News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DE 20/10

Started by JotaCC, 20 de October de 2009, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

João Pereira em risco para o Benfica


O jogo com o Benfica está agendado para 31 de Outubro, daqui a duas semanas, mas é incontornável abordar o duelo com os encarnados, na abordagem ao desafio da próxima ronda. O Sporting de Braga começou ontem a preparar o jogo com o Rio Ave, vincando o objectivo de carimbar mais uma vitória para cimentar o estatuto de líder na recepção ao Benfica... de Jorge Jesus.

As atenções nos próximos 90 minutos de jogo estarão voltadas para João Pereira — um dos principais artistas do grémio arsenalista — na medida em que poderá ficar de fora de jogo com as 'ág uias' se for admoestado com o cartão amarelo. João Pereira é o único jogador do plantel que está à 'bica', isto é, já viu quatro cartões amarelos nas sete jornadas do campeonato e terá de cumprir um jogo de suspensão quando vir o quinto cartão.

Mesmo assim, João Pereira será uma aposta de Domingos na partida em Vila do Conde, uma vez que não há espaços para facilitar. Tanto mais quando a alternativa viável a João Pereira seria Filipe Oliveira, jogador que se encontra aos cuidados do departamento médico, a contas com uma fractura num dedo do pé direito.


Andrés Madrid em recuperação Hugo Viana "poupado"

Andrés Madrid e Hugo Viana subiram ao relvado no treino de ontem, quando a sessão já ia a meio. Efectuaram trabalho condicionado, na companhia do fisioterapeuta Francisco Miranda e nem sequer tocaram na bola.

Andrés Madrid recupera de uma lesão, já Hugo Viana apenas cumpriu trabalho espe cífico por uma questão de gestão esforço. O mesmo acontece com João Pereira, que ficou no ginásio a fazer trabalho de recuperação.
No departamento clínico continuam os jogadores Moisés e Filipe Oliveira. O guarda-redes Cristiano também não treinou ontem por se encontrar na selecção nacional sub-20.

CORREIO DO MINHO


JotaCC

Onze da moda é uma referência
CUSTOU CERCA DE 1 MILHÃO SENDO AGORA AVALIADO EM 20,75 MILHÕES
   
O onze tipo do Sp. Braga que atuou nas últimas três jornadas afirma-se como uma referência no futebol europeu e atrai emissários dos mais variados clubes. Custou pouco mais de 1 milhão de euros, mas hoje pode valer 20,75 milhões. António Salvador prepara-se para o voltar a rentabilizar em força. Com uma vantagem: para a época em curso, a SAD optou por desinvestir, potenciando os elementos que em 2008/09 se valorizaram imenso. E o resultado não podia ser melhor: está a deixar a concorrência direta a larga distância e intromete-se com firmeza na luta do título.

Movidos pela extraordinária campanha da época passada e surpreendidos pela imaculada liderança da Liga, os "scouts" têm vindo a centrar as atenções em Eduardo. Titular indiscutível e eleito para o onze da Seleção, é o ativo mais valioso e aquele que, porventura, resultará sem reservas num significativo encaixe financeiro. "Eduardo tem a seu favor vários pontos: há equipas europeias à procura de guarda-redes; tem experiência, é titular da Seleção e pode ir ao Mundial", enumera o agente FIFA Jorge Manuel Mendes.

O único senão do onze da moda será a idade. O mais velho é Vandinho (31) e o mais novo João Pereira (25) numa equipa cuja média é de 28 anos. "É apelativo ver o Sp. Braga e perceber que intérpretes sustentam o seu sucesso, mas depois, quando os scouts constatam as idades, o interesse esmorece", alerta o empresário, focando-se no seguinte: "A qualidade de jogadores como Moisés, Vandinho e Alan, por exemplo, é inatacável, mas já entraram na casa dos 30 anos. É difícil um clube europeu pagar muito dinheiro por eles quando sabem que, apesar da qualidade, não conseguirão rentabilizar o investimento."

RECORD

JotaCC

150 jogos na casa de partida

A disponibilidade para o jogo é a característica mais evidente em Vandinho. Aliás, já foi esse atributo que motivou Horácio Gonçalves a contratá-lo para o Rio Ave, em 2002/03. Nessa época, o médio jogou na Liga de Honra. Subiu de Divisão e a 17/08/2003 estava a estrear-se na Liga Sagres, jogando os primeiros 45 minutos do Moreirense, 1 -Rio Ave, 0. Passaram seis anos e na próxima jornada o médio cumprirá 150 jogos no escalão maior. Onde? Precisamente em Vila do Conde.

