News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DE 05/11

Started by JotaCC, 05 de November de 2009, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

Liga Intercalar: Sp. Braga derrotado pelo Feirense

'Chapa cinco' sem resposta. E uma equipa sem personalidade e a transbordar imaturidade. O Sp. Braga voltou a perder para a Liga Intercalar, desta vez frente ao Feirense e com uma goleada (0-5), a mais pesada derrota das três jornadas já disputadas na competição.

Ao contrário dos últimos jogos, a equipa arsenalista alinhou apenas com juniores no onze, à excepção do guarda-redes Pawel Kieszek, o único jogador da equipa principal chamado para o desafio. E não foi uma tarde feliz para o guardião, que acabou por ver cinco bolas pararem no fundo das redes. No primeiro lance, o polaco ficou mal na fotografia.

O jogo - com sentido único - ficou marcado logo aos sete minutos com a expulsão de Aníbal (que viu vermelho directo após falta sobre Adilson isolado à entrada da área) deixando o Sp. Braga reduzido a dez unidades. Pouco depois, Toumany até teve a primeira grande oportunidade, mas desperdiçou de forma escandalosa de baliza aberta e ditou um novo rumo à história do jogo.

Mais madura, a equipa de segunda linha do Feirense (com apenas dois habituais titulares) abriu o marcador com um cabeceamento de Luciano, aos 18 minutos, após livre de Hélder Castro. À passagem da meia hora, Renato Queirós cabeceou em cheio para o segundo, aproveitando uma falha da defesa e um grande cruzamento de Bruno Rodrigues.
No minuto seguinte, o Feirense ficou também reduzido a dez unidades, após Giba ter visto o segundo amarelo.

Na segunda parte, regressou o caudal ofensivo do Feirense, perante a apatia arsenalista, e Adilson ampliou o marcador com um potente remate fora da área. Sete minutos depois, o brasileiro fez o passe para Renato Queirós bisar na partida. Aos 79 minutos, foi a vez de Adilson bisar, num remate cruzado que selou a goleada.
O Sp. Braga pouco ou nada fez para contrariar a desvantagem, À excepção de um remate de Zé Pedro ao lado e um pontapé de Januário travado pela barra já perto do final.

 
CORREIO DO MINHO

JotaCC

Fernando Gomés Colomer: «Viana é para vender»
DIRETOR-DESPORTIVO DO VALENCIA EXCLUI ALARGAR CONTRATO PARA ALÉM DE 2011
   
      
Record já dera conta das intenções do Valencia na sequência de uma decisão da administração - todos os ativos serão para rentabilizar a fim de combater os problemas financeiros -, mas agora o conselheiro e diretor-desportivo deixa claro que futuro está reservado a Hugo Viana, médio emprestado ao Sp. Braga para a época 2009/10.

"Hugo Viana é para vender e tudo faremos para que possamos concretizar algum negócio", disse ontem ao nosso jornal Fernando Gomés Colomer. E clarificou todo o processo quando confrontado com a possibilidade de o contrato do médio, de 26 anos, ser prolongado para além de junho de 2011, data do seu término. "A prioridade é vender, está fora de hipóteses qualquer processo de renovação. Relativamente ao caso do Hugo Viana, para a nossa administração é tudo muito claro. Estamos interessados em cessar a ligação se tal for vantajoso para o nosso clube", especificou o dirigente do clube "ché".

Empréstimo positivo

Fernando Goméz entende que "ainda é prematuro" antecipar qualquer cenário e nem sabe se o Sp. Braga se manifestará interessado num novo empréstimo ou até em adquirir o passe do jogador.

"Tudo pode acontecer. Não sabemos as intenções do Sp. Braga, temos de avaliar mais à frente. Nesta altura, e isso posso confirmar em absoluto, não temos para análise qualquer proposta ou auscultação de clubes para o futuro do Hugo Viana", decifrou, congratulando-se com os resultados positivos do empréstimo: "Estamos contentes. Na situação anterior o Hugo Viana não jogou muito dado que teve o azar de se lesionar no Osasuna. Além disso, e tal como agora, o Valencia é que teve de suportar grande parte do seu vencimento. Desta vez, tudo está a correr bem e ele corresponde às expectativas. Merece ser feliz e tem muita qualidade, como se nota pela sua influência na produção do Sp. Braga."

