News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

No caminho do sucesso? Sim, mas...

Started by Zé, 25 de April de 2006, 11:25

Previous topic - Next topic

O SCB conseguiu mais um apuramento para a Taça Uefa. É algo histórico e, tanto quanto a minha memória o permite, nunca o SCB conseguiu tal desiderato. Sem dúvida que qualquer adepto braguista só pode congratular-se por a equipa do seu coração ter alcançado mais uma época de sucesso... Sucesso esse relativo, se é que me posso exprimir nestes termos. O objectivo previamente delineado apontava para "melhor que o ano passado"- disseram!

Reconheço que foi um forma inteligente de apontar um leque alargado de "objectivos", onde, conforme as circunstâncias do campeonato, os responsáveis do SCB poderia alegar que conseguiram o objectivo... "Melhor que no ano passado", poderá significar mais pontos; poderá significar o apuramento para a Liga dos Campeões, etc, etc...  O que me leva novamente à relatividade e à afirmação do sucesso relativo.

Se enveredarmos por uma perspectiva baseada no historial do clube, onde há bem pouco tempo atrás, as dificuldades e problemas graves eram mais que muitos, então continuamos na senda do sucesso e a consolidar o tão desejado estatuto europeu. Se enveredarmos por uma perspectiva menos abrangente, então fica a sensação que o SCB passou, mais uma vez, ao lado uma excelente oportunidade e poderia fazer algo mais.
Qual a analise mais correcta ou mais adequada, é difícil responder, no entanto, penso que face à realidade do SCB e àquilo que desejo para o SCB, acho que o SCB passou ao lado de mais uma oportunidade para tentar crescer. Onde nos leva, se o SCB continuar esta caminhada?
Tiro esta conclusão porque se desejarmos um SCB cada vez maior, coeso e de outra dimensão, não podemos continuar com este tipo de pensamento ou objectivos e aproveitar o momento, sim... o MOMENTO, se, caso contrário, acharmos que o SCB tem que se resignar à sua triste condição e não será mais que aquilo que hoje é, então está tudo a correr maravilhosamente bem e melhor não se podia desejar...
Acho que a generalidade não se vai resignar e aceitar a actual condição do clube.
Todos desejam um SCB maior, certo?
Para que tal aconteça, temos que definitivamente crescer, mas primeiro naquilo que nos permitirá subir de patamar e auspiciar a outros voos...Temos que ter uma maior dimensão humana!
Repito, temos inevitavelmente que crescer para definitivamente lutar por algo mais que um 4º lugar. Há que dar continuidade à época anterior, mostrar ambição e elevar os objectivos sem nunca descurar a realidade financeira do clube e o passivo que tanto o apoquenta. Uma gestão sem ter em conta a realidade financeira e/ou descurar esse aspecto, comprometerá definitivamente o futuro do clube. Não duvidem disso meus amigos...será como construir algo em cima de areias movediças, porque ninguém, mas mesmo ninguém, consegue viver eternamente em dívida.

Não se pense que desejo uma "fuga" desesperada para a frente com o único objectivo de satisfazer a vontade desmesurada de ganhar e de conseguir boas classificações, aniquilando posteriormente qualquer objectivo razoável(taça Uefa...), hipotecando definitivamente e simultaneamente o futuro. Não desejo de modo algum que o SCB invista desenfreadamente numa equipa sem ter receitas para a sustentar, todavia acho perfeitamente razoável, desejável e aceitável, que a SAD suba a fasquia e mediante as possibilidades financeiras, invista numa equipa cada vez mais forte, ganhadora.

Caso contrário, arriscamos a ver repetido episódios do passado, não só do nosso historial, como de outros clubes.

Com este tópico não pretendo criticar(pelo contrário) mas alertar para a necessidade de definir uma estratégia que julgo não existir. Não se trata de qualquer tipo de insensibilidade ou ambição desmedida...ou tão pouco ingratidão.
Reconheço o excelente trabalho de António Salvador e foi dos primeiros a apoiá-lo. É indesmentível! Debati-me neste fórum em favor de AS, mesmo quando, a opinião geral era favorável a Pedro Machado. Tive algumas quezílias, é certo! Ultrapassadas porque somos uma família!
Associo o actual momento do SCB à presidência de AS, no entanto, acho que não podemos continuar, passe a expressão, na mediocridade. Num ano lutamos pela UEFA, no outro conseguimos novamente, e lá temos que vender jogadores- os melhores- para pagar a factura!
Não podemos estar à espera ou ficar dependentes de uma negócio ou de um resultado para conseguir o equilíbrio que nos permitirá o desafogo financeiro. Isto é impensável se desejarmos outros desígnios.
Os dirigentes do SCB tem que compreender que para crescer e aspirar lutar pelo título nacional, constantemente, a exemplo dos 3"grandes", não o pode fazer nos moldes actuais.
Força Gverreiros

1

O Braga não tem as receitas dos 3 grandes e tem que ter um orçamento para competir com eles o que cria um fosso. Até agora foi bem conseguido com resultados (financeiros) extraordinarios, já que os ordinarios não chegam pras despesas.