A coincidência dá mais brilho a um feito difícil de alcançar. 150 jogos não parecem muitos quando comparados com os 207 de Alan ou os 205 de Paulo César. Mas são. Isto porque Vandinho completou o primeiro já com 25 anos, mais três do que Alan e cinco do que Paulo César, quando estes se estrearam.

Carlos Brito e Horácio Gonçalves são, a par de Domingos Paciência, os que mais felizes ficam pelo feito. O treinador actual porque contar com a qualidade dele é um privilégio numa fase em que o Braga quer segurar a liderança. Os outros dois porque sentem parte do mérito desta longevidade.

Horácio Gonçalves foi quem o recomendou ao Rio Ave, depois de um jogo pelo Grémio Inhumense, ao qual foi para observar Éder, lateral-direito que posteriormente jogou no Benfica, Leiria, Setúbal e inclusive Braga. "No jogo chamou-me a atenção o Vandinho, pela disponibilidade. No fim ficou tudo acordado com ele. Tinha um ritmo muito grande e sobressaía dos outros. Augurei-lhe facilidade de adaptação ao futebol português", recorda o actual coordenador-técnico do futebol juvenil do Asteras Tripolis, da Grécia.

E não se enganou. Vandinho pegou de estaca e numa posição mais adiantada daquela em que joga hoje. "Era um meia direito, um box-to-box. Lia muito rapidamente o jogo", elogia.

As qualidades são também reconhecidas por Carlos Brito. "Sem desprimor pelo Braga, tinha capacidade para jogar grande", salienta, ele que assumiu e subiu o Rio Ave depois de Horácio Gonçalves ter sido despedido. "É ambicioso, mesmo nos treinos. A qualidade era a mesma de hoje e a vontade de vencer levava a que fosse algo precipitado ao nível do passe", lembra. No sábado irá comprimentá-lo. Até porque "existe uma amizade diferente" da que mantém com outros ex-jogadores. "O Vandinho é daqueles que não se esquecem. Se há jogadores que gosto de ver bem, um é o Vandinho", conclui o próximo adversário.


O Tio Patinhas voltou ao Brasil porque o SEF travou a mulher

Carlos Brito recorda aquilo que lhe chamava em jeito de brincadeira: Tio Patinhas. "Chamava-lhe isso porque para ele, pagar o que quer que fosse, era um problema. Acho que era por ter sempre muita vontade de ganhar. Em qualquer aposta, por um euro que fosse, fazia tudo", gargalha. Mas Vandinho esteve quase para não jogar em Portugal. Duas semanas depois de chegar, viu o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras barrar a entrada da sua mulher em Portugal. Não perdeu tempo, correu para o aeroporto e regressou com ela ao Brasil. Só a insistência de Horácio Gonçalves fez com que o Rio Ave voltasse àquele país para o trazer de novo. E já com a situação da mulher devidamente legalizada.


Rodriguez pode aproveitar paragem de Moisés


Alberto Rodriguez saiu do onze por lesão e pode ser outra debilidade física a devolver-lhe o lugar. Moisés mantém-se lesionado e a mialgia de que padece nos adutores da coxa direita obrigou-o a ficar pelo ginásio no início da semana. Sendo certo que a lesão não é grave, certo também é que o regresso não acontecerá hoje nem amanhã. Por isso, o jogador nunca integrará a preparação normal da equipa e isso pode afastá-lo do onze. Aliás, o mesmo serviu para arredar o peruano da convocatória para o último jogo da Liga Sagres, contra o Setúbal. E, além do mais, garantiria que o patrão da defesa esteja no seu melhor no importante jogo contra o Benfica.

Se Moisés for mesmo baixa, então Rodriguez jogará ao lado de Leone, refazendo uma das duplas mais usadas o ano passado. Paulão, com exibição menos conseguida na Covilhã, deve ser novamente relegado para o banco.

Ainda em matéria de lesionados, Madrid deve ser outra ausência no ataque à oitava vitória consecutiva. O argentino trabalhou ao lado de Hugo Viana e sob a orientação do fisioterapeuta Francisco Miranda. Mas o médio-ofensivo não constitui problema de maior e tem o lugar assegurado.


Nova invasão em perspectiva

Os sócios habituaram-se a seguir os guerreiros do Minho e estes habituaram-se a alegrá-los a cada deslocação. Por isso, os mil que foram à Covilhã não chegam para ficar com os 1500 bilhetes solicitados pela SAD para o jogo em Vila do Conde. A bancada visitante ficará pintada de vermelho.