O dirigente mantém todas as verbas em sigilo, mas é conhecido que a SAD do Sp. Braga conseguiu um excelente negócio com o empréstimo do internacional português. Com efeito, os minhotos suportam apenas 200 mil euros do contrato anual (1,2 milhões) de Viana com os espanhóis.


RECORD

JotaCC

Matheus pede lugar

A má forma de Meyong faz Matheus reclamar a titularidade. Não o faz por palavras, até porque está ciente do papel importante que tem desempenhado, mas exige-o em campo. Em dois dos últimos três jogos (Covilhã e Benfica) foi decisivo para a vitória e lançou a discussão sobre o facto de merecer, ou não, entrar no onze que em 12 jogos oficiais esta época só integrou por uma vez.

Ser o suplente mais vezes utilizado é, neste caso, um pau de dois gumes. Por um lado é garantia de qualidade, por outro reforça o papel de arma secreta que qualquer treinador aprecia ter sentada a seu lado no banco de suplentes.

Certo é que à medida que sobe de forma (e a maneira como ludibriou Ramires no segundo golo arsenalista atesta isso), torna-se cada vez mais difícil para Domingos deixá-lo de fora. Contudo, Paulo César e Alan também atravessam excelentes momentos, o que só abre um lugar possível: o de Meyong, que vive precisamente uma situação inversa à de Matheus.

O camaronês, que ainda recentemente voltou a ser chamado à selecção do seu país, marcou três vezes no primeiros quatro jogos da Liga Sagres e outra na eliminatória europeia com o Elfsborg. Mas desde 13 de Setembro que não encontra o caminho do golo, tendo até já falhado um penálti em Olhão. São quase dois meses, num total de seis jogos e 359 minutos. Domingos continua a confiar no jogador, até porque mesmo sem marcar a sua importância entre os centrais é vital e até para ajudar os mais explosivos, como o próprio Matheus. Nesse papel, parece claro que Adriano, a outra solução de ataque, ainda não consegue render tanto. Mas, neste momento, o Braga também já sabe jogar sem um verdadeiro homem de área e antes com três lanças rápidas na frente. Foi assim que ganhou ao Covilhã e da mesma forma matou o jogo contra o Benfica. Matheus e Paulo César têm facilidade em jogar nas alas e no meio e as trocas constantes confundem qualquer defesa.

Domingos não é muito de mudar e desde a primeira jornada que só o faz por obrigação. Resta saber o que fará com esta reclamação constante do extremo que no início da época acreditava na titularidade.

4 | Apesar de não marcar há seis jogos, Meyong é, a par de Hugo Viana, o melhor marcador da equipa. Três dos golos foram na Liga Sagres. O outro abriu a época, em casa contra os suecos do Elfsborg.

8 | Ninguém conta tantos jogos como suplente utilizado na Liga Sagres como Matheus. Só no último somou um dado estatístico relevante: uma assistêncwia. Antes havia feito um golo, para a Taça, também vindo do banco.


Danny é hipótese para reforçar em Janeiro

O plantel do Braga não sofrerá reestruturação em Janeiro, mas o lugar que a equipa ocupa pode obrigar a reforços, até pelo sonho cada vez mais forte de manter a liderança da Liga Sagres até final. Está decidido pela SAD que só entrarão reforços de valia indiscutível e Danny enquadra-se nesse perfil. O seu nome já foi discutido e O JOGO sabe que a possibilidade é mais forte do que os mais cépticos possam pensar. Sem jogar na Rússia, por causa de uma cláusula do Zenit com a sua seguradora, o avançado só o poderia voltar a fazer em Março, altura em que recomeça o campeonato. O tempo para se mostrar a Carlos Queiroz, de quem foi indiscutível, ficaria muito reduzido. Ora, Danny quer estar no Mundial e o exemplo de Hugo Viana é um tónico importante para que opte por Braga, apesar de Jorge Mendes, o seu empresário, ter mais hipóteses em carteira.