À que tentar aumentar as receitas ordinarias ,o que é complicado mas tem vindo a ser conseguido com o aumento dos socios e das assistencias para não ter que ser obrigado a vender jogadores.

Ou pelo menos por cada jogador que sair que entre um melhor ou igual  para o substituir o que tem acontecido. Em Janeiro saiu o Jorge Luiz entrou o Rossato, Nunes-  Paulo jorge e Abel era suplente. Claro que não foram contratados já tavam no plantel mas substituiram bem os que sairam. Os que entraram é que não preencheram as lacunas do plantel.

3 presenças na Uefa consecutivas sabe a pouco mas é muito bom. Se à 3 anos quando o JuJu entrou nos tivessem dito que iamos à Uefa 3 anos seguidos ficavamos todos contentes e a realidade é que é inedito e historico no nosso clube.
Não se pode é baixar os braços e continuar a aumentar a fasquia, champions, fase de grupos da Uefa e talvez a presença na final da taça deverão ser os objectivos para o proximo ano.

Mafalda

De facto, falta estratégia.
Taça UEFA é bom, mas não tinhamos todas as condições de ir mais além? E não me venham falar de arbitragens.

É que para se cumprir determinados objectivos, há que ter uma estratégia bem definida e se é que houve alguma vez, ela falhou. É a minha opinião. Nunca aproveitamos os bons momentos para crescer, crescer como Clube.

Aguardo com alguma expectativa a preparação da próxima época.
Mafalda

1 e Mafalda,
É óbvio que existe um fosso abismal entre os orçamentos dos  3"G" e equipas como o SCB. No plano desportivo nem tanto...
A questão deve residir no que é preciso fazer para fazer uma aproximação aos 3"G".
Se num passado recente o SCB oscilava entre uma boa classificação e uma má classificação, actualmente o SCB está a consolidar um estatuto. Desde à algum tempo o SCB pode dizer-se que é 4ª melhor equipa nacional... Uma vez alcançado este objectivo de 4ª melhor equipa( é relativo este epíteto) o SCB tem duas alternativas estratégicas:
-A primeira é consolidar a posição durante mais uns anos que no fundo, atendendo à incerteza que é o futebol, nada significa, posso dar N de exemplo de equipas que no passado estiveram décadas num patamar elevado no futebol português, e hoje estão arredadas da primeira divisão. Que importa ser o 4º clube nacional se persistir o marasmo e, ano após ano, a dimensão do clube não sofrer oscilações? Mais tarde ou mais cedo, o inevitável acontecerá, porque como disse anteriormente, um dia em que o SCB não consiga vender jogadores ou uma contratação não resulte, voltamos à mediocridade...
-E a segunda alternativa consiste em perceber o que é preciso para queimar etapas num processo de evolução, processo esse que tem que necessariamente ser sustentado e assente numa boa saúde económica, e tentar uma aproximação aos 3"G". Quanto mais perto estiver o SCB dos 3"G"  e se houver consistência económica, mesmo que o SCB tenha alguma contrariedade, essa contrariedade nunca originará uma queda abrupta.

A mim pouco me importa que o Presidente diga que vamos lutar pelo título... É isso que as pessoas querem ouvir, é a luta pelo título que faz os adeptos identificarem-se e correrem atrás de um clube.
Se não me importa que o Presidente faça um discurso aglutinador e em certa medida demagógico,  importo-me se o Presidente disser que vamos lutar pelo título e a meio do ano vender 75% da defesa, para todos os efeitos o baluarte e a imagem  da equipa.
Afinal de contas foi uma medida insensata, incoerente...
Força Gverreiros

Mafalda

Não sei se me fiz entender Zé, mas concordo contigo.
Mas tb me importa a coerência entre o discurso e as acções e nisso, como disseste abriu-se um fosso.
Mafalda