 ataques, exactamente igual à média com Hugo Viana no onze. Curiosamente, também o número de recuperações de bola foi idêntico: uma para cada um. Mas aqui, o médio argentino pode lamentar-se da falta de empreendedorismo leiriense, que deitou por terra qualquer vontade de mostrar capacidade defensiva.



Seis anos sempre a cair e perder valor de mercado

Só de 2004/05 para 2005/06 Madrid cresceu. Mas é fácil explicar, pois na primeira época chegou em Janeiro, pela mão de Rui Águas, e não teve tempo de jogar mais de 13 vezes. A boa resposta aguçou o apetite e a época seguinte dificilmente poderia ter sido melhor. O argentino tornou-se um pêndulo imprescindível. Sucedeu-se o interesse de vários clubes, mas o Braga não o vendeu. As lesões apareceram a seguir e, tudo junto, foi demais para Madrid, que caiu a pique. O interesse dos azuis acabou por dar frutos, mas também no Dragão não foi feliz. Com pouco valor de mercado, o Braga não abriu mão e agora tem tudo para ver outra vez os números a subir.



Centrais de regresso

Num treino que voltou a ser mais curto para os titulares, foi novidade o regresso de Moisés e Rodriguez ao trabalho de campo. Boa notícia para Domingos, que insiste quase todos os dias na finalização, para que não se repita o desperdício do último jogo. Petterson é o único lesionado e Hugo Viana mantém-se em casa, com gripe sazonal.



Mossoró desvaloriza ataque do Benfica

A um jornal do Brasil, Mossoró explicou o porquê de o Braga ser líder em Portugal. A defesa é o segredo para vencer. "Poderíamos ter mais golos marcados e não estar na liderança, como o Benfica", explicou. "Havia um respeito muito grande aos três grandes, mas a equipa ganhou consciência que tinha condições para os encarar com a mesma força", prosseguiu. Importante também é o espírito criado. "O destaque está na união do grupo, sem contar a força na marcação. Temos como base jogadores que conhecem muito bem o campeonato e usam a sua experiência para transmitir calma aos demais", vincou.


O JOGO

david

Eduardo e Moisés reintegradosPor Redacção

Numa semana mais curta que a habitual, por força da antecipação para sábado do jogo com o Leixões, Domingos Paciência integrou ontem Moisés e Eduardo na rotina do plantel. A dupla tinha ficado no ginásio no dia seguinte ao triunfo sobre o U. Leiria.

O segundo dia de preparação ainda foi dominado por ritmos moderados. Os titulares trabalharam meia hora no relvado, recolhendo mais cedo aos balneários, enquanto o restante grupo cumpriu integralmente a sessão.

A partir de hoje e até à véspera da deslocação ao Estádio do Mar, o plantel treina à porta fechada, prevendo-se que Hugo Viana integre os treinos até amanhã. O jogador está em repouso domiciliário por causa de um síndrome gripal, mas o treinador acredita ser possível chamá-lo aos convocados.

Caso Hugo Viana enfrente dificuldades de ordem física, Domingos renovará a aposta em Andrés Madrid para formar com Vandinho a dupla de médios defensivos no esquema habitualmente apresentado pelo Sp. Braga.

Leia mais sobre a actualidade do Sporting de Braga na edição impressa de A BOLA desta quinta-feira.
08:14 - 03-12-2009

Bruno3429

Elmano Santos apita Sporting e Cosme Machado na Luz
JÁ JORGE SOUSA DIRIGE V. GUIMARÃES-FC PORTO  

Elmanos Santos (Madeira) foi árbitro nomeado para o encontro da 12.ª jornada entre V. Setúbal e Sporting, que se realiza na próxima segunda-feira, às 20:15. Já Cosme Machado (Braga) vai estar no Estádio da Luz, onde irá dirigir o Benfica-Académica, no domingo.

O encontro que abre a jornada, que opõe o V. Guimarães ao FC Porto, no Estádio D. Afonso Henriques, já na sexta-feira, terá Jorge Sousa (Porto) como árbitro.

Nota ainda para o desafio entre Leixões e Sp. Braga, que será dirigido por Olegário Benquerença (Leiria).