Domingos atento aos juniores

Apesar de Kieszek ter sido o único profissional a competir na Liga Intercalar, Domingos fez questão de assistir a todo o jogo. Na primeira parte esteve ao lado de Carlos Freitas, na segunda mudou para junto da restante equipa técnica. Para o treinador é importante seguir a evolução da equipa júnior a quem poderá ter de recorrer em caso de necessidade.

Paulo Alves, seleccionador de sub-20, também esteve nas bancadas do 1º de Maio atento a potenciais seleccionáveis. Lá encontrou Vandinho e Eduardo, que foram dar força aos mais novos.



Paulo César a recuperar

O brasileiro Paulo César continua a ser a maior preocupação de Domingos para o jogo com o Guimarães. O avançado apresenta evolução, mas continua a trabalhar de forma limitada, esperando-se que hoje possa retomar o trabalho com normalidade e assumir-se como opção certa.

Apenas um dia em Paris

O Braga pode nem passar 24 horas em Paris, onde vai jogar dia 13, aproveitando a pausa do campeonato. O encontro com o PSG está marcado para as 15 horas, regressando a equipa de imediato ao Porto. Ora, como a viagem será feita no dia anterior, os jogadores nem tempo terão para descobrir a Cidade Luz. Muitos já lá estiveram na época passada.


O JOGO

JotaCC

IAAF ratifica tempo de Inês Monteiro nos 10 mil metros


A IAAF reviu, ontem, o "ranking" de 10 000 metros, tendo optado pela marca de Inês Monteiro em detrimento da de Ana Dulce Félix, ambas obtidas no Mundial de Berlim, em Agosto passado. Recorde-se que a IAAF anulou os tempos de nove das finalistas, já que não cumpriram a totalidade da distância - partiram das pistas mais exteriores e mudaram para a corda (pista interior) mais cedo do que deviam, mas só ontem, e depois de confundir por duas vezes as marcas das portuguesas, decidiu anular a de Ana Dulce Félix que, desta forma, fica sem mínimo para o Europeu de Barcelona, fixado pela Federação Portuguesa de Atletismo.


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga

Paulo César em dúvida para dérbi


O avançado do Sporting de Braga, Paulo César, sofreu uma entorse no joelho esquerdo e a sua recuperação plena está em dúvida para o jogo em Guimarães. O jogador brasileiro tem realizado tratamento e trabalho condicionado em relvado. No dérbi minhoto, Domingos Paciência não vai poder contar de certeza com João Pereira e André Leone, ambos castigados.


O PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Ney com estreia à vista

Ney tem todas as condições para se estrear este sábado como jogador do Sp. Braga, na partida frente ao V. Guimarães. Com João Pereira afastado do derby minhoto, devido a castigo, e Filipe Oliveira lesionado, não restam muitas alternativas a Domingos Paciência para o lado direito da defesa.

Sendo assim, o técnico dos lideres da Liga deverá socorrer-se da polivalência do brasileiro, que na pré-temporada revelou capacidade para desempenhar a função de lateral. Domingos está obrigado a fazer pelo menos uma alteração no onze que vai apresentar no escaldante encontro com o rival V. Guimarães.

João Pereira, um dos totalistas no Campeonato está afastado, e entre as soluções disponíveis sobra o recurso a Ney. Apesar de ser defesa-central, o jogador que os bracarenses contrataram esta época ao Estrela da Amadora, desempenha com facilidade outras funções no sector mais recuado do terreno. O mesmo é dizer, cumpre com distinção o papel de lateral direito e esquerdo e até foi testado a meio-campo. Para depois de amanhã, dia em que deverá debutar em partidas oficiais como atleta do conjunto minhoto, Ney dispõe de todos os pressupostos para ocupar a vaga deixada em aberto por João Pereira.

A última palavra pertence a Domingos Paciência, mas não deixa de ser curioso o facto de Ney ter sido chamado para dois encontros da Liga Intercalar, com Trofense e Paços de Ferreira, e, em ambos, ter sido defesa-direito, mas, ontem, ficou de fora dos convocados. Ou seja, esta poupança a um jogo a meio da semana poderá constituir um forte indício de que o brasileiro vai mesmo ser lançado no jogo.

