News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DE 02/12

Started by JotaCC, 02 de December de 2009, 07:47

Previous topic - Next topic

JotaCC

Calendário faz acreditar no título de inverno

O registo único à passagem da 11ª jornada, desde que as vitórias valem três pontos, diz tudo sobre o brilhantismo da época arsenalista. O título nacional mantém-se assunto tabu, mas ser campeão de Inverno é nesta fase uma obrigação. A equipa bracarense lidera com dois pontos de avanço sobre o Benfica e cinco por comparação com o FC Porto. Além disso, dispõe de um calendário amplamente favorável quando comparado com o dos rivais. Cheira a um Natal fantástico em Braga!

Neste século, os guerreiros já passaram a 11ª jornada em primeiro lugar uma vez. Com Jesualdo Ferreira, em 2005/06, os 26 pontos então conquistados ofereciam aos adeptos a mesma esperança que hoje se vive. O Braga terminaria fora do pódio (quarto lugar), e talvez esse seja um exemplo que obrigue SAD, técnico e jogadores a não assumirem os objectivos de que todos já falam.

A queda da equipa começou precisamente nesse Dezembro. Em cinco jogos, uma vitória e quatro derrotas fizeram ultrapassar o ano em sexto lugar, já a sete pontos da liderança, que no final da temporada distou oito. Agora, as contas são muito mais fáceis e favoráveis. Em primeiro lugar, por restarem três jogos até ao final de 2009 e não cinco, como então. Em segundo, porque a equipa apresenta sinais de maior qualidade, como os três golos marcados a mais atestam. E, por fim, pelo que o sorteio de Julho ditou para esta fase. Só os minhotos e o FC Porto jogam duas vezes fora de casa, mas Leixões e Paços de Ferreira não serão, em teoria, missões tão espinhosas como Guimarães e Benfica. As águias têm precisamente o clássico com os dragões a marcar o final de ano. Em casa, o Braga defronta a Naval.

Contas feitas, bastam sete pontos (o resto é vantagem dos confrontos directos) para que o título de campeão de Inverno seja uma realidade. E depois não há como evitar abordar abertamente a possibilidade de suceder ao Boavista como intruso entre o leque de habituais campeões. Até porque já estarão decorridas 14 jornadas, quase metade do campeonato, mais do que na maioria das épocas descritas. Mas Domingos quer esperar pela ronda 20.


Domingos
Recordes em catadupa


Sete vitórias consecutivas a abrir foram um recorde, da mesma forma que 28 pontos em 11 jornadas o são. Domingos continua a quebrar recordes, e a última vitória permitiu superar Jesualdo Ferreira em 2005/06. Antes tinha melhorado Cajuda em 2000/01.

Braga à 11ªjornada

2000/01

3º 23 pontos

2001/02

10º 15 pontos

2002/03

10º 14 pontos

2003/04

4º 21 pontos

2004/05

5º 19 pontos

2005/06

1º 26 pontos

2006/07

4º 20 pontos

2007/08

7º 15 pontos

2008/09

7º 17 pontos

2009/10

1º 28 pontos


Filipe Vieira acusado de pressionar a Liga

A SAD do Braga confirmou a intenção de recorrer para o Conselho de Justiça da FPF a propósito da decisão da Comissão Disciplinar da Liga de não instaurar processos sumaríssimos a Javi García e Saviola, uma vez, que nos casos de Di María e Rui Costa, não há ainda qualquer notificação da CD.

Mas é na crítica à forma como o respectivo órgão tratou estes processos que recaem as maiores preocupações. Para a SAD minhota, Luís Filipe Vieira pressionou a decisão com as suas declarações. "Tentou deliberadamente condicionar as decisões da referida Comissão fazendo juízos públicos infundados sobre os processos em análise", lê-se já depois do pedido para que "as decisões não tenham sido (ou sejam no futuro) influenciadas por pressões criadas por altos responsáveis do Benfica."

O Braga estranha ainda o "critério que tem sido seguido pela CD, que arquiva processos apoiados em imagens televisivas e prossegue com participações sem qualquer suporte", numa alusão à inquirição oficial do staff minhoto a propósito de uma denúncia do Benfica por suposta injúria por parte de um atleta, que O JOGO sabe ser Moisés.


Javi García

Um dos processos que não mereceu atenção da CD da Liga de Clubes foi o que reporta ao minuto 18. Os arsenalistas consideram que o médio espanhol do Benfica agrediu, deliberadamente e com um pontapé, Meyong, quando este estava no chão. Será interposto recurso.

Di María

Os bracarenses socorrem-se das imagens para provar que foi o argentino que incendiou o ambiente pouco antes do intervalo e do que aconteceu no túnel. Angelito é acusado de ter empurrado um elemento do banco de suplentes, pontapeando ainda uma bola de forma ostensiva.