O facto de o jogo ser no sábado à noite é uma ajuda preciosa e a curta distância que separa as duas cidades também. Depois, o preço convidativo (10 euros) torna-se o empurrão necessário para aqueles que ainda têm dúvidas. O apoio contra o Rio Ave será, assim, capaz de rivalizar ou até superar o que foi sentido em Alvalade, contra o Sporting. É que além dos 1500 bilhetes requisitados, é provável que os mais retardatários só o adquiram à hora do jogo. Os jogadores não se podem queixar de falta do 12º jogador.


João Pereira engripado

Com resquícios de uma gripe que não preocupa, João Pereira foi poupado do treino de ontem. O lateral estará apto para Vila do Conde, mas convém não acelerar a sua recuperação para que possa mesmo jogar a 100 por cento. Também no ginásio ficaram Petterson e Filipe Oliveira, lesionados há algum tempo.

O JOGO

JotaCC

Madail: Braga e Algarve são hipóteses, mas têm de se calcular custos

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madail, salientou hoje que os estádios do Algarve e de Braga são opções para a candidatura ibérica ao Mundial2018 ou 2020, mas terão de ser analisados os custos.

"Eu disse que, em princípio, há três estádios fixos (Luz, Alvalade e Dragão), mas nós temos um estudo feito com mais dois cenários possíveis. Uma coisa é o orçamento para a candidatura, outra coisa são os investimentos que vão ou não ser necessários fazer. Nós temos cenários de haver um ou mais dois estádios em Portugal", afirmou.

À saída de uma reunião na sede da FIFA, em Zurique, onde apresentou a candidatura ibérica, juntamente com o presidente da Federação Espanhola, Angel Maria Villar, Madail lembrou que ambos os recintos "têm de ter mais 12.000 lugares cada um".

"Teria toda a vantagem incluir o Algarve, mas temos de ver o que é necessário para que aquele estádio passe a sua capacidade de 29.000 para 42.000 espectadores, para ver se vale a pena. Tem de haver uma ponderação local. Tem de se ver quais são os custos disso e quem é que paga. Isso é um problema que tem de ser discutido entre o Governo e a Câmara", concluiu.

O secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, pediu tempo para se estudar bem essas questões com ponderação.

"É muito interessante que se façam todos os debates e mais alguns sobre essas matérias, mas é também interessante que em relação a tudo isso a candidatura dê passos seguros. Há-de haver um tempo em que esse mapa ficará definido", referiu.

Sobre a possibilidade da implosão do Estádio Municipal de Aveiro, construído para o Euro2004, Laurentino Dias disse que era um grande disparate.

"Acho essa ideia um disparate", disse o Secretário de Estados, deixando uma questão: "Não haverá ninguém em Aveiro, na região e no país a arranjar soluções que permitam cobrir o défice que o estádio está a trazer, por não ter um clube com peso para o manter".

O JOGO

Pedrocol@

Madrid sem condicionalismos
MÉDIO RECUPERADO DE ENTORSE



O líder do campeonato prossegui esta manhã os treinos com vista à deslocação ao terreno do Rio Ave, no sábado, e Domingos Paciência já contou com Andrés Madrid.

O médio defensivo argentino recuperou da entorse no tornozelo esquerdo e trabalhou sem condicionalismos. Hugo Viana ainda prossegue treino sob vigilância, enquanto João Pereira esteve, mais uma vez, ausente, devido a gripe. Rodríguez abandonou o treino mais cedo devido a uma indisposição.


in www.record.pt

JotaCC

Madrid reintegrado sem limitações

O argentino Andrès Madrid, que falhou o jogo com o Sp. Covilhã, para a Taça de Portugal, devido a entorse no tornozelo esquerdo, foi reintegrado esta manhã nos trabalhos normais do plantel do Sp. Braga, voltando assim às opções do técnico Domingos Paciência.

Quem ainda trabalha condicionada é Hugo Viana e Moisés. Os dois estiveram no relvado esta manhã calçando sapatilhas, sendo que o médio não está em risco para o encontro com o Rio Ave. Já o «central» brasileiro vai ainda continuar à espera de poder regressar sem limitações.

De resto, a sessão ficou marcada por saída prematura de Rodriguez, segundo apurámos devido a ligeira indisposição, pelo que não haverá qualquer problema com o defesa peruano.

A BOLA

david

Alan foi o melhor jogador de Setembro

O bracarense Alan foi eleito jogador do mês de Setembro da Liga, numa iniciativa do Sindicato dos Jogadores e da empresa Betclick.

O Sp. Braga conseguiu ainda, fruto da boa época que está a realizar, colocar três jogadores no top-10: Márcio Mossoró e Eduardo.

Aimar, do Benfica, ficou na segunda posição.

O prémio será entregue domingo, às 11.30 no estádio Axa.