Domingos na Intercalar


O Sp. Braga foi goleado na Liga Intercalar, por 0-5 com o Feirense, da Liga Vitalis. Nesta competição, a equipa minhota é orientada por Dito, técnico dos juniores, mas Domingos faz questão de assistir a todos os jogos e ontem voltou a marcar presença no 1.º de Maio, acompanhado pelos adjuntos. O manager Carlos Freitas também não faltou.


A BOLA

Olho Vivo

Futebol: Guimarães e Braga, duas cidades, dois clubes diferentes

Braga, 05 Nov (Lusa) - Vitória de Guimarães representa uma cidade que é "como a tribo do Astérix" e o Sporting de Braga uma "mais aberta e cosmopolita", defendem antigos dirigentes dos dois clubes, que, sábado, se defrontam para a Liga de futebol.

A rivalidade entre os dois clubes minhotos é antiga, mas mais ancestral é a que existe entre as duas cidades que distam menos de 20 quilómetros entre si.

Braga tem cerca de dois mil anos de história e maior densidade populacional, mais hospitais e poder de compra, Guimarães reclama a paternidade da nação, tem uma área maior e é mais industrializada.


in Visão [ver artigo completo na edição impressa]

JotaCC

Braga remata mais e marca mais do que rival minhoto

O Sporting de Braga é a terceira equipa que mais remata e que mais golos marca na Liga portuguesa de futebol, revelando valores superiores ao do rival Vitória de Guimarães, que defronta sábado, na 10.ª jornada.

Surpreendente líder da prova, o Sporting de Braga já marcou 14 golos e rematou 142 vezes, sendo apenas ultrapassado nestas dois pontos estatísticos por Benfica (30 golos e 148 remates) e FC Porto (19 e 164).

O Vitória de Guimarães, a fazer uma época mediana, marcou metade dos golos dos bracarenses, embora tenha rematado 130 vezes, das quais 52 enquadradas com a baliza, menos três do que o adversário de sábado.

Os bracarenses são também a equipa menos batida da prova, com apenas quatro golos sofridos em nove encontros, enquanto o Vitória de Guimarães já sofreu 14 tentos.

O Sporting de Braga é a equipa que mais bolas perde na Liga portuguesa de futebol e já cedeu por 149 vezes a bola aos adversários, enquanto os vimaranenses são apenas os oitavos nesta lista, com 92.

Apesar de perder muitas vezes a bola, o Sporting de Braga também a recupera bastante, somando já 149 recuperações, o que a torna na segunda equipa nesta aspecto estatístico.

Menos pressionante, o Vitória de Guimarães ainda só recuperou 92 bolas, mas já cometeu 151 faltas, o que o torna a quinta equipa mais infractora da Liga portuguesa e lhe valeu 20 cartões amarelos e três vermelhos, dois dos quais por acumulação.

Os "arsenalistas" cometeram menos oito faltas do que os vimaranenses, mas já viram 22 amarelos e um cartão vermelho directo, exibido a André Leone, no intervalo do encontro com o Benfica, na última jornada.

Ao nível das faltas sofridas, o Sporting de Braga também é mais penalizado pelos adversários do que o Vitória de Guimarães, tendo sido vítima de 153 infracções, contra 126 do rival minhoto.

Nota: Dados recolhidos pela WTVision.



Guimarães e Braga, duas cidades, dois clubes diferentes

Vitória de Guimarães representa uma cidade que é "como a tribo do Astérix" e o Sporting de Braga uma "mais aberta e cosmopolita", defendem antigos dirigentes dos dois clubes, que, sábado, se defrontam para a Liga de futebol.

A rivalidade entre os dois clubes minhotos é antiga, mas mais ancestral é a que existe entre as duas cidades que distam menos de 20 quilómetros entre si.

Braga tem cerca de dois mil anos de história e maior densidade populacional, mais hospitais e poder de compra, Guimarães reclama a paternidade da nação, tem uma área maior e é mais industrializada.

Se Braga sempre foi tida como cidade de serviços, Guimarães é terra de mais indústria e o seu concelho é maior do que o de Braga (241 contra 181 quilómetros quadrados).