Programa da 12.ª Jornada:

LIGA SAGRES

- Sexta-feira (4/12):
Vitória de Guimarães - FC Porto, Jorge Sousa (Porto)

- Sábado (5/12):
Naval - Paços de Ferreira, João Capela (Lisboa)
Rio Ave - Belenenses, Bruno Esteves (Setúbal)
Leixões - Sporting de Braga, Olegário Benquerença (Leiria)

- Domingo (6/12):
Marítimo - Olhanense, Carlos Xistra (Castelo Branco)
Benfica - Académica, Cosme Machado (Braga)

- Segunda-feira (7/12):
Vitória de Setúbal - Sporting, Elmano Santos (Madeira)
U. Leiria - Nacional, Bruno Paixão (Setúbal)

LIGA VITALIS

- Sábado (5/12):
Estoril - Penafiel, Paulo Baptista (Portalegre)

- Domingo (6/12):
Oliveirense - Fátima, Pedro Henriques (Lisboa)
Varzim - Carregado, Hugo Pacheco (Porto)
Desportivo Chaves - Trofense, Lucílio Baptista (Setúbal)
Freamunde - Santa Clara, João Ferreira (Setúbal)
Portimonense - Desp. Aves, Luís Catita (Évora)
Feirense - Sporting Covilhã, Vasco Santos (Porto)

- Terça-feira (8/12):
Beira-Mar - Gil Vicente, Artur Soares Dias (Porto)

Record

JotaCC

VOLEIBOL FEMININO - SPORTING DE BRAGA SEGUE EM FRENTE

A contar para a 1ª eliminatória da Taça de Portugal feminina o Sporting de Braga deslocou-se a Lisboa para defrontar a Lusófona, equipa que milita na A2 e venceu por 3-0 com os parciais de 25-23, 25-15 e 25-15.


Foi um encontro em que as bracarenses tiveram que estar sempre no seu máximo dado que a Lusófona possui um conjunto alto e muito aguerrido e que nunca facilitou a vitória justa do Sporting de Braga. A Lusófona sem nada a perder e tudo a ganhar fez sentir, logo no início do 1º set, que o Braga não ia ter um jogo fácil e que a eliminatória só poderia ser vencida se as bracarenses estivessem ao seu melhor nível. No 1º tempo técnico do 1º set, o Braga perdia por 8-4 mas paulatinamente foi-se adaptando ao jogo das lisboetas, tacticamente explorou muito bem os pontos mais fracos das adversárias o que acabou por resultar numa vitória apertada no 1º set por 25-23. A partir daqui o Sporting de Braga controlou sempre o resultado, esteve sempre em vantagem no marcador mas nunca "tirou o pé do acelerador" e só assim conseguiu fechar os 2º e 3º sets com 25-15. Boa exibição em termos globais das bracarenses, muito bem no serviço, bem no ataque, distribuição e bloco, com poucos erros o que permitiu carimbar o passaporte para a 2ª eliminatória da Taça de Portugal, a ser jogada no dia 27 de Dezembro (?) e cujo sorteio será realizado na sede da FPV na próxima 4ª feira.


O Sporting de Braga apresentou-se em Lisboa, com a seguinte equipa: Bruna Rodrigues e Xana Fernandes (liberos), Catarina Dias e Marina Costa (distribuidoras), Sara Barata, Alexis Rodrigues e Bárbara Julião (centrais), Mariana Filipe (oposta), Filipa Castro, Joana Teixeira e Mariana Falcão (pontas).

Nesta 1ª eliminatória da Taça destaque para a eliminação do Leixões da A1 pela equipa de S. Tirso da A2 e destaque ainda para a eliminação do Gueifães pelo CA Trofa. Dado que nos Açores, a equipa do Ribeirense foi eliminada pelo Clube K, podemos dizer que os finalistas da Taça de Portugal da época passada ficaram já ambos pelo caminho nesta 1ª eliminatória.

Veja aqui os resultados

Ficaram isentos desta 1ª eliminatória os seguintes clubes: GD Cascais, CF Os Belenenses, CD Póvoa, CV Oeiras e CV Lisboa.

No próximo domingo o Campeonato Nacional A1 está de volta e o Braga recebe no pavilhão da Universidade do Minho, pelas 16H00, o forte conjunto do Gueifães, naquele que será o 3º jogo das bracarenses numa semana. Uma vitória frente à equipa da Maia poderá ser um passo em frente importante na classificação, tendo em conta que o Gueifães, pelos resultados que tem feito até agora, poderá ser considerado como o candidato ao título mais acessível ao Sporting de Braga.



PERFILNORTE PATROCINA VOLEIBOL



O SC Braga e a empresa PerfilNorte assinaram um contrato de publicidade, válido por uma época desportiva, para a Secção de Voleibol. Na cerimónia de oficialização da parceria, que decorreu na sala de imprensa do Estádio 1º de Maio, estiveram presentes a vice-presidente da Secção, Nádia Covas, o treinador da equipa juvenil do SC Braga, José Carlos, e os administradores da PerfilNorte, José Correia Fernandes e Cândida Fernandes.

Esta parceria, segundo frisou a vice-presidente Nádia Covas, "é de enaltecer, porque sem verbas é complicado dar sequência a este projecto", ao mesmo tempo que agradeceu todo o apoio da PerfilNorte. Por parte desta empresa, o administrador José Correia Fernandes frisou que é um enorme orgulho "ajudar o Clube do meu coração."

S.C.BRAGA.PT