Saviola

O último sumaríssimo intentado pelo Braga tem que ver com uma alegada cotovelada de Saviola em Paulo César ao minuto 78. O brasileiro ficou a contorcer-se com dores, mas o árbitro não agiu em conformidade com o que agora é solicitado. O CD da Liga recusou e seguirá recurso para o CJ da FPF.



Evaldo
"É claro que penso jogar na selecção de Portugal"

Bastará Carlos Queiroz estalar os dedos de uma mão para Evaldo responder afirmativamente à Selecção Nacional. O défice de laterais-esquerdos em Portugal persiste, e o defesa do Braga, que entretanto já obteve passaporte português, diz-se disponível para resolver a questão. "É claro que penso na selecção de Portugal. Se aparecer a oportunidade, ficarei muito contente. Estou aqui para isso, para ajudar", afiançou, embora ressalvando que o Braga estará sempre "em primeiro lugar". Satisfeito com nova ultrapassagem ao Benfica e a actual liderança no campeonato, Evaldo garante que o segredo do Braga não é nada transcendental. "Trabalhamos muito bem todos os dias, pensando jogo a jogo, sem olhar para o primeiro lugar", explicou, certo de que a equipa apenas pecou por ter poupado em matéria de golos com o Leiria.



Centrais de fora
Petterson de volta

Rodriguez foi poupado a esforços, mas viu o treino do banco, ao contrário de Moisés, que ficou no ginásio. Domingos assistiu ao regresso de Petterson à relva.

OJOGO

JotaCC

Polémica: Minhotos acusam Filipe Vieira de tentar influenciar a Liga
Braga e Benfica em guerra aberta

Revolta e agitação na Pedreira, apesar de o Sporting de Braga ter reassumido o comando isolado do campeonato. O motivo é a não instauração de sumaríssimos aos benfiquistas Di María, Saviola, Javi García e Rui Costa, como pretendiam os minhotos. O clube não se conforma com a decisão da Comissão Disciplinar (CD) da Liga e acusa Luís Filipe Vieira de ter tentado influenciar essa decisão.

Em comunicado, o Sp. Braga "estranha os critérios" seguidos pela CD da Liga e anuncia que intentará recurso junto do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. O líder do campeonato teme que a CD da Liga se tenha deixado influenciar por "declarações proferidas publicamente por Luís Filipe Vieira" na sequência do Braga-Benfica, nomeadamente "juízos públicos infundados sobre os processos em análise".

Na base da revolta minhota estão supostas agressões de Javi García a Meyong [um pontapé na cabeça, aos 17 minutos] e de Saviola a Paulo César [cotovelada, aos 78 minutos]. Estão, ainda, "uma conduta provocatória e incendiária" de Di María e "ameaças e tentativa de agressão" de Rui Costa, administrador da SAD encarnada. O Braga queixa-se de desigualdade de tratamento, revelando que, nas últimas semanas, têm sido inquiridos vários membros do clube relativamente a uma participação apresentada pelo Benfica, por alegadas injúrias.

"Estranhamos o critério seguido pela CD da Liga, que arquiva liminarmente processos devidamente apoiados em imagens televisivas oficiais e prossegue com participações sem qualquer suporte oficial, baseando-se apenas no 'diz que disse'", acusam. O clube rejeita ainda responsabilidades na divulgação de imagens das agressões no túnel do Estádio Municipal de Braga por parte da SIC.

O Benfica admitiu ontem que não iria reagir "para já", deixando qualquer declaração para depois da partida desta noite com o BATE.

APONTAMENTOS

OUTRA QUEIXA


As confusões no Sp. Braga-Benfica levaram o director-geral do clube minhoto, João Gomes, a avançar com queixas-crime, a título pessoal, contra Luís Filipe Vieira e Rui Costa.

HUGO VIANA DE BAIXA

O internacional português Hugo Viana falhou a partida de segunda-feira dos bracarenses com a U. Leiria (vitória 2-0) e ontem voltou a não treinar devido a sintomas gripais. Afastada está a hipótese de o médio ter contraído o vírus H1N1 (gripe A).


CORREIO DA MANHA

JotaCC


Sp. Braga deixa no ar ideia de que Liga cede a pressões


O Sporting de Braga acusa a comissão disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) de ter critérios diferentes e o presidente do Benfica de tentar influenciar as suas decisões.