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a superfície de uso industrial do solo vimaranense é maior (753,6 hectares, dados de 2007) do que em Braga (615,5 hectares), isto é, em Guimarães a indústria ocupa uma área equivalente a quase 140 campos de futebol superior a Braga.

Braga, capital do distrito, tem mais farmácias (36 contra 33, dados de 2008) e hospitais (quatro contra dois, dados de 2007) e os seus habitantes têm um poder de compra acima da média nacional e bem superior aos vimaranenses.

Segundo dados do INE de 2005, Braga apresenta um poder de compra per capita de 105,83 por cento, enquanto Guimarães não chega aos 80 por cento (77,50).

Para António Duarte, antigo dirigente "arsenalista" nas décadas de 80 e 90, "Braga é uma cidade muito mais antiga que Guimarães, mas mais aberta e cosmopolita. Nota-se bem a diferença entre as gentes das duas cidades", afirmou à Agência Lusa.

Segundo o também antigo jogador do clube ("capitão" nas camadas jovens, lembrou), essas diferenças reflectiam-se também na forma de jogar das duas equipas: "o futebol do Vitória era mais em força, mais directo, o do Braga mais apoiado e rendilhado", recorda.

Para Luís Cirilo, ex-dirigente do Vitória no reinado de Pimenta Machado e antigo Governador Civil do Distrito de Braga (2002/03), "historicamente, Guimarães é uma cidade quase exclusivamente virada para o Vitória, enquanto em Braga há dois clubes da casa, o Braga e o Benfica, como ainda se viu no último sábado", apontou.

"Desde sempre existiu em Guimarães um sentimento mais bairrista, muito pelo facto de ser a pátria da nacionalidade e pela própria figura de guerreiro do D. Afonso Henriques em que as pessoas se projectam", defende.

Mas, para Cirilo, existem outras razões para um sentimento mais apegado dos vitorianos ao seu clube: o estádio estar no meio da cidade, o sucesso das modalidades amadoras e ter património (estádio, complexo desportivo, pavilhão) - "Braga não tem nada", atirou.

Para o antigo dirigente, "a ideia que dá é que o Sporting de Braga é um clube ainda muito ligado ao poder municipal e que se um dia o Mesquita Machado for embora vai ser complicado...".

Luís Cirilo lembrou ainda que a "implantação da Universidade do Minho foi melhor aceite em Braga" e que isso significou que a "Cidade dos Arcebispos" tenha absorvido "mais gente de fora".

Guimarães é "mais fechada", funcionando "um bocado como a tribo do Astérix", e isso pode ajudar a perceber a forma como as pessoas sentem os clubes, defendeu.

O Vitória de Guimarães, 13º classificado com sete pontos, apenas mais um que o último, a Académica, recebe o Sporting de Braga, líder isolado da liga, com 25 pontos, sábado, às 21:15.


O JOGO

JotaCC

Paulo César é a nova preocupação do líder

O avançado Paulo César, do Sporting de Braga, sofreu uma entorse no joelho esquerdo, revelou ontem o clube líder da Liga de futebol, e a sua recuperação plena está em dúvida para o jogo de sábado em Guimarães.

O jogador brasileiro, um dos titulares do treinador Domingos Paciência e que ainda na última jornada esteve em evidência ao marcar o segundo golo da equipa frente ao Benfica, realiza tratamento e trabalho condicionado em relvado, informou o boletim clínico do clube bracarense.

Outro dos imprescindíveis da equipa arsenalista, o também brasileiro, mas defesa central Moisés, também não treinou, tendo realizado trabalho em ginásio para tratamento a uma mialgia dos adutores da coxa esquerda.

Os outros indisponíveis foram o avançado Yazalde (engripado), e os lesionados Filipe Oliveira e Peterson, que recuperam de uma fractura num dedo do pé direito e de uma cirurgia ao joelho esquerdo respectivamente.

No dérbi minhoto, Domingos Paciência não vai poder contar de certeza com os defesas João Pereira e André Leone, ambos castigados na sequência do jogo com os benfiquistas.

Porém, as preocupações de Domingos não se ficam por Paulo César, Leone e João Pereira.