Classificação:

1º Alan (Sp. Braga)
2º Pablo Aimar (Benfica)
3.º Márcio Mossoró (Sp. Braga)
4º Castro (Olhanense)
5º André Santos (U. Leiria)
6º Saviola (Benfica)
7º Eduardo(Sp. Braga)
8º Vítor Gomes (Rio Ave)
9º Álvaro Pereira (F.C. Porto)
10º Javi Garcia (Benfica)
18:24 - 20-10-2009
ABOLA

JotaCC

Hugo Viana sofre entorse no tornozelo direito

O futebolista Hugo Viana, médio do Sporting de Braga, contraiu uma entorse no tornozelo direito, mas não deve estar em risco para a deslocação a Vila do Conde, sábado, para defrontar o Rio Ave, na oitava jornada da Liga Sagres.

O boletim clínico hoje divulgado pelo clube minhoto, líder isolado do campeonato, informa ainda que o jogador emprestado pelos espanhóis do Valência realiza "tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado".

Moisés, com uma mialgia nos adutores da coxa direita, e João Pereira, a contas com uma amigdalite, estiveram ausentes do treino de hoje, havendo mais dúvidas sobre a recuperação do central brasileiro para sábado.

Madrid também padece de uma entorse, mas no tornozelo esquerdo, lesão que, tal como aconteceu com Moisés, o impediu de marcar presença no jogo com o Sporting da Covilhã, da Taça de Portugal, no sábado passado.

No entanto, o médio argentino já está na fase final da recuperação da lesão, tendo mesmo integrado o treino de hoje, aparentemente sem limitações, no qual se destacou também a saída mais cedo do central Rodriguez, devido a uma indisposição.

Filipe Oliveira e Peterson (jovem médio haitiano) continuam a recuperar de uma fractura no quinto dedo do pé direito e de uma cirurgia ao menisco do joelho esquerdo, respectivamente.

O JOGO

JotaCC

#8
Alan bateu Aimar é o melhor de Setembro para o Sindicato
Dois jogadores do Sp. Braga nos três primeiros lugares

Alan, jogador do Sp. Braga, foi considerado pelo sindicato dos futebolistas o melhor jogador da Liga, no mês de Setembro. No segundo posto ficou Aimar, do Benfica, sendo que o último lugar do pódio pertence ao colega de Alan no Braga, Mossoró.

De facto, Sp. Braga e Benfica são os dois clubes mais representados na lista dos 10 melhores de Setembro, apresentada pelo sindicato. Ambos os emblemas têm três jogadores distinguidos. Para além de Alan e Mossoró, os líderes do campeonato têm Eduardo no 7º lugar. Os encarnados contam com Saviola no 6º posto e Javi Garcia, no 10º.

O prémio será entregue a Alan no próximo dia 27 de Outubro, terça-feira, no final do treino do Sp. Braga, no Estádio Axa.

Os 10 melhores de Setembro para o Sindicato:
1º - Alan (Sp. Braga)
2º - Aimar (Benfica)
3º - Márcio Mossoró (Sp. Braga)
4º - Castro (Olhanense)
5º - André Santos (U. Leiria)
6º - Saviola (Benfica)
7º - Eduardo (Sp. Braga)
8º - Vítor Gomes (Rio Ave)
9º - Álvaro Pereira (F.C. Porto)
10º - Javi Garcia (Benfica)



Jornada 8: Benquerença arbitra V. Guimarães-Sporting
Vasco Santos na Luz; Hugo Miguel no Dragão



O leiriense Olegário Benquerença foi nomeado para arbitrar o Vitória de Guimarães-Sporting. O juiz está de regresso às arbitragens na Liga, depois de ter estado no Mundial Sub-20. Olegário Benquerença vai, desse modo, dirigir o encontro mais sonante da jornada 8. O jogo terá lugar apenas na terça-feira.

Antes, no domingo, o lisboeta Hugo Miguel irá ajuizar o F.C. Porto-Académica, enquanto Vasco Santos, do Porto, dirige o Benfica-Nacional, na segunda-feira. O líder Sp. Braga, que se desloca a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave, será apitado por Lucílio Baptista.

Eis os árbitros:

Sexta-feira
Belenenses-Olhanense, Paulo Baptista, Portalegre

Sábado
U. Leiria-Naval, Elmano Santos, Madeira
Rio Ave-Sp. Braga, Lucílio Baptista, Setúbal

Domingo
Marítimo-P. Ferreira, Paulo Costa, Porto
V. Setúbal-Leixões, Pedro Proença, Lisboa
F.C. Porto-Académica, Hugo Miguel, Lisboa

Segunda-feira
Benfica-Nacional, Vasco Santo, Porto

Terça-feira
V. Guimarães-Sporting, Olegário Benquerença, Leiria

MAIS FUTEBOL