Segundo o comunicado divulgado ontem, o clube "intentou quatro processos sumaríssimos junto da CD da LPFP contra os atletas Javi García, Saviola e Di María, assim como contra o administrador da SAD do Benfica, Rui Costa" na sequência do jogo entre os dois clubes da 9.ª jornada da Liga. Na base deste processo estão as alegadas agressões de Javi García e Saviola a jogadores bracarenses e o comportamento de Di María à saída para o intervalo que os minhotos consideram ter desencadeado toda a confusão.

PUBLICO
O Sp. Braga diz agora ter recebido com "estranheza e surpresa" a notificação do indeferimento dos sumaríssimos, informando que vai recorrer junto do Conselho de Justiça da FPF.

O clube minhoto diz ainda desejar "que as decisões da CD da LPFP não tenham sido, ou sejam no futuro, influenciadas por pressões criadas por altos responsáveis do Benfica". Uma alusão a declarações proferidas por Luís Filipe Vieira. Sobre os processos de Di María e Rui Costa o Sp. Braga revela que ainda não foi notificado.

Bruno3429

Andrés Madrid um ano depois
Por Germano Almeida

Médio argentino não era titular desde 20 de Dezembro. Tapado por Viana, Vandinho e Mossoró.

Nesta época de boas surpresas e várias confirmações em Braga, o jogo com o U. Leiria ditou o regresso de Madrid. O médio argentino não era titular desde 20 de Dezembro de 2008, data em que jogou de início na partida com o Rio Ave, relativa à 12.ª jornada do passado campeonato, que os minhotos venceram por 1-0.

Chegado a Braga em 2004, Madrid foi uma das principais figuras da formação minhota nas primeiras épocas. Jesualdo Ferreira contava muito com ele - de tal modo que o treinador, já no Dragão, solicitou o seu empréstimo ao FC Porto. Sem vingar na casa portista, Madrid voltou ao Minho, mas Domingos ainda não o tinha chamado à titularidade.

Com o meio-campo bracarense a carburar (Vandinho, Viana, Mossoró), têm estado tapados os caminhos para nova afirmação de Madrid.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga-Benfica continua na ordem do dia

O Sporting de Braga emitiu ontem um comunicado em que acusa a Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional de ter critérios diferentes e o presidente do Benfica de tentar influenciar as suas decisões. Tudo isto ainda a propósito do encontro que as duas equipas disputaram no Estádio AXA.

Diario Minho

JotaCC

A1 feminino: Ribeirense vence líder
Derby açoriano teve como vencedor as vice-campeãs sobre o Clube K, na vingança pela eliminação da Taça de Portugal.

O Ribeirense levou a melhor no jogo mais aguardado da 9ª jornada, ao vencer o derby açoriano. Frente ao Clube K, as vice-campeãs tinham na memória a eliminação da Taça de Portugal, que se deu na passada sexta-feira, mas o jogo não estava a começar da melhor forma, depois de estarem em desvantagem 1-2 (25-15;20-25;18-25). Mas numa partida emotiva, a equipa da casa deu a volta ao resultado, depois de empatar a partida (25-17), para depois se decidir tudo na "negra", onde o Ribeirense venceu, desta vez, por 15-13.

Quem não desarma pelos lugares cimeiros é o CA Trofa, que venceu facilmente o ALA Gondomar, pela margem máxima (25-17;25-14;25-15), e continua assim no segundo lugar, tal como o Gueifães superou o Leixões, ao vencer por 0-3.

Longe do fulgor de outros tempos está o CS Madeira, que no derby madeirense saiu derrotado pela margem máxima diante do Câmara de Lobos, com os vencedores a ascender ao 5º lugar, precisamente o que o CS Madeira ocupava.

Por fim o CV Oeiras continua a somar derrotas, não vencendo ainda qualquer jogo, saindo derrotado desta vez perante o Sp. Braga, por 3-0.

Bruno3429

Moisés e Rodríguez no ponto
CENTRAIS TRABALHAM A CEM POR CENTO COM A MIRA NO ESTÁDIO DO MAR
 

Início esta manhã da preparação do líder para o jogo no Estádio do Mar, sábado a parir das 21.15 horas. Moisés e Rodríguez, a dupla de centrais titular, já trabalharam sem qualquer tipo de condicionalismos, depois das limitações de ontem. Os onze jogadores que alinharam na última 2.ª feira realizaram um treino ainda de recuperação, enquanto os restantes trabalharam durante hora e meia.

Hugo Viana continua ausente dos trabalhos devido a uma gripe que já o afastou do jogo com a U. Leiria, enquanto Peterson prossegue a recuperação a uma lesão num joelho.

Record

Bruno3429

TREINO QUINTA-FEIRA ÀS 16H00 À PORTA FECHADA 

O plantel do SC Braga treina quinta-feira, dia 3 de Dezembro, às 16h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e comunicação social.

SCBraga