O habitual suplente Andrés Madrid surgiu ontem adoentado no treino, uma situação que não causa grande preocupação por duas razões; os sintomas não o privam de fazer parte dos planos da equipa técnica, mas mesmo que tal sucedesse o argentino, que entratanto foi medicado, não tem feito parte das opções regulares de Domingos Paciência neste primeiro terço de campeonato.

O Sporting de Braga pediu e o Vitória de Guimarães cedeu sem problemas. Referimo-nos aos bilhetes para o jogo de sábado à noite. O líder da campeonato requereu 1500 ingressos, porém, este número é bastante reduzido para a procura feita por parte dos adeptos do Sporting de Braga, desejosos de acompanhar o seu clube.

O DN sabe que as direcções dos dois clubes, que mantêm relações amistosas mas pouco eufóricas, ainda não determinaram a realização de um jantar antes do jogo, ainda assim, o ambiente entre os principais emblemas do Minho é bom, sendo esta a razão pela qual o clima tem-se pautado por uma serenidade pouco habitual.



As prováveis novidades de Queiroz


João Pereira não é chamado às selecções desde que deixou os sub-21. O defesa-direito do Sp. Braga, de 25 anos, está a fazer uma excelente época e pode ser uma boa alternativa para o seleccionador nacional, que ficou sem Bosingwa, lesionado.

Fábio Coentrão é um dos principais jogadores da selecção de sub-21, mas as boas exibições pelo Benfica e os problemas físicos de Ronaldo podem levar Queiroz a chamá-lo. Pode ainda funcionar a favor do esquerdino o facto de ser utilizado como defesa-esquerdo.

Rúben Micael está pré-convocado para a "operação-Bósnia". O médio ofensivo tem sido a principal estrela do Nacional, sobretudo na Liga Europa, na qual já marcou quatro golos. Aos 23 anos, é uma grande esperança do futebol português.


DN

JotaCC

A1 Feminino: Líderes continuam imparáveis

CD Ribeirense e Clube K já somam quatro vitórias em outros tantos jogos.

A primeira divisão feminina teve jornada dupla este fim-de-semana, com destaque para as duas vitórias do CD Ribeirense e do Clube K, que, neste momento, são as únicas equipas com quatro vitórias em tantos jogos. O CD Ribeirense derrotou, no Sábado, o GDC Gueifães por 3-1 (23-25; 25-21; 25-15 e 25-11), resultado que assume outra importância quando verificamos que o Gueifães é o actual 3º classificado e até então tinha duas vitórias consecutivas. No outro jogo da jornada dupla, o CD Ribeirense conseguiu uma vitória ainda mais clara sobre o ALA Gondomar, desta vez por 3-0 (25-10; 25-16 e 26-24).

A outra equipa em destaque tem sido, sem dúvida, o Clube K que teve igualmente uma dupla jornada vitoriosa. No Sábado venceu o ALA Gondomar (que teve uma jornada terrível) também por 3-0 (25-11; 25-18 e 25-19). No outro jogo, o Clube K venceu também o GDC Gueifães por 3-2, num jogo equilibrado que ficou decidido apenas na "negra", com os parciais de 25-19, 27-25, 21-25, 23-25 e 15-6.



Resultados da dupla jornada

Clube K - ALA Gondomar: 3-0 (25-11; 25-18 e 25-19 )
CD Ribeirense - GDC Geuifães: 3-1 (23-25; 25-21; 25-15 e 25-11)
CS Madeira – CV Oeiras: 3-1 (19-25; 25-10; 25-18 e 25-17)CDC Câmara de Lobos – Leixões: 2-3 (25-17; 20-25; 19-25; 25-21 e 12-15)
CA Trofa – SC Braga: 3-0 (25-13; 25-20 e 25-16)
Clube K - GDC Gueifães: 3-2 (25-19; 27-25; 21-25; 23-25 e 15-6)
CD Ribeirense - ALA Gondomar: 3-0 (25-10; 25-16 e 26-24)
CS Madeira -Leixões: 3-0 (25-14; 25-22 e 25-23)
CCD Câmara de Lobos – CV Oeiras: 3-1 (25-12; 23-25; 25-20 e 25-21)



Classificação

1º CD Ribeirense – 8 pontos

2º Clube K – 8 pontos

3º CDC Gueifães – 6 pontos

4º CS Madeira – 6 pontos

5º CA Trofa – 5 pontos

6º SC Braga – 5 pontos

7º CDC Câmara Lobos – 5 pontos

8º Leixões – 5 pontos

9º ALA Gondomar – 5 pontos

10º CV Oeiras – 4 pontos





Taça Portugal Feminina: Jogo grande a abrir competição

O finalista do ano passado, o GDCG Gueifães visita o CA Trofa, campeão em título.

Realizou-se ontem o sorteio da Taça de Portugal de Voleibol Feminino. Ditou a sorte que o GDCG Gueifães visitasse o CA Trofa, o que perspectiva um grande confronto logo a abrir a competição. Relembre-se que o Gueifães foi o finalista vencido da edição transacta e o CA Trofa é o campeão em título pelo que as atenções da 1ª eliminatória estarão, quase todas, centradas nesta partida.

Desta eliminatória ficaram isentas as equipas do GD Cascais, CF Belenenses, CD Póvoa, CV Oeiras e CV Lisboa.

Jogos 1ª eliminatória

AC Juventude vs SC Arcozelo
AA Coimbra vs Vitória SC
GC St.º Tirso vs Leixões SC
Ala de Nun'Álvares Gondomar vs -Juventude Pacense
CA Trofa vs GDC Gueifães
Boavista FC vs AA S. Mamede
Lusófona VC vs SC Braga

SCN

JotaCC

Teste à liderança invicta no "derby" de Guimarães

O Sporting Braga tem no sábado novo teste ao seu estatuto da líder invicto na Liga Portuguesa de futebol, numa jornada em que visita Guimarães, mas na qual tem a certeza de que continuará no comando.

Seja qual for o resultado do derby minhoto de Guimarães, o Braga estará sempre na frente do campeonato, numa fase em que fica cumprido o primeiro terço da competição e num percurso em que já venceu o Sporting (1-2), o FC Porto (1-0) e o Benfica (2-0), este na jornada anterior.

O jogo de sábado com o Vitória de Guimarães é mais uma prova de fogo para a equipa de Domingos Paciência, que não poderá apresentar o defesa direito João Pereira e o defesa central Leone, "baixas" por castigo após a vitória sobre as "águias".

O Braga enfrenta o jogo de sábado (21:15) numa óptima fase, enquanto o Guimarães - que já mudou de treinador durante esta época (saída de Nelo Vingada, entrada de Paulo Sérgio) -, vem de uma derrota com a Académica - primeira vitória dos "estudantes".

O jogo tem contornos de rivalidade histórica entre as duas formações, mas a equipa bracarense continuará a querer mostrar a razão pela qual lidera incontestavelmente a Liga, enquanto os "vimaranenses" pretendem fugir ao fim da tabela (13.º), onde têm apenas mais um ponto do que o último classificado, a Académica.

Com a jornada a abrir na sexta-feira, com a recepção do Belenenses (10.º) ao Paços de Ferreira (12.º) outros momentos altos da ronda estão previstos para domingo e segunda-feira, com a entrada em cena de FC Porto, Sporting e Benfica.

Os crónicos candidatos ao título enfrentam a ronda depois de uma semana de compromissos europeus.

O FC Porto, já apurado para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, tem difícil teste na Madeira, frente ao Marítimo, e o Sporting joga sobre "brasas" - não vence desde a quinta ronda - em Vila do Conde, com o Rio Ave.

No jogo do Funchal, domingo às 18:00, os "dragões" surgem com o moral em alta, depois de um apuramento precoce na "Champions" e apesar do empate com o Belenenses na jornada passada (0-0), embora o Marítimo queira aplicar a mesma receita de Alvalade.

Na última jornada, a equipa treinada por Van der Gaag arrancou importante empate em Alvalade frente ao Sporting (1-1) e, no estádio dos Barreiros, pretende usar da mesma fórmula frente ao campeão nacional, lembrando que também já empatou com o Benfica (1-1 na Luz).

Já o Sporting vive em plena convulsão. Nos últimos quatro jogos da Liga, a equipa soma uma derrota e três empates, o que a deixa em sétimo lugar, a longínquos 12 pontos do líder Sporting de Braga.

O jogo de domingo, agendado para as 20:15, não parece, porém, o que melhor se adequa a uma recuperação dos "leões", frente a um Rio Ave que é quarto classificado e que foi o único capaz de roubar pontos ao Braga (empate 1-1).

Paulo Bento continua a dividir opiniões e estados de alma em Alvalade. De um lado, uma forte contestação de adeptos, de outro, o apoio directivo que se mantém e que levou a SAD dos "leões" a apoiar o técnico no rescaldo do último empate, marcado por violentos protestos de adeptos.

A jornada, que encerra o primeiro terço do campeonato, fecha segunda-feira, com o Benfica a receber na Luz a Naval 1º de Maio, naquele que será o primeiro jogo das "águias" na Liga depois da derrota em Braga.

Os "encarnados" são claros favoritos, mas reside a dúvida, se continuará em acção a equipa mais concretizadora da prova (30 golos marcados) e temível no seu terreno (goleadas ao Setúbal, 8-1, ao Nacional, 6-1, Leixões, 5-0) ou se algo mudou com o primeiro desaire.

Certo é que Jorge Jesus não contará com o goleador paraguaio Oscar Cardozo (11 golos na Liga), expulso em Braga, e terá que fazer alterações na frente de ataque.

Programa da 10ª jornada:

Sábado (07 Nov):

Vitória de Guimarães - Sporting de Braga, 21:15 (SportTV1).

O JOGO

Bruno3429

Duarte Gomes no Guimarães-Braga
NOMEAÇÕES DA COMISSÃO DE ARBITRAGEM 

 
Duarte Gomes foi o árbitro indicado pela Comissão de Arbitragem (CA) da Liga para o encontro mais "quente" da 10.ª jornada da Liga Sagres.

Para os jogos dos "grandes" estão nomeados Paulo Baptista (Marítimo-FC Porto), Lucílio Baptista (Benfica-Naval) e Soares Dias (Rio Ave-Sporting).

O comunicado da CA informa ainda que as nomeações do árbitros passarão agora a ser divulgadas nas manhãs de quintas-feiras.

Nomeações da CA da Liga

Liga Sagres(10.ª jornada)

Sexta-feira, 6 de novembro

20:15
Belenenses-Paços de Ferreira, Luís Reforço (Setúbal)

Sábado, 7 de novembro

16:00
Vitória de Setúbal-Olhanense, Marco Ferreira (Funchal)
21:15
Vitória de Guimarães-Sporting de Braga, Duarte Gomes (Lisboa)

Domingo, 8 de novembro

16:00

União de Leiria-Académica, Hugo Pacheco (Porto)
Leixões-Nacional, João Capela (Lisboa)

18:00

Marítimo-FC Porto, Paulo Baptista (Portalegre)

20:15
Rio Ave-Sporting, Artur Soares Dias (Porto)

Segunda-feira, 9 de novembro

20:15
Benfica-Naval 1º de Maio, Lucílio Baptista (Setúbal)


Liga de Honra (9.ª jornada)

Sábado, 7 de novembro

18:45

Carregado-Portimonense, Rui Costa (Porto)

Domingo, 8 de novembro

11:15

Desportivo das Aves-Feirense, Pedro Proença (Lisboa)

15:00

Freamunde-Beira-Mar, Jorge Sousa (Porto)

16:00

Gil Vicente-Estoril, Olegário Benquerença (Leiria)
Penafiel-Oliveirense, Carlos Xistra (Castelo Branco)
Fátima-Sporting da Covilhã, Bruno Esteves (Setúbal)
Trofense-Varzim, Paulo Costa (Porto)
Santa Clara-Desportivo de Chaves, Vasco Santos (Porto

Record

Bruno3429

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE DOMINGOS PACIÊNCIA SEXTA-FEIRA ÀS 15H30

O treinador do SC Braga, Domingos Paciência, estará na sala de imprensa do Estádio AXA sexta-feira, dia 6 de Novembro, às 15h30, para projectar o encontro com o V. de Guimarães, a contar para a 10ª jornada da Liga Sagres.

Os Gverreiros do Minho treinam depois, às 16h30, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e jornalistas.

SCBraga